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Video Transcript:
Shalom Shalom com a bênção de aen começamos mais um programa R chuva apresentado por mim Gabriel e pelo RAV da nossa sinagoga o RAV iosef hoje com um tema muito especial iremos abordar lei e graça então se você tem desejo de entender a lei de entender a graça e você conhece alguém que também tem esse desejo Compartilhe o link deste programa com o máximo de pessoas que você conseguir Antes de iniciar o programa eu tenho rápidos recados O primeiro é que se você ainda não é inscrito no nosso canal que você se inscreva e Ative
o sino das notificações que nos siga também no Instagram @bit Shalom under como vocês viram no início do nosso programa um vídeo introdutório sobre um curso que nossa sinagoga desenvolveu chamado tchu Vá então se você tá caminhando eh na tchua se você está iniciando esta caminhada o link para o nosso curso está aqui na descrição do vídeo e lembrando também que o programa rti chuva é uma cortesia da nossa sinagoga Então se de alguma forma você deseja colaborar com este projeto o link também está aqui na descrição do vídeo Maro ren acredito que introdução feita
podemos dar início ao programa de hoje Shalom RAV tudo bem com o senhor Shalom Shalom Gabriel Shalom a todos que estão nos acompanhando é um grande prazer mais uma vez estarmos aqui a ao vivo conectados com todas essas pessoas que estão caminhando em tchu vá hoje o tema é muito importante eh vai ser resumido devido a rak chabot a festa de chabot Então nós vamos precisar encerrar aí em torno de 40 minutos mas eu tenho certeza que esses 40 minutos vão ser 40 minutos extremamente importantes para todos que estão nos acompanhando baro rachin bom ravio
então pra gente dar início ao tema de hoje a gente sabe que Devido a muitos dogmas e equívocos eh muitas mentiras foram ditas tantas vezes que talvez algumas pessoas até acreditam que isso seja uma verdade então o que a gente acaba vendo né muitas pessoas usando até abess orar o evangelho para dizer que a lei foi abolida pela graça substituída posso dizer assim então eu queria que o senhor explicasse um pouco sobre isso se de fato foi como que nós judeus que temos testemunho em exua com Masi acreditamos bom eh o tema não é simples
e eu não acredito que a gente vai conseguir eh examinar todas as Vertentes deste tema eh somente com esse programa Mas nós vamos aí debruçar em alguns textos bíblicos e principalmente entender a lei dentro de uma ótica ah judaico Messiânica e a Graça dentro de uma ótica judaico Messiânica e eu acho que eh Isso vai ser De grande valia para todos tá eh quando nós falamos da Lei Qual que é o problema a maior parte das pessoas quando vai ler a Bíblia lê a tradução então eh pega uma tradução para o português e o tradutor
quando ele vai fazer um uma tradução por mais que ele se esforce às vezes é muito difícil você trazer o sentido original fazendo a tradução no caso do Brasil a tradução que todos TM disponível que é João Ferreira de Almeida ela foi usada depois para visões e atualizações mas a João Ferreira de Almeida não traduziu do hebraico para o português né então a Bíblia passou pelo seguinte processo ela foi escrita em hebraico né moocher beino recebeu a sagrada Torá em hebraico os profetas do nosso povo Escreveram em hebraico então todo o tanar o antigo testamento
é escrito em lachon kodes em língua hebraica ah em um dado momento essa escritura Judaica né É ela vai ser traduzida pro grego e aí você tem a septuaginta e em um outro dado momento a septuaginta vai ser traduzido pro latim que é conhecido como vulgata Latina Ah dessa vulgata Latina que e João Ferreira de Almeida vai fazer a tradução pro português Então olha só o que aconteceu a Bíblia foi escrita em hebraico traduzido pro grego do grego traduziu pro latim e do latim traduziu pro português então nós temos aí pelo menos pelo menos tá
su tá que tô sendo aqui bem simplista quatro traduções do idiom original para chegar até o português então óbvio que nós vamos ter alguns problemas de tradução Não tô dizendo que a Bíblia tem problema mas as traduções elas podem ter alguns problemas como a palavra lei por exemplo que quando a pessoa lê lei ela entende toda a lei mosaica Quando nós vamos paraa Torá ler no contexto original nós vamos ver que a palavra lei ela pode aparecer em um contexto em outro contexto Você pode ter o termo Torá Você pode ter o termo eh eh
ruim né que são estatutos Então tudo isso fala da Lei mosaica Ah para que a gente possa então entender a questão da Lei e da Graça eu preciso entender que quando eu vou falar da Sagrada Torá a sagrada Torá ela pode ser dividida eu posso dizer assim em quatro Vertentes não é que ela é dividida a Torá é uma só mas eh vamos dizer assim separada por assuntos tá então você tem dentro da Sagrada Tor os mandamentos de cunho moral esses mandamentos de cunho moral eles são eternos tá eles não são eh temporais eles são
atemporais são mandamentos que vão falar do caráter de Deus né E o caráter de Deus ele vai ser refletido através desses mandamentos de cunho moral ah o grande ponto é que dentro do eh desses mandamentos né de cunho moral nós temos ali o que nós chamamos de AC R brot que seria eh popularmente conhecido como os 10 mandamentos né Ou as 10 palavras que se encontram lá no cfer timote êxodo Capítulo 20 ah do verso 1 em diante E aí você tem lá esses 10 mandamentos que são não ter outro Deus além de achem não
fazer imagem de escultura não invocar o nome de achem em vão eh lembrar do dia de Shabat para o santificar ah Honrar o pai e a mãe não assassinar não adulterar não ftar ah não dar falso testemunho e não cobiçar nada que é do próximo o grande ponto aqui é a maior parte das pessoas acham que esses mandamentos né que que essas palavras elas foram dadas no har Sinai ou seja antes você não tinha esses mandamentos e somente quando mocher Abino Moisés o nosso mestre eh leva o o povo de Israel pro Sinai ali eles
Então vão receber essas palavras mas na verdade nós sabemos que a sagrada Torá eh principalmente essas questões dos mandamentos de cunho moral eles são eternos então eles são atemporais eles existem não é antes da criação do homem são dado para o homem e eh continuam em vigor por toda a eternidade eles não deixarão de ter a valia e quando eu digo isso as pessoas se Assustam Eh vamos fazer aqui uma linha do tempo para que todos possam nos acompanhar então nós temos Adão que é o primeiro homem Adam richon Adão o primeiro eh e de
Adão você vai ter uma linha cronológica e a descendência de Adam vai ser traçada na escritura sagrada então Adão Vai ter sete sete vai teros e ali você tem a genealogia até chegar a noar que é conhecido como Noé eh de Adam até no vai passar aproximadamente em torno de 1000 anos não é para o nasc ento de no e eh do nascimento de noor até o O Dilúvio você vai ter aí mais ou menos eh 600 anos eh aproximadamente tá tô falando aqui em números eh aproximados vai ter o dilúvio depois do dilúvio eh
vai passar algumas centenas de anos para você ter a o nascimento de Abraham avino Abraão o nosso pai e de Abraão até até mocher Abino Moisés você tem aí em torno vamos dizer aí de 400 anos tá então só para todo mundo ter mais ou menos uma linha de tempo Ah traçada então Abraão avraham avino ele tá Ah no mínimo 400 anos antes de mocher abei no 500 anos antes do hars Sinai tá agora olha só se a Torá eh fosse dada somente no Monte Sinai como que nós explicaríamos esse texto que tá no eh
berechit no livro de Gênesis que é o Gênesis Capítulo 26 o verso o verso 5 se o Gabriel puder ler para nós por favor então Gênesis 26:5 para quem tiver em casa quiser acompanhar porquanto Abraão escutou minha voz e guardou o meu mandado os meus mandamentos os meus estatutos e as minhas leis Olha que que interessante quando quando nós vamos por hebraico desse mesmo texto vai tá assim ó ekev aer ou seja ouviu ouviu avraham becol minha voz aad bar tá dizendo Abraão ouviu becol minha voz né óm MM guardou minhas ordenanças né mitv minhas
mitsvot meus mandamentos não é hotai meus estatutos não é e vê torai minha Tor Então tá escrito aqui e no texto e na tradução vai est minhas leis que avraham avino guardou a Torá de akad baru então se você e disser para mim que a Torá foi dada somente no Monte Sinai como que nós vamos explicar esse texto aqui aonde está sendo dado o testemunho que Abraham vino ele guardou os estatutos os preceitos ouviu a voz e guardou a Torá de akad baru então é óbvio que essa Torá esses preceitos né esses estatutos Eles foram
dados pra humanidade lá no gan éem quando Adão foi criado esses preceitos foram dados para Adão para que Adão pudesse viver regido né por essa Torá em obediência a essa Torá eh o grande ponto aqui é que quando as pessoas olham para o mandamento que foi dado no gan Éden né de toda a árvore do Jardim comerá livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal dela não comerás porque no dia em que dela comer certamente morrerás então nós vemos aqui que já é a ordenanças dadas a Adam ordenanças do sentido de não
cobice o que é do próximo não roube não mate não dê falso testemunho todas essas ordenanças já estavam intrínsecas dentro desse mandamento que é dado no Gun Eden o ponto é esses mandamentos Morais Ah se fossem cumpridos não haveria a necessidade de que se introduzisse no mundo as cerimônias Ok então é isso que as pessoas não entendem quando nós falamos da Torá a Torá ela pode ser dividida nessas quatro Vertentes que são mandamentos de cunho moral os mandamentos cerimoniais os mandamentos sacerdotais e as leis civis então quando eu olho paraos 613 mandamentos da Torá esses
613 mandamentos est estão compostos de leis Morais de leis cerimoniais sacerdotais e civis quando Adam recebe então ah essa Torá se ele houvesse Ah se mantido obediente à palavra de akad baru ah a morte não teria entrado no mundo e também consequentemente o pecado ou o pecado e consequentemente a morte porque uma coisa ocasiona outra então o que nós percebemos é que quando Adam peca Adam ele vai gerar no mundo o pecado e por causa do pecado a morte e agora então eh hashem ele precisa tratar desse mal que foi gerado e esse mal que
foi gerado precisa ser tratado através da Torá então a Torá com seus mandamentos de cunho moral foi transgredida e agora akad Baru ele precisa trazer ao mundo e ao conhecimento da esses mandamentos de cunho cerimonial e o que seriam Eh esses mandamentos de cunho cerimonial são leis dadas para que o homem possa tratar desse mal que foi gerado pela desobediência esse mal que é conhecido por todos como pecado eh o próprio texto de Romanos Capítulo 5 verso 12 shaul ralia ele vai dizer portanto assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e
pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os Homens porquanto todos pecaram então Eh Outro ponto que é extremamente importante assim como Torá nós temos diversas palavras paraa lei não só a Torá ah pecado também no hebraico nós temos quatro palavras para nos referir ao que é traduzido na Bíblia da das pessoas que leem em português como pecado então nós temos o primeiro termo que é Ret esse Ret é o que normalmente é traduzido como pecado que seria a errar o alvo que é um pecado sem a intenção daquele que cometeu erro
a pessoa tá cometendo uma transgressão e ela não tem Total entendimento de que aquilo é uma transgressão existe uma segunda palavra que nós traduzimos Ah que seria avom do hebraico E e esse avom seria perversidade depravação iniquidade culpa pecado cometido Com intenção porque a pessoa sabia O que estava fazendo mas ela foi impulsionada por seu izer hará por sua inclinação pro mal para cometer aquela transgressão nós temos uma terceira palavra ainda que é airá e a airá é uma ofensa ou é a transgressão de um limite moral não é então é quando a pessoa eh
de forma esporádica comete essa transgressão de um limite moral mas é um pecado deliberado ela sabe que é errado mas ainda assim ela acaba cometendo essa transgressão nós temos uma última palavra que é pechar e esse pechar ele é rebelião então é um crime uma ofensa uma transgressão ele é um pecado constante no qual o pecador rejeita por completo a soberania de Deus então seria aqui um tipo de pecado que não existe nesse pecado condições da pessoa se arrepender porque ela rompe totalmente com hashem né então ela entra eh em um estado de depravação e
e e e aqui é considerado algo muito sério né esse tipo de transgressão então nós temos essas quatro palavras para tratar do termo que é comumente conhecido como pecado então quando a xa shalia vai dizer que por só um homem né entrou o pecado no mundo nós precisamos entender que junto com o pecado Ah entra uma série de outras questões como a inclinação para mal né a inclinação para desejos libidinosos sexuais o apetite desordenado uma série de consequências que o pecado vai trazer pra humanidade e para tratar com essas consequências então e akad Baru vai
trazer essas leis cerimoniais E aí nós vamos falar um pouquinho sobre essas leis cerimoniais para tratar essa questão do pecado então a kados Baru vai trazer como eu posso dizer uma uma propiciação para a humanidade e aonde que eu encontro isso no cite Capítulo 3 o livro do Gênesis no verso eh 21 vai tá escrito como Gabriel berite Versículo qual que o senhor falou tá tá um pouquinho abaixo da da da lista dos pecados que para tratar do pecado se faz necessário que Deus introduza no mundo as leis cerimoniais então para quem quiser acompanhar Gênesis
3:21 e Adonai Elohim fez túnica de PES para AD e sua mulher e os vestiu então aqui nós eh eu sei que aqui é uma discussão entre os algumas interpretações do Judaísmo ortodoxo com relação à interpretação que nós fizemos porque eles vão dizer que essa túnica de pele é a palavra or que significa luz e também se escreve a palavra pele com a mesma pronúncia or mas troca O Alf pelo pelo ain Ok mas a gente sabe que na verdade é uma túnica de pele no sentido de curiano 10is não é por quê Porque o
homem precisava usar roupa e ainda que foi criada essa pele no lugar do corpo de luz O homem ainda somente com a pele está nu então nós sabemos que aqui foi feita uma túnica e nós acreditamos que essa túnica Ela Vem de um animal em questão Um cordeiro que foi sacrificado já no ganeden para fazer capar para cobrir cobrir essa transgressão que a humanidade ali em Adam cometeu Ok e daqui então vem os mandamentos de ordem ah cerimonial ou seja as cerimônias paraa cobertura do pecado Ah E aí talvez você para vai perguntar mas para
queê né Qual a necessidade disso a necessidade disso é para que houvesse capar cobertura e pudesse houver no futuro merril que é perdão para que o a a merril o perdão aconteça não basta somente acaparar que é a cobertura precisa ter até chuar e aqui é o tema central inclusive da nossa programação porque em entre a capar não é que é a expiação e o perdão completo no meio você precisa ter até chuva que é o arrependimento que inclusive é a forma com a qual João yohanan quando começa a pregar ele vai dizer arrependei-vos porque
é chegado o reino dos céus ou seja façam T chuva e Yeshua Quando começa o seu ministério também começa com a mesma sentença arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos céus ou seja façam tchu Vá para que essa kará efetivamente depois da t xuá possa promover beril que é o perdão Ah E aí talvez alguém pode est me dizendo assim tá eh o senhor tá querendo dizer então que essas leis cerimoniais já foram dadas para Adam lá no Paraíso Sim com toda a certeza porque no próprio texto de Gênesis Capítulo 4 em seguida
aí Ah vai dizer no verso 3 e aconteceu que ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor e o quatro e Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura e atentou o senhor para Abel e para a sua oferta agora vamos lá Analisa comigo se a Torá só foi dada no Monte Sinai se a se o culto cerimonial se as cerimônias só foram dadas no Monte Sinai Como que você me explica isso que tá acontecendo aqui com Caim e Abel Caim tá trazendo do fruto
da terra uma minhá tá escrito no hebraico uma minhá uma oferta e Abel tá trazendo da primogenitura das suas ovelhas da onde que Abel tirou que precisava trazer um primogênito ou da primogenitura das suas ovelhas para fazer uma oferta a kados Baru então é óbvio fica evidente é completamente Claro que tudo aquilo que nós vamos ver ali no R Sinai no Monte Sinai já foi dado no gan Éden para que Adam e a sua descendência pudesse fazer ali as as ofertas para que o pecado de Adão e da humanidade fossem cobertos para que houvesse tempo
de o homem fazer tchua se arrepender para que possa receber berá que é o perdão efetivo dos seus pecados a E aí o que é muito interessante é que nós vamos ver por exemplo que lá em apocalipse no capítulo 13 Ah o verso 8 somente a parte P do versículo vai fazer uma menção sobre esses cujo nomes Não estão escritos no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo agora a pergunta que eu faço é do que que tá sendo dito aqui em Apocalipse Quem é o cordeiro que foi morto
desde a fundação do mundo quem é esse Cordeiro não é então é esse Cordeiro eh que representa masia eh Por que e para que que ele foi morto não é e para cobrir para espiar né para fazer capar cobertura pela transgressão do pecado de Adam e de todos os seus descendentes para que havendo T chuá arrependimento retorno eles possam receber o quê a merril que seria o perdão então a a a obra da salvação se assim eu posso dizer ela começa com um substituto que recebe a condenação no lugar do transgressor com qual o objetivo
para que o transgressor possa continuar vivendo e tenha tempo de fazer o quê de chuvarada no final ela vai receber o quê merril lá que é o perdão eh se você analisar comigo o texto do próprio cfe berechit quando vai falar da sentença dada para Adam richon você vai ver que akad Baru disse assim ó no dia que você comer certamente morrerás e Adão não morreu no mesmo dia Alguns vão dizer que morreu espiritualmente outros vão dizer que morreu no primeiro Milênio mas no dia de 24 horas ele não morreu por que que ele não
morreu porque foi feito essa capar então a sentença que era cabível a Adam se fosse aplicada Adam não faria de chuar então akad Baru coloca essas leis cerimoniais para que a ira de Deus por causa do pecado recaia sobre aquela oferta e o pecador transfere a culpa pra oferta para que ele possa continuar vivendo para que ele faça o quê continue transgredindo para que ele continue desobedecendo não para que ele possa fazer o quê se arrepender fazer T chuva e se houver uma genuína T xuva um arrependimento sincero um retorno sincero Aí sim ele vai
receber eh o perdão das suas ofensas e das suas transgressões Aí talvez você vai dizer assim para mim Rabi mas eh o senhor tá querendo dizer para mim que nós ainda não fomos perdoados eu respondo com uma outra pergunta e eu quero que você analise e pense comigo Se as pessoas já foram perdoadas porque ainda estão mortas se a morte é a consequência da desobediência da transgressão Então ainda não a aconteceu Esse perdão ele acontecerá ele vai ser dado num tempo futuro eu não vou aprofundar nisso aqui porque eu precisaria de um tempo para explanar
esse conceito mas no tempo futuro Esse perdão será dado e quando o perdão for dado o que que vai acontecer a morte não vai mais poder segurar as pessoas que fizeram T chuá então consequentemente Essas pessoas vão ressuscitar dentre os mortos agora eh uma outra coisa interessante aí você vai dizer assim tá mas da onde que o senhor tá tirando isso que esse perdão ainda não foi dado eu ouvi a vida toda que meus pecados já foram todos perdoados Então vamos ler eh o que tá escrito não é eh no livro do dos Coríntios Capítulo
15 primeiro aos Coríntios Capítulo 15 o verso 21 próprio xa ralia vai tratar desses temas que eu tô tratando aqui o que que ele vai dizer você encontrou aí o texto Sim leia por favor porque assim como a morte veio por um homem também ressurreição dos Mortos veio por um homem olha olha que interessante aí no verso 22 que que ele vai dizer porque assim como todos morrem em AD assim também todos serão vivificados em mai e o 26 ora o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte Aí eu pergunto esse inimigo
já foi aniquilado para com a humanidade ainda não ainda não não é então masia ressuscitou sendo a primícia dos que dormem mas os que são dele Ainda não ressuscitaram por quê Porque essa meril Esse perdão Ele ainda não foi eh concedido e agora então eu quero que você entenda o seguinte ah a humanidade ela está debaixo de uma sentença de morte por causa do pecado por causa dessa transgressão e a morte é como se fosse uma prisão provisória vamos dizer assim não é então você anda durante um tempo de vida você anda durante esse tempo
de vida e depois você morre e quando você morre isso é a consequência do pecado Porque se o homem não tivesse pecado ele não morreria então quando as pessoas morrem e estão mortas Isso significa que isso ainda é um reflexo do pecado que vai ser eh anulado aniquilado o próprio texto de Coríntio no capítulo 15 verso 26 diz o último inimigo que há de ser o quê aniquilado é a morte mas ele ainda não foi aniquilado então essa merril Esse perdão ainda não foi dado não foi concedido não é por quê Porque as pessoas a
humanidade né as almas que estão vindo ao mundo elas estão passando por esse processo de nascimento precisam passar por esse processo de tchua reconhecimento e arrependimento e retorno para que elas possam ter direito não é a a Esse perdão que será concedido a todos aqueles que se arrependeram e eh O que é muito interessante eh o texto vai dizer também eh que eu queria que todos eh analisassem comigo Ah obedecendo a lei cerimonial Yeshua através da sua morte Ele trouxe o quê expiação Ele trouxe expiação agora é a mesma expiação que era trazida na aliança
quando o pecador ele ia lá e levava uma oferta no Altar no beit hamikdash e quando ele levava essa oferta no no no beit hamikdash o que que acontecia ele colocava a mão dele sobre a oferta confessava a sua culpa O sacerdote imolava aquela oferta era colocada no altar e ele saía de lá coberto o seu pecado era coberto mas eu faço uma pergunta pro Gabriel e para todo mundo que esteja assistindo esse vídeo ou que V assistir depois eh Depois dessa pessoa ser perdoada ela sai do beit hamikdash e ela continua errando nas mesmas
coisas que levaram ela até lá para fazer aquela oferta faz sentido não vocês acham que essa ess esse sacrifício que foi feito ali essa oferta vai ter algum valor sobre ela não porque ela não fez o quê Ela não fez te chuar ela não se arrependeu não mudou de vida então aquele sacrifício em nada a aperfeiçoou não é agora o que é interessante e é que nós vamos ver esse conceito e eu preciso que todos entendam não é de yeshua assumindo não é o lugar dessa oferta cerimonial e é aqui aonde as pessoas começam a
entender quando chaau rachal quando ele vai dizer que eh as a lei tem a sombra das coisas vindouras aí as pessoas não entendem ele tá falando disso ele tá falando que aquele cordeiro que foi feito lá no Éden aquele cordeiro que foi oferecido durante todo todas as gerações dos homens justos do nosso povo que faziam as ofertas aquilo era uma sombra do que havia de vir ou seja do Maia e quando Maia vem ele traz clareza aquela sombra Agora eu quero que você e analise comigo e se ele cumpre a sombra o princípio da lei
cerimonial deixa de ter valor obviamente que não ou seja se eu quando pecava na primeira aliança tinha um Cordeiro que era imolado para que aquele pecado que eu cometi fosse coberto não é e agora na Nova Aliança na renovação da Aliança quando Yeshua uma única vez morreu para promover kará por todos os nossos pecados eh esse conceito cerimonial ele deixa de valer obviamente que não não é e isso tá muito Claro porque lá no no no livro de johanan no capítulo 1 verso 29 vai dizer que no dia seguinte rã viu a Yeshua que vinha
para ele e disse Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo então yanan quando tá vendo Yeshua vindo em sua direção Ele olha para Yeshua e por uma revelação ele entende que Yeshua era aquele Cordeiro do ganeden que recebeu a culpa de Adão então Yeshua receberia ali a condenação da transgressão da Humanidade para que a humanidade pudesse fazer o quê T chuá T shuva eh yua morreu Pelos Pecados Ah e a humanidade ela recebeu acaparar a cobertura das suas transgressões eh de qual transgressão dos mandamentos Morais não é agora faz sentido Analisa
comigo todo o problema foi gerado porque houve a desobediência ao mandado de Deus E aí depois de toda essa situação sendo como eu posso dizer assim né solucionada pelo masia eu dizer que eu não tenho mais necessidade de obedecer a Torá é óbvio é óbvio que quando Gálatas vai tratar os que estão debaixo da lei você precisa entender você precisa abrir a sua mente e compreender que nós temos diversas pal palavras no hebraico e diversos conceitos que na sua Bíblia vai est tudo traduzido como lei Ele tá dizendo assim ó vocês que se justificam pela
lei da graça tem caído O que que ele quer dizer é que você que ainda quer se justificar através das Ofertas cerimoniais de animais que eram feitos no templo pois quando essas cartas estão sendo escritas o templo beit hamikdash ele ainda existe E é disso que ele tá falando dessa transição desse modelo cerimonial que tá passando de um de um beit hamikdash terrestre para um beit hamikdash Celeste porque nós acreditamos que eh o que Yeshua fez não é ainda reverbera no mundo espiritual inclusive nos céus ramai não é Então esse é o entendimento que nós
temos que ter Quando nós vamos falar da Lei e quando nós vamos falar da Graça a lei a Torá os mandamentos Morais foram dados para que a humanidade viva com o mesmo padrão de moralidade que Deus e quando a humanidade transgride esses mandamentos Morais a graça já vai agir no sentido de que o homem mesmo merecendo morrer possa continuar vivendo para que ele tenha a oportunidade de fazer o quê ter chuv ter chuv ou seja isso é graça a graça foi dada No Éden a graça não foi dada no Calvário como muitos muitos pensam a
graça foi dada No Éden não é só que em uma sombra que foi plenamente revelada no Calvário Mas é a mesma graça não é então a graça existe pra humanidade desde que a humanidade transgrediu não é agora eh tem um texto que é muito interessante se o Maia me proporcionou essa capar não é e e eu aceitei essa kará e eu estou em te chuá e eu aguardo Esse perdão para que a morte não tenha mais domínio sobre a minha vida a a pergunta que eu deixo é em primeira a primeira carta que o ranan
João escreveu Capítulo 3 verso 4 vai tá escrito assim qualquer que pratica o pecado ele também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da Lei então todo esse conceito que eu tô aqui há quase 40 minutos para explicar para vocês e yanan aqui quando escreve ele já sabia de tudo isso ele vai dizer porque o pecado é a transgressão da Lei exatamente que Adão cometeu lá atrás as leis Morais de akad baru Adam transgride e isso é pecado agora faz sentido depois de entender tudo isso aqui eu dizer que eu posso continuar em
transgressão que eu não estou debaixo da Obediência desses mandamentos de cunho moral não é E aí você vai dizer mas e e e os mandamentos de cunho cerimonial também eu não tô eh sobre esse julgo tô obviamente porque a cerimônia do que foi feito pelo masia continua tendo o poder sobre a minha vida e olha que coisa interessante Hebreus Capítulo 10 já na sequência Ah o verso 26 vai dizer assim porque se voluntariamente porque se voluntariamente leia para nós por favor Gabriel continuarmos no pecado que é transgressão da Lei depois de termos recebido o pleno
conhecimento da Verdade já não resta mais sacrifício Pelos Pecados olha olha o que tá Hebreus ué nós estamos falando do período da Graça não é e dentro desse período da Graça Ele tá dizendo o quê que se pecarmos voluntariamente porque quando Hebreus está sendo escrito nós já estamos suposta ente nesse período da Graça embora nós não creiamos que foi inaugurado ali Que a graça foi dada lá no ganeden e yua veio trazer cumprimento daquilo que foi prometido lá no ganeden quando um um Cordeiro teve que ser imolado para fazer Cap parar sobre o pecado de
Adão e rá e aí eles começam a fazer te chuar eles e toda a família humana e aqui Yeshua vem trazer luz a essa a esse sacrifício se assim eu posso dizer a essa oferta que foi feita não é não é um sacrifício Mas é uma oferta porque ele entre pegou-se voluntariamente mas o texto de Hebreus está dizendo que se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o pleno conhecimento da Verdade ou seja o que é pecado no texto que nós lemos anteriormente transgressão da Lei então ele tá dizendo assim que se transgredirmos a lei voluntariamente
depois de termos tido conhecimento da Verdade já não tem mais Sacrifício pelo pecado como é que ele tá dizendo que tem Sacrifício pelo pecado para alguém que tá na graça é porque esse sacrifício fala do sacrifício que foi feito por Maia e esse sacrifício ele não pode operar na pessoa que cometeu aquele último nível de pecado que nós demos que é uma rebelião contra Deus e o que que é uma rebelião contra Deus é a pessoa continuar na prática do pecado mesmo tendo recebido conhecimento da verdade então Eh veja eh que interessante eh óbvio que
eu sabia que eu só ia fazer a introdução então se você quer que eu continue esse assunto na semana que vem e aí com mais tempo com mais folga não é e talvez na semana que vem a gente vai dar um bônus aí a gente tá fazendo nós estamos fazendo aqui 40 minutos na semana que vem a gente faz um pouquinho mais e nós vamos debruçar nesses tetos eh Vamos abrir para todos vocês aí a fazerem perguntas não é mas eh nós já caminhamos para o encerramento já justificando nós celebramos chavot é um feriado sagrado
e a nossa sinagoga nós não fazemos transmissão ao vivo Então nós vamos encerrar um pouquinho antes do momento ah da celebração do RG chavot não é mas reflita nesses textos Analise esses textos Coloca aí nos comentários os seus argumentos os seus pontos porque na semana que vem nós vamos continuar daqui não é então se você acha que nós já falamos bastante você tem não tem noção do quanto nós vamos conversar na semana que vem temos um encontro marcado Eu agradeço e devolvo pro Gabriel fazer as considerações bar é como o Rabino disse de fato ainda
tem muita coisa a ser dita ainda mais com os comentários que nós tivemos aqui né inclusive Caleb Magalhães perguntou algo então Caleb se você quer saber a resposta disso que você perguntou e se outras pessoas também TM mais dúvidas nos acompanhe no próximo programa Ráo chuva que eu tenho certeza que se esse foi bom o outro será ainda melhor então eu agradeço a presença de todos que assistiram esse programa compartilhe ele vai ficar gravado aqui para ser assistido novamente depois se você deseja aprofundar a sua tchu vá o link do nosso curso está na descrição
aqui do vídeo se você tiver alguma dúvida você pode mandar aqui nos comentários que a nossa direção vai ter o prazer de te responder maren então até o próximo programa ruvar e rag chav
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