MEU ÚLTIMO VÍDEO ANTES DO ENEM 2024!

9.84k views2743 WordsCopy TextShare
Débora Aladim
✏️VEM ESTUDAR COMIGO PRO ENEM: https://www.deboraaladim.com.br/ 🔥PLAYLIST PRA VER ANTES DO ENEM: ht...
Video Transcript:
[Débora] An… Oi, gente! Tudo bem com vocês? Pessoal, último vídeo do canal antes do Enem.
. . -Desumano!
[Débora] O último vídeo que eu vou aparecer calminha, porque no próximo vocês só vão me ver pra eu dar minha opinião sobre a prova. E é óbvio que eu não poderia me despedir de vocês sem dar as minhas dicas finais, dar uma motivação pra vocês pra chegarem e darem uma marretada, um soco na cara da prova, e conquistarem a nota sua nota. -Vou te dar um soco, um soco de sabedoria!
[Débora] Você merece o notão que vai tirar na prova, eu tenho certeza disso. E esse vídeo, pessoal, o vídeo final é sempre um que faço questão de fazer, porque já tem muitos anos que trabalho com isso e eu vejo como os alunos chegam, assim, com uma síndrome do impostor gigantesca na hora da prova. Muita insegurança, muito medo, e uma sensação de que não merecem se sair bem na prova.
E isso é um absurdo! Se você estudou pelo menos um único dia, você já merece se sair bem na prova. Se você dedicou seu tempo, gastou seu dinheiro com a inscrição, se você vai gastar seu tempo pra fazer a prova, vai ficar 5 horas e meia sentado numa cadeira gastando o seu cérebro, você merece ter um bom resultado.
Então eu vim aqui dar minhas dicas finais, dar um acalento no seu coração, dar um abraço virtual, pra você ter forças de chegar no grande dia e conquistar tudo isso que você merece. -Há que se tirar o chapéu, mas que profissional! [Débora] A primeira dica é assistir a minha playlist com apenas aulas gratuitas, mas com as aulas mais importantes pra você revisar antes da prova.
Então eu fiz uma playlist, pessoal, com vídeos curtos e também vídeos longos ensinando as matérias que mais são cobradas, coisas que você com certeza vai ver. Então questões, por exemplo, de história da escravidão no Brasil, ditadura militar, que ano passado a gente teve duas questões sobre isso. -Dois?
Caralho! [Débora] Era Vargas, são boas de revisar também. Então eu fiz uma playlist com todos esses assuntos mais importantes.
Alguns vídeos de redação também, de frases prontas, revisão, vídeos simples, mas que vão te ajudar a revisar coisas que de fato vão aparecer na prova. Então recomendo muito que vocês assistam essa playlist com apenas aulas gratuitas pra vocês, tá? No dia anterior à prova, pessoal, eu recomendo que você tenha um dia de relaxamento.
É claro que no dia anterior a gente quer estudar, quer tirar esse atraso, mas calma. Nas 24 horas anteriores é muito importante que você descanse, até porque se você passar o dia inteiro estudando, a chance de você dormir sonhando com a matéria da prova, sonhando com o Enem, é grande. Então tira esse dia anterior ao Enem e a manhã do dia do Enem para descansar.
Afinal, você vai precisar de bastante energia. Saia das redes sociais no dia anterior ao Enem. É uma dica que eu dou para todos, tá?
Não entre no Instagram, não entre no TikTok, não entra. Porque você vai ficar vendo as pessoas postando o tanto que elas estão estudando, vai ver o pessoal de cursinho caro postando: "Ai, eu vou tirar nota 1000 só porque meu pai pagou 3 mil reais de mensalidade". Não, isso não vale a pena, pessoal.
Então no dia anterior, realmente faça um detox. Passe um tempo com a sua família, durma. Garanta que você vai dormir mais de 7 horas no dia anterior ao Enem.
Se alimente bem, ganhe sua energia, se fortaleça pra chegar bem no dia da prova. Não caia na linha dos outros. Gente, eu já trabalhei em cursinho caro, eu já trabalhei em escola cara.
Muitas vezes esses alunos estão inseguros com eles mesmos e querem ficar sendo arrogantes com outros alunos pra fazer esses alunos saírem mal e, assim, eles mesmos irem bem. Então, não se preocupa, tá? A pessoa que fica batendo no peito falando "eu estudei 15 horas por dia".
. . Você sabe se ela tá falando a verdade?
Então, por que você vai acreditar? Não acredite, não fique caindo nisso. Esse pessoal que fica postando o dia inteiro que tá estudando.
. . Uai, se tá postando tanto, como tem tempo de estudar?
-É verdade. [Débora] Então, não fica caindo nessa comparação, ainda mais nos dias anteriores à prova. Não fica pensando em tudo que você não conseguiu estudar.
Porque, gente, tecnicamente tudo que é estudado no ensino médio pode cair no Enem. Então, é um trabalho de uma vida estudar tudo que pode cair na prova. O que a gente tem que fazer é estudar o que mais cai na prova, e eu tenho certeza que isso você fez, pelo menos um pouco.
Então, estudar tudo que cai no Enem é impossível, a não ser que você passe realmente sete anos se preparando pro Enem. Então, não se desespere, ninguém estudou tudo que é possível cair na prova, porque tecnicamente tudo que é estudado na escola pode cair no Enem. Independente do tanto que você estudou, eu tenho certeza que não foi fácil.
Mesmo que você tenha estudado uma hora por dia, ou se você estudou 10 horas por dia, se começou a estudar lá em fevereiro, se começou a estudar em 2021, ou se começou a estudar semana passada pro Enem, eu tenho certeza que não foi fácil. Eu tenho certeza que você fez sacrifícios, tenho certeza que você abriu mão de muita coisa pra estudar. Então não perca isso, não sabote o seu desempenho porque você não acha que merece tirar uma nota boa.
Por que você acha isso? -Dá só uma olhada no lacre. [Débora] Por que você deseja o bem pras pessoas, pros outros, pra sua família, pros seus amigos e não deseja bem para si mesmo?
Por que você fala pra si mesmo coisas que não falaria pros seus amigos? Eu tenho certeza que você jamais chegaria pra um primo, pra um irmão e falaria: "Você é burro, você é incapaz, você vai sair muito mal, você não vai alcançar seus sonhos. " Por que você fala isso pra você mesmo se jamais falaria isso pra outra pessoa?
-É. . .
me autossabotei. [Débora] Não seja cruel. Você se esforçou, seja muito ou pouco, você se esforçou e merece colher o seu rendimento.
Você merece se sair bem, você merece sonhar com isso. E uma coisa que eu sempre falo, principalmente na época que trabalhava só em escola de ensino médio. .
. gente, 17, 18, 19 anos, essa é a idade mínima para você entrar na faculdade, não tem idade máxima. Às vezes a gente, que é jovem, fica pensando: "Ah, é só agora, essa é a minha única chance.
Nossa, se eu entrar na faculdade com 30 anos, sou fracassado. " Como assim? Não existe isso.
Existe uma idade mínima pra entrar na faculdade, você tem que ter 17 ou 18 anos, ter concluído o ensino médio, mas idade máxima, não existe. Isso é um sonho que você vai poder conquistar ao longo da sua vida, um sonho que não acaba agora, isso não é a sua única oportunidade. Claro que alcançar isso tudo agora vai ser maravilhoso, mas não existe uma data máxima pra você entrar na faculdade, não existe um prazo máximo pra você alcançar esse sonho.
E da mesma forma, eu quero que você pare e pense. . .
-Vamos pensar um pouco, né? [Débora] Durante toda a sua vida, tenho certeza que você viveu momentos muito difíceis, momentos muito desafiadores. Eu tenho certeza, tenho certeza absoluta.
E você sobreviveu a todos eles. Sabe aquele dia horrível que você pensa: "Meu Deus, quero que esse dia acabe. Quero entrar em coma pra não lembrar desse dia, pra não lembrar desse acontecimento.
" Mesmo nisso, mesmo na merda, mesmo no fundo do poço, você sobreviveu a todos os seus dias ruins. Claro que o dia do Enem vai ser um dia difícil, mas da mesma forma que você sobreviveu a todos os outros, você vai sobreviver também aos dois domingos do dia do Enem. Gente, são sacrifícios que você tá fazendo agora, que o seu eu do futuro vai agradecer.
Eu, hoje, Débora, com 26 anos, sou eternamente grata à Débora de 17, 18 anos, que se sacrificou tanto pra conseguir isso. É um esforço a longo prazo que você tá fazendo. E eu digo mais, pessoal.
Nós, que somos professores, a gente que já passou por essa fase, muitas vezes, a gente esquece. A gente esquece como é estar no lugar de vocês. A gente esquece como a profissão estudante é uma das profissões mais difíceis e mais desafiadoras.
Eu mesma conto pra vocês, pessoal: às vezes, quando a gente tá em sala de aula, quando a gente tá só na nossa matéria, quando a gente tá dentro da nossa cabeça, a gente esquece como é pro aluno ter que estudar matemática, física, química, geografia, português, tudo ao mesmo tempo. -Minha história é parecida com a da Juliette. [Débora] Às vezes a gente, como professor, até mesmo esquece qual é essa sensação.
Então, imagino que às vezes você esteja se sentindo incompreendido, que você esteja se sentindo cansado, esgotado. E eu entendo, eu entendo isso, e sei que muitas vezes muitas pessoas não vão entender. É possível que seus pais, sua família, falem: "Ah, você só estuda, então é sua obrigação se sair bem.
" Só que, gente, se a gente parar pra pensar, qual é a concorrência que tem uma prova como o Enem? Qual é o tamanho da prova do Enem? Então, as pessoas às vezes não entendem a magnitude que é esse momento.
Então eu vim aqui te dizer que você não é louco, você não tá inventando picuinha da sua cabeça, você não está surtado. Realmente é um momento mais desafiador, é um momento que leva muitas pessoas aos seus limites. Eu, Débora, com 17 anos, tive depressão no meu ano de vestibular, porque estava tão sobrecarregada, eu tava com tanto medo.
Porque na minha cabeça, se eu não conseguisse de primeira, a minha vida ia acabar. E não acabou, não acabou, pessoal! Eu sei que é um saco, você tá se esforçando, mas pra todo mundo o seu esforço não é suficiente.
Eu sei que você sabe tudo que abriu mão. Eu sei que você sabe que esse ano deixou de sair com seus amigos, deixou de namorar, deixou de ir pra festa, deixou de ver série, filme, cinema. Deixou de fazer um monte de coisa que queria pra estudar.
Tá deixando o seu domingo, que poderia ser um dia agradabilíssimo, você poderia cochilar depois do almoço. . .
-Eu sou mais uma vítima da cochileta russa. [Débora] Pra fazer 5 horas e meia de prova. Eu sei o sacrifício que tá fazendo.
E sei que é muito chato quando as pessoas, ao invés de verem e reconhecerem, pensam que não é suficiente. "Ah, você sai no final de semana, então não é um bom aluno. " Como assim?
Então, eu entendo exatamente esse sentimento, eu sei o quanto é frustrante, mas do seu esforço, é você e Deus que tá lá no céu te observando que sabem. -Vou superar, Deus vai me dar força. [Débora] Infelizmente, às vezes a gente tem que abrir mão de tentar convencer os outros de que a gente é merecedor.
Você tem que saber que você é merecedor. E é mesmo, de verdade mesmo. Se você está aqui gastando seu tempo, a sua energia, a sua internet pra correr atrás disso, você é sim merecedor de ter muito sucesso!
Outra dica mais prática pra aliviar essa tensão até o dia da prova é você escrever. Já foi provado cientificamente que escrever os sentimentos ajuda a aliviá-los. Então, se você não tiver oportunidade, por exemplo, de fazer terapia ou algo assim, que ajuda também, né, você desabafar, você falar sobre, escreva.
Pegue um papel e escreva como tá se sentindo, o que tá indo sua cabeça. Pra você realmente dar uma aliviada esses sentimentos. Pra você se motivar também, pense em tudo que vai fazer assim que o Enem passar.
Todos os luxos que vai se permitir assim que acabar essa fase. Então, eu vou me permitir dormir sem despertador, acordar a hora que eu quiser. Vou me permitir passar dias inteiros sem estudar, sem fazer nada, descansando.
Vou me permitir sair com meus amigos, eu vou me permitir olhar o que fazer no Réveillon, organizar. . .
Ir numa festa, beber todas e voltar só de manhã. Vou me permitir tudo isso. -Vamos viver tudo que há para viver.
Vamos nos permitir, pois não há tempo que volta, amor. [Débora] Pensa nisso, use isso pra te motivar. Pensa: "o que eu vou poder fazer depois do Enem?
Como realmente vai extravasar essa toda tensão? " Não aconselho ninguém a beber todas antes do Enem, tá? Mas se for o seu jeito de extravasar, não estou aqui pra julgar.
E última dica, pessoal: nessa fase final, bora revisar apenas o que você sabe que vai cair na prova. Então, agora não é o momento de aprender coisas novas do zero, é o momento de revisar o que você já estudou e revisar o que mais cai na prova. Então veja aulas, não só as minhas, mas de outros professores, fazendo aulões de revisão, o que mais cai, o que sempre aparece na prova, resoluções comentadas, fazer um último simulado, fazer uma última redação.
É isso que você deve focar agora, tá? Se você começar do nada: "ah, eu quero finalmente aprender logaritmo", isso só vai te assustar. Só vai te assustar e vai te dar medo no dia da prova.
Não faça isso, tá? Eu já fiz um vídeo aqui no canal, inclusive com dicas pra prova de humanas, dando minhas recomendações de como você economizar tempo na hora da prova, de como se preparar pro dia da prova. Recomendo que vocês assistam isso também.
Gente, eu estou aqui com vocês, tá? Já tem muitos anos, pessoal, de verdade mesmo, tem muitos anos que trabalho com isso. Eu já vi muitos alunos, alunos bons, pessoal.
Gente que passava o ano inteiro tirando nota alta e no dia da prova não tirava nota boa por nervosismo. E isso me parte o coração, porque eu sei que a pessoa tava bem, a pessoa sabe de tudo, só que o nervosismo acaba fazendo isso com a gente. Não deixe o nervosismo te destruir, porque você não merece isso.
Então vai encarar a prova, não como se fosse a sua pena de morte, não como se você fosse uma pessoa andando no corredor da morte, mas como se você fosse uma pessoa desfilando até o pódio pra pegar o seu troféu, tá? Você não tá andando no corredor da morte, você tá andando no tapete vermelho pra conquistar uma vitória que você merece. Você merece se sair bem, você merece ver o fruto dos seus estudos em forma de nota, tá bom, pessoal?
Vai dar tudo certo. No próximo vídeo, eu vou aparecer aqui pra falar minhas opiniões sobre a prova. E, gente, estou rezando pra ter boas opiniões, pra ser uma boa prova, pra ser um bom tema de redação.
Independente de tudo, pessoal, estou aqui com vocês, ok? Então bora fazer os últimos preparativos, se acalmar. Nos dias anteriores, pessoal, saiam de rede social, não vale a pena.
Não vale a pena ficar rolando, vendo o story do pessoal postando: "ai, estudei 10 horas por dia". Não vale a pena! Não vale a pena, e muitas vezes é falso, tá?
Eu já vi tanto aluno nessa vida, gente, eu sei do que tô falando. Então, não vale a pena mexer nas redes sociais nesses últimos dias. Descanse, repouse, use suas energias.
E bora chegar na prova pra dar um socão assim, ó. . .
pá, na cara do Enem! Pegar no pescoço da prova e falar: "Você vai me dar notão sim, que eu estudei". Essa é a vibe.
E de qualquer forma, parabéns. Te parabenizo independente de tudo, te parabenizo pela coragem de correr atrás do seu sonho, porque eu sei que não é fácil. Se você gostou desse vídeo, pessoal, dê um like, curta, compartilhe, mande no grupo da sua sala pras pessoas terem mais motivação.
Espero que vocês tenham gostado. Deixa aqui nos comentários como vocês estão se sentindo. E eu vejo vocês daqui a pouquinho pra gente comentar da prova.
Um beijo!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com