O mapa de hoje se trata basicamente dessa diferença das propriedades da matéria, que dentre outras coisas, podem ser gerais e específicas, no qual se constituirá dos principais conceitos que os diferencia e dos termos que se desdobram de cada um deles. Antes, se você já acompanha meu trabalho ative o sino para não perde nada. E se você não me conhece, assista ao vídeo até o final e veja se vale a pena se inscrever.
Vamos ao mapa. Primeiramente é válido relembrar que matéria, em sua definição clássica, é tudo aquilo que possui massa e ocupar lugar no espaço. Tudo que podemos ver, tocar, e até mesmo o que não enxergamos, como ar atmosférico ou um vírus, é formado por minúsculas partículas, que possui a sua massa e ocupa um certo volume.
Todo o nosso universo é constituído de matéria, inclusive você, eu, nós. Todos somos matéria. Diante disso, podemos entender que toda e qualquer matéria possui propriedades que se desdobram em propriedades gerais e específicas.
As propriedades gerais da matéria são comuns a qualquer tipo de material, enquanto as específicas são próprias de cada matéria ou classe de substâncias. Em outras palavras, as propriedades específicas ajudam a identificar, reconhecer ou distinguir determinado material, ou um grupo de substâncias, depende do tipo de material, enquanto as propriedades gerais não nos permite especificar nada, sabendo que elas são comuns a todo e qualquer material. Isto é, suas propriedades independem da matéria.
As principais propriedades gerais são: massa, volume, descontinuidade, inercia, impenetrabilidade, divisibilidade, por falta de espaço, vamos continuar aqui, compressibilidade, uma setinha bem comprimida e elasticidade. Vamos exemplificar rapidamente cada uma delas. Massa Essa propriedade geral é comum a todos os materiais, pois toda a matéria possui massa.
Além disso, pesar um determinado material por meio de sua massa não ajuda a identificá-lo. Por isso ela é uma propriedade geral da matéria. Volume A mesma coisa.
Ninguém vai identificar um determinado líquido se souber o volume dele. O volume não identifica o material porque é uma propriedade geral. E claro, o volume não é apenas para o estado líquido, a matéria também ocupa volume no estado gasoso e sólido.
Descontinuidade Toda matéria possui espaços vazios por mais não consigamos enxergar. Essa é a própria definição de átomo, provada nos experimentos com espalhamentos de partículas de Rutherford. Lembre-se do modelo, para ele, o átomo seria um grande vazio com um núcleo positivo e denso.
Como os átomos estabelecem ligações pelos elétrons, realmente a matéria é cheia de espaços vazios, portanto descontínua conforme já foi previsto por leucipo e Demócrito 500 a. C Inercia A primeira lei de newton diz que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme a menos que uma força externa atue sobre ele. Esse o significado físico de inércia.
Seu celular, seu computador e você vão ficar ai paradinhos assistindo esse vídeo, a menos que uma força externa os tire desse repouso. Aqui, a palavra inércia é um conceito físico, mas em química tem outro sentido. Em química, significa a capacidade de resistir a reações.
É nesse sentido que os gases nobres, que estão nesta coluna, são inertes. Eles não possuem tendência em estabelecer ligações. A inércia química, neste caso, é uma propriedade específica, pois delimita uma classe de substâncias que a possuem, diferentemente da inércia que trato como propriedade geral aqui.
Impenetrabilidade De novo, esse é um conceito físico, dizer que todo material é impenetrável é o mesmo que dizer que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar. Quem já pegou aquele ônibus lotado que desafia a lei da impenetrabilidade deixa um salve. Divisibilidade Todo material possui a capacidade de ser divido inúmeras vezes sem deixar de ser o que é.
Esta também é uma característica associada aos fenômenos físicos. Toda substância pode mudar o seu estado físico quando submetidas a determinada temperatura e pressão. A água é o exemplo mais corriqueiro porque faz parte do nosso dia a dia.
Porém qualquer substância possui essa propriedade de divisibilidade associada aos fenômenos físicos. Esse ponto é tratado com mais detalhes no mapa mental sobre matéria e energia. Depois desse vídeo siga pra lá caso tenha interesse.
Compressibilidade Todo material possui a característica de sofrer compressão. No entanto, é mais facilmente observada nos gases. Por exemplo, quando pressionamos o êmbolo de uma seringa com o dedo fechando a tampa.
A mesma quantidade de ar ocupa um espaço menor, essa é a capacidade de sofrer compressão. Mas é claro que isso também ocorre com os líquidos e os sólidos numa extensão menor. Elasticidade Esta é a propriedade que os materiais têm sofrer deformação ao serem aplicadas forças externas, retornando ao seu estado original quando a força é removida.
Todos os materiais têm essa propriedade, alguns têm mais, outros menos. Ela é muito aparente em alças elásticas, enquanto você puxa, ela estica, quando solta, retorna ao seu estado inicial. Mas também ocorre se você aplica uma força num material qualquer, embora seja imperceptível, como disse, ocorre em todos os materiais.
Finalmente, as propriedades específicas. Além da inércia química, são elas: Organolépticas, funcionais, ponto de fusão e ebulição, densidade, solubilidade, a dureza eu vou escrever aqui, e também por falta de espaço vou colocar maleabilidade, ductilidade e tenacidade. Organolépticas As propriedades organolépticas são aquelas que envolvem os sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
Podemos julgar se uma fruta está verde ou madura pela cor dela. O sabor também ajuda a identificar substâncias. Num laboratório de química também podemos utilizar a mudança de cor para visualizar o fim de uma titulação.
Portanto, essas propriedades são propriedades específicas da matéria. Funcionais As propriedades funcionais envolvem classes de substâncias que possuem propriedades semelhantes. Por exemplo, frutas cítricas são ácidas, geralmente possuem sabor azedo, algumas outras são básicas, tipo o caju, que apresenta sabor adstringente que amarra.
Essas são substâncias orgânicas que podem apresentar propriedades ácidas ou básicas, mas existem muitas classes de substâncias tais como sais e óxidos inorgânicos, álcoois, fenóis, cetonas, aldeídos orgânicos, etc. Cada um desses grupos são classes de substâncias que detém grupos funcionais com propriedades específicas da matéria. Ponto de fusão e ebulição Essa é bem simples de perceber.
O ponto de fusão é a temperatura na qual a substância passa do estado líquido para o estado sólido e vice-versa. O ponto de ebulição é a temperatura na qual a substância passa do estado líquido para o estado gasoso e vice-versa. Elas são propriedades específicas da matéria porque cada substância tem o seu ponto de fusão e ebulição.
A água congela a zero graus e ferve a 100. Já o álcool puro congela a 114 graus negativos e ferve a 78 graus célsius. E a mistura água e álcool terá outro ponto de fusão e ebulição que dependerá da percentagem delas na mistura.
Numa geladeira comum, a cerveja congela, mas a vodka não, justamente porque o percentual de álcool varia em cada uma delas. Densidade Densidade é a razão entre a massa e volume que o material ocupa. Por que um bloco de chumbo é mais denso do que um bloco de gelo?
Por que a massa de chumbo é maior do que massa de água, quando agregados num determinado espaço. Os átomos de chumbo carregam mais massa e são muito mais compactos do que as moléculas de água, ainda mais no estado sólido. Isto é, quanto mais massa por espaço ou volume ocupado, mais denso será o material.
A famosa brincadeira. O que é mais pesado 1kg de chumbo ou 1kg de algodão? Diz aí se tu é bom mesmo?
Solubilidade Solubilidade é capacidade que as substâncias têm de se dissolver em outras. Algumas são mais solúveis, outras menos. Por exemplo, uma pequena quantidade de sal ou açúcar em água.
Dissolvem-se de boa, certo? Porém, areia não se dissolve em água. Imagine o que seria das praias se dissolve-se ?
Esta é, portanto, uma propriedade específica da matéria. Dureza A dureza é a propriedade específica que envolve capacidade que uma parte da matéria tem de riscar a outra. Já ouviu falar na escala de mohs?
Ela mede essa capacidade riscar dos minerais. É claro que isso é uma brincadeira. Mas o diamante é sim o mais duro.
É por isso que utilizamos disco diamantado para pisos e outras coisas. Outra: sempre que escrevemos num quadro-negro com giz é o quadro que risca o giz. Que foi?
! Isso mesmo, o quadro risca o giz! Não é o giz muda de tamanho?
! Agora a dureza. Mas antes, se chegou até aqui, tire essa dureza do coração, clica no like, se inscreva e ative as notificações para não perder nada.
E faz agora pra não esquecer, Se você quiser claro. . .
Bem por fim, Maleabilidade, ductilidade e Tenacidade numa tacada só porque são propriedades muito comuns aos metais. A maleabilidade é a capacidade que os metais têm de serem moldados, já percebeu o tantão de ferramentas e utensílios metálicos que existem? !
Já a ductilidade é a capacidade que eles têm de formar fios, enquanto a tenacidade é a capacidade de resistir ao impacto. Bom, esse é o mapa mental das propriedades gerais e específicas da matéria. E se você quiser ficar craque nos conceitos básicos da química segue logo e vai para o próximo vídeo sobre a estrutura atômica.
Um abraço e até o próximo vídeo.