queria dizer eu queria convidá-los a abrir a escritura agora na primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios no Capítulo 8 e Nós faremos a leitura do verso 7 até o verso 13 primeiras Coríntios Capítulo 8 do verso 7 até o verso 13 entretanto nem todos têm esse conhecimento alguns acostumados até agora com o ídolo ainda comem desses alimentos como se fossem sacrificados a Ídolos e a consciência destes por ser fraca venha contaminasse não é a comida que nos torna agradáveis a Deus por nada perderemos se não comermos e nada ganharemos se comermos mas tem um
cuidado para que essa liberdade de vocês não venha de algum modo a ser tropeço para os fracos Porque se alguém enxergar você que tem conhecimento sentado à mesa no templo de um ídolo Será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida a participar e comidas sacrificadas a Ídolos e assim por causa do conhecimento que você tem perde-se o irmão fraco pelo qual Cristo morreu e desse modo pecando contra os irmãos ferindo a consciência fraca que eles têm é contra Cristo que vocês estão pecando por isso se a comida serve de escândalo ao
meu irmão nunca mais comerei carne para que não venha a escandalizar até aqui a leitura da palavra de Deus queira o Senhor nos dá aquela iluminação necessária para compreender essa passagem da escritura da sua própria palavra nós iniciamos na segunda-feira passada mais uma divisão da carta aos Coríntios dessa feita aqui uma divisão compreendida pelos capítulos de 8 a 10 onde o apóstolo Paulo responde mais perguntas dos Coríntios e dessa feita sobre se era lícito ou não comer carne que havia sido oferecida aos Ídolos nos inúmeros templos pagãos da cidade nós vimos nós tentamos primeiro entender
o problema o que é que Paulo de fato está tratando aqui qual era a pergunta dos Coríntios lembramos que em Corinto havia muitos templos pagãos onde havia sacrifícios de animais num sistema bastante parecido com aquele que havia no judaísmo de oferta de animais sacrifício de animais no templo em Jerusalém o problema era que a carne que era oferecida aos Ídolos ali naqueles tempos ela podia ser enviada para o mercado e vendida nos açougues e pessoas que compravam a carne talvez estariam comendo aquela comida que tinha sido ofertada a Ídolos ou a carne podia ser consumida
lá no templo durante os festivais pagãos durante a oferenda que era feita pelo Adorador ou de ainda possibilidade do Adorador levar um pedaço daquela carne daquele animal que foi oferecido para sua casa convidar os amigos e fazer uma churrascada ou seja quem fosse comer carne na cidade de Corinto corria o risco de estar comendo carne de algum animal que tinha sido oferecido No ritual idólatra nos templos da cidade de a pergunta então era assim num ambiente desses em que havia esse risco se era permitido o lícito ao Cristão comer carne ou não sabendo que havia
o risco dele comer carne sacrificada aos Ídolos a igreja de 40 havia se dividido em dois grupos havia o grupo chamado dos fortes que achavam que o que já tinham o conhecimento mais completo e Mais maduro de que aqueles Ídolos nada eram e que não existiam deuses e que havia apenas um Deus e um senhor Deus o Pai criador de todas as coisas e o senhor Jesus Cristo e de Deus provinha toda coisa boa Inclusive a carne e que portanto com esse conhecimento saindo do politeísmo para o monoteísmo esses crentes de Corinto se sentiam Livres
então para comer carne em toda e qualquer situação no templo comprar no mercado ou comer na casa de um amigo Pagão eles não tinham escrúpulos nenhum com relação a isso porque eles tinham conhecimento de que aqueles deuses não eram reais e que a imagem não representava absolutamente nenhuma realidade mas apenas uma criação da mentalidade humana mas havia um outro grupo que se opunha esse que era o grupo dos irmãos que tinha uma consciência Fraca com relação a essa questão eles não se sentiam à vontade para comer carne por conta do costume antigo de que toda
carne que eles comiam antes da conversão era no sacrifício alguma divindade e não tinham ainda amadurecido ou seu conhecimento a respeito desse ponto não havia ainda chegado ao ponto em que a consciência dele se sentia livre para comer carne portanto eles preferiam não comer carne em lugar nenhum o apóstolo Paulo então aborda essa questão trazendo quatro princípios aqui no Capítulo 8 nós vimos dois deles na segunda-feira passada primeiro ele disse que o conhecimento sem amor em soberbeça mas o amor com conhecimento ele fica foi uma crítica que ele fez aos fortes eles estavam certos no
conhecimento a doutrina deles era boa mas a atitude deles era uma atitude errada eles estavam comendo nos templos comendo carne sem nenhum cuidado e com isso sendo motivo de tropeço para os irmãos fracos eles estavam deixando que a liberdade deles acabasse de alguma maneira servindo de tropeço para outros irmãos então Paulo diz que o conhecimento sem amor ele não serve para nada ele tem que ser temperado com amor senão ele pode virar uma atitude de soberba e de arrogância o segundo foi que os Ídolos de fato nada são nesse mundo e que algo só Deus
Criador de todas as coisas de quem tudo é e de quem nós somos e aqui Paulo concorda com a teologia dos fortes primeiro ele critica atitude deles de que eles não estavam se preocupando com os demais irmãos mas depois concorda que a teologia deles está correta e essa é uma situação muito comum hoje pessoas que tem a doutrina correta a teologia correta mas a atitude está errada falta amor falta humildade falta paciência e falta trato com pessoas que ainda não alcançaram o conhecimento mais profundo completo das coisas de Deus Paulo Então a prova doutrina dos
fortes mas reprova a atitude deles aqueles dois princípios que nós vimos na segunda-feira passada hoje nós veremos mais dois princípios que estão aí do verso 7 até o verso 12 O primeiro é esse que a comida não nos torna agradáveis a Deus nem de um jeito nem do outro verso 78 e o segundo princípio é que a liberdade Cristã ela tem que ser controlada pelo amor extraído do verso 9 até o verso 12 e ele termina com uma aplicação no verso 13 Então o que nós queremos fazer nessa noite é expor esses dois princípios que
na contagem geral são os princípios três e quatro e depois ver essa aplicação e trazer algumas conclusões para nós algumas lições que nós podemos tirar para cada um de nós nessa noite então primeiro princípio dessa passagem aqui é esse do verso 7 a 8 que a comida não nos torna agradáveis a Deus nem de um jeito nem do outro como Paulo Diz aqui a partir do verso 7 versos 7 e 8 vamos começar Vendo qual era o problema com os irmãos fracos que Paulo diz aqui nos versos 78 ele diz no verso 7 entretanto nem
todos têm esse conhecimento ele tá se referindo ao conhecimento de Deus e o conhecimento de Cristo como sendo o único Deus e o único Senhor que ele tinha explicado nos Versículos 4 5 e 6 na passagem imediatamente anterior então esse conhecimento de que só existe um Deus e um senhor e que ele fez todas as coisas e que nós somos dele e que portanto temos liberdade para com alegria e ações de graças participar de tudo de bom que Deus nos dá esse conhecimento estava faltando ainda em alguns membros da igreja de Corinto Então esse conhecimento
ainda não eles não tinham adquirido esse conhecimento ainda não tinham chegado até lá Além disso antes da conversão esse grupo que Paulo vai chamar de irmãos de consciência fraca esse grupo estava acostumado com a ideia de que os Ídolos eram Deuses de verdade eles cresceram com esse conhecimento era uma ideia impregnada no coração e na mente deles eles estavam acostumados a comer sempre sacrificando aos seus deuses e Esse costume não havia passado ainda inteiramente depois que ele se converteram porque é um processo que leva tempo você abandonar a sua visão religiosa anterior quando você se
converte a Cristo e progredir para uma visão Cristã de mundo muitos novos convertidos ainda guardam resquícios ou perspectivas ou conceitos da religião antiga que eles costumavam praticar antes de chegar o conhecimento da Verdade através de Jesus Cristo e aqui no caso esses novos convertidos Corinto eles estavam tão acostumados com a ideia de que os Ídolos eram Deuses de verdade e que a carne tinha que ser sacrificada para eles que ao comer carne mesmo depois de cristãos eles ainda sentiam como se eles estivessem fazendo um sacrifício idólatra adorando Deuses nos termos de Paulo é como ele
diz aqui no verso 7 alguns acostumados até agora com o ídolo ainda comem desses alimentos como se fossem sacrificados a Ídolos e o resultado é que a consciência deles por ser fraca vem a se contaminar a consciência deles era fraca ou seja eles não tinham ainda um conhecimento robusto firme dessas doutrinas que teriam liberado o coração e a mente deles desses grupos que não tinham menor razão de ser por isso quando eles comiam carne sentiam dor na consciência sentiam que estava oferecendo o sacrifício idólatra e portanto eles tinham optado por não comer carne e aí
ficou essa situação né na igreja de Corinto você tinha um grupo dos irmãos com conhecimento maduro superior os fortes nesse ponto né pelo menos nesse ponto eles eram mais fortes que achavam que podiam comer carne Sem problema nenhum uma vez que os Ídolos nada eram e do outro lado você tinha um grupo dos que achavam que não tinham como comer carne porque seria o corria o risco de estar de alguma maneira comendo carne sacrificada Ídolos e Eles não queriam continuar praticar idolatria como tinha feito antes e a questão não é somente que eles tinham pontos
de vista diferente O problema é que havia essa atitude de julgamento os mais fortes desprezando os fracos e os fracos julgando funcionando os fortes os que comiam zombando daqueles que tinham escrúpulos e comiam só vegetais e os que comiam só vegetais julgando e condenando aqueles liberais que se sentiam à vontade para comer carne de qualquer maneira então essa era a situação quando Paulo Então coloca Esse princípio que está aqui no verso 8 ele diz assim não é a comida que nos torna agradáveis a Deus pois nada perderemos se não comermos e nada ganharemos se comermos
veja que Paulo continua teologicamente a ficar do lado dos irmãos fortes né a comida ela não vai nos recomendar diante de Deus nem de um jeito nem do outro ou seja Deus não nos aceita com base na nossa dieta quer comamos ou deixamos de comer Nós não somos aprovados diante de Deus se deixamos de comer essa comida e comemos aquela outra ou seja a comida ela não traz bênçãos espirituais associadas a ela de maneira que se você não comer você perde e se você comer você ganha olha o que é que Paulo diz aqui nada
perderemos se não comermos ou seja nós não nos tornaremos piores e nada ganharemos se comermos ou seja isso também não vai nos tornar melhores com isso Paulo Coloca esse assunto de comida na área da Liberdade individual não é um problema ético não é um problema moral comer ou deixar de comer aqui Paulo implicitamente declara o fim daquela dieta religiosa dos judeus que havia sido passada no antigo testamento mas especificamente no pentateuco através de Moisés por ordem de Deus onde tinha um catálogo dos animais que podiam ser comidos e os animais que não eram para ser
consumidos E isso incluía também aves e frutos do mar em uma série de outras restrições era a dieta religiosa dos judeus que eles cuidavam com muito zelo seguiam estritamente mas agora o apóstolo Paulo está dizendo que a comida Ela não acrescenta nem tira ela não nos torna mais Agra horas diante de Deus ou menos agradáveis ou seja ela não tem não não é uma questão moral ética mas é alguma coisa que é da preferência da consciência de cada um com isso o apóstolo Paulo está mais ou menos dizendo se você quer comer ou não isso
é uma decisão sua é uma questão individual isso não é regra para a igreja isso não é doutrina para igreja mas é uma questão de preferência da mesma forma que dessa que nessa passagem aqui verso 8 não é a comida que nos torna agradáveis a Deus por nada nada perderemos se não comemos e nada ganhamos comigo se não comermos da mesma se comermos perdão é da mesma forma que Paulo aqui com isso ele rejeitam reafirma o fim da dieta dos judeus aqui também fica claro que você vegetariano ou vegano não traz vantagem ou desvantagem espiritual
nenhuma Se você quiser ser vegetariano uma decisão sua você pode fazer isso à vontade mas saiba que você não está com isso perdendo nada e nem ganhando nada diante de Deus Da mesma forma você que se sente à vontade para comer todo tipo de alimento sem restrição nenhuma Também saiba que isso não vai acrescentar nada diante de Deus a seu favor e nem também seria demérito e nem seria demérito mas há um porém a ser considerado que é exatamente o segundo princípio que o apóstolo Paulo coloca aqui nessa passagem do verso 9 a 12 é
que essa liberdade Cristã ela deve ser controlada pelo amor particularmente do lado dos irmãos fortes dos irmãos fortes o que nós temos aí do verso 9 até o verso 12 que o crente contudo ele deve usar essa sua liberdade com cuidado verso 9 mas Tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha de algum modo ser tropeço para os fracos Paulo está especialmente preocupado com exercício desse direito dos cristãos fortes de comer carne de uma forma descontrolada ou insensível para com aqueles que não pensam da mesma forma veja que ele diz aqui tem um
cuidado ele tá falando para os fortes que achavam que podia comer de tudo em todo lugar toda situação mas Tenham cuidado para que essa liberdade de vocês vocês se sentem livres para comer cuidado que essa liberdade não venha de algum modo não é sempre mas às vezes as situações em que ela venha ser tropeço para os fracos Aquele é preciso entender o que Paulo quer dizer com tropeço palavra tropeço é a palavra escandalon no grego que significa tropeçarem alguma coisa alguém que vai caminhando tropeça em alguma coisa no caminho e Então essa pessoa cai então
aquilo que causa a queda de alguém é chamado de tropeço então ser tropeço aqui no verso 9 seria levar alguém a cair quer seja pelo exemplo que seja pelas palavras seria incentivar um irmão a fazer algo que ele considera errado e assim tropeçar e cair é isso que tropeçar significa aqui é importante você perceber que existe uma diferença entre diferença de opinião e você induzir alguém ao pecado e essa diferença eu espero vai ficar mais clara a medida que a gente prossegue aqui o que Paulo aqui está tratando não é diferença de opinião porque sempre
vai ter diferença especialmente nessas áreas da Liberdade individual e da consciência de cada um uns acham de um jeito outros acham de outro não se tratando de questão doutrinária central evitar o para nossa fé fica a critério ou a liberdade de cada um e sempre vai ter gente que vai discordar de mim em alguma coisa eu não vou deixar de acreditar ou praticar alguma coisa porque tem alguém que discorda de mim o que Paulo está proibindo aqui é que eu use essa minha liberdade de uma forma que eu acabe incentivando aquele irmão a fazer alguma
coisa para qual ele não tá preparado e assim eu levo ele a tropeçar o exemplo que Paulo vai dar em seguida aqui deixa isso muito claro eu queria ver com você do verso 10 a 11 aqui é uma situação prática que Paulo traz para explicar o que ele tá dizendo E que talvez até reflita mesmo alguma situação que já estava acontecendo na igreja de Corinto ele diz assim se alguém tô no verso 10 se alguém enxergar você que tem conhecimento sentado à mesa no templo de um ídolo Será que a consciência do que é fraco
não vai ser induzida a participar de comidas sacrificadas a Ídolos olha só o que é que Paulo tá descrevendo aqui um irmão forte né que tem conhecimento se sente livre para comer carne todo e qualquer situação ele vai a um templo Pagão ele já é crente né já já sabe que aquele tempo Pagão nada representa provavelmente é saída o templo Pagão é com amigos que o convidam ele não iria sem nenhum motivo né da mesma forma que a gente Convida os amigos a virem a igreja e os amigos católicos nos convidam aí na igreja deles
por assim dizer então esse irmão da igreja de Corinto né ele continuou ter seus amigos e suas amizades e eles convidam vamos lá no templo da deusa Diana Vamos lá porque vai ter vai ter a iniciação lá do meu sobrinho e nós vamos ter uma festa lá e vamos matar um bezerro vamos oferecer esse bezerro a Deus Adriana a deusa que também era Deus ele Éfeso né mas tinha templos em todo lugar usando só como exemplo Afrodite talvez fosse a deusa mais comum em Corinto vamos lá no templo da deusa Afrodite participa conosco e esse
irmão forte que sabe que não existe Deus Afrodite sabe que o ídolo lá não vale nada ele se sente a vontade para ir e vai lá e senta com os seus amigos idólatras e ele lá participa lá da festividade Ele come aquela carne aquele animal que tinha sido oferecido aquela entidade pagando E aí é mais adiante o apóstolo Paulo vai condenar isso quando chegar no capítulo 10 o pensamento de Paulo sobre isso ele vai deixar muito claro mas por enquanto ele tá apenas falando em termos Gerais de hipótese aí o que que acontece um irmão
fraco nesse assunto ele passa pelo tempo da deusa Afrodite e vê lá aquele irmão que tem um conhecimento sentado à mesa com medo da Carne sacrificada ídolo então ele se sente encorajado a fazer a mesma coisa então Ele mesmo vai ele mesmo senta ali ele mesmo come aquela carne raciocínio é esse se esse irmão que tem esse conhecimento esse irmão forte ele se sente à vontade para comer Deve ser porque não é uma coisa errada então ele se sente encorajado pelo exemplo e vai lá se sente se senta e ele come aquela carne sacrificada ídolo
e o que é que acontece Ele come como se estivesse oferecendo sacrifício aí por conta costume anterior e aí ele é condenado pela sua consciência de que ele está cometendo idolatria o fraco não a consciência dele é o robusta ele não tá nem aí sabe que isso aí que esses Deuses nada são mas o irmão fraco que ainda não cresceu naquele conhecimento quando ele come aquela carne como se sacrificada o ídolo então ele sente que ele comeu idolatria se sente culpado e condenado pela própria consciência é o que Paulo diz aqui eu vou ler de
novo verso 10 se alguém enxergar você que tem conhecimento sentado a mesa no templo de um ídolo Será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida participar de comida e sacrificadas a Ídolos E qual vai ser o resultado olha o que ele diz aqui no verso 11 e assim por causa do conhecimento que você tem perde-se o irmão fraco pelo qual Cristo morreu por causa do seu conhecimento por causa do exercício errado da sua liberdade por causa da sua falta de amor e falta de cuidado em exercer a sua liberdade Olha a
consequência gravíssima que era escrita que perde-se o irmão fraco pelo qual Cristo morreu nós precisamos Entender direito o que é que o apóstolo Paulo está dizendo aqui Eu não creio que ele está falando aqui no sentido de perdição eterna se perder eternamente e ser destruído por Deus que na verdade essa é a palavra que é usada que não é por causa do conhecimento que você tem é destruído foi traduzido como perdesse mas no original é destruído é destruído o irmão fraco pelo que o por quem Cristo morreu Eu não creio que aqui essa expressão deve
ser entendida no sentido de destruição eterna ou perdição Total simplesmente porque aquele irmão fraco no momento de fraqueza ele foi induzido a fazer alguma coisa contra a sua consciência isso não seria motivo né de destruição eterna por assim dizer nós queremos entender aqui que esse termo perdesse ou destruísse quer dizer o abatimento espiritual ou desânimo a culpa profundador de consciência que leva o irmão inclusive vai esfriar na fé e na vida cristã não tá falando de perdição eterna nem de apostasia mas do efeito que a consciência culpada produz nas pessoas que não estão Preparadas para
fazer aquele tipo de coisa e que ensinam são pecado mas para ele é para ele é pecado Então na hora que ele come então a consciência condena e É nesse sentido que ele se perde e essa minha interpretação ela não é gratuita ela é reforçada pelo contexto veja que Paulo disse no verso 7 alguns acostumados até agora com ídolo ainda comem desses alimentos como se fossem sacrificados a hidros e a consciência deles por ser fraca venha contaminar se ou seja a pessoa se sente impura ela se sente impura é isso que perdeu significa veja também
o verso 12 que a gente é vai ler em seguida E deste modo pecando contra os irmãos ferindo a sua consciência fraca então perdesse aqui é explicar no verso 12 tá se referindo a ferir a consciência fraca dos irmãos com todos os efeitos que isso traz e também no verso 13 quando 13 quando ele diz assim se a comida serve riscando meu irmão nunca mais comerei carne para que não venha a escandalizar escandalizar aqui é levar tropeçar a pecar Você nota que o contexto favorece essa interpretação que o perdesse aqui é perder a paz perder
até a segurança da salvação fica abalada perdeu o ânimo perdeu o gozo as coisas de Deus perder o zelo pelas coisas do Senhor e assim é um prejuízo enorme terrível que é trazido ao irmão fraco através da falta de Sabedoria e de amor e de controle do irmão que se sente à vontade para fazer esse tipo de coisa e não pensa no que o seu exemplo pode fazer e que resultados desastrosos ele pode trazer o apóstolo Paulo aqui eu queria ler ainda o apóstolo Paulo trata desse mesmo assunto em romanos capítulo 14 e eu queria
ler para você uma passagem lá que eu creio explica bem isso que eu estou dizendo aqui que perdesse aqui não é perdição eterna não é perder a salvação é Romanos Capítulo 14 no verso 15 o apóstolo Paulo diz assim se o irmão se o seu irmão fica triste por causa do que você come você já não anda segundo o amor não faça perecer é a mesma palavra lá em primeiro aos Coríntios não faça perecer por causa daquilo que você come aquele porque em Cristo morreu tá muito claro aqui no verso 15 nesse verso que eu
acabei de ler que fazer perecer é entristecer o irmão entristecer o irmão e não de alguma forma fazê-lo perder a salvação que inclusive é um poder que nós não temos poder que nós não temos a nossa doutrina ensina que Cristo Salva pecadores até o fim é interessante que Paulo aqui para deixar ainda mais Clara a seriedade desse pecado diz no final do verso 12 que alguém que você faz perecer alguém porque em Cristo morreu então todos aqueles porque em Cristo morreu serão efetivamente salvos nenhuma gota do Sangue de Cristo foi derramada em vão portanto perdesse
aqui tem que ser entendido em termos de experiência e não em termos escatológicos perdição eterna mas em termos da experiência do indivíduo da tristeza todos os argumentos que eu usei aqui Cristo renunciou sua própria vida pelo irmão Cristo morreu por aquele irmão fraco e você não foi capaz de abrir mão do seu desejo de comer carne por conta da situação dele esse é o ponto e o peso do argumento aqui e assim no verso 12 Paulo resume qual era o pecado desses irmãos desses irmãos fortes não é veja que no início do capítulo o apóstolo
Paulo endossou o pensamento deles de que eles de fato tinha uma doutrina correta eles tinham uma doutrina correta e eles já vinham chegado a esse conhecimento de que só tinha um Deus e um senhor Deus o pai o criador e o nosso Senhor Jesus Cristo que tudo foi feito por eles tudo procede deles e que nós somos deles e vivemos para Glória dele portanto os Ídolos nadação Paulo tinha concordado com eles até agora Paulo tinha dito que entretanto faltava amor e que aquele conhecimento acabava levando para arrogância e tá aqui o resultado dessa arrogância nesse
orgulho dessa insensibilidade a o golpear o irmão fraco Seria a mesma coisa de você bater em alguém que tá doente é a mesma coisa imagina a crueldade Alguém já tá ali caído adoentado E você ainda pega um bastão e bate naquela pessoa é a mesma coisa dos fortes usarem sua liberdade para golpear a consciência dos irmãos fracos e o resultado é que eles perecem não é eles se perdem no sentido que eu já expliquei ali e é um crime grave porque Cristo morreu também pelo irmão fraco Cristo morreu também por aquele irmão que tem escrúpulos
Cristo morreu também por esse irmão que não se sente à vontade para comer todo tipo de carne em qualquer lugar em qualquer circunstância muito bem esse é o grande pecado daqueles fortes a usar a sua liberdade verso 12 deste modo pecando contra os irmãos pecavam contra os irmãos ferindo a sua consciência e no final do verso 12 é contra Cristo Que você estão pecando Por que que eles estavam pecando contra Cristo porque Cristo morreu para nos redimir de todo o pecado Cristo morreu Para nos trazer essa liberdade Cristo morreu também por aquelas pessoas fracas aqueles
irmãos fracos que estavam na igreja de Corinto portanto os fortes estavam num certo sentido desfazendo a obra de cristou os efeitos da obra de Cristo e temos existenciais na vida daqueles irmãos deixe-me passar aqui para o verso 13 onde eu aposto Paulo faz então uma aplicação prática em lote que ele fala que outra pessoa Note que ele fala na primeira pessoa ele fala na primeira pessoa porque ele tem autoridade para dizer o que ele vai dizer aqui o apóstolo Paulo em todo o seu ministério ele sempre tomou essa atitude de abrir mão dos seus privilégios
para não trazer tropeço ao evangelho de Cristo Jesus quando nós chegarmos no capítulo 9 que é o próximo passo né já no próximo a próxima segunda-feira mercê de Deus nós veremos como Paulo expõe isso aqui ele não usou dos seus direitos que ele tinha para não causar tropeço ao evangelho de Cristo e aqui então ele traz essa aplicação prática baseada no seu próprio testemunho na sua própria maneira de viver por isso peço 13 se a comida serve de escândalo ao meu irmão nunca mais comerei carne para que não venha a escandalizar a escandalizá-lo aqui Paulo
ensina que o amor ao irmão o amor ao evangelho deve controlar o uso que eu faço da minha liberdade e que eu devo renunciar a tudo aquilo que de alguma forma de algum modo possa incentivar o meu irmão a cometer pecado ou a fazer alguma coisa que ele considera pecado Mesmo que não seja mesmo que não seja eu tenho que estar disposto a fazer isso Lembrando aqui o que é tropeçar mais uma vez não é Contrariar a opinião de alguém mas é pelo exemplo induzir aquela pessoa a fazer alguma coisa para qual a sua consciência
não está preparada Paulo estava disposto a parar de comer carne se isso em algumas circunstância levasse irmãos fracos a cometer e idolatria se sentir encorajados a fazer a mesma coisa queridos eu quero terminar aqui trazendo algumas aplicações para nós o que que nós podemos aprender aqui primeiro eu queria trazer uma palavra para os fortes você que está me escutando e eu dou graças a Deus pelo conhecimento que você tem o pleno conhecimento de Deus o pleno conhecimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e pela Liberdade que você desfruta em Cristo Jesus eu me considero
assim também eu dou graças a Deus pela Liberdade que eu sei que eu tenho em Cristo Jesus as coisas que me são proibidas elas são claramente colocadas nas escrituras a começar dos 10 mandamentos lá tem o que eu posso e o que eu não posso fazer fora daquilo ali eu tenho liberdade para ir para praia eu tenho liberdade para usar uma bermuda eu vou dizer porque que eu eu citei esse exemplo eu durante alguns anos aliás durante os meus primeiros anos de convertido eu queria dedicar minha vida Deus como missionário e um dos trabalhos que
eu fui fazer foi revitalizar uma igreja aqui no interior de Pernambuco na cidade de Gameleira na cidade de Plantadores de Cana e eu criado aqui em Recife na cidade Praieira novo cheio de ânimo sair visitando toda a cidade distribuindo folhetos e evangelizando de casa em casa e uma vez de tarde eu fui à padaria eu morava num apartamentozinho um sobrado alugado lá eu coloquei a minha bermuda de ir para praia né coloquei minha bermuda e fui na padaria comprar pão e foi a maior conversa né Depois eu vi só ouvi dizer olha o pastor tá
de bermuda lá na padaria comprando pão para nós cidade grandes quer dizer nada mas no interior há 40 anos atrás isso era muita coisa isso era muita coisa então quando eu soube simplesmente parei de usar é um direito não tinha não tinha nada demais a pergunta não era nem decente né era uma bermuda composta mas eu não queria servir de tropeço para ninguém então abrir mão daquilo ali então eu sei que eu tenho liberdade para fazer uma série de coisas eu sei e eu sei que você que se considera forte também desfruta dessa Liberdade em
Cristo Jesus mas eu quero lhe falar agora da necessidade do Cuidado que você tem que ter para não trazer escândalo ao evangelho com essa liberdade eu vejo pastores colocando nas redes sociais determinados momentos de intimidade com sua família atividade que eu falo é intimidade normal não é liberdade com a sua família e com determinadas roupas fazendo determinadas coisas e aquilo acaba criando uma polêmica em torno daquilo ali então eu peço a você que é forte que tenha cuidado como você usa a sua liberdade no Brasil infelizmente existe muito moralismo existe muita muito legalismo e nós
não precisamos estar no meio dessa polêmica criando polêmica com determinadas coisas tem pastores que fazem disso inclusive uma bandeira existe a necessidade de amarmos sermos pacientes e respeitar os irmãos que tem a consciência fraca nesse particular está dispostos a renunciar a nossos direitos por causa do Evangelho por causa do Evangelho Essa é minha palavra para você que se considera como irmão forte mas também tem uma palavrinha para você que eu falo aqui com todo respeito eu tô usando a palavra que Paulo usa aqui no contexto cuja consciência é fraca e que tem escrúpulos de comer
determinados alimentos de tomar determinadas bebidas e que fica julgando e condenando aqueles que fazem primeiro Eu louvo a Deus pelos seus zelo e pelo Desejo que você tem de viver uma vida Santa Mas por outro lado é preciso que você veja se esses escrúpulos se essa resistência que você tem ela tem fundamento bíblico tem fundamento bíblico você se abster de comer determinadas comidas hoje para o Cristão Jesus não declarou que todos os alimentos são limpos o apóstolo Paulo não declarou aqui que não é o alimento que vai nos recomendar diante de Deus então de onde
você tá tirando esse eu não posso comer isso eu não posso comer isso não posso comer isso se o senhor Jesus já declarou que estas coisas estão liberadas eu sei que você tá perguntando aí sobre dizer a questão do sangue por exemplo eu não vejo nenhuma restrição no Novo Testamento no livro de Atos Capítulo 15 aquela decisão do Concílio de Jerusalém que ia ver em que base é exatamente isso aqui em que base o gentios que se sentiam a vontade para comer carne de animal com sangue poderiam sentar a mesa com os judeus que tinham
escrúpulos de comer carne com sangue então gentios tinham que se absterdir disso em contextos onde haveria judeus que consideravam aquilo como sendo pecaminoso então eu diria a mesma coisa se no ambiente onde se não contexto onde pessoas a que consideram que o comer sangue é pecado e você não considera e eu e eu penso que não existe nada na Bíblia que agora proíba mais entretanto eu abriria mão de comer uma galinha cabidela não é Ou qualquer outra comida assim que envolva sangue na presença de irmãos que teriam dificuldade com aquilo ali mas eu entendo que
não há mais nada na escritura que restrinja qualquer tipo de alimentação nada não só o Senhor Jesus declarou puros todos os alimentos como também o apóstolo Paulo aqui fala que a comida ela não representa a vantagem e desvantagem alguma diante de Deus então eu queria que você examinasse qual fundamento para esse grupo né que você tem e também você precisa de humildade para não julgar quem discorda e se sente livre porque essa é a pior coisa você acha que tá sendo Santo está sendo Zeloso tá sendo espiritual piedoso deixando de comer certas coisas e fica
condenando os irmãos que se sentem à vontade para comer e dar graças a Deus e da Graça a Deus é uma não é uma questão doutrinária é uma questão de consciência de liberdade de cristão não quer comer não Coma mas não julgue aqueles irmãos que se sente à vontade para fazer isso você precisa de Sabedoria para entender que os seus escrúpulos não podem guiar a agenda ética e moral da igreja Deixa eu voltar aqui aquele assunto eu espero que vocês entenderam Qual é a diferença entre ser pedra de tropeço e discordar de uma opinião se
eu for deixar de exercer a minha liberdade Cristã porque tem irmãos que acham que eu não posso ir para praia eu não posso ter barba eu não posso vir de calça jeans e camisa para igreja tem vida e paletó eu não posso comer carne onde tem sangue eu não posso tomar uma um cálice de vinho se eu for deixar de usar a minha liberdade porque essas pessoas pensam diferente a igreja vai virar uma seita mas não podemos deixar a ética dos Fracos guiar a ética o código moral da igreja porque vai gerar seita Então os
irmãos fortes precisam ter cuidado como eles usam a liberdade mas os fracos precisam ser exortados e orientados assim fortalecer em Cristo e negasse apenas aquilo que a Bíblia diz que é pecado Nós não precisamos criar leis que a Bíblia não criou Nós não precisamos colocar sobre as costas dos irmãos um fardo que a Bíblia não coloca essa é a palavra então que eu daria e finalmente para todos nós fracos e fortes Eu sei que não tem não vai ter ninguém achando que é fraco não é essa pregação mas é vocês que me ouvem mas a
todos aqueles que se sentem Livres aos que não se sentem a necessidade de amor de respeito e consideração muitos o desejo de agradar e abençoar os demais para que não haja divisão na igreja por causa disso não é motivo para nós nos dividirmos se fosse uma questão teológica uma questão doutrinária uma questão que envolvesse aspectos da salvação então infelizmente às vezes essas coisas exigem até mesmo uma separação mas não é o caso não é o caso espero que essa palavra nessa noite ajude você a entender melhor essa questão eu sei que ela é muito Ampla
né eu sei que tem um monte de pergunta se eu abrisse para pergunta eu já sei tatuagem balinha de Cosme e Damião brinco e por aí vai né Faça a sua aplicação dos princípios que nós colocamos aqui e sirva a Deus com a consciência tranquila em paz orando pelos irmãos e vivendo em União aquelas coisas que são secundárias vamos orar pai querido nós te damos graças pela Liberdade que temos em Cristo te damos graças pelos irmãos que desejam te agradar em tudo te damos graças ao Deus porque nós podemos aprender na tua palavra a conviver
com diferentes opiniões nessas áreas secundárias estamos graças porque Cristo morreu pelo fraco e pelo forte tiramos graças ao Deus porque por amor nós podemos renunciar e podemos servir ao Senhor e aos irmãos Oramos pela igreja brasileira tão dividida Senhor por questões assim não é nem às vezes por questões doutrinárias mas questões de usos e costumes cura as nossas feridas Oh Deus nos dá inteligência sabedoria e humildade obrigado por esse tempo juntos mais uma vez Oramos pelo nosso país em nome de Jesus amém