Como os filmes usam neurociência pra segurar sua ATENÇÃO

135.81k views1949 WordsCopy TextShare
Jurandir Gouveia
ARTIGOS E PODCAST: https://sempretextos.substack.com/ TOCA DO COELHO: https://bit.ly/3Npk5xh LIVROS:...
Video Transcript:
uma multidão se reúne no linwood D theater em Los Angeles o local pertence à Academia de Artes e ciências cinematográficas conhecida mundialmente por entregar os oscars todos os anos durante duas noites a academia promoveu o evento movies in your brain filmes no seu cérebro o evento reuniu vários dos melhores cineastas da atualidade com neurocientistas e psicólogos das melhores universidades do mundo entender como os filmes literalmente mexem com o seu cérebro e de acordo com a ciência quais os melhores truques para conseguirem atrair e segurar o elemento mais valioso do mundo e mais disputado por todas
as empresas atualmente a sua atenção e depois de estudar cuidadosamente os artigos científicos publicados pelos cientistas deste evento a conclusão que eu cheguei foi bem empolgante e ao mesmo tempo assustadora estamos vivendo a maior transformação já vista na forma como criamos e consumimos artes uma mudan no seu humor me amarro em salsicha o seu cachorro no seu medo e nas suas emoções uma mudan que vai muito além da arte e que influencia sua vida como um todo e tudo isso tem a ver apenas com um elemento o tempo ok a gente tá vivendo um momento
tão diferente da história da humanidade que os cineastas estão precisando recorrer a cientistas para conseguir entender como funciona a atenção humana e isso tem refletido diretamente na forma como os filmes são feitos por exemplo há alguns meses o denny boy do canal cinem Sticks comparou duas versões do mesmo filme assassinato no Expresso Oriente agora Observe essas duas cenas da versão de 1974 e de 201 s é a mesma cena contada de duas perspectivas diferentes e que refletem a mudança na sociedade Veja a diferença na velocidade da narrativa nos movimentos de câmera no enquadramento e nos
cortes a versão de 74 é mais calma os planos são amplos você consegue ver várias pessoas no enquadramento e as cenas demoram mais a versão de 43 anos depois equivalente a uma geração de distância é muito mais rápida quadramento é mais fechado as cenas cortam rapidamente de uma pessoa paraa outra a perspectiva é diferente o mesmo acontece com as cenas de luta quando vemos cenas dos filmes do Jack Chan por exemplo os cortes de câmera eram muito menores e com mais objetivo você via toda a coreografia e se tornava mais real até porque o Jack
shan se quebrava de verdade fazendo essas [Música] cenas mas em muitos filmes hoje cada soco e chute tem um corte uma mudança de câmera tentando fazer com que a ação pareça muito maior do que ela é para muitos Pode parecer Sutil mas essa mudança reflete um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta hoje a aceleração um dos pesquisadores que estava nessa noite de palestras promovida pela academia era James cutting da Universidade de cornel ele e sua equipe estudaram 160 filmes lançados entre 1900 35 e 2010 75 anos de cinema foram analisados e essa foi a
conclusão existe uma mudança de câmera ou de ângulo em média a cada 2 segundos e meio quase cinco vezes mais rápido do que antigamente outra coisa que ficou mais rápida foram os movimentos e atividade visual além de serem mais curtas agora as cenas possuem mais movimento do que antes sabe quando a pessoa fala que um filme parece lento demais pensa em sangue negro um filme Incrível que muita gente não curte porque ele desafia essa tendência ele mostra cenas com muita calma enquadramentos mais amplos o foco não tá na ação mas na pessoa mas por que
que isso tá acontecendo por que que os filmes estão ficando cada vez mais acelerados não apenas isso agora as pessoas também estão assistindo filmes e séries na velocidade 1.2 ou até dois numa tentativa de acelerar seu consumo de conteúdo a resposta é você se tornou seletivo demais um grupo de pesquisadores da Universidade de Berlim analisou as informações tanto de redes sociais como de ingressos de cinema e concluiu que vivemos um paradoxo Hoje em dia a oferta de Filmes séries e vídeos é muito mais alta do que você vai ser capaz de ver é maior do
que nunca antes na história você nunca vai conseguir assistir todos os filmes e séries que você quer nunca vai ter tempo para ler todos os livros que gost nunca vai conseguir ver todos os vídeos interessantes no YouTube por isso você se tornou seletivo Você tem pouco tempo mas muitas possibilidades de entretenimento Então os artistas precisam agora disputar sua atenção precisam cada vez mais ser criativos e até mesmo pensar em neurociência para conseguir reter sua atenção ISO eu acredito que os humoristas são hoje alguns dos melhores storytellers do mundo e eu já falei sobre isso no
vídeo que tá aqui no card Então os humoristas são os que se adaptaram mais rapidamente a essa mudança de tempo de atenção do espectador um episódio The Office por exemplo de acordo com Dr guden tem em média 166 piadas ou momentos engraçados no standup isso pode variar dependendo do humorista alguns gostam de construir as histórias de forma mais lenta pro pant outros preferem espancar o público com piadas a cada segundo Mas uma coisa é fato ficamos mal acostumados depois de ver um standup ou um episódio de The Office seu cérebro entra em um estado de
liberação rápida e constante de endorfina e dopamina que te faz querer cada vez mais isso e por isso muitos passam a perder a paciência de ver um filme de humor que leva vários minutos para construir e te fazer rir quando podem ter o riso muito mais rápido assistindo no standup é uma questão de economia de tempo como o humorista Diogo Portugal já explicou standup é como Box é Punch todo minuto o standup Não cara standup é piada piada piada piada piada pi é tipo Box cara é pá pá por isso que é Punch e é
tanto Punch cara que quando chega o cara já não tem uma paciência para ficar esperando para ouvir uma história mas nem sempre foi assim os humoristas estão se adaptando porque eles têm um contato muito mais próximo com o público do que um diretor de um filme ou um escritor então eles recebem um feedback muito mais rápido para poder fazer os ajustes n necessários para conseguir fazer a piada mais engraçado mais rápido possível e com o público cada vez mais seletivo as produtoras também estão mudando o seu comportamento É nesse ponto que precisamos falar de Mr
Beast talvez você nunca tenha visto um vídeo do Jimmy Mas é bem improvável que você nunca tenha ouvido falar nele Esse é o maior canal de YouTube do mundo e Ele só conseguiu essa façanha porque Ele estudou cuidadosamente como chamar a atenção da das pessoas e segurar essa atenção e por isso os seus vídeos têm centenas de milhões de visualizações e são sempre assustadoramente apelativos ele segue uma fórmula infalível em cada um de seus vídeos Ele sempre tá fazendo algo extremamente perigoso ou muito caro ou muito grandioso porque vale tudo para conseguir a atenção e
depois segurá-la seus vídeos são rápidos cheios de movimento barulhos cortes eles são intensos em todos os momentos usando o storytelling para fazer com que você fique sempre na expectativa do que vai acontecer em seguida e muitos filmes mais recentes também estão usando essa mesma estratégia eles têm cores vibrantes eles são rápidos mostram coisas cada vez mais grandiosas e tem tido cada vez menos tempo para desenvolver seus personagens Mas apesar desse tipo de estratégia funcionar a curto prazo ela também leva a uma rápida exaustão logo as pessoas percebem que esses filmes são apenas conteúdo acelerado e
perdem o interesse simplesmente porque os personagens não tiveram tempo de desenvolver quando você se importa com o personagem você vai querer ver esse personagem em qualquer situação não importa se a cena é rápida ou lenta se hoje lançassem um filme sobre o dia a dia do Tony Stark na empresa sem usar armadura apenas ele caminhando contando suas piadas interagindo com a equipe o sucesso disso seria muito maior do que qualquer coisa que a Marvel lançou nos últimos anos isso porque a gente se importa com o personagem o multiverso da loucura ficou ruim porque o doutor
estranho foi mal escrito e o mesmo aconteceu com Thor homem formiga e as marvels veja esse contraste Este é o filme corpo fechado o denny boy também mapeou esse filme para descobrir quanto tempo ele gasta em média em cada plano Esse é um filme que desafia tudo o que a gente tá falando esse é um dos melhores filmes de origem de superh herói da história e a média de duração aqui é de quase 19 segundos por plano e ele possui planos como este de 173 segundos e esse aqui de 131 e esse de 228 segundos
e se você já assistiu esse filme você sabe que esses planos mais longos não atrapalham pelo contrário eles ajudam a promover uma atmosfera mais envolvente no filme compara com a Infame cena de Busca Implacável 3 para Lian nisson pular uma seca Veja quantos cortes foram feitos bons escritores e diretores vão precisar encontrar o equilíbrio entre aquilo que atrai a atenção do público e aquilo que expressa melhor a sua arte mas a gente vive numa era de hiperatividade então diretores como scor Nolan e Paul Thomas Anderson são criticados quando eles fazem filmes muito longos disseram que
o irlandês era longo demais e o mesmo para assassinos da lua das flores e talvez escorce pudesse ter contado essa história em 1 hora e meia ou Du horas talvez Richard Wagner devesse ter feito o anel de NIB longo mais curto ao invés das impressionantes 17 horas da sua ópera talvez Leonardo da 20 devesse ter feito uma Analisa com menos detalhes mas todos esses artistas escolheram o caminho mais difícil existem filmes que pedem uma velocidade maior e precisam ser mais rápidos porque a história pede isso mas existem histórias que demandam mais tempo e apesar de
nem todo mundo conseguir ver filmes longos assim esses filmes ainda tem público talvez de uma outra geração mas ainda existem Mas será que esses filmes são realmente tão longos assim ou será que a gente que perdeu a capacidade de sentar desligar o celular e simplesmente contemplar uma obra de arte por 3 horas absorvendo cada cena Cada fotografia cada interpretação cada momento da história imersos naquela realidade que o roteirista o diretor criaram exclusivamente para o seu deleite por isso eu acho que cinema é uma experiência mágica você não tem como pausar avançar nem tem como se
distrair com o celular porque se você ligar vai ser reprimido por isso você tem que est imerso naquela experiência e Arte deve ser experimentada assim assistir um corte de um show de standup é engraçado mas nem se compara com a experiência de sentar e assistir um show completo cercado por várias pessoas é uma experiência imersiva comunal por isso da próxima vez que você for ao cinema ou mesmo quando na sua casa você for assistir um filme O Experimente em sua Plenitude Aproveite ao máximo a experiência Valorize aqueles minutos ou aquelas horas que você separou para
contemplar uma obra de arte eu tenho certeza que a sua experiência vai ser muito melhor se você quer mais vídeos e mais conteúdos sobre storing arte de contar histórias dá uma olhada nesses dois vídeos aqui eu sei que você vai gostar um forte abraço e ara Dirty
Related Videos
como MÚSICAS podem contar HISTÓRIAS
19:44
como MÚSICAS podem contar HISTÓRIAS
Jurandir Gouveia
68,908 views
Como os Trailers te Manipulam
15:44
Como os Trailers te Manipulam
Jurandir Gouveia
80,499 views
Assista quando estiver cansado da vida | A filosofia de Sartre
13:21
Assista quando estiver cansado da vida | A...
Ludoviajante
528,328 views
O que Tarantino nos ensina sobre os perigos da nostalgia
11:26
O que Tarantino nos ensina sobre os perigo...
Jurandir Gouveia
27,996 views
Walter White vs. Heisenberg: Quem é o Verdadeiro Monstro?
11:57
Walter White vs. Heisenberg: Quem é o Verd...
Psicofilme
4,789 views
Why Modern Movies Look So CLEAN and How To Fix Them
13:39
Why Modern Movies Look So CLEAN and How To...
Tomorrows Filmmakers
3,056,688 views
Hancock era pra ser muito assustador
13:48
Hancock era pra ser muito assustador
Jurandir Gouveia
201,565 views
o que é um Anti-Vilão?
12:56
o que é um Anti-Vilão?
Jurandir Gouveia
415,585 views
Por que De Volta Para o Futuro é um filme PERFEITO de acordo com Tarantino e a Psicologia
17:13
Por que De Volta Para o Futuro é um filme ...
Jurandir Gouveia
155,278 views
NEUROCIENTISTA EXPLICA O QUE É A REALIDADE E A PSICOLOGIA
11:06
NEUROCIENTISTA EXPLICA O QUE É A REALIDADE...
Cortes do Sem Groselha [OFICIAL]
601,386 views
3 Níveis de Diálogo - Entenda o que não é falado
10:21
3 Níveis de Diálogo - Entenda o que não é ...
Jurandir Gouveia
85,868 views
como HOMER destruiu o CINEMA BRASILEIRO
30:05
como HOMER destruiu o CINEMA BRASILEIRO
Jurandir Gouveia
395,984 views
O Paradoxo da "Rotina Perfeita"
16:14
O Paradoxo da "Rotina Perfeita"
Lucas Zappia | Neurofood
118,095 views
1984 - A DISTOPIA DE GEORGE ORWELL EXPLICADA | Insight BP
21:41
1984 - A DISTOPIA DE GEORGE ORWELL EXPLICA...
Brasil Paralelo
418,929 views
Por que "Curtindo A Vida Adoidado" se tornou uma referência
15:33
Por que "Curtindo A Vida Adoidado" se torn...
Jurandir Gouveia
91,628 views
O Problema do Controle
15:02
O Problema do Controle
Ciência Todo Dia
300,727 views
Como CLUBE DA LUTA Tira Sarro De Você
13:24
Como CLUBE DA LUTA Tira Sarro De Você
EntrePlanos
426,867 views
como ROMA CRESCEU TANTO?
13:46
como ROMA CRESCEU TANTO?
Tinocando TV
94,151 views
শিক্ষাব্যবস্থা যেভাবে আমাদের ধ্বংস করে দিয়েছে | Exposing the Dark SECRETS of Our Education System
24:02
শিক্ষাব্যবস্থা যেভাবে আমাদের ধ্বংস করে দিয...
Khalid Farhan
353,729 views
Os 10 melhores filmes ruins da história
23:01
Os 10 melhores filmes ruins da história
Jurandir Gouveia
98,241 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com