27. Saber, Considerar-se e Oferecer-se (Rm 6.1-14)

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Augustus Nicodemus
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queridos abramos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 6 onde daremos sequência a nossa série de Exposições nessa importante carta escrita pelo Apóstolo dos gentios Romanos Capítulo 6 ouçamos a leitura do verso primeiro até o verso 14 durante a leitura eu farei algumas observações para que vocês percebam com mais clareza a estrutura do texto O que é que o apóstolo Paulo está fazendo aqui no verso primeiro ele introduz o assunto que ele vai tratar no capítulo 6 que diremos pois permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante de modo
nenhum como viveremos ainda no pecado nossos que para ele morremos versos 1 e também o verso 1 e também um verso 2 estabelecem o tema que Paulo vai tratar aqui no capítulo 6 que a questão do crente viver pecando Ele disse que de jeito nenhum e no verso 3 até o verso 5 ele dá a base a razão pela qual crente não pode viver pecando porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre
os mortos pela glória do Pai assim também a demos nós e novidade de vida porque se fomos Unidos com ele na semelhança da sua morte certamente seremos também na semelhança pessoa ressurreição em seguida Paulo coloca três ações que devem ser feitas pelos seus leitores para que eles possam experimentar essa vitória sobre o pecado que ele mencionou nos versos anteriores a primeira os crentes têm que saber que eles já morreram com Cristo para o pecado que vai do verso 6 até o verso 10 Lemos sabendo isso que foi crucificado com ele o nosso velho homem para
que o corpo do pecado seja destruído e não se vamos ao pecado como escravos por quanto Quem morreu está justificado do pecado Ora se já morremos com Cristo cremos que também com ele viveremos sabedores de que havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos já não morre a morte já não tem domínio sobre ele pois quanta tem morrido de uma vez para sempre morreu para o pecado mas quanto a viver vive para Deus primeira atitude a gente tem que saber a segunda Nós temos que nos considerar verso 11 assim também vós considerai-vos mortos para o pecado mas
vivos para Deus em Cristo Jesus terceira atitude Nós temos que nos oferecer não reine portanto pecado em nosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas paixões nem ofereceis cada um dos membros do seu corpo ao pecado instrumentos de iniquidade mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de Justiça no verso 14 Paulo Fecha essa primeira parte com uma declaração extraordinária porque o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei e sim da Graça Portanto o tema dessa passagem é a libertação do
pecado como nós podemos viver uma vida livres do domínio do pecado sobre nós vamos pedir que o nosso Deus nos ajude a compreender o que nos é prometido aqui e de que maneira nós podemos viver essas realidades na prática o Deus querido estamos diante de promessas grandiosas promessas que nós gostaríamos de ver cumpridas em nossa vida nós queremos experimentar essa libertação do pecado nós queremos viver em novidade de vida queremos viver de maneira que te agrada por isso nós pedimos que teu espírito santo ilumine o nosso entendimento e nos instrua no caminho que nós devemos
andar para que possamos experimentar estas palavras grandiosas que nós encontramos aqui abençoa cada um dos teus filhos e filhas que aqui se encontram nessa noite que a tua palavra os alimente instrua corrija disciplina é do que console conforte tudo de acordo com a necessidade é o que pedimos em nome de Jesus amém com o capítulo 6 Paulo dá início a terceira grande divisão da carta aos romanos a primeira divisão tratava da perdição de toda a raça humana capítulos 1 2 e metade do capítulo 3 no capítulo 1 Paulo fala da perdição dos gentios no capítulo
2 ele fala da perdição dos judeus e na metade do capítulo 3 primeira metade ele fala da perdição de todos e conclui com aquele Versículo que todo mundo conhece porque todos judeus gentios pecaram e carecem da Glória de Deus a partir da segunda metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 nós temos a segunda grande divisão da carta aos Romanos em que Paulo trata da doutrina da justificação pela fé ele na metade do capítulo 3 a última metade ele fala como Deus então justifica o pecador mediante Jesus Cristo a quem Ele propôs como
propiciação Pelos Pecados do do homem mediante o seu sangue derramado na cruz pela fé no sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário Nós podemos ser justificados dos nossos pecados isso vale tanto para os gentios como para os judeus no capítulo 4 Paulo demonstra isso que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei citando o exemplo de Abraão que era o pai da Nação Judaica e que foi justificado pela fé e não por obras o exemplo de Davi salmista de Israel o amigo de Deus que também foi justificado pela fé e não
por obras da Lei e no final e na primeira parte do Capítulo 5 o apóstolo Paulo fala de como mediante essa justificação que nos é dada gratuitamente em Cristo Jesus nós temos acesso a presença de Deus já temos perdão de Pecados e já somos reconciliados com Deus aqui e agora e na segunda parte do Capítulo 5 que foi a última coisa que nós vimos Paulo faz uma comparação entre Adão e Cristo em Adão nós morremos em Adão nos tornamos pecadores em Adão nós estamos debaixo da Ira de Deus em Adão nós seremos castigados Deus mandou
um segundo Adão que fez certo que o primeiro fez errado e em Cristo Jesus nós somos justificados perdoados e Recebemos a vida eterna e Paulo termina o capítulo 5 dizendo as seguintes palavras verso 20 sobre ele está explicando Então porque que a lei foi dada ele vai explicar porque aquela lei foi dada veio a lei para que a voltasse A Ofensa Mas onde abundou o pecado superabundou a graça a fim de que como o pecado reinou pela morte E assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna mediante de Jesus Cristo nosso Senhor
o que ele tá dizendo aqui é que apesar de que em Adão o pecado entrou no mundo e entrou de uma forma avassaladora e que a lei de Deus foi dada a Israel através de Moisés para mostrar esse pecado de uma maneira mais clara a graça de Deus com tudo é superior e é maior onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus é assim que ele termina o Capítulo 5 ele quase que a gente pode ver um judeu lá na audiência lá na igreja de Roma no momento que essa carta estava sendo lida levantou
a mão e disse mas espera aí eu tenho uma pergunta isso que o apóstolo Paulo escreveu aí é uma doutrina perigosa Ele tá dizendo que onde há pecado a graça é maior então com isso Paulo Está incentivando as pessoas a pecar porque se onde o pecado abundou superabundou a graça para que eu Experimente mais da Graça de Deus eu tenho que pecar mais em outras palavras essa doutrina da justificação pela fé ela acaba levando as pessoas a se sentirem à vontade para pecar porque elas sabem que Deus vai perdoar porque onde tem pecado tem graça
tem o favor de Deus o perdão de Deus isso é o judeu Paulo já tá imaginando os judeu fazendo esse tipo de questionamento então ele pega esse gancho para introduzir Essa parte a terceira parte da carta aos romanos onde ele trata da Santificação primeira parte foi perdição de judeus e gentios segunda parte justificação mediante Jesus Cristo e terceira parte como é que aqueles pecadores perdidos que foram justificados eles devem viver e a resposta está nos Capítulo 6 7 8 no capítulo 6 Paulo vai dizer que a graça de Deus nos liberta do domínio do pecado
no Capítulo 7 ele vai dizer que a graça de Deus nos liberta do domínio da Lei e no Capítulo 8 ele vai dizer que pela graça Deus nos dá o seu espírito para que nós sirvamos a ele e novidade de vida então os capítulos 6 7 e 8 compõem a terceira parte da carta aos romanos onde ele trata da vida cristã como nós devemos nós que já fomos justificados Capítulo 5 como é que nós vivemos a vida cristã Capítulo 6 7 8 Então hoje à noite nós vamos ver a primeira parte do Capítulo 6 onde
Paulo então responde a essa questão se eu posso viver pecando já que a salvação é pela graça e não é pelas obras da lei não é pelo mérito não é pelo que eu faço pelo que eu deixo de fazer isso então não seria um incentivo para viver no pecado ele introduz esse assunto como nós vimos no verso primeiro e segundo no verso primeiro ele diz assim o que diríamos pois a luz do que eu acabei de falar permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante o Cristão então a luz da doutrina da justificação
pela fé sem as obras da Lei ele pode permanecer pecando já que ele vai experimentar mais e mais do Perdão de Deus a resposta de Paulo no início do verso 2 é uma negativa enfática na língua original é uma dupla negativa no grego que foi traduzida como de modo nenhum era a expressão mais forte que Paulo poderia escolher no vocabulário na sintaxe grega para poder expressar uma negativa e é uma negativa veemente a ideia de que um crente viva na prática do pecado é absurdo para o apóstolo Paulo de jeito nenhum viver no pecado para
que se possa experimentar a graça de Deus mas nem pensar o que Paulo está dizendo aqui é que um crente que vive pecando é uma contradição em termos ou ele é crente ou ele vive pecando mas ele não pode ser duas coisas ao mesmo tempo e aqui obviamente a primeira coisa que apareceu na sua cabeça foi será que o pastor Tá ensinando perfeccionismo Não eu não estou ensinando perfeccionismo perfeccionismo é uma doutrina muito antiga dentro da cristandade que diz que é possível o Cristão alcançar o nível de santidade e de espiritualidade tão grande em que
ele não peca mais um dos Defensores mais conhecidos dessa ideia foi o famoso pregador João Wesley João Wesley defendia a ideia do Amor Perfeito que era uma experiência tão profunda do amor de Deus que o Cristão tinha que eles amava a Deus de tal forma que não tinha mais espaço teria amar outra coisa por exemplo o pecado Wesley acreditava nisso que o Cristão pode chegar no estágio em que seu amor a Deus é tão grande que ele não tem mais amor nenhum ao pecado e portanto ele pode entrar nesse estado de perfeição ou de amor
perfeito é assim que é chamado dentro da tradição Wesley Ana que é uma das tradições do metodismo e outras igrejas evangélicas também mais ao lado Pentecostal e neopentecostal não todas mas algumas defendem também essa possibilidade a reforma protestante desde o seu início com a ênfase na doutrina da depravação total nunca aceitou esse tipo de ideia por outro lado também estaria se o perfeccionismo está errado nós não podemos devemos ou não temos como defender uma vida em que o crente nunca peca por outro lado está errado também aquele conceito de que o crente ele pega a
cada segundo por pensamento palavras e obras é um outro equívoco também é um outro arquivo tá errado os dois lados está errado os dois lados e eu acho que nós erramos mais nesse último lado que eu falei é muito comum vez em quando a gente pede a um irmão para orar fazer uma oração no culto de confissão de Pecados e não poucas vezes o irmãozinho ou a irmãzinha se levanta e diz ó Deus é perdoa os nossos pecados nós pecamos a cada segundo por pensamentos palavras e por obras pera aí minha irmã assim também não
né se você está pecando a cada segundo por pensamento palavra ou obra tem alguma coisa errada não é verdade é claro o perfeccionismo tá errado mas uma vida marcada pelo pecado a cada momento a cada segundo não é o que a Bíblia está ensinando aqui quando alguém sugere a Paulo vamos permanecer no pecado Qual é a resposta vem mente de Paulo de modo nenhum o crente não vive na prática do pecado pecado se acontecer é um acidente na vida dele esse é o padrão bíblico mas não é o que marca sua vida no meu grupinho
de quinta-feira onde nós estamos estudando a primeira carta de João eu contei uma ilustração eu já contei essa ilustração várias vezes eu acho que você já ouviram também tá então se vai vir pela segunda ou terceira vez não faz mal como eu sempre me esqueço das ilustrações Então para mim é como se fosse a primeira eu quando está morava eu e a mímica estarmos estudando na África do Sul fizemos uma viagem de 5.000 km em férias conhecendo a África do Sul e foi com um casal sul-africano conosco foi uma benção conhecemos aquela Terra linda que
é África do Sul é um dos países mais bonitos que nós já visitamos Depois de alguns algumas semanas de viagem Voltamos para casa então um outro casal de amigos nos visitou era também um casal de estudante na época e ele perguntaram sobre a viagem curiosamente não é E aí homem sempre gosta de fazer esse tipo de pergunta e aí O carro deu problema E aí eu respondi não graças a Deus foram 5 mil quilômetros mas teve um pneu furado então um pneu furado em 5.000 km é uma coisa agora imagine se o pneu furasse a
cada 50 metros você já entenderam a minha analogia a nossa vida aqui o normal é que o pneu Fure a cada 5000 km mas se todo dia você tá trocando o pneu tem alguma coisa errada não tem eu não acredito numa viagem que não tem um pneu furado mas uma viagem onde o pneu fura a cada 50 metros alguma coisa tá errada então esse essa visão da vida cristã de que o cristão ele vive pecando diariamente por pensamentos palavras e obras a todo instante não bate com o padrão de vida cristã que o Novo Testamento
nos ensina da mesma forma que não bate o ensinamento que eu já falei do perfeccionismo mas aqui no capítulo 6 nós encontramos o caminho bíblico é um caminho onde você pode dizer não ao pecado em que você não é escravo do pecado em que você não é obrigado a fazer a vontade do pecado e onde pela graça de Deus você pode dizer não ao pecado aqui também é preciso fazer uma diferença entre tentação e pecado Talvez seja aqui que as pessoas se confundam a nossa natureza pecaminosa ela permanece em nós depois da conversão e ela
cobiça ela deseja ela almeja mas enquanto você diz não para ela você não pecou ou seja o crente ele pode passar um dia inteiro sendo tentado em diversas áreas ele passou o dia inteiro dizendo não não e não no final do dia ele é vitorioso ele é vencedor ele não pecou embora os desejos as vontades apareçam tá no trânsito né o cara dá uma goianada desculpa dá uma fechada num cara assim né aí a raiva né começa a sentir aquela raiva vontade de fazer a mesma coisa ele não se lembra né não você tem que
perdoar os seus inimigos aí você deixa o cidadão embora Deus Deus abençoe o irmão vai na paz né dá o lugar para ele deixa ele embora você não pecou mas o desejo né desejo veio então você passa o dia todo brigando com a corrupção do seu coração mas você disse não não faço não aceito não vou fazer isso então você não pecou então às vezes as pessoas confundem a tentação com o pecado em si por isso que elas dizem não eu passo o dia todo pecando não se você é crente você não pode passar o
dia todo tem alguma coisa errada você pode estar sentindo a força e a presença do pecado no seu coração o dia todo isso é uma coisa mas viver na prática do pecado a Bíblia é muito clara quem vive na prática do pecado não entrará no reino de Deus não entrará no reino de Deus então isso tem que ficar claro não estamos aqui defendendo perfeccionismo nós estamos aqui combatendo aquela visão sub Cristã do padrão bíblico de santidade de caminhar em que as pessoas acham normal elas cometerem pecados vários e muitos durante o dia e não é
passa o dia todo pecando de noite antes de dormir peca no varejo e de noite pede perdão por atacado senhor perdoa tudo que eu fiz de errado boa noite e vai dormir tem alguma coisa errada não é assim que a palavra de Deus nos ensina então é esse o ponto aqui né a revolta de Paulo podemos dizer assim a indignação dele ou perplexidade dele nos versos 1 e 2 é exatamente por isso é quando ele imagina que alguém vai dizer que uma pessoa que é salva pela graça ela vai viver permanecer no pecado para que
ela Experimente mais a graça de Deus de modo nenhum Claro que não não é a vida cristã normal a gente viver permanecer no pecado uma vez que conheceu a graça E aí ele disse ele ele nos dá metade do verso 2 até o verso 5 a base para isso o que Paulo vai dizer aqui nesses Versículos é que o crente ele não pode viver pecando porque ele já morreu para o pecado ele já morreu para o pecado e essa morte se deu na morte de Cristo o que ele tá fazendo aqui é expandindo o que
ele já disse no capítulo 5 que nós estamos unidos Adão ou Unidos a Jesus Cristo e receberemos a herança de um ou de outro se nós somos de Cristo nós recebemos os benefícios decorrentes da sua morte e da sua ressurreição Ora se eu já morri com Cristo para o pecado e eu ressuscitei com Cristo para Deus isso significa que eu venci já o pecado Eu morri para o pecado eu não estou mais debaixo do domínio do pecado por isso eu posso dizer não eu posso resistir eficazmente é eficientemente as tentações que ocorrem no meu coração
ou que vem de fora tentações externas é isso que Paulo diz e o batismo é o símbolo disso é a expressão disso veja como ele diz isso aqui final do verso o verso 2 de modo nenhum como viveremos ainda no pecado nós os que para ele morremos nós já morremos por pecado como é que vamos viver para o pecado e quando é que eu morri para o pecado Paulo porque eu me sinto muito vivo por pecado na verdade não é quando é que eu morri para o pecado eu não tô me sentindo morto por pecado
na verdade eu sinto a corrupção no meu coração a resposta de Paulo é que essa morte aconteceu a pensando aqui do nosso referencial no tempo com relação a nós aconteceu a dois mil anos atrás quando Jesus como nosso representante foi levado a cruz do Calvário na cruz do Calvário Cristo não somente derramou seu sangue para nos justificar dos nossos pecados que é o tema do capítulo 3 4 e 5 o sangue derramado para justificar os pecados mas Cristo também levou com ele na cruz o pecado singular aquilo que eu sou de forma que não somente
eu sou justificado do que eu faço os meus pecados Mas agora eu tenho vitória sobre aquilo que eu sou um pecador então na cruz Cristo fez essas duas coisas a gente tá mais acostumado em pensar na cruz como sendo o local onde ele derramou seu sangue para nos livrar da culpa do pecado aqui Paulo disse que foi mais do que isso nós somos crucificados com Cristo para que essa nossa natureza pecaminosa ela seja subjugada para que ela seja vencida e essa é a única maneira pela qual essa vitória pode ser obtida mediante a cruz verso
3 porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte vocês ignoram isso irmãos vocês todos foram batizados é Paulo perguntando aos romanos imagina essa conversa ele dizendo assim vocês todos foram batizados em nome de Jesus mas Vocês esqueceram que é que o batismo significa o que é que ele representa o batismo representa a sua união com Cristo na morte que não somente na morte verso 4 fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também
andemos nós em novidade de vida verso 5 porque se fomos Unidos com ele na semelhança da sua morte certamente seremos também na semelhança da sua ressurreição o que é que ele está dizendo aqui Trocando em Miúdos tá dizendo voltando quando Cristo morreu ele morreu como o meu representante O que aconteceu com ele aconteceu comigo então quando ele morreu na cruz eu morri com ele ele morreu para o pecado Eu morri para o pecado também ele foi sepultado eu também fui quando ele ressurgiu vitorioso ao terceiro dia eu ressurgi com ele quando ele sai da Sepultura
vencedor vencendo a morte e o pecado eu unido a Cristo também sou vencedor e essa é a base não somente da minha salvação como também a base da minha vida cristã é assim que eu posso vencer o pecado que existe em mim porque como eu disse no começo quando a gente se converte Deus não tira o pecado de nós mas ele introduz uma nova vida a vida do Cristo crucificado e ressurreto mediante a qual eu posso modificar a minha natureza e dizer não para ela é isso que o batismo significa note no final do verso
4 que ele diz que a razão pela qual Deus me uniu a Jesus na sua morte na ressurreição é para que nós andemos em novidade de vida é por isso que eu disse a vida cristã retratada na Bíblia não é essa vida em que o Cristão anda como escravo do pecado praticando a vontade da carne e dos Pensamentos agindo de acordo com os desejos do seu coração e isso não é a vida cristã Isso não é um cristão Deus nos uniu a Cristo para que nós andassemos em novidade de vida uma vida diferente distinta daquela
vida antiga agora para que eu Experimente isso na prática nós precisamos para que eu Experimente isso na prática são necessárias três atitudes que Paulo coloca aqui essas três atitudes representam três decisões que eu tomo diariamente todas elas regadas e banhadas em oração para que eu Experimente na prática isso que Paulo diz que já aconteceu há dois mil anos quando eu morri com Cristo na cruz a dois mil anos eu não era nem nascido Então não é uma questão de você sentir é uma questão de você crer é uma questão de você receber o que Deus
está dizendo ele está dizendo que você morreu com Cristo Jesus Uma vez eu tava ensinando é a um novo convertido é a respeito desse desse caminho de Vitória ele tinha um problema com temperamento dele ele tinha um problema com temperamento ele tem gente que nasce com pavio curto né ele ele nasceu pegando na pólvora nem pavio curto ele tinha ele pegava direto na prova e ele lutava lutava muito e uma vez conversando com ele fazendo discipulado eu falei a respeito do caminho que Deus nos dá para vencermos o pecado ele ficou feliz da vida ali
então saiu lá de casa foi pegar o ônibus o ônibus demorou demorou demorou demorou e depois de uma hora ele já tava furioso quando o ônibus chegou que parou ele já saiu chutando a porta do ônibus e no dia seguinte veio dizer para mim pastor não funciona não funciona não meu irmão é porque isso aqui não é uma coisa mágica Santificação é um processo então todo dia você tem que fazer isso essas três coisas que estão aqui e você vai aprendendo até que ela se torna um hábitos disciplinas espirituais é até que ela se tornam
a sua maneira de viver a ponto de que você já vai fazer inconscientemente mas é algo que tem que ser feito todo dia a nossa luta contra o pecado é até o último dia da nossa vida até o nosso último suspiro nós estaremos lutando contra o pecado que está em nós já fomos justificados e perdoados mas agora começa a luta para vencer o domínio do pecado sobre nós aqui nesse mundo e o caminho é esse aqui que Paulo está falando ele começa dizendo que essa vida é possível que é a Vida padrão Cristã normal e
que se faz mediante a nossa união com Cristo Jesus agora como é que eu experimento isso na prática primeira orientação que Paulo dá aqui é que os cristãos de Roma eles tinham que saber estas coisas eles tinham que ter consciência destas coisas note a ênfase que Paulo dá em você não saber não ter conhecimento dessas coisas ele já tinha dito no verso 3 o seguinte vocês porventura ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus Somos batizados na sua morte vocês ignoram isso vocês não têm conhecimento disso no verso 6 ele diz sabendo isso
que foi crucificado com ele o nosso velho homem aí no verso 9 sabedores de que havendo Cristo ressuscitaram dos mortos e aí no verso 16 não sabeis pelo menos cinco vezes aqui na passagem o apóstolo Paulo se dirige aos seus leitores dizendo vocês não sabem vocês não sabem vocês ignoram ou seja o que ele está dizendo aqui como base para que eu possa experimentar isso na prática é que primeiro eu tenho que saber essas coisas eu tenho que saber o que é que Deus fez por mim em Cristo Jesus e essa é a razão pensando
agora na contramão pela qual muitos crentes vivem uma vida sobre Cristã eles eles desconhecem eles ignoram toda plenitude do Evangelho tudo aquilo que Cristo fez na cruz por eles e quando a gente não tem conhecimento de uma coisa nós não podemos nos apropriar dela usufruir dela como aquele fazendeiro Tem uma história muito conhecida eu penso em algum lugar nos Estados Unidos eu não sei bem mas é que não tinha um fazendeiro lá que plantava batata lá na tinha uma roça enorme plantava batata e ficou e foi ficando dando certo a colheita não dava bem a
o tempo não era favorável eu sei que ele foi ficando pobre pobre e um dia chegou ele vendeu a propriedade dele a preço de banana pra pra um vizinho que um dia cavando lá descobriu o petróleo o cara tinha um poço de petróleo rios de petróleo debaixo da sua terra mas ele vivia como pobre porque porque ele não sabia porque ele não sabia por isso que Paulo disse vocês ignoram isso vocês não sabem isso para poder ficar dizendo não eu posso viver pecando vocês ignoram isso que Deus fez por nós em Cristo Jesus versus 6
então do verso 6 até o verso 10 Paulo trata aqui o foco é exatamente isso a necessidade que eu tenho de entender a cruz de entender a minha união com Cristo porque sem esse entendimento eu não tenho a base para viver a prática não adianta você querer ser cristão se você não tem o entendimento e a doutrina correta você vai cair no misticismo você vai cair na superstição você vai seguir prática de falso profeta você vai estar fazendo aí um monte de coisa que não tem qualquer fundamentação na Bíblia por isso que você tem que
saber o que é que eu tenho que saber versos 6 sabendo isso primeiro que foi crucificado com ele o nosso velho homem para que o corpo do pecado seja destruído e não se vamos o pecado como escravos você tem que saber isso que foi crucificado está no passado aqui o verbo foi crucificado a dois mil anos atrás foi crucificado com ele ele aqui é Jesus o nosso velho homem o que é o nosso velho homem é a nossa natureza humana decaída por que que é chamada de velho homem porque eu herdei essa minha natureza humana
decaída do primeiro homem que foi criado que foi o primeiro que pegou que é Adão e como ele é o primeiro é Portanto o mais velho por isso que a nossa natureza pecaminosa é na Bíblia chamada com frequência de o velho homem Então o velho homem foi crucificado com Cristo essa minha natureza pecaminosa ela foi levada à Cruz mais uma vez a cruz não é somente instrumento de justificação dos meus pecados Bela instrumento de morte da minha natureza pecaminosa do velho homem foi crucificado com ele o velho homem com dois objetivos ainda no verso 6
primeiro para que o corpo do pecado seja destruído ou seja para que esse corpo aqui não é tanto o corpo físico mas é a minha existência humana aquilo que eu sou para que o domínio do pecado o corpo do pecado ou seja o corpo onde o pecado domina que é que é o que eu sou mas não é só corpo é espiritual e tudo para que esse domínio do pecado sobre mim seja destruído Então esse era o objetivo prático de Deus então você já sabe porque motivo Deus incluiu você na morte de Jesus era para
que você agora depois de ter sido chamado por Deus pela pregação do evangelho convertido pelo Espírito Santo agora você vai destruir o domínio do pecado sobre você ou colocando em outras palavras final do verso 6 para que não sirvamos o pecado como escravos a escravidão era uma instituição muito conhecida na época de Paulo no Império Romano escravo não tinha direito a nada geralmente eram Prisioneiro de guerra era um cativo que tinha sido vencido na batalha ou então gente que tinha entrado em dívida e que se vendeu para pagar dívida foi trabalhar como escravo de alguém
escravo não tinha direito a própria vida não tinha direito a ir nem vir não estabelecia seu horário de trabalho as tarefas que ia fazer era uma vida de completa subjugação a vontade do seu senhor e do seu patrão que tinha direito de vida e morte sobre ele Essa é a figura que Paulo está usando aqui antes de nós sermos alcançados pelo evangelho nós éramos escravos no pecado pecado nos dominava completamente ele nós e o pessoal ainda fala em livre arbítrio né o pecado dominava completamente a escravidão ao pecado fazendo a vontade do pecado a impressão
que a gente tenha que as nossas escolhas são livres mas na verdade elas são escolhas mas elas são escolhas controladas pelo nosso patrão pecado não há nenhuma escolha que não seja manchada influenciada ou enviesada pela corrupção do nosso coração por isso que nós dizemos que não existe livre arbítrio existe o arbítrio existe a escolha mas não a escolha livre ela sempre é influenciada pelo pecado porque é isso que o homem é sem Cristo escravo do pecado e o escravo não tem vontade própria ele faz o que o Patrão manda era isso que nós éramos mas
agora fomos crucificados com Cristo diz o apóstolo Paulo para que final do verso 6 não sirvamos ao pecado como escravos eu creio que essa frase aqui ela define bem o que eu tô querendo dizer para os irmãos o padrão que eu tô colocando aqui para os irmãos Essa é a diferença do crente para o descrente o descrente ele é escravo do pecado tudo que ele faz é manchado pelo pecado é tingido pelo pecado ele faz todas as coisas para satisfazer o pecado O pecado é o patrão dele é o rei dele ele domina o cristão
ele não é mais escravo do pecado o pecado continua presente na vida dele e tenta ganhar o controle da vida dele mas o Cristão pode dizer você não manda mais em mim você não é mais o meu senhor eu não vou fazer a sua vontade percebe a diferença então estamos tratando aqui da libertação do domínio do pecado na nossa vida o cristão ele não é mais escravo do pecado ele pode dizer não para o pecado ele pode dizer não para o seu antigo patrão é por isso que o velho homem foi crucificado com Cristo na
cruz do Calvário verso 6 os versos 7 8 desculpem 9 e 10 Paulo desenvolve alguns pontos desse pensamento ele diz porque é que nós não vamos servir mais ao pecado como escravos no verso 7 porque por quanto Quem morreu está justificado justificado aqui é livre do pecado quem morreu tá livre do pecado vocês percebem que o caminho de Deus o caminho de Deus não foi matar o pecado mas matar a gente ele preferiu em vez de matar o vilão ele matou a vítima porque tem duas maneiras de você sair desse relacionamento de escravo e patrão
ou patrão morre ou você morre se um dos dois morrer a relação acabou certo o caminho de Deus não foi matar o patrão o escravo mas foi matar perdão o senhor mas o caminho de Deus foi matar o escravo e como é que ele nos matou e assim quebrou essa relação de escravidão na cruz do Calvário em Cristo nós morremos portanto essa essa nossa escravidão ao pecado foi quebrada é isso que ele fala no verso 7 Quem morreu está justificado do pecado ou seja ele não está mais debaixo do domínio da condenação e do Poder
do pecado porque já morreu para o pecado e aí isso vale não somente para morte de Cristo mas também para ressurreição que ele diz no verso 8 e 9 hora assim já morremos com Cristo cremos que também com ele viveremos o que vale para a morte vale para ressurreição sabedores ou a palavrinha de novo que havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos já não morre a morte já não tem domínio sobre ele aqui Paulo está explorando o outro lado da moeda quando o Cristo morre na cruz ele morre para o pecado e eu morro com ele
quando ele ressuscita ao terceiro dia ele vence não somente a morte como ele vence não somente o pecado como também a consequência do pecado que a morte e eu também com ele eu estou unido não só na morte dele mas na ressurreição dele e portanto veja o final do verso 9 a morte já não tem domínio sobre Cristo Cristo é imortal ele está vivo hoje a morte não tem mais domínio sobre ele e da mesma forma que a morte não tem domínio sobre ele o pecado também não tem mais domínio sobre mim essa é analogia
que Paulo vai fazer aqui no verso 11 quando ele diz assim assim também vós assim também vós da mesma forma como Cristo morreu para o pecado e venceu a morte o pecado na ressurreição assim também vós considerai-vos mortos para o pecado como Cristo morreu para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus como também Cristo Ressuscitou está vivo eternamente e aqui está a segunda coisa que nós temos que fazer a primeira é saber então você tem que tomar conhecimento disso que debaixo do seu campo de batata tem um posto de petróleo Tá então vamos
cavar não venda por nada né então primeira coisa você tem que saber lembrei pensando em saber também e lembrei do outro episódio quando teve a segunda guerra mundial descobriram né foi declarada a Guerra terminou e ela é sua primeira guerra mundial e a guerra terminou e foi assinado Tratado de paz e enfim todos aqueles documentação toda aquelas cerimônias né que encerraram a guerra e um dia os soldados chegaram na determinada Ilha do Pacífico e foram recebido a bala por alguns japoneses que não sabiam que a guerra tinha terminado então a guerra já tinha terminado já
tinha Tratado de paz mas eles não sabiam tava lá isolados na ilha quando chegou o pessoal lá meteram bala Eles não sabiam saber o importante não é saber é importante então primeira coisa a saber agora vem a segunda coisa porque só saber não basta você tem verso 11 que se considerar isso que Deus está dizendo que você é Você sabe que está morto com Cristo e vivo com ele morto para o pecado e Vivo para Deus mas agora você tem que se considerar assim tem uma história que aconteceu eu acho que eu já contei aqui
na igreja se não se vocês não rirem eu vou saber que vocês já ouviram tá ou então porque é ruim mesmo a história então quando apareceu a loteria esportiva tinha aquele cartão de cartãozinho a cartela que a gente furava pegava caneta e marcava furando 13 jogos né e não vou perguntar quem sabe não porque eu vou ter que disciplinar porque joga né na loteria Então mas era assim era assim e tem uma história que logo que ela começou um cidadão lá recifense né marcou os 13 pontos e aí com o radinho de pilha né ouvindo
jogos né começou na sexta-feira os jogos tal aí ele foi marcando acertou foi acertando acertando quando chegou no décimo jogo ele já tinha acertado juntou a família toda em casa aquela festa faltava três acertou os outros aí faltava um jogo só 13 pontos Nossa quando o homem soube que fez os 13 pontos ouvindo pelo radinho ele considerou-se rico aí deu apartamento para sogra os móveis ele deu para o vizinho fez uma festa fez uma ele quando soube que ele acertou os 13 pontos ele começou a agir como rico tolo É verdade mas ele começou a
agir como rico o comportamento dele mudou na hora que ele tomou o conhecimento e ele se considerou é isso que eu estou dizendo é isso que Paulo tá dizendo deus você está sendo informado que morreu com Cristo para o pecado e ressuscitou com ele para Deus então considere-se assim viva assim é essa sua identidade essa sua identidade considerai-vos mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus lembra lá pastor da igreja onde você veio que dizia tem que tomar posse tem que tomar posse lembra Pois é tem que tomar posse Eis o uso
legítimo da frase Tome posse Deus está dizendo você está morto por pecado põe a mão em cima e diga eu recebo eu recebo senhor Estou morto mesmo tem uma história sobre Agostinho famoso teólogo do Século IV Agostinho de pona Agostinho tinha sido um homem do mundo apesar de ter sido criado por uma mãe piedosa mas ele era era um homem mundano seguiu várias várias heresias foi adeptognocismo um dia se converteu pela graça de Deus uma conversão extraordinária um dia ler a história de Agostinho você vai ver se tornou um dos grandes teólogos da igreja cristã
e conta a história eu nem me lembro qual foi a fonte que eu li mas já faz muito tempo que eu li conta que Agostinho tava andando um dia nas ruas ou de pona ou lá de Roma onde mais tarde ele ia se tornar Bispo e uma amante dele uma ex-amante das muitas que ele tinha tido reconheceu e começou a ir atrás dele Agostinho ou Agostinho Agostinho né chamando Agostinho e Agostinho sentiu que estava sendo seguido e ó apertou o passo e a mulher atrás Agostinho Agostinho até que finalmente ela disse Agostinho sou eu aí
ele virou para trás e disse mas não sou eu E aí foi embora é isso que você tem que fazer quando o pecado chega e diz sou eu mas não sou eu faça como a menininha que o pastor perguntou e se o diabo bater na porta do seu coração e a menininha disse eu mando Jesus atender exatamente exatamente então considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus a terceira atitude que Paulo ensina os cristãos aqui Estado verso 12 até o verso 13 e tem a ver com o verbo oferecer que é
o verbo que mais aparece aí verso 12 não reine portanto pecado em vosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas paixões nem ofereceis cada um dos membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniquidade mas oferecer-vos a Deus como retos dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de Justiça aqui Paulo está personificando o pecado ele fala do pecado como se o pecado fosse um rei e esse Rei de acordo com verso 12 ele quer reinar em nosso corpo mortal a nossa existência humana aqui nesse mundo ele quer nos dominar
ele quer utilizar de acordo com verso 13 os nossos membros para a iniquidade os membros aqui se refere todas as nossas faculdades físicas e mentais espirituais o nosso corpo nossa mão nossos olhos minha inteligência minha consciência minha memória então o pecado como um rei ele quer ele mora em mim e ele quer ser orar do que eu sou desse meu corpo dessa minha alma da minha mente para que através de mim ele semeia a iniquidade ele ele siga o seu projeto de contaminação de toda a raça humana ele quer me usar como instrumento do seu
propósito Paulo fala do pecado como se fosse um rei que tem um plano maléfico maldito de se infiltrar na sociedade através de pessoas que se oferecem a ele e de fato o pecado se manifesta através das ações das pessoas gente ímpia e pura e moral e idólatra mentirosa opressora injusta incrédula é o pecado que se a sem orelha da existência humana e manifesta o seu mundo de iniquidade olha o que é que Paulo diz aqui para o Cristão verso 12 não reine Portanto o pecado em vosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas Paixões
É isso que eu tô falando quando eu digo que essa é a vida cristã normal quando o pecado não reina em mim é quando eu não obedeço as suas paixões eu não tenho que obedecer as suas Paixões por quê Porque eu sou forte porque eu sou espiritual porque eu sou inteligente não é por nada disso é porque eu já morri para ele ele pode gritar o quanto ele quiser mas eu tô morto o patrão pode dar as ordens que ele tiver mas se o escravo tiver morto morto não reage não ouve não escuta não sente
aqui eu sempre me lembro da história do êxodo lá no antigo testamento a gente lê a história de que Os descendentes de Abraão foram escravos de Faraó durante várias gerações 430 anos um dia Deus manda Moisés e Moisés pela força de sinais e prodígios e Maravilhas tira o povo da terra do Egito e chega na beira do mar os Exército de farol vem atrás Eles foram escravos 430 anos estavam saindo agora para Liberdade farol não gostou da história vem atrás Moisés abre o mar vermelho pelo poder de Deus atravessa o mar vermelho e ali quando
nasce fecha sepultou a vida antiga eles deixaram de ser escravos do outro lado do mar eles estavam libertos Então imagina a cena se possível do lado de cá você tem os ex-es escravos agora livres do lado de cá o antigo patrão separados no meio separados pelo mar onde a escravidão dos israelitas tinha sido sepultada de uma vez para sempre agora era um povo livre agora Imagine a seguinte cena fisicamente é impossível mas imagine que fosse apenas para fins de idade Faraó chamasse Me dá esse Megafone aqui ela aquilo que o pessoal usa em protesto aquela
boca né que o pessoal fica falando baixo isso abaixa aquilo meus escravos vocês foram os meus escravos a vida toda Vocês nasceram na escravidão seu pai era escravo meu seu avô era meu escravo que que você tá fazendo do outro lado do Rio ou do mar venha para cá sua vida é comigo gente eu tenho certeza que algum Israelita ao ouvir a voz do antigo patrão jogou fora túnica se lançou no mar e nadou de volta para beijar o pé de Faraó não parece estranho isso mas é o que acontece toda vez que você peca
é a mesma coisa o antigo patrão pecado diz venha fazer a minha vontade e você já tá livre você já morreu com Cristo você já ressuscitou com ele para uma vida nova aí o que é que você faz Você atravessa o mar por onde você caminhou livre e você volta e vai beijar a bota do faraó pecado pecado é tão sério quanto isso não reine o pecado em vosso corpo mortal de forma que obedeçais as suas paixões continuando no verso 13 e nem ofereça mais os seus membros ao pecado como instrumentos de iniquidade é isso
que um escravo fazia ele oferecer ao seu patrão o seu corpo e dizia me use como se eu quiser não faça mais isso você não precisa fazer mais isso porque o pecado não é mais o seu patrão o pecado não é mais o seu senhor ele não domina mais a sua vida você não tem que obedecer as paixões dele pelo contrário final do verso 13 oferecer-vos a Deus sim agora sim agora eu posso me oferecer a Deus como ressurreto de entre os mortos e os meus membros a Deus como instrumentos de justiça e não mais
como instrumento de iniquidade mas agora eu posso dizer adeus Deus eu estou livre do antigo patrão Já que ninguém pode servir a dois senhores eu morri por Primeiro para que eu possa servir ao segundo eis-me aqui senhor usa-me como instrumento de Justiça eu agora posso me oferecer a ti como instrumento de justiça porque eu morri para o antigo patrão Já que ninguém pode servir a dois senhores você não pode servir ao pecado e a Deus ao mesmo tempo Olha a promessa do verso 14 ele disse no verso 13 se ofereça a Deus porque o pecado
não terá domínio sobre você ele não é mais o seu patrão por isso você pode se oferecer a Deus oferecer-vos a Deus porque o pecado não terá domínio sobre vós E por que que o pecado não tem mais domínio sobre vós resposta no verso 14 final pois não estais debaixo da lei e sim debaixo da Paulo termina da mesma forma como começou o que é que o verso primeiro diz volta aí comigo verso primeiro permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante resposta de Paulo não porque é a graça que me livra do
domínio do Pecado o que a gente chama de graça barata é aquele evangelho falso que diz As pessoas creem Jesus Cristo que foi mandado por um Deus de Amor venha como está e continue como está Deus vai lhe salvar de qualquer maneira porque Deus é bom e misericordioso Por que que a gente chama isso de graça barata porque não é a graça que é apresentada na Bíblia porque aliás até porque é incompleta porque a graça de Deus vai fazer tudo isso mas ela vai fazer muito mais ela não somente vai perdoar você dos seus pecados
mas vai libertar você do domínio do pecado vai libertar você do antigo patrão vai lhe dar uma vida nova vai mudar a sua vida por isso que a Bíblia o tempo todo ela fica dizendo que a fé sem obras ela é morta e que Sem Santificação Ninguém Verá o Senhor e que aquele que é nascido de Deus ele não vive na prática do Pecado porque a graça salvadora é a graça que transforma que muda que liberta como é que você pode dizer que você tá salvo se você ainda não foi salvo dessa sua língua mentirosa
como é que você pode dizer que você tá salvo se você não foi salvo ainda dessas cobiças e corrupções do seu coração com se alimenta todo dia a salvação que Deus nos oferece é completa irmãos e eu creio de todo o meu coração que essa vida é possível Como eu disse ela não acontece assim mas ela é resultado de disciplina diária de intencionalidade de você dizer Deus eu quero viver dessa forma porque Cristo morreu por mim e eu com ele para que eu vivesse em novidade de vida E aí você se dedica a saber estudo
a Bíblia gasta tempo com Deus medita considerasse desenvolva sua fé a fé como um músculo se você não exercita ele atrofia então exercite a sua fé Viva Por isso que Deus está dizendo e ofereça-se a Deus pela prática do serviço cristão envolvesse no serviço de Deus amar o próximo ajudar o necessitado Deus eis-me Aqui usa-me faça essas três coisas todo dia e você vai experimentar essa vida de Vitória onde o pecado não terá domínio sobre você mas se você se a única coisa Cristã que você faz é vir na igreja no domingo passa a semana
toda não lê a Bíblia né no máximo nas redes sociais Valeu a meditaçãozinha de três parágrafos que algum pregador famoso colocou e acha que Ah que bom já tenho meu pão diário leu assim na frase escrita aí por um pregador que maravilha e pronto já alimentei já ganhei meu dia nunca vai nunca vai progredir espiritualmente como tá você hoje à noite como é que você se coloca diante dessa palavra a palavra de Deus é como espelho da Alma ela como espada que vai no coração é como fogo quis me usa Penha e você veio aqui
hoje à noite para ouvir a palavra de Deus não saia por aquela porta por essa porta nessa noite sem diante de Deus você fazer uma análise e dizer Deus eu quero essa vida eu quero libertação eu quero viver uma vida de santidade talvez você tenha procurado libertação dos seus problemas eu quero Liberdade da pobreza Liberdade da doença liberdade é disso daquilo mas a pior escravidão é a escravidão ao pecado e Cristo nos oferece mediante o evangelho essa libertação ela pode ser nossa mediante a fé Amém vamos orar ó Deus que evangelho maravilhoso e completo e
perfeito e profundo e misterioso nós nos curvamos diante da tua sabedoria senhor que está aqui exposta na tua palavra e nós nos sentimos tão pequenos Senhor eu quero conhecer isso mas eu te dou graças pelos anos de vida cristã que o Senhor tem me dado mas eu quero conhecer mais eu quero experimentar mais e mais da santidade da Pureza no meu coração no meu pensar na minha memória na minha consciência no meu corpo e eu faço a mesma Oração pelos meus irmãos e irmãs que estão aqui nessa noite se tem alguém senhor que está vivendo
na prática do Pecado e que não está nem lutando que tá achando que é normal ó Deus tenha misericórdia olha para aquele teu filho tua filha que está lutando contra pornografia está lutando contra a impureza contra a violência do seu coração contra a tentação na faculdade contratentação na escola tentação a desonestidade a tentação a dúvida senhor contempla agora com teu espírito os teus filhos e socorre nos na nossa fraqueza tenha misericórdia de nós e nos ensina a saber nos revela aquilo que Cristo fez por nós dá nos fé para nos considerar mortos por pecado e
graça para nos oferecer a ti todo dia e não mais ao pecado como escravos bendito sejas ó Deus porque tu tens misericórdia dos teus que tu ouvirás a nossa oração e que essa palavra prosperará para tua glória e alegria do teu povo em nome de Jesus amém
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