Você já se perguntou por algumas orações parecem Tocar o Céu enquanto outras mal saem do chão em um manuscrito antigo descoberto nas cavernas de cuman os escribas tinham que tomar um banho ritual antes de escrever certas palavras sagradas eram expressões tão Poderosas que faziam Reis tremerem e muralhas caírem Hoje essas mesmas palavras estão escondidas nas páginas da sua Bíblia esperando para serem redescobertas são palavras que o próprio Jesus usou em seus momentos mais cruciais mas que raramente ouvimos nas igrejas abá a intimidade perdida era uma noite como nenhuma outra no Jardim do Getsêmani o ar
pesado carregava o perfume das Oliveiras e o silêncio era quebrado apenas por uma voz angustiada Jesus com o rosto molhado de suor e sangue pronunciou uma palavra que mudaria para sempre nossa compreensão sobre relacionamento com Deus abá Esta palavra preservada em aramaico nos textos originais não era uma expressão formal ou religiosa era o equivalente ao nosso papai uma palavra tão íntima que os rabinos da época consideravam imprópria para se dirigir ao criador do universo imagine a revolução que isso causou o filho de Deus usando uma expressão que as criancinhas usavam para chamar seus pais nos
antigos manuscritos hebraicos encontramos registros surpreendentes de como os escribas tratavam o nome de Deus eles não apenas trocavam suas penas de escrita antes de escrever o nome sagrado alguns chegavam a tomar banhos rituais de purificação o tetragrama IAG gabab era considerado tão santo que apenas o sumo sacerdote podia pronunciá-lo uma única vez por ano no santo dos santos e aqui estava Jesus no momento mais angustiante de sua vida terrena usando abá esta escolha não foi por acaso em meio à angústia mais profunda quando o peso dos pecados do mundo estava prestes a cair sobre seus
ombros Jesus nos ensinou que podemos nos aproximar de Deus com a confiança de uma criança com seu pai anos mais tarde o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos e Gálatas revelaria algo extraordinário Ele explica que o mesmo espírito que estava com J naquela noite no Getsêmani agora habita em nós nos permitindo Clamar abapai é como se uma porta secreta para o coração de Deus tivesse sido aberta esta Revelação era tão revolucionária que Paulo precisou preservar a palavra em sua forma original aramaica mesmo escrevendo em grego ele sabia que nenhuma tradução poderia capturar completamente a profundidade desta
expressão abá carregava não apenas um significado mas uma experiência a experiência de intimidade Total com o criador nos tempos do Antigo Testamento o povo mantinha tamanha reverência pelo nome de Deus que desenvolveram substitutos para não pronunciá-lo em vão onde estava escrito ih li Adonai ouem o nome esta distância respeitosa foi completamente transformada quando Jesus nos ensinou a dizer abá nata o grito de esperança Nas Profundezas das catacumbas romanas onde os primeiros cristãos se escondiam das perseguições uma palavra ecoava em sussurros Maranata mais que um simples cumprimento era um código secreto entre os seguidores de Cristo
uma declaração de fé inabalável em tempos de tribulação Esta palavra aramaica que significa o senhor vem ou vem senhor carregava uma força que transcendia seu significado literal era o grito de esperança de uma igreja perseguida que mesmo sob ameaça de morte mantinha seus olhos fixos no retorno glorioso de Cristo quando Paulo encerrou sua primeira carta aos Coríntios com Maranata ele não estava apenas se despedindo em um mundo onde os cristãos eram lançados aos leões e transformados em tochas humanas nos Jardins de Nero Esta palavra era como um bálsamo para Almas atribuladas era a garantia de
que o sofrimento presente não se comparava à glória que haveria de vir os manuscritos antigos preservaram Maranata em sua forma original sem tradução era como se os copistas entendessem que traduzir esta palavra seria diminuir seu poder nas reuniões secretas quando um irmão sussurrava Maranata o outro respondia com o mesmo sussurro confirmando sua identidade como seguidor do caminho esta expressão também carregava um duplo sentido Poderoso em aramaico dependendo de como é dividida maranat ou Maranata pode significar tanto nosso Senhor vem quanto nosso senhor veio era simultaneamente um lembrete da primeira vinda de Cristo e uma declaração
de esperança em seu retorno nas paredes das catacumbas romanas arqueólogos encontraram Esta palavra gravada junto a símbolos primitivos era como se aqueles primeiros crentes quisessem deixar registrado para as gerações futuras que mesmo nas horas mais escuras mantiveram sua esperança viva através desta simples mas poderosa palavra a Igreja Primitiva usava Maranata também como parte de suas celebrações da Ceia do Senhor enquanto partiam o pão e bebiam do Cálice proclamavam Esta palavra conectando o sacrifício passado de Cristo com a esperança de seu retorno glorioso era uma forma de transformar cada refeição comunal em uma declaração Profética Ebenezer
a pedra do auxílio em um campo de batalha antigo entre as tribos de Israel e os filisteus Encontramos uma história fascinante sobre uma palavra que marcou a história do Povo de Deus Samuel O Último dos juízes ergueu uma pedra e a chamou de ebener que significa a até aqui nos ajudou o senhor esta não era uma simples pedra comemorativa era um Marco físico de uma verdade espiritual profunda imagine a cena Israel acabava de conquistar uma vitória impressionante sobre os filisteus após anos de derrotas humilhantes o mesmo povo que havia perdido a Arca da Aliança seu
tesouro mais sagrado agora experimentava um momento de Redenção extraordinária Samuel entendeu que aquele momento precisava a ser eternizado a palavra Ebenézer carregava em si uma história completa falava de um Deus que não abandona seu povo mesmo quando este se desvia era um testemunho em Pedra de que a fidelidade Divina supera Nossa infidelidade os israelitas haviam passado por momentos terríveis a arca havia sido capturada o sacerdócio estava corrompido através dos filhos de Eli e o povo vivia sob constante ameaça dos filisteus foi Neste contexto de desespero que Samuel convocou o povo ao arrependimento E Deus respondeu
de forma sobrenatural a escolha da palavra ebener não foi aleatória em hebraico heben significa pedra ezer significa ajuda era como se Samuel estivesse dizendo que esta pedra seja uma testemunha permanente do auxílio Divino cada vez que um Israelita passasse por aquele lugar seria lembrado não apenas da Vitória mas do processo que os levou até ela esta palavra nos ensina algo profundo sobre gratidão e memória espiritual os israelitas tinham o costume de erguer memoriais em lugares onde Deus havia operado de forma especial não era superstição era uma forma de criar Marcos tangíveis de experiências espirituais intangíveis
quando olhamos para a história completa percebemos que Ebenezer não marcava apenas uma vitória militar marcava um momento de restauração Espiritual do povo foi precedido por arrependimento Genuíno abandono de Ídolos e retorno ao Deus verdadeiro a pedra era um testemunho silencioso de que a verdadeira Vitória começa com a rendição a Deus cheina a glória manifesta no coração do deserto uma nuvem misteriosa pairava sobre o tabernáculo durante o dia sua presença era visível como uma coluna de nuvem a noite transformava-se em uma Coluna de Fogo os israelitas a chamavam deina a manifestação visível da Glória do Deus
invisível Esta palavra embora não apareça diretamente na Bíblia Hebraica nasceu da experiência do Povo com a presença tangível de Deus deriva do verbo chac que significa habitar ou fazer morada era o termo que melhor descrevia aquele fenômeno Extraordinário de escolhendo habitar entre seu povo no santo dos santos sobre a arca da aliança entre os querubins de ouro a cheina se manifesta de forma ainda mais intensa era tão poderosa que apenas o sumo sacerdote podia entrar naquele espaço e somente vez por ano no dia da expiação mesmo assim ele precisava entrar com um incensário Fumegante para
que a fumaça velasse parcialmente a glória divina quando Salomão dedicou o primeiro templo a cheina encheu o lugar de tal forma que os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar imagine a cena a glória Divina tão intensa que derrubava homens consagrados ao chão Os Levitas treinados para o serviço do templo encontravam-se prostrados diante de uma presença que transcendia qualquer preparação humana a história da cheina é também uma história de Anseio quando o templo foi destruído e o povo levado para o exílio a ausência desta presença visível tornou-se uma ferida profunda no coração de Israel
os profetas falavam de um dia em que a glória retornaria mas de uma forma ainda mais extraordinária esta promessa encontrou seu cumprimento Supremo em Jesus João declara que o verbo se fez carne e habitou literalmente armou Sua Tenda entre nós e Vimos a sua glória a cheina agora tinha face humana o mesmo Deus que habitava entre querubins de ouro escolheu habitar em carne e osso mais surpreendente ainda é a revelação de Paulo agora somos nós individual e coletivamente o templo onde a cheina rabita o mesmo espírito que enchia o santo dos santos agora mora em
vasos de barro a glória que os sacerdotes não podiam suportar agora encontra morada em corações humanos transformados pela graça resede o amor incondicional nas páginas antigas dos manuscritos hebraicos existe uma palavra que desafia todas as traduções resede os estudiosos lutam há séculos para capturar seu significado em outros idiomas alguns a traduzem como amor leal outros como misericórdia outros ainda como bondade constante mas nenhuma tradução consegue abraçar Complet mente sua profundidade Esta palavra aparece 248 vezes no antigo testamento como um fio dourado que tece toda a narrativa da relação entre Deus e seu povo é mais
que um sentimento é um compromisso inabalável que permanece firme mesmo quando todas as razões para amar desaparecem vemos Reed em ação na história de rut quando sua sogra Noemi tenta convencê-la a voltar para Moabe após a morte de seu marido rut responde com uma demonstração extraordinária deed ela abandona sua terra seu povo e seus Deuses para permanecer ao lado de uma mulher idosa e amargurada sem qualquer garantia de um futuro melhor mas é na história do Rei Davi que Reed ganha suas cores mais vivas após seu pecado com batiba quando todo seu mundo desmoronava sob
o peso da culpa Davi Clama No Salmo 51 tem misericórdia de mim ó Deus segundo a tua resede ele sabia que apenas um amor que transcende a justiça poderia restaurá-lo Esta palavra carrega em si a ideia de um amor que age não é uma emoção passiva ou um sentimento abstrato quando os profetas Falavam do resede de Deus descreviam um amor que se move em direção ao objeto Amado mesmo quando este se afasta é um amor que persegue que restaura que não desiste na história do profeta Oseias encontramos talvez a demonstração mais dramática de Reed Deus
ordena que ele se case com uma prostituta e continue amando-a mesmo quando ela o trai repetidamente era uma parábola Viva do Amor Divino por Israel um amor que permanece fiel mesmo diante da infidelidade mais dolorosa o conceito de Reed é tão fundamental para a compreensão do caráter de Deus que Quando Moisés pediu para ver a glória Divina Deus respondeu proclamando eu sou abundante em eede e fidelidade era como se estivesse dizendo que de todos os seus atributos Este era o que mais definia sua essência Shalom além da Paz superficial existe uma palavra Hebraica que começou
como uma simples saudação e acabou se tornando uma das expressões mais profundas da Bíblia Shalom muito mais que um Olá ou Paz seja contigo Shalom carrega em si um universo de significados que nossa palavra paz mal consegue arranhar a superfície quando os antigos Hebreus desejavam Shalom uns aos outros não estavam apenas desejando ausência de conflitos estavam declarando uma bênção que abrangia todas as dimensões da vida paz física emocional material e espiritual era um desejo de completude de plenitude de que nada faltasse na vida da pessoa em meio às guerras constantes que Israel enfrentava Shalom se
tornou mais que uma palavra era uma visão do mundo como Deus o planejou os profetas falavam de um tempo futuro quando até o lobo habitará com o cordeiro uma imagem poética de Shalom perfeito onde até mesmo as tensões fundamentais da natureza seriam resolvidas nos escritos dos rabinos antigos Encontramos uma compreensão ainda mais prof eles ensinavam que o próprio nome de Deus é Shalom não porque Deus esteja em paz mas porque ele é a fonte de toda a verdadeira paz quando Jesus disse deixo-vos a paz a minha paz vos dou estava se apresentando como o cumprimento
dessa antiga compreensão a palavra aparece em momentos cruciais da história bíblica quando Gideão encontrou o anjo do Senhor e temeu morrer Deus lhe disse Shalom Não Temas era mais que um acalmar momentâneo era uma declaração de que mesmo em tempos de guerra e opressão Deus estava estabelecendo sua paz completa no contexto do templo os sacerdotes abençoavam o povo com a fosa bênção aarônico Senhor te abençoe e te guarde e te dê chalom era uma benção tão significativa que foi encontrada gravada em pequenos rolos de prata datados do período do primeiro tempo o tto bíblico mais
antigo já descoberto interessante notar que em hebraico a palavra está conectada a ideia de completude e pagamento quando algo está shalem da mesma raiz que Shalom significa que está completo pago integralmente isso nos leva a uma compreensão mais profunda da obra de Cristo Ele pagou tudo para nos dar seu Shalom perito louvor veradeiro de Jerusalém durante as grandes festas uma palavra ecoava com poder extraordinário R os peregrinos subiam cantando os salmos ralel 113 a 118 numa expressão de louvor tão profunda que até hoje influencia a nossa forma de adorar a palavra halel é a raiz
do tão conhecido aleluia Que significa literalmente louvai ao Senhor Mas nas escrituras hebraicas era apenas uma expressão de alegria era um chamado à ação um convite para declarar publicamente os feitos extraordinários de Deus durante a Páscoa Judaica o ralel ganhava um significado ainda mais especial as famílias se reuniam para recitar Esses Salmos Relembrando a libertação do Egito era mais que uma simples recordação histórica cada geração era chamada a se ver como se ela mesma tivesse sido libertada da escravidão estudiosos acreditam que foi justamente o Hallel que Jesus e seus discípulos cantaram após a Última Ceia
imagine a cena o Messias horas antes de sua crucificação entoando Salmos que falavam de libertação e Vitória ele sabia que estava prestes a realizar o maior ato de libertação da história humana o poder do H estava em sua capacidade de transformar memória em experiência presente o ca quando Israel saiu do Egito não estavam apenas Relembrando história antiga estavam declarando que o mesmo Deus que abriu o mar vermelho continuava agindo em suas vidas nos manuscritos antigos encontramos evidências de como o Hallel era cantado de forma responsiva o líder proclamava cada verso e o povo respondia com
Alelu era uma forma de louvor comunitrio envolvia criando uma experiência unificada de adoração o Hallel também tinha um aspecto Profético o Salmo 118 parte do h fala da pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou a principal Pedra Angular Jesus aplicou esta profecia a si mesmo mostrando como o verdadeiro louvor sempre apontava para o Messias que viria nas sinagogas antigas descobertas arqueológicas revelam inscrições do n paredes era como se aquelas comunidades quisessem estar constantemente cercadas por palavras de louvor Lembrando que a adoração não se limitava aos momentos de culto formal kadoch a santidade esquecida
uma das cenas mais impressionantes da Bíblia acontece no livro de Isaías O Profeta tem uma visão do Trono de Deus onde seres Celestiais proclamam sem cessar Santo Santo Esta tripla repetição única em toda a Bíblia para qualquer atributo Divino revela algo extraordinário sobre esta palavra em hebraico kadoch significa muito mais que apenas Santo ou sagrado sua raiz carrega a ideia de separação e distinção quando os serafins proclamavam kadoch estavam declarando que Deus é completamente outro absolutamente distinto de tudo o que existe é uma palavra que desenha uma linha Clara entre o Divino e o comum
nos textos antigos dos manuscritos do Mar Morto descobertos nas cavernas de cumr encontramos evidências de como esta palavra moldava a vida diária da comunidade os membros se consideravam os filhos da luz separados do mundo para viver em santidade para eles kadoch não era um conceito abstrato mas um chamado à transformação radical do do cotidiano o impacto desta palavra era tão profundo que influenciava até mesmo a arquitetura do templo o local mais interno onde a presença de Deus se manifestava era chamado de kodes hodim o santo dos santos era um espaço físico que representava esta separação
entre o comum e o extraordinariamente sagrado Quando Moisés encontrou Deus no arbusto ardente ouviu tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é terra santa kadoch não era a terra em si que era especial era a presença de Deus que a tornava kadoch Esta palavra tem o poder de transformar o ordinário em extraordinário através do toque Divino na história do povo de Israel kadoch serviu como um chamado constante à diferenciação sejam Santos kedoshim porque eu sou santo kados dizia o senhor era um convite para refletir o caráter divino para viver de uma
maneira que demonstrasse ao mundo a diferença que Deus faz esta compreensão de santidade era revolucionária no mundo antigo enquanto outras culturas viam seus Deuses como versões ampliadas de humanos com todas as falhas e vícios o Deus de Israel era proclamado como kadoch completamente outro perfeitamente puro absolutamente único o conceito de kadoch também carregava uma promessa impressionante aqueles que se aproximavam do Santo podiam se tornar Santos Não por esforço próprio mas por um processo de transformação através do contato com o Divino como um ferro comum que colocado no fogo começa a brilhar com o mesmo calor
da fornalha ruak O sopro divino nas primeiras palavras da Bíblia Encontramos uma cena misteriosa o ru de Deus pairava sobre as águas Esta palavra Hebraica que significa simultaneamente vento sopro e espírito carrega em si o próprio mistério da Vida divina no relato da criação do homem vemos novamente o ruak em Ação Deus forma o corpo do barro mas é seu ruak soprado nas narinas que transforma aquela matéria inerte em um ser vivente é como se a própria respiração de Deus se tornasse a do homem um momento de intimidade Divina que nunca mais se repetiu na
criação os profetas antigos experimentavam o ruar de maneiras extraordinárias Ezequiel é levado pelo Espírito a um vale de ossos secos ali presencia algo impressionante o ru vem dos Quatro Ventos e sopra sobre os mortos e eles revivem era uma demonstração poderosa de como esta palavra conectava O sopro criador do início com o o poder vivificador do Espírito no Salmo 51 Davi clama não retires de mim o teu ruak santo ele havia experimentado o que acontece quando o espírito de Deus se afasta viu o exemplo trágico do Rei Saul sabia que sem o ruar Divino mesmo
um rei ungido poderia se tornar apenas uma sombra do que deveria ser os rabinos antigos ensinavam que o ruak não era apenas uma força era a própria presença de Deus interagindo com sua criação quando diziam que alguém estava cheio do ruar significava que aquela pessoa havia se tornado um instrumento especial da ação Divina no mundo no Vale onde Elias esperava por Deus o ru se manifestou como um vento forte que despedaçava rochas mas não era no vento que Deus estava depois veio aquele sussurro suave e delicado também uma manifestação do de que o Espírito de
Deus não se limita a manifestações dramáticas nos escritos dos Profetas o ruak aparece como agente de transformação interior porei dentro de vós Um Novo Espírito promete Deus através de Ezequiel não seria apenas uma influência externa mas uma renovação profunda que mudaria a própria natureza do Povo de Deus esta promessa encontrou seu cumprimento dramático no dia de Pentecostes quando ruak desceu como Vento Impetuoso e línguas de fogo era o mesmo espírito que pairava Sobre as Águas no princípio agora criando uma nova humanidade através da igreja Nascente terril lá o louvor Profético nas cortes do antigo Templo
de Jerusalém existia um tipo especial de louvor chamado terril não era apenas música Era uma expressão Profética que transcendia as palavras humanas comuns é a palavra que dá nome ao livro do Salmos em hebraico terril diferente de outras palavras hebraicas para louvor terril carrega uma dimensão Sobrenatural única os antigos mestres ensinavam que este tipo de louvor surgia quando o adorador entrava em tal sintonia com o coração de Deus que suas palavras se tornavam um Eco da própria voz Divina o Rei Davi conhecido como o doce cantor de Israel era mestre em terrá seus Salmos não
eram apenas er declarações proféticas que atravessaram séculos quando ele cantava o senhor disse ao meu senhor assenta-te à minha direita estava profetizando sobre o Messias sem nem mesmo perceber completamente nos manuscritos encontrados em cumr descobrimos que a comunidade Ênia dedicava horas específicas do dia o queam de teril louvores proféticos nestes momentos o véu entre o céu e a terra se tornava mais fino permitindo que as palavras humanas se misturassem com o cântico dos Anjos a palavra terrá aparece em um dos momentos mais dramáticos do Antigo Testamento quando Josafá enfrentava um exército imenso colocou os cantores
na frente das tropas eles não cantavam músicas de guerra mas terrá louvor Profético o resultado foi uma vitória onde os inimigos se destruíram mutuamente este conceito era tão importante que Deus se apresenta como habitando nos louvores terrot de Israel não era apenas uma figura de linguagem era uma revelação de como o louvor Profético se torna um Trono terreno para a presença Divina Os Levitas eram treinados não apenas em música mas em como Entrar nesta dimensão de terril nos conta que eles profetizavam com arpas címbalos e liras era um ministério que combinava excelência musical com sensibilidade
espiritual para captar e declarar os pensamentos de Deus nas sinagogas antigas foram encontradas inscrições que falam de mecher cantores especialmente designados para terril não eram escolhidos apenas por suas habilidades vocais mas por sua capacidade de entrar nesta dimensão profética do louvor a justiça divina em uma pequena inscrição encontrada nas ruínas de uma antiga sinagoga arqueólogos descobriram uma palavra que revoluciona o conceito comum de justiça tedak para o mundo antigo onde Justiça significava simplesmente dar a cada um o que merece Esta palavra Hebraica apresentava uma perspectiva completamente diferente vai muito além da ideia de Justiça ou
retributiva em seu núcleo carrega o conceito de restaurar relacionamentos quebrados de colocar as coisas no seu devido lugar no universo de Deus quando os profetas clamavam por tsedaká não estavam apenas pedindo decisões judiciais corretas Mas uma transformação completa da sociedade nos textos antigos vemos como esta palavra moldava a vida comunitária de Israel a lei determinava que as bordas do os campos não fossem totalmente colhidas deveriam ser deixadas para os pobres e estrangeiros isto não era chamado de caridade mas de tsedaká era visto como restaurar a dignidade daqueles que por várias circunstâncias haviam perdido seus meios
de sustento O Profeta Amós expressou isso de forma poderosa quando disse corra a tsedaká como um rio caudaloso ele estava dizendo que a justiça divina deveria fluir naturalmente na sociedade não como atos isolados de bondade mas como um fluxo constante de restauração e cuidado mútuo esta compreensão era tão fundamental que os rabinos antigos ensinavam que o mundo se sustenta sobre três pilares a Torá a lei a avod o serviço a adoração e a gemil rassadin atos de tsedaká era como se dissessem que sem esta forma Divina de Justiça o próprio tecido da realidade começaria a
se desfazer o conceito de tsedaká também está profundamente conectado com a ideia de salvação quando Abraão creu em Deus as escrituras dizem que isto lhe foi contado por tsedacá não era apenas uma declaração legal de justificação Mas o início de um relacionamento restaurador que afetaria todas as nações da terra nos Salmos encontramos repetidamente a conexão entre sedak e salvação salvou-me a sua destra e o seu santo braço canta o salmista usando palavras que ecoam tanto Justiça quanto libertação era uma compreensão de que a verdadeira justiça divina sempre leva à restauração completa Esta palavra continuou moldando
a prática judaica através dos séculos até hoje Muitas comunidades mantém uma cupat tsedaká um fundo comunitário para ajudar os necessitados não é visto como caridade opcional mas como uma expressão necessária da justiça divina operando através da comunidade Ira O temor Santo nas profundezas do Sinai quando o povo tremia diante das manifestações divinas experimentaram algo que os hebreus chamavam de Ira Esta palavra frequentemente traduzida como temor carrega um significado muito mais rico que simplesmente medo ou terror Quando Moisés desceu da montanha com o rosto resplandescente o povo experimentou Ira não eram medo que os fazia fugir
mas um temor reverente que os fazia se aproximar ainda que tremendo era uma resposta apropriada ao encontro com o totalmente outro o infinitamente Santo os sábios antigos distinguiam entre dois tipos de temor iratha ones medo da punição e iratha romem temor da grandeza Divina o primeiro era considerado um estágio Inicial na vida espiritual enquanto o segundo representava uma maturidade que levava à intimidade com Deus nos Salmos Encontramos uma declaração intrigante O temor do senhor é o princípio da sabedoria a palavra usada é irá sugerindo que este temor reverente é na verdade a porta de entrada
para os mais profundos Segredos divinos é como se este tremor Santo abrisse nossos olhos para dimensões da realidade que normalmente não percebemos nos escritos proféticos Ira aparece como uma característica fundamental do Messias prometido Isaías profetiza que o Espírito do senhor repousará sobre ele o espírito de conhecimento e de temor irá do senhor era um sinal de que mesmo o próprio Messias viveria nesta consciência constante da Majestade divina a tradição Judaica antiga conta que quando o sumo sacerdote entrava no santo dos santos no dia da expiação amarravam uma corda em seu tornozelo se ele morresse na
presença Divina por falta de irá apropriada poderiam puxar seu corpo para fora esta história mesmo que Possivelmente lendária ilustra como o conceito de temor Santo era levado a sério este temor santo não diminuía com a familiaridade pelo contrário aumentava conforme o conhecimento de Deus se aprofundava os serafins que estão continuamente na presença Divina ainda cobrem seus rostos em irá é um lembrete de que quanto mais próximos estamos de Deus mais conscientes ficamos de sua incomparável Majestade irá também tem um aspecto comunitário quando o povo vivia neste temor Santo a sociedade se transformava a consciência da
presença de Divina afetava desde as transações comerciais até os relacionamentos familiares era como se este temor reverente servisse como uma bússola moral para toda a comunidade cheesed A misericórdia eterna nas páginas mais antigas da história de Israel Encontramos uma palavra que revela o coração de Deus de maneira única chesed Quando Moisés pediu para ver a glória Divina Deus proclamou seu nome declarando-se abundante em chessed e fidelidade era como se de todos os seus atributos este fosse o que mais desejava que seu povo conhecesse chessed não é apenas Misericórdia no sentido comum é um amor que
se mantém fiel mesmo quando todas as razões para amar desaparecem os profetas usavam a imagem do casamento para ilustrar este conceito mesmo quando Israel era repetidamente Infiel o cheesed de Deus permanecia a abalável na história de rut vemos chid em ação no plano humano quando ela decide permanecer com Noemi sua sogra viúva demonstra um amor que vai além das obrigações normais Boaz reconhece esta qualidade nela e declara seja você abençoada pelo senhor pois este último cheesed é maior que o primeiro os manuscritos do Mar Morto revelam como as comunidades antigas meditavam profundamente sobre este conceito
em seus hinos de Ação de Graças frequentemente celebravam o chesed olam A misericórdia eterna de Deus que sustenta a própria existência do universo este aspecto eterno do chesed é particularmente significativo o salmista declara repetidamente porque o seu chesed dura para sempre não era apenas uma expressão poética era uma declaração fundamental sobre a natureza de Deus seu amor fiel não conhece fim nem limite na vida diária de Israel chessed se manifestava através de ações concretas de bondade e fidelidade era o que motivava o resgate de parentes em dificuldade o cuidado com viúvas e órfãos A Redenção
de terras familiares era um amor que sempre se expressava em ações práticas os rabinos antigos ensinavam que o mundo foi criado por causa do chesed apontavam para o fato de que antes mesmo de criar o homem Deus já havia preparado tudo que ele precisaria para viver este amor previdente e cuidadoso caracteriza toda a ação Divina na história em momentos de juízo Nacional os profetas sempre lam ao povo doed de Deus era como se dissessem mesmo quando a disciplina é necessária ela sempre opera dentro dos limites do amor fiel Divino o Shed estabelece fronteiras que nem
mesmo a ira Divina ultrapassa emuná a fé inabalável Quando Moisés mantinha seus braços erguidos durante a batalha contra amaleque as escrituras usam uma palavra intrigante para descrever sua ação emuná mais que simplesmente Fé ou crença esta palavra Hebraica carrega a ideia de firmeza estabilidade e confiabilidade a raiz desta palavra está conectada com a ideia de uma Mãe amamentando seu filho assim como um bebê depende completamente do leite materno para sua sobrevivência emuná representa uma dependência total e confiante em Deus não é uma crença intelectual mas uma relação de confiança Vital O Profeta abaku declara que
o justo viverá por sua emuná esta frase citada três vezes no Novo Testamento revela que esta fé fidelidade não é um elemento opcional da vida espiritual é o próprio ar que o justo respira sua forma fundamental de existir nos Salmos Davi frequentemente fala de Deus como sua emuná não estava apenas dizendo que Deus é fiel mas que sua fidelidade é tão consistente que se torna um fundamento sobre o qual Podemos construir nossa vida é como uma rocha que permanece firme mesmo quando tudo mais desmorona os antigos rabinos ensinavam que emuná opera em dois níveis emun
peut fé simples e emun chelea fé completa a primeira é a confiança básica em Deus enquanto a segunda representa uma compreensão profunda que permeia cada aspecto da vida na história de Abraão vemos emuná em sua forma mais pura Quando Deus promete um filho a um homem de 100 anos o patriarca Creu no Senhor o verbo usado aqui deriva de ele se firmou completamente Na promessa divina mesmo quando todas as evidências naturais apontavam para o impossível Esta palavra também tem uma dimensão Comunitária poderosa quando Israel atravessou o mar vermelho as escrituras dizem que creram no Senhor
era uma emuná coletiva que transformou um grupo de escravos fugitivos em uma nação com propósito Divino nos tempos antigos uma das formas mais profundas de exercitar emuná era através do amen palavra que deriva da mesma raiz quando alguém dizia amen a uma bênção ou promessa estava declarando Isto é firme confiável verdadeiro era uma forma de participar ativamente na verdade declarada Cavan a intenção pura nas antigas sinagogas existia um conceito que transformava simples palavras em Poderosas ferramentas espirituais Cavan Esta palavra Hebraica representa mais que mera intenção é a arte de direcionar completamente o coração e a
mente para Deus em cada ato de adoração os mestres rídicula mas o Rabino interferiu a Cavan deste homem s é mais preciosa para Deus que muitas orações eloquentes sem coração na tradição antiga os sacerdotes passavam horas em preparação antes de realizar os rituais do templo não era apenas um preparo físico mas um direcionamento intencional do coração acreditava-se que sem Cavan apropriada os sacrifícios perdiam seu significado espiritual nos textos místicos judaicos sobre Como alcançar Cavan Durante a oração não bastava apenas pronunciar as palavras cada sílaba deveria ser impregnada com consciência Divina era uma forma de transformar
a oração de um monólogo em um verdadeiro diálogo com o criador o conceito de Cavan também se aplicava às ações cotidianas os sábios ensinavam que até mesmo atos simples como comer e beber podiam se tornar sagrados quando realizados com a intenção correta era uma forma de santificar cada momento da vida através da consciência da presença Divina Esta palavra revoluciona Nossa compreensão de adoração mostra que o valor de um ato espiritual não está em sua forma externa mas na intenção do coração um simples Obrigado dito com Cavan genuína pode ter mais valor que longos rituais vazios
nos manuscritos antigos encontramos detal para os cantores do templo sobre como manter Cavan durante os salmos não era suficiente conhecer a melodia e a letra Cada palavra deveria ser Cantada com plena consciência de seu significado e propósito espiritual a busca por cavana também influenciava a arquitetura das sinagogas antigas janelas eram posicionadas estrategicamente para que os adoradores pudessem ver o céu ajudando-os a manter sua mente focada nas coisas Celestiais Durante a oração teuva o verdadeiro arrependimento Nas Profundezas da tradição Hebraica existe uma palavra que revoluciona a nossa compreensão de arrependimento tvá literalmente significa retornar mas carrega
um significado muito mais profundo que simples remorço ou Mudança de Comportamento em um antigo manuscrito encontrado em Jerusalém os mestres comp tvá ao movimento de um rio voltando à sua fonte não é apenas deixar de fazer algo errado é um retorno completo ao propósito original de nossa existência um regresso ao plano Divino para nossa vida esta compreensão transformava até mesmo as maiores tragédias em oportunidades de Redenção quando o Rei Davi cometeu seu terrível pecado com batiba sua techu vá não foi apenas confessar o erro foi uma jornada profunda de auto exame que resultou no Salmo
51 uma das expressões mais poderosas de arrependimento já escritas os profetas frequentemente clamavam chuu retornem não estavam apenas pedindo que o povo parasse de pecar estavam convidando Israel para um retorno radical à intimidade original com Deus era um chamado para restaurar o relacionamento quebrado pelo pecado na tradição antiga o processo de ter chuá era visto em quatro etapas reconhecimento do erro remorço Genuíno confissão verbal e Mudança de Comportamento Mas o mais importante era a quinta dimensão a determinação de agir Diferentemente quando confrontado com a mesma situação no futuro durante os dias de temor período entre
ros hashana e yom kipur toda a comunidade se engaja em um processo intenso de teuva não era era apenas um ritual era uma oportunidade de realinhamento completo com o propósito Divino tanto individual quanto coletivamente os sábios ensinavam que tchu vá foi criada antes da própria criação do mundo era como se Deus conhecendo a fragilidade humana tivesse preparado antecipadamente um caminho de retorno esta compreensão trouxe esperança mesmo nos momentos mais escuros da história de Israel na história do profeta Jonas vemos um exemplo dramático de tchu vá Nacional quando nínive se arrependeu não foi apenas uma mudança
externa desde o rei até o mais simples cidadão a cidade inteira se voltou para Deus com jejum e oração demonstrando que o verdadeiro arrependimento sempre afeta toda a comunidade o poder das palavras esquecidas ao longo desta jornada pelas palavras sagradas que o Espírito Santo ama cobrimos muito mais que simples expressões antigas encontramos Chaves que podem revolucionar nossa vida espiritual hoje de abá achuva cada palavra nos revela uma faceta diferente do coração de Deus e de nosso relacionamento com ele são como joias preciosas cada uma refletindo uma cor única do Amor Divino quando compreendemos reede entendemos
que o amor de Deus vai muito além de nossas falhas através de Shalom descobrimos que a paz Divina é muito mais profunda que a ausência de conflitos Cavan nos ensina que a intenção do coração é mais importante que a perfeição do ritual estas palavras não são relíquias de um passado distante são ferramentas vivas para transformar Nossa experiência espiritual hoje quando clamamos abá não estamos apenas repetindo uma palavra antiga estamos entrando na mesma intimidade que Jesus tinha com o pai o o poder dessas expressões está em sua capacidade de conectar o céu e a terra o
Divino e o humano são Pontes que nos permitem experimentar dimensões mais profundas do coração de Deus que possamos redescobrir estas palavras em nossa caminhada que Maranata volte a ser Nosso Grito de esperança que sheina nos lembre da presença constante de Deus e que ira restaure em nós o temor santo que leva a verdadeira sabedoria pois quando estas palavras antigas ganham vida em nossos lábios e corações nossa fé Deixa de ser uma religião de rituais vazios e se torna uma jornada vibrante de intimidade com o Deus vivo e assim como os antigos escribas tratavam estas palavras
com reverência especial que possamos Nós também redescobrir o poder transformador escondido nestas expressões sagradas que o Espírito Santo tanto ama porque a palavra de Deus é viva e eficaz Hebreus 4:12 [Música]