Ditadura, ditadura. Tem gente que está com saudades do cassetete BAIXA O CACETE, BAIXA O CACETE EM QUEM QUER A VOLTA DOS MILICO O negócio é o seguinte, né. Vivemos numa democracia.
Então a gente tem que respeitar tudo o que é tipo de opinião. Tem gente que quer a volta da ditadura. Estão certos, cara.
O cara está com a "ditamole", ele está louco pra estar com a ditadura de novo. Então pode vim e pegar um cassetete aqui, eu te empresto um cassetete. Falando sério né meu chapa Brasil nessa turbulência, Brasil nesse.
. . turbulência não, né casa, porque não tem nem forças pra ter uma grande nessa coisa nebulosa, turva.
Tu olha pra frente pelo amor de Deus olha para trás também é estranho. Olha pro lado, né. Aí tem neguinho pela volta dos militares, intervenção militar já.
P! @#$% cara muito democraticamente ou surgindo dar porrada nos caras porque os que não gostam de repressão, gostam da coisa dura, gostam de cassetete. Então é o seguinte meu chapa, quem pede isso nem sabe quem é o exército brasileiro, qual é a real do exército brasileiro O exército brasileiro é e sempre foi legalista, tem uma tradição legalista O exército brasileiro só saiu da caserna pra dar golpe e derrubar o regime constitucional quando a sociedade civil brasileira, amorfa, sem coragem, sem culhão foi lá instigar os caras pra fazer o trabalho sujo que eles não tinham coragem de fazer.
Foi assim desde sempre. O exército brasileiro ele na real só se consolida a partir da guerra do Paraguai Antes quem mandava era a marinha, era a armada, que era a instituição, a arma de elite ligada ao Dom Pedro || desde o Dom Pedro, o Lord Cochrane Um monte de almirantes importantes e parara parara. Ai quando o governo.
. . o exército brasileiro cria uma consciência de classe depois da guerra do Paraguai ele acaba se vinculando na escola militar da Praia Vermelha com a ideologia positivista.
O positivismo de Augusto Comte é uma filosofia que já caiu em desuso, né que inclusive o seu lema era "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim" né, amor ordem e progresso que nem o Hans Donner com aquela visão que só mesmo um alemão teria que é mudar a bandeira brasileira e por amor, ordem e progresso porque ficou fora né. E essa visão positivista pregava o seguinte: Eu sei o que é melhor pra você Ele era republicano, mas ele sugeria que poderia haver uma república forte onde homens com maior visão sugerissem para os de menor visão o que eles deveriam fazer. No caso eu sugerindo que você deve fazer.
Você por exemplo que a favor da intervenção militar pega um cassetete é. . .
Bom e aí esses militares positivistas ligados diretamente à escola militar da Praia Vermelha e ao Benjamin Constant deram o golpe militar de 1989, o golpe republicano. Mas só conseguiram dar um golpe porque tiveram o apoio e incentivo da oligarquia paulista basicamente da oligarquia rural dos cafeicultores que também já estavam num saco cheio do império do qual eles haviam muitos se beneficiado mas que não queriam mais ter um vínculo com um regime que vinha meio que caindo de um podre porque de maduro não estava Veio o golpe militar, o primeiro presidente brasileiro é um militar você sabe o Marechal Deodoro da Fonseca só que ele não é o primeiro ditador brasileiro, porque o ditador não renuncia e ele renunciou, renunciou porque a constituição de 1891 dizia que quando alguém renunciasse antes de cumprir a metade do mandato teriam que ser convocadas novas eleições e foi o que ele fez para não deixar que o vice dele que era da outra chapa Floriano Peixoto tomasse o poder só que o Floriano Peixoto toma o poder como vice em exercício jamais assinou como presidente e faz um governo inconstitucional que é uma ditadura,, uma ditadura que um monte de gente apoiou e então, o Floriano Peixoto se torna o primeiro ditador de fato da história brasileira, um ditador apoiado pelas camadas de classes médias baixas e de trabalhadores porque ele fez um governo de incentivo à indústria e de menos apoio aos cafeicultores paulistas. Acima de tudo ele queria um governo central forte e não um governo liberal federalista, onde os estados, as províncias tivessem mais poder, mais autonomia como queriam os paulistas, como queriam outras porções do Brasil até o próprio Rio de Janeiro.
Não, ele queria um governo central, ele queria um governo intervencionista, ele queria um governo no controle também da economia, né. Só que ele acabou. .
. quando acaba o seu mandato que teve mil confusões, teve as revoltas da armada ele acaba sendo afastado do poder e os cafeicultores paulistas tomam o poder na tal república do café com leite com o Prudente de Morais e a verdade é que embora seja a tal república oligárquica,, foi um período em que o Brasil cresceu foi um período em que o Brasil se desenvolveu, foi um período que claro que não foi às mil maravilhas, mas foi um período de democracia Essa democracia é rompida novamente com a revolução de 1930 na qual o exército não toma parte diretamente, mas foi um golpe militar, porque parte do exército ao qual o Getúlio Vargas estava ligado no Sul, o Osvaldo Aranha Flores da Cunha velhos caudilhos gaúchos já treinados em guerras de 1893, guerra de 1923 teve lá a revolução de 1923 esses caras já treinados, já feitos ao uso de armas tomam o poder, derrubam o governo do Washington Luís e fazem o que se pode na verdade chamar de revolução, porque realmente revoluciona todo o Brasil. A questão é que em 1937, o Getúlio Vargas da o golpe dentro do golpe que é o estado novo 10 de novembro de 1937 ele fecha o congresso, ele que já tinha sufocado uma tentativa de revolução comunista em 1935 ai tentou na comunista de 35.
Ele que já tinha sufocado levante integralista de direita fascista ele dá esse golpe, ele estabelece a mais rígida, a mais sangrenta ditadura da história militar do Brasil muito pior que a ditadura que eu vou chamar de 68 e não de 64 você vai ver por quê Mas daí o próprio exército que havia lutado na segunda guerra mundial em 45 Dutra, o Eurico Gaspar Dutra, o próprio Castelo Branco que lutou em Monte Castelo na Itália na segunda guerra. Esses caras afastam o Getúlio Em 45. .
. 46 o Dutra tomou o poder, mas é um golpe moderado, um golpe brando tanto é que eles não desfazem as instituições, eles fazem uma nova constituição, a construção de 46 que prevê eleições para 1950 São convocadas as eleições em 1950 e quem ganha? O Getúlio Vargas que de volta nos braços do povo em vez de ser o ditador sangrento ou revolucionário de 30 volta na figura do pai dos pobres, um líder populista com o salário mínimo, com direitos trabalhistas que já tinha feito anteriormente com um discurso realmente bem populista.
A questão é que no Brasil, as elites do Brasil nem concessões que na verdade são populistas para as classes trabalhadoras e menos favorecidas querem e se inicia todo uma trama golpista que envolve de novo o exército que o exército tem de pior, porque o exército brasileiro se divide em dois , cara. Um exército ligado a uma baviera liberal, um exército arejado, um exército que está aqui para servir o Brasil e um exército retrógrado e reacionário que sempre foi a parte menor do exército brasileiro. Essa parte é de novo incentivada a tramar um golpe e o golpe e se concretizar, mas Getúlio Vargas maravilhosamente sai da vida para entrar na história despedindo um tiro no próprio coração Esse tiro pega no coração dele, mas pega na mente, na cabeça dos seus inimigos Então há eleições em 55 e aí tem o melhor golpe militar na história do Brasil, o golpe do general Lott, que é um golpe a favor da democracia.
O general Lott ameaça botar as tropas na rua e exige a posse do presidente eleito Juscelino Kubischek aí o Brasil entra naquele período em que estava irreconhecivelmente inteligente cinema novo, nova capital, nova cap Brasília, bossa-nova campeão do mundo 58, campeão do mundo em 62. O presidente sorriso só que o presidente sorriso também começou a se envolver com grandes empreiteiras na construção de Brasília dentre eles um açougueiro um açougueiro açougueiro que começou a fornecer carne para os constru. .
. para os candangos de Brasília e criou um império de. .
. a maior produtora de proteína animal do mundo né de uns irmãos caipiras que estão presos e aí isso é só um exemplo de como grandes conglomerados surgem em torno do JK. Mas daí o fato é que oJK não consegue fazer o seu sucessor, mas há eleições e essas eleições são as do Jânio Quadros, né, o Jânio Quadros faz uma bravata e diz vou renunciar porque ele achava que ninguém ia deixar o Jango João Goulart quer o vice dele também eleito por outra chapa, mesmo caso la do Deodoro e do Floriano né, uma ideia maravilhosa essa você poder eleger um presidente de uma chapa e um vice da outra.
Cara é uma piada né cara? Elegeram o Jânio numa . .
. pra presidente de uma chapa e um Jango João Goulart, que já tinha sido ministro do trabalho do Vargas na outra chapa. Quando o Jânio renuncia, ha um período turbulento de parlamentarismo a luta pela legalidade do Brizola até aqui o Jango assume.
Quando o Jango assume realmente é que grandes camadas das classes médias e altas do Brasil acham que ele é um revolucionário comunista, acham que ele queria instalar o comunismo no Brasil. É um período de água de guerra fria onde eles incentivam o exército brasileiro a dar o golpe militar de 1964 porém quando você estuda o golpe militar de 64 você sabe que o Castelo Branco, o general Humberto de Alencar Castelo Branco um letrado parente da Raquel de Queiroz, um homem equilibrado diz: - O exército brasileiro é legalista, o exército brasileiro não sairá dos quartéis para dar um golpe e enquanto a população civil brasileira não der o seu aval não disser que quer esse golpe. E você sabe o que aconteceu A marcha com a família com Deus pela liberdade, um monte de babaca ainda por cima com as babás deles, levaram as babás junto né dá, queremos vermelho só no batom.
Queremos fora o comunismo, queremos os militares Tudo bem, você ser contrário a alguns dos delírios dos Jango, ser contrário a algumas das posições do Brizola, ok Agora você querer romper o jogo democrático e botar milico no poder porque o governo não está dando certo tu tem que ser um idiota. Mesmo assim quando o Castelo Branco dá o golpe, o golpe ainda é brando até outubro de 1965 quando haveria novas eleições,, mas daí ele manda caçar o Lacerda que tinha sido um grande incentivador do golpe que poderia inclusive vir a ser presidente nas eleições de 65, manda caçar o JK, manda. .
. realmente começa. .
. faz o ato institucional número 2, o AI-2, que depois viria a dar com o Costa e Silva em 68 no AI-5. E aí sim quando o exército brasileiro dividido entre uma ala mais esclarecida ligada à escola superior de guerra e que não era e que queria desenvolvimento com segurança e a linha dura do Costa e Silva.
ganhou o Costa e Silva, o Brasil ingressa realmente nos horrores da ditadura militar. Um país precisa de exército, sé que uma nação precisa de um exército para servi-la e não para sufocá la O FH tratou mal exército brasileiro, o Lula inclusive tratou o exército brasileiro melhor do que o FH, mas mesmo assim o exército brasileiro sabe que não tem condições de dar um golpe e nem quer dar um golpe. Então são pequenos setores de uma sociedade civil imbecil que querem o golpe, mas não vão levar e pequenos setores vesgos e vis do exército brasileiro que também não vão levar porque tanto a sociedade civil brasileira como um todo quanto o exército brasileiro como um todo são dignos e decentes e nós não voltaremos ao tempo das trevas.
É isso aí, quer concordar comigo concorda, não quer vai tomar porrada porque ditador aqui sou eu Tchau O QUE VOCÊ ACABA DE VER ESTÁ REPLETO DE GENERALIZAÇÕES E SIMPLIFICAÇÕES MAS O QUADRO GERAL É ESSE AÍ MESMO. AGORA SE VOCÊ QUISER SABER COMO AS COISAS DE FATO FORAM. AAH, ENTÃO VOCÊ VAI TER QUE LER.