e aí o olá pessoal tudo bem sou professor ronaldo e nossa aula de hoje é sobre os quest bem antes falar o quê que é scratch nós vamos falar alguns conceitos importantes primeiro deles é o que é um programa de computador nós já falamos mas é importante destacar novamente com um programa de computador é um conjunto de instruções que dizem o computador deve fazer ou seja o computador só faz exatamente aquilo que você programa aí não faz nada além do que você programa né e essas instruções são que são escritas por meio de uma linguagem
de programação aí é uma linguagem de programação ela tem uma sintaxe específica né então nós temos várias linguagens de programação linguagem c java php javascript do outlet e cada uma dessas linguagens tem uma syntax específica e qual o problema esse é um desafio para os iniciantes né para quem está começando a programar e tem que aprender um determinado a linguagem então o scratch né ele é um a programação visual né que significa isso o aluno precisa se preocupar né em pensar em quais são os comandos porque você tem os blocos e basta você arrastar esses
blocos né próximo passo área de programação e com isso você vai conseguir entender muito melhor de falar mais lúdico é muito mais divertida a programação bem os kratts né objetivo nosso aqui de ensinar scratch é principalmente exercitar a criatividade e raciocínio lógico e matemático lembrando que um dos pilares do pensamento computacional é o algoritmo né que a resolução de problemas ok e nós temos que treinar essa habilidade é bem o scratch ele não é um apenas um ambiente de programação hoje o squash já é também que nós somos uma comunidade scratch porque os projetos que
são desenvolvidos pelos clientes podem ser compartilhado né para outras pessoas no mundo inteiro e com isso você consegue buscar a pesquisar projetos já desenvolvidos ou pegar seus projetos e compartilhar com outras pessoas né isso é importante que você consegue fazer esse forma simples intuitiva e consegue conhecer né vários projetos estão sendo desenvolvidos bem um exemplo bem simples aqui mas é um problema que eu apresentei na aula já de algoritmo né é o problema do lobo do bode do repolho só para recordar né aqui é o seguinte eu tenho uma pessoa um homem que precisa atravessar
um rio né com o barco e esse barco só tem capacidade para carregar o homem e mais uma carga né e essas cargas podem ser o lobo o bode o forno claro que você não tomar um certo cuidado porque se eu deixar o bode né junto com o repolho o bode vai comer o repolho e conta transferiram né transporte o lobo e vice-versa se eu pego o repolho e deixo o body e o lobo né o novo vai comer o mod então eu tenho que pensar isso como que eu consegui implementar um algoritmo que resolve
esse problema bem nós implementamos isso nos quest né aqui tem o código depois como eu já disse nós podemos compartilhar né os nossos códigos nossos scripts e todas as atividades que eu coloquei na disciplina que ele já estão compartilhando vocês depois vão acessar esses códigos ok então é só para mostrar é um exemplo que vem lúdico do que o chiclete pode fazer é bem o outro exemplo aqui é um jogo do jogo pong tradicional jogo jogo bastante antigo na época dos videogames atari né onde uma bolinha ficava batendo entre a tela e eu tenho aqui
uma raquete que tem que rebater essa bolinha né então eu posso tar verificando se houve ou não uma interação aqui da bolinha com a raquete ok bem é só um motivação por quê que nós temos que aprender escrete não eu dividi essa motivação entre motivação para da computação e motivação para licenciatura é importante o ensino de lógica de programação para os alunos no curso de computação e nós sabemos que esses alunos tem bastante dificuldade não é para extrair o processo de resolução de problemas então o scratch por ser uma linguagem mais lúdica o aluno consegue
entender melhor né e consegue desenvolver os métodos de resolução de problemas mais fáceis ok menu é essencial duras né quando nós ensinamos né o squash de forma mais contextualizada é possível que a gente faça o que desenvolva alguns algumas ferramentas alguns objetos de aprendizagem né aliado o processo de aprendizagem então o aluno pode usar o scratch para aprender a aprender né não só isso posso também é produzir recursos didáticos a gente professor pode produzir o seu próprio material né os alunos como eu já disse produzir os seus materiais né é interessante destacar também que a
programação hoje está presente ou deveria estar presente em todas as salas de aula nas diversas escolas nas diversas disciplinas nas escolas não é porque a contração não deve ser ensinado apenas pela contração seja não todos os docentes devem ensinar nós vamos falar isso posteriormente em outras aulas tá e a intenção aqui da bicicleta justamente motivar tam os alunos né para que eles aprendam ir a programação e que a gente possa usar essa parte essa parte de programação a parte novadora e práticas pedagógicas de futuros professores bem alguns dois exemplos aqui no caso da matemática né
eu posso construir objeto de aprendizagem baseados em formas algébricas noções geométricas planos cartesianos da na linguagem na língua portuguesa no caso eu posso pensar em criar né exemplo sair ou produtos né baseados em alfabetização baseado na produção de texto onde eu posso criar uma nova forma de abordagem uma nova forma de apresentar os textos para os alunos ok muito bem o scratch ele é é possível com ele também com sua utilização atingiram que nós somos de habilidades do profissional né a habilidade de aprendizagem profissional do século 21 a habilidades que eu destaco aqui a primeira
delas é a habilidade de tratar a informação e trabalhar com as mídias já disse que a gente pode criar produtos baseados em mídias digitais imagens na produção de texto né com a produção de texto nós podemos trabalhar a habilidade de comunicação né e além disso eu tenho que resolver problemas e para resolver o mesmo tempo que pensar de forma crítica e sistemática e com isso eu reforça ainda mais a habilidade de solucionar problemas né e para resolver um problema claro eu tenho que ser o que criativo né e ter habilidades para isso ok essa habilidade
sua habilidades intelectuais né não só isso também tem reforçar as habilidades colaborativas o exemplo squash eu posso estar compartilhando o que eu fiz mas não só isso eu posso desenvolver meus projetos de maneira colaborativa ok é trabalhando também habilidade de a funcionar e uma habilidade bastante importante para o século 21 e do profissional do futuro é ser adaptável às novas tecnologias novos surgimentos de novas tecnologias e poder trabalhar de forma social ok bem mais vamos falar um pouquinho mais agora do scratch né o scratch você pode acessar ele numa versão online isso para nós é
muito importante você não precisa instalar o programa escrete o seu computador não você pode acessar ele online né o acesso online no endereço scratch.mit.edu já deixa o link aqui vou mostrar para vocês então clicando aqui você tem acesso ao ambiente no scratch claro você pode baixar ferramenta para trabalhar offline sem uso da internet mais interessante você trabalhar ele online você trabalhando com ele online né se você logar observa aqui que eu já estou logado como usuário ok então necessário que você é e o seu cadastro que trabalhando online você pode já compartilhar os seus projetos
ok e esse projeto ficam salvos no servidor de squash na nuvem ok ou você pode também baixar o programa para executar na sua marca como já disse nós vamos trabalhar ele online momento que você acessa e os quest né você pode vir aqui né e começar a criar seus projetos não é o jogo disse que já estava logada eu posso ir daqui e criar os meus projetos daqui a pouco eu vou mostrar melhor que eu quero é só destacar aqui com nós é o seguinte não é minha criação eu posso escolher qual é a língua
né eu posso deixar inglês-português várias outras línguas ok nós estamos aqui definidos como a língua portuguesa ok em vários idiomas muito bem esse é um ambiente eu já mostrei ele pra vocês que eu quero destacar os clientes que ele tem vários no ambiente escrete eu tenho vários elementos o palco os atores uma área de script as áreas de comando e os blocos mas vamos falar de cada um deles ok bem na área de palco né é onde eu vou apresentar os meus resultados quando eu tô o meu programa né ele vai ser executado no palco
esse palco é o local onde ficam os atores atores são os elementos que interagem com meu programa ok esse ator no caso esse gatinho aqui é o ator padrão do scratch né que representa o sketch claro que a gente pode ter vários atores no meu palco e os atores eles se movimentam pelo palco né e eu posso ter no palco nós chamamos de cenário então posso ter vários cenários planos de fundo no meu palco ok importante destacar aqui que esse palco ele tem uma resolução essa resolução por meio de passos então eu tenho aqui 480
passos de largura por 360 passos de altura e o ponto central dele o senta coordenada 00 que fica aqui no centro do palco então tenho aqui no a 40 passos para a direita duzentos passos para a esquerda no caso também 240 até 240 ou de menos 180 até 180 então é nestas coordenadas que eu posso fazer com que os meus atores se movimentem ok no ambiente eu disse que eu posso adicionar um palco cenários então dependendo da minha aplicação eu quero fazer com que o meio ambiente seja mais lúdico né dependendo do meu produto do
meu problema resolvido eu tenho que trabalhar com imagem fundo de palco ok então o meu palco aqui ó ele pode ter uma ou mais imagens ok são cenários bem o squash permite você fazer edição de cenários por meio de uma ferramenta chamada pente editor então vou mostrar essa ferramenta para vocês aqui então eu tenho aqui ó o palco bom né lembrando que essa região aqui é o meu cenário é o meu palco eu tenho que vários cenários de um palco eu posso editar um palco já existentes que aquele que apareceria nos slides ok e eu
posso vir aqui então e editar né ou eu faço uma edição de um palco já um cenário já existentes ou eu posso vir aqui e desenhar o meu cenário né eu posso vir aqui fazer uma pintura o desenho no cenário né isso daqui passa a ser um cenário que eu posso estar utilizando além desse cenário eu tenho outro cenário tá vendo então eu posso ter eles são eu passei interessante essa ferramenta nós vamos essa ferramenta também para criar fantasias dos atores ok bem mas o que são os atores vão chamamos também des prix né é
os atores eles são os elementos que interagem com o a minha aplicação ok já disse que o ator padrão que eles corrente esse gatinho quem os atores eu posso ter mais de um ator por palco no caso né eu tô dando esse exemplo aqui eu tenho quatro atores né e interessante está cá que cada autor tem os seus escritos próprios então uns tempo já está vinculado o que que é o stitch os códigos das programações estão vinculadas ou a um palco ou um ator não é por isso que cada autor tem os seus próprios a
e nesse caso que eu tô mostrando uma imagem do gatinho e eu tô gostando que eu tenho aqui mais de uma fantasia o que que seria fantasia né é às vezes você vê lá é uma animação você imagina como é que eu tô fazendo essa animação se animação ela composta por mais de uma imagem né essas imagens são as fantasias que eu posso ter no caso para o nossos atores então tenho vários atores um ator ele pode estar visível ou não no meu palco todas as eu preciso da interação com o ator eu quero mostrar
essa é a dor muitas vezes eu tenho a interação mas eu não quero que se a torcer de visível no palco ok eu também posso então usar a ferramente pente editor para editar as fantasias de um determinado à toa né ou eu já pego um ator pronto tem vários atores que estão no ambiente swett ou eu posso criar meu ator usando essa ferramenta ou eu posso importar um ator de uma outra é um outro modo imagem que eu tenho para poder digitar e trabalhar com isso ok bem vamos colocando agora um pouco mais de lógica
né de programação e essa lógica de programação é é trabalhada juntamente com o meus blocos né então eu tenho várias blocos né os blocos são os elementos que vão construir os meus programas né e eu consigo organizar o meu código organizar os meus comandos que serão executados por meio de blocos né no caso squash dividir os blocos em 10 categorias as 10 categorias + utilizadas na eu tenho outras categorias que podem ser adicionadas né ficam já disse cada à toa né está associado no caso a a um palco e também eu tenho associação dos scripts
com o ator ou com o palco ok vem aqui agora eu mostro para vocês a área um clips ou seja de programação o que é isso que interessante do scratch que eu vou fazer o que eu vou arrastar é cada um dos meus comandos para minha área de programação então basta eu ia arrastando e claro que esses blocos né só como se fosse legos então eu vou juntando um bloco ao outro para que eu tenho uma sequência de instruções ok é é possível que a gente possa fazer o que a cada vez com a cara
inserção de um bloco eu posso fazer o teste nesse bloco vamos lá no squash para poder fazer alguns testes então essa região aqui é a região é de programação de scripts né então eu posso colocar aqui arrastar em uma determinada o código e depois eu posso já e clicando em cima fazendo os testes é só lembrando aqui aqui nesse caso tá aparecendo sua mente é os blocos relacionados ao palco né o cenário porque não selecionei um determinado cenário se eu selecionar um determinado ator observa que eu vou mudar é os blocos porque os blocos estão
relacionados agora a um autor então eu tenho comandos que estão vinculados ao cenário e comando que estão relacionados ao bloco ok então eu vou iniciar aqui o novo é um novo projeto para a gente começa do zero eu paguei daí eu vou mostrar eu tô arrastando aqui né um determinado comando comando bastante simples para que esse cara possa se movimentar é espaço eu disse eu clicar aqui em cima é no meu comando eu já consigo verificando que tá acontecendo claro que é na minha programação é um conjunto de blocos não é o único bloco ok
então agora nós vamos verificar como é que eu faço para montar esse conjunto de blocos antes de falar sobre isso tem que falar um pouquinho de algumas funcionalidades para que a gente possa depois desenvolver o nosso primeiro atividade bem eu posso inserir também sons né esse som pode estar vinculado ao ator ou posso vincular e são palco ok então também existe uma ferramenta bastante interessante os créditos que eu posso fazer edição esses áudios eu posso alterar um determinado o som eu posso gravar um novo som e depois eu posso inserir esse som ao meu programa
ok é existe também o que a gente chama de mochilas eu disse que eu posso estar compartilhando os meus projetos mas muitas vezes e não quer compartilhar um projeto você quer compartilhar trechos dos seus códigos preço dos seus escritos então você pode pegar esse código adicionar ele é uma mochila estando na mochila né se você compartilha estão mochila outras pessoas podem estar utilizando o seu código compartilhado é bastante interessante ok claro que ele só fica disponível para usuários que estão logados no momento você está logado você adiciona na mochila trecho do seu código que são
compartilhados que ficam salvos nos servidores crit é bem já pra gente mostrar agora um pouquinho como é que eu trabalho com a inicialização dos movimentos né no meu palco eu tenho lá dois botões um que é uma bandeira verde um botão vermelho a bandeira verde que faz a inicialização do meu programa lembrando bicicleta ele trabalha com eventos né então a partir de um determinado evento sempre eu vou ter uma ação nesse caso específico aqui né o nosso evento seria o evento de clicar a bandeira verde então eu vou ter que tratar isso por meio de
evento quando eu clico na bandeirinha verde que eu tô inicializando o programa aí eu posso fazer alguma coisa quando eu clicar na bandeira vermelha eu vou parar então eu tô mostrando aqui um trecho de código né e observa que o primeiro comando aqui é quando clicar na bandeirinha verde então eu tenho que saber quando foi clicado e eu tenho aqui outro exemplo tá esse outro exemplo é de dois atores conversamos então eu tenho aqui um pano de fundo que seria é um cenário de universidade de uma de uma de um corredor de uma escola tenho
dois atores né e aí a conversa entre os atores né eu tô perguntando aqui por exemplo onde fica a biblioteca então o ator perguntou lá oi né tudo bem contigo tudo bem né pode me informar onde fica a biblioteca e a pessoa de uma biblioteca fica no fundo do corredor então eu tô fazendo o quê uma interação entre dois atores o que é interessante diz aqui né que eu posso estar inserindo o áudio eu posso estar inserindo inclusive fazendo com que os atores troquem né de fantasia no caso não fiz isso nesse exemplo ok vem
passo para as aulas de squash eu elaborei várias atividades essas atividades já foram as piadas né porém vocês vão estar implementando o cada uma delas novamente ok bem é a primeira atividade é uma atividade bastante simples de inicialização é eu já coloquei ela disponível no ambiente também aqui é nessa atividade o objetivo é quando você clicar na bandeira né o o ator que seria o gato vai fazer mingau claro que antes ele fez o que ele disse hum olá morreu dez passos aí é de celular ok tudo bem o nosso segundo a atividade e seria
conversa entre dois atores né quando eu quero fazer com que dois atores interagem um né hoje quando diz olá o outro vai responder olá um tem que esperar o outro né e essa atividade de espera na verdade no caso do squash a gente faz de maneira muito simples nós colocamos aqui para cada um dos atores como eu tenho seus scripts então não adoro eu tenho skript o ator eu tenho outros clipe no primeiro ator de isolar ele vai esperar um determinado tempo até que o outro responda e esse tempo na verdade tem relação com o
segundo ator vai esperar um tempo que a tempo que vai falar porque depois ele responde então na verdade esse sincronismo que acontece aqui é porque eu sei o tempo de espera de cada um ok bem essas atividades na próxima aula eu vou trabalhar ela detalhes com vocês ok até a próxima aula abraço e aí e aí e aí e aí [Música] e aí e aí [Música]