Estranha moral - Estudo do Evangelho à Luz do Espiritismo

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- FEBtv, TV da Federação Espírita Brasileira, tem transmissão ao vivo, 24h pelo site www.febtv.com.b...
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Olá amigos bem-vindos a mais um programa da febtv o evangelho a luz do espiritismo e hoje com o tema a Estranha moral aquelas falas aqueles Versículos do evangelho que causa uma certa estranheza em quem está lendo pela primeira vez e nós vamos pedir para o Wagner ler para gente um dos Versículos selecionados um deles que está em Lucas Capítulo 14 Versículo 25 em diante condições para seguir Jesus Capítulo 14 Versículo 25 e 26 reunião-se a ele numerosas turbas e voltando-se para elas disse se alguém vem a mim e não odeia o próprio pai a mãe
a mulher os filhos os irmãos as irmãs e ainda sua própria alma não pode ser meu discípulo desafiador estranha moral intitulado por Allan Kardec não por acaso né quando a gente começa sempre né Wagner dando uma contextualização esse versículo está no Capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo né É estranho moral estranha moral e lá ele faz uma uma seleção de vários outros Versículos de vários outros temas e a gente começa aí por esse e depois vamos passando por alguns outros também para é porque é muito rico mas ele tem o mesmo sentido muito rico é
o próprio codificador assinala que determinadas palavras ou Jesus não as proferiu ou as proferiu no outro sentido que não foi compreendido e ao longo do desenvolvimento da ideia religiosa para chegada do Consolador nós começamos a ter auxílio da espiritualidade para compreender essas questões mas a própria doutrina redefinindo as coisas e nos mostrando o caminhos mais seguros comprovados dentro de uma lógica Impecável a gente vai conseguindo construir ou resgatar o pensamento essencial do mestre acerca dessa questão pai mãe irmão irmã tem um outro texto também que pode ser lembrado aqui que esse o irmão entregará a
morte o irmão então tudo isso é moral estranha e a gente vai conseguindo com essas pesquisas mostrar o caminho O que significa isso eu acho interessante isso porque Kardec nos ensina a retornar ao contexto em que as palavras do ensino do Cristo foram proferidos para que a gente possa entender com os ouvidos e com a mente daqueles que entendia e isso faz com que a gente tenha necessariamente canalizar questões de linguagem nesse capítulo inclusive codificador nos dá um exemplo extraordinário porque ele recorre é um amigo dele chamado Senhor pezzani que eram conhecedor do hebraico e
do grego e pede para que o pezzane explique-se contexto essa problemática né e o Kardec coloca a nota do pesane no Evangelho Segundo o Espiritismo e que ele vai explicar que esse odiata relacionado ao elemento de comparação e não necessariamente a odiar como a gente entende hoje porque naquela linguagem que era uma linguagem muito concreta você estabelecer simplesmente comparação assim colocando os opostos e a gente tá lembrando aqui e antes mas antes de você acho importante frisar isso aqui né que muitos perguntam assim Ah então para estudar o evangelho para a gente tá montando nep
que tá estimulando isso da evangélica quer dizer que eu vou ter que matricular e fazer hebraico fazer grego é a mesma pergunta de alguém assim quer dizer que se eu tiver uma dor de dente vou ter que fazer uma faculdade me formar em odontologia para cuidar da minha dor de dente não é mais fácil recorrer um dentista não é Ou seja você não precisa se matricular se formar em grego em hebraico mas recorro alguém tendo uma dúvida tendo um problema da mesma maneira se eu for fazer uma reforma na sua casa você vai construir um
segundo pavimento você recorre um engenheiro para saber essa estrutura suporta ele vai te orientar assim a pessoa não precisa deter todas as competências ter todo o conhecimento até porque existe uma lei de cooperação e a gente precisa entender que nós precisamos uns dos outros e é cada juntando-se cooperando associando-se que nós vamos resolver eu acho isso importante porque foi um dos objetivos da fundação do nep na Federação Espírita brasileira quando os muitos perguntas Por que a criação do neve para criar um conjunto de pessoas que se dão as mãos com várias competências como nós temos
nessa mesa aqui pessoas de várias formações profissionais com várias experiências pessoais religiosas inclusive dentro da doutrina um nada da mediunidade da Coordenação movimento federativo etc etc porque quando a gente se reúne cada um traz é como se fosse aquele almoço compartilhado né cada um traz o seu para ti e vira um Grande Banquete então Kardec que é o codificador da doutrina espírita que era um linguista escreveu uma gramática francesa escreve aqui antes Olha a língua hebraica não era rica e continha muitas palavras com várias significações tal por exemplo aqui no Genesis designa as fases da
criação servia simultaneamente para exprimir um período qualquer de tempo ou seja ele se expressa sobre a língua branca mas no momento de examinar uma palavra aí ele chama um professor pesar recorre a um especialista da matéria e tem a grandeza Isso é que é bonito de colocar o nome do professor na nota da codificação Eu acho que isso é uma lição para nós espíritas né primeiro da gente não achar que sabe tudo Eu sei tudo segundo eu não preciso recorrer ninguém que também é uma vaidade Às vezes você tá com uma passada você não entende
dessa planta procurar alguém aqui que entende de planta como é que é isso como é que é o plantio E aí a parábola se abre porque você foi estudar sobre semente sobre plantinha sobre técnica de semeadura com alguém que sabe do tema é muito bonito isso eu acho que esse é o espírito do neto é por isso que a gente está aqui hoje é por isso que esse programa está sendo gravado para mostrar para as pessoas que juntando nos unindo trocando informações nós vamos construir agora se eu ficar isolada achando que eu sei tudo o
que eu não preciso de ninguém não sai do lugar porque são as mesmas as mesmas condições do Cristo o que que é preciso para que você se Abra para entender o evangelho em espírito e verdade você tem que se despir dos seus artistas você tem que se despedir daquilo que você acha que é a sua prioridade ou é o seu ponto forte a gente tem que se colocar de uma forma em que todos nós buscando juntos nós vamos abrir um leque de interpretações mas seguras essa palavra mesmo odiar que contextualiza dizendo que significaria amar menos
que é o sentido diferente do que a gente entende hoje então para seguir Jesus nós temos que Amar a Deus sobre todas as coisas e é o próximo como a si mesmo mas amai-vos como eu vos amei como foi que Ele nos amou verificando quem somos enxergando a possibilidade do nosso viracê nos aceitando como somos e dando-nos a chance de caminhar e isso evolução caminhar sempre para frente para o alto mesmo que de vez em quando na espiral a gente dá uma de nada né agora para chegar essa conclusão ele teve que recorrer alguém voltar
ao aspecto da língua olhar o verbo né e é por essa razão que nós estamos com a mesa aqui com Atlas condicionário com cada qual com a responsabilidade de trazer uma contribuição né É por isso que às vezes algumas pessoas estranham acho que nós estamos introduzindo inovações na doutrina ao trazer essa metodologia e na verdade não é na verdade nós estamos sendo absolutamente fiéis Acadêmico ser fiel a Kardec é ter um dicionário é poder ter um amigo que você liga que é especialista naquela área para te tirar uma dúvida como codificador fez é emitir opiniões
seguras e não achismo então eu não vou falar de uma língua que eu não conheço eu não posso falar de uma expressão que eu não conheço que eu não chequei e é para isso que tem o atas tem dicionário tem tudo isso né E já que esse bloco tá quase chegando ao fim eu acho que seria importante a gente antes a gente entrar no conteúdo interpretativo mesmo falar um pouquinho mais sobre a metodologia sobre porque desses livros Por que que a gente tá aqui aliás este Capítulo e essa intitulado moral estranha Pede esse tipo de
argumentação e de raciocínio porque do contrário a gente iria partir para o fundamentalismo ou para negação os dois extremos né leva-se ao pé da letra por exemplo a pessoa vai cortar a mão porque ele falou antes de entrar na vida corta a mão tira o olho Então nós precisamos entrar nesse contexto de pesquisa de busca de recurso para poder ambientar e não não tem medo né porque Kardec foi muito corajoso abordando esses temas a luz da doutrina espírita que é o principal farol que a gente deve ter além do conhecimento cultural da língua do apoio
nós precisamos entender de espiritismo o problema está no texto é o que a gente falava é o problema que pede a ferramenta o texto Apresentou um problema buscou a ferramenta para resolver o problema então não é uma criação de problema você tem que passar isso que pedem um tipo de ferramenta tem passagens que pedem outra né dos fatores dos atos das obras é isso que você falou e o tema é tão interessante que o nosso primeiro bloco foi acaba se esgotar nós chamamos o intervalo e daqui a pouco no segundo bloco daremos continuidade as reflexões
sobre essa apaixonante Capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo Voltamos ao segundo bloco do programa evangelho a luz espiritismo hoje com o tema a Estranha moral e há uma mensagem muito interessante nós vamos pedir para o Saulo falou sobre a estreia moral nós vamos pegar aqui o evangelho por Emmanuel que é uma compilação de todos os comentários recém-nascido Isso aqui é uma compilação de todos os comentários do Emmanuel aos Versículos do novo testamento e esse primeiro volume aqui são os versículos evangélicos Segundo Mateus depois outros vão surgir para o evangelho de Marcos quais são vai ser
o primeiro volume Mateus o terceiro Lucas João atos um volume dedicado as cartas de Paulo todos os comentários que não faz as Versículos das cartas de Paulo e depois o último volume as cartas universais o Apocalipse e a gente tá aqui com mas antes de você para nós que já estamos há anos nessa estrada evangélica ficar garimpando mensagem do emano que comentasse os versículos porque eles pegava uma lista Às vezes a lista nem completa até bom dizer que da importância dessa publicação da FEB porque ela reúne em 7 volumes todas as mensagens de Emmanuel que
comenta o evangelho psicografadas por Chico Xavier durante 85 anos de mediunidade e reúne e não é só um índice não são as mensagens você vai poder abrir e ler as mensagens na ordem dos Versículos do Evangelho Então isso é uma dádiva quem tá chegando agora ficou muito mais fácil do Evangelho porque basta ter os livros do lado já tem a relação ele abre a mensagem a mensagem está na mão dele e ele consegue ver a interpretação que o bem feitor trouxe da espiritualidade maior e as luzes do Consolador da doutrina espírita para a gente entender
o evangelho e para a gente sentir isso na prática você vai ler um aí dando uma mostrazinha é uma prova fantástica de que ninguém mais pode dizer que o espiritismo não valoriza os textos bíblicos nós tivemos durante 85 anos esse trabalho que foi esfazido e que a gente Talvez não tenha percebido nós tivemos grandes autores comprei bastuto que trabalharam essa essa parte desses ensinamentos mas parece que a ficha não havia caído e com esse trabalho de manga e sobretudo com essa compilação agora não há como ligar que o Evangelho é a base Então vamos lá
né só degustarem e aqui no comentário a Mateus 10:35 que é um versículo complicado porque Jesus também fala dessa questão pois eu vim separar o homem de seu pai a filha de sua mãe e a nora da sua sogra e aí perguntam aí mano a afirmativa do Messi porque eu vim porém dissensão o filho contra seu pai a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra como deve ser compreendido em espírito e verdade isso está no livro Consolador 305 e olha a resposta do emana ainda que temos de considerar afeição antiga do hebraico
com a sua maneira vigorosa de expressão seria absurda admitir que o senhor viesse estabelecer a perturbação no sagrado instinto da família humana Instituto nas suas elevadas expressões afetivas mas sim que os seus ensinamentos consoladores seriam fermento Divino das opiniões estabelecendo os movimentos naturais das ideias renovadoras fazendo luz No íntimo de cada um pelo esforço próprio para felicidade de todos os corações fonte Viva o terceiro parágrafo do Capítulo 58 discípulos a vida de cada criatura consciente é um conjunto de deveres para consigo mesmo para com a família de corações e se agrupam em seus sentimentos e
para com a humanidade inteira a gente percebe que nessa passagem Jesus faz um funil ele começa falando que grandes Multidões caminhavam com Jesus então era multidão é uma coisa vaga é uma coisa que não necessariamente fez a opção consciente ela segue às vezes por modismo por convencionalismo até quase que inércia às vezes vai mas ele faz uma mudança ele coloca se alguém vier a mim sem me preferir a ele das condições ele dá esses exemplos esse aqui na internet discípulo dele então ele faz um caminho entre uma diferença entre multidão E discípulo e o discípulo
um dia vai se tornar Apóstolo a gente pode dizer assim tem mais um outro grau é porque senão a criatura ela é absorvida pela massa ela não consegue pelo medo de discordar e eu acho o que é bonito nessa passagem tem uma frase que diz assim ninguém precisa concordar para conviver mas até para discordar nós temos que conviver interessante Então eu acho que o bonito a família é um dever nós vamos amparar as pessoas na nossa família não vamos desamparar ninguém Vamos amá-los mas isso não significa que nós vamos concordar e nos tornar subservientes porque
num determinado momento você precisa estar com Cristo está com Cristo às vezes é ser compreendido pelas pessoas mais amadas serem compreendidas quando a gente observa esse texto colocado como estranha moral nos remete imediatamente nos mandamentos quando defende lá no quarto mandamento Honrar Vosso Pai vossa mãe Paulo comenta isso na carta aos Efésios Capítulo dizendo que é o primeiro mandamento com promessa a fim de viver ao longo do tempo na terra que o Senhor te dará então nós estamos diante de uma situação que esse pai que essa mãe que que representa Esse aspecto de pai e
de mãe Que tal nos mandamentos tá no evangelho também tem e depois a codificação retoma de Honrar Pai e mãe confrontado aqui com o diáconom menos a observamos mas eu acho que nós precisamos abrir o Horizonte né Wagner deste pai desta mãe qual que é a fundamentação que poderia nos ajudar ele antes de começar a explorar mais a gente lembra de uma reunião que a gente tá estudando evangélico honora Abreu já partiu para o mundo espiritual e autor do livro luz impressivo e ele tava explicando assim como é que o irmão leva a morte o
irmão gente ele não dá a turma né então ficou todo mundo assim ele falou assim olha Vamos considerar que uma pessoa tá com uma ideia homicida ou suicida tá no processo obsessivo problemas de vida grande sofrimento tá suportando tá com uma ideia extremista e um de nós chega perto dele nós somos filhos de Deus não somos e a gente pega o evangelho segundo o espiritual assim aqui ó você tá precisando ler meditar isso aqui sua vida vai tomar o teu rumo não fica pensando em bobagem não conheça a verdade você vai se libertar o elemento
vai pegar o evangelho nem que seja por curiosidade vai começar a ler vai ver ali motivos razões que ele não conhecia que que vai acontecer aquele velho que queria se matar morreu é um homem novo então o irmão leva a morte o irmão é o irmão complicado que morre então ele começou a dar sutilezas de entender esse movimento de pai e mãe por dentro porque são razões sentimentos que patrocina o nosso tipo de vida que Jesus chega muda tudo e eu larguei pai e mãe do passado larguei o passado e se largar pai e mãe
porque elas razões anteriores então isso tá na luz impercilível do amor são aquelas sutilezas bonitas do trabalho né que vai sendo construído qual seria a espiritualidade vai vai ter uma morte né o homem velho ele vai morrer mesmo no processo né vai nesse processo aí em que ainda sobrevive o velho e o novo em nós é natural a dúvida é natural a fraqueza era uma hora você quer fazer algo mas não consegue Você acredita e depois duvida Você tá alegre Mas daqui a pouco você tá triste você tá compromissado com a esperança daqui a pouco
você tá sem esperança esse processo é natural porque ele é uma um trânsito né até que a gente se afirme mesmo na luz no bem Vai demorar até tão lógico quando você por exemplo quebra uma perna ela fica engessada muito tempo você tem que ficar ela estiola você perde a musculatura que porque você não deu foco naquilo Então morreu morreu que a possibilidade anterior que você tinha você tem que reconstruir aquilo então tudo que você não foca as pessoas perguntam como é que a gente muda da foca outra coisa porque você pode entrar também o
que é interessante talvez numa questão metafórica O que é pai e mãe de suas ideias O que é pai e mãe de seus ideais Qual é o lastro que você traz de repente fala-se de condicionamentos pretéritos O que é pai e mãe porque eu sou agora não sentido daquele que gerou o corpo físico Ninguém vence a mão do arado e olha para trás é absor do Reino de Deus Ricardo o Evangelho é tão apaixonante que a série levantou lá na cadeira e veio aqui quer falar e vai ser maravilhoso né porque isso é que é
o gostoso da reunião do Evangelho é quando a gente não resiste e vem aí vira estuda o evangelho de verdade eu fiquei foi a passagem do Saulo quando ele viu Jesus Ele morreu naquele momento Emanuel fala que ele morreu e aí a gente entende que foi essa morte do homem velho para se transformar no Paulo de Tarso então eu tava ali e tem uma coisa mais bonita porque ele tem que ir lá conversar com o pai é literalmente literalmente E aí ele mantém toda honra porque nenhum momento ele desacata o pai não mas se mantém
firme na convicção quer dizer mas Segue a Jesus e nós vamos pedir agora um tempo para o nosso bloco que se encerra daqui a pouco o terceiro bloco Voltamos ao terceiro bloco do nosso programa que trata hoje do tema estranha moral Nós lembramos aqui de uma mensagem de Emmanuel que está no livro caminho verdade vida né Afonso muito interessante que vai aprofundar esse tema aí do abandonar pai e mãe Allan Kardec inseriu logo lá no item 4 deste Capítulo abandonar pai e mãe e filhos tá usando uma mensagem do Evangelho de Mateus no capítulo 19
Versículo 29 nós vamos ler aqui conforme a nova tradução e todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos ou irmãs ou pai ou mãe ou filhos ou Campos por causa do meu nome receberá o cêntuplo e herdará a vida eterna emana vai comentar essa página e o benfeitor intitula o capítulo 154 do livro caminho Verdade e Vida renunciar e ele comenta neste Versículo do Evangelho de Mateus o mestre divino nos induz ao dever de renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna a necessidade proclama Messias de abandonar pai e mãe mulher irmãos do
mundo no entanto é necessário esclarecer Como renunciar Jesus explica que o êxito pertencerá aos que assim procederem por amor de seu nome a primeira vista o Alfre Divino parece contra senso como olvidar o sagrados deveres da existência se o Cristo veio até nós para santifica-los os discípulos precipitados não souberam atingir o sentido do texto nos tempos mais antigos numerosos irmãos de ideal recolheram-se a sombra do claustro esquecendo obrigações superiores e inadiáveis fácil porém reconhecer como Cristo renunciou aos companheiros que abandonaram aparece glorioso na ressurreição não obstante as visitações dos amigos divide com eles No cenáculo
os números eternos aos homens ingratos que o crucificaram oferece Sublime roteiro de salvação com o evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas observemos observemos Portanto o que representa renunciar por amor ao Cristo é perder as esperanças da terra conquistando as do céu se os pais são incompreensíveis se a companheira é ingrata se os irmãos parecem cruéis é preciso renunciar a alegria de ter os melhores ou perfeitos unindo-nos ainda mais a eles todos a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus acaso não encontra as compreensão no lar os amigos e irmãos são diferentes e
rudes permanece ao lado deles mesmo assim esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que se afinam perfeitamente contigo somente desse modo renunciarás aos teus fazendo-lhes todo bem por dedicação ao mestre e somente com semelhante renúncia alcançarás a vida eterna página abre Horizonte fundo e como é que o raciocínio dialético pai e mãe tudo de nós também nós somos filhos de nós mesmos mas quando nós falamos que abandonar o homem velho deixar o inverno é simplesmente ignorar porque nós temos que construir um novo a partir dos escombros do velho ler de instrução lei de
conservação construindo um novo né Leite Progresso e Emmanuel apresenta para nós esta honra tem compreensão tem a diversidade Tem situações difíceis tem impulsos negativos nós saímos de manhã de casa para ser hoje eu quero ver as criaturas como tu fez na oração da prece imediatamente uma cena acontece e vem aquele impulso e nós desmentimos por ato o que tínhamos projetado como proposta de comportamento e é preciso abandonar esse pai essa mãe que eu impulso negativo construindo com respeito por amor do Cristo com a perseverança com a dedicação até atingir Harmonia de Poder comungar com aqueles
que nós já elegemos pelo ideal como companheiros mas que seja manhã no real né na vivência verdadeira exatamente se isolando não é isso enunciar com Cristo é compreender é acolher é nós tentar conforme também aqui no Capítulo 58 ainda de fonte de vida simples é imprescindível se faz eliminar as arestas do próprio temperamento quer dizer duro com duro não faz rúcula então se você tem pessoas difíceis o que é que você vai fazer oferece Outra Face oferece a face da compreensão São pessoas que te agridem aí Maria Dolores tem uma deixa maravilhosa no poema ofensores
a pessoa que te agride é sempre quando responde deserto pedindo fonte angústia esmolando amor então com Cristo a gente tem condição de entender essa faceta né então não é abandonar é acolher consolar esclarecer Jesus coloca para gente uma proposta muito séria né de onde estão as coisas mais importantes para cada um de nós para que a gente também possa estabelecer as nossas relações valorizando isso porque Quantas vezes a gente não vê pessoas que a bem da convivência abrem mão dos princípios para ficar bem com o outro eu abro a mão a gente fez às vezes
no movimento Espírita e que as pessoas pra sedarem bem abandona os princípios de exercício correto da mediunidade porque se eu falar o que que o outro vai pensar de mim mas se eu não falar eu estou contribuindo para que o outro permaneça na condição de ignorância que ele está e isso não é a mala agora tem um aspecto da mensagem também que eu achei que é muito forte né E que é um problema hoje que deve lotar os consultórios que é a questão por exemplo casamento né uma forte Projeção de expectativas no outro né quero
que o outro seja o marido dos sonhos A Mulher dos Sonhos uma forte expectativa depositada nos filhos uma forte expectativa depositado nas nos demais familiares e aí vem essa mensagem de mãe também mostrando que o aspecto de abandonar pai e mãe é também da gente ajustar as expectativas e colocar a expectativas então quer dizer eu não vou esperar eu vou compreender não é porque a partir do momento que eu desse passo aí eu vou provocar uma transformação porque a verdade é que tá lá no livro renúncia por isso que eu te chama renúncia né renunciar
tá na renúncia né a gente vê o filme toda a família espiritual dela todas as pessoas que ela amam muito atrás dela né ela muito à frente e aí a gente fica pensando nesse desnível porque ela atende a todos mas eles atendem a ela Então ela sempre tem que abrir mão das expectativas dela de receber fraco para os fracos fiz-me tudo para todos para de algum modo salvar alguns maleabilidade Isso é uma regra para ser bom médico porque hoje eu acho que não sei o que que vocês pensam disso né mas eu acho hoje tem
uma filosofia no mundo que é eu caso para outra pessoa me fazer feliz né eu tenho os filhos para eles realizarem as minhas expectativas eu quero meus familiares para eles me trazerem de segurança e alegria aí quer dizer eu e eu eu só recebo né a mulher não tem domínio do seu próprio corpo mas tem no marido e tem uma simbologia esse corpo né Toda estrutura não é só físico né um cuida do outro cuida do outro a equação do Paulo é você cuida dela ela cuida de vocês Olá respondeu isso naquela época ama trabalho
e espera perdoa porque na verdade nós temos aquela visão assim são são quatro plugues que a gente pode definir o ato do casamento número um a questão do casamento com o casamento que se transforma em casamento com ç saiu caçando o outro feito animal não dá condição da pessoa ser ela mesma que redunda no casamento com dois s a pessoa não tem direito a nada tá presa perdeu né e o pior de todos que costuma ser o primeiro que é a questão de casamento ser transformado em acasalamento que é simplesmente é as pendências e as
tendências nossas nos jogos de sedução então muitas muitas vezes você vê até mesmo é profissionais da área orientarem que você tem que aquecer a sua relação quando da Verdade é casamento de almas é o encontro é a renúncia do acolher do compreender no direcionar buscar juntos uma nova meta e daí receber aqueles que fazem a composição do nosso lucro onde a harmonização das Diferenças será o toque maior o nosso toque de fé é amar mais a essência do que a aparência né a existência do exterior por isso que o Evangelho é Um Desafio porque você
começa a entrar no circuito que é buscar o melhor ao invés do menos bom porque neném bem mal mais não o melhor do menos bom menos bom essa é a proposta que vai ficar para que a gente reflita que nós chegamos ao final do programa nosso programa o evangelho a luz do espiritismo e convidamos você para um próximo programa onde abordaremos um outro tema do Evangelho até lá
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