bom retomando então o nosso estudo do Levítico a gente gostaria de propor assim começar sempre com a leitura de um poema do Chico e terminar com o poema pra gente dar um tom mais amoroso né ao nosso estudo então hoje a gente começa com um poema do Casimiro Cunha tá no livro ontologia mediúnica de Natal ele se chama carta de Natal meu amigo não te esqueças pelo Natal do Senhor abre as portas da Bondade ao chamamento do amor reparte os bens que puderes às luzes da devoção os n cons solos tristes na festa do coração
mas não te esqueças de ti no Banquete de Jesus segl o exemplo Divino de paz de verdade e de luz toma um novo compromisso na alegria do natal pois o esforço de si mesmo é a senda de cada qual sofres e confia não te furtes de lembrar que somente a dor do mundo nos pode regenerar foste traído perdoa esquece o mal pelo bem Deus é a suprema Justiça não deves julgar a ninguém esperas B neste mundo acalma o teu coração a fim da estrada e desilusão não tivestes Recompensas guarda este ensino de cor ter dons
de fazer o bem É a recompensa melhor queres esmola do céu não te fartes de saber que o senhor guarda o quinhão que venhas a merecer desesper recorda Na Sombra dos dias teus que não puseste a esperança nas luzes do amor de Deus na tal lembrança Divina sobre o terreno escarcel aconchega aos pobrezinhos que são eleitos do céu Mas ouve irmão vai mais longe na exaltação do senhor vê se já tens a humildade a seiva eterna do amor Casimiro Cunha Então vamos ao nosso Levítico estudo do Levítico né e agora a gente quer convidar todos
para já entrarmos mais no livro mesmo Levítico a gente estava num processo de sobrevoo girando em torno do livro abordando alguns aspectos gerais mas agora a gente quer realmente descer examinar mais atentamente começar a trazer Versículos Paralelos Versículos do próprio texto Levítico né e a gente propôs assim um caminho para ser seguido que é um caminho temático pro estudo do Levítico né Nós já abordamos aqui a estrutura do livro a Ordem dos temas a gente vai repetir isso sempre vai voltar mas a gente propôs assim alguns temas centrais do livro eh que são como ideias
Gerais Então vamos lá o primeiro deles é o tabernáculo Esse é o primeiro tema que é o que nós vamos falar hoje n é porque o tabernáculo ele representa o local privilegiado da presença Divina no velho testamento né Depois nós vamos falar sobre o sacerdot a mediação papel do sacerdote a ligação lá com a carta aos hebreus aliás É bom lembrar né o nosso estudo aqui ele sempre busca o Levítico textos do velho testamento textos do novo testamento e textos da doutrina espírita ele é sempre um estudo Tríplice todo assunto a gente aborda com esses
três elementos as três revelações né eh no no papel do sacerdócio quando a gente for estudar o sacerdócio aí nós vamos falar sobre a aproximação de Deus as exigências de pureza de santificação do sacerdote dos objetos do culto e das oferendas do corban vamos falar sobre comunhão com Deus que é um dos temas do sacerdócio né e dos dons mediados pelo sacerdote Esse é um um tema importante também nós já comentamos na última aula que todo o processo de separação e de aproximação de Deus ele visava preparar o sacerdote para se tornar um mediador de
bens divinos de dádivas divinas para ele indivíduo e para o povo então a gente vai estudar sobre isso os dons que ele que ele exerce a mediação se a gente não entende isso a gente não consegue compreender por exemplo a carta aos hebreus né e não consegue compreender por exemplo porque que Jesus é o cordeiro de Deus né Por que que ele é o sumo sacerdote tá lá na carta aos hebreus não é o que que bens que Jesus é mediador quais dádivas ele é o portador Então a gente vai estudar isso depois nós vamos
estudar o corban que são os sacrifícios as oferendas Vamos estudar uma por uma características vamos fazer algumas reflexões e por fim nós vamos estudar as festas que são as celebrações judaicas do povo judeu que estão na Torá e elas representam também um processo de santificação do tempo essa é a ideia tornar o tempo algo Sagrado sacralização do tempo né então hoje a gente começa com o tabernáculo né Vamos estudar o tabernáculo eh a gente tinha comentado que há uma ideia Central em todo o pentateuco mosaico Gênesis Êxodo números Levítico e Deuteronômio os cinco livros a
ideia de que houve um afastamento da criatura com relação ao criador então nós temos um momento ideal um momento eh digamos Teoricamente puro que é quando a criatura está no Jardim do Éden num contato permanente e direto com o criador esse contato é perdido essa relação criatura criador é rompida porque o homem deliberadamente se afasta do Criador e quando ele se afasta do Criador o que que acontece com ele ele se deforma Essa é a ideia né o homem que foi criado a imagem e semelhança do Criador se deforma ele perde as suas características divinas
e vai se identificar com outros elementos que não são divinos né ou seja com ele mesmo essa é a ideia é a ideia da queda de Adão e Eva é a ideia de que o homem tirou o Deus do centro e colocou ele mesmo então ele substituiu o criador que é onipotente presente que é a sabedoria infinita que é o amor infinito e colocou a própria criatura que é frágil né Ela é imperfeita ela é impura no centro então quando você tem algo que é frágil imperfeito e impuro no centro ocorre o caos esse caos
do afastamento do homem do Criador ele afeta só o indivíduo na concepção do velho testamento não ele afeta a criação inteira então ele é um fenômeno cósmico porque ele provoca uma degradação do homem e do mundo Olha que interessante Então você tinha uma situa do Éden e agora sai do Éden e nós passamos por uma terra de expiação uma terra de dor uma terra de sacrifício de suor Essa é a ideia então é essa é a ideia da queda do Paraíso que tá expressa lá no livro Gênese né bom que que vai acontecendo então toda
vez que o homem dá um passo atrás toda vez que ele se afasta de Deus Deus se aproxima dele é bonito isso né então Deus em busca do homem o criador tá sempre buscando tá sempre procurando ele tá sempre com a intenção de reatar o relacionamento né de atrair atrair a criatura com relação a ele e isso nós demos um nome quer dizer a humanidade deu um nome para isso Qual o nome religar aquilo que estava ligado foi rompido precisa ser religado os zos precisam ser recompostos e a gente chama esse processo de reunir de
unir novamente a criatura ao criador de religião de religar no sentido mais profundo né claro que nós não estamos falando aqui de de rituais de de denominações religiosas nem de dogmas não é nesse sentido estamos falando aqui num sentido muito filosófico no sentido da União da criatura com o criador Então esse é o tema central de toda a Bíblia né e tanto que a gente vai perceber um algo muito curioso né o a Bíblia começa com uma criação aprovada porque a cada passo da criação Deus checa e vê que é bom não é assim f
e viu Deus que era bom e foi à tarde a manhã do dia primeiro e viu Deus que era bom foi a tarde am manhã do dia 2 até que ocorre o problema de Adão e Eva não é e com afastamento a criação inteira degenera Essa é a ideia depois nós vamos ter o quê lá em Apocalipse que que vai ocorrer uma nova criação Novo Céu Nova Terra porque quando a criatura é redimida quando ela se aproxima de Deus quando ela se une a Deus toda a criação volta ao seu estágio de perfeição né Ou
seja a redenção não é um processo individual apenas ela não envolve um indivíduo Somente Ela é um processo individual e coletivo né haverá uma Redenção final que é a redenção do próprio mundo como é que a gente aprende isso na doutrina espírita sobre a progressão dos Mundos então nós temos um mundo primitivo aí um problema que é um mundo de expiação e prova até chegar-se à Regeneração né o mundo vai ser purificado vai ser regenerado Lembrando que regenerar é de novo né vai ser uma nova criação que Paulo fala nas suas cartas E aí nós
entraremos no mundo de todos quer dizer Esse é o panorama de toda a Bíblia afastamento e aproximação mas olha que coisa interessante quando a gente vai falar do Tabernáculo Por que que Deus no velho testamento simbolicamente falando ordena a construção de um Tabernáculo n Tabernáculo em hebraico é m das mikdash é uma letrinha mi com a raiz k que gera kad que é santo CAD Santo codes kod Santo CAD santificar né santificado mikdash quer dizer o lugar da santidade o que que é isso nós falamos já anteriormente sobre essa palavra santo que às vezes a
gente faz uma certa confusão com ela né o santo é tudo aquilo que foi separado para o serviço de Deus ou seja tudo aquilo que foi reservado para estar a serviço de Deus e aí nós temos uma separação o mundo profano comum as coisas comuns e as coisas santificadas as coisas comuns elas estão a serviço do homem olha que interessante do homem podem estar até a serviço de Deus mas estão a serviço do homem as coisas santas estão exclusivamente a serviço de Deus esse é o ponto não é então o que que a gente nota
aqui o afastamento da criatura exige como meio de correção um processo de separação o homem se afastou de Deus para que Ele se aproxime de Deus eu Preciso afastá-lo das coisas comuns né aproximar O Homem de Deus é afastá-lo de alguma coisa né Vamos tentar entender isso quando a criatura se afastou do Criador ela se afastou de Deus mas ela se aproximou de quê Porque toda vez que a gente se afasta de de alguma coisa nós nos aproximamos de outra de que que ela se aproximou não é aí do quê ela se aproximou dela mesma
né então foi um processo de hipertrofia do [Música] Ego a hipertrofia do Eu a hipertrofia do eu gera egoísmo e egolatria que é o orgulho egolatria é o culto ao próprio eu e o egoísmo é tudo para mim olha que interessante isso Então na verdade quando a criatura se afastou de Deus ela criou um processo sucessivo de separações ela foi se separando aos poucos e agora para fazer o caminho contrário Qual que é a proposta bíblica qual eu acho nós estamos falando de metáforas né Nós estamos falando de símbolos não podem ser tomados ao pé
da letra O que que aconteceu Deus de todos os povos separa um que é o povo da Aliança o povo hebreu Olha que interessante Então afastou todo M aí agora ele tem que separar um dentro desse povo ele separa uma tribo que é a tribo de Levi uma tribo de sacerdotes Quem nasceu na tribo de de Levi Moisés ararão seu irmão são da Tribo de Levi dentro da Tribo de Levi ele tem que separar uma família a família sacerdotal no caso a família de Moisés e de Aarão dentro dessa família eu tenho que separar um
sumo sacerdote então na família aão foi Sumo Sacerdote então separa sacerdotes e um sumo sacerdote depois eu começo a separar objetos lugar é um processo de afastamento do mundo Olha que interessante né vai afastando para se aproximar de Deus ou seja um movimento contrário né e no aje desse processo de aproximação nós temos o tabernáculo Então vamos entender o mikdash quer dizer o lugar sagrado né o lugar reservado a Deus n é claro que isso é um símbolo E é claro que ao estudar o tabernáculo aqui nós não estamos numa posição ingênua né achando que
nós vamos ter que construir um templo reconstruir um Tabernáculo Nós não estamos mais nisso nós estamos aqui agora numa visão espiritual porque nós sabemos que não são mais necessários templos de pedra construções humanas para nos relacionarmos com Deus então nós estamos que em busca do espírito da letra do espírito que vivifica não é então onde que nós vamos chegar com essa história do Tabernáculo no capítulo 19 de Êxodo Olha que interessante Quando Moisés liberta o povo da escravidão do Egito Deus vai se revelar no Monte Sinai E como que ocorre essa manifestação porque a montanha
se incendeia e há uma incandescência há um fogo uma luminosidade mas houve uma preparação houve Tá Está no capítulo 19 de Êxodo Versículos 9 em diante Olha o que que diz Adonai disse a Moisés Eis que irei a ti na escuridão de uma nuvem para que o povo ouça eu falar contigo Olha só e para que também creiam sempre em ti e Moisés relatou a Adonai as palavras do Povo Adonai disse a Moisés vai ao povo E fazo santificar-se hoje olha só pediu que Moisés fosse ao povo e o povo tinha que ser santificado hoje
e amanhã lavem as suas vestes estejam prontos depois de amanhã terceiro dia está parecendo alguma coisa porque depois de amanhã Adonai descerá os olhos de todo o povo sobre a montanha do Sinai e tu fixará os limites da montanha e lhes dirás guardai-vos de subir à montanha e não toqueis nos seus limites todo aquele que tocar na montanha será morto ou seja Foi estabelecido um limite é mais ou menos assim imagine se o Barack Obama Viesse a Belo Horizonte então segurança faz um limite você não pode ultrapassar daquele limite tem guardas tem toda uma proteção
então quando Deus simbolicamente Desce sobre o Sinai Foi estabelecido um circo o povo não poderia passar daquele circo mesmo santificando e lavando suas vestes por quê E o texto vai dizer todo aquele que tocar na montanha será morto ninguém porá a mão sobre ela quando soar o chifre do Carneiro então subirão à montanha Moisés desceu da montanha e fo foi encontrar-se com o povo ele o fez santificar-se e lavaram as suas vestes depois disse o disse ao povo ests preparados para depois de amanhã E aí dá as recomendações ao amanhecer desde cedo houve trovões e
relâmpagos e uma espessa nuvem sobre montanha e um clamor muito forte de trombeta e o povo que estava no acampamento pôs-se a tremer Moisés fez o povo sair do Acampamento ao encontro de Deus e puseram-se ao pé da montanha eles não subiram ficaram embaixo na montanha toda a montanha do Sinai fumegava ou seja fumaça né Fogo porque Adonai descera sobre ela no fogo no fogo por isso que fogo no velho testamento é símbolo de tudo que é espiritual daí as línguas de fogo em Pentecoste fogo é símbolo do Espírito n descera sobre ela o fogo
e sua fumaça Subiu Como a fumaça de uma fornalha Fornalha Olha o processo de purificação aqui porque fornal é algo que purifica né você coloca lá e aquilo refund então a montanha se tornou uma fornalha o som da trombeta ia aumentando Pouco a Pouco Moisés falava e o povo lhe respondia no trovão Adonai desceu sobre a montanha do Sinai no cimo da montanha chamou Moisés para o cimo da montanha Moisés subiu não o povo só subiu Moisés Adonai disse a Moisés desce e adverte o povo que não ultrapasse os limites para ver Adonai para que
muitos deles não pereçam Então olha que interessante tinha templo aqui não tinha algum templo tabern não aqui na linguagem simbólica do velho testamento Deus estava se manifestando ele incendiou a montanha mas podia se aproximar não podia por qu Eis a questão n Por que que o povo não pode se aproximar de deus o que que ocorreu o que que tá implícito aqui Vamos guardar essa pergunta né E aí mais para frente o livro segue Levítico segue quando chega no capítulo 25 de Êxodo Deus dá instruções a Moisés para a construção do Tabernáculo do mikdash do
lugar sagrado onde ele Faria morada Olha que interessante Então agora nós teríamos um Tabernáculo onde ele Deus não a nuvem porque não é ele todo né é uma emanação de Deus é a nuvem não é ele todo porque o absoluto não pode ser n nós não podemos colocar Deus dentro desse desse copo Então Deus não cabe dentro do do Tabernáculo do mikdash mas a sua presença invadiria preencheria todo o tabernáculo daí a importância do Tabernáculo O Tabernáculo passa a ser um lugar que fica no meio do povo nós vimos isso na primeira aula né aquela
imagem Os ac as 12 tribos acamp em torno do Tabernáculo O Tabernáculo ficava no meio né A Tenda tinha uma tenda nós vamos ver essa estrutura Tabernáculo lá no meio ele era um lugar de reunião do Povo onde os as pessoas se encontravam e onde elas se aproximavam de Deus porque ali estava a presença de Deus n tá enigmático não tá tá bem enigmático bom vem a instrução pra Construção do Tabernáculo os capítulos olha 25 26 27 29 30 31 de Êxodo tudo instrução sobre a construção do Tabernáculo né Olha que estão vários capítulos de
Êxodo instruindo Quando começa o livro Levítico O Tabernáculo tá construído aí vem as instruções para quê para a utilização do Tabernáculo então o livro Levítico é um conjunto é chamado de torat kohanim Ou seja a Torá dos sacerdotes as leis relativas à utilização tabc e da aproximação com Deus mas como é que é o tabernáculo nós vimos isso também na imagem já colocamos aí aquela a estrutura do do tabernáculo da Tenda né da Tenda da reunião meod onde estava o tabernáculo como é que é essa tenda ela é tri partida então eu Ten o lugar
dos sacrifícios o lugar santo e o santo dos santos onde está a arca da aliança com os dois querubins com as asas assim e lá dentro as tábuas da lei querubins lembrando o qu quando Adão sai do Jardim do é com Eva quem que fica guardando a entrada do Jardim um querubim com uma espada flamejante Olha que interessante um querubim com uma espada de fogo guardando a entrada não entra mais qualquer um agora é preciso passar por um processo de purificação para voltar pro Éden e sobre as tábuas da lei Você tem dois querubins e
é sobre a arca da aliança que está a nuvem da Glória a nuvem da presença de Deus bom deve tá todo mundo confuso meu Deus que tanto de símbolo que que quer dizer isso três três etapas para se chegar no santo dos santos que é a terceira e todo um conjunto de rituais com base nessa estrutura do Tabernáculo Vamos tentar clarear um pouquinho isso vamos vamos lá Allan Kardec vamos lá Revista Espírita fevereiro e abril de 1858 no item diferentes ord de espíritos vamos lá Kardec diz assim um ponto capital na doutrina espírita é o
das Diferenças que existem entre os espíritos so o duplo ponto de vista intelectual e moral então há diferenças intelectuais e Morais entre os espíritos Seu ensino A esse respeito jamais variou não menos importante porém é saber que eles não pertencem eternamente a mesma ordem e que em consequência essas ordens não constituem espécies distintas são diferentes graus de desenvolvimento não é então cardec em contato com o mundo dos espíritos percebeu que os espíritos eram diferentes você tinha espíritos moralmente mais elevados e moralmente menos elevados intelectualmente mais elevados e intelectualmente menos elevados e ele descobriu que essa
divisão não é eterna não os espíritos progridem Então vamos os espíritos seguem a marcha progressiva da natureza hã a natureza tem uma marcha progressiva e os espíritos também TM uma marcha progressiva sim tanto que no Livro dos Espíritos Kardec fala da progressão dos Mundos olha se os mundos progridem então a natureza também está no processo de aperfeiçoamento e se os espíritos seguem a marcha progressiva da natureza significa que a natureza está sempre adequada ao nível dos Espíritos que nela habitam que que isso significa é o conceito do velho testamento de que a separação da criatura
do Criador afetou também a natureza A Redenção da criatura humana é também Regeneração do mundo é um processo único não é bonito isso progridem os espíritos e progridem os mundos por isso que Paulo fala da nova criação Quando o homem for redimido a natureza da terra será redimida também olha que bonito isso os espíritos das ordes inferiores são ainda imperfeitos depois de depurados atingem as ordens superiores depurados que que é depurar não é extrair as impurezas depurar não é purificar e todo Levítico não fala do processo de purificação então aqui tá a chave pra gente
começar a abrir o Levítico né a progressão dos Espíritos é um processo de depuração Purificação Purificação atingem as ordens superiores avançam na hierarquia à medida que adquirem qualidades experiência e conhecimentos que lhes faltam olha só no berço a criança não se assemelha ao que será na idade madura Entretanto é sempre o mesmo ser a classificação dos Espíritos baseia-se no grau de adiantamento deles nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que terão ainda de despojar-se Olha que bonito os espíritos em geral admitem quantas categorias principais ou três grandes divisões três três os espíritos em
geral admitem três categorias principais ou três grandes divisões na última a que fica na parte inferior da escala estão os espíritos imperfeitos que devem ainda percorrer todas ou quase todas as etapas caracterizam-se pela dominância da matéria sobre o Espírito e pela propre ao mal olha os da segunda ordem se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo Desejo do bem são os espíritos bons a primeira ordem finalmente compreende os espíritos puros os que atingiram o grau Supremo da perfeição faremos todavia notar que os espíritos não ficam pertencendo exclusivamente a tal ou tal classe
sendo sempre gradual o progresso deles e muitas vezes mais acentuado num sentido que em outro pode acontecer que muitos reúnam em si os caracteres de várias categorias o que o que seus atos e linguagem tornam possível apreciar que às vezes você evolui muito em moral mas não é não evolui em intelecto evolui muito em intelecto mas não evolui em moral Então você acaba sendo uma mistura nãoé a gente tinha uma brincadeira na faculdade os amigos falar assim Qual período que você tá aí o sujeito falava assim eu tô no quinto período fatorial é porque quem
lembra de matemática é assin ele tá no quinto período mas ele deve matéria do quarto do terceiro do segundo do primeiro período Então na verdade ele tá no quinto período mas deve matéria de todos os períodos anteriores né tá em todos os períodos né quinto fatorial é engraçado isso porque a evolução dos Espíritos também né o espírito tá numa escala lá mas é escala fatorial porque ele tem características das de todas para baixo né compromisso três ordens atro dos sacrifícios predomínio do sangue do sacrifício de animais lugar santo onde só entra os sacerdotes segundo a
ordem dos Espíritos santo dos santos só entra o sumo sacerdote terceira ordem Então essa é a nossa hipótese nós estamos lançando aqui agora e teremos alguns minutos Para comprovar a hipótese estaria O Tabernáculo de Êxodo e de Levítico fazendo uma referência às três ordens de progressão dos Espíritos será sim e agora vou trazer textos de Kardec de Kardec pra gente observar só que eu queria chamar atenção agora pra linguagem Então vamos refrescar algumas palavrinhas aqui vamos relembrar santidade pureza Purificação sangue expiação Vamos guardar essas palavras que elas V elas vão aparecer no texto elas vão
aparecer no texto e vão aparecer uma outra coisa Por que que quando você sacrificava o animal O importante era o sangue do animal por quê nós falamos Isso numa aula passada porque o importante era a vida que tava no sangue ou seja qual que é a ideia do corban do sacrifício que quando você leva o animal para ser sacrificado é porque ao ser sacrificado ao morrer ele passa do mundo material para o mundo espiritual que é onde tá Deus então todo o processo de sacrificação do Levítico é um processo de desmaterialização Isso é o que
fala vaná vaná fala isso no livrinho dele sobre a carta aos hebreus livrinho livrão n é pequenininho mas é um grande livro Alberto Vano materialização E por que que o sacerdote Ofir assim um animal no seu lugar ele queria ir ele ia que que é desmaterialização completa ele tinha que morrer e por que que Jesus é o cordeiro de Deus porque ele não levou nenhum animal não ele foi no lugar ele foi a oferta então ele se des materializou na Cruz ao ser morto na cruz ele transformou o que era material no que era espiritual
então a ressurreição é a espiritualização suprema é você atravessar todas as ordens e chegar o mais próximo Poss de Deus Essa é a ideia vamos checar vamos ver o texto Vamos então vamos lá terceira ordem como é que o cardec define a terceira ordem espíritos imperfeitos características gerais predominância da matéria sobre o espírito Claro porque se ele tá no máximo afastamento de Deus ele não pode est espiritual porque Deus é espiritual ele tá o máximo materializado possível Ele tá mais próximo de quê da sua herança animal então Imagine quando o espírito entra na Idade da
Razão aí se h vai adorar isso né se Honório adorava isso né quando o ser entra na consciência na razão ele tem que escolher agora tem que escolher entre o bem que é Deus e o mal que é ele porque se ele se afastar de Deus é o mal se ele se aproximar de de Deus é o bem se ele seguir a vontade de Deus é o bem se ele seguir a sua vontade é o mal se ele aceitar Deus como como Regente ele é humilde Deus é o centro tá tudo certo se ele afasta
Deus se coloca no centro é o orgulho é o mal se ele aceita o amor e A fraternidade é a caridade se ele não aceita é o egoísmo então o mal É o quê É eu seguir ao ego o eu o mal é o império do eu tira Deus só fica eu eu eu aí o que que acontece se o espírito faz essa opção ele afasta Deus ele fica com o quê ele fica com ele não é se Eu afasto Deus sobra o quê sobra eu que que eu sou eu sou milhões de anos na
animalidade e quantos segundos na espiritualidade cinco hã Vamos fazer uma conta aqui quantos anos nós temos de caridade e de amor quantos milhões de anos de animalidade nós temos então a jornada de espiritualização não é uma jornada de afastamento da animalidade não é animalidade não é a ausência da razão que quando o ser tá estagiando animalidade ele não tem razão ele não tem o livre arbítrio não é isso se ele não tem ele tá num lugar estreito o que que é estreito Mitra Egito então a escravidão no Egito é o período que o Espírito está
agia na animalidade e o Êxodo a saída da animalidade e a máxima espiritualização se chama Redenção libertação já não sou eu que vi é o Cristo que vive em mim já não sou eu já não sou milhões de anos na animalidade são os padrões superiores Agora que vigem em mim então Nós lembramos lá do livro no Mundo Maior a mente é dividida em quanto em quantas em quantas hã cinco três né O Tabernáculo é quanto três né Engraçado né mas deve ser coincidência né no porão da individualidade está o quê todas as experiências emeses e
no superconsciente os padrões espirituais do Futuro né então isso predom da matéria então quando o espírito imperfeito ele tá mais próximo da animalidade do que da espiritualidade então ele tá distante ele tá afastado da presença divina propensão para o mal por que propensão para o mal porque ele tá mais propenso a seguir ele do que a seguir Deus ele tá mais propenso a seguir a sua vontade do que a Vontade Divina né por isso que ele tá propenso ao mal ignorância orgulho egoísmo e todas as paiões que lhe são consequentes tem a intuição de Deus
mas não compreendem Por que não compreende porque tá muito distante né aí vai pro segundo nível segunda ordem espíritos bons características gerais predominância do espírito sobre a matéria claro já tá mais espiritualizado já tá mais distante da animalidade desejo do bem por que desejo do bem porque como ele tá se afastando do Ego ele deixa de ser egoísta e passa a ser caridoso fraterno ele se afasta da egolatria do orgulho então ele passa a ser humilde Aí surge o desejo do bem suas qualidades e poderes para o bem estão em relação com o grau de
adiantamento que hajam alcançado uns TM ciência outros a sabedoria e a bondade então é um processo demorado né são duas asas do amor e da sabedoria os mais adiantados aliam o Saber às qualidades Morais não estando ainda completamente desmaterializados conservam mais ou menos conforme a categoria que ocupem os traços da existência corporal traços da animalidade necessidade do sacrifício do animal necessidade da reencarna de levar o corpo para ser emolado não é aí vem compreendem Deus e o infinito e já gozam da Felicidade dos bons são felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem
o amor que os une lhes é fonte de inefável ventura que não tenha perturbá-los nem a inveja nem os remos e nenhuma das paixões mais paixões paixões má que constituem o tormento dos Espíritos imperfeitos todos entretanto ainda têm de passar por provas até que atinjam a perfeição absoluta ainda tem sacrifício ainda tem que purificar e primeira ordem espíritos puros santo dos santos que que tem no santo dos santos a Arca da Aliança os querubins e a nuvem da presença Divina Não é vamos ver os espíritos puros e a e as tábuas da lei nenhuma influência
da matéria que que é espiritualização completa superioridade intelectual e moral absoluta com relação aos espíritos das outras ordens primeira classe classe única não tem divisão as outras classes T divisões subdivisões essa não tem é única os espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria impurezas da matéria tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível à criatura de que é suscetível a criatura então é uma perfeição de criatura não é perfeição do Criador Olha que importante isso tendo alcançado a soma de feição de
que é suscetível à criatura não tem mais que sofrer provas nem expiações não estando mais sujeitos a reencarnação em corpos perecíveis realizam a vida eterna no seio de Deus que que aconteceu aproximação absoluta de Deus União Divina Vamos guardar essa palavra que aparece Tod Nos romances gerano aparece toda hora União Divina Todos nós temos dentro de nós uma sede de União Divina saudade de Deus vontade de voltar pro seio dele vontade de voltar paraa casa paterna União Divina essa felicidade porém não é a da ociosidade monótona a transcorrer em Perpétua contemplação eles são os mensageiros
e os ministros de Deus que que são Med adores de Deus são os ministros mediadores cujas ordens executam para a manutenção da harmonia Universal comandam a todos os espíritos que L são inferiores auxiliam na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões assistir os homens nas suas aflições ao bem ou a expiação das faltas que os conservam os distanciados da suprema felicidade constitu para eles ocupação gratíssima alegria deles é ajudar a gente olha são designados às vezes pelos nomes de anjos arcanjos ou serafins bonito né Vamos lá então nós falamos tante coisa aqui
né saída lá do da animalidade Êxodo aproximação de Deus o povo não podia chegar no Monte Sinai porque não tava puro não podia passado do limite né e o que que o povo fez no deserto começa com P pere peregrinação no deserto Depois dessa ordem aqui Kardec escreve um texto pequenininho chamado espíritos errantes ou encarnados errantes ou encarnados olha o que que Kardec diz quanto à suas qualidades íntimas os espíritos pertencem a diferentes ordens que percorrem sucessivamente à medida que se pam Purificação como estado isso é qualidade e o estado deles podem estar encarnados Isto
é Unidos a um corpo num mundo qualquer ou errantes errantes ou seja despojados do corpo material e aguardando nova Encarnação para se ou seja os espíritos errantes não formam uma categoria especial é um dos Estados em que podem encontrar-se o estado errante ou de erraticidade não constitui inferioridade para os espíritos pois que nele os podemos encontrar de todos os graus todo espírito que não está encarnado é por isso mesmo errante a exceção dos Espíritos puros que não tendo mais Encarnação a sofrer estão no seu estado definitivo espírito puro tá no mundo espiritual definitivamente que que
a teologia chama disso Qual que é o estado de imortalidade permanente estado de imortalidade permanente não precisar mais reencarnar ressurreição Redenção Redenção é o processo máximo de espiritualização que você deixa de ser errante você não precisa mais encarnar então você tá no estado de definitivo de espiritualidade são os espíritos puros puros bem-aventurados queesse transforma o espírito na sua última Encarnação espírito bem-aventurado e é espírito puro e quem precisa encarnar ainda errante ele tá no mundo espiritual mas lá ainda não é a morada definitiva dele então ele vem pra Terra e volta vem e volta vem
e volta então erraticidade Encarnação erraticidade Encarnação e esse processo de ir e vir se chama peregrinação no deserto peregrinação somos peregrinos até o dia que a gente chegar quando a gente chegar espírito puro acabou definitivamente desmaterializados e espiritualizados deu aí gente alguém quer falar alguma coisinha essa palavra errante de erraticidade ela nos dá assim uma o sentido de algo que não tem rumo que que não tem direção e no entanto a gente vê que no mundo espiritual de objetivo de atividades e etc os espíritos trabalham essa palavra se só para mim que D essa sensação
é raidade algo que não tem direção não tem objetivo é não não é nós não podemos confundir essa sensação dessa palavra no início dá né essa sensação né mas nós não podemos confundir erraticidade com desorientação erraticidade tem a ver com e tem a ver com agora agora que tá o o o bonito sujeito ao eu isso é erraticidade ainda sujeito a errar Esse é o sentido porque depois que ele se torna espírito puro ele não mais está sujeito ao erro daqui a pouquinho vão guardar cenas os próximos Capítulos isso que é erraticidade por isso que
a gente vai no obreiros da vida eterna quando fala da materialização do asclépios o benfeitor fala para André luí asclépios aspira a representar a terra nas comunidades de Júpiter os que estão lá esperam vigilantes pertencer às Comunidades do Sol os que estão lá esperam vigilantes por quees esperam vigilantes Por que que quando a vai reencarnar o benfeitor dela fala assim você tem certeza que você vai muitos saem daqui em missões arriscadas como essa e voltam repletos de compromissos por qu como ela não tinha atingido ainda o estado de Pureza Total Ela ainda tá sujeita ao
erro por isso que é errante né bonito né mas vai vir mais aqui tem um texto aqui vai falar sobre isso corre agora vamos corr Sempre é assim né cheg no finalzinho aí eu achei na Revista Espírita de 1858 mes de de Abril o item chamado o espiritismo entre os dru espiritismo entre os druidas Kardec reproduz um texto de um especialista que fala sobre as tríades dos dru aí eu vou ler aqui as tríades Tríade 12 porque Tríade assim é tudo em três eles vão dando tudo em três três três ordens de espíritos três né
Vamos lá Kardec reproduz essas tríades depois ele coloca uma tabela a escala Espírita e a escala druídica coloca uma comparando com a outra para mostrar que o espiritismo estava na doutrina dos druidas porque o espiritismo não é uma propriedade de nós espíritas não espiritismo não é propriedade dos espíritas não o espiritismo é lei da natureza que espiritismo significa leis do mundo espiritual são leis naturais não pertencem a ninguém pertencem a Deus né então vamos lá Tríade número 12 há três círculos de existência o círculo da região vazia seg onde exceto Deus não há nada vivo
nem morto e nenhum ser que Deus não possa atravessar difícil né Ou seja que que ele tá dizendo aqui o que os cabalistas judeus chamam de einsof é o lugar onde só tem Deus mais nada inacessível a qualquer criatura é o absoluto por isso que Deus cria do nada depois nós temos o quê o círculo da migração migração abed onde todo ser animado procede da Morte e o homem o atravessou e o último círculo o círculo guin da Felicidade onde todo ser animado procede da vida e o homem o atravessará no céu então no círculo
abre da migração prevalece a morte por quê reencarnar é morrer ter que morrer Toda vez que você reencarna você tem que morrer e no ciclo do guin que é o da felicidade que é dos Espíritos puros não tem mais Encarnação então não tem mais morte é só vida por isso que Paulo fala do primeiro Adão alma vivente porque a alma vivente ela vive e morre e o segundo Adão que é o Cristo que é espírito vivificante não morre mais bonito né 1 três estados sucessivos de seres animados o estado de descida no abismo a nu
o estado de liberdade na humanidade e o estado de felicidade no céu que que significa isso animalidade humanidade angelitude 14 três fases necessárias de toda existência em relação à Vida o começo em anf a transmigração em abre e a Plenitude em gfi e sem essas três coisas nada pode existir exceto Deus Fantástico né Aí é um comentário que Kardec reproduz em resumo sobre esse ponto capital da teologia Cristã Assim como Deus em seu poder criador tira as almas do nada as tríades não se pronunciam de maneira precisa depois de terem revelado Deus em sua esfera
eterna e inacessível Elas mostram simplesmente as almas originando-se nas camadas mais profundas do Universo no abismo an nuf daí passam para o círculo das migrações a Bret onde seu destino é determinado através de uma série de existências conforme o bom ou mau uso que hajam feito de sua liberdade e por fim elevam-se ao círculo Supremo gfi onde as migrações cessam onde não mais se morre e onde a vida transcorre em completa felicidade em tudo conservando sua atividade Perpétua e a plena consciência da sua individualidade seria preciso ou seja o druidismo não caiu no erro das
teologias orientais que levam o homem a ser finalmente absorvido no seio imutável da divindade porquanto ao contrário distingue um círculo especial o círculo do vazio ou do infinito cegan que forma o privilégio incomunicável do ser Supremo e do qual nenhum ser seja qual for o seu grau de santidade jamais poderá penetrar ou seja o círculo absoluto de Deus nenhuma criatura penetra é o enof dos cabalistas do judaísmo depois doof que é onde só tem Deus o absoluto ilimitado infinito aí vem gfi que é o dos das criaturas perfeitas o das migrações e o do Abismo
mas o bonito aqui é grau de santidade Olha que interessante que a medida que o espírito vai se purificando ele vai se santificando é o ponto mais elevado da religião visto marcar o limite fixado ao Progresso das criaturas há um limite ao Progresso das criaturas bonito né bonito isso né agora pra gente completar aqui na Revista Espírita de fevereiro de 1868 tem um título chamado os Messias do Espiritismo agora vamos lá Nós aprendemos com espíritos puros né espíritos puros Olha que que são Lu L mené la cordé vão dizer ao lado de Deus pode ir
pode continuar ao lado de Deus estão numerosos espíritos chegados ao topo da escala dos Espíritos puros ou seja tem uma escala lá né que mereceram ser iniciados em seus desígnios para dirigirem a execução dos desígnios de Deus Deus escolheu dentre eles seus enviados superiores encarregados de missões especiais podeis chamá-los cristos mais mais um pouquinho os seres superiores chegados ao mais alto grau da hierarquia Celeste depois de terem atingido uma perfeição que os torna infalíveis daí por diante infalíveis e acima das fraquezas humanas mesmo na Encarnação Olha o que que são luí está dizendo um Cristo
quando encarna mesmo encarnado Ele É infalível infalível está acima das fraquezas humanas mesmo quando ele tá encarnado admitidos nos conselhos do Altíssimo recebem diretamente sua palavra diretamente sua palavra eles falam com Deus diretamente palavra que são encarregados de e fazer cumprir verdadeiros representantes da divindade da qual tem o pensamento é entre eles que Deus escolhe seus enviados especiais ou seus Messias para as grandes missões Gerais cujos detalhes de execução são confiados a outros espíritos encarnados ou desencarnados agindo sob suas ordens ou sob sua inspiração n é tem aqui o evolução em Dois Mundos ô Júlio
vê se você consegue uma evolução em Dois Mundos pra gente ou mesmo digital Então olha o que que o que que são iso é São Luís gente é Revista Espírita Eu não eu tô trazendo o texto de Kardec uma mensagem São Luís de Revista Espírita de fevereiro de 1868 não é um Cristo hã Ele não tem eu não baixei ele eu vou mas eu eh o iniciozinho do evolução em Dois Mundos você achei lachar quando tá procurando o que que ele tá dizendo então gente quando Paulo fala do Cristo de Jesus o sumo sacerdote aquele
que entrou no santo dos santos aboliu todos os sacrifícios e se transformou num intermediário entre Deus e os homens é isso que ele tá falando Jesus criou uma ponte entre a criatura humana e e Deus porque ele ele encarnou ele encarnou então Ele experimentou o que quer ser ser humano dor fome sede tudo foi CR experimentou todas as dores todas as dores humanas mas ele tem uma diferença ele já é um Cristo Ele já se comunica diretamente com Deus diretamente é isso que a carta aos hebreus vai explicar esse processo e por isso que o
sacrifício de Jesus na cruz aboliu os sacrifícios anteriores aboliu não [Música] cumpriu cumpriu não há mais necessidade do sacrifício de animais querendo dizer que se nós nos aproximarmos do Cristo se nós nos unirmos a Jesus isso significa Purificação total da Alma Purificação total da Alma você não necessita mais encarnar você sai do ciclo das migrações reencarnatório não ache ai é é é é o início primeiro capítulo qu criação e plano maior só me primeira página depois da introdução Então olha que do que que nós estamos falando né de de um processo que achou Hum [Música]
Olha só André Luiz primeira parte do livro evolução e Dois Mundos vai dizer assim ó plasma Divino o fluído cósmico é o plasma Divino austo do Criador que que é austo gente austo é que que Deus fez nas narinas de Adão soprou então fluído cósmico é o alo do Criador ou força nervosa do todo sábio que se você toca se você tocou aqui ó toquei nesse copo aqui ó Deus sentiu ele sentiu porque o fluido cósmico é a força nervosa nesse elemento primordial vibram e vivem constelações e sóis mundos e seres como peixe no oceano
Paulo de tá em Deus nos movemos E existimos então nós estamos mergulhado no fluído cóm aí ele vem qual Criação em plano maior nessa substância original ao influxo do próprio senhor supremo operam as inteligências divinas a ele agregadas em processo de comunhão indescritível o processo de comunhão de um Cristo com Deus um encarnado não pode descrever nós não temos como descrever Nós não sabemos o que é não adianta tentar é indescritível a comunhão indescritível os grandes devas da teologia hindu ou os arcanjos da interpretação de variados tempos religiosos extraindo desse hálito Espiritual do fluído Cosmo
os celeiros da energia com que constrói os sistemas da imensidade em serviço de cocriação em em plano maior de conformidade com os desígnios do todo misericordioso que faz deles agentes orientadores da criação excelsa essas inteligências gloriosas tomam o plasma Divino e convertem-no em habitações cósmicas de múltiplas expressões radiantes ou obscur gaseificadas ou sólidas obedecendo a leis pré-determinadas quais moradias que perduram por milênios e milênios mas se desgastam e se transformam por fim de vez que o espírito criado pode formar ou cocriar mas só Deus é o criador de toda a eternidade nenhum cocriador pode criar
um algo que dura para sempre só Deus então eles formam obras que duram mas se desgastam e se transforma cocriação em plano maior não é bom então pra gente encerrar seria importante dizer sobre o tabernáculo [Música] que nós no estado primitivo sacrificamos seres humanos crianças mulheres pessoas eram assassinadas nos Altares a humanidade progrediu passou a sacrificar animais pois ela parou de sacrificar animais e começou o quê o processo natural da evolução que é um processo de desmaterialização Hoje nós não temos mais necessidade de sacrificar pessoas não temos mais necessidade de sacrificar animais nós estamos num
processo de sacrificação de sacrifício interior por quê Porque o tabernáculo agora não é de pedra Tabernáculo é de quê cada espírito detém consigo o seu íntimo Santuário erguido ao amor e espírito algum menos acabará o lugar sagrado de outro espírito sem lesar a si mesmo vida e Sexo ou então Consolador pergunta 311 para Deus o mundo não mais deveria persistir no velho costume de sacrificar nos Altares materiais em seu nome razão porque enviou aos homens a palavra do Cristo a fim de que a humanidade aprendesse a sacrificar no Altar do coração na ascensão Divina dos
sentimentos para o seu amor e na questão 303 emano diz assim a aquisição do conhecimento espiritual com a perfeita noção de nossos deveres desperta em nosso íntimo a centelha do espírito Divino que se encontra no âmago de todas as criaturas a centelha ó o fogo aí ó o fogo nesse instante descerra a visão a nossa visão Profunda o santuário da Luz de Deus dentro de nós mesmos Santuário o mic tabernáculo da Luz de Deus dentro de nós mesmos consolidando e as nossas mais legítimas noções de responsabilidade na vida enquanto o homem se desvia ou fraqueja
distantes dessa iluminação ou seja afastados da Luz de Deus seu erro justifica-se de alguma sorte pela ignorância ou pela cegueira todavia a falta cometida com a plena consciência do dever depois da Bênção do conhecimento interior guardada no coração e no essa significa o pecado contra o espírito santo o espírito santo Uru que dentro de nós o espírito de Deus dentro de nós porque a alma humana estará então contra si mesma repudiando as suas divinas possibilidades É lógico portanto que esses erros são os mais graves da vida porque consistem dos homens Pela expressão de Deus que
habita neles expressão de Deus nós temos uma emanação de Deus não Deus inteiro porque Deus é absoluto mas uma expressão de Deus dentro de cada criatura é o tabernáculo por isso que a viagem ascencional da animalidade a espiritualidade Suprema no grau de pureza do espírito é também uma viagem interior que nós estamos nos dirigindo em rumo ao Santuário da Luz Divina que tá dentro de nós e para encerrar eu queria ler um poema da Maria Dolores que está no antologia da espiritualidade chamado agradeço senhor agradeço senhor quando me dizes não à súplicas indébito através da
oração muita daquelas dádivas que peço estima concessão posse prazer em meu caso talvez fossem espinhos nas cenda que me deste a percorrer de outras vezes imploro favores entre lamentação choro e barulho mero Capricho simples algazarra que me escapam do orgulho existem privilégios que desejo reclamando te o sim que se me florescessem na existência seriam desvantagens contra mim em muitas circunstâncias rogo afeto sem achar companhia em qualquer parte quando me dás a dão por guia que me inspira a buscar-te ensina-me que estou no lugar certo que a ninguém me ligaste de improviso e que desfruto agora
o melhor tempo de melhorar em tudo o que preciso não me escute as exigências loucas faz-me perceber que alcançarei além do necessário se cumprir o meu dever Agradeço meu Deus quando me dizes não com teu amor e sempre que te rogue o que não deva não me atenda senhor Ah que lindo né quem vai fazer a prece