seja muito bem vindo nos dedos de hoje eu sou água martins está no meu escritório e hoje a gente vai falar sobre o inferno esse tema quente ou a aaa uma das coisas mais mandão perguntas pra mim aqui nos comentários é se o inferno eterno eu penso sobre a eternidade da punição daqueles que são descrentes a verdade é que obviamente o cristianismo tem acreditado no lugar de punição ao descrente além do inferno e que este inferno o ambiente interno e punição está na escritura mesmo isso é bíblico e sua verdade cristão é só um imaginário
que veio de dante alighieri que a gente internalizou a fé cristã press quando é isso a gente tem que olhar pra um monte de texto bíblico eu venho fazendo vídeo julho lembrando que você pode ser meu aluno de teologia no nosso curso online o teologia descomplicada onde você aprende sobre um panorama de todas as áreas do conhecimento hoje a partir do zero vídeo-aulas bem curtinhas com o objetivo de criar todo um panorama da teologia cristã para você quebra de teologia a partir do zero chegar no nível de poder estudar a bíblia sozinho então a inscrição
2 de tecnologia pontocom barra curso você pode ser o aluno teologia descomplicada corre lá então vamos começar no antigo testamento no testamento a palavra é usada para falar no lugar de condenação é shell e aparece 65 vezes no antigo testamento o problema essa palavra não se fica só e só inferno lugar de condenação significa morte sem ficar a sepultura significa pouco significa inferno show é usado para falar do local onde os mortos vão em gênesis 37 como também para falar especificamente do destino dos ímpios como ainda ter o nome 32 e existe um imaginário que
é composto pelo antigo testamento a cerca e shell é um lugar que estaria metaforicamente embaixo da terra e teria portas e seria um local de profunda tristeza cachorro de um tratamento nem sempre faz a divisão local para onde as pessoas vão depois da morte o show é uma linguagem que usar de forma genérica para qualquer ambiente que alguém vá depois de morrer seja falando de forma materialista ele vai para a sepultura seja de forma positiva e vai a um céu de glória ou de forma negativa para o ambiente de punição ou seja tecnicamente todos os
mortos vão para o shell noite agora o antigo testamento fala de destinos distintos as pessoas que morrem o salmo 16 discos justus vão ser libertos do céu enquanto os ímpios permanecerão nesse ambiente de mortes somam 17 disco juntos receberam uma porção diferente depois da morte em comparação com aqueles que são injustos o samu 49 disco justus não permanece no shell mas retornam para deus o próprio isaías fala no capítulo 24 que deus não livraria os ímpios de sua condenação justa enquanto o capítulo 25 promete uma vitória depois da morte pelo santos agora o próprio antigo
testamento já fala de um ambiente de punição que é eterno e duradouro a gente vê isso por exemplo daniel capítulo 12 versu2 muitos os que dormem no pólo a terra ressuscitaram 11 se para a vida eterna e outros para vergonha e horror é terra o termo usado que é o anc fala sobre a eternidade sobre algo que dura pra sempre algum argumento o testemunho anos em financeiramente a eternidade que usa como argumento por exemplo um bell do seu clássico o amor vence talvez o maior livro outro inferno que a gente tem em português em que
roberto vai argumentar que o inferno não é eterno que o amor vence no final mas o edu roberto de que o llano significa eterno é bem bobo e fala que o lance e ficaria um longo período o alvo de longa duração ea idéia de que o lance que ficaria um tempo sem fim dependeria do uso do contexto coisa assim mas ele usa como argumento unicamente o livro de jonas quando jonas disse que passaria a eternidade nas profundezas do mar ele só passou três dias a chance com a pessoa que caiu no fundo do mar uma
tempestade acredita que vai ficar pra sempre morrerá em sua carcaça vai ficar eternamente quando joão osório está falando sobre aconteceria com ele e deus o livrou de passar a eternidade dentro d'água morto a degradação do nobel não parece condizente com a leitura que a gente tem no antigo testamento e hebraico mas uma coisa mais simples pode interpretar a partir desse texto daniel está comparando duas atividades ele fala que uns ressuscitaram para a vida eterna e outros ressuscitaram para horror até a gente tem duas atividades em contracheque do céu e do inferno ou seja daniel deixando
pra gente que o tempo que dura o céu eo gozo até no santos ao mesmo tempo que dura a ira ea punição eterna do simples você tem aí dois períodos em paralelo então assim como o céu é eterno o inferno eterno é muito difícil já que daniel não está apresentando o inferno como esse ambiente até de punição divina o novo testamento apresenta exatamente a mesma perspectiva que a gente encontra um livro de daniel e jesus desenvolve muito a idéia de inferno eterno nos evangelhos celebrada sempre mateus 25 diz então directora também aos que estiverem à
sua esquerda apartai vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos no verso 46 ele diz irão estes para o castigo eterno porém os justos para a vida eterna aqui é de novo a comparação a uma vida eterna e é um castigo eterno o castigo durará para sempre o cachorro sobrou pra sempre se houverem castigados recebendo esse castigo caxico esse que vai durar o mesmo quantidade de tempo que durará os céus é a glória dos santos de jesus aqui parece estar fazendo uma alusão direta ao livre daniel mateus descreve
colocar um desses malditos vão o fogo eterno o mesmo lugar que foi preparado por diaby seus olhos ou seja o destino daqueles que se rebelaram contra deus ao mesmo destino do diabo e são asseclas tem gente que acredita que satanás fica no inferno torturando todo mundo mas não sabia mas também será condenado não irá eterna santa mas também sofrerá internamente não é satanás estará lá unindo as pessoas não são os jogos que estarão lá procurando as pessoas mas sairá um cachorro que provém de deus contra os índios e contra o diabo e contra os seus
demónios satanás não é o rei do inferno o rei do inferno o próprio deus deus que traz a punição divina nem castigo eterno aos índios satanás é um daqueles que sofrerá internamente a punição de deus a palavra que pra terno e os valores também daquilo que não tem início em fim uma coisa que dura eternamente e é usado tanto para o céu quando o inferno e essa é a duração do ambiente de punição divina pouco tempo depois e mateus 26 a gente deu o seguinte no verso 24 em verdade o filho do homem vai como
acerca dele está escrito mas ai daquele homem porque o filho do homem é atrair bom seria para este homem novo era nascido o que é que faz com que seja o melhor para esse homem nunca ter nascido se ele vai sofrer algum tempo no inferno e depois pronto ele pode viver uma vida inteira de prazeres aqui nessa vida e ser punido por um tempo o inferno porque é que a inexistência para ele seria melhor se um dia ele vai deixar de existir tudo bem agora pra ele era melhor não ter nascido porque ele vai passar
a eternidade existindo longe de deus e essa declaração muito dura muito forte muito dolorosa seria melhor não ter nascido do que viver eternamente longe do senhor se a punição que receberemos de deus fosse uma punição temporária a inexistência não seria a vantagem porque a inexistência seria alcançada mas é porque existe iremos pra sempre sendo punido severamente de forma justa por deus por causa de nossa falha pecado é que a inexistência seria melhor do que ser aquele que trai o filho de deus no livro de marcos também o evangelho a gente não é a mesma coisa
no capítulo 19 e se a tua mão escandalizar corta melhor é prática entrares na vida aleijado do que tendo duas mãos íris para o inferno para o fogo que nunca se apaga onde o seu bicho não morre e o fogo nunca se apaga a idéia ali no grêmio é de entrar na vida tem promoção zinha sno grego científica ser inserido em de rumou para um lugar que reforça o verbo entrar que sofre uma elipse na segunda parte do versus e entramos em direção à vida ou entramos em direção ao inferno quando ele fala íris para
o inferno a mesma constituição grega logo são locais o porto e marcos novamente usa esse paralelismo de dois caminhos para os quais a gente vai caracterizar o inferno como local onde o fogo não se apaga onde há uma chama inextinguível ea ideia que o fogo nunca se apaga no fechamento o inferno é caracterizado como um ambiente de fogo o inferno é realmente o lugar de chamas a gente não sabe essa linguagem é puramente metafórica sede chama simplesmente a idéia do sofrimento de dor mas o fogo sempre é usado como metáfora para a punição de deus
e esse fogo nunca se apaga ou seja fogo aqui é um metro e meio para a punição dos índios ou seja essa punição que os índios receberam esse sofrimento durará para sempre é bom dizer isso que muita gente vai aguentar e não quem não apaga o fogo do inferno estará sempre lá mas quem vai pro inferno só some mas o texto não disse isso quando usa fogo fala meta animicamente do próprio sofrimento não faz nenhum sentido falar do inferno como um lugar eterno um fogo que nunca se apaga mais cedo o ambiente meramente temporário não
faz nenhum sentido porque jesus estaria enganando estaria confundindo as pessoas ele está fazendo isso desculpe está deixando claro que o ambiente de punição eterna no inferno é interessante que na primeira parte com voz ativa ser usada em quem vai pro inferno em que executa a samsung por inferno e escolhe esse caminho ele vai em direção ao inferno mais à frente no entanto ele fala sobre o pec escandaliza e disse que é melhor entrar cofina vida eterna do que tendo os dois pés ser lançado no inferno e aquele janete infinity valores passivo ou seja há um
outro agente ativo que lança a pessoa de fé se primeiro você age ativamente para o inferno aqui você é lançado em ferro que mostra justamente esse processo em que você ativamente anda no caminho do pecado para escolher o inferno mas é o deus vivo quem traz essa punição ao homem que escolhe seu caminho e ele continua dizendo esse o teu olho centralizar lançou fora ele é praticante entrar no reino de deus com um só olho do que tem dois olhos seus lançado no fogo do inferno quando seu bicho não morre o fogo nunca se apaga
e marcos criou outra estrutura de paralelismo melhor entrar no reino de deus do que pro inferno até o reino de deus aqui é a vida eterna dos versos anteriores da mesma forma o reino de deus a imposição ao inferno ou você entra em um ovo ser lançado um outro e o inferno que é caracterizado como um lugar onde o verme não morre o fogo não apaga o inferno tratado como mente de um fogo incontrolável escândalo que está falando diretamente de pecado de elementos da nossa vida que nos leva aos criminosos e que o pecado nos
conduz directamente ao inferno um local onde tormento não terá fim a palavra usada para o inferno das passagens a palavra jenna esse nome provém de um lugar físico que existia naquele tempo no vale definam uma ravina íngreme que ficava a sudoeste de jerusalém onde sacrifícios humanos foram praticados por acaso e manassés prática que foi posteriormente condenada por jeremias vindo a ser abolida pelo rei josias e se vale de renome passou a ser um depósito de lixo e onde o lixo era queimado constantemente por causa disso o fogo que nunca se apaga foi usado a partir
desse vale como um simbolismo da punição divina tanto entusiasmo quanto no cristianismo a imagem então que marcos evoca é de lixo em putrefação sendo queimado juntando isso é uma alusão ao livro de isaías que descreve a punição divina contra a rebelião ser humano ou seja para escrever o que é o inferno marcos usa essas duas imagens pra mostrar como é colocar o texto em um local de profundo tormento ira de deus que dura para todo sempre então o antigo testamento falso ambiente punição eterna através de daniel jesus fala do ambiente punições ana e mateus e
marcos e paulo continua seguindo essa teologia nas suas epístolas em segunda das flores enciso por exemplo diz o seguinte de maneira que nós mesmos nos gloriamos de voz na igreja de deus por causa da vossa paciência e fé em todas as nossas percepções as lições que os portais prova clara do juízo de deus para que sejais ávidos por digno do reino de deus pelo qual também para 16 de fato é justo diante de deus que tem paga tribulação aos que vos atribuam e avós que suas atribuladas de descanso conosco quando se manifestar ao senhor jesus
deixa o céu com os anjos eu poder colaborar de fogo tomando vingança dos que não conhecem a deus não obedecem o evangelho de nosso senhor jesus cristo os quais por castigo padeceram eterna perdição longe da face do senhor e da glória do seu poder paulo de xingu é que dois grupos receberam duas coisas distintas de deus no fim do tempo ele disse que um grupo os perseguidos por causa da paciência da fé que terão descanso serão digno de entrar no reino o outro grupo é aquele que persegue o povo de deus eles são não conhecedores
de deus e não são pessoas que obedecem o evangelho esse segundo grupo vai sofrer nas labaredas de fogo e sua punição é padecer sofrimento até paulo a expressão grega após para dar uma idéia de distanciamento da face do senhor que o distanciamento da glória do seu poder ou seja a punição está relacionada estar distante de deus essa punição fala de distanciamento os homens querem ficar longe de deus do inferno é terrível justamente porque deus não está com sofás e graciosa diante deles esses homens então serão destruídos diz o texto a palavra o elétron pode significar
a ruína ruína completa ruína total de um indivíduo a destruição que não fala de deixar de existir mas está no estado completo de desgraça objetivo que é eterna e unión grego acompanha o elétron e fala de uma desgraça eterno uma condição de ruína que durará todo sempre ou seja condição de ruína eterna e irreversível a gente tem que entender que destruição olham como se fosse um deixar de existir porque ele vem aqui como ideia espacial estará longe de deus ei destruição deixar de existir no habitar mais espaço nenhum clube deixaria longe do senhor na inexistência
ou vez que destruição aqui é usado como um ambiente espacial a condição que acontece no espaço emes a ânsia de deus a gente tem que ser desse elétron como ruína como desgraça e não como deixar de existir ou seja o inferno é um ambiente estar diante de deus é um espaço distante da graça bondosa do senhor de ruína por todos sempre judas a mesma coisa falando de falsos mechas estes são manchas em nossas festas e amor ondas impetuosa do marco que escutam as suas abominações estrelas errantes para os quais está eternamente reservada à negra das
trevas existem trevas são ambientes negros e isso está eternamente reservado para eles é por um tempo por enquanto é pra sempre não é de se espantar que a teologia do livro de apocalipse siga a mesma idéia apocalipse fala sobre o fim dos tempos e fala do juízo final e lá a gente encontra também descrições claras sobre esse inferno eterno que está reservado aos homens empreendedores e apocalipse 14 a gente lê o seguinte se alguém a doar a besta ea sua imagem e receber o sinal na sua testa ou na sua mão também este beberá do
vinho da ira de deus e se deitou no chão misturado no cálice da sua ira e será aumentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do cordeiro ea fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre e não tem repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta é a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome a idéia aqui é nem uma palavrinha só que fala de eternidade que por isso pode procurar outra interpretação ou tradução para aquela palavra que o conceito é escrito haverá um
tormento um tormento em fogo e enxofre momento esse que é o vinho da ira de deus purunã misturado com água para ficar mais leve a sua ira pura que chega até nós a fumaça desse tormento sobe pra sempre haverá pra sempre um fumaça do tormento sendo exigida até dele e não tem repouso este momento não pára nem de noite nem de dia e é duradouro e ele é eterno o mesmo parece apocalipse capítulo 20 verso dessa gente é o seguinte o diabo que os enganar vá foi lançado um lago de fogo e enxofre onde está
a besta em um falso profeta e de dia e de noite serão aumentados para todo o sempre para todo sempre pelos séculos dos séculos e dia noite dessas linguagens são duríssimos para falar de eternidade que não pode ser temporária mas é claramente eterna e fala que é justamente a punição do diabo e seus demônios sendo lançado lago de fogo também para serão aumentados eternamente por causa e seus pecados contra o deus vivo a gente continuou lendo o calypso 21 os mortos grandes e pequenos que estavam diante de deus e abriram seus livros e abriu-se outro
livro que é o da vida e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam inscritas nos livros segundo as suas obras e delmar os mortos que ele havia ea morte o inferno dos mortos que neles havia que foram julgados cada um segundo as suas obras ea morte e o inferno foram lançados lago de fogo esta é a segunda morte é aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado o lago de furnas é interessante o inferno a linguagem usada para falar do local de tormento que as pessoas vão hoje não é o
lugar eterno destino final das pessoas que esperam um tormento primeiro coríntios 15 fala que haverá uma ressurreição dos mortos tanto do justo quando os injustos os justos requisitados para a glória os injustos resultados para ir onde haverá então o juízo final e os homens são enviados para o local final seja glória seja o documento aqueles que hoje estão nos céus gozando com cristo e se situaram em seus corpos e então serão julgados no juízo final e vão reinar eternamente na terra nova terra enquanto aqueles que estão agora no inferno se a atormentava os que suscitaram
serão julgados no juízo final então o inferno inteiro o diabo os demônios os homens que já morreram todos lançados no lago de fogo que é um ambiente final de punição última de todos os homens que estão longe de deus e agora tudo bem eu acredito que a bíblia diz isso agora eu entendo que a teologia cristã é uma tecnologia que fala sobre a eternidade da punição eterna ok mas isso não é justo não é exagerado não é demais porque eu vou ficar aqui e tentando aqui na minha vida pecando aí agora vou ter que ficar
eternidade sofrendo parece desproporcional mas só parece que ninguém explica melhor a questão lógica acerca do inferno que adianta adwords é bom lembrar que esse é muito lógico certo se você é uma pessoa que não crê na bíblia você pode levar este momento você é um ateus e agnósticos só pessoa que tem outra como uma visão o outro teve fé foi muito bem usar esse tipo de argumento agora um cristão problema porque o cristão precisa submeter a escritura ele tem fé em texto bíblico ele tem que aguentar com o texto bíblico jogar questões lógicas a não
parece agradável não parece justo não fomos do cristão lidar com textos bíblicos que lhes são impostos como argumento sobre a o cristão tem que submeter um texto agora sim existe questões lógicas que a gente tem que lidar é bom ligar adianta é 2 lida muito bem com isso no primeiro volume do outro software word tem um texto muito bom chamado de diante só fígado in the nation aos mineiros algo como a justiça de deus na da nação dos pecadores na punição dos pecadores e vai dizer que o crime de lançar desouza contra outra pessoa e
se desprezar alguém é proporcionalmente mais ou menos infame mais ou menos grave e comparação a com maior ou menor obrigação de obedecer aquela pessoa o ponto maior quanto menor for a dignidade daquele que recebe a nossa fins vocês que me encontra na rua e me dá um tapa na cara é uma coisa o nível da gravidade que você faz é um agora se encontra a rainha da inglaterra no meio da rua e lhe dá um tapa na cara o nível do negócio é outro certo porque a gravidade de seu ato está relacionada à dignidade daquele
recebe a sua ofensa pensa que chega em casa à noite e tem alguém esmagando barata na sua casa e fica uma coisa para você sair de casa na rua e tem um carro na rua esmagando gatos negócio a diferença eo ibama porque gatos são mais valiosos preciosos no que baratas mas está andando na rua e uma pessoa metralhando pessoas e transeuntes a coisa muito mais grave porque os seres humanos valem mais que gás com animais que baratas a questão é o pecado é uma ofensa direta à deus o pecado é um ato de blasfêmia de
ofensa de esmagá a glória do senhor todo poderoso qual é a gravidade desse ato ora se a gravidade da ofensa está relacionada também à dignidade daquele que é ofendido se nós estamos ofendendo um ser infinito em glória valor preciosidade então qualquer pequeno ofensa contra ele é uma ofensa infinita então como é que nós seres humanos podemos pagar um crime que é infinito se nós fôssemos seres infinitamente valiosos qualquer punição contra nós seria suficiente mas não somos logo passamos a eternidade pagando pelo pecado contra deus porque deus é infinitamente valioso é doido vai dizer que se
nós temos uma obrigação infinita de amar honra obedecer o contrário disso é infinitamente censurável logo o pecado contra deus sendo a violação de obrigações infinitas é um crime infinitamente fame logo uma eternidade no inferno um exagero é o que é necessário para apagar justamente aquilo que a gente faz contra um deus que é infinito em glória ou seja a vitória do amor do roberto que disse no final o amor vence por isso as pessoas não podem por inferno é no fim das contas a derrota da justiça é diminuir quem deus é diminuir a grandeza de
deus infinito para tentar criar um argumento pega e que na verdade deus não vai nos punir a gente não quer aceitar que nós somos os vilões da história a gente não quer aceitar que no fim das contas nós somos a desgraça do universo e quando a gente assistir o filme quando se assiste os anéis e tem aqueles órgãos ciosos que o léguas mata com a flecha nós não somos heróis nós não somos o fruto nós não somos agora nós somos os órgãos que estão lá morrendo nós somos a desgraça nós somos pecadores deveríamos ser a
glória do universo e por causa do pecado vendemos diretamente do infinito a glória da obra de jesus é jesus morre para nos dar a salvação sendo deus é infinitamente ofendido o árbitro carlos xistra irã deveria ser nosso para que crendo na obra perfeita de jesus gente ruim como nós possa encontrar um caminho para deus quer que você acha isso tudo deixa de comentar aqui em baixo o vídeo de hoje sei que é um assunto difícil é o tipo de coisa que a gente costuma querer falar muito na internet porque não é mole mas é um
tema teológico a gente tem que tratar é uma verdade por isso que a gente tem que ser evangélico missionário levar a mensagem do evangelho para as pessoas por aí por isso temos que crer em cristo porque só nele podemos fugir da punição que merecemos que ele foi punido em nosso lugar e saiu fazendo deixa andar no grupo da igreja um dos seus amigos na internet compartilhar nas redes sociais e se inscrever no nosso canal para receber vídeos sempre que aparece aqui 12 deles sempre ter horas da manhã a segunda feira esse formato que desenvolve o
tema teológico pra vocês muito obrigado a campanha até aqui jogada de tcheco