a coisa mais constrangedora que pode acontecer com o músico é quando alguém Puxa um Cântico o músico até sabe as notas que contém aquele Cântico só que ele fica ali catando milho procurando e não acha e quando a pessoa tá lá no final da estrofe aí você achou o Tom já era a música Acabou Não precisa mais tocar pessoal esses estudos que eu vou passar todos esses tópicos para você não é um conteúdo Raso é um conteúdo completo de como você trabalhar o seu ouvido a ponto de ouvir alguém puxar uma nota puxar uma música
e você ser capaz de tocar aquela música por isso que esse vídeo vai ser um vídeo longo porque ele vai ter todos os passos necessários que eu fiz para trabalhar o meu ouvido relativo são passos que você vai dar hoje começar a partir de hoje para você nunca mais passar esses constrangimentos que você está em algum lugar alguém começar a cantar e você não saber nem o que fazer e ao final para ver se você entendeu ainda Eu vou dar três testes para vocês eu cantar aqui aleatoriamente pedacinhos de uma música e vocês vão ter
o trabalho de identificar a minha tonalidade quero ver se essa aula vai ser produtiva para você eu vou cantar três músicas e esse vai ser o desafio para vocês descobri a tonalidade que eu estou cantando aquelas três músicas Ok então qual que é a minha meta aqui como ter um excelente ouvido para tocar na igreja é em apenas uma aula com 10 passos eu consiga abrir o seu ouvido para que você não venha se perder mais no meio das músicas ou quando um cantor puxa uma tonalidade e você fica ali procurando as notas o primeiro
passo que nós temos que aprender o ouvido ele é muito relacionado com um canto com a percepção de você solfejar só que nós não vamos trabalhar o nosso solfejo nós vamos trabalhar o ouvido para identificar as notas que estamos só ofejando é diferente isso e como que a gente trabalhou o ouvido para identificar as notas você também vai precisar entoar então eu vou fazer qualquer nota como eu não tenho absoluto eu não vou saber eu vou ter que procurar poderia usar uma nota gravada né aula não ficaria tão Viva como eu explicar fazendo na raça
o que que acontece porque a vida é ao vivo pessoal não é teoria quando você tá aí no meio do louvor e entra uma situação como essa que vai te constranger porque se você não sabe se vai ficar constrangido a gente precisa trabalhar isso então Veja lá eu vou entoar eu não tenho ouvido absoluto eu vou então a qualquer nota aqui esse aqui é o primeiro passo para nós trabalharmos o nosso ouvido relativo então o primeiro passo é cantar e descobrir as notas no teclado achei você não precisa fazer afinadinho e até bom que não
seja mesmo porque geralmente Quem vai puxar às vezes não tem afinação Mas você tem que procurar fazer o Acorde correto e achar aquela Tom que ele colocou porque daí ele vai se encaixar dentro da harmonia ou seja o músico apoia o cantor Ok então vou fazer uma outra nota achei [Música] outra nota [Música] fá sustenido você pode ser tecladista iniciante pianista iniciante você vai entoar e vai fazer o que eu estou fazendo aqui vai procurar as notas Vamos agora para o segundo passo para nós trabalharmos o nosso ouvido relativo o segundo passo que nós vamos
dar aqui é cantar as notas da escala maior Ok como que é isso você vai tocar a escala [Música] se você for mulher você pode tocar partindo do dó Central Então você vai tocar e vai cantar se você for homem você vai fazer isso uma oitava abaixo [Música] Qual que é o próximo passo só vai dar a primeira nota e cantar o resto do ré mi fá sol lá si eu conferir [Música] lá só Fame é legal não ficou exatamente na frequência das notas aqui da escala mas o que que foi importante eu cantei todos
os graus da escala sem Dente descendente não importa a tonalidade o que importa são os intervalos que é feito a escala Tom sement Tom Tom Tom Tom semitom isso é importantíssimo quando você trabalha Isso você já tá trabalhando a percepção é mais fácil você perceber um grupo de notas do que uma nota só uma nota só quem é bom de perceber isso é quem tem ouvido absoluto para nós que temos ouvido relativo nós dependemos de uma nota para entendendo Qual que é a distância que estão as outras quer ver uma prova disso quantos de vocês
já passaram por essa experiência Você precisa em algum lugar você não tem GPS e você lembra o lugar onde é mas você esqueceu o caminho que você fez quanto já passa por isso aí você poxa eu vou tentar aí e quando você começa aí a sua visão com as ruas e com o local ela começa a esclarecer isso vai se revelando até você chegar no ponto de chegada porque por causa do relativo da mesma forma que acontece com a gente dirigindo Se bem que hoje é Difícil acontecer isso por causa dos aplicativos que vai levando
a gente certinho mas Antigamente era assim então o nosso ouvido relativo ele faz a mesma coisa ele pega Aquela quantidade de notas e relaciona o segundo passo é você cantar a escala ascendente e descendente a escala maior para Cada passo desse pessoal é há um exercício Você precisa fazer os exercícios Ok ainda nesse exercício nesse passo dois você vai fazer assim ó dó ré mi fá aí eu vou tocar a nota fá para conferir se eu tô cantando certo beleza vou parar em qualquer nota da escala vou dar referência do ré mi fá sol tá
vendo Então você vai fazendo e conferindo e você vai fazer isso ascendente descendente também vai ser muito importante para você esse é o terceiro passo onde nós vamos trabalhar o nosso ouvido relativo a gente vai agora Cantar as notas da escala menor natural Ok menor natural se você é mulher você vai cantar partindo dessa textura do seu piano e quem é voz masculina uma oitava abaixo você vai fazer [Música] Você pode cantar um mi normalmente não precisa ser mi bemol ou la Bemol ou Si Bemol não precisa falar simplesmente você entende que a escala é
uma escala menor e você vai entoar falando a nota como ela é dando a tonalidade que é necessário e esse estudo da escala menor [Música] Esse estudo da escala menor você vai fazer igualzinho eu passei o exemplo na maior depois você faz a fundamental canta a escala beleza confere Na oitava de cima se foi tudo bem Depois que você fez isso você vai dar fundamental vai cantar um pouco da escala e vai ver se você parou na nota corretamente igual fizemos na escala maior agora vamos para o quarto passo aonde vamos trabalhar o nosso ouvido
negativo para esse quarto passo se você está curtindo essa dica eu peço a você que você se inscreva no canal Se você não for inscrito deixe seu like também para não esquecer compartilhe pessoal em suas redes sociais leve essa informação né abençoa outras vidas que eu tenho certeza que você será muito abençoado e também vai me abençoar Essa é a lei da semeadura tudo que a gente planta a gente vai colher no quarto passo pessoal nós precisamos saber a terça de cada acorde maior e menor são muitos acordes não são 12 tons que a gente
precisa decorar todas as tríades maiores depois 12 tons para decorar todas terias menores não não esquece isso pensa no seguinte se você descobrir apenas em um acorde se você tiver a percepção apenas em um acorde de descobrir o que é terça maior e terça menor você matou a charada dos tantos outros porque a percepção vai ser a mesma para todos não importa qual a tonalidade o importante é você ouvir e perceber a categoria do acorde Então veja lá vamos mostrar aqui em dó então você vai tocar o acorde Então você vai procurar cantar a terça
do acorde maior vai conferir de novo pode ser falando am o que você quiser ok agora nós vamos fazer a trilha de menor [Música] bater a terça vamos tocar [Música] Vamos para o maior vai fazendo comigo pessoal mais uma vez menor só vocês [Música] façam o maior vamos ver mais uma vez só vocês [Música] o menor [Música] mais uma vez o menor [Música] você vai trabalhar isso todos os dias até você perceber isso sem precisar ficar tocando a nota isolada para perceber o Tom que ela está OK quando você faz isso em dó o seu
ouvido ele abre para as outras tonalidades também quer saber como você pode estudar online e ter resultados como aulas presenciais diferente de um curso as minhas aulas são personalizadas para cada aluno eu trabalho individualmente e semanalmente quer saber mais meu contato está aqui na descrição este aqui é o quinto passo Já estamos na metade onde nós vamos trabalhar o nosso ouvido relativo o quinto passo você vai tocar as notas da Tríade arpejando e vai cantar [Música] no começo talvez você não perceba faça juntos [Música] tome sol me dou vou fazer a pegadinha comigo mesmo quero
saber se o Mi tá certo tome legal [Música] dormir sol me sol sou sou eu tô cantando muito abaixo ok pessoal Deixa eu fazer aqui embaixo que a voz masculina voz feminina pode fazer uma oitava acima você pode fazer conferindo tome sol me sol [Música] me tá vendo vai fazendo essas pegadinhas com você mesmo esse foi o maior vamos fazer também ainda nesse quinto passo nós vamos fazer também com o menor dorme sou mito mais uma vez tome solto sozinho [Música] vou ver se eu tô fazendo me corretamente dormir Beleza vou ver se eu tô
fazendo só corretamente dorme só sol legal você entendeu Como vai ser o processo você faz e confere para ver se você tá indo para o caminho certo Este foi o quinto passo este sexto passo pessoal ele já faz parte de quando a gente descobre o tom do cantor para onde que nós vamos porque você pode ser um bom especialista nisso o cara bateu a voz lá você já pomba meteu o acorde mas e depois que que você vai fazer você sabe para onde vai harmonia para onde vai o Acorde então o que que é necessário
agora nesse passo é o passo mais tático que a gente vai dar você tem que saber o campo harmônico porque todas as músicas elas passeiam pelo campo harmônico porque quando o cantor começa a cantar que que ele está fazendo escalas se a música é menor Ele tá fazendo a escala menor se a música é maior ele está fazendo a escala maior Então você precisa saber o campo harmônico de cada escala Ok maior e menor você tem aqui ó o dó vou passar na tonalidade de dó a sua mente ré menor mi menor fá maior tudo
em Tríade sol maior lá menor se meio diminuto e o dó Este é o campo harmônico O que que você precisa entender dentro desse campo harmônico que existem três acordes maiores e três acordes menores e um acorde é diminuto só isso quais são os acordes maiores dó fá sol ele tem uma característica que a gente já por ter estudado a função das terças aí e ter cantado você já entende que ele tem uma categoria diferente não vou usar o termo é mais alegre ou é mais triste no menor porque existem músicas em tonalidades menores que
elas são muito alegres e existem músicas que são na tonalidade maior que são tristes tudo depende de como você vai conduzir Então esse termo que a galera é muito usa eu não gosto de adotar os acordes maiores dó fá sol os menores ré menor mi menor lá menor tá bom e o diminuto é o si né que é o de sétimo grau isso você deve fazer em todas as tonalidades tem que transpor isso não tem jeito somente em tríades Não Precisa encher de tensão não porque a categoria do acorde é que faz toda a diferença
na hora que você vai procurar as notas para acompanhar o cantor para a tonalidade menor relativa menor é a mesma história a gente tem o lá menor Vamos fazer as mesmas notas da escala maior só que começando pelo sexto grau Ah mas é são as mesmas notas eu preciso aprender você precisa saber porque quando você começa fazendo em lá muda a concepção de Tom semitom uma particularidade diferente da maior Então você tem que saber fazer lá menor se diminui do maior ré menor e Menor fá maior sol maior e lá menor o sétimo passo é
depois que você trabalhou o campo harmônico maior e menor você saber fazer o 251 é a progressão mais importante que existe cada nota dessa Tem uma função veja lá esse acorde aqui o dois parece que ele quer se movimentar para algum lugar E aí a gente vai para o quinto o quinto ele quer resolver ele tá no Ápice dele e aí você resolve fazendo o dó e o Dolly daquela relaxada parece que aquele fica instável aquele tensiona e aquele quer ir por algum lugar aí ele vai e relaxa Então essas três funções você precisa perceber
e o 251 é as principais funções para você perceber isso na tonalidade menor é importante usar a escala harmônica porque na escala harmônica o quinto grau ele é dominante ela tem fundamental segunda terça menor quarta quinta sexta menor sétima maior ok então nós Montamos o campo harmônico respeitando essas notas tá menor já vai mudar da escala menor natural se de minuto doco a quinta aumentada é menor com sétima mi maior tá vendo dificilmente usamos a escala menor natural geralmente é menor harmônica porque exatamente por causa do quinto grau que tem que ser maior então fica
muito mais fácil você estudar 251 menor harmônico veja como é que fica de minuto quinto grau e primeiro grau [Música] o oitavo passo pessoal é um estudo que eu chamo de bom dia piano todo dia quando você acordar a primeira coisa que você vai fazer no seu pêno ligou ele você vai dar o bom dia para ele Qual que é o Bom dia piano isso aqui ó [Música] Esse é um bom dia piano só que não é o Bom dia piano só tocando Ok tem que cantar você vai cantar a escala cromática Ou seja que
tem todos os tons Quando você vai trabalhando isso pessoal Você não sabe a riqueza que você tá traindo para Sua percepção se você quiser fazer pode fazer também [Música] tá vendo quando entrar o sustenido você só entrou o mesmo ré na tonalidade que você tá tocando [Música] Não importa se falhar a voz e ficou um pouquinho fora o importante é que você tá trabalhando tá trazendo isso para Sua percepção [Música] de novo [Música] esse é um bom dia piano ligou o seu teclado a primeira coisa estudo de percepção auditiva eu quando eu tiro música de
ouvido a primeira coisa que eu presto atenção é no movimento do baixo das fundamentais dos acordes como nós trabalhamos o campo harmônico e o campo harmônico maior e menor aqui eu só vou dar o exemplo no maior porque vai funcionar a mesma coisa para o menor eu quando estou tirando música de ouvido eu presto muita atenção no baixo na Cadência que está acontecendo Então quando eu vejo um baixo assim ó [Música] aí eu falo Poxa eu não preciso saber que é sol aqui eu estou vendo eu escolhi fazer essas notas eu escolhi fazer então aqui
beleza mas só que quando eu estou ouvindo isso numa música o baixista fazendo o que que eu preciso ter Na minha percepção ele tá fazendo um [Música] dois cinco um e automaticamente eu sabendo isso eu preciso entender que o um é um acorde maior olha olha como é importante essa informação os seis é um acorde menor o dois é um acorde menor os cinco é um acorde maior eu não sei o Tom ainda e quando eu chego no piano que eu achei a primeira nota é só aí eu já sei o que que tá acontecendo
ali você entende eu já sei as notas que estão acontecendo mesmo que eu ainda não peguei no piano eu já sei o que tá acontecendo aí você escuta uma outra progressão aí você escuta eu tenho que entender o seguinte um cinco seis quatro e aí eu volto por um [Música] E aí eu tenho que automaticamente já saber quais são as categorias desses acordes maior dó maior só o maior lá menor a maior eu não preciso que alguém fale para mim olha eu acordei de dó maior não às vezes você tá tocando na banda se o
cara faz aquilo no baixo aí é menor aqui é de minuto aqui é maior aqui é menor Então você consegue identificar isso só com baixista fazendo as fundamentais E isso se você estudou previamente o que eu passei sobre o campo harmônico maior e menor eu vou cantar agora depois de toda esses estudos que você teve com essa disciplina que eu passei você estudando isso você está Já apto para pegar uma tonalidade que o cantor puxar eu vou puxar qualquer música aqui eu não vou saber o Tom porque eu não tenho ouvido absoluto e eu vou
procurar o meu tom eu não vou tocar para eu saber o Tom que eu vou entrar não eu vou cantar exatamente o que acontece na igreja pastor ou a irmã entra cantando e você vai procurar o Tom Então vamos lá pegar uma música aqui sem eu tocar no piano eu vou começar a cantar e vou tentar achar o Tom aqui ok grande é meu Deus [Música] [Música] então quando você faz isso Você realmente está trabalhando o seu ouvido de fato você tá se Expo as situações que são constrangedoras quando acontece isso no culto Mas você
vai parar com isso fazendo esse tipo de trabalho procure passar por todas as etapas anteriores vou fazer mais uma vez o quão grande e outra tonalidade quão grande é meu Deus cantarei Quão Grande é Meu Deus todos vão dizer Quão Grande é Meu Deus esse tipo de estudo é muito bom você fazer com você mesmo você vê que eu cantei de vários tons diferente eu não sabia fiquei catando milho é assim que funciona então isso é muito importante se exponha isso dentro aí do seu quarto que quando você tiver na plateia você não vai passar
constrangimento você vê que eu fui procurando pela escala cromática né meu Deus cantarei Quão grande agora eu cantei em só o Bemol ou faço tenir como você quiser percebe mas o que que eu fiz eu vou usar na escala cromática para descobrir o Tom não fica fazendo com um acorde porque você vai atrapalhar o cantor se você fizer isso a dica que eu dou deixa o teclado bem baixinho e você procura pela escala cromático Tom pegou o Tom aí você aumenta e já sai dando esse suporte para o cantor olha essas dicas como são preciosas
pessoal agora é um teste é para saber se você assimilou tudo que eu passei aqui obviamente pessoal você vai passar por todas essas etapas e vai levar um tempo talvez ali semanas para você trabalhar isso mas se você trabalhar isso você vai descobrir as tonalidades que eu vou cantar aqui eu também não vou saber e nem vou tocar porque agora é um teste para vocês vou cantar três pedacinhos de música só dando a primeira deixa e vocês vão descobrir qual Tom que é Ok vamos lá primeiro a música vou cantar o que aqui Em Espírito
Em Verdade vamos lá em espírito Em verdade te adoramos te adoramos pronto você vai descobrir o Tom e você vai deixar aqui nos comentários em quero ver quem está passando e tá indo bem nessas etapas outra música que eu vou cantar aqui bendito seja o cordeiro que na cruz por nós padeceu bendito seja o teu sangue que por nós pecadores perdeu a próxima Deus meu pai meu farol meu preciso como eu preciso depois eu vou ouvir o que eu cantei vou pegar a tonalidade para eu saber se você encontrou o tom do que eu cantei
aqui quero ver qual que vai ser aptidão de vocês depois que você trabalhou tudo isso a chegar a tirar essas três músicas deixa aqui nos comentários as tonalidades das três músicas que eu cantei aqui se você foi Guerreiro chegou até o final comente aqui eu fui até o final e eu vou te cumprimentar aqui nos comentários estudos que tem muitos conteúdos pessoal muita informação são muito relevantes para o seu aprendizado se inscreva no canal deixe seu like no vídeo E compartilhe em suas redes sociais até o próximo fui