o olá pessoal eu sou eles a professora de literatura e hoje nós vamos conhecer um pouquinho mais sobre a vida da escritora brasileira clarice lispector mas primeiro inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber as nossas novidades e oi clarice lispector nasceu na ucrânia em dez de dezembro de 1920 e com a família ainda pequenininha criança vieram para o brasil ela vem de uma origem de uma família russa judaica que que tá fugindo do antissemitismo durante a guerra civil na rússia e ainda pequena aqui no brasil é naturalizada brasileira tanto é que a
escritora se considerava o brasil levando perguntavam sobre sua nacionalidade ela afirmava que se considerava brasileira e pernambucana clarice lispector foi uma escritora foi jornalista também foi tradutora acabou se tornando uma das escrituras mais notáveis mais importantes da literatura brasileira sobretudo durante o século 20 não só no brasil mas em toda a literatura ocidental clarice lispector considerava-se pernambucana porque no ano de 1929 sua família mudou-se para o recife aos nove anos de idade nessa mesma época nesse mesmo ano ela fica órfão de mãe e quando tá com dor a idade a família muda-se para o rio
de janeiro onde a escritora passou boa parte da sua vida era uma frequência frequentador assíduo de bibliotecas então para se tornar uma grande escritora antes de tudo clarice lispector era uma grande leitora clarice lispector estudou direito e foi redatora na agência nacional e em jornais no ano de 1944 recebeu o prêmio graça aranha por sua obra perto do coração selvagem seu primeiro romance publicado a escritora foi casada com o diplomata maury gurgel valente com quem fez algumas viagens pelo exterior e trazendo outras referências para suas obras além dos seus romances dos seus contos são muito
marcantes do século 20 no brasil clarice lispector também produzir um tipo de literatura voltada para o público infantil aliás alguns dos seus contos nas suas ontologias nos seus nas suas reuniões de textos voltados para um público adulto um desses textos podem também ser direcionado para o público infantil e juvenil além como ela além de escritora clarice lispector também na tradutora ela era fluente em várias línguas as línguas românicas as línguas na latinas como francês italiano espanhol eram línguas que faziam parte do seu rosto conhecimento mas das línguas que a escritora conhecia destaca-se destacam-se o hebraico
e o luigi que também são línguas para as quais ela conseguiu fazer as traduções clarice lispector foi amiga de grandes escritores da literatura brasileira também contemporâneos né do seu tempo como fernando sabino lúcio cardoso e rubem braga de acordo com os estudiosos da literatura brasileira como o professor antônio cândido o professor alfredo bose que tem obras que vão fazer estudo da historiografia literária brasileira a clarice lispector encontra-se ela situam-se cronologicamente uma terceira geração modernista a é sobre essa terceira fase modernista que indica que a pós-modernismo a que indica que é tendências para a contemporaneidade mas
de fato nessa prova nessa prosa de 45 nós temos alguns romancistas que são bastante experimentar listas vão trazer algumas rupturas com a tradição e a clarice lispector é uma delas primeiro porque a o estilo da narrativa da escritora é muito fluido parece que o acontecimento o enredo factual o enredo que traz mesmo uma sequência de de eventos de acontecimentos no começo meio e fim na obra da clarice lispector fica muito diluído ela rompe com isso é muito muito é muito interessante curioso porque quando a gente está linda alguns romances da clarice a gente tem a
impressão de que nada está acontecendo e você tá correndo páginas e páginas mas a sensação de de acontecimento essa ideia de ações ela acaba sendo deixar de outra deixada de lado para priorizar para valorizar é um mergulho numa interioridade é que vai fazer dessa dessa narrativa muito intimista muito introspectiva e principalmente bastante confessional dois elementos que foram muito importantes para a narrativa da primeira e da segunda metade do século 20 que eram a narrativa que realmente rompe com a tradição do século 19 de ser muito factual de trazer muitos acontecimentos dois desses elementos então o
primeiro seria a o fluxo de consciência o que é o fluxo de consciência é um mergulho na nos aspectos psicológicos na mente na profundidade mental e emocional das personagens em vez do narrador da conta do que está acontecendo do lado de fora a narrativa mergulhar muito no tempo cronológico ela mergulha muito dentro da mente das personagens dos protagonistas ou às vezes até dentro da própria mente do narrador se é um narrador em primeira pessoa o que acontece com alguns romances da clarice a paixão segundo gh é um exemplo disso é e é como se o
narrador agora tentasse acompanhar de fato o fluxo de consciência literalmente o fluxo de consciência o fluxo de pensamento da personagem né de uma ideia puxar outra ideia uma lembrança puxar outra lembrança uma memória puxar outra memória dos pensamentos mais banais até as reflexões as memórias mais marcantes e significativas tudo isso vem com um turbilhão ocorre a gente não controla quando a gente a culpa acontece com a gente né que a mente começa a galopar no seu movimento próprio no seu movimento um voluntário parece que a gente começa a lembrar de situações ou vem a nossa
mente coisas que a gente não tava nem pensando nem imaginando que poderia evocar e é o que acontece no fluxo de consciência o fluxo de consciência então é um dos aspectos fundamentais desse tipo de narrativa de uma narrativa muito introspectiva que aparece na nossa literatura né na literatura brasileira e o imprevidente na clarice lispector os escritores estrangeiros como a virgem um fio dm joyce e outro alimento também muito importante na obra da clarice lispector é uma espécie de epifania né o que o james joyce chamava the epiphany uma espécie de revelação que o personagem tem
a partir de um acontecimento banal é um incidente simples é um incidente que preferia cotidiano que seria rotineiro ou algo que seria talvez gratuito ordinário não sei de nenhum acontecimento muito marcante muito extraordinário é consegue acionar dentro da psique dentro da da do mundo psicológico da personagem uma série de informações que estavam inconscientes que estavam guardadas e de repente ela sai e trazem uma nova visão de mundo então nesse sentido é a atividade literária da clarice lispector foi muito novidadeira foi muito marcante muito inovadora justamente por trazer no auge do século 20 uma possibilidade de
mergulhar na interioridade e analisando todos os quebra-cabeças que a gente tem aí porque fica constatado fica totalmente irrefutável o fato de que é subjetividade que o sujeito moderno ele é fragmentado ela está em crise é um sujeito cingido é a muitos aspectos na formação da personalidade de uma pessoa e isso acaba aparecendo nas personagens da clarice lispector e uma maneira que ela que ela traz né que ela utiliza como recurso na sua narrativa para evidenciar esse aspecto todo dividido dessa subjetividade desses sujeitos é por meio mesmo desse fluxo de consciência que se derrama e dessas
revelações de coisas pequenas que estavam guardadas anteriormente outro aspecto fundamental da obra da clarice lispector é a linguagem aliás a linguagem é um elemento importante para toda essa prosa essa geração de 45 o que é muito experimental a a tentativas de fazer algo novo com a linguagem é do mesmo do mesmo modo que o enredo foge do tradicional a narrativa foge do tradicional a linguagem também vai fugir do tradicional e aí a gente vai perceber por exemplo uma linguagem que vai tentar traduzir que vai tentar dizer dessa interioridade das suas personagens e às vezes a
linguagem vai aparecer fragmentada justamente para poder para representar né para apresentar e evidenciar mais claramente o sujeito fragmentado que vai aparecer na narrativa da clarice clarice lispector deixa um legado gigantesco foi uma escritora muito pro fica muito produtiva e da lista dessas obras mais importantes que ela produziu mais obras em prosa eu sinto alguns livros de contos e alguns romances que ela publicou é um que eu já tinha mencionado perto do coração selvagem mas ela também tem outras obras importantes como laços de família a paixão segundo gh uma aprendizagem ou o livro dos a felicidade
clandestina água viva a via-crúcis do corpo a vida íntima de laura e por fim é o cinto romance que foi publicado no ano de morte dela um pouco depois da morte dela que a hora da estrela inclusive aqui no canal é já falamos sobre adaptação cinematográfica neck o filme que partiu do livro da clarice lispector a hora da estrela no vídeo que nós falamos sobre alguns livros que foram adaptados para o cinema que viraram filmes e a hora da estrela foi é considerado um dos seus romances mais importantes ao lado de a paixão segundo gh
porque trazem muito bem as duas obras trazem muito bem todo todos esses aspectos que eu havia mencionado sobre a fragmentação do sujeito sobre o intimismo e o que é mais interessante a hora da estrela que a gente tem um narrador-observador que vai que muitas vezes se confunde com o narrador ao que parece está dentro da narrativa que consegue falar de um objeto falar de um personagem com muito intimismo e com muitas notas de confessionalismo bem pessoal aqui falamos um pouquinho sobre a escritora clarice lispector espero que vocês tenham gostado se gostaram curtam compartilhem quiserem saber
um pouco mais sobre a escritora acesse os links que estão na questão da descrição e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais eu fico por aqui até a próxima tchau tchau [Música]