e aí oi oi gente já tem gente aí não tá dando para ouvir e aí e esperar o pessoal entrar g1 e aí e não tá esperando o pessoal entrar falta um minutinho e aí a gente começa tá bom e aí g1 e eu vou apagar a gente os comentários quero combinar com vocês eu gravei eu consegui gravar no meu celular a live das perguntas eu vou buscar mais tarde eu fiquei com medo de postar aqui na live gravar 24 horas e apagar a outra primeira vez que eu comecei a fazer live agora então fiquei
com medo achei melhor não não gravar 24 horas tá bom mas eu vou postar lá no facebook também anotei as perguntas que me enviaram da última live e a gente vai fazer o mesmo esquema eu vou apresentar primeiro sobre as masculinidade dispositivo da eficácia vou fechar live depois eu volto para a gente tirar as dúvidas tá então vou apagar agora os os comentários que o pessoal reclamou do primeiro dia e vamos começar então a falar sobre as masculinidades e o dispositivo da eficácia a primeira a chamar a atenção de vocês uma coisa que todo mundo
provavelmente sabe mas o brasil o quinto país em feminicídio e na verdade a gente está no ranking vamos colocar assim muito ruim o sentido de sermos entre os primeiros países em vários tipos de violência então estupro em geral quando a gente fala isso os homens respondem assim ó realmente as mulheres têm muitas mulheres mortas na nossa sociedade mas os homens morrem muito mais e eles tem razão só que a diferença pergunta que a gente precisa fazer é mas quem está matando no são as mulheres são os homens um beijo gente quando a gente tem um
problema de saúde pública como por exemplo a dengue a gente fica falando só da população-alvo ou a gente trata de combater o vetor que é um mosquito porque quando a gente fala da violência a gente fica centrada apenas das mulheres ou nas vítimas de violência como por exemplo a população negra jovem a gente precisa falar das masculinidades a masculinidade ter matado e tem matado não só quem convido com eles mulheres e homens mas tem sido profundamente deletéria ruim para si mesmo então não sei se vocês sabem mas no brasil quem mais morre por exemplo com
acidente de carro é por doenças crônicas por que não frequentam os médicos e o próprio suicídio eu não sei se vocês sabem mas os homens se matam muito mais do que as mulheres mesmo que as mulheres tentem o suicídio muito mais do que os homens mas por que que então os homens se matam mais porque até e se matar o cara tem que ser macho ou seja a masculinidade faz com que os homens e leis elejam formas mais letais então a gente precisa realmente faladas masculinidade colocar os homens na berlinda tá as masculinidades no brasil
são profundamente estão profundamente adormecidas mesmo agora com corrigir porque os homens têm morrido mais eu não sei se vocês têm percebido mas eles também tem esse cuidado muito mais né porque se cuidar colocar a máscara tomar todos os cuidados é um sinal de fragilidade fraqueza então a gente tem que pensar também um pacto da masculinidade na saúde pública bom de tudo isso é necessário a gente pensar então e masculinidades no plural e a masculinidade ela também é um ela é um fenômeno vamos colocar assim histórico e cultural uma coisa importante para a gente pensar isso
é é é a gente falar então que a masculinidade ela é formada por tipos de virilidade existem várias formas de virilidade por exemplo habilidade sexual que hoje eu vou falar um pouco mais porque é importante nesse momento histórico na nossa cultura mas por exemplo a virilidade guerreira habilidade guerreira ela caiu em desuso desde a segunda grande guerra porque exatamente pela consolidação do capitalismo e do individualismo é muito difícil um homem hoje dizer eu quero ir para guerra porque é isso vai honrar o meu nome da minha família mas por exemplo entre os gregos isso era
muito comum e para guerra e morrer na guerra era você se faz questão de ficar e o nome da sua família também então a gente tem que pensar na configuração da masculinidade de um modo histórico e cultural é como é que se constrói a masculinidade a masculinidade ela se constrói no imperativo negativo dito de uma forma sucinta c a não ser uma mulherzinha ou seja gente o pilar o fulcro coisa mais essencial na masculinidade é a repulsa é o repúdio as mulheres e as qualidades femininas então a gente tem como pilar da masculinidade a misoginia
isso já mostra o quanto que é masculinidade ela já está adormecida tá a ideia que se vende é que você pode você pode desejar uma mulher o tipo de relação que você tem com uma mulher passa por um objetificação sexual isso é interpelado desde que os meninos são pequenininhos pega lá na mão da menininha só namoradinha' você pode desejar uma mulher mas você não pode desejar ser igual a ela se equivaler a ela um outro ponto importante da formação da masculinidade o processo de embrutecimento e esse embrutecimento se dá na relação consigo mesmo tanto no
sentido corporal quanto dos próprios afetos e a gente vai ver que a marca é a impenetrabilidade eu vou falar disso mais para frente e há uma relação de embrutecimento com outros homens o que é marcado pela competição e o embrutecimento com as mulheres que me permite sempre lidar com elas pelo viés pelo um olhar que é interpelado o tempo inteiro nos homens da objetificação sexual e como é que isso se constrói na casa dos homens a casa dos homens é um conceito que foi criado por um autor pesquisador das masculinidades chamado daniel werlang e é
uma metáfora que que essa metáfora é a ponta ideia seguinte imagina uma casa com vários cômodos e para você passar de um cômodo para o outro imagina sei lá da sala para o quarto você tem que atravessar uma porta só que quem já atravessou essa porta cheia de provas foram outros homens mas não existe uma prova final a masculinidade de algo que sempre você precisa provar então uma coisa também profundamente cansativa se vocês prestarem atenção às vezes em conversas eu gosto muito de sentar em bar perto de mesas de homem e inteiro os homens o
coletivo dos homens demandam essas provas um exemplo que eu gosto de dar se vocês forem por exemplo na praia no clube no local público é muito comum que os homens da mesma família tio primo é a criancinha o menino menininho eles comecem a brincar e começa a brincar de lutinha de empurrado da caldo dentro da água sininho se macho que começa a chorar em gerar o que que os homens falam a vai chorar para mamãezinha né tá igual a vivi vivi a irmã ele já aprendeu que ele é melhor que vive ele precisa se portar
como tal ou a [ __ ] tá igual uma menininha gente isso é misoginia então a casa dos homens ela funciona o tempo inteiro e nós mulheres não temos acesso a casa dos homens quer dizer a gente não tem acesso mas eu consegui espiões ano passado na casa dos homens eu fiz uma pesquisa durante seis meses sobre os grupos do whatsapp masculino a e é um artigo que eu escrevi vai sair publicado esse semestre depois eu faço propaganda quando for publicado aqui no whatsapp porque uma coisa surreal as coisas que eu recebi além algumas infantis
mas são profundamente violentas tá é um exemplo né dentro da casa dos homens a coisa mais importante objetificação sexual então tudo é objetificado eu não vou ter como mostrar as imagens mas depois a gente pode fazer uma live sobre essa pesquisa se vocês quiserem as marcas são objetificação sexual marcada por uma lipofobia então a ideia de que a mulher gorda serve para trepar em último caso já que eu não peguei nada então tem vários tipos de post de mulheres gordas escrito assim é sentido da palavra de jeito nenhum e aí mulheres em aspas dentro do
ideal estético sentido da palavra tanto faz em outras assim ah o final da noite bateu na minha porta minha vizinha ela é gorda então só quem dispensa e exército outra característica é o racismo então no dia da consciência negra circulou vários álbuns de fotos de [ __ ] de peito de mulheres negras dizendo viva a consciência negra é horrível né gente o etarismo mesma coisa com as mulheres velhas a ideia de que olha não peguei nada na noite só quem dispensa a velha é exército tá no outro ponto que apareceu também é que o homem
é guiado pelo sexo e o poder da mulher é a [ __ ] então vários postos que mostram que elas mulheres conseguem tudo com a [ __ ] que elas têm poder delas é esse a mulher como comida e por fim a mulher a ideia de que a mulher gosta mesmo é de dinheiro ai que ela usa o xerecard ou seja ela paga com a [ __ ] tô dizendo isso porque não tem e as imagens mas quando dou palestra o projeto esses postes eu recebi de grupos diferentes de homens de faixas etárias e classes
sociais diferentes em geral os homens ficam muito sem graça eu pergunto a vocês homens que estão aqui quando vocês recebem esse post mesmo que vocês não passem adiante vocês pretão não então vocês estão sendo cúmplices na casa dos homens é desse silêncio cúmplice que a gente precisa falar a coisa mais importante na casa dos homens é a broderagem é a cumplicidade no outro exemplo também houve um estupro coletivo tô inventando mas não universidade e aí um rapaz chega para mim diz assim eu misturei então tudo bem mas você fez alguma coisa para parar você denunciou
não gente você é cúmplice esse é o grande desafio para os homens a desconstrução do sexismo não é no palanque falando sobre mulheres e feminismo é tretando e os homens e correndo o risco de perder a cumplicidade da broderagem porque tem uma questão importante quem avalia os homens não são as mulheres os homens são marcados essa casa dos homens é marcada por uma homossociabilidade e por uma homoafetividade quem avalia os homens são os homens os outros homens na casa dos homens então desafio romper com esse pacto na casa dos homens a gente precisa de vocês
é dos construindo isso esse é o front de guerra de vocês bom um ponto importante gente então é que a gente precisa pensar e quem fala muito isso é a coneu sobre a questão da ser arquias entre as próprias masculinidades vejam falei que é masculinidade tem que ser pensada no plural e sua os estudos das masculinidades surgiram no final da década de 60 e 70 e começo da de 70 mas o apogeu foi no final da e oitenta e quando eclodiu o mesmo eclodiram os estudos foi na década de 90 então nem faz tanto tempo
assim e veio como uma reação a segunda onda do feminismo que também pensavam masculino assim como o feminino no singular então como eu falei para você e você não me engano na primeira live veio com uma reação de homens gays homens negros homens latinos criticando essa ideia do masculino no singular a gente precisa pensar na casa dos homens então enterro girar kia é será que é fluida então a como utiliza a ideia de masculinidade hegemônica e masculinidade subalternas na nossa cultura masculinidade hegemônica nesse momento histórico é a branca heterossexual se né é e rica agora
a gente também precisa pensar e masculinidades locais regionais por isso que quem é psicólogo e vou pensar em um projeto de intervenção precisa conhecer a realidade e como que isso implica essas qualidades essas características é uma coisa importante é que independentemente da hierarquia a gente tem que pensar em nos estudos de gênero nas masculinidades como uma relação hierárquica e tendo lucro em termos de estrutura sobre as mulheres esse é um ponto muito importante porque quando surgiram os estudos das masculinidades a gente tem principalmente aí duas correntes uma que continuou conversando com os estudos feministas sem
deixar de lado a questão do grupo de homens como tendo um lucro sendo uma relação política hierárquica sobre o grupo de mulheres e outro grupo que começou a pensar as masculinidades como algo em si mesmo então grupo sobre arquétipo sobre ong que péssimo muitos grupos de homens hoje é se encaixa começa a segunda vertente totalmente a crítico e provavelmente muitos deles eu sei reproduzir indo à casa dos homens ou seja invés de ser algum emancipador no fundo se fala do silêncio dos homens naquilo que eles perdem consegui e não se fala sobre o que eles
lucram com sexismo e da importância deles de desconstruir exatamente esses privilégios a broderagem é uma delas tá então voltando essa será que será kia e essas esses grupos subalternos isso é fluido mesmo assim eles fazem cumplicidade então exemplo é quando se faz uma piada misógina tanto faz aí você é ter o seu homossexual ser brancos e negro os homens rirem quando eles veem é o riso cúmplice quando se faz uma piada homofóbica percebam que é sempre algo que marca uma identidade uma repulsa por outro grupo então homens brancos e negros héteros rirem então quem fica
colocado como subalterno a um grupo de homens gays e no caso o racismo por exemplo homens que são brancos hétero e homossexuais tá então a repulsa e o repouso são mecanismos fundamentais no funcionamento da casa dos homens lembrando que o que o tempo já estruturador das masculinidades do grupo das masculinidades eu repudio as mulheres das qualidades femininas nesse sentido o brasil é um país profundamente misóginas e sexistas tá a uma coisa também importante é dizer que as virilidades eleitas para colocar a masculinidade alguma macumbade como hegemônica mudam então agora o trabalho dinheiro como a gente
vai ver daqui a pouco eu fundamental e quem tem acesso a trabalhos posso usar outros e bem remunerados na nossa cultura no brasil em função de algumas coisas que eu vou apresentar são os homens brancos é uma outra coisa importante é que mesmo que você não esteja na masculinidade de mônica a masculinidade hegemônica é importante porque porque ela se constitui como o ideal e é o ideal que vai fazer a mediação do julgamento de valor que você tem perante os outros homens e também na mediação do julgamento seu com você mesmo então se você sentir
impotente para os homens que estão me assistindo de vocês não se sente homem suficiente que você não ganha bem ou porque você está desempregado ou por que você não tá conseguindo ter ereção tá então esses valores eles são bem importante é uma outra questão também é que ainda que a gente tem habilidades que mantém uma constância ou se repitam em determinados momentos históricos como é verdade sexual eu vou falar de isso daqui a pouco a configuração como elas aparecem também se transforma imaginei um caleidoscópio às vezes você tem pedras repetidas mas a imagem que aquela
pedra faz muda vou explicar isso melhor quando eu vou falar da habilidade de sexual no brasil hoje é bom levando isso em consideração qual é o caminho privilegiado de subjetivação dos homens brasileiros hoje no brasil é o dispositivo da eficácia que é o dispositivo da eficácia dispositivos da eficácia ele é marcado por dois pilares que são a virilidade olá pessoal e habilidade laborativa dito de modo sintético quer dizer o seguinte para ser um verdadeiro homem você tem que ser um fodedor um comedor ativo e você tem que ser um trabalhador provedor eu vou explicar agora
cada uma dessas virilidade tá vou começar pela virilidade laborativa vejam não live sobre dispositivo materno eu falei para vocês que a o conceito sentimento de maternidade é uma construção cultural e o valor do trabalho da mesma forma também é então se você tivesse nascido lá entre os gregos e tivesse condições fosse de uma boa classe e se você falasse eu quero trabalhar e isso seria mal visto quem trabalhava nos escravos e os escravos em geral eram os bárbaros os povos conquistados na idade média a mesma coisa se você quisesse trabalhar tendo uma condição da aristocracia
isso seria visto como visto não uma virtude de a consolidação do capitalismo que o trabalho ao som patamar de algo que dignifica o ser humano talvez a coisa mais importante da nossa vida a gente vive praticamente para trabalhar tá mas de forma diferente para homens e mulheres o trabalho a identitária para os homens como não é para as mulheres então quem está nos assistindo um homem de 25 anos que mora com a família e por exemplo só estuda provavelmente ele vai vai ouvir nossa não tem nesse estágio não ganha nada é um vagabundo encostado uma
mulher na mesma posição provavelmente mas se nossa mas ela é boa filha ela acompanhe os pais ao médico mas se ela não for casada e isso tá ficando para titia tá ficando encalhada só lembrando então que a gente é interpelado identitariamente por questões diferentes de andradas bom é uma coisa importante é que a chancela de sucesso na habilidade laborativa é o status e o dinheiro a gente isso inclusive ao a chance de ter acesso a uma mulher bem localizada na prateleira do amor lembrando que se você pega sei lá gisele bündchen né e é isso
vai te dar um espaço na casa dos homens os outros homens vão de nossa pegou aquela mulher tá o interessante às vezes nem é pegar a mulher é contar para os amigos lembrando que quem avalia os homens são os homens e só um comentário com o gênero é inter-relacional para as mulheres também fez diferente eu expliquei isso nas perguntas na live das perguntas é na terça-feira se você é desejado pelo zezinho da esquina ou pelo cauã que ele atou faz diferença se é pelo zezinho sunt dá ibope nenhum agora pelo cauã pelo fato dele ser
chancelado na habilidade laborativas em um cara bonito também te faz tem um upgrade na bolsa do amor tá mas uma coisa importante é sobre a atividade laborativa é que houve um processo na consolidação do capitalismo uma mudança na forma de vida que era a gra e ao trauma urbano-industrial isso não se deu de uma forma muito fácil tá aqui no brasil ela ocorreu sobretudo no século 20 foi o processo de industrialização e de urbanização só que a gente precisa pensar vejam só a o brasil é um país profundamente racista como eu já falei em outras
lares isso não se deu de forma igual para todos para todos os homens é os homens negros têm pouco acesso até hoje a postos privilegiados os cargos privilegiados de reconhecimento social e de estados brasil foi o país que teve durante mal número de anos a escravização da população negra trazida das nações africanas ea escravização só terminou em 1888 a gente teve quase 400 anos de escravizar ação e foi feito de uma forma muito experiente e responsável simplesmente a população negra foi abandonada à própria sorte na rua e as mulheres negras continuaram trabalhando na casa das
pessoas brancas então em geral elas ainda tinham algum tipo de sustento mas os homens negros foram simplesmente despejados nas ruas uma coisa importante é que foi nesse momento também que a gente teve é um ápice uma espécie de né surto bem a palavra mas a gente teve muitos casos uma epidemia vamos colocar assim é disse feliz e já alcoolismo e o estado brasileiro ao invés de entender isso como uma falta de política pública de inclusão e pensar uma forma de reparação da dívida histórica simplesmente entendeu isso como uma forma de degeneração foi esse momento que
houve a importação da mão de obra branca barata pobre da europa que muita gente acha lindo né chique não a ideia o projeto era exatamente embranquecer a nação esse é um ponto bem importante a gente que ainda é muito romantizado na nossa história a gente vê às vezes a globo fazendo novela bela tchau e não era uma coisa para gente ter vergonha e não romantizar tá por que que eu tô dizendo isso porque até hoje quem menos tem acesso então a esses postos que menos teve acesso à alta alta formação escolar são os homens negros
mesmo com as cotas que iremos tem entrado nas universidades e a gente por ser uma sociedade letrada a universidade traz sim mobilidade social são os homens negros a gente precisa falar sobre isso tá bom mas aí olha só que sobra então na casa dos homens dentro dessa aí masculinidade de mônica branca hetero rica para reconhecimento identitário para os homens negros eu falei para vocês que o dispositivo da eficácia se baseia numa dupla em dois pilares na dupla virilidade o que sobra para eles é a virilidade sexual esse é um ponto muito importante porque existe uma
hipersexualização dos homens negros eu não sei se vocês se lembram pouco mais jovem aí provável é mas daquela música popular lá vem o negão cheio de paixão vou te catar te catar o cara come todo mundo a outra baixa branca negra ruiva cara um furou a nova velha isso parece exaltar a masculinidade negra mas no fundo é profundamente racista porquê animaliza o homem negro o que sobra para ele é ser um garanhão muitos homens negros acabam comprando esse discurso que é dentro da casa dos homens marcado pela branquitude como uma forma de empoderamento colonizado como
uma forma de tentativa de reconhecimento da própria masculinidade tá bom é um outro ponto antes da gente passar para virilidade sexual é pensar então como é que a situação de desemprego já aposentadoria são xeque-mate sedentários para os homens tá não consegui estar prover satisfatoriamente a a ilha isso coloca em xeque a masculinidade as mulheres sofrem com a falta de dinheiro obviamente de condições mas elas não são questionadas que mulher é essa elas são quando não ou não são mães ou não cuidam ou quando não se casam não tem homem nenhum tá bom então isso tudo
coloca em xeque a masculinidade gente tem esse em tempo de covide então os homens que não estão conseguindo que estão desempregados que não estão conseguindo ir para rua os informais isso está sendo colocado em xeque nas masculinidade não é à toa que tem aumentado a violência e eu vou falar um pouco do papel da violência no finalzinho depois que eu falar da habilidade sexual é bom dito isso gente vamos para virilidade sexual de todas as habilidades na história ocidental foi a que teve mais constância tá ou seja a definição da masculinidade pela habilidade sexual só
que a configuração da habilidade sexual se transformou para vocês terem ideia entre os gregos era comum que um pré-requisito para o nome se tornar verdadeiramente homem que ele mantivesse relações homoeróticas passivos com outro homem aqui mais velho aquele de se tivesse algum tipo de deferência mesmo que eu falei ou no eróticos eu tô falando de um erotismo e não homossexualidade por que homossexualidade é uma tarde uma palavra que foi criada no século 19 que já lê de forma pejorativa o ano o erotismo lembra que eu falei para vocês na primeira live que falar interpretar então
a gente está falando de uma outra vivência de homoerotismo entre os romanos isso também ainda digamos assim passou a ser banido mas também a de certa e se algum tipo de permissividade quando é que ocupa a sua ser perseguido em vários momentos onde ter o sexo que levasse a reprodução era importante porque era necessário aumentar a população e aí e o sexo anal era proibido não só entre homens mas também entre casais heterossexuais inclusive casados qual é a injunção a dupla injunção é imperativa vamos colocar assim na habilidade sexual hoje para os homens é a
seguinte [ __ ] e fecha o po tá ou seja coma coma coma como que apareceu que pintar a rede mas mantenho com fechado eu nunca atende um homem na minha vida ele chama de clínica que não tivesse problema ou com pinta o concurso acho que eu já te falei isso aqui mas junto com a ideia de fechar oco vem algo que é abra a boca existe uma relação privilegiada dos homens com a palavra geralmente quando a gente tem qualquer grupo gente a união 20 mulheres e um homem homem quer falar aí a gente precisa
falar sobre isso porque a injunção para as mulheres é é fecha a boca principalmente no âmbito público e abre a vagina eo cu principalmente no âmbito privado uma coisa importante dentro dessa ideia do fechar oco é que existe uma metáfora então que o verdadeiro homem ele é impenetrável e essa metáfora não é só sexual essa metáfora é para vida é para os afetos também ser penetrado é abdicar do poder e portanto ser questionado na masculinidade isso ocorre com os homens gays um homem gay é perguntado mas ele é homem de verdade uma mulher lésbica não
é pergunta é demandada por esta questão é diferente tá em geral as mulheres lésbicas elas são lidas muito mais por uma ideia de hipersexualidade de promiscuidade então a gente tem que pensar essas diferenças mas veja se apaixonar também coloca em xeque a entender habilidade e a ideia de controle um do outro por que que quando um homem está apaixonado ele tá dominado pelos afetos ele não tá respondendo por ele mesmo e principalmente tá dominado se for um cara hétero por uma mulher próprios amigos acabam muitas vezes tirando sarro e tá apaixonado foi esse o homem
oi bom dia tu isso gente é importante então é destacar que as metáforas da habilidade laborativa foram importadas para virilidade sexual neste momento o que que a gente tem é de metáforas ou de injunções aí no campo da habilidade sexual metáforas muito quantitativas que julgam um homem para ver se ele é macho de verdade então em geral é quantidade de parceiras ou parceiros porque a habilidade sexual é exacerbada dentro do mundo gay da casa dos homens gays quantas medidas quanto tempo você consegue manter a sua ereção e por aí vai tá é uma coisa também
importante é que a virilidade sexual é identitária para os homens e a sexualidade nesse sentido exercício sexual não é identificado para as mulheres tá a gente não é demandada por essa lição até pelo contrário que nos é demandado a renúncia sexual bom é as metáforas também que aparecem por outro ato sexual só interessante porque elas apontam para uma ideia de luta conquista e guerra então algumas poder dar uma pistolada bater bife passar a vara então também é ligado a uma ideia de violência de domínio são atenção eu não me lembro se eu falei isso né
porque eu tenho que é pequeno na primeira live mas a principal tecnologia de gênero para os homens hoje é a pornografia seja pornografia péssima péssima pedagogia afetiva e não é por um sentido moral de funk pecado não é porque uma péssima pedagogia dos afetos ensina muito mal gente eu posso dizer dos homens heterossexuais e das coisas que eu já ouvi de amigas e na clínica os homens fazem sexo muito mal tá não é à toa a aluna minha é a dele vamos ver se a gente depois faz uma live com ela sobre a falta de
desejo das mulheres heterossexuais em relações prolongadas quando a gente pega as entrevistas não os homens mandam muito mal e para os homens é ter o que estão nos assistindo podem acreditar minhas mulheres né tem muito então quê que um homem aprende geral na pornografia ele tá lá e a mulher que ela uh parece que tá arrasando geralmente o teatro tem muito mais a ver com espelho de um reflexo narcísico que ela percebeu que você quer que ela tenha é como se ela tivesse chancelando a sua virgindade sexual mas no fundo pensando acaba logo essa merda
então trago verdades né eu acho que é importante falar isso é preste atenção no desejo da sua parceira a não necessariamente a preliminar tem que ser lá fazendo um liquidificador vamos colocar sim na vagina da mulher lavar um prato cuidar da casa de dividir e é para eliminar tá então pense nisso uma coisa importante e a gente já completou meia hora já tô finalizando mas é porque dos homens realmente né ficou muita coisa para uma live só é a gente pensa o papel da violência à violência em geral dos homens é uma violência vira e
lista tem a ver com papel de restauro restauração da honra do poder do controle a saffioti tem uma frase que eu acho maravilhosa que diz o seguinte acredita-se que é no momento de impotência que os homens praticam atos de violência a gente quiser ter uma sociedade menos violenta a gente tem que priorizar sim o trabalho com as masculinidades e as possibilidades de vir a ser homem de outras formas menos daninha para os homens mesmos e para quem convive com eles tá bom é pra finalizar eu queria dizer o seguinte né já fechando agora essa é
a última das nossas lives depois eu eu vou ver com o grupo eu vou fazer uma coisa mas aí sem ser duas vezes por semana sobre temas específicos músicas sertanejas e pedagogia do armário e mulheres ciúmes e mulheres mulheres que não querem ter filhos mais agressoras sobre imaginar erótico masculino vamos pensar e vamos ver o que que é possível mas eu queria chamar atenção porque eu falei para vocês que essa configuração de gênero teve a ver com a constituição com a configuração do capitalismo e que o capitalismo é criou o precisa de quatro grandes patas
né racismo sexismo classicismo especismo mas é necessário dizer que o capitalismo uso gênero para criar insatisfação então por exemplo a para as mulheres a insatisfação com o próprio corpo não é à toa que a indústria do comércio cosméticos é uma das mais lucrativas quanto mais a gente nem satisfeita com a gente mesmo ou mais a gente consome para consertar tudo e para os oi gente principalmente através da virilidade do desempenho sexual o brasil o segundo país entre o maior consumidor de cialis cialis é uma espécie de viagra quer dizer que a gente tem uma legião
de bruxas não quer dizer que a gente tem muito uso recreativo o que é exigido dos homens é que não seja sua bom ele tem que ser sempre da ordem do excelente isso faz com que os homens inclusive se coloque em situações de risco eu tive um paciente cardíaco ele morreu e que ele dizia o seguinte eu prefiro mil vezes porque ele tava com problema de ereção e aí ele tomava o viagra e aí eles diziam o seguinte eu prefiro mil vezes ser um morto de pau duro do que um vivo bruxa gente precisamos falar
sobre isso daí tá bom só finalizando como usar então gênero nas intervenções é só uma pergunta que sempre me fazem isso cês vão ver que tá tá lá que nada está presente nas conclusões do livro olha só primeira coisa a gente precisa ver em que estágio em que estado psíquico está ou estão as pessoas com as coisas a gente vai lhe dar um paciente um usuário que esteja completamente destruído psiquicamente eu não vou usar o gênero para desconstruir mas eu vou usar o gênero como resgate identitário então exemplos né a gente faz oficina de beleza
a gente faz esporte para competir muitas vezes deixar o paciente ganhar por causa dos homens nem um ano livro que tem exemplo está bom mas no caso de pacientes que estão mais estruturados por exemplo que são pacientes do caps né hum dá para a gente usar fazer sim oficinas com homens e mulheres e desconstruir o gênero gênero a consciência de gênero não é um ponto de partida é um ponto de chegada e aí vem uma questão importante e algumas perguntas que eu vou tirar daqui a pouco tem a ver com isso é a consciência de
gênero é sim um fator de proteção para a saúde mental das mulheres na mesma maneira que a consciência racial é um fator de proteção para a população negra então quem é psi quem é da assistência social comece a usar essa perspectiva e também pensar em formas de intervenção que promovam a consciência de gênero e a consciência racial e antes de fechar de vez eu queria chamar atenção não se esqueçam que a gente tem então índice de violência muito grande contra as mulheres e a gente tem um processo de psiquiatria ização muito grande das violências precisamos
vir visibilizar essas violências e dá uma outra saída do que apenas um medicamento medicamento é uma forma de violência institucional que na verdade é modesta as mulheres e não dá espaço para que seja ouvido esse mal-estar e principalmente seja resolvido a situação de violência eu vou terminar lá ele agora e me esperem aí quem quiser saber das perguntas em volta em dois minutos tá bom já nos vemos gente e aí