E aí o Olá pessoal hoje para dar continuidade ao tema a pedagogia histórico-crítica falaremos da aplicação desse método proposto pelo professor dermeval saviani E lembrando que a nossa exposição está sendo feito em dois momentos no vídeo um falamos da Concepção do método da sua fundamentação teórica e neste vídeo parte 2 falaremos da aplicação dele como adotá-lo em sala de aula a informação importante para que a gente possa entender não só o método mas também a sua aplicação a pedagogia histórico-crítica ela é fundamentada na dialética ela tem uma fundamentação teórica tão sem entendermos essa fundamentação não
entendemos o seu real papel ela se diz caracteriza tornando-se um método tradicional de então por isso recomendo aqui que vocês assistam ao vídeo um em que tratamos da fundamentação teórica desse rápido é apenas uma rápida visão uma revisão para que a gente possa dar continuidade a O que está sendo tratado é esse método a pedagogia histórico-crítica foi foi o método proposto pelo professor dermeval saviani professor emérito da Unicamp e nessa perspectiva a educação ela não é se entendida simplesmente como um instrumento de transmissão de conteúdo Não envolve apenas o conhecimento científico a educação tem um
papel fundamental nesse método de concientizar as pessoas sobre o seu papel na sociedade e no mundo então de acordo com a pedagogia histórico-crítica o papel da educação é transformar cada um de nós em a gente sociais ativos por meio desse método a uma articulação entre educação e sociedade já que é um método que se e com a relação entre a escola EA realidade social não é pensar apenas a sala de aula apenas o conteúdo a ser trabalhar mas como esse conteúdo pode ser vinculado a nossa realidade pensar no tudo em toda a nossa realidade né
E como a escola pode formar a gente sociais ativos de transformação o s é a concepção da pedagogia histórico-crítica sua fundamentação e aqui são os cinco momentos que são sugeridos por esse método aqui por uma questão didática eles são colocados de forma [Música] linear prática social problematização instrumentalização katharsis e prática social mas é preciso sempre enfatizar que os momentos devem ser articulados cada momento dura conforme a situação e não pode ser pensados de forma linear ser aplicados de forma linear mas sim de forma articular bom e porque esse cinco momentos não devem ser pensados de
forma linear ou aplicado de forma linear mas de forma a articular porque a pedagogia histórico-crítica não é uma fórmula pronta igual para todas as escolas não é aquilo que se chama uma receita Universal aplicação desse método muda conforme a situação então aqui o que nós temos não são Passos linear devem ser seguidos de forma linear mas a caminhos a movimentos sugeridos já que a pedagogia histórico-crítica uma teoria um modo de planejar e não simplesmente uma técnica Então por uma questão didática nós aqui apresentamos os cinco momentos paz não devem ser aplicados Como Estão dispostos aqui
é a forma de aplicação muda conforme a situação então o professor pode parte da instrumentalização da instrumentalização ir para por matização da problematização chegaram a catar se ou da problematização voltar a prática social alcançando a katachi pode partir para uma nova organização e etc apenas para exemplificar como os momentos podem ser articulados e não aplicados de forma linear mas veremos mais à frente como fazê-lo e aqui então cinco momentos os 5 passos e veremos agora kkk Vamos rir entendendo e aqui no alto estão postos os cinco momentos então vamos aqui destacando cada um deles começando
pela prática social O que é a prática social aqui Cielo pensada como ponto de partida a prática social em primeiro lugar não é o nosso cotidiano mas simplesmente o nosso cotidiano o nosso horário por exemplo nosso horário de almoço a nossa ida ao trabalho não a prática social aqui é pensada como a forma como nos relacionamos com a nossa realidade porque e vamos ao trabalho porque esse trabalho existe Qual é o nosso papel na nossa cidade na nossa família na nossa no nosso bairro porque a essa relação então aqui ao pressuposto inclusive de que o
aluno precisa do professor e da escola para olhar e entender essa realidade aqui professor e alunos estão um níveis diferentes aqui partimos do pressuposto de que o aluno Ele olha para esta realidade para essa prática social e ver um de forma caótica TOTAL sua realidade precisando aí no professor por isso que aqui é uma valorização do professor e da escola como instrumentos para entender essa realidade é o momento EA problematização que é o momento em que podemos identificar os principais problemas postos pela nossa prática social que questões precisam ser resolvidas na prática social que conhecimentos
são necessários para essa solução então aqui é um momento da problematização o próximo passo instrumentalização é o momento em que o professor deve oferecer ao aluno todos os meios para que ele possa entender o conteúdo que está sendo trabalhar e essa sempre vinculando o conteúdo com a prática social para dar todos os instrumentos tanto teórico quanto prático para tentar resolver os problemas que foram identificados na prática social e lembrando que quando se fala instrumentalização não é somente no sentido take e de fato todos os recursos culturais necessários à conservação a classe que é o momento
mais importante do trabalho educativo o acatar se ela é Resumindo em uma palavra poderia poderíamos resolver a Catarse como conscientização é um momento em que a consciência se eleva uma nova forma de conceber um mundo de uma maneira mais crítica e fundamentada é a catar se é a transformação ao mesmo tempo o intelectual emocional Educacional política e ética e aqui tomando apenas dois exemplos a exploração do trabalho infantil né catar seria um momento em que de fato podemos entender o que é o trabalho infantil Quais são as suas consequências O que é a exploração ou
ainda o tema violência contra a mulher o que é esse tipo de violência como nós podemos mudar essa realidade então a catar se é quando de fato o alcançamos uma conscientização uma nova forma de entender o tema de entender o mundo e uma maneira crítica e Fundamental e essa catar se ela é sobretudo alcançada por toda a instrumentalização oferecida pelo professor e lembrando também que já que no processo de ensino-aprendizagem no ensino envolvendo o professor e aprendizagem o aluno essa catar se essa conscientização pode se dar tanto dos alunos quanto e no próprio Professor o
professor por exemplo até mesmo no momento que ele prepara as suas atividades que ele prepara a aula isso também pode transformar a sua forma de ver o mundo então apatar se é um momento rico Sublime dentro aí do método que é um momento da conscientização de fato e aqui chegamos a prática social mas não a mesma prática social no início aqui é o momento em que a uma nova visão aqui a prática social ele compreende de uma maneira mais organizar Aqui Sim há condições para agir e transformar a realidade já que essa prática social não
é a mesma Lagoa início Já que no início nós temos uma realidade caótica e aqui por meio da fundamentação da análise nós temos e-social já concedido de uma maneira mais fundamental já que o aluno recebeu todos os meios para que ele possa olhar entender essa realidade aqui a prática social Já se tornou mais organizada e o aluno alcançou um nível mais elevado em que aluno e professor possui aí conhecimentos para entender essa realidade ó e aqui mais uma vez enfatizando os momentos cinco momentos que devem ser pensados de forma articulada e não de forma linear
já que a proposta desse método é levar o aluno a olhar o mundo de uma maneira mais organizada e consciente Tô nas pernas prática social no início e no fim problematização da realidade e instrumentalização do aluno e acatar se é uma conscientização a elevação da consciência o rio mais uma vez enfatizando os momentos e enfatizando que esse método não é uma forma uma fórmula pronta igual para todos escolas é uma teoria EA sua aplicação muda conforme a situação e aqui mas uma vez na cela alguns exemplos suponhamos que o tema adoção ou não de sementes
transgênicas seja trabalhado em sala de aula então com base nesse tema podemos aqui o professor pode não partir da prática social ou da problematização e aquele primeiro precisa entender o que são essas sementes transgênicas então aqui o professor pode pode partir primeiro da instrumentalização oferecer aos alunos todos os meios teóricos e práticos para que ele possa entender o que são essas sementes transgênicas e a partir de toda esta instrumentalização ele pode Aí sim ir para a formalização ou até mesmo por meio desta instrumentalização ele pode chegar ao acatar se A Conservação e chegando essa conta
essa conscientização ele pode fazer uma nova organização e diante dessa nova plantação Talvez seja necessário seja necessário uma nova instrumentalização novos instrumentos para entender e aí podemos mais uma vez parte da prática social para fazer outra organização e vejam como que há sempre uma articulação desses momentos o mesmo por exemplo no caso do uso de agrotóxicos na agricultura no caso que o professor também pode partir de uma instrumentalização a partir da instrumentalização chegaram a formalização ou a instrumentalização alcançar uma e para a partir dessa catar se gerar novas por urbanizações para entender essa prática social
e mais uma vez olhar para assar prática social e fazer sempre o vínculo do conteúdo com a nossa realidade então aqui é apenas exemplificando como esses momentos podem ser articulados e não ser trabalhados de forma linear Jack o papel sempre desse método e levar a conscientização para tornar os alunos agentes ativos transformadores da nossa realidade é e a pedagogia histórico-crítica uma teoria aplicável a qualquer segmento a qualquer nível de a qualquer modalidade de ensino portanto ela pode ser usada da Educação Infantil ao ensino superior do ensino público ou particular do regular ao técnico e também
em qualquer área como matemática comunicação Literatura e esse ar é preciso apenas regular a área a prática social Global empregado instrumentos para compreender Essa realidade então sempre vinculado o conteúdo com o contexto sócio-histórico e Resumindo esse método não segue uma sequência linear e passo uma fórmula pronta aqui por uma questão didática apresentamos 5 passos mas ele eles devem ser trabalhados de forma articulada por quê Porque a pedagogia histórico-crítica ela é fundamentada na dialética ela pensa na totalidade não só na sala de aula mas tudo aquilo que está ao nosso redor Quais são os determinantes sociais
quais são as contradições como pensar essa vinculação como pensar o ensino como ensino pode mudar Como a educação pode mudar a nossa realidade se e não ou senão a articulação desses momentos se a uma aplicação linear desses momentos nós tiramos da pedagogia histórico-crítica a dialética E aí ela se torna simplesmente o método tradicional de ensino por isso que com base na dialética os momentos são articulados e não aplicados de forma linear e cada momento dura e é usado conforme a situação conforme ver o escola intenções e professor e sempre frisando que o objetivo central da
desse método é a elevação do nível cultural das massas para entender e transformar a nossa realidade e é isso pessoal e bons estudos