A Historicidade de Êxodo: Provas Arqueológicas Impressionantes

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Biblifica
Nesse vídeo eu mostro descobertas arqueológicas que provam que o Êxodo bíblico realmente aconteceu, ...
Video Transcript:
no cenário acadêmico de arqueologia atual é muitas vezes dito por céticos que o relato bíblico de Êxodo não passa de uma história mitológica sem qualquer embasamento na arqueologia esses céticos espalham por aí que não existem provas históricas e materiais que o Êxodo Hebreu do Egito realmente aconteceu bom mais uma vez os céticos da Bíblia tão errados e hoje no meu primeiro vídeo sobre o antigo testamento eu vou te mostrar como existem inúmeras evidências arqueológicas que provam a veracidade do relato bíblico de Êxodo Então vem comigo vamos começar primeiramente importante notar que o Êxodo bíblico ocorreu há mais de 3. 000 anos atrás e se a gente não tivesse nenhuma evidência material precisa do ocorrido além do relato bíblico não seria surpresa é dificílimo encontrar qualquer coisa com a idade só o fato de que temos algum tipo de materialidade é impressionante para começar a gente primeiro tem que estabelecer uma data para quando o Êxodo ocorreu por mais que isso seja muito debatido o melhor entendimento que a própria Bíblia dá é que aconteceu 476 anos antes de Salomão se tornar o rei de Israel que aconteceu na segunda metade dos anos 900 antes de crist a cronologia então determina que Êxodo aconteceu em 1446 antes do nascimento de Jesus na 18ª dinastia do Egito sob o reinado do faraó amen rotep I tá então pra gente provar que o Êxodo realmente aconteceu primeiro a gente tem que determinar se o povo hebreu realmente estava no Egito segundo se eles saíram do Egito e terceiro se eles apareceram décadas depois na região de Canaã vamos começar pela primeira pergunta a gente tem como provar arqueologicamente que o povo hebreu realmente estava no Egito Sim é claro o papiro de Brooklyn é um documento que foi achado no sul do Egito e contém dezenas de nomes de escravos E adivinha 70% desses nomes são nomes clássicos do hebraico e outras línguas semitas e se prepara agora para ficar impressionado nove desses nomes TM ligações diretas com a Bíblia nomes como chifra ou cifrar o nome de uma das parteiras hebreias antes do aom o nome do Patriarca Jó aera uma forma feminina de aer o nome de um dos filhos de Jacó akaba forma feminina de Jacó David ruat um nome composto utilizando o nome de Davi e alguns outros também então aqui a gente já tem a resposta sim existiam Hebreus vivendo no Egito e ainda mais vivendo como escravos e servos esse documento é datada do século XVI antes Deco aproximadamente 300 Anos Antes do êxodo demonstrando que a esse ponto os hebreus já tinham começado a ser escravizados pelos egípcios agora avançando pra época de Moisés uma coisa bem interessante é que a bíblia também revela como que era o trabalho forçado dos hebreus na época eles tinham que fazer tijolos de Barro usando palha êxodo Capítulo 5 revela que eles tinham uma cota de tijolos e depois dessa cota não ser cumprida pela falta de palha eles foram açoitados pelos supervisores egípcios agora e se eu te dissesse que existe um antigo documento egípcio chamado de rolo do luvre que de monstra Exatamente isso um relatório escrito em uma espécie de bloco de notas apagável que descreve como um grupo de escravos eram forçados a produzir 2. 000 tijolos individualmente todos os dias esse grupo era liderado por dois capatazes que também eram escravos junto com dois escribas e eles deviam reportar para seu superior egípcio essa dinâmica de cotas e hierarquia é descrita em êxodo Capítulo 5 Versículo 14 e foram açoitados os capatazes dos filhos de Israel que os superintendentes de Faraó Tinham posto sobre eles e os superintendentes lhes diziam Por que não acabastes nem ontem nem hoje a vossa tarefa fazendo tijolos como antes e tem mais o rolo do luvre também descreve como esses escravos podiam pedir folga em dias de feriados religiosos para fazer oferenda aos seus Deuses exatamente o que Moisés pede pro Faraó em êxodo Capítulo 5 Versículo 3 o Deus dos hebreus nos encontrou deixa-nos ir pois caminho de três dias ao deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada o rolo do luvre é datado pra 19ª dinastia um pouco depois do período que a gente tá posicionando o Êxodo na cronologia Mas de qualquer forma o que importa aqui é que temos registros egípcios descrevendo dia a dia nos campos de trabalho escravo provando definitivamente que o que foi descrito em Êxodo eraa uma prática comum que os egípcios faziam com seus escravos naquela época existe outro documento chamado de papir de Anastasia que é um relatório direcionado ao Faraó que também relata que os escravos tinham uma cota específica de tijolos eles estão fazendo Sua cota de tijolos diariamente o fato de haver uma cota específica de tijolos bate exatamente com êxodo Capítulo 5 onde é dito que os hebreus tinham que cumprir a mesma conta de tijolos de antes porém sem ter a palha concedida pelos egípcios daqui em diante não torneis a dar palha ao povo para fazer tijolos como antes eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha e exigirei deles a mesma conta de tijolos que antes faziam nada diminuirei dela estão ociosos e por isso Clamam vamos e sacrifiquem ao nosso Deus e para consolidar ainda mais o argumento a gente também tem a arte no túmulo de rmi que mostra um grupo de escravos incluindo semitas trabalhando em que exatamente isso aí mesmo tijolos você pode ver aqui um grupo de homens pegando água e misturando com em suas inchadas e moldando esses tijolos fileira por fileira Você pode até pausar o vídeo para ver as imagens com mais calma agora vamos falar um pouco do faraó amen rotb I ele era um cara que assim como que a gente pode dizer gostava muito de si mesmo e espalhava por aí que podia fazer todo tipo de coisa como atirar uma flecha através de um alvo espesso de bronze e também sozinho Remar um barco mais rápido que 200 homens juntos esse retrato da personalidade de amen hotp I encaixa muito bem com um Faraó que a gente vê em Êxodo um cara teimoso arrogante e cabeça dura outra coisa bem interessante é que no seu reino como Faraó alguma coisa muda totalmente quando se trata da sua força militar a men rotep I só conduz duas campanhas militares em todo seu reinado a primeira logo quando ele assume o poder antes do Êxodo e outra depois do Êxodo nessa segunda Campanha Militar ele aparentemente faz uma invasão a terras próximas e traz com ele 101.
000 escravos pro Egito junto com milhares de carroças e armas de guerra primeiro a maioria dos egiptólogos não acredita nesse número absurdo de escravos Mas qualquer forma Por que que o faraó tava espalhando que trouxe tantos escravos e despojos de guerra ao que tudo parece ele queria mostrar pra população Olha gente eu conduzi uma Campanha Militar capturei novos escravos na Galileia e botei no lugar dos escravos que a gente perdeu no Êxodo dos hebreus beleza segundo ponto por que apenas duas campanhas militares em todo o seu reinado de duas décadas só para comparar o faraó anterior conduziu 17 campanhas em seu reinado Tudo indica que essa falta de campanhas mostra que a força militar de amen rotep I estava enfraquecida e eu diria até mesmo desmoralizada pela grande perda que sofreram quando o exército de faraó se afogou no mar vermelho agora só uma nota em Êxodo Quando Moisés mata um oficial egípcio e depois foge de Faraó indo para midiã ele passa aproximadamente 40 anos lá quando um dia Deus diz para ele que os que procuravam matá-lo estão mortos ou seja Demorou 40 anos para que o faraó que perseguia Moisés morresse agora olha a bomba se você for puxar na arqueologia quase nenhum Faraó em toda a história do Egito reinou por mais de 40 anos a não ser isso aí mesmo o pai de amenhotep I tutim Tero que reinou por 54 anos interessantíssimo né mas vamos em frente como a maioria sabe a última praga que Deus manda sobre o Egito é a morte dos primogênitos dos egípcios que tira a vida do primeiro filho do faraó agora se você puxar Quem foi o sucessor de amenhotep I vai descobrir que não foi o seu primogênito e sim um dos seus filhos que vieram depois tutim qu como a gente sabe disso pela Estela dos sonhos ou Estela da Esfinge que é uma pedra erguida por tutim I entre as patas do monumento da Esfinge com inscrições que contam um sonho dele aonde a divindade das esfinge o da legitimidade ao trono de Faraó coisa que ele não precisaria caso fosse o primogênito de amen rotep I uma vez que a passagem de poder ocorreria naturalmente e o que que aconteceu com o primogênito de amenhotep I bom arqueologicamente é possível que ele tenha sido um sacerdote mas em um certo ponto ele simplesmente desapareceu da história sem deixar qualquer registro segundo a Bíblia que nos dá a resposta o filho do faraó morreu na décima praga enviada por Deus tá entendi mas e a época que os hebreus andaram pelo Deserto tem alguma prova disso assim é muito difícil achar qualquer tipo de materialidade arqueológica de nômades por exemplo já é muito difícil achar arqueologia de nômades de 200 anos atrás Quem dirá mais de 3. 000 anos atrás ainda mais no meio de um deserto mas ainda assim existe uma descoberta fascinante que evidencia o povo hebreu enquanto nômades foi descoberto um templo construído por volta de 1400 aantes de. co caindo Justamente na época do final da peregrinação Israelita e começo da Conquista de de Canaã nessa cronologia que a gente tá usando esse templo foi construído para amenhotep io Neto de amenhotep I E lá foi encontrado várias inscrições em colunas de terras que o faraó supostamente tinha algum tipo de poder sobre as inscrições mostram primeiro o nome de um povo e depois a divindade que adoravam por exemplo nômades de Baal nômades de anat e quando avançamos mais um pouco lemos a terra dos nômades de yé é isso isso aí e tem mais esse é o registro Arqueológico mais antigo que a gente tem do nome yahwe na história e ele tá dentro de um templo egípcio de Faraó Olha que interessante a gente sabe que são os hebreus porque eles são o único povo dos tempos antigos que adoravam yé E olha que interessante nessa inscrição os nómades de y são posicionados na região de Edom e Moabe ou seja exatamente aonde os hebreus estariam no fim da jornada pelo Deserto isso nos prova sem sombra de dúvida Que faraó e os egípcios sabiam dos nômades israelitas no deserto e que adoravam yé e a entrada dos hebreus em Canaã a gente tem alguma evidência arqueológica disso é claro que sim a gente tem lugares como Jericó onde foi escavado e descoberto que além da cidade ter sido queimada teve três de suas quatro paredes derrubadas de fora para dentro a região cananita também apresenta cerâmica e estilos arquitetônicos israelitas indicando a presença do povo hebreu na terra eu posso falar mais sobre a arqueologia da Conquista de Jericó em um vídeo futuro mas pro vídeo não ficar tão longo eu vou te deixar com só mais uma evidência sensacional da presença Israelita em Canaã e essa evidência é a Estela de mern também conhecida como Estela de Israel essa Estela foi erguida no reinado do faraó mern no começo do século vi antes de.
Cristo e em sua maior parte descreve uma série de vitórias do faraó contra os líbios antigos e seus aliados estrangeiros mas quando você chega nas últimas três linhas as coisas começam a ficar interessantes o texto começa a falar de uma Campanha Militar separada na terra de Canaã onde o faraó conta como derrotou as caluna Keser ean noã e Israel esse também é o registro Arqueológico textual mais antigo que a gente tem do nome Israel e mais uma vez escrito em uma Estela no Egito o que demonstra sem sombra de dúvida que os egípcios sabiam de Israel e também que eles já estavam habitando em Canaã no século vi AES de.
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