Oi, eu sou Gustavo Cunha, e Gotham está à beira de uma nova era de caos. Com o submundo do crime mergulhado num vácuo de poder, as ruas agora precisam de um novo rei. Ah, mas que satisfação, Aspira, que satisfação foi assistir a esse primeiro episódio da série do Pinguim, que está sendo exibida pela HBO Max, que, aliás, agora é só Max.
. . até eles resolverem mudar de novo.
. . Confesso pra você que eu tinha algumas reservas quanto a essa série, mas no final das contas, como sempre acontece, não importa o personagem que você pegue pra trabalhar, se você se dedicar à construção dele e da história ao redor dele, ao invés de se focar só na ação e nos efeitos especiais, você nunca vai errar.
Tá aqui mais uma prova disso. Tudo bem, foi só o primeiro episódio da série, mas eu fiquei realmente encantado com a forma como os caras começaram a mostrar por meio de um texto extremamente inteligente o Pinguim como o verdadeiro underdog. Ele é capanga, no máximo um tenente no exército dos Falcone, que começa a enterrar as suas mãos nas entranhas podres de Gotham, pra forçar a subida até o topo da cadeia alimentar.
Muito bem, em primeiro lugar a gente precisa contextualizar a história para saber em que pé nós estamos. Essa série se passa no universo do Batman criado pelo Matt Reeves no filme de 2022, que tem o Robert Pattinson como Bruce Wayne, Barry Keoghan como o Coringa e Paul Dano como o Charada. Lembre-se de que esse é um universo completamente separado do universo de heróis que o James Gunn está criando para a DC.
São coisas totalmente diferentes, certo? Esse episódio começa imediatamente após o final daquele filme do Batman, com o Oz olhando pela janela do escritório, vendo as ruas inundadas de Gotham depois das explosões do Charada que destruíram as barreiras do reservatório de água da cidade. Gotham está mergulhada num verdadeiro caos.
Aliás, ao longo de todo esse episódio, a gente pode ver partes da cidade que foram destruídas no filme de 2022. Tem uma cena aberta que mostra o carro do protagonista andando por um viaduto, enquanto a faixa ao lado simplesmente desabou. No meio de toda essa confusão, o grande chefão da criminalidade, Carmine Falcone, acabou de ser morto pelo charada e isso criou um vácuo de poder no submundo da cidade.
É interessante que nesse início da história, o Oz não tá tramando algum plano de subida ao poder. Ele parece muito mais tentando entender que lugar ele vai ocupar agora aqui o Carmine morreu. Nem mesmo quando o Alberto aparece e é assassinado, o Oz entende que existe ali uma oportunidade para ele.
É apenas quando o cara vai encontrar a mãe, para que os dois possam fugir definitivamente de Gotham City, que ela faz com que ele entenda que existe uma chance de ouro se apresentando nesse momento. Pra que a gente entenda, os Falcones ainda são a família dominante no submundo de Gotham. Após a morte do Carmine, o filho Alberto foi colocado como o herdeiro, mas acabou sendo morto pelo Oz logo no primeiro episódio.
Curiosamente, nos quadrinhos, foi justamente o Alberto Falcone que se transformou no "Assassino Feriado", na icônica história do Batman O Longo Dia das Bruxas. O cara começou a matar membros da própria família e dos Maronis a cada feriado. Nessa história, esses assassinatos são uma grande razão pela qual Gotham começa a se afastar do crime organizado, se entregando lentamente às aberrações, como Coringa e Hera Venenosa.
O Alberto é assassinado pelo Oz por ter desrespeitado o cara, mas ainda mais por ter feito chacota da memória do herói de infância do protagonista, um cara chamado Rex Calabrese. Também conhecido como O Leão, o Rex Calabrese era o pai da Selina Kyle nos quadrinhos, e costumava ser um gangster clássico, que operava em Gotham antes dos Falcones e Maronis. No universo do Matt Reeves a Selina é filha do falecido Carmine Falcone, mas os caras deram um jeito de homenagear o Rex aqui na série do Pinguim.
Enfim, aqui na série, a morte do Carmine e o sumiço do Alberto desorganizam a família e deixam Sofia no comando, criando uma nova dinâmica de poder. A curiosidade aqui é que no passado, os Falcones dominaram Gotham porque compraram gente como o promotor de justiça e o chefe de polícia, além de usarem o "Fundo de Renovação de Gotham" para financiar as suas operações. Mas antes dos Falcones, eram os Maronis que comandavam Gotham, liderados pelo Salvatore Maroni, responsável pela epidemia de Gota, uma substância altamente viciante e letal que circula indiscriminadamente pela cidade.
A família Maroni controlava o tráfico dessa droga, mas o Carmine Falcone, que tinha vários agentes públicos no bolso, organizou uma operação para incriminar os Maroni, o que resultou na queda da família e na prisão do chefão Salvatore Maroni. Isso permitiu que os Falcone assumissem o controle do tráfico de Gota, consolidando ainda mais o domínio do cara sobre o submundo de Gotham. Mas, como também acontece aqui no Brasil, estar preso não significa que não se possa continuar comandando os negócios.
E o grande apoio do Salvatore Maroni do lado de fora da prisão vai ser a esposa dele, Nadia Maroni, que ainda não apareceu na série. Ela provavelmente vai ser tão brutal quanto a Sophia Falcone, embora talvez um pouco mais discreta. É por isso que o Sal Maroni fica tão desconcertado quando o Oz devolve o anel para ele na prisão.
Se antes de tudo acontecer os Marone e os Falconi já se odiavam feito cães e gatos, depois da armação que colocou o Salvatore na prisão, esse ódio vai se intensificar ainda mais. E no meio de tudo isso, o Oz, que não passa de um peixe pequeno, vai precisar ser inteligente para conseguir permanecer vivo. Ainda contextualizando você para os próximos episódios, por conta da morte do Carmine, o Oz é chamado para uma reunião na mansão da família Falconi.
Lá ele encontra dois personagens que também vieram dos quadrinhos, o Milos Grapa, um dos capos do Carmine que trabalhava como guarda-costas do Carmine nos quadrinhos, e também o Johnny Viti, sobrinho do Carmine, e outro subchefe da Família. Apesar de não ser filho do Carmine, o Johnny é segundo no comando há muito tempo, e deveria ser o novo chefe. Curiosidade.
Tanto o Milos quanto o Johnny foram mortos pelo assassino Feriado em O Longo Dia das Bruxas. Mas a grande surpresa, no entanto, é a aparição de Sofia Falcone, filha do Carmine e irmã de Alberto. A personagem está sendo interpretada de forma magistral pela Cristin Milioti.
Com a chegada dela, os planos do Johnny foram por água abaixo e isso pode ter alguma repercussão posterior na série. O grande lance sobre a Sofia é que a moça é completamente psicopata. A propósito, nos quadrinhos originais, a Sofia Falcone se torna conhecida como O Enforcador no arco Vitória Sombria, que é uma continuação de O Longo Dia das Bruxas.
Nessa história ela começa a matar vários membros do Departamento de Polícia de Gotham. Porém, o mais interessante aqui é o fato de que nesse universo do Pinguim, a Sofia já é conhecida como O Enforcador e foi recentemente liberada de seu tempo no Asilo Arkham. Parece que ela enforcou sete mulheres antes de ser presa e foi o próprio papis, Carmine, que deu jeito de ela ir para o Arkham.
Ah, sim, e nós temos um detalhe importante na aparição dela aqui na série. Você vai notar que na primeira cena em que ela aparece, a moça está com um lenço amarrado no pescoço, quase como se fosse um tipo de bandagem. Mais tarde, ela aparece novamente com o pescoço coberto, o que significa que pode haver uma cicatriz ali em algum lugar que talvez tenha relação com o fato de ela ter estrangulado sete mulheres no passado.
Provavelmente, alguma coisa assim vai ser revelada à medida que a série for adiante. O que importa é que a Sofia é tão inteligente quanto o pai, e é a única a sacar que o Oz certamente teve algum tipo de envolvimento com a morte do Alberto. É brilhante a forma como ela diz isso pra ele, enquanto que ninguém mais desconfia do cara.
Na saída do restaurante ela diz: “As pessoas subestimam você, mas eu não. Eu sempre soube que você era capaz de mais”. Olha que demais, velho, a forma sutil como ela diz o que parece ser um elogio singelo, mas que na verdade é uma ameaça escancarada.
É justamente por conta dessa frase que o Oz vai até a casa da mãe pra tentar convencer ela a fugir com ele pra sempre. Ele sabe que a Sophia sabe, e não quer ficar por perto pra pagar pra ver. Mas a mãe dele diz que essa é a oportunidade de ele finalmente conseguir chegar no topo.
A grande curiosidade é que quando o Oz e o Vic estão no metrô pra chegar na casa da mãe do protagonista, eles são abordados por um jovem usando uma máscara preta, que está distribuindo panfletos estampados com um QR code. Esse QR Code e a mensagem secreta que ele contém confirmam que a história do Charada continua mesmo que ele ainda esteja trancafiado no Arkham. Quando você entra no link do QR Code, você é levado ao site Rataalada, o mesmo que The Batman usou em 2022 para o marketing do filme.
No site, nós temos um Chat no qual o que restou dos seguidores do Charada se encontram para organizar uma nova revolução, que vai começar com um encontro no metrô do lado de fora de Crown Point, que aparece nos noticiários do início do episódio como um dos lugares mais afetados pela inundação. O mais legal sobre isso é que os nicknames desses caras aparecem lá no filme do Batman, quando o Charada está fazendo as suas transmissões. Essa série tem vários momentos extremamente sutis que ajudam a construir a narrativa.
Você chegou a se dar conta de que o Oz só vai mexer no corpo do Alberto e levar ele para aquele ferro velho depois que o sol raiou? Que tipo de criminoso opera à luz do dia? Um criminoso de Gotham.
O Oz sabe que durante a noite não é seguro fazer qualquer tipo de serviço sujo, porque o Batman pode estar nas sombras, observando. Outro momento muito sutil é o momento em que o Pinguim finalmente tem a ideia de colocar a culpa pela morte do Alberto Falconi na família Maroni. Você chegou a se dar conta de que ele teve a ideia do plano ao assistir aquela reprise do musical da Rita Hayworth cantando a música "Put The Blame on Mame", no filme Gilda?
A música é uma espécie de anedota, que conta como grandes desastres do passado na verdade deveriam ser atribuídos à mulher que está cantando a canção. O Grande Incêndio de Chicago em 1871, a Grande Nevasca de 1888 na Cidade de Nova York e o terremoto de 1906 em São Francisco teriam sido causados por essa mulher, mas a culpa caiu sobre outros bodes expiatórios. É aí que ele tem o click.
Se você prestar atenção no rosto do Colin Farrel nesse momento, ele parece estar desejando aquela mulher, mas se você olhar bem, ele está tramando o plano que ele vai colocar em prática mais adiante, pra tirar a culpa da morte do Alberto das costas dele. É depois de ver essa reprise que ele coloca o plano em prática, primeiro indo visitar o Salvatore na prisão. Ele nunca quis se tornar um capanga dos Maroni, mas todo mundo, incluindo eu e você, todo mundo achou que era isso que ele queria.
Na verdade, como parte do plano, ele precisava que o anel voltasse para as mãos do Salvatore. O Oz sabia que a Sofia não ia desistir de colocar as mãos nele, e só ia desistir se uma prova muito boa fosse colocada na frente dela. É por isso que ele estava contando que ia ser capturado.
Na verdade, isso era parte do plano que ele armou com o Vic. Enquanto ele estivesse nas mãos da Sofia, o trabalho do Vic seria mandar o corpo do Alberto para a mansão dos Falconi com o dedo mindinho faltando e a inscrição "retribuição". Isso vai fazer com que os Falcone pensem que a morte do Alberto foi obra dos Maroni como vingança por aquela armação pra mandar o Sal pra cadeia e pegar o negócio de tráfico de Gota.
É um plano genial. E aquele final com o Oz e o Vic saboreando uma merecida raspadinha foi o final perfeito pra trazer esse personagem mais pra perto do público. O Pinguim foi criado em 1941, numa época em que os quadrinhos eram escritos tendo em mente crianças com oito anos de idade.
É fantástico ver como um dos personagens criados naquela época pode ser revitalizado, totalmente transformado pra se revelar como uma pessoa que poderia existir de verdade, com muitas trevas dentro de si, mas também com algumas gotas de humanidade. Sendo assim, eu não poderia estar mais feliz com a forma como essa história está sendo escrita e conduzida pela criadora e showrunner da série, a Lauren Lefranc. Pelo menos nesse início, está sendo uma história extremamente inteligente, com atuações sublimes do Colin Farrell e da Cristin Milioti.
Mas é claro que eu quero saber o que você está achando dessa série! Deixa os seus comentários aqui embaixo pra todo mundo ficar sabendo, certo? Não esquece que na semana do consumidor tem aquele cupom bacanérrimo pra você ganhar 15% de desconto nas suas compras no site da Insider.
É só clicar no link que vai estar aqui embaixo, na descrição do vídeo, inserir o meu cupom, GUSTAVOCUNHA15, e partir pro abraço! E eu vejo você muito em breve, cara, até lá, fica com Deus, permaneça bem, permaneça seguro! Uma vez mais, muito obrigado e até a próxima!