MÉTODO CIENTÍFICO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO

67.9k views1787 WordsCopy TextShare
Prof. Dr. Ivan Guedes
Materialismo Histórico Dialético. Neste vídeo discutimos o materialismo histórico dialético para aux...
Video Transcript:
olá seja muito bem vindo ao canal do professor Ivan Claudio Guedes é um imenso prazer estar aqui novamente para ajudar em seus estudos neste vídeo vamos tratar do método dialético não deixe de acompanhar os outros vídeos do canal e conferir os diversos exemplos que eu deixo disponível no site www. icguedes. pro.
br vamos ao assunto platão há 300 anos antes de cristo já fazia uso do diálogo para a construção do conhecimento observe que as obras de platão são pautadas pelo diálogo a dialética é um instrumento que permite o alcance da verdade é preciso ressaltar que sua obra está ligada à preocupação com a ciência considerada o conhecimento verdadeiro a moral e a política a concepção de dialética que temos hoje vem de Hegel segundo Hegel, a lógica e a história da humanidade segue numa trajetória dialética essa trajetória é formada pelas contradições que se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução ou seja os nossos problemas as nossas ideias as nossas pesquisas devem ser sempre superadas gerando novas ideias, novas pesquisas e claro novos problemas que vão sempre se transcendendo e se superando conforme vamos avançando conforme aponta o professor gil a concepção de Hegel sobre a dialética é de natureza idealística ou seja admite a hegemonia das idéias sobre a matéria Karl Marx e Frederic Engles estudaram essa concepção e apresentaram suas bases materialistas admitindo a hegemonia da matéria em relação às idéias ou seja contradizendo as teorias de Hegel. Para isso eles deram o nome de materialismo dialético este materialismo pode ser entendido como um método de interpretação da realidade a partir de três grandes princípios alguns autores apontam quatro princípios o professor Gil cita Engels com três princípios já Lakatus e Marconi apontam Politzer que cita Engels e de qualquer forma você pode consultar os livros citados ir em busca desta informação o que interessa aqui neste vídeo é deixar claro como que se trabalha com esses fundamentos do materialismo histórico dialético para que você se atente ao seu trabalho de pesquisa no livro Princípios Elementares de Filosofia de Politzer, o autor dedica quatro capítulos só para discutir as leis da dialética são elas primeira lei a mudança a dialética esta primeira lei diz que nada fica onde está nada permanece ou seja é preciso entender que tudo está em constante movimento e se relacionando com diferentes outros fatores e não estático parado e imutável dentro da relação o espaço-tempo uma análise dialética considera o presente o passado e o futuro isso é o que se entende pelo movimento da dialética. Para a dialética não há nada de definitivo de absoluto de sagrado não há nada de definitivo já que tudo tem um passado e terá um futuro não há nada de absoluto absoluto aqui significa que não está submetido a qualquer condição universal etérno e perfeito não há nada de sagrado já que não considera que possa haver algo imutável.
Que não se deve tocar nem discutir. Mas só venerar! dialética afirmar nada escapa ao movimento a mudança e as transformações da história o processo que é uma palavra que deriva do latim e que quer dizer marcha em frente ou ato de avançar de progredir por isso pra compreender o processo das coisas é preciso diferenciar o que é auto dinâmico e o que é mecânico o que interfere no processo do objeto seja no estudo do presente e do passado ou do futuro segunda lei a ação recíproca ação recíproca é fruto de um desencadeamento de processos o que é isso?
vamos supor que você queria estudar a sociedade atual do ponto de vista dialético pois bem você vai se perguntar o que é a sociedade? é o conjunto de pessoas que se organizam mas por que se organizam? para manter a sua estrutura.
Mas qual dipo de estrutura? depende do tipo de sociedade, e por aí vai na realidade você vai se questionando em cima do seu tema principal neste exemplo simples que eu falei em sociedade você vai procurando outros processos que se relacionam e influenciam este que você vai estudar isso é o desencadeamento de processos que chega a ação recíproca identificada como a segunda lei da dialética de marx e engels outra característica da lei de ação recíproca é o entendimento de que o desenvolvimento é histórico e em espiral isto é quando você vai se questionando sobre aquele exemplo da sociedade poderia ser qualquer outro exemplo cada vez que relacionam um processo com outro eu retorno à sociedade mas num outro plano já que estou agregando outros conhecimentos e outros estudos considerando que este conhecimento está se desenvolvendo mas não do ponto de vista linear e sim em espiral já que eu sempre devo considerar a relação de espaço tempo essas duas leis são extremamente importantes para entendermos várias concepções ideológicas um exemplo bem simples se pensarmos sobre a construção do seu conhecimento você aí assistindo esse vídeo neste momento que tem o seu conjunto de valores e idéias e ideologias sentimentos ou seja você é você mas pense o que era você há cinco minutos atrás? o que você vai ser daqui a cinco minutos quando acabar este vídeo?
você vai refletir você vai pensar vai organizar as suas ideias, vai juntar tudo aquilo que você conhecia antes de assistir o vídeo e vai juntar com as informações deste vídeo ou seja você está construindo seu conhecimento que é mutável que está passando por um processo e mentalmente estará fazendo o uso da ação recíproca ou seja você estará construindo seu conhecimento do ponto de vista dialético "show né"? a terceira lei a contradição: a dialética nos ensina que as coisas não são eternas elas têm um começo uma maturidade e uma velhice que termina com a sua morte mas essa morte do ponto de vista dialético não significa seu fim ou a sua extinção os elementos do corpo morto vão transformar-se para dar origem a outras vidas e servir como adubo a terra que será mais fértil ou seja toda a parte formam-se na sua área sendo assim a dialética constatar a mudança essas mudanças acontecem porque a luta é entre as forças entre os antagonismos internos sendo assim pela contradição Ai entra a essência da terceira lei da dialética: AS COISAS MUDAM, PORQUE CONTEM EM SI MESMAS A CONTRADIÇÃO. Por fim a quarta lei Transformação da quantidade em qualidade ou Lei do progresso por saltos.
Essa lei trata da aplicação da dialética dentro de uma perspectiva histórica Politzer explica que toda a transformação é resultado de uma luta de forças opostas como já vimos nas outras leis essa transformação se faz a partir de um novo problema que se põe podemos pensar que essa transformação se efetua pouco a pouco por uma série de pequenas transformações pequenas transformações que podemos chamar de reformas essas reformas seriam quase imperceptíveis essa teoria ela é chamada de reformismo aqueles que seguem essa teoria são chamados de reformistas mas não porque eles lutam por essas reformas mas porque pensam que elas por si só já basta pensam que acumulando-se devem insensivelmente transformar a sociedade. essa concepção dos reformistas não é corroborado pela dialética Politzer diz que se examinarmos as mudanças históricas vamos ver que essas mudanças não se produzem indefinidamente veremos que não são continuas. Há um momento em que em vez de pequenas mudanças teremos um salto brusco na história este momento neste momento Politzer chega a um dos conceitos mais importantes na dialética materialismo histórico o que é materialismo histórico simplesmente agora que se conhece o que é dialética aplicação desse método à história das sociedades humanas.
Para compreender isso melhor é necessário precisar o que é a história. Quem diz história diz mudança, e mudança na sociedade a sociedade tem uma história no decurso da qual muda continuamente; vemos produzir se nela grandes acontecimentos então põe-se o seguinte problema: uma vez que, na história, as sociedades mudam, o que é que explica essas mudanças? Engels diz que: os homens fazem a sua história seja qual for o caminho que tomem prosseguindo cada um dos seus próprios fins conscientemente desejados e são precisamente os resultados dessas numerosas vontades atuando em sentidos diferentes e as suas variadas repercussões sobre o mundo exterior que constituem a história trata se também por conseguinte do que querem os numerosos indivíduos tomados isoladamente a vontade é determinada pela paixão ou pela reflexão mas os avanços que por sua vez determinam diretamente a paixão ou a reflexão são de natureza muito diversa ainda pode perguntar se quais as causas históricas que nos cérebros dos homens que agem se transformam nesses motivos essa concepção de dialética faz com que a interpretação de um fato ou fenômeno seja dinâmica e totalizante da realidade uma vez que se entende que os fatos sociais não podem ser entendidos quando são considerados de forma isolada essa concepção entende que deve ser analisado o todo e não apenas uma parte do todo não podemos entender a sociedade somente a partir de aspectos econômicos ou só culturais só políticos como se não tivesse relação com o outro sendo assim uma análise dentro da perspectiva dialética ela é mais ampla com uma abordagem muito mais qualitativa que relaciona os diferentes aspectos que influenciam sobre o objeto analisado uma análise bem diferente do que propõem os positivistas.
Se você pensa em construir a sua pesquisa com base no materialismo histórico dialético recomendo muito que você consulte principalmente a obra de Politzer, claro que você pode beber direto na fonte consultando Engels, Lenin e Marx. Vou deixar os links no meu site www. icguedes.
pro. br para que você possa consulta-los também recomendo que você leia outras pesquisas que utilizam como pressuposto teórico-metodológico a dialética também vou deixar os links no site para que você possa consultá-los. Por favor não deixe de visitar o site estude leia e pesquise os diferentes materiais que podem ajudar na sua pesquisa agradeço muito a sua atenção não se esqueça por favor de clicar aqui em gostei e deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos para ajudar o canal isso é muito importante que eu continue produzindo diferentes materiais sobre metodologia da pesquisa forte abraço e até o próximo conheça os diversos vídeos que temos aqui no canal navegue pela playlist que procure pelos assuntos que lhe interessa aqui temos vários vídeos sobre geografia plantão de dúvidas da educação e pedagogia e metodologia da pesquisa não se esqueça após se inscrever no canal é importante que você clique aqui e clique em enviar todas as notificações deste canal assim toda vez que nós publicaremos vai receber a notificação no seu Smartphone ou por e-mail.
Um forte abraço e até o próximo!
Related Videos
COMO FAZER ENTREVISTA PARA TCC PESQUISA CIENTÍFICA
12:52
COMO FAZER ENTREVISTA PARA TCC PESQUISA CI...
Prof. Dr. Ivan Guedes
47,651 views
Saiba como Gramsci interpretava o materialismo histórico | Clóvis de Barros
10:42
Saiba como Gramsci interpretava o material...
Clóvis de Barros
153,771 views
MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO
11:10
MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO
Prof. Dr. Ivan Guedes
84,527 views
O Materialismo Dialético de Marx
12:28
O Materialismo Dialético de Marx
Sociologia Antes que acabe!
9,769 views
O QUE É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
16:47
O QUE É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALIT...
Prof. Dr. Ivan Guedes
207,092 views
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO | Cortes
10:58
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO | Cortes
Chavoso da USP
36,790 views
Método Dedutivo Metodologia Científica
7:52
Método Dedutivo Metodologia Científica
Prof. Dr. Ivan Guedes
96,792 views
Método Científico Hipotético Dedutivo de Popper
6:11
Método Científico Hipotético Dedutivo de P...
Prof. Dr. Ivan Guedes
85,582 views
Materialismo Histórico Dialético - Karl Marx
12:00
Materialismo Histórico Dialético - Karl Marx
Gidalti Guedes
18,825 views
How to do a step-by-step research project Complete class
21:32
How to do a step-by-step research project ...
Prof. Dr. Ivan Guedes
1,199,440 views
COMO FAZER PROJETO DE PESQUISA: Jeito prático, rápido e fácil. SEM ERRO!
13:25
COMO FAZER PROJETO DE PESQUISA: Jeito prát...
Professora Camila Miranda
48,771 views
Métodos de ABORDAGEM: Dedutivo; Indutivo; Hipotético-dedutivo; Dialético e Fenomenológico!
24:07
Métodos de ABORDAGEM: Dedutivo; Indutivo; ...
Anne Brandão
17,999 views
Curso sobre Materialismo Histórico Dialético - Professor João Carvalho
1:29:49
Curso sobre Materialismo Histórico Dialéti...
João Carvalho
132,577 views
Como escrever uma revisão da literatura usando IA | Escreva em 5 etapas fáceis
13:59
Como escrever uma revisão da literatura us...
Escrita Mestra
22,739 views
O que é teoria e método para Marx
18:07
O que é teoria e método para Marx
Crítica Marxista
32,512 views
MÉTODOS CIENTÍFICOS - MÉTODO DIALÉTICO
27:07
MÉTODOS CIENTÍFICOS - MÉTODO DIALÉTICO
Biblio Responde
5,710 views
Entenda o Materialismo histórico-dialético em 10 minutos  | PROFEPT
9:01
Entenda o Materialismo histórico-dialético...
Bora Aprender com Paulo César
54,202 views
DIA M 2022 - Marx: dialética para principiantes | José Paulo Netto
1:57:09
DIA M 2022 - Marx: dialética para principi...
TV Boitempo
172,782 views
Karl Marx | Materialismo Histórico e Ideologia
19:35
Karl Marx | Materialismo Histórico e Ideol...
Se Liga - Enem e Vestibulares
87,983 views
O que é Metodologia Científica? - Vamos entender na prática! - Aula 07
15:03
O que é Metodologia Científica? - Vamos en...
Revista Científica Núcleo do Conhecimento
49,647 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com