[Música] Olá moçada eu sou Mirele Costa sou a professora de Literatura e o tema da nossa aula hoje será Realismo só que antes de começarmos não se esqueça inscreva no nosso canal e Fique atento ao sino clique no Sininho porque você receberá as atualizações vamos falar de Realismo um tema muito importante para os seus vestibulares só que antes de falarmos de Realismo Vamos fazer um paralelo da escola literária anterior o romantismo Quando você estuda o romantismo você vai lembrar que o romantismo está na primeira metade do século XIX é uma escola voltada para o eu
pras emoções pra subjetividade quando você começa a estudar o realismo você você percebe uma mudança nós estamos na segunda metade do século XIX e o homem da segunda metade do século 19 está voltado mais para questões Racionais se o homem do Romantismo vê o mundo com o filtro da emoção o homem do Realismo vê o mundo com os olhos da razão a objetividade faz todo sentido ao pensarmos no realismo num primeiro momento eu quero chamar a atenção de vocês para as origens dessa literatura realista Vamos então fazer uma viagem vamos a Coimbra de 1865 Sim
vamos pra universidade de Coimbra em que eu terei alunos com um novo olhar com uma nova perspectiva buscando uma literatura mais voltada pra realidade versus professores ainda muito tradicionais ainda muito conservadores quem não se lembra da famosa questão co bran em que temos Antero de Quental de um lado e Antônio de Castilho de outro Quental com uma nova proposta com um olhar realista Castilho ainda conservador valorizando elementos da literatura romântica Vamos pensar nas características do realismo uma característica muito importante é o objetivismo a linguagem culta direta Sem Rodeios sem excessos sem o sentimentalismo tão importante
no romantismo Além disso é importante pensar também no perfil da mulher Sim há uma mudança a mulher no romantismo é totalmente idealizada É bom lembrar da figura de Iracema a Índia dos lábios de mel dos cabelos negros como as asas da Graúna essa mulher ela é toda idealizada e construída com olhar do sentimentalismo Quando você vê o realismo há uma mudança a mulher no real ela é real ela é descrita como ela é de verdade sem o filtro da emoção sem os arrombo sentimentais dentro desse perfil feminino do Realismo eu chamo atenção para uma figura
importante Ema bovari da importante obra Madame bovari ali nós temos uma mulher que sofre de tédio Sim meus alunos ela sofre de tédio ela esperava uma vida muito mais feliz uma vida mais ROM mas na prática Não foi bem isso que ela conseguiu por isso veio a decepção a frustração dentro do Realismo brasileiro temos uma outra figura feminina muito importante na história de Machado de Assis a cartomante a personagem Rita como essa personagem foi descrita Rita seduziu Camilo envolveu lhe como uma serpente instalou lhe os ossos e cuspiu lhe o veneno da sedução nos lábios
Olha que mulher envolvente que mulher perigosa percebe meu aluno a mudança de uma mulher idealizada no romantismo para uma mulher real para uma mulher que vai além daquilo que o leitor estava acostumado com o movimento romântico se você lembrar bem das suas aulas de literatura você vai lembrar que o amor e outros sentimentos estão subordinados aos interesses sociais com isso você percebe que e esses casamentos que são descritos no realismo são casamentos que passam por crises são casamentos muitas vezes mantidos Apenas pela aparência Vamos pensar meu aluno se nos dias de hoje você se casando
apaixonado corre o risco de não ter o melhor casamento imagina naquela época em que os casamentos eram arranjados sem o amor sem a idealização é viver no mundo real com a pessoa real e quando você pensar nisso você vai perceber que esses personagens muitas vezes não suportaram essa realidade Quando você estuda o realismo machadiano Você deve lembrar dos triângulos machadianos nós temos um triângulo machadiano muito importante clássico em que temos Capitu Bento e Escobar essa estrutura que deu o que falar ao longo dos anos porque até hoje existe a dúvida Capitu traiu ou não traiu
Bentinho eu sempre falo PR os meus alunos mais importante do que a dúvida é como essa dúvida foi construída mais importante do que a dúvida e a resposta pronta é você entender como a dúvida foi construída e permanece até os dias de hoje dentro dessas obras do Realismo temos a figura do herói do Realismo Sim esse herói muitas vezes apresentado como problemático como inseguro e O interessante é que nas obras machadianas você vai perceber um interesse pela análise psicológica desses personagens vocês devem lembrar do capítulo ciúmes do mar sim tá lá em Dom Casmurro em
que Bento vai dizer tenho ciúmes de quando capt vê o mar não é que eu tenho ciúmes do mar eu tenho ciúmes do que passa na cabeça de Capitu quando ela vê o mar como isso é psicológico meus alunos se você você fizer o comparativo entre o herói romântico e o herói do Realismo você percebe essa Clara distinção o herói romântico é o herói da subjetividade das emoções da Coragem do rompante o herói realista muitas vezes é um herói fragilizado outra característica que vale a pena você lembrar é o universalismo universalismo de temas que estão
presentes nas obras do Realismo É bom lembrar de uma obra clássica gente a obra inaugural do movimento realista no Brasil que foi Memórias Póstumas de brascubas brascubas é uma figura muitas vezes insegura brascubas muitas vezes preocupado apenas com o que ele quer com as suas vontades ele não se preocupa muito com os outros sempre irônico sempre debochado é interessante você perceber que alguns temas o leitor começa a se identificar tem esse caráter universalista no curso realista para finalizarmos nossa aula vamos lembrar de dois autores do Realismo Universal um francês Gustavo Flaubert com sua Madame bovari
e o português essa de Queiroz com Primo Basílio é importante você pensar que nessas duas obras nós temos heroínas sofridas heroínas que amaram que se entregaram para o amor viveram paixões ardentes mas acabaram pagando um um preço muito alto por isso heroínas com finais trágicos heroínas que existem para mostrar que aquele sentimentalismo do Romantismo não tinha mais espaço no mundo realista da segunda metade do século XIX Olha que tema importante tratamos na nossa aula de hoje e ainda teremos uma aula só sobre Realismo no Brasil se você gostou da nossa aula não deixe de curtir
compartilhar acessar o nossos links e nos acompanhe nas redes sociais só não deixe de [Música] participar