eu quero mexer no assunto importante para os nossos dias para o nosso tempo como doutrina importante em toda a ela cristã para o nosso tempo devido a uma confusão de pensamentos de ensinos de posicionamentos diferentes acredito que importante que a gente possa né apontar um norte eu quero mexer nos assuntos de lei e de graça não vou falar apenas subir graça porque não dá para falar de um sem o outro evangelho de joão no capítulo 12 versículo 16 17 nós mesmos porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça então lhe disse
por que a lei foi dada por intermédio de moisés a graça ea verdade vieram por meio de jesus cristo primeira ele começa a falar que por intermédio de jesus nós temos recebido da plenitude de deus e graça sobre graça depois antes de voltar a falar de graça ele faz menção de que a lei foi dada por intermédio de moisés mas a graça ea verdade vieram por intermédio de jesus cristo em gálatas no capítulo 3 o apóstolo paulo o ciclo 23 vale a partir do 23 vezes mais antes que viesse a fé estávamos sob a tutela
da lei nela encerradas para essa fé que de futuro haveria de revelar-se de maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a cristo a fim de que fosse uma justificados por fé mas tendo vindo a fé já não permanecemos subordinados ao ayu obviamente a palavra de deus fala de um tempo onde a humanidade esteve debaixo da lei esse tempo tinha um propósito de nos conduzir a cristo e obviamente depois da manifestação de cristo é evidente que as coisas já não estavam como estavam antes isso é um fato e acredito que dificilmente nós
vamos tem discordâncias entre grupos diferentes o problema é aplicação dessas verdades e dessas afirmações bíblicas o que muitas vezes quando se fala sobre lei as pessoas querem presumir de uma forma geral que a partir do momento que a festa revelou em cristo jesus já não existe nenhum tipo de ler e faziam estava pregando sobre obediência alguém me disse ah tá errado porque se você tá falando de obediência presume-se que tem lei e você nunca leu que paulo disse que o fim da lei é cristo tive que explicar para essa pessoa lhe romanos capítulo 10 versículo
4 ele fazia a afirmação de que o fim da lei é cristo isso não significa o fim de todo e qualquer tipo de lei mas de uma lei específica o que eu vejo pessoas em nome da graça tentando anular o sentido de todo e qualquer tipo de leite isso é um grande arquivo livro de hebreus nos diz no capítulo 7 no versículo 12 que onde há mudança de sacerdócio a mudança de lei ninguém nega que o propósito do livro de hebreus é mostrar o sacerdócio de cristo que a segunda ordem de melquisedeque como superior ao
sacerdócio levítico do velho testamento dado por intermédio de moisés a arão ea todos os levitas e a bíblia diz que quando se muda sacerdócio cimo da lei a bíblia não diz que a extinção de lei que a desaparecimento de lei que a sensação de lei diz que a mudança bom então muito importante que a gente entenda o que de fato era a lei o que terminou e o que começou a partir de cristo porque com certeza a definição de graça não é de uma anarquia gospel onde cada um vive por se faz o que quer
ou que dar na sua telha ou que dá na lata nós precisamos também entender o que é a manifestação dessa graça mas jamais vamos poder compreender o conceito do que a graça se não entendemos o que foi a lei e o período vivido debaixo da lei eu sei que num prazo curto como o desse vídeo é impossível esgotar o assunto mas eu quero apenas chamar sua atenção para alguns fundamentos importantes que eu e você precisamos para compreender tanto lei como consequentemente entender gás e um deles é quando o paulo escrevendo aos romanos ele nos faz
a seguinte afirmação e romanos no capítulo 8 e no versículo 3 e 4 o apóstolo paulo diz o seguinte da minha opinião dos versículos mais profundos da epístola aos romanos e de todo o novo testamento o quanto que for a impossível a lei no que estava enferma pela carne isso fez deus enviando o seu próprio filho em semelhança de carne da camisa e no tocante ao pecado e com efeito condenou deus na carne o pecado a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne mas segundo o
espírito então paulo começa a dizendo que a lei estava enferma essa palavra aqui traduzida como enferma ela significa sem força fraca sem energia né é doente impotente incapacitado entrar está dizendo que a lei estava enfraquecida pela carne portanto o impossível que a lei produzisse um determinado nível de resultado mas o que foi impossível a lei paulo está destacando o versículo 4 que o preceito da lei se cumpriu em nosso que andamos segundo o espírito e não segundo a carne então obviamente precisamos entender que um cerne da discussão aqui é que aquilo que a lei não
conseguiu produzir no e a graça conseguiu produzir o que a velha aliança não pode produzir a nova aliança viabilizou o que no antigo testamento não é possível agora no novo testamento se torna possível e o que nós precisamos entender é que o apóstolo paulo não está falando mal da lei e romanos 7 16 ele disse que ela é boa escrevendo a timóteo ele disse que o mandamento é santo justo e bom problema nunca foi a lei no entanto a bíblia está dizendo que a lei estava enferma doente impotente em capacitada pela carne você só vai
entender essa declaração da carne se você olhar o contexto de toda epístola aos romanos então no capítulo 7 o apóstolo paulo começa a falar a respeito um dilema de natureza que também abordado em gálatas no capítulo 5 na no versículo 17 quando ele diz o espírito milita contra a carne a carne milita contra o espírito apesar de haver uma alusão de 1 m maiúsculo sugerindo ser o espírito santo ali que estão eu particularmente não creio nisso tanto na o mano o negócio aos gálatas quase sempre o enfoque de carne e espírito é nova e velha
natureza que fosse o espírito santo lutando contra a carne era para cá tá ganhando de goleada com meu caso de muitos cristãos nós precisamos entender que isso é um conflito de natureza quando nascemos de novo recebemos uma nova natureza mas jesus diz para nicodemos o que é nascido da carne é carne eo que é nascido do espírito é espírito o novo nascimento aconteceu no nível do nosso espírito não houve uma mudança física no seu corpo no dia que você se converteu que você tava com excesso de peso nos com instantaneamente magro se tava com menos
cabelo do que gostaria não vi um repovoamento capilar acontecendo não houve mudança na estrutura da mente ou do conhecimento que você era ruim de cálculo no momento a conversão nos virou um gênio da matemática no dia seguinte a onde as mudanças aconteceram no nível do nosso espelho no entanto nós precisamos entender que a natureza pecaminosa que é o grande problema do homem ela se manifesta desde o início o meu romanos 52 dias por meio de um só homem uma clara referência não entrou o pecado no mundo através do pecado a morte ea morte passou a
todos os homens como pela reprodução natural é por isso que em primeiro aos coríntios 15 paulo dias assim como trouxemos a imagem do primeiro adão nós devemos trazer a imagem do último adão quem esse último adão em romanos 5 colo diz que adão prefigurava o que havia de vir ele é uma figura de cristo não pelo seu comportamento falho mas pelo propósito ao qual ele foi estabelecido e criado por deus para ser um cabeça de raça adão foi criado à imagem e semelhança de deus logo o que deus esperava dele como uma matriz reprodutora porque
essa era a lei da criação que cada um reproduzir segundo a sua espécie é que as réplicas que viesse a partir desse protótipo dessa matriz reprodutora todas fossem parecidas com deus mas quando a não perco ele não apenas e altos a botou ele trouxe um dano ao molde ele comprometeu a produção em série então quando a bíblia fala o modão de uma referência a cristo e primeiro aos coríntios 15 45 a 49 a bíblia diz que o primeiro adão é natural o último é espiritual o primeiro é só um ser vivente o último é um
espírito vivificante o primeiro é terreno e a bíblia diz o último é celestial enquanto o primeiro é chamado de homem o último também homem boo eliminatório quem também é homem mais diferente do primeiro que ação ser vivo é um ser vivificante diferente do primeiro que é só natural ele é espiritual diferente do primeiro que as o terreno é celestial o único que cabe depois dessas exclusões e apenas cristo então está falando de cristo como o último adão significa o primeiro adão não cumprir o propósito ela necessário o outro cristo é chamado de último porque ele
iria cumprir o propósito e depois dele não haveria necessidade de outro o que jesus vem fazer não foi apenas perdoar os pecados cometidos mas nos levar a manifestar a imagem de deus nessa terra então nós por o meu propósito da vinda de jesus não apenas como quem olha para um homem debaixo da lei de seis nunca vão conseguir cumprir essa lei pesada difícil dura então vou arrumar algo mais fácil para vocês de forma alguma onda bíblia mostra que a lei estava enferma doente a mesma disse pela carne porque a vilma natureza de pecado que não
permitiu um homem viver sujeição a lei de deus agora qual é a grande bênção da nova aliança e da manifestação da graça é que o homem agora ele nasce de novo ele recebe uma nova natureza e essa nova natureza pode prevalecer sobre a velha romanos 8 2 dias porque a lei do espírito da vida em cristo jesus te livrou da lei do pecado e da morte gálatas 5:16 desse andava sem espírito jamais satisfazemos as concupiscências da carne enquanto temos apenas uma velha natureza é impossível viver obediência submissão a deus mas agora que recebemos uma nova
natureza ela não necessariamente eliminou automaticamente a velha porque não porque a nova natureza veio no nosso isso e aí junta as seis asus diz o que é nascido do espírito e espírito mas não ter nascido da carne é carne eu pergunto de vez em quando as pessoas quando você nasceu de novo seu espírito recriado que recebeu a nova natureza desencarnou deixou o corpo açaí vagando por aí as pessoas dizem não digo claro que não então significa esse seu espírito nascido de novo com uma nova natureza ele tava gritando dentro de uma gaiola chamada corpo que
a carne onde está a velha natureza e o que começa a acontecer a partir do novo nascimento é um conflito de natureza no entanto isso não é as declarações de paulo em romanos 7 a partir do versículo 15 até o 25 sobre o conflito de natureza não é o que eu classificaria da teologia da derrota a fatídica inevitável pecado porque pela nova natureza ainda que ela não tem eliminado automaticamente a velha por ela nós podemos subir julgar a velha natureza então o que a bíblia nos mostra que agora podemos viver um comportamento diferente então vamos
está dizendo que foi impossível a lei que o homem vivesse aqui obediência porque foi impossível porque ela estava em a carne natureza pecaminosos a bíblia diz agora o preceito da lei qual a razão de deus deus te dado uma lei ele esperava obediência qual era a consequência de sandália obediência bênçãos qual era a consequência de desobedeceu não praticar obediência maldição ou juízo agora quando falamos da nova aliança não estamos falando de ausência de lei hebreus 7 12 diz que onde há mudança de sacerdócio a mudança de lei é por isso que você vai entender que
jesus claramente vem estabelecer a sua própria lei o novo testamento fala sobre a lei de cristo jesus ele estabeleceu mandamentos é por isso que ele disse em joão 14 21 aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama eu tenho visto muita gente dizer que jesus veio falar para o judeu que tava debaixo da lei debaixo da velha aliança e é uma grande bobagem dizer isso porque jesus diz ide e façam discípulos das nações gentias todos os outros povos não judeus eram gentil jesus de cês vão fazer discípulos das
nações vocês oi irís oi gente mousse nome do pai do filho do espírito santo e vocês vão ensinar eles urgente us a igreja do gentil dos discípulos futuros a guardar em tudo o que eu tenho ordenado a vocês é só olhar o ensino de jesus ele dizia os judeus estavam debaixo da lei ouviste o que foi dito aos antigos lei de moisés mas ele dizia eu porém vos digo e vinham uma cliente vir uma atualização porque cristo veio estabelecer a sua lei em joão capítulo 13 versículo 34 e diz um novo mandamento vos dou que
significa o quê que embora não necessariamente sejamos embaixo dos velhos mandamentos no sentido geral não significa que não haja mandamentos para serem obedecidas e a conclusão simplista de muito sexy existe graça não tem mais nenhum tipo de lei como eu falei no início outro dia alguém me disse que estava errado por pregar obediência como se não houvesse nenhum tipo de lei e eu olhei para essa pessoa e falei bom então por que que se paulo depois de dizer que o fim da lei é cristo em romanos das quatro longos depois em romanos 13 fala sobre
nos sujeitamos a lei dos homens eu falei se o que você tá entendendo criatura aqui nós não temos sujeito a nenhum tipo de ler então o próprio paulo não concordou com ele mesmo e não entendeu o que ele tava dizendo a verdade quando paulo fala a respeito do fim da lei acontecer em cristo ele tá falando desse tempo desse período e da lei de moisés obviamente jesus deixa claro que ele estava nos levando um lugar completamente instinto me dizia o visto foi dito aos antigos amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo era a
lei de moisés eu porém vos digo ame os seus inimigos e orem por aqueles que vos perseguem em momento nenhum você vai ver jesus baixando o padrão como quem diz isso é muito difícil vocês praticar cês vão conseguir então eu vou facilitar ele diz o bicho foi dito aos antigos não adulterarás eu porém vos digo qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no seu coração já adulterou com ela momento nenhum você vai ver jesus baixando o padrão pelo contrário ele subiu o padrão o tempo todo a ver você precisamos entender que essa declaração
de que o fim da lei esse período onde ela estava enferma incapaz de produzir resultados ela acontece em cristo em cristo nós vamos entrar no lugar que a lei nunca poder nos colocar qual é o de poder viver plena obediente quando romanos 84 dias a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós ela tá mostrando o que que a manifestação da graça não veio para justificar a vida desobediência que o homem já vivia debaixo da lei o que era impossível com a natureza pecaminosa viver obediência à lei então se nós podemos olhar
para ler embora o propósito é aquela fosse obedecido o resultado é que é impossível ao homem viver obediência mas quando a bíblia está dizendo que o preceito da lei e se cumprir em nós significa na nova aliança a obediência seria finalmente viabilizada por que o que graça não é apenas deus olhando para o meu e o seu pecado e dizendo eu não leva em conta os seus erros graça é muito mais do que isso graça uma força a ditadura por exemplo quando a bíblia fala dos dons ministeriais são dados segundo a graça quando o paulo
fala de ter realizado um ministério muito mais expressivo do que os outros após depois disso não eu mas a graça de deus comigo ele mostra que a graça é uma força capacitador mas ela não a força capacitador apenas para o trabalho a graça é a maior força capacitadora para andarmos em santidade e para podemos cumprir a lei não necessariamente a lei da velha aliança estava cheio de prefeitos que são sombras figuras de bens vindouros mas obviamente as além da nova aliança graça portanto não significa complacência ou permissão para pecar significa o internamento para justamente não
pecar então se a definição de paulo é que a graça finalmente em poder o homem para praticar aquilo que não foi possível debaixo da lei porque porque aqui assim uma natureza pecaminosa que prevalecer e agora na manifestação da graça uma nova natureza natureza de deus e vou e empoderados com a presença ea ação do espirito de deus em nós e a graça é uma força capacitadora para que eu e você possamos andar em santidade um dia alguém me perguntou se eu nunca leu que onde abundou o pecado superabundou a graça eu repliquei para pessoa parece
que você não leu o que paulo fala logo a seguir então nós vamos pegar mais para que tenha mais graça e diz de modo nenhum nós precisamos entender que a ação da graça não é apenas o momento do novo nascimento onde o homem chega e tudo o que deus pode fazer naquele nível de santificação inicial é inocentado de um passado onde os pecados já foram cometidos mas a partir desse momento onde deus nos sentou do passado no justificou de pecados cometidos nós vamos se ver agora o outro nível de santificação progressiva onde somos empoderados para
não mais sermos dominados pelo pecado retribuí offero grande teólogo alemão dizia que é uma graça que nos livra da condenação do pecado mas não do poder do pecado é uma graça barata e manca nós precisamos entender o que é a manifestação da graça de deus em 15 delas para viver o viajante então não posso simplesmente ouvi pessoas agora começando a questionar a gente não estão debaixo da lei o da graça como quem diz se existe algum tipo de mandamento a ser obedecido vocês estão vivendo um retrocesso não nós estamos vivendo avance retrocesso era fase da
desobediência onde era impossível cumprir o propósito de deus para nós que aliás o propósito foi definido antes da fundação do mundo antes da nossa criação que a bíblia diz que deus nos escolheu nele para sermos santos e irrepreensíveis perante ele não podemos olhar para esse assunto e dizer que é periférico secundário na doutrina christa agora como podemos viver a santidade cuja definição não pode estar separada do conceito de obediência porque a primeira edição 34 definir o pecado como a transgressão a quebra da lei o que que é um contraponto o outro lado dessa questão do
pecado é a obediência obediência foi viabilizada pela graça em hebreus no capítulo 4 versículo 16 diz que nós devemos nos o ano da graça o que é um paradoxo aparente contradição com o trono na bíblia na história fala de juízo era cadeira especial de reis e governantes ele só se assentavam nas audiências públicas para julgar mas antes de falar de aproximar desse trono onde nós vamos ser julgado mas ajudados a um contexto do versículo 14 a bíblia apresenta jesus como nosso sumo sacerdote no versículo 15 diz que nós não temos um sumo sacerdote que não
possa compadecer-se das nossas fraquezas mais um que como nós foi tentado em todas as coisas mas a bíblia diz mais sem pecado então primeiro a bíblia define que nós temos um sumo sacerdote e depois definir que ele é alguém te compadece da nossa fraqueza porque ele entende o que é ser tentado ele viveu isso na própria pele mas ele não entende sob o que a ser tentado ele entendo que a vencer o pecado que é não pecar então a bíblia manda eu e você nos aproximarmos do trono da graça para que para achar um socorro
misericórdia graça em tempo oportuno qual é o contexto tentação a ficar socorro na hora da tentação encontrar ajuda em tempo oportuno é esperar cair para acreditar na graça que vai me levantar depois eu não estou negando que se alguém professor ele pode se levantar de restaurado pela graça eu estou dizendo que nós vamos parar de acreditar que tem que cair primeiro para graça e manifestar depois judas diz lá no verso 24 que deus é poderoso para nos guardar de tropeçar paulo dizem primeiros coríntios 1012 aquele que está em pé cuide para que não caia possível
não cair e o que você precisamos entender que é uma graça que vai se manifestar na minha e na sua vida nos empoderando para viver uma vida de obediência então a mudança de lei para gás não significa que a responsabilidade de obedecer desapareceu o que o conceito de lei foi embora significa incapacidade de viver obediência manifesta na nossa natureza carnal foi substituída por um empoderamento sobrenatural o problema é que a maioria dos clientes acredita que tentação é sobrenatural impossível de ser contido o primeiro aos coríntios 10 três não vos sobreveio tentação que não fosse humana
a bíblia define a tentação como humana agora vou te dizer o que é sobrenatural a bíblia diz mais deus é fiel não permitirá que vocês sejam tentados além das vossas suas pelo contrário junto com a tentação vos dará um livramento de sorte que a possais suportar sobrenatural e o livramento em si a manifestação da graça a graça é uma força empoderadora para vivermos a santidade no engano eu olho por uma geração que resolveu acreditar que graça é permissão para pecar é justificativa para viver o fracasso da lei engraçado que quando eles querem justificar esse estilo
de vida ainda dizem para nós que nós estamos querendo viver debaixo da lei não quem está querendo viver uma derrota para o pecado retornou ao tempo da lei onde era impossível obediência tem que andar em vitória vai entender que a graça nos empodera para isso e judas capítulo 1 verso 4 desistam transformando em libertinagem a graça de nosso senhor jesus a graça nunca foi permissão para pecar continua não sendo o que é lei e ela é força capacitadora andamos em santidade que o senhor nos ajude a entender ea viver essa graça como força capacitadora plantamos
em santidade