eu sou Aline Costa Eu Sou professora de Filosofia na puc-rio sou também pesquisadora independente da pth associação de pesquisas e práticas em humanidades isso também uma das coordenadoras junto com Fernando Silva e Silva da coleção desnaturadas para Editora Bazar do tempo e tá lançando agora em setembro de 2023 o livro uma outra ciência possível dessa filósofa belga contemporânea tão importante que se chama Isabelle Stage e que eu vou apresentar um pouquinho aqui do trabalho para vocês né Então essa guerra tem uma formação Um percurso intelectual interessante né ela tem uma formação sólida em química né
E ela mesma diz né que para Além do fato dela não ter muita habilidade com as mãos para fazer Os experimentos ela sentia falta de espaço ali na sua formação de pesquisadora para colocar perguntas importantes sobre a própria prática científica né E sobre as consequências que essas práticas científicas que as descobertas científicas podiam ter no né quando elas saem do laboratório então a esta guerra por uma série de acasos também ela acaba tendo contato com pensamento de filósofos como Sobretudo o alfa de White Hands né e o giros deles né que são pensadores que influenciam
muito a maneira como essa guerra se coloca questões né também vale mencionar a importância do William primogini que foi seu professor de da química né e com quem essa guerra escreveu de livros para frequentar o seu laboratório né Então essa na minha sala ela se torna uma filósofa mas ela não deixa de se interessar por ciência né ela só apenas encontra na filosofia o espaço para fabricar suas próprias perguntas e perguntas que pensem vínculos da prática científica com o mundo né maneiras de maneiras de como a própria ciência intervém no mundo para além do discurso
de uma mera descoberta né de verdades que já estavam ali e que meramente Foram desvendadas pela ciência ou e sobretudo para além de uma narrativa aqui embala a ciência num discurso de progresso de né de uma marcha linear da racionalidade ações é bastante desconfiada desse tipo de narrativa né de questões imperativas que colocam alternativas né ou a ciência enquanto única prática de verdade do mundo vamos revelar no obscurantismo né não tem não temos mais não teremos mais fundamento algum de buscar a verdade né Então essa guerra tem bastante cuidado e problematiza muito tem matiza muito
na sua obra essas essas narrativas ligadas à Ciência essas questões imperativas que se colocam de forma consensual como se a gente não pudesse hesitar diante dessas desse modo como a ciência se apresenta no mundo né ela tem interesse então em colocar uma história que a gente poderia dizer problemática das ciências né contar uma história problemática que a ciência não seja tratada como a mera ferramenta de evolução da nossa racionalidade né mas ao fazer isso acontece a história problemática das ciências o interesse dela não é desqualificar a prática científica ao contrário uma prática mais mostrar oferecer
uma descrição mais realista de como é que a ciência realmente opera no mundo e torná-la assim uma prática mais conectada com as consequências né dessa dessa produção né no mundo né Para aqueles que vão sofrer justamente os efeitos daquilo que é desvendado descoberto inventado dentro do laboratório né então a posição dessa guerra diante das ciências ela não é nem crítica de denúncia é como se não houvesse mais e não houvesse nada se Celebrar na prática científica mas também não há nas estranhas uma aceitação ingênua né como se para né Como Se pudéssemos subscrever essa narrativa
de uma ciência meramente desinteressada objetiva distante né nos trata disso parece uma guerra Há Uma Aventura na prática científica ciência se trata de uma aventura né que permite a produção de novidade no mundo né E essa novidade não é da Ordem estava lá primeiramente foi descoberto né a essa produção a produção científica prática científica envolve exigências obrigações muito rigorosas que quando atendidas permitem que a realidade mostra uma faceta que a gente ainda não conhecia né então e essa novidade esse novo vínculo que se estabelece ele precisa ser celebrado né ele não é algo meramente esperado
nem precisa ser celebrado cuidado né os fatos precisam então de uma série de atender uma série de exigências para se sustentar eles não estavam lá pairando esperando meramente os cientista desvendá-los né Essa é a própria mágica que essa guerra disse isso não tem nada a ver essa produção de novidade do mundo não precisa lançar mão né daqueles daquelas oposições que desqualificam outros modos de produção de conhecimento e outros saberes ela recusa realmente mente para celebrar a mágica da ciência ela recusa realmente numa posição fato versus criança fato verso opinião há outros modos de investigar o
valor de práticas outras que científicas que não passam meramente por essa essa referência essa indexação a um único modo possível de produzir de falar alguma coisa sobre o mundo né Então as mulheres vai fazer beleza é importante a gente lembrar que os fatos devem resistir a objeções para se sustentar né um fato confiável é aquele que resistiu uma série de objeções que permitem dizer bom isso aqui é um fato que não depende da subjetividade do cientista Essa é digamos é o a característica de sucesso de um objeto científico mas para Além disso os fatos precisamos
são capazes de Resistir objeções fora do laboratório fora do Meio onde eles são né cultivadas Será que a ciências podem aceitar as objeções né ou acolher as angústias acolher o interesse daqueles que vão sofrer as consequências né daquilo que foi descoberto né então será que a ciência Pode admitir que a sociedade tem algo a dizer sobre a sua prática e com isso que a cientistas podem reurientar suas decisões suas escolhas a partir dessas indagações essas objeções dessas angústias né isso tornaria a ciência uma prática um pouco mais conectada com as questões que realmente é incidem
no mundo né então há uma uma componente uma visão uma perspectiva política muito importante sobre o que que é a prática científica que também conecta ou permite a gente entrar num conceito importante difícil de resumir mas eu vou tentar pelo menos trazer aqui para vocês um dos aspectos talvez mais cruciais que é o conselho de cosmopolítica é um pouco essa aposta especulativa dessa guerra ela diz uma pensadora especulativa ou seja ela posta com possibilidades para além das probabilidades né Será que a ciência poderia coexistir melhor com outras práticas Será que em vez dessa oposição fato
versus opinião fato dessas crença da qual a ciência se Valeu por tanto tempo para se impor por sua autoridade Será que em vez de essas oposições a gente pode pensar a relação da ciências com outras práticas por meio de contrastes entre divergências legítimas contrastes e não necessariamente oposições né então são aspecto importante da proposta desta guerra política que ela faz por meio desse conceito de cosmopolítica né e traz em si também essa proposta dessa posta de que a ciência de que a política a ciência enquanto prática política possa se manter aberta outras exigências e outras
obrigações que nós do Consenso da deliberação política também um chamado para que a gente desacelera as nossas conclusões diante da possibilidade de que outros saberes outras práticas Outros Mundos possam ser destruídas né quando a gente vai com muita sede para afirmar só esse modo único de dizer a verdade chamado a desaceleração né e não é à toa que é um conceito que por mais que tenha sido pensado na relação da ciências sobretudo das ciências uma certa guerra das ciências né em que uma certa imaginação sobre o que que é a prática científica acabava desqualificando outros
modos de fazer ciência Mas também essa guerra se preocupa não é à toa que esse conceito de cosmopolítica tenha sido mobilizado em outras áreas do saber também sobretudo na antropologia como esse espaço possível especulativo de coexistência entre modos distintos de dizer a verdade sobre o mundo né nesse sentido né Há outros ideias que a gente pode reabilitar o retomar reativar para usar algumas das traduções possíveis de uma noção importante para esta guerra então pensar como é que a estanqueca mobiliza conceitos como magia como animismo né dentro para pensar as práticas aqueles que não se consideram
animes da modernidade justamente para escapar da oposição fato valor fato crença né e de uma certa imaginação corre de desanimação do mundo que anima né desanimação do mundo que de certa forma é narrada por aqueles que se dizem herdeiros da modernidade né Então nesse sentido também é importante mencionar que ainda mais recentemente Essa guerra tem sido muito mobilizada muito trabalhada por autores que estão pensando né A questão ecológica ou antropoceno né porque essa guerra também tem uma maneira muito bonita de interpretar o conceito científico de Gaia né elaborado por James Love por lei largura né
esse conceito de Gaia é tão importante para o desenvolvimento das ciências do sistema terra que permitem hoje a gente entender justamente a entrada do planeta não proporciono pensar um planeta não como uma mera fisicalidade mas como sendo o produto de relações históricas entre mundo orgânico e inorgânico relações que de longa data que foram constituindo essa estabilidade que a gente experimenta hoje né então Gaia tem um papel importante na no desenvolvimento dessa nova imaginação científica sobre o modo como a terra se comporta e isso na guerra então ler Gaia sobre a ótica de um sujeito uma
espécie de sujeito que faz sua intrusão em nossa vida achávamos que éramos apenas humanos é habitando a natureza fazendo a natureza de recursos e Gaia nos convoca a repensar essa relação entre mundo né humano e mundo natural entre o mundo orgânico e inorgânico né Gaia Então faz sua intrusão como um agente político e nossa história é uma espécie de sujeito que nos convoca Mas a gente não sabe muito bem o que queremos exige né então Gaia tem é o nome para uma convocação a uma investigação coletiva sobre novos modos de habitar essa terra hoje em
vias de transformação né então também é importante pensar a obra dessa guerra A partir dessa Nossa reorganização que a questão ecológica e promove no modo como ela pensa né nas novas em quadras que ela faz o enquadramentos que ela pode fazer justamente dessa relação entre ciência e política né sobretudo para pensar o papel que experimentações é políticas como ecovilas como né movimentos de pessoas que estão indo para o campo como é que tudo isso tem tanta importância para pensar né como responder intrusão de Gaia quanto também os avanços científicos né o trabalho do cientistas que
estão ali investigando essas novas facetas né novas maneiras de a terra se apresentar né então espero ter apresentar um pouquinho do pensamento da estrangeiras aqui para vocês e com isso porque ressuscitado o interesse na obra dessa autora tão importante Aproveita que então para agradecer ao projeto mulheres que nem mulheres pelo convite para estar aqui hoje falando dessa autora tão importante e é isso obrigada