06. Orações dos homens e trajes das mulheres (1 Timóteo 2:8-10)

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Augustus Nicodemus
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hoje nós vamos três Versículos do Capítulo 2 que são os Versículos 8 9 e 10 então primeira carta de Paulo a Timóteo Capítulo 2 verso 8 9 e 10 Paulo continua a dar orientações sobre o culto nas igrejas de Éfeso quero portanto que Os Varões orem em todo lugar levantando mãos santas sem Ira e sem animosidade na mesma sorte que as mulheres em traje decente se a Tavinho como Destro em bom senso não com cabeleira frisada e com ouro ou pérolas ou vestuário despendioso porém com boas obras como é próprio as mulheres que professam ser
piedosas nós vamos só até aqui porque do verso 11 até o verso 15 nós temos um texto que é um texto que vai requerer mais cautela é aquele famoso texto que diz que a mulher aprenda em silêncio com toda sua missão né então texto muito fácil Mas então ficaria muita coisa para explicar numa noite só então nós vamos só até o 10 aqui hoje e segunda-feira a gente pega essa passagem do verso 11 até o verso 15 que sem sombra de dúvida é a passagem mais controversa de primeira a Timóteo nós vamos orar pedindo que
o nosso Deus nos dê iluminação na compreensão desses três versículos que temos diante de nós ó Deus nós sabemos que tu inspiraste o apóstolo Paulo e que essas palavras são verdadeiras e que embora elas foram escritas para atender uma situação específica na cidade de Éfeso elas com tudo tem elas contêm princípios gerais que tu desejas para o teu povo aqui em todas as épocas de todas as culturas por isso nos ajuda a entender o que o apóstolo Paulo escreveu e também como isso se aplica nós hoje para que nós possamos de fato viver de acordo
com tua palavra é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós vimos que nós já Vimos que nesse capítulo Paulo está dando algumas orientações a Timóteo com respeito ao culto público no capítulo primeiro ele orientou o jovem pastor sobre Como enfrentar os falsos mestres que estavam disseminando uma perigosa heresia nas igrejas da cidade de Éfeso e depois de ter feito isso agora Paulo passa a orientar Timóteo sobre o comportamento dos cristãos no culto Na mensagem anterior nós vimos que Paulo fala sobre o dever de orarmos no culto público e não somente por nós
cristãos mas por todas as pessoas pessoas de todo tipo de toda a categoria especialmente pelos que estão em autoridade e a razão que Paulo apresenta é que Deus quer salvar pessoas de todos os rankings de todos os níveis ele quer salvar não somente os gregos não somente os judeus Como também os gregos os pobres os ricos os homens e mulheres pessoas que estão em autoridade enfim pessoas de todas as classes Deus tem os seus eleitos entre todas essas categorias humanas Além disso Cristo se deu também para resgatar pessoas de todas essas categorias de forma que
a igreja deve orar por todas as pessoas sem qualquer preconceito ou discriminação e Paulo termina essa parte dizendo que esse era o ministério dele denunciar essa verdade é os gentios aqueles porque uma vez que Deus também entre os gentios tem seu povo escolhido e agora nós vamos ver as instruções que Paulo dá quanto a participação no culto de homens e depois de das mulheres com relação às mulheres ele vai dar duas instruções primeiro como elas devem se vestir e segundo como elas devem se comportar com relação ao ensino da igreja hoje nós vamos ver só
a parte do vestuário Como eu disse próxima segunda-feira nós veremos a parte do ensino nós vamos começar com que Paulo fala que a respeito dos homens não verso 8 quero portanto que Os Varões orem em todo lugar levantando mãos santas sem Ira e sem a mimosidade primeira coisa que chama a nossa atenção é o fato de que Paulo está dando orientação para um grupo específico da igreja ele vai dar orientações para os homens depois ele vai dar orientação para as mulheres e depois ele vai dar orientação para rapazes e moças depois para idosos idosas ricos
e pobres viúvas escravos e seus patrões então isso já nos ensina alguma coisa que apesar de sermos todos irmãos em Cristo e que todos nós somos salvos pelo mesmo Salvador pela mesma fé participamos o mesmo espírito ainda assim é preciso enfatizar determinados ensinos e aplicações aos diferentes grupos que compõem a igreja se não por que que Paulo diria aos homens isso as mulheres isso aos jovens isso as moças isso as idosas isso não faz isso aos patrões dessa forma aos escravos isso é porque embora nós todos estejamos Unidos pelo mesmo evangelho contudo ele tem diferentes
aplicações e diferentes ênfases dependendo da sua faixa etária porque na Mocidade as paixões e as tentações são uma depois que a gente fica velho muda um pouco se você é homem tem algumas tentações Você é mulher tem algumas tentações diferentes e assim por dia se você é rico é tentar de uma forma se você é pobre atentado de outra então a igreja tem que prestar atenção a isso e aqui é a base pela qual as igrejas históricas históricas procedentes da reforma Elas costumam se estruturar em termos de discipulado em torno de grupos ou por faixa
etária ou por gênero ou por idade ou por gênero ou por categoria social a escola dominical por exemplo ela é construída exatamente sobre isso nós temos classe para os jovens temos classe para as crianças temos classe para adultos nós temos classes por temas de interesse para determinados grupos de pessoas e assim por diante porque nós temos que reconhecer isso embora todos nós participamos o mesmo evangelho somos salvos da mesma forma o Evangelho é um só para todos com todas implicações do Evangelho do discipulado exigem que nós prestemos atenção a dependendo do status em que nós
estejamos com a categoria que nós participamos Então essa é a primeira observação que a gente faz Porque de fato chama atenção por que que Paulo tá destacando os homens Exatamente porque cada categoria precisa de um carinho de uma atenção especial a segunda segundo ponto que eu quero trazer aqui do verso 8 é que essa orientação que ele tá dando quanto a maneira dos homens orarem no culto público é da corrente do que ele disse nos Versículos anteriores nos Versículos anteriores Paulo disse que nós devemos orar publicamente não somente por nós crentes mas por descrentes também
inclusive pelos que estão em autoridade judeus e gentios e Até Inimigos da fé cristã ao dizer que nós devemos orar por todas as pessoas e Isso inclui inclusive os inimigos da igreja como Cristo disse que nós vivemos orar inclusive pelos inimigos por aqueles que nos ofendem Só que essa orientação Ela poderia provocar desânimo ou provocar os ânimos tanto de judeus Como de cristãos os judeus detestavam o império romano eles não aceitavam autoridade de César se sentiu escravizados de baixo da máquina militar daquele Império poderoso eles tinham ojeriza a história dos judeus é marcada por rebelião
após rebelião contra o poder de Roma e outros poderes que vieram antes e os cristãos já estavam começando a sentir a hostilidade do Império Romano contra si e chegou o apóstolo Paulo diz assim vocês têm que orar por César vocês têm que orar pelos comandantes militares você tem que orar pelos Procuradores Tem que olhar para os prefeitos das províncias governadores das províncias então isso poderia provocar um desânimo ou acirrar os ânimo dos cristãos o tipo assim por que que eu devo orar por esse por essas pessoas se elas nos perseguem se elas nos querem fazer
o mal e elas estão tornando nossa vida cada vez mais difícil a resposta de Paulo ele já deu Deus quer salvar pessoas inclusive de entre os gentios inclusive de entre a casa de César inclusive daqueles que são Inimigos da fé cristã portanto aí que tá no verso 8 né quero portanto a luz disso que os homens orem em todo lugar levantando mãos santas sem Ira e sem animosidade a ira seria contra os as autoridades que perseguiam a igreja tornava a vida difícil Paulo disse vocês têm que orar sem ir no coração sem mágoa contra as
autoridades que estão aí e sem contendas Talvez uma referência as contendas dos falsos mestres que estavam causando na igreja o que Paulo tá dizendo é que ele quer que os homens orem no culto público levantando mãos santas sem ir e sem contenda lembrando duas coisas aqui com relação ao levantar de mãos literalmente era assim que o judeu orava O Judeu orava levantando as mãos para o céu e os olhos também e em pé essa era a forma costumeira dos judeu orar nós temos vários exemplos disso no antigo testamento de judeus orando dessa maneira ele ficavam
em pé levantava as mãos para o céu e oravam a Deus metaforicamente Paulo está com isso querendo dizer uma vez que as mãos elas são usadas na Bíblia para se referir aos nossos atos é como se Paulo disse assim eu quero que vocês orem levantando mãos santas Ou seja que as suas orações sejam acompanhadas ou seja apoiadas por atitudes santas sem Ira e sem animosidade que a vida de vocês que a conduta de vocês seja tal Que vocês orem levantando mãos Santas e dessa forma Deus haverá de ouvir vocês e com isso Paulo estabelece já
uma relação de causa e efeito entre as mãos Santas e a resposta de oração o que ele quer dizer é o que a Bíblia ensina Deus costuma atender as orações daquele que é piedoso aquele que anda em retidão aquele que faz a vontade dele mas aquele que se desvia dos caminhos de Deus cuja as mãos não são mãos santas Deus não costuma ouvir a oração desse povo A não ser que seja um pedido de perdão arrependimento e quebrantamento mas fora isso A Bíblia nos ensina que o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus
e o próprio Davi chegou a dizer que sim eu no coração contemplar a iniquidade Deus no meu verá a uma relação de causa e efeito entre mão você pode levantar as mãos eu não tenho dificuldade com você levantar as mãos na hora da oração desde que elas sejam santas pode levantar Você pode levantar a mão do jeito que quiser mas se não for Santa não vai fazer menor diferença na tua oração pode plantar bananeira dar salto mortal para trás fazer o que você quiser não é isso que Deus vai estar vendo ele vai estar olhando
para a santidade da sua vida santidade da sua vida então é exatamente isso que Paulo quer que os homens façam que eles a orarem eles façam isso partindo de uma vida que seja santa sem ira contra as autoridades estabelecidas ou contendo um espírito faccioso de discussão de briga que é contrário aquilo que o senhor Jesus nos ensinou agora essas ela não significa que todos os homens devem orar no culto público porque Paulo diz aqui quero portanto que Os Varões orem em todo lugar levantando mãos santas sem ir e se animosidade isso não quer dizer que
todos os homens vão orar em todos os cultos da Igreja não é não faz sentido que Paulo está dizendo é que homens deveriam fazer isso mas por outro lado ele também não está dizendo que somente os homens oram nas igrejas algumas pessoas têm tomado essa passagem como sendo indicativo e que o apóstolo Paulo está dizendo que a oração pública ela só pode ser feita pelos homens uma vez que as mulheres por conta de vários argumentos teológicos alguns dos quais nós vamos ver segunda-feira que vem elas estão numa posição de submissão e que orar em público
daria elas uma certa autoridade eu não vejo absolutamente base alguma para esse tipo de argumentação Desde quando orar em público significa exercer autoridade sobre os irmãos ou sobre a igreja quando nós Oramos em público nós estamos trazendo diante de Deus as nossas petições as nossas angústias e as nossas necessidades e nós esquecemos o precedente que Paulo estabeleceu em primeiro Coríntios Capítulo 11 verso 5 quando ele se refere a mulher que ora e que profetiza e ali infelizmente não é alguns querem se livrar das implicações do que Paulo está dizendo ali afirmando que essa permissão de
Paulo da mulher que ora e profetiza desde que ela usa o véu aquilo ali era para Pequenos Grupos mas no culto solene a mulher não poderia fazer isso o problema é que essa divisão entre culto solene e culto nas casas isso é uma coisa moderna no primeiro século todos os cultos eram na casa não tinha templos não tinha local de adoração dos cristãos todos os cultos eram nas casas então é querer impor a Bíblia uma estrutura que pertence a nossa época a gente chama isso de anacronismo você querer ler a Bíblia a luz de uma
estrutura ou de uma cultura que é típica do cristianismo ocidental recente não é depois recente não é tão antigo quanto o Novo Testamento só a partir do Século IV é que os cristãos começaram a ter o direito de construir templos e capelas e catedrais e tinham esses cultos Então com muita gente mas até lá os cristãos se reuniam em casa se reuniu em catacumbas em cavernas onde eles podiam encontrar lugar uma vez que o cristianismo era hostilizado e depois de um tempo passou a ser considerado como religião ilegal no Império Romano tá aí as perseguições
que os cristãos sofriam então quando Paulo diz lá em primeiro Coríntios 11:15 que ele fala da mulher que ora e pro precisa Apesar de que ele diz que ela tem que fazer isso com véu porque o véu naquela cultura significava que ela estava debaixo de autoridade ele está implicitamente dizendo que havia mulheres que oravam e que falavam publicamente na igreja sem que com isso Desce a elas o status de Presbítero pastor ou alguém que governa o que está em autoridade porque falam muito Zeloso diz como a gente vai ver na próxima na próxima vez ou
seja ele não tem restrição que a mulher participe do culto desde que ela não esteja desde que ela não assuma uma posição de governo e de autoridade espiritual sobre a igreja ressalvado isso não há e não vejo eu qualquer restrição a participação da mulher no culto como por exemplo orar ou mesmo dirigir uma palavra a igreja quando ela tá debaixo da autoridade do seu pastor e a ocasião assim o requeira mas a ênfase Paulo aqui quando ele diz eu quero que os em todo lugar levantando mãos santas sem Ira e sem animosidade é porque normalmente
regularmente são os homens cristãos qualificados que conduzem a vida da igreja que orienta a igreja que são ordenados como presbíteros e pastores por isso a ênfase de Paulo aqui eu quero que os homens que são os líderes espirituais da comunidade quando eles orarem eles façam isso ao levantar as mãos como uma expressão de uma vida santa sem ir e sem contendas com isso ele não está excluindo a participação da mulher na oração e também não tá dizendo que todo homem devem em todo o culto orar e aliás eu também deixei acabei passando batido aqui dessa
expressão quero que Os Varões orem todo lugar talvez a gente não sinta na nossa época o peso dessa expressão na época de Paulo na época de Paulo lembra que o contexto é judaico Paulo era judeu e ele sempre ministrava nas comunidades judaicas antes de ir para os gentios para os Judeus só tinham um lugar de oração que era o templo e a sinagoga sinagoga aos sábados o templo o tempo todo três vezes ao dia se você morava em Jerusalém você podia é o templo nas três horas de oração e lá você orava Deus quando Paulo
diz aqui eu quero que os homens orem em todo lugar ele tá rompendo com uma tradição fortíssima Judaica sendo ele Rabino sendo ele é tão forte que no livro de Atos Capítulo 3 quando Pedro e João os principais Apóstolos àquela altura já convertidos e já entendendo o papel da Lei nós os encontramos indo ao templo na hora da oração porque ainda guardavam o costumes judaico de orar só no templo só no tempo e é nessa ida que eles vão curar aquele aquela pessoa com deficiência física na entrada do tempo então o cristianismo da igreja de
Jerusalém durante muitos anos foi marcado por essa cultura Judaica então vocês podem entender o que que significa num contexto desse Paulo dizer eu quero que os homens orem em todo lugar não é no templo não é nas sinagoga mas em todo lugar onde você se reunirem ali então você tem a igreja é muito importante que isso seja entendido porque às vezes os nossos amigos diz igrejados eles fazem uma confusão muito grande eles pensam que nós Porque nós temos um templo nós achamos que aqui a casa de Deus e que Deus só ouve oração se for
aqui e que toda a nossa atividade se resume isso aqui isso não é verdade não é isso que o cristianismo histórico acredita para nós o templo é apenas uma comodidade é apenas um espaço adequado para atender as demandas da comunidade do Povo de Deus que se chama Igreja Presbiteriana de Recife ou Igreja Batista Assembleia de Deus Qualquer que seja os templos existem para isso mas eles não representam para nós o que o tempo representava para o judeu então eles honesto quando os desigrejados dizem assim que nós é que nós pensamos ou que nós consideramos as
nossas igrejas como templos e que Deus tem que ser em todo lugar e que negou isso quando algum lugar um pastor verdadeiramente evangélico negou que nós podemos adorar a Deus em casa na praça na praia no acampamento no Alto do Monte embaixo do Monte em caverna em qualquer lugar se nós pudermos adorar a Deus em qualquer lugar porque não num templo também Qual o problema disso em todo lugar onde os cristãos se reunirem ali está o Senhor Jesus presentes O que faz uma igreja não é isso aqui mas é quando o povo de Deus se
reúne como por exemplo agora nessa segunda-feira tem pessoas de diversas denominações aqui mas aqui tá a igreja que nós estamos reunidos em nome do Senhor Jesus com o mesmo propósito e aprender a verdade dele ler a sua palavra cantar louvores então a Igreja de Cristo está aqui mesmo que seja num templo presbiteriano essa reunião poderia estar acontecendo numa igreja batista uma assembleia de Deus ou qualquer outra igreja evangélica quero que os homens orem em todo lugar Deus não tá preso a um local específico então nós precisamos ter cuidado quando escutamos esse tipo de crítica que
é feita a nós agora a parte mais fácil que é com relação às mulheres versos 9 e 10 da mesma sorte que as mulheres em traje decente se a Tavinho como deste Bom Sucesso não com cabeleira frisado e com ouro pérolas ou vestuário dispendioso porém com boas obras como é próprias mulheres que professam ser piedosas essa expressão da mesma sorte liga esse essas orientações com o verso anterior e significa simplesmente isso da mesma forma que Paulo queria que os homens levantasse levantassem mãos santas sem ele sem contenda da mesma sorte ele quer que as mulheres
quando participem do culto elas participe com traje adequado essa conexão né da mesma sorte significa isso ele quer uma coisa para os homens e quer também a mesma coisa para as mulheres e aqui no caso é diferente como eu disse a gente tem que prestar atenção que o foco às vezes é em alguma peculiaridade ou particularidade de um determinado grupo embora o evangelho seja o mesmo a possível razão para que Paulo Dê essa orientação tão Direta com respeito ao vestuário das mulheres já nos ajuda aqui a entender o analisar uma não vou chamar de desculpa
mas o argumento que é usado quando imagina o seguinte situação uma membro da igreja usando para que saia vem para o culto na minha época era a Max depois você lembra veio a midi depois a Minnie depois a micro E hoje é para que saia né aí vem a mocinha vestindo para que saia para igreja ao pastor chega e diz assim minha irmã não é minha irmã por favor você devia presta atenção a maneira eu sei que talvez não tenha a senhora não tenha tido nenhuma má intenção talvez você não tenha nem ideia do que
é que você tá fazendo se provocando com isso mas acaba provocando as pessoas pastor o problema é nos olhos dos outros a gente já ouviu essa desculpa o problema tá no coração de quem vê Oxe por que que eu vou me importar o pecado tá no olho do cara que tá olhando para mim se fosse verdade por que que Paulo Manda ela se vestir de maneira decente se o problema é no olho de quem vê então não deveria ter nenhuma exortação na Bíblia quanto ao vestuário porque o problema é no olho de quem vê bastava
Jesus dizer aquele que olhar para uma mulher com intenção impura no coração adulterou com ela pronto bastava só Jesus dizer isso mas por que que Paulo agora tá pegando no pé das mulheres e dizerem irmã tem que se investir com decência é porque o problema não tá só no olho de quem vê tá na falta de Sabedoria de quem se veste também tá na falta de Sabedoria e modesta de quem se veste também então o problema dos dois lados Então vamos tratar desse lado aqui hoje né porque o outro a gente já fala direto sobre
a questão da impureza dos pensamentos e tudo mais a razão pela qual focou aqui nessa questão pode ser encontrada no perfil das mulheres cristãs da Igreja de Éfeso então estudos daquela época também do novo testamento e também da cultura da sociedade greco-romana nos revelam algumas coisas que talvez nos ajudam a entender essa orientação do apóstolo Paulo as mulheres cristãs que frequentavam igrejas lá Ásia menor primeiro lugar boa parte delas eram mulheres ricas e abastadas mulheres em uma posição social privilegiada financeiramente falando de outra sorte por que que Paulo teria falado de cabeleira frisada com ouro
pérolas ou vestuário de espanhol A não ser que na Igreja de Éfeso tivesse mulheres que tinham condição financeira para isso Então temos que lembrar que na sociedade greco-romana havia mulheres de alta posição riquíssimas ou porque herdaram ou porque casaram com homens ricos ou porque fizeram sua própria Fortuna mas havia Muitas delas e o problema é que elas eram tentadas a exibição do Luxo da riqueza na época que Paulo escreveu essa carta o império romano e as suas províncias estavam no auge estavam no auge da sua opulência financeira particularmente a província da Ásia menor cuja capital
é Éfeso era uma província muito rica Essa era uma cidade e em todo lugar naquela época era conhecido o gasto exagerado das mulheres romanas e gregas para se enfeitarem e realçarem a sua beleza exterior e destacar sua sensualidade é claro que era só naquela época né os gastos que as mulheres faziam para destacar a beleza a sensualidade e a sua aparência a ponto de que os próprios filósofos gregos e romanos e vez em quando eles se pronunciavam contra ostentação Feminina eu vou ler aqui uma frase de é de um poeta chamado Juvenal ele escreveu livros
é um livro intitulado sátiras na verdade é uma coleção de poemas dele e no Volume 6 os parágrafos 457 a 60 tá na internet vocês podem procurar depois Juvenal diz assim não há nada que uma mulher não se permita fazer nada que ela considere vergonhosa quando ela envolve seu pescoço com esmeraldas verdes e aperta pérolas em suas orelhas alongadas então você acha que é novidade a mulher esticar a orelha para botar já tinha na época do primeiro século aqui ele termina não há nada mais intolerável do que uma mulher rica [Risadas] não há nada mais
intolerável quando ele fala mulher rica é mulher rica e que se veste de acordo com isso que gasta Torra de aperta o pescoço com aquelas né com aqueles colares justos né tem que alargar a orelha para poder caber Pérola uma só é pouco então manda largar a orelha para caber cinco né e tudo mais o Juvenal aqui detona com o luxo das mulheres daquela época então havia isso havia a tentação de fato considerando que havia Essas Mulheres Ricas abastadas na sociedade de Éfeso que se converteram ao cristianismo que se tornaram cristãs elas tinham que lutar
contra essa tentação de viver como elas viviam antes na Ostentação no luxo e vantagens que realçavam a sua sensualidade algumas dessas mulheres elas tinham vindo do contexto de imoralidade relacionado com culto à Diana dos Efésios precisamos lembrar que muitos desses cultos pagãos na sociedade greco-romana eles estavam muito relacionados ao que se chama de prostituição cultural uma vez que esses ritos eles eram organizados em torno da fecundação da terra e das estações do ano então ele simbolizavam o período de chuva e fertilização da Terra com relações sexuais dos Adoradores com esse sacerdotisas então para simbolizar a
fecundação da terra Os Adoradores poderiam se deitar com essa certa autistas dependendo do templo haveria câmeras onde esse essa prostituição cultural poderia acontecer então não pode haver dúvida que muitas dessas mulheres envolvidas nesse tipo de vida sacerdotisas de Diana vocês têm que lembrar lá no livro de Atos que a pregação de Paulo em Éfeso fez com que muitos abandonassem o culto de Diana a ponto de causar uma crise no sindicato dos santeiros porque ninguém tá vendendo mais estátua de Diana né fizeram um protesto lá porque Paulo tava roubando um negócio deles queimaram livros em praça
pública tinha muita gente que veio desse passado que se converteu pela pregação do evangelho mas a gente sabe como é a conversão uma obra poderosa de Deus mas a Santificação a mudança de vida é algo que ocorre paulatinamente é algo que é progressivo e vai durar a vida toda então isso aqui é uma igreja nova não é igreja de 300 anos de idade 150 anos de idade devia ter nem 10 anos talvez quando o Paulo escreve essa carta Timóteo né então era uma igreja de ressacovertidos então muitas dessas mulheres certamente se sentiriam tentadas a viver
ou se portar ou se trajar como elas traja antes na sua vida sem Deus e muitas eram bem educadas bem feitoras de muitos líderes da sociedade romana Imperial acostumada a comandar sua casa seus negócios Essas são as informações que a gente tem de escritores greco-romanos como por exemplo Juvenal e tantos outros que historiam a sociedade daquela época lembremos lembremos que muitas mulheres assim se converteram mediante a pregação de Paulo em outros lugares Nós lemos lá em Atos 16 15 que Paulo foi pregar em filipos e ali uma mulher chamada Lídia vendedora de púrpura ela era
uma comerciante púrpura era uma coisa era como se hoje não é que ela fosse hoje representante da Avon mas ela seria representante de uma eu não conheço as marcas né uma marca caríssima porque púrpura era um tecido caríssimo a pulver era feita com a tinta de um Molusco raro quero encontrar uma Costa do Mediterrâneo então não era um tecido caríssimo e Lídia portanto deveria ser uma mulher de Posses uma mulher de iniciativa uma comerciante e foi na casa dela que começa a igreja de filipes era mulher poderosa né não quero usar o termo ponderada para
não fazer conexões aqui mas é uma mulher não é poderosa por assim dizer lá em Atos Capítulo 17 verso 4 olha o que é que nós lemos quando Paulo foi pregar na cidade de tessalônica E ali a palavra de Deus cresceu atos 17 verso 4 alguns foram persuadidos Unidos a Paulo e Silas bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres mulheres da sociedade tessalônica distintas nas mulheres nobres mulheres que eram conhecidas na cidade elas se converteram com a pregação do apóstolo Paulo aí mesmo nesse capítulo 17 no verso 12 agora quando Paulo
vai à Bereia pregar o Evangelho diz lá o verso 12 muitos creram mulheres Gregas de alta posição mulheres Gregas de alta posição ocupando lugar na política na economia na própria sociedade a frequentando a revista Caras daquela época então mulheres distintas da alta sociedade se converteram com a pregação do evangelho então você pode entender agora a preocupação de Paulo aqui quando ele diz a Timóteo Timóteo diz as mulheres da Igreja de Éfeso que elas prestem atenção na maneira como elas se vestem porque eram Mulheres Ricas Poderosas que tinham passado sensual que tinham recursos para se embelezar
a uma série de coisas aqui e nós vamos tratar disso mais adiante é bem possível que esses falsos mestres que Paulo já denunciou no capítulo 1 e que nós vimos no início dessa série eles estavam querendo ganhar influência sobre estas mulheres e assimminar autoridade do apóstolo Paulo estimulando essas mulheres a buscar papéis de liderança isso explicaria porque que Paulo na carta aos Efésios ele fica dizendo o tempo todo para as mulheres vocês não podem assumir liderança vocês não podem assumir liderança porque essa ênfase senão porque esses falsos Mestres estavam exatamente querendo ganhar o controle dessas
mulheres fortes da igreja e da sociedade e para daí derrubar ganhar o controle da igreja também falavam contra o casamento contra criação de filhos isso tudo nós vamos ver adiante então diante disso como é que Paulo quer que as mulheres se portem no culto Vamos agora para o nosso texto ele diz aí no verso 9 da mesma sorte que as mulheres em traje descente se ataviam como deste Bom Sucesso a palavra ataviar significa se enfeitar é a nossa conhecida palavra cosmel no grego de onde vem a palavra cosmético com as quais com a qual todas
as mulheres estão familiarizadas não é então a sua palavra o cosmético vem da palavra grega cosmel que significa se enfeitar embelezar Paulo não tá proibindo que a mulher faça isso ela usa cosméticos né que ela se a tavica ela assim beleza embeleza mas que Paulo diz assim que ela faça isso em traje decente decência é um conceito que pode variar de Cultura para cultura fica difícil a gente estabelecer Qual o tamanho da saia a partir do qual menor do que aquilo seria indecente porque isso vai variar de Cultura para cultura Mas eu creio que um
bom princípio é é o princípio da provocação a partir do momento em que a mulher se veste de maneira a provocar chamar atenção para si para o seu exterior tô falando de mulheres cristãs falando mulheres cristãs não é que elas valorizam isso mas é que a bíblia Paulo tá dizendo aqui que ela tem que se ataviar com boas obras a ênfase que a bíblia dá para as mulheres é que o foco delas deve ser muito mais um comportamento o interior do que a beleza exterior não quer dizer que não possa mas quer dizer que não
é o foco não não deve fazer isso Apesar de que eu sei que boa parte das nossas das mulheres que frequenta as igrejas elas gastam muito mais tempo diante do espelho domingo de manhã do que orando pelo pastor e pelo sermão né Se eu tiver mentindo alguém pode desmentir aqui mas não maioria das vezes as mulheres vão gastar muito mais tempo diante do espelho e às vezes eu tô falando das mulheres mas tem homem também né tem homem também que vai nessa mesmo do mesmo jeitinho mas o foco por enquanto aqui é as mulheres então
elas podem se ataviar cosméticos elas podem se ataviar Mas elas façam isso com modéstia e bom senso boa parte da ética bíblica se resume nessa palavra aqui bom senso a questão de prudência questão de bom senso mulher tem que ter bom senso para saber o que que ela vai usar mesma coisa o homem se ela tá numa Cultura onde determinadas posturas ou espaços do corpo feminino provocam os homens então ela usa de bom senso ela não se expõe ela não precisa se expor é como eu disse ética em grande parte é uma questão de bom
senso você vê gente vestida na igreja que é simplesmente falta de é sem noção eu diria assim é sem noção ela não tem ideia do que que ela tá fazendo os irmãozinhos já estão orando a Deus para ter a mente pura ela entra e os irmão orando cega tem o servo Senhor sem noção ela tem que ter modéstia e bom senso aí Paulo dá três ele destaca três itens do vestuário e do traje feminino que são os três mais importantes que é a cabeleira as pérolas e o vestuário ao que ele diz aqui elas deveriam
evitar os abusos em três enfeites principais primeiro ele diz não com cabeleira frisada e com ouro eu vou ler aqui o que é que Juvenal escreveu hoje é o dia de Juvenal eu vou hoje aqui vou ler o que é que Juvenal escreveu sobre lucrativo negócio do cabeleireiro daquela época ele disse assim ó tão importante é o negócio do embelezamento Então numerosos são os níveis dos cabelos e os andares empilhados sobre o outro na cabeça volume 4 da Sacra ele diz assim as mulheres empilhavam andar em cima do outro aqui né isso tudo era guardado
o mantido unido com fios de ouro daqui a referência né não com cabeleira cabeleira frisada frisos e ouro prendendo vários andares de cabelo para cima Clemente de Alexandria o pai da igreja ele comenta que as mulheres nem sequer tocam suas próprias cabeças por medo de despentear seus cabelos e que é hora de dormir eram Pesadelo para elas com medo de estragar os penteados durante a noite e outros escritores como cênica Crisóstomo epíteto Plínio epitácido também escreveram sobre esse negócio da cabeça de fazer cabelo das mulheres no primeiro século na sociedade grega Romana mas era uma
coqueluche elas gastavam rios e rios de dinheiro não dormia de noite não ia dormir com medo de né de derrubar o andar daquele ali então por isso Paulo diz aqui não com cabeleira frisada e com ouro seria da perspectiva do apóstolo Paulo seria um abuso né seria um absurdo um gasto desnecessário uma exibição e uma ostentação que cabe para a sociedade mundana mas não para mulher que professa ser piedosa santa e quer andar diante de Deus segunda coisa que ele diz aqui é que não com pérolas e ao falar pérolas ele tá se referindo a
colares brincos e braceletes que são geralmente os três lugares onde se usa pérolas Plutarco um famoso escritor grego ele disse também não é ouro ou pedras preciosas ou escarlata que torna mulher decorosa mas qualquer coisa que é Invista com algo que confira dignidade bom comportamento e modéstia ele nem Cristão era mas ele já diz aqui olha ele sabe né que não é não são as pérolas e as e todos esses enfeites que vão conferir a dignidade que ela merece isso aqui é uma citação do livro de Plutarco a muralha E finalmente não com vestuário dispendioso
tecidos caríssimos bordados a ouro de púrpura importada rios e rios de dinheiro eram gasto pelas mulheres no embelezamento Na aparência e tudo mais Paulo diz que elas deveriam ser adornar final do verso início verso 10 com boas obras é a mesma palavra dorme aqui cosmel então você vai se enfeitar minha irmã assim feito com boas obras aí você vai ficar muito bonita boas obras é o enfeite principal da mulher Cristã quando ele fala boas obras não é somente caridade atenção para com os pobres mas uma vida Santa uma vida reta uma vida de serviço uma
vida de piedade uma vida de oração é isso que enfeita a mulher Cristã aqui é importante dizer que Paulo não está proibindo que a mulher se embelece ele não está proibindo isso Aliás na Bíblia nós temos tá muito claro que não é uma proibição absoluta como é que A Noiva de Cristo que a igreja é descrita na Bíblia tanto no antigo como no Novo Testamento ela está ataviada Ela tem uma coroa na cabeça ela tá cheia de joias ela tá cheia daqueles vestidos caros é assim que a Bíblia se refere a igreja a esposa de
Cristo então a Bíblia não é contra isso a Bíblia é contra a mulher focar o exterior ela provocar ela Ostentar através do traje através do enfeite através do vestuário isso não convém a mulher Cristã isso não quer dizer que ela não possa ser bonito ela pode ela pode usar maquiagem ela pode fazer o cabelo ela pode ser usar joias com discrição modesta e bom senso porque esse não pode ser o foco da mulher quando a mulher enfoca isso ela pode parecer bonita vai chover de namorado assim mas é conteúdo substância não tem nada essas coisas
podem ser boas no início do casamento mas eu vou dizer para você que não vai ser isso aí que vai sustentar um casamento durante 40 anos não vai ser não é a beleza exterior que vai sustentar o casamento durante 40 anos mas boas obras como a vestimenta do coração e do comportamento da mulher aqui dessa forma elas poderiam participar de maneira eficaz e significativa no culto público muito embora isso aqui o contexto é culto público muito embora isso aqui é claro tenha implicações para qualquer andar da nossa vida qualquer momento da nossa vida deixa me
trazer algumas aplicações aqui para nós algumas conclusões disso desses três Versículos tão preciosos primeiro deles é que nós devemos sempre interceder pelas autoridades nas nossas orações públicas quando reunidos em igreja ainda que as autoridades sejam injustas e corruptas ainda que seja esquerda de direita Qualquer que seja autoridade é dever da igreja interceder por ela pedir que Deus abençoe pedir que Deus livre do mal pedir que Deus converta que Deus trate o coração porque Deus quer que todos sejam salvos e chegam ao conhecimento da Verdade e Isso inclui dirigentes Isso inclui pessoas que estão em autoridade
segundo a conclusão que nós podemos tirar daqui é que as mulheres não devem ser impedidas de orar no culto público não há fundamento bíblico para isso nós já Vimos que a única restrição e vou voltar esse assunto a única restrição a participação delas é que elas assumam o governo espiritual da igreja terceira coisa a Bíblia eu vou gostar desse ponto aqui a Bíblia não prescreve uma única postura física para oração pública Mas permite posturas condizentes com a oração você tem exemplo na Bíblia de gente orando ajoelhado em pé ou sentado você tem exemplo de gente
orando olhando para o céu com olhos abertos mãos levantadas ao alto não tem nenhuma postura que seja santificada na Bíblia com relação à oração a sua oração não vai ser mais ouvida Se você olhar de joelhos a postura física não está entre as condições que Deus estabeleceu para escutar sua oração Entretanto a postura é boa porque ela condiz com o nosso Estado de Espírito se eu tô quebrantado humilhado diante de Deus eu naturalmente vou me ajoelhar diante dele se eu tô cheio de alegria de espanto de admiração diante de Deus por que que eu não
posso levantar minhas mãos e os olhos ao alto para Deus se eu quero clamar a Deus eu estou aflito porque que eu não posso fazer isso então a postura física ela não é mandada na Bíblia ela não é obrigada na Bíblia mas ela meio que segue o estado espiritual em que a gente se encontra e o tipo de oração que a gente quer oferecer a Deus então você pode orar em qualquer forma de qualquer postura contudo uma vez que o culto é uma espécie de coreografia Calvino chama isso inclusive do teatro de Deus é um
livro inclusive desenvolvido pelo Michael hurton é o teatro Divino o culto é uma coreografia em que nós nos levantamos juntos sentamos juntos Lemos juntos cantamos juntos Por isso as igrejas Elas costumam ter uma certa cultura um certo padrão de comportamento No que diz respeito a postura física tem igrejas onde já é natural é um costume e elas não levantam mão ou não oram de joelhos e nós não devemos ver nenhum mal Nisso porque Há outras igrejas que oram com a mão levantada para o céu Hora De Joelhos a Bíblia não diz que um Tá certo
que o outro tá errado mas as comunidades porque é uma coreografia oculto para que haja unidade e faça sentido expressa unidade Então ela geralmente tem costumes assim eu tô acostumado a empregar em Assembleia de Deus eu gosto porque aí pastor vai prega pastor aleluia eu acho muito bom eu fico bem entusiasmado quando eu tô pregando em Assembleia de Deus e gosto de pregar aqui quando dá para ouvir até uma mosca voando Que maravilha então nós não Devíamos julgar a espiritualidade de outras igrejas porque elas diferem de nós com relação essa questão de postura física porque
o que defina espiritualidade de um culto não é não são estas coisas mas são mãos santas sem Ira e sem contenda e mulheres ataviadas com boas obras e não com vestuário dispendioso e provocante no meio do culto Eis que vai definir realmente a espiritualidade de um culto da mesma forma a Bíblia não ensina que determinados lugares são mais apropriados e mais eficazes para oração quero que os homens orem em todo lugar por que que o alto do morro do Monte é mais santo do que embaixo do monte por que que eu vou ter que subir
no monte para orar onde tá na Bíblia isso que Deus vai atender minha oração seu subir no monte ou se eu for lá para Jerusalém e colocar o meu pedido de oração lá no muro da ornamentações onde tá isso quero que os homens orem em todo lugar a eficácia da oração não tá ligada a qualquer espaço geográfico ou postura física mas tá ligada a fé e a dependência de Deus e a mediação de Jesus Cristo Essas são as coisas que tornam a oração agradável diante de Deus e por último as mulheres cristãs deveriam zelar pela
maneira como se veste e se enfeitam particularmente no culto irmã venha bonita aliás você já é se você é crente seja é bonita pode ter certeza não é isso é mulher virtuosa lá de provérbios 31 você já é não faz mal que você Realce sua beleza e tudo mais mas tenha modéstia bom senso tenha sabedoria não dê trabalho para os homens né Não dê a gente tem um maior trabalho para ficar com a mente pura pensar naquilo que é agradável e você vive estraga tudo então né cuidado por favor pensa nos irmãos pensa na igreja
tá certo pensa na igreja e resolva diante de Deus que você quer se ataviar de boas obras como convém a mulheres que professam ser que idosos amém
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