As Armas e os Barões - Os Lusíadas

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Instituto Hugo de São Vítor
Nesta live, o prof. Clístenes recita as dezoito primeiras oitavas da obra "Os Lusíadas", de Luís Vaz...
Video Transcript:
e as armas e os barões assinalados que não ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram ainda além da taprobana e perigos e guerras esforçados mais do que prometia a força humana e entre gente remota edificaram novo reino que tanto sublimaram e também as memórias gloriosas daqueles reis que foram dilatando a fé e o império e as terras viciosas de áfrica e de asia andaram devastando e aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando cantando espalharei por toda a parte se a tanto me ajudar o engenho e arte cessem do
sábio grego e do troiano as navegações grandes que fizeram cale-se de alexandre e de trajano a fama das vitórias que tiveram que eu canto o peito ilustre lusitano a quem neptuno e marte obedeceram cesse tudo o que a musa antiga canta que outro valor mais alto se alevanta o e vós tágides minhas pois criado tendes e mil não beijinho ardente se sempre em verso humilde celebrado foi de mim vosso rio alegremente daí agora um som alto e sublimado um estilo grande no cu e corrente porque de vossas águas febor dele que não tem o invejas
de qual creme da dilma fúria grandes onerosa e não de agreste avena ou frauta ruda mas de tuba cannoli dele cosa que o peito acende ea cor ao gesto muda da igual canto aos feitos da famosa a gente vossa que a marte tanto ajuda que se espalhe se cante no universo se tão sublime preço cada inverso e voz obrigasse a segurança da lusitânia antiga liberdade e não menos certíssima esperança de aumento da pequena cristandade rosa novo temor da maura lança maravilha fatal da nossa idade da do mundo por deus que todo mande era do mundo
a deus dar parte grande me mostre me novo ramo florescente de uma árvore de cristo mais amada que nenhuma nascida no ocidente cesário cristiane cima chamada de vídeo no vosso escudo que presente usa mostra a vitória já passada na qual vos deu por aromas e deixou as que ele esperasse na cruz tomou vós poderoso rei cujo alto império só o logo em nascendo ver primeiro viu também do meio do hemisfério quando desce o deixa derradeiro nós que esperamos julgo e vitupério do torpe ismaelita cavaleiro do turbo oriental e do gentio que ainda bebe o licor
do santo rio inclinar por um pouco a majestade aqui neste tem ro gesto vos contemplo e já se mostra qual na integridade quando o subindo irei seu eterno templo os olhos da real benignidade ponte no chão verem um novo exemplo de amor dos patos feitos valerosos em versos divulgado numerosos a ver isso amor da pátria não movido de prêmio vil mas alto e quase eterno que não é prêmio o rio ser conhecido por um pregão do ninho meu paterno ou viverei do novo engrandecido daqueles de quem sois senhor superno e julgareis qualé mais excelente esse
ser do mundo race de tal gente ouvir que não vereis com vas façanhas fantásticas fingidas mentirosas louvar os vossos como nas estranhas musas de engrandecer-se desejosas as verdadeiras fossas são tamanhas que servem a sonhada as fabulosas que cedem roda monte wilson cordeiro e orlando e daqui fora verdadeiro é por estes dos daria o mundo ferro que fez ao rei e ao reino tal serviço moedas e um dom fosse de homero a cifra para ele só come isso pois pelos 12 pares dados quero os doze de inglaterra no seu magriço dou-vos também aqueles lustre gama que
pelas ideias toma fama pois se a troco de casos rei de frança ou de césar quereis igual memória ligue o primeiro afonso cuja lança escura faz qualquer estranha glória e aquele dia seu reino a segurança deixou com grande próspera vitória outros lane invicto cavaleiro o quarto e quinto afonsos eo terceiro e nem deixaram meus versos esquecidos aqueles que nos reinos lá da aurora fizeram procurar mas estão sumidos possa a bandeira sempre vencedora um pacheco fortíssimo e os temidos almeida's por pensem protejo chora albuquerque terrível castro forte e outros em que poder não teve a morte
e enquanto eu estes canto e a voz não posso sublime rei que não me atrevo a tanto tomar as rédeas voz do reino vosso dareis matéria não convido canto começa a sentir o peso grosso que pelo mundo todo faço espanto de exércitos efeitos singulares de áfrica as terras do oriente os mares em vós os olhos tem um louro frio em que ver se o existe uma figurado só confuseiro bárbaro gentil mostra o pescoço ao jugo já inclinado pet todo o cerúleo senhorio temperar vós por dote aparelhado e afeiçoada ao gesto belo e tem erro deseja
de comprar dos para genro e em vós se vende olímpica morada dos dois avós almas cá famosas uma na paz evangélica dourada outra pelas batalhas sangue nossas em voz esperam ver se renovada sua memória e obras valerosas e lavo os tem lugar no fim da idade no templo da supreme eternidade mas enquanto este tempo passa lento de reger diz os povos e o desejo um daí voz favor é novo atrevimento para que estes meus versos vossos sejam e vereis ir cortando os ao sargento os vossos argonautas porque vejam que são vistos de voz no bar
irado e custo mais os já ser invocado vem sejam bem-vindos mais uma vez ao instituto hugo de são vitor nestes foram as oito primeiras oitavas dos lusíadas de luís vaz de camões não é esta epopeia e é constituída aqui digo é muito íntimos versos é um grande poema não é então a epopeia justamente uma narração que me conta uma uma história longa certo entre uma condição é uma narração então está narrando certos feitos de onde encontra diversos personagens e tal a trama toda é bastante complexa e tal e camões escreve a sua epopeia na dentro
de uma tradição que já seu tempo tem aí sei lá 2.500 anos mais não 3 mil anos sei lá certo porque nós não sabemos quando de quando são as epopéias de de um mero né disse que mais ou menos ali por volta de 800 antes de cristo mas na verdade é pode ser até um pouco um pouco antes né já que as histórias narradas ali datam de 1.200 anos nos antes de cristo e dentro dessa linha de homero certo discípulos e homero pertence e camões em língua portuguesa camões é o nosso representante não é o
a pessoa com quem nós conseguimos conversar porque falamos a mesma língua que que ele e a pessoa que consegue conversar com o médico deve consegue dialogar com homero virgílio com dante alighieri com o vídeo e até com alguns outros menores como é o caso de a boiada ead hospital e tantos outros né ou john milton e outros poetas épicos certo e nós podemos aqui nós vamos falar hoje é toda essa semana sobre camões e como o título dessa lado nós montamos aqui a armas e barões não é justamente em referência à a essa tradição na
qual camões está está inserido certo e são e é uma tradição de algumas epopéias ficar mais conheceu outras que ele ouviu falar não é por exemplo a ilíada ea odisseia ele o preço diretamente nem por trás nem por tradição nem coisa nenhuma e só ouviu falar com esse as histórias e tal por outros por outras fontes certo mas que ele conhecia bastante bem é virgílio neto virgílio um poeta romano quase contemporâneo de nosso senhor jesus cristo né então ele vive ali no primeiro século antes de cristo né na época de augusto e começa o seu
ao seu grande poema a emenda com é com as mesmas palavras aqui do que camões não é armas certo então diz lá virgílio armavir um coi certo canon com a mãe vai dizer o canal a bem depois ali ele diz na 2ª instância diz cantando espalharei por toda a parte aqui está o sujeito da dessa longa frase né então diz aqui cantando espalharei por toda a parte o verbo e aí já tô espalharei por toda a parte ao cantar cantar o que as armas e os barões certo vestido de arma virou mico é a as
armas e o homem não seja ele vai cantar a guerra cep dos assuntos bélicos isto é na segunda parte da igreja mas a primeira parte ele canta o homem ou seja ideias e ideias que na na na própria receita tem um duplo um duplo caráter certo que dá uma ideia de homem completo um homem de ação e um homem de piedade chamado pios é néia certo e ele é ao mesmo tempo dele é um chefe militar certo navegador um marinheiro né capitão ali de uma uma frota e que está e tem essa missão de fundar
uma nova cidade a e fazer com que a tróia não desapareça de de todo certo que a glória militar de tróia ainda viva ele tem uma função também que está sendo total e por isso que é bios é meias a grande missão mesmo de enéias é levar os pênaltis e são os deuses locais de troia para um sítio seguro certo é isso que é né tem que fazer com os meios são o meio da navegação meio da guerra o meio da conquista e tudo isso certo então nós temos essas duas a esses dois aspectos na
própria personalidade na vida de genésio que são bem presentes na obra de di virgílio certo é nessa ele é um sacerdote e é um soldado bom e que demonstram bem esse aspecto mais prático da vida certo no caso o de ser soldados é o aspecto dos negócios e a o aspecto do ócio em ms que é o fim último é o fim último da sua saída de troia é por isso que ele sai em cobre e protegido pelos deuses quando sai de troia para cumprir esse fim o último cujos meios os meios para que ele
cumprisse essa atividade ociosa certo quem não não está familiarizado com essas palavras ócio e negócio a podem assistir aquele aids anteriores pode ir no canal do youtube do instituto hugo de são vitor nós falamos lá já sobre sobre isso para se cumprir esse fim ocioso na vida é preciso um fim negociou uso são é preciso o negócio é preciso as atividades aqui materiais terrenas certo tendo o pé nos pés no chão a cabeça no céu mas nunca sem tirar os pés do chão e isso nós temos durante a nvidia todas os os sobre é sobre
isso que tratam os livros não os livros nunca significam uma coisa só existem sempre muito variadas interpretações possíveis e os livros dizem certas coisas a nossa em diferentes momentos da nossa vida em momentos variados dizem coisas variados e tudo isso certo mas é que eu gostaria de pegar nesses dois aspectos para falar sobre a as armas e os barões certo e que estão aqui nos lusíadas na quem são esses balões os barões são os lusitanos certo são os portugueses é a frota de vasco da gama certo a caminho da índia o que precisam levar as
duas coisas certo que nós falaremos nos próximos dias aqui preciso levar a fé e o império certo a fé e o império a também certo duas dois aspectos aí importantes não é que nós vemos em é néia certo a fé o aspecto ocioso a finalidade mesma quê porque é nessa de tróia e por que vasco da gama sai de portugal e o império que é forma de manter essa perna e nos lugares não é então não adianta nós irmos aí a fazer missão religiosa por aí se não se trabalha também a questão material toda certinha
não se inibe a repressão a liberdade religiosa não é assim não se põe as autoridades civis mundanas no seu devido lugar e toda essa questão aqui e aparece muito bem em em camões tamoios que nós devemos ler porque não não se trata do descobrimento do brasil e nem e aparece a palavra brasil aqui nenhuma dessa das páginas entre nós às vezes você quer coisa de portugal e da índia não era do oriente não tem nada a ver conosco não mas esses toda esse essa as motivações que aparecem e são as mesmas motivações que levaram a
ao descobrimento e colonização do brasil certo a nossa cultura e dele está afundada nessas ideias que estão aqui nos lusíadas certo esse é o mito fundacional não de um lugar terreno mais uma forma de encarar toda a realidade é sobre isso que nós vamos falando aí sobre essa nova realidade que surge a partir das navegações portuguesas e que tem seu mito fundacional narrado a posteriori como esse é o mito fundacional aqui em camões e para se bem na raiz não acabou e não foi o único a escrever uma epopeia sobre a glória dos portugueses nos
mares e nos novos mundos certo mas ele foi o melhor o que melhor dominou a técnica é uma talvez a pessoa mais na a pessoa mais engenhosa de todas a mais talentosa mas que ele ativa mas que soube conciliar a técnica com a o seu o seu talento zero nós temos aí nós normalmente temos falado 20 minutos temos aí mais uns quatro minutos e aí eu não gostaria de deixar de falar nessa primeira live sobre a como ler aqui não é rapidinho aqui como ler esse esse poema é tu que as pessoas às vezes tem
dificuldade né porque ou porque aprenderam a ler poesia na escola naquele jeito afetado e as armas e os barões assinalados que deu ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram ainda além da taprobana fica fazendo seu e-mail afetado assim não é verso então tem que ter ritmo ele faz um ritmo ali todo todo torto certo não as próprias palavras já deu um vídeo né tem que entender como se fosse prosa primeiramente primeiramente leu como pros as armas e os barões assinalados que dá ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram ainda além da
taprobana em perigos e fica monótono ficar chato mas o pro a própria linguagem certo os próprios assentos de cada palavra ordem com que camões põe as palavras dentro dos períodos e as frases ligadas umas com as outras perto isso já vai dando uma certa musicalidade e além disso tudo nós devemos dizer aquilo que está sendo dito certo se o dico as armas a arma quando eu estou falando de guerra jackson e por trás das do vocábulo arma está toda a realidade militar toda a realidade bélica eu não vou dizer assim as armas isso não é
um jeito de dizer que erra tanto quando eu digo guerra eu digo uma uma voz firme porque é assim que se e eu que o expoente que eu eu consigo amalgamar ali a palavra com o meu próprio tom de voz então é as armas e os barões se ele quisesse dizer e o cidadão é um pouquinho mais leve já que você quiser os homens é mais leve aí você se sente os seres humanos é uma coisa super levinha mas não cada palavra tem um peso específico na linguagem e principalmente na poesia as armas e os
barões barões e varões é a mesma coisa certa na tanto tanto faz é a mesma é a mesma consoante ea ortografia mudou aí ao longo do século certo as armas e os barões as armas e os barões assinalados aí eu não sei o que assinalavam pode olhar no adicionar ou refletir um pouquinho certo e e aí quando nós vamos aqui assinalados são e são pessoas notáveis certo no preste atenção que anotar e assinado não é mais ou menos a mesma coisa não no fundo do fundo então anotado assinalado é isso certo digno de nota digno
de referência assinalados que dá ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram ainda além da taprobana eu moro eu comprei então tem que ler tudo assim adoro igualzinho os barões assinalados que não se limitam praia lusitana não obviamente não certo mas eu tenho que por o peso todo nas palavras certo tem que fazer com que eu valendo entendendo e sabendo como entoar cada uma daquelas palavras com peso que essas palavras têm e as armas e os barões assinalados pronto isso aqui eu disse com peso certo agora vou dizer quem são eles quais deles quais
armas e os barões assinalados isso existe existem muitos durante a história inteira não são aqueles que dá ocidental praia lusitana por mares nunca dantes navegados passaram ainda além da taprobana eu li perigos e guerras esforçados mais do que prometia a força humana e entre gente remota edificaram um novo reino que tanto sublimaram aqui o estou narrando uma coisa para definir tem são as armas e os barões não é qualquer um eu não vou cantar qualquer um agora estou falando aqui de em geral de terras e homens em geral não estou falando especificamente daqueles que saíram
de portugal e explicar um novo reino certo em é sobre isso é sobre isso que eu estou falando então tem peso diferente ah e também a memória gloriosa daqueles reis que foram dilatando a fé e o império vírgula vírgula porque eles não foram dilatando as terras viciosas eles foram dilatando a fé e o império e as terras viciosas de áfrica e de asia andaram devastando e não relatando dilatando a fé e o império devastando as terras viciosas de áfrica e de asia zero e eles não andaram fazendo comércio não andaram não sei o que eles
andaram devastando andaram devastando devastar e a minha voz seja devastadora quando eu digo que eles devastaram as terras religiosas de áfrica da ásia e não qualquer outra coisa é só isso certo agora como a minha voz é devastador ou a minha voz pode ser um pouco mais amena e atendo a certas coisas é diferente de como a voz de vocês fará o mesmo o próximo a leitura da de poesia primeiro em voz alta certo assim como nós fizemos aqui no início dessa like vai ficar salva o pessoal pode escutar aí depois pode assistir depois like
poesia se lê em voz alta terceiro que nós memorizamos tudo aquilo ali está sendo feito para ser memorizado principalmente certo então vamos memorizando e tal seu melhor exercício que se pode fazer para a voz para em votação para falar em público para aprender gramática desenvolver vocabulário sintaxe e tudo isso certo é melhor coisa é lermos mesmos poesia e depois que aquilo que eu diga reflita o que está sendo dito é possível que a minha voz o esteja de acordo com aquela história e eles nós conseguimos ler por exemplo um pouco de fato nós temos alguns
irmãos gripe né e eu ponho na boca da chapeuzinho vermelho a mesma coisa que eu ponho na boca do lobo mau certo estou com um problema ali né ao seu uma uma esquizofrenia uma esquizofrenia vocal parece que eu não tô entendendo aquilo que eu tô lendo a minha voz é uma verdadeira prova real de que eu realmente estou compreendendo tudo aqui bem é disse o quê fala aqui certo não há não há pretensão nenhuma de camões ser original o que camões estava querendo estava fazendo era cobiçar a se pera de homero para os seus argonautas
certo para os seus marinheiros aqui portugueses e cantar por um mesmo com a mesma força com essa tumba ta nora e há os feitos dos portugueses certo com a grande diferença que essas armas desses varões aqui e são conhecidos de todos e existiram estão lá nos documentos para todo mundo ver inclusive camões é de uma linhagem um pouco distante mas ele é mais ou menos da mesma família de vasco da gama sítio baixa de uma baixa nobreza certo está falando de pessoas que viveram algumas décadas antes dele não é e que percorreram certos caminhos que
ele mesmo percorreu na coisa que nenhum poeta talvez tenha tido a vantagem de fazer porque camões navegou pelas mesmas rotas aqui dos lusíadas certo e conseguiu pintar tudo com uma vivacidade enorme e por mais que nós vamos aí dá falar disso né ele esteja repleto de deuses da mitologia pagã essa é a única forma que nós temos de contar uma história uma história sem deuses e sem criaturas fantásticas como aqui em taboão é uma não é nunca uma uma boa história certo as armas e os barões a fé e o império e sobre tudo isso
nós vamos aí falar nessa semana muito obrigado a todos e até amanhã novamente as 17 horas
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