o evangelho segundo joão é um dos primeiros relatos da vida de jesus e aprendemos no final do livro que vem de um dos seguidores mais próximos de jesus conhecido como o discípulo que jesus amou ele aparece muitas vezes na história em si e algum debate sobre se é joão filho de zebedeu um dos 12 ou outro joão diferente que morava em jerusalém e era conhecido na igreja como joão o presbítero seja qual for o joão o livro incorpora o depoimento de testemunhas oculares e foi brilhantemente criado com o propósito claro que é apresentado perto do
fim joão diz que a história foi escrita para que você escreva o que jesus é o messias o filho de deus e para que crendo tenham vida em seu nome joão acredita que o jesus sobre o qual você ler esse livro está vivo e é real e que ele pode mudar a sua vida para sempre o design do livro é muito legal a primeira metade começa com um poema em um conto que é seguido por um grande bloco de histórias sobre jesus realizando sinais milagrosos que causa um aumento gradual de controvérsia e tudo isso combina
no seu maior sinal a ressurreição de lázaro que cria a maior controvérsia quando os líderes de israel decidem matar jesus e isso inicia a segunda parte do livro esses capítulos se concentram na última noite e nas últimas palavras de jesus aos seus discípulos que são seguidas por sua prisão julgamento e morte e ressurreição o livro conclui com um epílogo neste vídeo vamos nos concentrar na primeira metade então o livro começa com uma introdução de duas partes primeiro um poema que começa no princípio a palavra já existia uma referência óbvia a gênesis 1 quando deus criou
tudo com a sua palavra agora as palavras de uma pessoa são diferentes dessa pessoa mas também são a personificação da mente e da vontade dela assim joão disse que a palavra de deus estava com deus o que é distinto e ainda assim a palavra era deus e isso é divino e quando refletimos sobre essa afirmação ouvimos depois no poema que essa palavra divina se tornou humana em jesus então joão parte das histórias do êxodo afirmando que jesus era o tabernáculo de deus no nosso meio a gloriosa presença divina que pairava sobre a arca da aliança
tornou-se humana em jesus o que leva a sua última afirmação de que o único deus verdadeiro de israel era deus pai e um filho que se tornou humano para nos revelar o pai agora ao considerarmos essas afirmações começamos a ouvir uma história sobre como joão batista conheceu jesus pela primeira vez e levou outras pessoas ao conhecerem e se tornarem seus discípulos e uma por uma conforme as pessoas se encontravam com jesus elas diziam em voz alta quem pensavam que ele é e nesse capítulo jesus recebe sete títulos esses títulos apontam para o interesse que joão
tem número 7 mas juntos também tem um significado que esse jesus de nazaré que é totalmente humano é o reino messiânico ele é o mestre de israel ele é o filho de deus que morrerá pelos pecados do mundo essa é uma afirmação muito grande para ser feita sobre uma pessoa e joão irá defendê la através das histórias nos capítulos 2 a 12 todas elas têm o mesmo padrão básico jesus faz um sinal uma afirmação sobre si mesmo e isso resulta em mal entendidos ou controvérsias e assim no final de cada história as pessoas são forçadas
a decide quem elas pensam que jesus é a primeira sessão mostra jesus encontrando quatro instituições judaicas clássicas e em cada encontro jesus mostra que ele é a personificação dessa instituição então jesus está numa festa de casamento eo vinho acaba e jesus transforma esses enormes jarros de água algo como 455 litros no total no melhor vinho de sempre eo garçom diz ao noivo você deixou o melhor vinho para o final o que de fato é verdade mas não considera esse milagre o primeiro sinal de jesus em outras palavras é um símbolo que revela algo sobre jesus
assim como isaías disse que o reino messiânico seria como uma grande festa com ótimo vinho este primeiro sinal milagroso revela a generosidade do reino de jesus em seguida jesus vai ao templo de jerusalém o lugar onde o céu ea terra deveriam se unir e deu se encontraria com seu povo jesus afirma sua autoridade sobre o tempo acabando com os vendedores e interrompendo as ofertas de sacrifício e quando os líderes do tempo ameaçam ele diz destruam esse tempo e eu irei novamente em 3d jesus afirma que sua morte sacrificial será o lugar onde o céu ea
terra realmente se encontraram o seu corpo que será morto é a personificação do templo jesus então conversa a noite inteira com o rabino chamado nicodemos que pensa que jesus é como ele outro rabino e mestre de israel mas jesus disse que israel precisa de muito mais do que apenas outro mestre com novas informações israel precisa de um novo coração e de uma nova vida ou em suas palavras ninguém pode experimentar o reino de deus em nascer de novo jesus acredita que os seres humanos estão presos a uma teia de goes mi pecado que levam à
morte mas também sabe que deus ama este mundo e é por isso que ele está aqui para oferecer às pessoas um novo nascimento uma nova chance de vida a partir daqui jesus viaja para o norte e ele acaba em um poço sagrado conversando com uma samaritana isto é uma mulher não judia e eles começam a falar sobre a água que jesus transforma em uma metáfora para si mesmo ele diz que ele está aqui para trazer água que pode se tornar uma fonte de vida eterna agora em joão esse termo se refere a uma nova qualidade
de vida que é infundida com amor eterno de deus e é uma vida que pode começar agora e perdurar no futuro depois disso joão criou outra coleção de histórias que ocorreram durante quatro dias de banquetes sagrados judaicos e novamente jesus usa as imagens relacionadas ao banquete para fazer afirmações sobre si mesmo primeiro jesus cura um paralítico no sábado o que gera uma controvérsia com os líderes judeus sobre trabalhar no dia de descanso e jesus diz que é o seu pai quem está trabalhando no sábado por isso ele também está e eles entendem o seu significado
pois ele estava chamando deus de seu pai e igualando-se a deus e assim eles decidiram que querem matá-lo a próxima história acontece durante a páscoa a festa que recontou a história do êxodo com essa refeição simbólica do cordeiro do pão e do vinho e jesus milagrosamente fornece comida para uma multidão de milhares de pessoas o que resulta em pessoas pedindo mais pão então jesus prossegue afirmando que ele é o verdadeiro pão e quem procurar satisfação nele descobrirá a vida eterna isso o fim de muitas pessoas que deixam de segui-lo depois disso vem um bloco de
histórias acontece em jerusalém durante a festa dos tabernáculos que contam histórias das peregrinações de israel no deserto quando deus nos guiou com uma coluna de nuvens depois fogo e lhe deu água no deserto e jesus se levanta no pátio do templo e grita se alguém tem sede vem a mim e beba e mais tarde ele diz eu sou a luz do mundo ele está afirmando ser a presença iluminadora de deus e o presente de salvação de deus para o seu povo algumas pessoas acreditam e os seguem mais outra se ofendem e outras ainda tentou matá-lo
por essas afirmações exaltadas a história final da festa é durante o ano cá a festa da dedicação é sobre como judas macabeu limpou tempo dos ídolos e o tornou sagrado mais uma vez jesus entra na área do templo e diz que ele é aquele que em deus tornou santo e que ele é o verdadeiro templo onde a presença de deus habita e ele também disse eu eo pai somos um isso deixa os líderes de jerusalém furiosos eles criam um plano para matar jesus e então ele se retira da cidade enfim todos esses conflitos culminaram em
um último sinal milagroso jesus descobre que seu querido amigo lázaro está doente mas a sua família mora perto de jerusalém que agora é uma armadilha mortal para jesus jesus poderia ficar longe e salvar a sua própria vida mas ele ama lázaro então quando ele ouve que lázaro morreu ele segue viagem para levantá-lo dos mortos e ele o chama para a vida fora do túmulo sabendo que isso lhe custar a sua própria vida ea notícia de sinal incrível se espalha rapidamente é claro assim como jesus sabia que aconteceria os líderes jerusalém descobre o que aconteceu e
começam a conspirar para matá lo então ele vai para jerusalém como rei de israel que foi rejeitado pelos seus líderes a primeira metade de joão chega ao fim com histórias sobre como jesus sacrificou sua vida com um ato de amor pelo seu amigo e isso claro também é um sinal que resultará na crucificação que será explorada com mais detalhes no próximo vídeo mas por enquanto essa é a primeira metade do evangelho de joão