gente hoje é a última palestra nessa série sobre comparação comparativo do cristianismo com alguns movimentos alguns dentro do cristianismo outros fora com o objetivo de nos ajudar a enfrentar quando encontrarmos pessoas que têm essas ideias e também entender melhor a nossa fé Então eu não sei se vocês perceberam isso mas a medida que a gente estuda O negativo né ou o que a gente acha que tá errado a gente é levado a examinar também o que que a gente considera que é certo então no certo sentido o estudo de religiões e de seitas É também
um estudo sobre o cristianismo especialmente a gente faz o contraste e a comparação então o alvo durante esses dias foi exatamente expor outras concepções religiosas que há no mundo a luz daquilo que nós acreditamos E hoje nós vamos terminar falando sobre o adventismo do Sétimo Dia que provavelmente vai ser o assunto mais delicado o Meu Alvo vai ser entender trazer para vocês o pensamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia suas doutrinas consideradas mais controversas e comparar com aquilo que o cristianismo histórico em geral acredita muitas muitos evangélicos consideram a igreja adventista como evangélica também e
Especialmente porque os Adventistas declaram acreditar nas mesmas doutrinas Que Nós cremos por exemplo a Santíssima Trindade eles creem da área de Cristo não questionam o nascimento virginal de Jesus também não discutem isso aqui Cristo teve uma vida que Cristo morreu na cruz Pelos Pecados isso eles não discutem que ele ressuscitou dos mortos e subiu à direita do pai também é uma doutrina Adventista então tem muita coisa que eles crêem que é bastante não é similar aquilo que nós acreditamos recentemente alguns estudiosos do adventismo eles têm chamado atenção para o fato de que os Adventistas vêm
trabalhando em prol de minimizar a imagem negativa que eles têm no meio evangélico porque nós sabemos que para muitos evangélicos os Adventistas são eles são membros de uma seita então o programas como está escrito Voz da Profecia ou grupos musicais como Prisma Arautos do Rei fazem muito sucesso entre os evangélicos os CDs musicais podem até ser encontrados em livrarias evangélicas então a essa tentativa de aproximação É certo que nós encontramos aspectos bem positivos dentro da igreja adventista seu programa de saúde eles têm muito bons nisso a manutenção de hospitais e de escolas educação adventista é
muito boa também e o cuidado que eles têm com órfãos e uvas e necessitados mas o meu propósito hoje não é entrar nessa área mas simplesmente Fazer uma comparação teológica das principais doutrinas adventistas características do adventismo e aquilo que nós acreditamos Então vamos seguir o mesmo padrão vamos começar aqui com um histórico importante você entender como é que surgiu a igreja adventista porque isso vai explicar muita coisa no início do século XIX houve no mundo todo no Mundo Cristão um despertamento do interesse pela vinda de Cristo a vinda de Cristo passou a ser o alvo
de sermões de estudos programas de rádio havia uma preocupação e o interesse Muito grande em torno disso aí E especialmente entre os cristãos os Estados Unidos palavras que a vida de Cristo estava próxima que nós vimos estar preparados é nessa época também que surge o que mais tarde ficou conhecido como movimento dispensacionalista um pastor batista do Estado de Nova York chamado William Miller E era uma dessas pessoas assim mais conhecidas pelos seus estudos e pregações a respeito do assunto e um dia ele estudando Daniel Capítulo 8 verso 14 que se referia vinda de Cristo para
purificar o Santuário ele fez uma interpretação que serviu de base para tudo mais que vem em seguida o texto de Daniel 8:14 diz assim o Anjo me disse o Anjo falando a a Daniel é uma visão que Daniel teve quando estava lá cativo na Babilônia um anjo do Senhor lhe apareceu e disse até 2.300 tardes e Manhães e o Santuário será purificado a interpretação é tradicional aqui é que essa purificação do Santuário era uma referência à vinda de Cristo e que ele então purificaria a casa de Deus o povo de Deus pelo derramamento do seu
sangue na cruz essa foi a interpretação é interpretação histórica tradicional Mas aí o Miller entendeu que isso significava que a partir do dia em que a nação de Israel a partir da carta que Esdras recebeu autorizando a sua saída lá da Babilônia contando 2300 tardes e Manhães ele chegou fez uma conta e chegou a conclusão de que Cristo Voltaria a terra em 1843 então ele calculou da seguinte maneira 2.300 tardes e manhãs contando a partir do ano 457 antes de Cristo que é a data do retorno de Israel a terra prometida ele fez uma conta
que Cristo então voltaria para purificar o Santuário Terrestre aqui voltaria em Glória no ano de 1843 quando ele chegou a essa conclusão era o ano de 1818 e 1818 ele fez essa conta então tinha ainda 25 anos pela frente então ele começou a pregar daqui a 25 anos Jesus Vai Voltar e ele começou a pregar em todas as igrejas que lhe abriram as portas e por conta daquela efervescência em torno do assunto retorno de Cristo o grupo inicial de 50 pessoas passou para 100 mil rápido muita gente começou a seguir Miller nessas ideias muitos crentes
doaram suas lavouras Venderam suas casas se prepararam para receber Jesus no dia 21 de março de 1834 que foi a data marcada por Mila e Finalmente chegou o dia e o evento esperado muitos crentes subiram no telhado de suas casas vestidos de branco esperando então que Jesus Cristo voltaria em 21 de março de 1843 mas esse evento esperado não aconteceu e aí houve uma perplexidade muito grande então o Miller revisou os cálculos e ele descobriu que tinha cometido um erro de um ano então ele remarcou para o ano seguinte no mesmo dia 21 de Março
só que dessa vez em 1844 E mais uma vez quando a data chegou grande expectativa pessoal no telhado todo mundo preparado tudo vendido esperando e não aconteceu então Miller fez outro cálculo e ele indicou que seria no dia 22 de outubro do mesmo ano não era 21 de Março mas mais 22 de outubro Daquele mesmo ano mais uma vez estou de expectativa todo mundo esperando e Cristo não veio Miller então dando uma prova de toda sinceridade e honradeis ele confessou simplesmente que havia se equivocado em seu sistema de interpretação bíblica e a partir daí nunca
mais ele falou nesse assunto ele reconheceu que tinha errado mas os seus discípulos não deixaram barato eles não estavam dispostos abandonar a mensagem e dos que o haviam seguido três acabaram se reunindo para formar uma nova igreja baseada numa baseados numa nova interpretação dos cálculos do Miller e o principal deles aqui foi um fervoroso discípulo de Miller chamado Iran Edison que era inclusive Amigo pessoal de Miller ele diz que no dia seguinte depois da grande desilusão a grande desilusão é o nome que se dá ao dia 22 de dez de 1844 que no dia seguinte
a grandes ilusão portanto no dia 23 de outubro 1844 Ele disse que teve uma revelação e nessa visão que ele teve eu vou ler literalmente o que é que ele escreveu tá no livro administração da igreja página 20 que é um dos livros oficiais do adventismo o Edson disse o seguinte eu vi distinta e claramente que nós somos sacerdote Jesus Cristo em vez de sair do lugar santo do Santuário Celeste para vir a Terra no dia sétimo do mês ao fim de 2300 dias na verdade ele entrava naquele dia pela primeira vez no segundo compartimento
do Santuário e tinha uma obra realizar no lugar Santíssimo Antes de Voltar à terra para você entender o que Edson tá dizendo aqui você tem que lembrar como era a estrutura do Tabernáculo e mais tarde do templo em Israel que foi construído de acordo com as orientações que Deus deu a Moisés havia no espaço quadrado gigantesco você tinha primeiro Pátio dos gentios onde ficava o pessoal que não poderia participar porque era gentil e a partir dali para frente você tinha um espaço que era ocupado pelo Santuário e na entrada do Santuário você tinha Altares para
sacrifícios tinha Altares para queima de incenso e lá dentro do Santuário tinha um outro Santuário menor que era chamado o santo dos santos naquele Santuário só entravam sacerdote o sumo sacerdote uma vez por ano levando sangue de um novilho que era morto de acordo com prescrições especiais que Moisés havia feito e ali ele derramava o sangue na arca da aliança que tinha os dez mandamentos e que era guardada lá dentro aquele o sangue daquela daquele animal era derramado sobre a tampa da arca que era chamada de propiciatório é daí que vem a expressão fazer propiciação
Pelos Pecados é o derramamento do sangue em cima da tampa da arca da chamada de propiciatório por isso que Paulo lá em romanos capítulo 4 se refere Capítulo 3 se refere a Jesus como sendo ele é o nosso propiciatório ele é a propiciação pelos nossos pecados a figura é essa então isso era lá dentro do Santuário Então o que Edson disse é que no dia 22 de dez de 1844 conforme Miller havia Miller tinha acertado a data ele só se equivocou no movimento Jesus de fato entrou no santuário mas não no terrestre ele entrou no
santo dos santos lá nos céus né ele fez um movimento Até agora ele estava apenas no Santo Lugar que era fora mas agora ele faz um movimento e entra lá no santo dos santos para fazer investigação pelos nossos pecados e terminar Purificação que ele havia começado aqui na terra Então essa foi a visão que o Edson teve e que foi chamado de a grande Revelação Edson com isso disse que Miller Não estava equivocado em relação a data mas em relação ao local e diz que na verdade Cristo havia entrado ali no santuário Celeste para fazer
a obra de purificação E aí ele chamou o seu grupo e compartilhou as boas novas e aí outros dois grupos se juntaram a eles um grupo dirigido por Joseph Bates que dava muita ênfase e a guarda do sábado o Miller já falava alguma coisa o Irã Edson também falava disso mas o Bates era o que insistia na guarda do sábado ele esse grupo se juntou e havia um terceiro grupo dirigido por uma senhora chamada a essa altura solteira chamada ela em G White que dava muita ênfase aos dons do Espírito Santo Então se juntam esses
três grupos o de Edson com a visão do da entrada no santuário Celeste o do Bates com a ênfase no sábado e de Ellen White enfatizando os dons do Espírito Santo e Aí surge o movimento Adventista Então nós vamos concentrar mais no grupo que seguiu ela no White e que deu base para o surgimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia era no White desde cedo ela começa a reivindicar ser uma profetisa da parte de Deus e que recebia de Deus revelações autoritativas e os seus seguidores já reconheceram como sendo de fato profetiza essas revelações de
Ellen White foram publicadas na forma de livros e outros escritos e contribuíram em muito para formação das doutrinas dos Adventistas e para a expansão da igreja ela e posteriormente o seu marido disseminar amplamente os ensinos proféticos e doutrinários por meio de revistas e livros por meio de revistas e livros muito bem embora a igreja adventista vai afirmar que a bíblia é a sua autoridade maior ainda crer que Deus inspirou Ellen White em sua interpretação das escrituras e em seus conselhos isso eu vou mostrar para vocês mais adiante a prova a obra-prima da senhora White o
livro mais conhecido dela é o grande conflito que eu tive oportunidade de ler todinho de cima abaixo e que é um livro que usa Adventistas recomendam sempre é o livro que eles usam para evangelismo né Manda a pessoa ler o grande conflito de Ellen White esse livro já foi editado em mais de 30 línguas e tem uma vendagem superior a 2 milhões de exemplares no mundo todo ela também escreveu outras obras que são vida de Jesus patriarcas e profetas Veredas de Cristo desejaram de todas as nações inúmeros artigos há muita coisa muito material existem além
da Igreja Adventista do Sétimo Dia que é mais importante outros grupos que se derivaram se dividiram se separaram o movimento Adventista ele não é um movimento uniforme Então como por exemplo dentro dos Batistas você tem Batista Regular Batista da convenção você tem Batista Bíblica Batista reformada então tem várias linhas mesma coisa dentro da igreja presbiteriana assim também dentro do Adventista você tem várias linhas e algumas delas divergem algumas coisas as mais importantes são Adventistas da Promessa Igreja Adventista do pacto mas a mais importante é a Igreja Adventista do Sétimo Dia conhecida como sabatista ou sabatismo
e é nela que nós vamos concentrar aqui lembrando que nem todos os Adventistas Eles seguem exatamente essas doutrinas dependendo por exemplo eu sei que a Adventista da Promessa ela é mais carismática e um pouco mais evangélicao mas o pessoal da Adventista do Sétimo Dia se concentra mais nos estilos de Ellen White algumas doutrinas mais polêmicas do movimento de Ellen White e depois da igreja que foi formada em torno das ideias dela e que são mantidas até hoje pelos Adventistas primeiro exclusivismo da Igreja Adventista artigo de 2001 da Revista Adventista página 10 a revista de março
de 2001 eu creio no futuro brilhante do movimento Adventista porque não somos uma simples igreja entre as demais Nós somos o remanescente de Deus para o tempo do fim no certificado de batismo que é fornecido pelos Adventistas onde tem as perguntas tem que ser feitas aos catecúmenos tem a pergunta de número 13 que é a seguinte você crer que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica tem aqui uma outra citação que é do livro da revista deles nos Estados Unidos dele revista deles ele diz o seguinte isso aí é
o artigo de 12 de setembro de 1893 as igrejas denominacionais caídas são Babilônia presbiteriano Batista a Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas o vinho do erro esse vinho é composto de doutrinas falsas como a imortalidade da Alma que os Adventistas não crêem que a alma continua a existir né depois da morte Então disse que se uma doutrina falsa é um erro Pagão o tormento eterno dos ímpios eles também não crêem na no inferno eterno A negação da existência de Cristo antes do seu nascimento em Belém eles acham que Cristo já existia corporalmente antes de
encarnar a nuvem de Virgem Maria isso aí nós vamos chegar mais adiante né E também porque eles defendem o primeiro dia da semana acima do santo dia de Deus que é o sábado várias igrejas apresentam o mundo estes erros e outros semelhantes cumprindo as escrituras que dizem que todas as nações beberam do vinho da Ira da sua prostituição Então as outras religiões as outras denominações né Elas são seita e são Babilônia eles são o remanescente de Deus para o último tempo vocês lembram a primeira palestra que uma das características que eu dei de uma seita
é exatamente que elas acham que são o grupo exclusivo de Deus reservado para os últimos tempos é a mesma coisa os Mórmons o Islamismo nós vimos isso o espiritismo Allan Kardec dizendo que é terceiro e última Revelação e não pode ser diferente também os Adventistas pensam assim doutrina de Cristo a igreja adventista declara sobre Jesus no seu livro nisto cremos fundamento 4 Deus o filho Eterno encarnou-se Em Jesus por meio dele foram criadas todas as coisas revelado o caráter de Deus efetuar a salvação da humanidade julgado o mundo sendo para sempre verdadeiramente Deus Ele se
tornou também verdadeiramente homem Jesus o cristo concebido do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria tudo certo como eu disse Nós também pensamos assim mas há dois pontos polêmicos na doutrina de Cristo na igreja adventista O primeiro é que eles dizem que Jesus Cristo é o Anjo Miguel que aparece no Antigo Testamento isso aqui conforme afirma Ellen White no seu livro Os patriarcas página 366 a base que eles usam para isso é a passagem de Judas 9 onde o Arcanjo Miguel aparece para disputar com Satanás a respeito do corpo de Moisés vou ler aqui para
vocês porque ninguém lê o livro de Judas pensando que é o Iscariotes mas não é não é outro Judas Você já leu o livro de Judas e eu ler livro de traidor um volei isso o cara que traiu Jesus não gente é outro Judas né não é o Judas traidor Judas novas com tudo o Arcanjo Miguel quando contem dia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés não se atreveu a proferir Juiz inflamatório contra ele pelo contrário disse o senhor te repreenda na interpretação Adventista é esse Miguel aqui na verdade era Jesus
Cristo eu vou ler o que é que a Ellen White é disse a respeito dessa passagem no livro rightings Cadê ele de 1882 página 164 Moisés passou pela morte mas Miguel veio e lhe deu vida eterna antes que seu corpo visse a corrupção Satanás tentou segurar o corpo reclamando como seu mas Miguel ressuscitou Moisés e tomou para o céu Satanás re cruelmente contra Deus acusando de injusto permitindo que sua presa fosse tomada dele mas Cristo não repreendeu o seu adversário humildemente se submeteu ao pai dizendo o senhor te repreenda ou seja para Elen White o
Arcanjo Miguel lá na verdade é Jesus Cristo ela eles acreditam que Jesus Cristo já existia e aqui é preciso antes da Encarnação é preciso aqui fazer uma explicação o que quando a gente fala na eternidade de Cristo a gente fala na eternidade do filho de Deus a segunda pessoa da Trindade ela sempre existiu junto com o pai com filho mas houve um momento na história em que ela encarnou tomou forma humana e foi a dois mil anos atrás no ventre da Virgem Maria e na pessoa de Jesus de Nazaré antes disso ele existia como sempre
existiu como Deus ele não existia numa forma como de um anjo ou de um ser criado ou qualquer outra coisa como às vezes transparece no pensamento Adventista mas é um ensinamento deles aí segundo ponto da doutrina de Cristo que a gente estranha um pouquinho não muito é que Jesus que a natureza que Jesus assumiu era uma natureza pecaminosa que Jesus tinha pecado e aqui eu vou ler a o livro estudos bíblicos tá na página 140 141 em sua humanidade Cristo participou de nossa natureza pecaminosa caída se não fosse assim ele não teria sido feito como
seus irmãos e não poderia ser sido tentado como todos e não venceu como temos de vencer e Portanto ele não seria o Perfeito completo Salvador a ideia de que Cristo foi nascida de uma mãe Imaculada e Sem Pecado isso aí quem disse são os católicos não somos nós né eles confunde as coisas aqui que ela que Maria não herdou tendências aliás que Jesus não herdou tendências para o pecado e que por isso não pecou essa doutrina remove Jesus do mundo caído e do próprio lugar onde ajuda é necessária em seu lado humano Cristo herdou exatamente
o que todo filho de herdão Adão herda uma natureza pecaminosa caída então a doutrina Adventista diz que crie a natureza de Cristo era pecaminosa que Jesus tinha uma natureza pecaminosa mas certamente esse não é o ensino que a gente encontra na palavra de Deus né só para citar alguma coisa Lucas 1:35 Jesus é chamado de wenth Santo primeiro de Pedro um 19 ele se refere a ele Como sendo Cordeiro sem defeito e sem mácula segunda de Pedro 3:14 Pedro de novo se refere a Jesus dizendo que ele é sem mácula e repreensível Hebreus 7:26 diz
que ele é separado dos pecadores e que não conheceu o pecado segundo Coríntios 5:21 diz que ele não conheceu o pecado primeiro de João 3 5 nele Não Existe Pecado Hebreus 4:15 ele foi tentado em todas as coisas mas Sem Pecado e romanos 8:3 que ele veio em semelhança de carne do pecado Esse é o verdadeiro testemunho da escritura o próprio Jesus disse uma certa ocasião quem me convence do pecado ninguém podia convencê-lo de Pecado Exatamente porque ele tinha uma natureza perfeita ele não herdou o pecado original e ele não tinha uma natureza pecaminosa mas
ele foi preservado exatamente pela ação do Espírito Santo de ter uma natureza pecaminosa Por que que isso é importante porque se Cristo tinha uma natureza pecaminosa então ele estava em culpa diante de Deus e o salário do pecado é a morte então na cruz o que ele fez foi receber o castigo que o seu pecado merecia ele precisava não ter pecado para que a morte dele pudesse ser aplicada a outras pessoas pudesse ter benefício para outras pessoas ele morre sem pecado para que a bem-aventurança o resultado dessa morte possa ser aplicada a outras pessoas se
ele tinha pecado a morte dele só vale para ele porque o salário do pecado é a morte então na cruz ele recebeu que ele merecia porque era um pecador tinha uma natureza pecaminosa mas era por isso que ele não podia ter uma natureza pecaminosa para que a sua morte pudesse ser vicária ela pudesse ser transferida aos benefícios dela para outras pessoas agora vamos para a questão da fonte de autoridade e aqui a gente entra na questão da o lugar de Ellen White no adventismo o autor Adventista Arnaldo Cristiane no seu livro sutilezas do erro diz
o seguinte sobre Ellen White o espírito de profecia é aquele que segundo as escrituras e a par com a guarda dos mandamentos de Deus é característica da igreja remanescente a igreja remanescente a igreja fiel naqueles dias a única igreja verdadeira esse dom consiste primeiramente em dar ao povo mensagens diretas e específicas os testemunhos orais ou escritos da senhora Ellen White preenche esse requisito tanto no fundo quanto na forma Tudo quanto ela disse escreveu foi puro elevado científicamente correto e profeticamente exato Então essa é a visão que eles têm dos escritos de White ainda na Revista
Adventista de 1984 página 37 cremos que o ministério inscritos de Ellen White foram uma manifestação do Dom da profecia Helen White foi inspirada pelo Espírito Santo e seus escritos o produto dessa inspiração tem aplicação e autoridade especial para usar Adventistas do Sétimo Dia e agora notem negamos que a qualidade o grau de inspiração dos inscritos de Ellen White seja diferente dos encontrados nas escrituras sagradas então tem o mesmo grau e nível de inspiração que as escrituras sagradas tem mas o que que a Bíblia ensina a Bíblia nos diz que Deus nos falou através de Cristo
Hebreus Capítulo 1 verso 1 Tendo Deus outrora falado de muitas vezes e de muitas formas aos nossos pais pelos profetas nesses últimos dias nos falou pelo seu filho Cristo é o portador da última revelação de Deus não há novas revelações a partir disso aí o que Cristo ensinou e que foi o que Cristo ensinou foi inspiradamente registrado pelos Apóstolos e constitui aquilo o Novo Testamento que para nós é revelação final de Deus para nós essa última Revelação é na pessoa de Cristo seguida das Revelações dos Apóstolos de Cristo e portanto para nós não tem mais
revelações Essa é uma das características do cristianismo histórico sola escritura a Bíblia é a única regra de fé e prática uma vez encerrada a Bíblia uma vez que o livro de Apocalipse foi escrito compilado e acrescentado ao Canon não há novas revelações Deus já disse tudo que ele queria dizer tudo que nós precisamos saber a respeito de Deus e que Deus queria que a gente soubesse está nas escrituras sagradas portanto as revelações de Ellen White as revelações de Adam Kardec as revelações de Mohamed fundador do islamismo E essas revelações dos atuais os profetas atuais no
meio pentecostal neopentecostal para nós são ilusões para não outra coisa porque nada há de se acrescentar a revelação de Deus em Cristo Jesus que já foi registrada pelos apóstolos na escritura a doutrina da salvação quer que os Adventistas pensam a respeito da salvação apesar da Igreja Adventista do Sétimo Dia declarar que a salvação é pela graça mantém algumas doutrinas que aparentemente é parecem contradizer por exemplo White a senhora White no livro testemunes for the chart ela diz assim você tem uma grande obra para fazer não engane sua própria alma mas examine-se a si mesmo a
luz da eternidade é impossível você ser salvo como você está Veja a obra ser feita por você antes que é tarde demais no mesmo livro ela diz ainda Deus não pode salvar o homem contra a sua vontade o homem deve trabalhar com seu poder ajudado pelo dever de Cristo para resistir e conquistar para si mesmo a perfeição o homem deve fazer a sua parte baseado naquele Versículo que diz assim faz por ti que eu te ajudarei ou não perdão é a placa na traseira de um caminhão eu agora me lembro já viram na traseira do
caminhão faz por ti que eu te ajudarei é muito popular né esse pensamento vocês lembram que eu fiz a diferença entre monergismo e sinergismo na Perspectiva monegista a salvação é de Deus Deus é quem salva o pecador no sinergismo que é o pensamento oficial da Igreja Católica o pecador auxilia a Deus na sua própria salvação ele contribui de alguma forma para sua salvação essas palavras aqui de Ellen White sugerem que o pensamento Adventista soteriológico né com relação a salvação ele é sinergista você tem uma obra a fazer você tem colaborar com isso e mais olha
nessa mesma obra e testemunes ela diz cada membro do corpo deveria sentir que a salvação de sua própria alma Depende de seus próprios esforços individuais e aqui entra a guarda do sábado aqui no livro testemunes Volume 3 página 23 White diz o seguinte devemos a cada sábado fazer um balanço para verificar se a semana finda nos trouxe lucro ou prejuízo espiritual santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna no livro grande conflito que é o mais popular da Ellen White na página 605 ela diz o sábado será pedra de toque da Lealdade Pois é
o ponto da Verdade Especialmente contravertido quando sobrevivier os homens a prova final será traçada a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não servem e a característica dos que servem a Deus é aqueles que guardam o dia de sábado portanto diante disso certeza de salvação veja o que White escreveu no livro as lições objetivas o objetivo das lições de Cristo aqueles que aceitaram Salvador embora sinceros em sua conversão nunca deveriam ser ensinados a dizer o sentir que eles são salvos isso é enganoso então ela é no White diz que você não
pode ter certeza de salvação né se você disser que você tem certeza da sua salvação você está sendo enganado em contraste o que que a Bíblia nos diz diz que nós somos salvos pela graça mediante a fé e não por qualquer obra Nossa e que por isso nós podemos ter aqui agora plena certeza da nossa salvação Pois ela foi realizada por Deus mediante de Jesus Cristo e não mediante qualquer obra esforço ou mérito humano como diz o apóstolo João na sua primeira carta Capítulo a partir do verso 20 não vou ler mais um pouquinho sabemos
que o filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro e estamos no verdadeiro e em seu filho Jesus Cristo Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna pouquinho antes no verso 10 aquele que crê no filho de Deus é em si mesmo tem o testemunho aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso porque não querendo testemunho que Deus dá cerca de seu filho e o testemunho é esse diz o apóstolo João que Deus nos deu a vida eterna e essa vida está no seu filho aquele que
tem o filho tem a vida aquele que não tem o filho de Deus não tenha vida estas coisas os escrevi a fim de saberdes que temdes a vida eterna avós outros que credes em nome do filho de Deus então é João diz que escreveu estas coisas para dar certeza de salvação a todo aquele que crê que Jesus é o filho de Deus aquele que crê ele pode se assegurar da sua salvação essa certeza de salvação às vezes varia Às vezes o crente porque peca ele se sente perturbado ele se questiona às vezes ele pode passar
um período confuso mas isso não tem a ver com a salvação em si o crente verdadeiro ele passa por altos e baixos e às vezes certeza é abalada ou mais ou menos às vezes ele é provado e testado nessa área mas a certeza da salvação é um direito e um direito mas é um privilégio que o crente verdadeiro tem aqui nesse mundo Exatamente porque a salvação não depende de obras porque se depender de obras o que eu conquistei hoje eu vou perder amanhã a minha salvação Depende do que eu faço Quem me garante que amanhã
eu não vou tropeçar e perder essa salvação mas se a salvação é um dom de Deus e procede do Decreto de Deus do seu querer eterno quem Como diz Paulo né quem poderá nos separar do amor de Deus Quem nos separará do amor de Deus Então essa é uma diferença grande também na doutrina da salvação com relação ao pensamento Adventista outra questão que é muito conhecida é do Sono da alma ou mortalidade da alma para o pensamento Adventista ao morrer o homem entra no estado de sono no livro nisto cremos é dito a morte é
um estado inconsciente para todas as pessoas as almas dos justos dormem a terra ressurreição e o Juízo Final esse sono da alma é um estado de silêncio e inatividade inteira inconsciência Então esse é o pensamento Adventista a pessoa morreu entrou no estado de sono né então ela não lembra não tá ativa tá inconsciente e ela está esperando chegar o dia do juízo quando haverá ressurreição dos Mortos isso é baseado eles usam entre outras passagens Eclesiastes Capítulo 9 verso 5 que diz assim os mortos não sabem de coisa nenhuma E é verdade se você for no
cemitério né e você fizer uma pergunta os cadáveres lá ninguém vai dizer nada essa afirmação é uma afirmação que tá falando da relação dos Mortos com a vida terrena os mortos não sabem de nada claro né vai ver se um cadáver diz alguma coisa então o texto tá falando da relação com a vida terrena não está falando sobre o estado da Alma depois da morte outra coisa que ele se baseiam são as passagens da Bíblia que falam do que morrer dormir por exemplo lá no final de Atos Capítulo 7 diz que Estevam a estava sendo
apedrejado pelos judeus não é e ele teve uma visão de Cristo à direita de Deus em pé e ele disse Senhor perdoa-lhes porque não nos imputes esse pecado e tendo dito isto adormeceu quer dizer ele morreu não é só que a bíblia chama de adormeceu Por que que a Bíblia se refere à morte Como dormir é porque a morte para nós de fato é como um sono nesse sentido a gente dorme e acorda a gente vai morrer e vai ressuscitar então para o crente a morte não é definitivo É nesse sentido que a Bíblia se
refere a morte Como dormir não é nenhuma declaração sobre o que que acontece depois da morte sobre o que acontece depois da morte a Bíblia é muito clara eu vou dizer daqui a pouco mas continuando para ela no White o primeiro sermão pregado sobre a imortalidade da alma foi o diabo o diabo que pregou para EVA a grande mentira original foi não morrerás certamente não morrerás esse foi o primeiro sermão pregado sobre imortalidade da Alma ela diz também a teoria da imortalidade da alma foi uma das falsidades que Roma tomou emprestada do paganismo incorporou a
cristandade mas contudo a Bíblia é muito clara ao dizer que ao morrer o espírito do homem sobrevive aqui há um espírito a gente entende que a mesma coisa são são apenas dois nomes para a mesma parte do homem que que a Bíblia diz a respeito do disso aqui vamos pegar algumas passagens porque eu sei que tem gente que tem dúvida a respeito disso a jogar pela quantidade de perguntas que eu recebo em críticas quando eu publico sobre isso nas mídias sociais Então vamos lá Mateus 10 verso 28 não tem mais os que matam o corpo
e não podem matar a alma temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo tá vendo aí Eclesiastes Capítulo 12 verso 7 Salmos provérbios Eclesiastes fica no antigo testamento para você que tá tendo dificuldade Eclesiastes Capítulo 12 no verso 7 tá dizendo lembra-te do teu Criador nos dias atua mocidade antes que o pó volte a terra como era e o Espírito volte a Deus que o deu a Lucas Capítulo 20 verso 37 aqui dessa os mortos onde ressuscitar Moisés indicou no trecho referente a sarça aqui são Versículos falando sobre
a ressurreição eles não negam a ressurreição do dos Mortos aqui não é dificuldade nenhuma vamos para Lucas 16 que é um texto bem conhecido onde nós temos o rico e o mendigo e todo mundo conhece a história de do rico e Lázaro havia um certo mendigo chamado Lázaro estou aqui no verso 20 do Capítulo 16 de Lucas havia um certo mendigo chamado Lázaro coberto de chagas que jazia a porta daquele e desejava alimentar das migalhas etc morreu o mendigo verso 22 e foi levado pelos anjos para o seu de Abraão Morreu também o rico e
foi sepultado no inferno estando em tormentos levantou os olhos e viu levantou os olhos e viu a longe Abraão e Lázaro não sei E aí continua a conversa mas adiante ele diz ele pede refrigério não quer não tem e ele diz pai eu te imploro que Mandes Lázaro A Minha Casa paterna porque tenho cinco irmãos então ele estava perfeitamente consciente lembrava que tinha irmãos lembrava da casa do seu pai e a resposta também foi negativa o objetivo de contar isso aqui Jesus contou essa história o objetivo era mostrar era contra os fariseus não é que
eram ricos eram avarentos se apegavam não tinham misericórdia e que seriam lançados no inferno em contraste que aqueles pobres que creram em Jesus Eles teriam a vida eterna mas ao contar isso Jesus nos revela o que vem depois da morte então um foi para o estado de glória e de graça e de alegria na presença de Deus e o outro entrou consciente no estado de Sofrimento lembrando inclusive de tudo que tinha acontecido aqui na terra Então esse eu ensino Claro da escritura não tem nada na Bíblia dizendo que depois da morte a gente entra no
estado de inconsciência Segundo aos Coríntios Capítulo 6 Capítulo 5 o apóstolo Paulo segundo os Coríntios Capítulo 5 apóstolo Paulo diz 6 a 8 temos portanto sempre bom ânimo sabendo que enquanto no corpo estamos ausentes do Senhor visto que andamos por fé e não pelo que vemos entretanto estamos em plena confiança preferindo deixar o corpo e habitar com o senhor deixar o corpo aqui a morrer e Paulo disse que logo depois dessa deixar esse corpo ele vai estar na presença do Senhor a mesma coisa ele fala lá em Filipenses 1 que é bem mais conhecido o
texto né Ele fala ele tá dividido entre ficar aqui ou fugir para fugir e para o céu ele diz aqui no verso 20 vamos começar no verso 21 portanto para mim o viver é Cristo morrer é lucro entretanto se o viver na carne faz traz fruto para o meu trabalho já não sei o que escolher de um e de outro lado estou constrangido tendo desejo de partir e estar com Cristo O que é incomparavelmente melhor a questão que estava diante Paulo é ele estava preso quando escreveu essa carta a morte era a próxima e porque
ele tava sendo acusado de trair o Imperador era a pena de morte então o que é que ele o que é que ele queria ele queria permanecer ele vai pedir aos Filipenses que orem para que ele possa ser liberto para continuar o trabalho de pregação ou ele vai aceitar aquilo Porque ele sabe que se ele morrer ele imediatamente está na presença de Cristo então ele disse que tá dividido aqui mas por amor ao trabalho ele preferia ficar e continuar Mas ele sabe que se ele morrer ele vai estar com Cristo imediatamente Ora se depois da
morte tivesse nada né mas um sono né não faz não faz sentido isso aqui como não faz sentido a declaração de Jesus ao Ladrão o ladrão na cruz arrependido disse lembra-te de mim quando entrares do teu reino o ladrão tinha uma visão futura Hebraica de que o reino de Deus ainda era futuro resposta de Jesus hoje estarás comigo no Paraíso ou seja o paraíso não é uma realidade apenas para o futuro mas para aqueles que morrem ele já entram na presença de Deus imediatamente aqui quero fazer só uma citação por último do livro de Apocalipse
tem muitas outras passagens meu tempo não dá Apocalipse Capítulo 6 João tem uma visão das almas dos que morreram e o que é que eles estão dizendo o quinto selo Apocalipse Capítulo 6 verso 9 ao abrir-se o quinto selo vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentava essa visão que João teve ele tem uma Visão da Glória e ele vê lá na presença de Deus diante do altar as almas dos que morreram perseguidos pelo testemunho de Cristo e muita gente
tinha morrido na época de João por conta do Evangelho João inclusive tava preso na ilha de Patmos exatamente pela perseguição do Império Romano milhares de cristãos foram mortos pelo império romano e João Viu a alma deles lá na presença de Deus e ó verso 10 clamando em grande voz tava dormindo não tava clamando em grande voz dizendo até quando eu soberano o senhor Santo e verdadeiro não julgas nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra eles estavam Perguntando a Deus ele se lembravam que tinham sido mortos pelo por conta de Cristo e
ele estavam dizendo a Deus até quando o senhor não vai nos vingar vai fazer justiça contra esses ímpios que perseguem o teu povo perseguiram o teu filho Jesus Cristo e aí Deus responde Pera um pouquinho porque ainda tem mais né tem que se completar o nome daqueles que vão morrer tem muito mais Mártires que vem pela frente Olha isso foi a dois mil anos atrás imagina a quantidade de outras almas que foram acrescentadas a essas aguardando e pedindo a Deus o juízo de Deus sobre esse mundo ímpio Ou seja é claro que quando a pessoa
biblicamente falando é claro que quando a pessoa morre ou ela vai para o paraíso na presença de Deus está diante de Deus ou ela já entra nesse estado de sofrimento é que nós já vimos aqui em ambos os casos elas estão conscientes E você vai me perguntar vai lembrar vai lembrar sim vai lembrar sim não vai tá claro aqui tanto a você vê aqui essas almas dos que morreram eram crentes se lembravam perfeitamente não é do que que tinha acontecido antes ah mas os meus entes queridos eu vai como é que eu posso ser feliz
no céu eu me lembrando dos meus filhos que foram por inferno e o marido que não era crente e tudo mais a glória da presença de Deus e a felicidade lá na eternidade é tão grande que vai superar vai colocar completamente sufocada qualquer lembrança que possa trazer qualquer tristeza então isso aí a gente não se preocupa mais um pouquinho aqui tomar um pouquinho de água ontem eu tive fui no médico como eu disse a vocês não é fiz uma cirurgia no fundo da garganta tinha uma manchinha aí teve que remover o tecido isso foi o
ano passado aqui em Goiânia o médico muito bom ele tirou Graças a Deus não tinha nada mas fez uma cicatriz né cicatriz E aí a sensação é ninguém vomite é de uma asa de barata presa no fundo da garganta É uma sensação que eu tenho o dia todo tem uma asa de barata presa lá né então fui fazer a revisão lá com ele e ele diz olha cicatriz tá ótima asa de barata não tem o que fazer vai ser até o dia da sua morte isso aí não é também né espinho na carne primeiro que
segunda Coríntios 12 né E aí ele disse mas ele disse você pastor pregador de som e disse Quanta água você toma durante a pregação eu disse nada mas o senhor é um absurdo o senhor fazer isso o senhor tem que tomar pelo menos um litro de água durante a pregação que você faz não é então eu não bebo água durante a preguiça eu tô bebendo eu vou passar a beber agora por conta disso né Por conta dessa recomendação para ele disse que isso vai ajudar a ter menos atrito né da queloide da da cicatriz com
as outras partes da boca e o incomum Vai ser menor espero um litro de água não tomo não mas um copo eu tomo garanto vamos lá edita isso aí viu não precisa ir para Satanás levará sobre si nossos pecados essa é outra doutrina Adventista é bem complicado segundo em resumo o que eles dizem é o seguinte eu vou logo partir aqui para os finalmentes tem uma passagem lá em Levítico 16 15 16 e depois 22 e 26 Onde Moisés instrui o povo a fazer o seguinte eles têm que tomar um bode dois bodes no dia
da expiação Então traz o primeiro bode e o primeiro bode é sacrificado Pelos Pecados dos israelitas em seguida traz o segundo bode O sacerdote impõe as mãos sobre ele e transfere os pecados dos israelitas para o bode depois o bode é solto no deserto ele vai embora então na interpretação Adventista aquele bode é Satanás e o assunto é o seguinte Cristo como é que eles fazem Cristo entrou no santuário terreno Celeste agora tá fazendo expiação pelos nossos pés tá terminando a obra dele quando ele vier em Glória na sua segunda vinda ele vai pegar os
nossos pecados e vai lançar sobre Satanás e Satanás vai ser destruído juntamente com os nossos pecados Então na verdade dessa perspectiva quem é que paga os nossos pecados né que eles negam obviamente Estão dizendo que não é não é isso aí mas é a interpretação que eles fazem daquela passagem o segundo bode é o diabo ele leva os pecados do povo de Deus deixa eu ler aqui o que é que eles dizem né eu vou ler aqui uma passagem de Ellen White o grande conflito esse livro que um dos livros que eu tive a oportunidade
de ler para a pesquisa no dia da expiação o sumo sacerdote havendo tomado uma oferta da congregação entrava no lugar Santíssimo com sangue dessa oferta e o aspergia sobre propiciatório diretamente sobre a lei para satisfazer suas reivindicações até que tá correto é isso mesmo sacerdote Como eu disse fazer exatamente isso então em caráter de mediador O sacerdote tomava sobre se os pecados e os retirava do Santuário isso aqui não tá lá em Levítico isso aqui já é ela dando a interpretação colocando as mãos sobre a cabeça do bode emissário confessava todos esses pecados transferindo-os assim
figuradamente de si para o bode Então essa isso aí tá correto só que não é transferindo do sacerdote para o bode não é porque não tem essa transferência de pecado mas de qualquer forma é um ato simbólico né quando o sacerdote coloca a cabeça sobre o segundo bode aqui ele é simbólica transferência não é real porque ela fala como se fosse uma transferência que ele é um símbolo tudo ali é simbólico e o bode então levaram esses pecados e eram considerados como para sempre separados do Povo verificou-se também que ao passo que a oferta pelo
pecado apontava para Cristo como sacrifício o primeiro bode então representa Cristo porque ele é imolado pelo pecado o bode emissário tipifica Satanás autor do pecado sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes são finalmente colocados quando Cristo pelo mérito de seu próprio sangue remover do Santuário Celestial é o que ele tá fazendo agora os pecados de seu povo ao encerrasse o seu ministério ele colocará esses pecados sobre Satanás que na execução do juízo deverá ficar com a pena final Então essa é a interpretação que tá no livro grande conflito que é o livro mais importante da
Igreja Adventista em resumo os pecados dos crentes são lançados no santuário Lá no Céu e lá ficam os pecados do Santuário Celestial são transferidos depois para Cristo e tornam-se pecados de Cristo é o que Cristo está fazendo agora quando ele entrou lá em 1844 no santuário Celeste esses pecados de Cristo na sua segunda vinda são lançados sobre Satanás e ficam a lhe pertencer e quando Satanás foram aniquilado também os pecados serão em suma a essência do plano da salvação da da Adventista aparenta fazer Satanás participar da obra da Redenção como alguém que vai sofrer e
ser destruído Pelos Pecados dos homens aquela passagem de Levítico 16 ela a verdade é que os dois bodes são uma única oferta pelo pecado e evidentemente uma dupla representação de Cristo o ponto principal é que Cristo não somente sofre pelos nossos pecados o primeiro bode mas que ele leva os nossos pecados para longe de nós finalmente o segundo bode os dois bodes são uma representação de crista tudo simbólico e figurado tudo é bastante simples e não precisa de ideias esquisitas que sobe escurecem o sentido as escrituras são Claras quando dizem que é Cristo que leva
o nosso pecado Isaías 53 ele levou sobre si as nossas iniquidades os nossos pecados levou sobre si Pelas nossas feridas é pelas suas feridas nós fomos sarados é Cristo quem leva sobre si os nossos pecados e é ele quem nos afasta de nós ele é a propiciação pelos nossos pecados Romanos 3:25 primeiro de João Capítulo 2 verso 2 fininhos estas coisas os escrevam para que não pequeis E se alguém pecar temos um advogado junto ao pai Jesus Cristo justo e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos mas pelos de todo
mundo e tô chegando no fim a guarda do domingo como dia do Senhor que é um ponto que é assim que o pessoal conhece os Adventistas mais por isso né a insistência da guarda do sábado como dia do Senhor e a crítica aos evangélicos que guardam o domingo para os Adventistas a observância do domingo é apostasia Ellen White escrevendo no livro testemunes A lei da observância do primeiro dia da semana é produto de uma cristandade aposta ela diz também que a observância do domingo é fruto do Mistério da iniquidade deve sua existência ao mistério da
iniquidade e sua imposição é o virtual reconhecimento do romanismo Mas será que as escrituras desejam nos ensinar Exatamente isso Cristo na verdade é o senhor do sábado Isto é o sábado que submete a ele deixa eu mostrar que você para vocês as razões pelas quais os cristãos eles passaram a guardar o dia de domingo depois da Ressurreição de Cristo do dia de Pentecostes primeiro Cristo Ressuscitou no primeiro dia da semana isso tá claro ler por exemplo Marcos 16 verso primeiro o primeiro dia da semana que é o domingo foi o dia especial das manifestações de
Cristo Ele se manifestou cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no domingo seguinte Lucas 24 João Capítulo 20 o espírito santo foi derramado no dia de Pentecostes que é um dia de domingo os cristãos dos tempos apostólicos costumavam se reunir aos domingos para celebrar a santa ceia do senhor pregar e separar suas ofertas Atos Capítulo 20 verso 7 primeiro Coríntios 16 versus 1 e 2 a história confirma que a prática do Domingo já acontecia antes do Decreto de Constantino porque eles dizem que quem introduziu a prática do domingo com o Imperador Constantino no século
no quarto mas eu quero ler para vocês aqui algumas coisas a lista é grande carta de Barnabé do século 100 ali do ano sem depois de Cristo nós celebramos o primeiro dia com regozijo no qual Jesus ressuscitou dos mortos e após ter aparecido subiu aos céus a carta de Barnabé Barnabé era um discípulo do apóstolo João ele escreveu essa carta famosa onde ele diz já no ano sem que os cristãos já se reuniram no dia domingo e nasce dia Antioquia numa carta do ano 107 não mais observamos o sábado vivemos na observância do dia do
Senhor no qual também nossa vida reviveu por ele e por sua morte Inácio de Antioquia no ano 110 na sua carta aos magnesianos o Cristão deixando a velha ordem já não Guarda o Sábado senão o domingo Justino Marques do ano 145 e no dia chamado domingo todos quer das cidades quer dos Campos reúne-se em um lugar leem a memória dos Apóstolos e dos Profetas sabia né trazem Pão e Vinho dando graças a Deus o presidente ora o povo responde Amém nós nos reunimos aos domingos porque é o primeiro dia da semana no qual Deus formou
o mundo e porque Jesus Cristo nosso salvador nesse dia ressuscitou dos Mortos Dionísio de Corinto do ano 170 diz na sua carta aos Coríntios a igreja passou a guardar o dia do Senhor que é o domingo bardesanis de edessa no ano 180 Em certo dia o primeiro dia da semana dos reunimos Lemos e jejuamos origems do ano 225 guardamos Certos Dias Como por exemplo o dia do Senhor anatória de Laudicéia do ano 270 a festa solene da Ressurreição do Senhor deve ser comemorada no primeiro dia da semana constituições apostólicas do terceiro século no dia da
Ressurreição do senhor não deixemos de nos reunir dando graças a Deus Cipriano de Cartago terceiro século quando porém Cristo veio tudo em verdade foi cumprido pela razão do primeiro Dia Depois do sábado será aquele que o senhor haveria ressuscitar e verificar-nos dando a circuncisão do Espírito assim também o primeiro dia chamamos dia do Senhor e aqui a lista continua eu não vou aborrecer vocês com citações dos Pais da igreja mas são centenas de citações em que os pais da igreja nos seus escritos muito antes de Constantino eles em que os cristãos guardavam o domingo como
sendo o dia do Senhor o sábado foi abolido por essa razão ele não aparece nos quatro preceitos lá de Atos Capítulo 15 de 20 a 29 e o texto de Colossenses Capítulo eu vou terminar com isso aqui o texto de Colossenses Capítulo 2 16 a 17 ele não deixa dúvida se você quiser abrir aí olha o que é que diz o apóstolo Paulo Filipenses 2 a partir do verso 16 ninguém pois vos julgue por causa de comida e bebida o dia de festa ou lua nova ou sábados porque tudo isso tem sido sombra das coisas
que haviam de vir porém o corpo de Cristo essa figura que Paulo tá usando aqui ela é muito interessante eu gosto sempre de usar imagina que por trás de mim aqui tem essa luz bem forte não é e que o o nosso irmão Adilson tá se aproximando por trás de mim eu não conheço Adilson ele tá se aproximando por trás de mim qual é a primeira coisa que eu vou vender dele a sombra olhando a sombra eu vou ver que é um homem não é que os anos livraram dos cabelos e não é que tal
né elegante tá chegando né tá chegando tô vendo a sombra então ele vem passa por mim e fica frente a mim aí eu vejo Cara a Cara Face a Face estou vendo o corpo que produziu aquela sombra aí eu vejo que a pessoa simpática elegante né e tudo mais eu preciso da sombra não porque o corpo que produzia as sombras chegou então o sábado era a sombra de Cristo andando no Antigo Testamento Cristo vinha andando chegando no antigo testamento primeira coisa que a gente viu a sombra dele então as coisas do Antigo Testamento e sacrifícios
sacerdotes o sábado tudo aquilo era sombra que o corpo de Cristo projetava Cristo já veio ele já encarnou eu não preciso mais da sombra o sábado faz parte daquelas questões cerimoniais instituídas a nação de Israel e o que prevalece é o princípio de você trabalhar seis dias e descansar um e esse dia ele Descanso agora é o dia do descanso de Cristo quando ele entra na sua glória depois da Ressurreição então nós entendemos que cumprimos o quarto mandamento lembra-te de sábado para o santificar guardando através do domingo porque esse mandamento apontava profeticamente para ressurreição de
Jesus Cristo eu ainda podia falar sobre o juiz investigativo né O que Cristo está fazendo no céu investigando os nossos pecados Mas eu creio que não é necessário porque não tem nenhuma fundamentação bíblica para isso a Bíblia diz que é hora de Cristo já foi completa ele ofereceu-se de uma vez por todas pelo pecado e portanto não há mais nada a ser feito com relação às escrituras sagradas quem intercede por nós é o Senhor Jesus uma vez que ele concluiu o seu sacrifício Vicário vivendo sempre para interceder por nós uma outra doutrina diz que não
tinha mas sim só essa daqui eles acreditam na Aniquilação dos ímpios e Satanás Adventista não acredita no Inferno no Sofrimento Eterno eles ensinam que Satanás seu demônios e todos os maus os ímpios Eles serão aniquilados e completamente destruídos o castigo deles vai ser deixado de existir Então os ímpios aqui os idólatras os mentirosos os Rebeldes todos aqueles que a Bíblia diz que não entrarão no reino de Deus o castigo dele será na ressurreição dos Mortos Eles serão aniquilados eles deixaram de existir para todo sempre eles não creem Sofrimento Eterno aliás Ellen White diz que a
teoria do castigo eterno é uma das doutrinas falsas que constituem o vinho das abominações da Babilônia contudo Jesus Cristo usou a mesma palavra para se referir a duração das bençãos dos salvos e os tormentos dos perdidos tem tanto texto bíblico para contradizer isso aqui eu vou usar só um Capítulo 25 Jesus depois de descrever o grande julgamento em que vai ter as ovelhas à direita e os bodes à esquerda e ele diz então irão estes se referindo às para os bodes para o castigo eterno porém o justos irão para a vida eterna a palavra eterna
aqui aionios é a mesma nos dois casos então quando eles dizem quando nós quando Jesus disse que o castigo é eterno ele é tão eterno quanto à vida eterna a vida eterna não significa somente uma vida em comunhão com Deus eterno não indica apenas a qualidade de vida mas também a sua duração em contraste com o sofrimento da morte da mesma forma quando se refere ao castigo eterno não é que é um castigo eterno porque será infringido por um Deus eterno mas porque a sua duração é para todo sempre Jesus se referiu a isso com
outras palavras dizendo que o verme não morre e o seu fogo nunca se apaga que são expressões que se referem a eternidade do sofrimento conclusão nós devemos ter cuidado para não generalizar como eu disse dentro do adventismo existem diferentes linhas e correntes vai ter a dentistas vamos dizer mas eu não concordo com Ellen White nisso aqui Amém Ótimo ótimo nós já Vimos que tirando o ensinamento de Ellen White e de alguns outros líderes do adventismo o que o adventismo professa é semelhante ao que os evangélicos professam também então devemos ter cuidado para não fazer essa
generalizações lembrar que aqui o que nós estamos fazendo é comparado a doutrinas e a nossa conclusão é que essas doutrinas que nós vimos aqui elas são erradas algumas delas são bem heréticas e contrárias ao evangelho de Cristo e se houver alguma linha Adventista que professa ensina essas heresias para nós aceita não é a igreja evangélica esse professa juiz investigativo transferência de Pecado para Satanás guarda do sábado como sendo essencial para salvação para nós isso é CEI Não não é cristianismo Mas pode ser que haja que pode ser que exista Adventista que não acredita nessas coisas
Amém estamos quanto mais gente crente para nós melhor tá bom nós nos alegramos na verdade e não na injustiça vamos lá senhor nós pedimos mais uma vez a tua misericórdia sobre nós ajuda nos a ver a importância de estudar a tua palavra de conhecer a verdade de amar as pessoas e ter Sabedoria para lidar com aqueles que tem pensamento de diferente nós Oramos por aqueles que estão aqui nesta manhã aqueles que nos acompanham que os seus ajude os abençoe em nome de Jesus amém