Porque as coisas não mudam em sua vida?

1.56k views7421 WordsCopy TextShare
Pr. Eurípedes Mendes Oficial
Video Transcript:
Abra a sua Bíblia, aí, por favor, em Segunda Crônicas. Não é o texto que a gente vai meditar, não é o texto que nós vamos apresentar, a Palavra, mas é um texto introdutório: Segunda Crônicas, capítulo 25, verso 1 e 2. Segunda Crônicas, capítulo 25, verso 1 e 2.
Você sabia que eu vi? Eu estou vivendo num. .
. eu me preocupo muito. Ah, eu não sou pastor dessa igreja, mas eu sou pastor do corpo de Cristo.
As pessoas não trazem mais, não têm mais a habilidade de abrir a Bíblia, nem que seja no seu celular, de ler o texto. Se você não tem a Bíblia no papel, como é o meu caso, tem várias versões da Bíblia. Mas abra o seu celular, leia a Bíblia, confira aquilo que eu estou falando.
Nós vivemos um tempo onde as pessoas não estão tendo mais contato com a Palavra. Contato. .
. eu não sei se você tem a prática de meditar na Bíblia todo dia, tirar um tempo de leitura, comprar lá um livro que fala sobre meditação diária, um pão diário, mas é importante nós lermos a Palavra. Tá bom?
Segunda Crônicas, capítulo 25, tá sendo projetado aí. Do verso 1 ao 2 fala o seguinte: "Amazias tinha 25 anos de idade quando começou a reinar e reinou 29 anos em Jerusalém. A mãe dele se chamava Jeoa da e era de Jerusalém.
Amazias fez o que era certo aos olhos do Senhor, mas não de todo o coração. " Minha versão, eu gosto muito dessa versão, que fala o seguinte: "Amazias fez o que era reto, o que era correto, mas não com o coração sincero. " Meus irmãos, eu particularmente, eu lembro, eu digo que eu achei esse versículo que eu mostrei para minha esposa: "Amor, olha esse versículo aqui.
" E eu confesso que eu fiquei assustado com esse versículo. Eu não sei você, mas eu fiquei assustado com esse versículo, querido. Nós podemos estar fazendo um monte de coisa certa com o coração errado.
Você pode estar fazendo tudo certinho; você pode ser até um bom marido, glória a Deus por isso. Você pode ser uma boa mãe, maravilha, glória a Deus por isso. Você pode estar fazendo até a obra do Senhor, glória a Deus por isso.
Mas, sinceramente, querido, nós podemos estar fazendo tudo certo e, no entanto, Deus reprovar o nosso coração. Por isso, eu gostaria, nesta noite, de meditar com você. De nós abrirmos a Palavra de Deus e meditarmos a respeito disso que a gente fala muito, que é esse órgão, né?
Que tá aqui, que a gente fala que é o nosso coração, né? E a gente entende que é o coração, mas ao mesmo tempo é nossa alma. Mas é interessante que, quando a gente tem uma decepção, parece que dói aqui, nessa região mesmo.
Você sente uma dor no peito quando está magoado, quando está chateado. A questão, amado, é que a vida que você tem é resultado do coração que você possui. Você poderia repetir isso?
A vida que eu tenho é resultado da maneira como eu cuido, como eu lido com meu coração. Querido, tem um texto muito conhecido que é o texto de Provérbios 4:23, que fala o seguinte: "Sobre tudo que você deve guardar, guarda o teu coração, porque é dele que procedem as fontes da vida. " Amado, a Bíblia fala que a gente não tem que guardar dinheiro, que a gente não tem que colocar num cofre, ali, um dinheiro.
A Bíblia fala que o que a gente precisa, e é importante, é guardar. Sua casa, guardar seu patrimônio, guardar suas riquezas, é importante. Eu acho que essas coisas não estão erradas de você cuidar daquilo que Deus te deu: administrar suas finanças, guardar financeiramente, guardar seu patrimônio, guardar seu carro.
Nós nos sentimos até mais confortáveis quando a gente guarda as nossas coisas. É importante você fazer isso. Mas escute: a Bíblia fala que, de tudo que a gente guarda na vida, nós temos que entender que precisamos guardar o nosso coração.
E é interessante essa parte B do versículo de Provérbios que diz: "porque é a partir do coração que nascem, que brotam as veredas da vida. " Amado, cuidar do nosso coração talvez seja um dos maiores desafios da nossa vida. Dos vários anos que eu morei na base missionária, que eu estou em missões, eu já morei com a minha família em base missionária e, praticamente, querida, a maioria dos casos das pessoas que deixaram a base missionária, que não deram certo na vida missionária, você sabia que não foi fruto de problema financeiro?
Não foi porque a igreja não investiu na obra missionária, não foi porque não caiu dinheiro em oferta. A maioria das pessoas que desistem da obra missionária, do chamado ministerial, é por conta de decepções que elas sofrem na caminhada. A Palavra de Deus diz que Deus permitiu.
. . Não que seja a vontade d'Ele.
. . divórcios no meio do povo de Deus, por conta de quê?
Por falta de dinheiro, por problemas ligados à saúde, conflitos, seja lá o que for. É porque, querido, dureza de coração. Respeito profundamente quem chegou para mim falando isso.
Alguém chegou para mim e falou assim: "Graças a Deus que é livre! Meu marido, Deus me tirou ele da minha vida. A gente separou.
" Não! Deus não tira as pessoas da nossa vida. As pessoas nunca se divorciam pela vontade de Deus.
A gente se separa dos nossos cônjuges pela dureza do nosso coração. O problema do ser humano sempre será o coração. Mateus 15, verso 18, diz o seguinte: "não endureçais os vossos corações como na provocação, no dia da tentação no deserto.
" Jesus se referindo ao povo que saiu do deserto, saiu do Egito, indo em direção a Canaã, passando pelo deserto onde os vossos pais me tentaram, me provaram e viram. . .
As minhas obras, durante 40 anos, versam sobre 10 dias; por isso, eu me indignei com essa, com essa, com essa geração. E aí ele não vai falar que Deus ficou indignado por conta de tantas coisas que aconteceram ali. Não foi por conta disso, de sagrado.
Diz que Deus se indignou com aquela geração; o texto diz: "Por isso me indignei contra aquela geração, o povo que saiu do Egito indo para Canaã. Eles sempre andaram nos seus corações e não conhecem os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso.
" A palavra de Deus está dizendo que aquele povo não entrou na terra prometida porque o coração deles era errado. Eles não tomaram posse das promessas de Deus porque o coração estava errado. Queridos irmãos, o problema sempre será o nosso coração.
Sempre! Seu problema no seu casamento não é problema financeiro; não é, meu irmão. Os casais não se divorciam por problema financeiro.
Casais não se divorciam porque eles não sabem cuidar dos seus filhos. Tudo isso é fruto de algo que está acontecendo no coração das pessoas. Nosso problema sempre será o nosso coração.
Você vive um monte de situações difíceis; um monte de problemas que você vive na vida é fruto de um coração errado que você tem. Esse é o problema que nós nunca queremos encarar: o fato de que o nosso coração está errado. Querido, se você tem um coração obstinado, se você tem um coração torto, errado, você sempre terá consequências terríveis na sua vida, porque tudo que nós temos na vida, como nós lemos aqui nesse texto de Provérbios, tudo fala de que você deve guardar o seu coração; é porque é do seu coração.
Tem uma versão que fala que é do coração que surgem os caminhos, os lugares, as fontes da vida. Se você tem um coração confuso, você vai ter uma vida confusa. Se você tem um coração doente, você vai ter uma vida doente.
Seus relacionamentos serão doentes, seu casamento vai ser doente, sua profissão vai ser doente, seu relacionamento com Deus vai ser doente. Se você tem um coração perverso, a sua vida será pervertida. Se você tem um coração torto, todas as áreas da sua vida serão tortas.
Se você tem um coração obstinado, todas as áreas da sua vida vão contemplar a obstinação. Mas o que significa guardar o coração? Quando a Bíblia fala que você deve guardar o seu coração, o que é guardar o coração?
É interessante que, no grego, essas duas palavras "guardar o coração" trazem a ideia de uma prisão, de uma fortaleza que prende as pessoas ali dentro, um presídio, mas não no sentido negativo. A ideia aqui da palavra "guardar o coração" é a ideia de um presídio, de um muro que cerca pessoas ali dentro para ninguém acessar. E é interessante que um dos grandes desafios, né, de um presídio, é justamente não guardar o que está lá dentro.
Sabia disso? O maior desafio do sistema de prisão, né, de um presídio, é um sistema carcerário: o maior desafio não é guardar quem está lá dentro. O maior desafio é bloquear o que vai entrar lá dentro.
Qualquer sistema prisional, qualquer presídio, sabe que o grande problema das pessoas que estão presas é o que entra lá dentro. Eu, quando estava elaborando esse sermão, lembrei que minha primeira pregação na minha vida foi num presídio. A primeira vez que eu preguei, e eu lembro até do texto: Isaías 61.
"O espírito de Deus está sobre mim, porque ele me ungiu a pregar boas novas, a pregar aos prisioneiros. " A primeira vez que eu preguei na minha vida eu fiquei tomado pelo Espírito Santo e comecei a pregar nos corredores do presídio. Eu não sei se você.
. . Eu acredito que boa parte de vocês aqui já tiveram experiência de ir até um presídio.
Amado, quando você vai, quando você vai a um presídio, existe todo um sistema de controle de segurança, sim ou não? Você não entra com qualquer coisa ali. A mulher passa por situações, inclusive, constrangedoras.
Para quando ela vai entrar no sistema, no presídio, você tem que literalmente entrar num quarto e tirar toda a sua roupa. Todas as pessoas que entram num presídio têm que ficar literalmente nuas para poder entrar ali dentro, e as mulheres passam até por situações constrangedoras. Por quê?
Porque o grande desafio é o que vai entrar. Exatamente assim que o texto quer dizer para guardar o nosso coração, queridos irmãos. O diabo vai fazer tudo para semear no seu coração tudo quanto é tipo de mentira, até porque ele é o pai da mentira e ele sempre mentiu.
Interessante que o pai é aquele que faz de tudo para sustentar a família. O pai é aquele que sustenta; o pai é aquele que guarda. Isso significa que o diabo tem um alto empenho para manter a mentira na sua vida, para sustentar a mentira na sua vida.
Queridos irmãos, pessoas que não guardam o seu coração nunca prosperam em nenhuma área da vida. Sua vida depende do coração que você tem. Querido, quando você não guarda o coração, você vai passar a vida toda perdendo tempo.
Quando você não guarda o coração, você vai deixar de viver o que Deus sonhou para sua vida. Quando você não guarda o coração, amado, você se relaciona com pessoas que vão atrapalhar você viver o que Deus tem para você. Quantas meninas, quantos rapazes perderam 10, 15 anos de vida no namoro que distanciou você de Deus?
Quantas mulheres, por não guardar o coração, não consultar ao Senhor, casaram com homens completamente servos do diabo e aí não conseguem ter uma vida próspera, uma vida plena, porque o marido não rompe? Bastava você ter guardado no seu coração. Não guardou o coração e engravidou do rapaz.
O filho é bênção. Claro que é, mas você tem a triste experiência de criar um filho sem pai, e esse menino, essa menina, esse menino sofre consequências de não ter um pai dentro de casa. Por que?
Porque responde à igreja, porque não guardou o coração. Você se apaixona por uma pessoa, você faz aliança com amizades. Quantos amigos que você mantém na sua vida, que atrapalham tantas coisas na sua vida?
Pessoas que guardam o seu coração não deixam a amargura e o ressentimento se instalar, porque pessoas sábias que guardam o seu coração sabem que a amargura paralisa sua vida. Como diz em Hebreus 12:15: "Cuide para que ninguém se seja excluído". Amados, olha que forte esse texto de Hebreus 12:15: "Para que ninguém seja excluído da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, nos perturbe".
Meus irmãos, o texto está dizendo que eu posso ser excluído da graça. Amado, a graça de Deus é tudo que a gente precisa na nossa vida. Você precisa da graça de Deus para acordar, você precisa da graça de Deus para viver, sim ou não?
A Bíblia fala que você é excluído, privado da graça de Deus, por conta de um coração amargurado. Estranhamente, até a presença de Deus na sua vida é retirada por conta de um coração amargurado. Toda a sua vida depende do coração que você tem.
Você é a única pessoa responsável pelo seu coração; não existe outra pessoa responsável. Eu não posso guardar o seu coração, Deus não pode guardar o seu coração. A palavra de Deus chega a dizer "não apagueis o Espírito Santo em vossos corações".
A palavra de Deus diz que nós temos que, o tempo todo, sondar o nosso coração. Eu queria entrar no texto para a gente extrair alguns princípios muito importantes de Marcos, capítulo 4. Abra a sua Bíblia em Marcos, capítulo 4.
Eu vou ler na linguagem NVI. Marcos, capítulo 4, a partir do verso 1, diz o seguinte: "Novamente, Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele.
O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava à beira da praia. Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo: 'Ouçam! O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho'. Diga comigo: beira do caminho. 'E as aves vieram e comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda'. Diga comigo: terreno pedregoso. 'Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram; secaram, porque não havia raiz'.
Verso 7: 'Outra parte caiu entre espinhos'. Diga comigo: entre espinhos. 'Cresceram e sufocaram a planta de forma que ela não deu fruto.
Outra caiu em boa terra'. Diga: boa terra. 'Germinou, cresceu e deu boa colheita: trinta, sessenta e até cem por um'.
E acrescentou: 'Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça'. Amado, eu nunca vi Jesus trazer uma parábola que não fale de frutificação. Não existe essa ideia de que cristão não dá fruto, gente.
A palavra de Deus chega a dizer que a gente conhece a pessoa pelos frutos que ela dá. Minha esposa fala muito isso: 'Meu amor, preocupa não! No final, o fruto vem'.
No final, a gente vai ver o fruto. No final, amado, é o fruto que vai manifestar. Todos nós, inclusive, mais para frente, você vai perceber isso, que Jesus se encarrega de explicar essa parábola.
Essa parábola é uma das poucas parábolas, se eu não me engano, que ele vai explicar. A do joio e do trigo são as únicas parábolas que Jesus se encarrega de explicar e não só explicar, mas ele aplica o sentido da parábola. E, nos versículos mais adiante, você vai perceber que Jesus explica cada coisa que ele fala nesses nove primeiros versículos.
E uma das coisas que Jesus ensina é que esse solo, esse solo onde a semente cai, é o coração do homem, sim ou não? Ele diz: 'O solo é o coração do homem'. Ora, meu irmão, então Jesus, o nosso próprio Deus, se encarregou de nos ensinar como é que funciona o coração do ser humano.
O próprio Jesus já disse, gente: 'Eu vou ensinar algo para vocês para que vocês vigiem, colocarem sempre o coração de vocês diante de Deus e sondar para ver se, em algum momento da sua vida, você não está com esse coração aqui'. E ele diz também que a semente é a palavra de Deus e que o solo é o coração do homem. Quantos solos, quantos tipos de coração nós temos aqui?
Quantos tipos de coração, gente? Quatro tipos de coração. Quantos tipos de semente?
Quantos tipos de semente? Um tipo de semente. O coração é diferente; a palavra é a mesma.
Coisa para você desde sexta-feira, eu tô pregando para vocês a mesma palavra. Para todo mundo, todo mundo ouviu a mesma mensagem. Você sabe o que é diferente?
O coração das pessoas. Tem pessoas que participaram desse seminário e, infelizmente, não vão mudar. Tem pessoas que ouvem a pregação todo domingo e não mudam, porque tem pessoas que ouvem a mensagem uma vez e são transformadas.
O coração dela, meu irmão, tudo na sua vida depende do coração que você tem. As coisas dão errado na nossa vida é por conta do coração errado que a gente tem. E nós sempre temos que sondar o nosso coração.
E eu queria te apresentar esse texto aqui para a gente poder caminhar nele e aplicarmos na nossa vida cada tipo de coração que Jesus nos apresenta. Eu acho interessante que, lá em 1 Coríntios, não precisa abrir sua Bíblia, 1 Coríntios 10, de 1 a 6, diz o seguinte: "Porque. .
. ". Não quero irmãos que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sobre a nuvem.
Debaixo da nuvem, todos passaram pelo mar em Moisés; todos foram batizados na nuvem, todos comeram do mesmo alimento espiritual e todos beberam da mesma bebida espiritual. Pois todos beberam da Rocha espiritual que os acompanhava, e essa Rocha era Cristo. Meus irmãos, que cena maravilhosa: o povo caminhando no deserto, tinha um Pedrão seguindo eles, uma rocha seguindo; e quando aquela Rocha dá água, o próprio Paulo diz que essa Rocha era Jesus.
Tinha uma nuvem protegendo eles o tempo todo no deserto. Amado, eles nem precisavam trocar de sandália nem de roupa durante 40 anos. O pessoal lá da sapataria quebrou, os tecelões lá quebraram, porque não tinha como fazer roupa nem sandália, porque não estragava.
Comida caía do céu, carne caía do céu, não tinha calor sobre eles porque a nuvem de Deus cobria eles. Uma rocha seguia. Então, me responda: eles morreram no deserto por falta de provisão de Deus?
Eles morreram no deserto não foi porque Deus não teve, Deus não proveu; eles morreram no deserto por conta do coração errado deles. Deixa eu te falar uma coisa: as coisas não dão certo na nossa vida não é por falta de provisão de Deus, é por falta de você ter um coração sensível à voz de Deus. As coisas dão errado na nossa vida por conta do nosso coração.
Você sabe por que as coisas não estão dando certo no seu casamento? Por conta do seu coração. Nosso coração é que a gente não quer alinhar diante do Senhor.
Isso me faz lembrar Salomão, meus queridos irmãos. Salomão, com a idade de nove anos, teve uma experiência sobrenatural com Deus. Não foi profeta, não foi homem de Deus, não foi nenhum profeta de Israel que veio falar com Salomão; quem veio pessoalmente falar com Salomão foi Deus.
E Deus fez uma pergunta para Salomão: "Salomão, o que você me pede? Eu te dou. " Eu fico imaginando se Deus fizesse a gente ter essa experiência com Ele: "Pede aí, se você quiser, eu te dou.
" Com certeza a gente pediria uma casa em Alphaville, 100 milhões na conta, imortalidade. Davi pediu sabedoria; Salomão pediu sabedoria. A Bíblia fala que o próprio Jesus menciona Salomão como sendo o homem mais sábio que já existiu.
Reis vieram até Salomão; nações se prostraram diante da sabedoria de Salomão. Mas a Bíblia diz que, na velhice de Salomão, as mulheres corromperam o coração dele. Tudo que Salomão viveu ele jogou no ralo porque ele não guardou o coração.
Você pode ser a pessoa mais sábia, conhecer a Bíblia de capa a capa, mas se você não guardar o seu coração, você joga tudo isso no ralo. Salomão só teve sabedoria, mas não guardou o coração. A Bíblia fala que Salomão sacrificou a Moloque, aceitava sacrifício de criança.
Gente, ele sacrificou as tarots, a Milcom; as mulheres perverteram o coração de Salomão. Não estou aqui para entrar em questões se ele foi salvo ou não; eu pessoalmente acredito que Deus usou de misericórdia com ele, tanto é que, no final da velhice dele, ele falou o quê? "Vaidade, tudo é vaidade.
" Ele teve um momento de quebrantamento. O problema sempre será o seu coração. Você pode conhecer a Bíblia de capa a capa, você pode ser o melhor pregador que conhece toda a Bíblia; isso não é suficiente para te proteger.
Você pode se corromper por conta do coração errado que você tem. É o nosso coração. A gente casa apaixonado, meu irmão; ninguém casa para acabar com a vida do outro.
Isso só acontece em novela mexicana. A gente casa apaixonado, se amando, querendo estar junto, mas no final a gente começa a corromper nosso coração, mudar prioridade, não valorizar nossa esposa, nossos filhos. Mas é interessante que a parábola — essa parábola que eu mencionei para vocês aqui — que nós lemos aqui fala algo muito interessante.
Essa parábola é rica porque ela vai mostrar para mim e para você o cuidado que nós devemos ter ao nosso coração. Eu queria que você prestasse atenção nessa ilustração, aí, olha só, porque essa ilustração pode passar. Ela fala muito desses quatro tipos de coração.
O primeiro coração é esse coração que a Bíblia fala que está à beira do caminho. O segundo coração é esse coração rochoso, que a Bíblia fala de terreno pedregoso. O terceiro coração é o coração contaminado de erva daninha, espinhos; e o quarto coração é aquele que frutifica, que dá fruto.
Eu gostaria, ainda que rapidamente, de meditar com você a respeito desses quatro tipos de coração: como é que nós podemos buscar em Deus um coração correto? Olha só o que Jesus fala. É interessante; eu gostaria que você acompanhasse comigo a respeito desse primeiro coração.
Olha só o que o texto fala: Marcos 4:3. Não precisa colocar a projeção, não; só deixa a imagem aí. Eu vou ler para os irmãos.
Os irmãos só prestem atenção no que eu vou falar. Marcos 4:3 fala: "Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho. " Parte dessa semente caiu à beira do caminho.
Presta atenção nesse caminho. O que é que a beira do caminho? A beira do caminho é fora do caminho.
Quem está na beira do caminho está fora do caminho. Quem está na beira do caminho está fora do caminho, não está na beirada. Posso falar uma coisa para você?
Escute: as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida quando você parar de ficar vivendo essa vida às margens. A semente que cai à beira do caminho é aquela pessoa que nem está no caminho, nem está fora do caminho, está aqui, pelas beiradas da vida cristã, só vem na igreja de domingo, só se envolve na igreja como homem — sabe aquele homem que só se envolve na igreja no culto dos homens, no jantar dos homens, no churrasco? dos homens, mas não se envolve para discipular; não se envolvem para produzir projetos que vão discipular outros homens que vão formar empresários para mudar uma sociedade, que vão se comprometer no discipulado.
Aquelas mulheres só querem ficar pelas beiradas, só querem ir no culto de domingo para mostrar a roupa que estão vestindo, o cabelo que esfriou. Não, meu irmão, você sabe o que é isso? São os marginais da vida cristã.
O que é um marginal? É o cara que está às margens da sociedade, ele não se compromete com a sociedade, ele não levanta de manhã cedo para trabalhar e não produz. É um marginal.
O marginal é o cara que quer um bujão de gás, mas não trabalha para comprar o bujão de gás; o que ele faz? Ele entra na sua casa e rouba o bujão de gás. Ele não levanta de manhã cedo para trabalhar, para produzir algo na sociedade; ele só quer arrancar, ele só quer desfrutar, ele não quer se comprometer.
Então, deixa eu te falar uma coisa: você sabe por que até hoje as promessas de Deus? O texto fala: "aquele que recebeu a semente", mas a semente está à beira do caminho. Aí, os outros, as pessoas pisam, os animais levam.
A Bíblia fala que aquele que está à beira do caminho, o diabo arranca a semente. Sabe por quê, meu irmão? Você não se compromete.
Você sempre culpa as pessoas sem receber uma palavra de Deus na sua vida. E você sabe por que essa palavra de Deus até hoje não se cumpriu? Porque você não tem compromisso com a palavra!
Você só quer culpar as pessoas. "Ah, mas também com essa mulher que eu casei, mas também com esse fulano, mas também isso que eu fiz. " Também é por isso que as coisas não dão certo.
Meu irmão, você quer que as coisas dêem certo na sua vida? Tenha compromisso com aquilo que Deus falou com você. Deus falou com você, então tenha compromisso com essa palavra.
Meus irmãos, ninguém é responsável pela palavra que Deus falou comigo; sou eu que sou responsável. Eu tenho que parar com essa mania de ficar pelas beiradas da vida cristã. "Ah, não, na minha casa quem mora é minha mulher.
Ainda bem que meu esposo vai na igreja, né? Mas não se preocupa, não; eu tô aqui, eu tô aqui, mas não me chama. " Uma coisa: cuidado com essa mania que você tem de achar que está agora tirando férias!
"Ah, não, eu entendo que você tem que descansar. " Mas cuidado nessa de falar que não quer se envolver, nessa de querer falar que quer ficar pelas beiradas. Não!
Agora eu só quero. . .
É nesse momento que o diabo vem e rouba aquilo que ele prometeu para você: que você seria uma missionária, que você seria um missionário, que ele ia te usar poderosamente. Mas agora você está pelas beiradas. É nessa hora que o diabo vem, rouba a semente.
Você sabe quando é que o diabo arranca de nós a semente e as promessas que Deus nos deu? Quando a gente põe na cabeça que a gente agora está de boa. "Não, sim, eu tô tirando férias.
" Cuidado! Cuidado! Tem que tirar férias, tem que descansar, tem, mas cuidado, porque isso pode virar negligência, irresponsabilidade.
Aí nós temos o segundo solo que o texto sagrado diz o seguinte: verso 5, Marcos 4:5. Só escute parte dela: "Caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra não era profunda.
E, quando saiu o sol, a planta se queimou, secou porque não havia raízes. " Interessante que essa palavra, quando eu recebi essa mensagem, foi um fruto de uma experiência que vivi na África. A gente estava lá, era um final de semana; a gente estava numa atividade ministerial lá na casa de um governador de Angola, lá da cidade onde estávamos.
E aí eu estava andando em uma propriedade enorme, e era, sabe, toda aquela miséria, muita pobreza, mas ali naquele lugar era uma mansão, né, diferente. E aí eu lembro que tinha um buraco enorme, mas um buraco enorme; tinha um coqueiro do lado que ia ser plantado. Aí eu perguntei para o funcionário lá: "Falei, caramba, você vai ter que cavar esse buraco desse tamanho aqui para plantar esse coqueiro?
" Ele falou assim: "Sabe o que é, pastor? " Não, na época não era pastor, eu era missionária ainda. "Sabe o que é, meu irmão?
É porque, é o seguinte: aqui você percebe que não tem vegetação. " Aí realmente, você olha assim, é só deserto, terra, terra, terra; aí de repente você vê um oásis, um lugar com planta. Falei: "Sabe por que tudo que você quer é deserto?
Porque não tem, porque é terreno rochoso, é terreno pedregoso, onde a terra é rasa. Então tem terra no início, mas quando você cava um pouco, o que vai ter? Pedra!
Então ele tem que cavar até chegar onde? Na terra boa. " Jesus, quando ele vai explicar isso aqui, lá no verso 16, olha só o que ele fala: "A semente lançada em terreno pedregoso são aquelas pessoas que ouvem a palavra e recebem com alegria.
Ouvem a conferência missionária, assistem à conferência de avivamento; querem orar no espírito o tempo todo, ouvem o seminário de hombridade, querem agora se posicionar como homem. Mas a palavra de Deus diz que essas pessoas são terra rasa. São muito bons de apelos, mas têm pouco compromisso, visto que não têm raiz em si.
Permanecem por pouco tempo, mas quando surgem os problemas, as tribulações, as perseguições por conta da palavra, desistem. É porque essa pessoa amada é como aquela plantinha ali: ó, brotou, nasceu, mas quando a raiz vai buscar a terra úmida, porque é isso que a planta precisa. A planta para.
. . " Ela desenvolver, querido, ela precisa de terra úmida.
Sabia disso? Que para que a planta desenvolva, ela precisa de terra mole, fofa, terra bem trabalhada, porque aí a planta vai buscando a raiz, entrando lá na unidade da terra. Ela cresce.
Você não sabe o que faz dar fruto. O que faz dar fruto não é água. Quem sabe o que faz dar fruto?
Sol. Você sabe o que faz dar fruto? Sol.
O que é chuva? Bênção. O que é sol?
Problema, dificuldade, calor, fogo. Posso falar uma coisa para você? É importante.
A bênção, no início, a bênção faz a gente desenvolver. A criança precisa de ser cuidada para ela crescer, mas para amadurecer, a gente tem que ter problema na vida. Só que como essas pessoas são a semente, não, a semente não, não a raiz.
Não vai lá na terra porque ela bate de frente. Sabe o que é isso? É gente com coração duro.
Quando a palavra de Deus cai no coração dele e vai se aprofundar na sua intimidade, vai se aprofundar, vai criar raiz na pessoa. Aqui não tem que se meter na minha vida, não entrar no meu casamento de forma alguma, se meter na minha vida de forma alguma. Gente com o coração duro.
Quando a palavra quer penetrar no interior dessa pessoa, é gente rasa. Como tem gente rasa na igreja, meu irmão! Gente só quer saber do culto, gente só quer saber de cantar, gente só quer saber de sentar, ver o culto embora, mas não deixa a palavra de Deus entrar na intimidade dela e transformar caráter, transformar casamento, mudar maneira de se vestir, mudar maneira de tratar marido, mudar a maneira de tratar a esposa e filho.
A palavra não produz raiz dentro da pessoa. A pessoa só quer ficar superficial na vida cristã. Sabe o que acontece?
Quando vem o sol, para que serve o sol? Para dar fruto. Quando vem o sol para dar fruto, a planta morre porque não tem raiz.
Como está seu coração? Você só fica pelas beiradas? Ou a palavra até nasceu dentro de você, germinou, mas você não deixa a palavra de Deus entrar no seu casamento?
Se não deixa a palavra de Deus entrar no seu caráter, você não deixa a palavra de Deus mudar a maneira como. . .
O seu coração! O seu coração ainda é duro e coração duro não frutifica, não amadurece, não desenvolve. Isso é muito sério, amado.
Dureza de coração, resistência. Gente superficial dá uma resposta rápida: "Pode contar comigo, pastor! ", mas quando vai entrar na intimidade da pessoa, não.
Aí não, né? Entrar no meu casamento, entrar na minha vida financeira, entrar nas coisas, não. Aí não!
Sedes honesto! Você tem caixa dois, você não paga impostos, se sonega. Você tem problema de caráter na sua vida, você não cuida dos seus filhos da maneira correta, você trata sua família de qualquer jeito.
Sua boca é suja, seu casamento é uma mentira, suas roupas. . .
Você fica mostrando o seu corpo para todo mundo. Parece que quando você sai de casa, você entra dentro de um encolhedor de roupa! Você tem duas vidas: você traz sua esposa, você traz seu marido, seu namoro é impuro.
Mas você empolgado para vir nos cultos? Você gosta. Mas na hora que a palavra de Deus quer entrar no seu coração para mudar seu caráter, você não deixa isso acontecer.
Você nunca vai amadurecer, meu irmão, porque a gente só sabe lidar com problema com o sol. Quando o sol vem, quando o sol vem sobre a planta, ela só vive. Gente, eu tenho lá quatro vasos de planta frutífera em casa, guardado para o dia que eu comprar minha casa.
Eu quero plantar lá no terreno da minha casa. Mas tá lá, pé de abacate. Uma planta, quem conhece a tia?
Tirou aqui? É perfeita! É uma planta da Bolívia, um fruto doce, uma delícia!
Eu tenho 20 mudas. Já tirei na minha casa, tem a grandona, tem a tia peru, tem graviola, tem muitas coisas lá, não lembro. Só que elas estão num vaso desse tamanho aqui!
Só que, toda semana, eu tenho que voar, toda semana, eu tenho que aguardar, toda semana, tem que voar. Por que, gente? Porque senão elas morrem.
Por que elas morrem? Porque não estão plantadas no chão. A raiz não chegou lá embaixo.
A própria raiz busca a umidade do solo. Para que ela vai ficar lá? Você fica com o pé de abacate, você fica com vontade de abacate, não?
Por quê? Porque a raiz já chegou na umidade do solo, agora você só desfruta do quê? Do fruto.
E quando o fruto vem, quando o calor vem, a flor nasce, vem a chuva, depois vem um calor e dá o fruto. Se for uma coisa para você, você nunca vai frutificar enquanto você não deixar a palavra de Deus entrar na sua intimidade e mudar seu caráter. Você nunca vai, você nunca vai amadurecer na sua vida enquanto você ficar vivendo de culto de domingo.
Presta atenção! Quem quer amadurecer na vida cristã, que levante a mão! Então desista de ficar ouvindo sua pregação de culto de igreja.
Medita na palavra, leia livros, seja uma pessoa que tá ali amadurecendo, deixando a palavra entrar no seu caráter. E aí tem agora o terceiro coração, que é esse coração aí, ó. Tá lá os pés de alface, mas o que começa a nascer, gente?
É um negócio do capeta. Quem gosta de plano? Você vai lá, compra uma terra limpinha, sabe?
Você coloca no vaso. De repente, começa a nascer braquiara. De onde vem esse negócio?
E começa a nascer? Você tem que ir lá arrancar. Gente, até começa a nascer erva daninha.
E é interessante, já parou? Como é que tem erva daninha? Quando você puxa.
. . Você deixa aquilo, vê um torrão de terra, isso foca, literalmente sufoca as plantas.
Eu vou falar uma coisa para você: esse coração aqui, para mim, é o mais desafiador. Você sabe por quê, meu irmão? Porque, enquanto o primeiro coração é o coração indiferente e o segundo coração é um coração duro, esse coração aqui é contaminado.
Tem palavra de Deus, mas tem palavra até do cão também. Ele quer a esposa, mas que é amante; ele quer ela. Quer se ver a Deus, mas no lago do namorado, que está levando ela para fornicação.
Quer buscar Deus, mas não faz um limpa no WhatsApp. Falar uma coisa para você: gente, há muitos anos atrás, há 20 anos, para você encontrar uma ex-namorada, que a maioria de nós teve uma vida mal resolvida, mesmo… você sabe das vezes: namorados, ex-namorados. Você teve, ficou para o passado; você está bem casado hoje.
Posso falar uma coisa para você? Esse negócio aqui, meu irmão, faz você ter contato com um monte de ex-namoradas, coisa que antigamente você não tinha. Para encontrar uma ex-namorada, você tinha que ir lá na cidade dela, ligar para ela e aí, só de fazer isso, você já estava tudo errado, sim ou não?
Meu Deus! Hoje não, meu irmão. Você está lá no seu banheiro, você está falando com a sua ex-namorada: "Oi, fulana, como é que você está?
" Se arrebenta, meu irmão! O nível de adultério de traição virtual que a humanidade entrou por conta de celular, de redes sociais, de WhatsApp, de Instagram é assustador. Cuidado com as ervas daninhas que estão entrando no seu casamento.
Olha só a explicação, porque a explicação que Jesus dá para Marcos 4:7, porque Marcos 4:7 fala: "Outra parte caiu entre espinhos; cresceu e foram sufocadas as plantas de forma que não deu fruto". Cresceu, desenvolveu. Olha só a explicação que Jesus dá no verso 18: "A semente lançada entre espinhos são aquelas pessoas que ouvem a palavra, mas quando chegam as preocupações da vida, os enganos… ai, o engano do WhatsApp, ou engano de abrir o coração para o ex-namorado: 'Eu amo ele, mas eu gosto de conversar com você.
' Olha os enganos das redes sociais! " Falar uma coisa para você, gente, em nome de Jesus, nós vivemos um tempo preocupante. Eu falo isso da minha própria casa, porque, escute, Romanos fala: "Nós temos que correr com perseverança e nós temos que largar todo o pecado e todo o embaraço".
Tem coisa que não é pecado, mas embaraça a sua vida. Não é pecado maratonar uma temporada na Netflix, mas isso rouba o tempo da sua vida; isso é embaraço. Você sabia que um atleta… quem é atleta, quem faz corrida, sabe disso.
O atleta, quando ele vai correr, ele não bebe água; ele pega água, joga na boca e faz o quê? Porque essa água dentro dele vai atrapalhar. Aquilo que é para a vida atrapalha.
Deixa eu te falar uma coisa: tem coisa que você tem na sua vida que não é pecado, mas está atrapalhando a sua caminhada com Deus. Erva daninha! A semente lançada em espinhos são aquelas pessoas que ouvem a palavra, mas quando chegam as preocupações da vida, os enganos, as riquezas e os anseios da vida… que é viver… sabe.
. . A Bíblia fala que a planta é sufocada, tornando-se infrutífera.
Na hora de dar o fruto, ela não frutifica. Por isso que eu falo que esse coração é um dos corações mais desafiadores. Porque cresce, desenvolve, mas não dá fruto.
Porque, meu irmão, o grande segredo do coração correto é que a sua vida vai frutificar. Todas as áreas da sua vida vão dar fruto. Você vai ter frutos espirituais, você vai ter frutos financeiros, você vai ter frutos do seu casamento, você vai ter frutos da sua vida, mas os frutos virão na sua vida de acordo com o coração que você tem.
É o nosso coração que determina a nossa vida, gente! É a maneira como nós guardamos o nosso coração. Meu Deus!
Como o nosso coração é enganoso: “Enganoso é o coração do homem! ” Como é que seu coração está? Como é que anda seu coração, meu irmão: indiferente, duro, contaminado?
Que o Espírito Santo fale com você nessa noite. Você está culpando um monte de gente, mas nessa noite a voz do Espírito Santo no seu coração te diz: "Não são as pessoas, é você! É o coração que você tem!
" Você não tem guardado o seu coração. Pessoas que estão contaminadas, contaminadas de pecado, contaminadas, sufocam a palavra. Interessante, segundo Timóteo 4:10 fala: "Porque Demas…" E interessante, eu não lembro qual a carta, mas numa das cartas, que praticamente, não… a última carta que o apóstolo Paulo escreveu foi a primeira e a segunda Timóteo.
Nem ele, Lucas, escreveu primeiro e segundo Timóteo. Ele estava preso e Lucas estava com ele ali, escrevendo o que Paulo falava. E a Bíblia cita Demas como um companheiro ministerial.
A Bíblia fala que Demas andava com Paulo, servindo no ministério de Paulo. E o texto fala lá em segundo Timóteo 4:10: "Porque Demas me abandonou, amando o presente século. " Ah, meu irmão, como a gente tem que guardar nosso coração!
É bênção, riquezas, mas é um engano. O engano das riquezas; o engano dos prazeres do mundo. Isso me faz lembrar também o jovem rico, coração dividido entre seguir a Jesus, mas abandonar as riquezas dele lá em Mateus 19.
Mas a Bíblia fala da boa terra: "Outra parte caiu em boa terra; germinou, cresceu, desenvolveu, frutificou, deu colheita: 30, 60 e até 100 por um. " Aí Jesus vai explicar lá no verso 23 de Marcos 4: "Outras pessoas são aquelas que recebem a semente e são uma boa terra. Ouvem a palavra e, tendo recebido, dão fruto, se comprometendo com a palavra.
" Querido, tenha compromisso com a palavra! Palavra de Deus amada, não negocie valores. Guarde o seu coração de ser contaminado.
Guarda o seu coração da indiferença, guarda o seu coração da dureza. Queria que você agora abaixasse essa sua cabeça e apresentasse o seu coração diante de Deus. Agora, como anda o seu coração?
Como anda o seu coração? Que nessa noite você possa deixar o Espírito Santo, como Davi disse: "Senhor, sonda o meu coração. Vê se há em mim algo mal.
" Você tem colocado culpa em tantas coisas, em tantas pessoas, mas nessa noite, a voz do Espírito Santo está no seu coração e você coloca seu coração agora diante de Deus. E você possa falar: "Deus, eu não sei tudo ainda. Na verdade, nem sou ainda o que o Senhor deseja.
Deus, eu tenho muita coisa ainda para mudar. Eu, ainda Senhor, olho para minha vida e vejo tantos erros. Eu ainda tenho medo.
Eu não entendo direito a sua vontade. Eu ainda nem sou aquilo que o Senhor deseja que eu seja. Mas uma coisa eu sei: eu tenho compromisso com a sua palavra, Senhor.
Eu me permito ser trabalhado pelo Senhor. " Se você quer ver os processos de Deus se cumprindo na sua vida, se você quer ver as promessas de Deus se cumprindo na sua vida, alinha seu coração nessa noite. Se até hoje você tem tratado a vida cristã e as promessas de Deus de modo indiferente, se até hoje você tem fechado seu coração, tem pessoas aqui que já se abriram a Deus com alegria, mas a mágoa, a decepção, amado, todos os dias a decepção com pastor, com igreja, com irmãos, batem no nosso coração para a gente fechar o coração.
Todos os dias, o pecado bate no nosso coração para a gente ficar contaminado. Todos os dias, a indiferença bate no nosso coração para a gente não se envolver. Mas hoje, o Espírito Santo bate no seu coração: "Eis que estou à porta e bato.
Aquele que me ouvir. . .
" Você ouviu a voz do Espírito Santo nessa noite? Se você entende que nessa noite o seu coração precisa ser mudado, repita comigo uma oração. Fala: "Senhor Jesus, eu coloco o meu coração diante de Ti.
Nesse momento, eu coloco meu coração em Tuas mãos. " Talvez você que está me ouvindo aí na internet, você que está sentado nesse sofá, você que está ouvindo essa mensagem, eu gostaria de pedir que você parasse tudo que está fazendo agora. Esse é o problema de muitas vezes; a gente está em casa vendo culto e fica se envolvendo com um monte de coisa.
Pare tudo agora. Repita essa oração, diga comigo: "Senhor Jesus, muda meu coração. Eu só terei as promessas do Senhor, eu só viverei as suas promessas se o meu coração for transformado.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro. Senhor, só o Senhor pode mudar. Diga: só o Senhor pode mudar o meu coração.
Eu não posso mudar o meu coração, por isso tira o meu coração diferente. Diga: meu coração está indiferente. Senhor, tira meu coração de pedra, o Senhor tira meu coração contaminado, e eu quero servir ao Senhor.
Eu quero viver todas as promessas do Senhor e viver tudo que o Senhor tem para minha vida. Em nome de Jesus, dê uma salva de palmas para Jesus. Amém!
Related Videos
DESCUBRA PORQUE AS COISAS NÃO DÃO CERTO NA SUA VIDA
42:57
DESCUBRA PORQUE AS COISAS NÃO DÃO CERTO NA...
Pastor Antônio Júnior
116,750 views
Traumas e bloqueios emocionais parte 2  Pr Euripedes Mendes
2:47:56
Traumas e bloqueios emocionais parte 2 Pr...
Igreja Batista da Pampulha
2,698 views
NÃO SE ENTREGUE AO DESÂNIMO - #DIEGOMENIN | SERMÃO
47:44
NÃO SE ENTREGUE AO DESÂNIMO - #DIEGOMENIN ...
Diego Menin
413,786 views
Diga Não ao Conformismo // @lucianosubira
47:34
Diga Não ao Conformismo // @lucianosubira
Paz Church São Paulo
303,996 views
Culto de domingo - PIB Betel 27/10/24
1:10:53
Culto de domingo - PIB Betel 27/10/24
Betel TV
25 views
IMPOSSÍVEL você não MUDAR DE VIDA com essa PREGAÇÃO ! | Pastora Sandra Alves
1:12:12
IMPOSSÍVEL você não MUDAR DE VIDA com essa...
Pastora Sandra Alves Oficial
4,702,906 views
Resenhando | Dr. Denis Birman
1:32:41
Resenhando | Dr. Denis Birman
Adventistas Amazonas
125,823 views
Claudio Duarte |  A Vida Não é Facil Pra Ninguém
52:27
Claudio Duarte | A Vida Não é Facil Pra N...
Projeto Recomeçar
553,786 views
O VAZIO DA CARÊNCIA | SERMÃO
46:10
O VAZIO DA CARÊNCIA | SERMÃO
Diego Menin
795,945 views
As 8 formas que Deus fala | Tiago Brunet
41:37
As 8 formas que Deus fala | Tiago Brunet
Tiago Brunet
766,738 views
A MULHER ADÚLTERA COMO VOCÊ NUNCA VIU
38:32
A MULHER ADÚLTERA COMO VOCÊ NUNCA VIU
PR. CRISTIANO LEAL
39,018 views
Cláudio Duarte - Mude sua postura
41:22
Cláudio Duarte - Mude sua postura
Palavras de Fé
1,241,158 views
SEJA a IGREJA que VOCÊ quer TER. | pregações | evangélicas | impactantes, Luiz hermínio
36:49
SEJA a IGREJA que VOCÊ quer TER. | pregaçõ...
Marcio_Andrade
35,298 views
Por isso precisamos orar (Criados para estar com Deus) - Jhonatan Carlos
26:57
Por isso precisamos orar (Criados para est...
Jhonatan Carlos
1,060,587 views
JONAS MADUREIRA - JesusCopy Podcast #22
1:31:27
JONAS MADUREIRA - JesusCopy Podcast #22
JesusCopy
233,388 views
E se Jesus voltar hoje? | Deive Leonardo
33:33
E se Jesus voltar hoje? | Deive Leonardo
Deive Leonardo
925,315 views
Luciano Subirá | ESPERANDO NO SENHOR
1:07:53
Luciano Subirá | ESPERANDO NO SENHOR
Luciano Subirá
240,079 views
Claudio Duarte | POR QUÊ É DIFÍCIL MUDAR
35:04
Claudio Duarte | POR QUÊ É DIFÍCIL MUDAR
Projeto Recomeçar
770,620 views
Vazio na alma | Deive Leonardo
29:33
Vazio na alma | Deive Leonardo
Deive Leonardo
1,682,751 views
LAURA SOUGUELLIS - Podcast JesusCopy (Segunda participação) com Douglas Gonçalves
1:17:05
LAURA SOUGUELLIS - Podcast JesusCopy (Segu...
JesusCopy
128,593 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com