Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos a mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina Estamos estudando o evangelho de João e hoje chegamos à lição de número 11 cujo título é a hora chegou a hora de ser entregue o filho do homem e o texto do nosso estudo é João Capítulo 18 Essa tem sido uma semana difícil para mim eu estou com dengue muitas dores no corpo dor de cabeça estou aqui com os os seios da face inchados um pouco de dificuldade para falar mas reuni aqui um pouco
de energia para compartilhar com vocês Esse estudo nós vamos proceder da maneira como fazemos normalmente lendo cada um dos Versículos do Capítulo 18 é um capítulo médio para Grande Mas nós vamos conseguir ler e comentar cada um dos textos a minha Bíblia está aqui o texto também vai aparecer na tela e vamos então iniciar o nosso estudo João Capítulo 18 verso 1 diz assim tendo Jesus dito estas palavras saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do Ribeiro de cedrom onde havia um jardim E aí entrou com eles então o verso começa com tendo
Jesus dito esta est as palavras quais palavras bem as palavras do Capítulo 17 o capítulo anterior a sua oração sacerdotal que nós estudamos na semana passada em que Jesus diz santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade esse é o discurso então depois desse discurso Jesus saiu com seus discípulos para o outro lado do Ribeiro do cedrom onde havia um jardim e que Jardim é esse nós sabemos é o jardim do Getsêmani o o evangelho de João ele não se estende sobre as cenas que aconteceram no Jardim mas os Evangelhos sinótico sim e nós
vamos ler por exemplo logo a seguir o que o Evangelho de Lucas diz A esse respeito antes porém de nós irmos para essa passagem eu quero fazer a seguinte ponderação a cruz de Jesus ela é tida como o símbolo da sua morte em nosso favor da sua substituição a vida ele pela nossa porém é necessário que você entenda que o momento decisivo para a expiação dos nossos pecados não foi na cruz mas foi justamente no momento em que Jesus está no Jardim do Getsêmani por quê foi no Jardim do Getsêmani que Jesus recebeu sobre si
a punição Pelos Pecados e ele passou pela experiência de ser afastado do pai quer ver só vamos lá para Lucas Capítulo 22 verso 43 veja o que aconteceu no Jardim do Getsêmani então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava se um anjo desceu do céu para confortar Jesus é porque ele passava por um momento muito difícil e o verso 44 complementa e estando em agonia orava mais intensamente e acontece que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra porque essa terrível agonia que fez com que Jesus até mesmo
soasse gotas de sangue porque o peso do meu e do seu pecado estava posto sobre Jesus então no Getsêmani Jesus foi ferido por Deus pelo pai no momento em que ele está no Jardim do Getsêmani se cumpre aquela parte da Profecia de Isaías Capítulo 53 verso 10 que diz que ao pai agradou moelo fazendo enfermar Vamos ler esse texto Isaías Capítulo 53 verso 10 diz o seguinte todavia ao Senhor agradou moelo fazendo enfermar quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado verá sua posteridade e prolongará os seus dias e a vontade do Senhor
prosperará nas suas mãos então é nesse momento no Jardim do getsemane que o pai mói o filho que ele derrama a sua Ira sobre o a sua ira contra o pecado sobre Jesus então a expiação pelos nossos pecados ela ocorre no Jardim do Getsêmani vamos prosseguir aqui a leitura João Capítulo 18 verso 2 e Judas O Traidor também conhecia aquele lugar porque Jesus ali estivera muitas vezes com os seus discípulos então Jesus tinha seu local peculiar de oração Judas conhecia esse local porque tivera passado muito tempo com Jesus verso 3 tendo pois Judas recebido a
escolta e dos principais sacerdotes e dos fariseus alguns guardas Chegou a este lugar com lanternas tochas e armas Então veja que Judas é acompanhado por dois grupos militares diferentes pela escolta e pelos guardas Quem era a escolta soldados romanos e quem eram os guardas a polícia do sinédrio a polícia Judaica esses dois grupos se unem para a prisão de Jesus verso 4 sabendo pois Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir adiantou-se e perguntou-lhes a quem buscais então o texto do verso 4 está enfatizando que Jesus não foi pego de surpresa não foi
uma armadilha para ele chegar aquele grupo lá ele já sabia que isso aconteceria verso 5 responderam-lhe a quem buscais responderam-lhe a Jesus o Nazareno então Jesus lhes disse Sou Eu ora Judas O Traidor estava também com eles aqui no verso 5 a lição Frisa que essa resposta de Jesus sou eu eu sou Jesus Nazareno aqui em buscais ela possui uma ligação com o Êxodo TR com o nome de Deus quando Deus se apresenta para Moisés como eu sou Jesus aqui está usando uma expressão Paralela em grego então quando Jesus diz sou eu ele não apenas
está dizendo que ele é o alvo da busca dos Soldados dos militares mas que também ele é o próprio Deus que se manifestou na história do Antigo Testamento verso 6 quando pois Jesus lhes disse sou eu recuaram e caíram por terra apenas João cita isso aqui o verso 6 que no momento que foram prender Jesus Jesus se identifica e os soldados recuam e caem por terra Então essa manifestação Sobrenatural que faz com que os soldados simplesmente recuem e caiam por terra é mais uma vez um sinal da divindade de Jesus e também uma demonstração que
ele não foi ele não foi superado mas ele consentiu com a sua prisão porque essa demonstração nos revela que se ele quisesse resistir ele tinha o poder Sobrenatural à sua disposição e o livro desejado de todas as nações faz um comentário interessante que o que fez com que os soldados recuassem até mesmo caíssem no chão foi a aparição a interposição daquele Anjo de que falou o texto de Lucas 22 que nós já Lemos aquele mesmo anjo se interpôs entre Jesus e o grupo que queria prendê-lo e essa manifestação de um ser Celestial fez com que
eles recuassem e caíssem no chão nesse Episódio nós vemos também uma última manifestação de Misericórdia de Jesus dizendo olha se até aqui Alguém está com dúvida de que eu sou o Messias de que eu sou filho de Deus de que eu participo da divindade Aqui está a demonstração final se alguém é ainda deseja se arrepender vai ter evidências para se arrepender e crer em mim antes que eu seja eh preso morto crucificado Vamos agora para o verso 7 Jesus de novo lhes perguntou a quem buscais responderam a Jesus o Nazareno e aqui parece haver uma
ironia no texto de João porque depois que os soldados caem no chão Jesus faz novamente a pergunta a quem Buscai Ora se eu já me identifiquei se eu já falei que eu sou Jesus do Nazareno por vocês não me prenderam ainda ora não haviam prendido ainda porque houve uma manifestação Sobrenatural que os lançou para o chão verso 8 Então lhes Disse Jesus Já vos declarei que sou eu se a mim que buscais deixai ir a estes Jesus faz uma referência aqui aos seus discípulos ele diz prendam a mim mas os meus discípulos os meus seguidores
deix eles eles irem verso 9 para se cumprir a palavra que disseram não perdi nenhum dos que me deste onde foi que Jesus falou essa frase no capítulo anterior em João 17 verso 12 na sua oração sacerdotal Jesus diz assim quando eu estava com eles guardava-os no teu nome que me deste e protegi os e nenhum deles se perdeu exceto o filho da perdição para que se cumprisse a escritura então João 18 verso 9 faz referência a João 17 verso 12 palavras de Jesus em momentos anteriores verso 10 então Simão Pedro puxou da espada que
trazia e feriu o servo do Sumo Sacerdote cortando-lhe a orelha direita e o nome do servo era Malco mas Jesus disse a Pedro mete a espada na bainha não beberei porventura O Cálice que o pai me deu então Jesus de certa forma de Pedro porque se fosse para evitar aquele momento ninguém mais do que Jesus teria condições de evitar ele poderia rogar ao pai e legiões de anjos seriam enviadas para destruir todos os seus inimigos mas Jesus veio para beber o cálice que o pai reservou para ele eu quero destacar para você uma reflexão que
nós nós retiramos aqui no verso 10 Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do Sumo Sacerdote veja que interessante e que curioso Pedro estava disposto a fazer grandes coisas por Jesus Pedro estava disposto a lutar por Jesus Pedro estava disposto a também ser preso eh por Jesus até mesmo ser morto por Jesus lutando contra os soldados mas horas depois Pedro não está disposto a ser identificado como um seguidor de Jesus e uma cena trivial isso nos revela uma característica da natureza humana estamos dispostos a fazer grandes coisas por Jesus grandes coisas
por Deus mas a nossa dificuldade é justamente em fazer as pequenas coisas cotidianas Os Pequenos deveres que Deus espera de nós no dia a dia vamos vamos ampliar esse pensamento aqui Imagine que eu e você fôssemos chamados a pegarem armas em nome de Deus em nome do do estabelecimento do reino de Jesus aqui na terra Veja a Bíblia Não fala isso de forma alguma não somos chamados a pegarem armas por Jesus o reino de Jesus não é deste mundo a mesma coisa no espírito de profecia Não devemos nos envolver em guerras em conflitos armados nada
disso mas imagine hipoteticamente que nós fôssemos chamados a pegarem arma por Jesus eu estaria disposto acredito que a maioria dos cristãos também estaria disposta a fazer uma grande coisa por Jesus a ir para uma guerra por Jesus e até mesmo perder a sua vida nessa guerra porque se nessa guerra hipotética por Jesus nós vcê e permanecemos vivos excelente mas se morremos nessa guerra por Jesus nós morreríamos confortados porque morremos Endo a vontade de Deus ou seja estamos ainda explorando a a ação de Pedro ele estava disposto a fazer uma grande coisa por Jesus da mesma
forma que é uma tendência Nossa ter essa disposição também mas a vida cristã não é pegar em armas por Jesus e ir para uma guerra a vida cristã é durante 30 40 50 60 80 anos viver uma vida de amor abnegado domínio próprio paciência longanimidade uma vida de trabalho em prol dos outros então Perceba o contraste nós tendemos a estar dispostos a fazer grandes coisas para o mestre a nossa dificuldade é fazer as pequenas coisas cotidianas que o Mestre espera de nós a manifestar amor paciência e domínio próprio cotidianamente portanto Quando eu olho para a
ação de Pedro aqui de maneira imprudente tirar a espada dar um golpe eu olho também para a minha vida e vejo que eu sou muito parecido com Pedro eu estou disposto a fazer as grandes coisas para o mestre mas quando me deparo com as pequenas as tarefas e deveres cotidianos aí nós encontramos as dificuldades que o exemplo de Pedro possa balizar o nosso pensamento e nós colocarmos devida importância nas pequenas coisas como Jesus disse servo o bom e fiel foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei entra no gozo do teu Senhor Jesus vai
chamar para morar com ele aqueles que foram fiéis nas pequenas coisas nas tarefas cotidianas muito bem vamos avançar aqui na nossa Leitura para o verso 12 que diz o seguinte assim a escolta o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus manietar no e o conduziram primeiramente a Anas pois era sogro de caifas Sumo Sacerdote naquele ano o que significa esse verbo manietar manietar é prender é amarrar as mãos com cordas então Jesus é levado como se fosse um bandido violento alguém que precisava ser amarrado Algemado e Jesus é conduzido primeiramente a anás vamos entender
isso aqui o sumo sacerdote era caifás porém anás era sogro de caifás e anás por ser o líder da família do Sumo Sacerdote por ser mais velho ele ocupa uma posição de prestígio e era também considerado como Sumo Sacerdote tanto é que de fato se nós pulos aqui para o verso 22 João 18:22 anás é chamado de Sumo Sacerdote Então essa audiência preliminar que ocorre na casa de anás é uma audiência ilegal isso é fora do procedimento que deveria ser seguido todos os atos aqui são Ilegais a própria prisão de Jesus nas horas de no
da noite é ilegal a sua audiência preliminar com alguém que não estava investido da autoridade para tal também é ilegal e assim os demais atos que seguem aqui a prisão de Jesus o verso 13 ainda traz a informação de que caifas era Sumo Sacerdote naquele ano Algumas pessoas quando se deparam com essa informação Elas Pensam Ora se o texto está dizendo que caifas era Sumo Sacerdote naquele ano Então significa que cada ano havia um sumo sacerdote diferente como isso funcionava não o cargo de Sumo Sacerdote era um cargo vitalício que Durava a vida toda assim
era a determinação do Antigo Testamento Porém quando Roma conquista a Judeia acabou que na prática os sumo sacerdotes eram nomeados destituídos eh e designados pelo governante Romano Então essa informação ela Frisa que caifás era o sumo sacerdote em exercício e essa expressão naquele ano não é porque se mudava de ano em ano mas por por aquele ano ser o ano marcado pela morte de Jesus verso 14 ora caifas era quem havia declarado ao judeu ser conveniente morrer um homem pelo povo então note Jesus será julgado ou melhor o tribunal o sinédrio o tribunal que julgará
Jesus será presidido por caifas na na condição de Sumo Sacerdote Exatamente esse tribunal que vai julgar Jesus é é presidido pelo homem que diz que convém morrer Um por todo o povo então nós já sabemos isso aqui nos destaca que o julgamento não será Imparcial será um julgamento enviesado Jesus então está ali perante anás e o texto de João agora a partir do verso 15 até o verso 18 ele vai abrir um parêntese sobre o que está acontecendo do lado de fora da sala de julgamento vamos lá para o verso 15 Simão Pedro e outro
discípulo seguiam Jesus Quem é esse outro discípulo João João usa essa técnica de escrita ele não se refere a si mesmo pelo nome Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus sendo este discípulo conhecido do Sumo Sacerdote entrou para o pátio deste com Jesus então havia algum grau de proximidade entre João e a família do sumo sacerdote de tal modo que ele pode entrar para o pátio vamos entender isso aqui nós temos o recinto do sinédrio e existe um Pátio na frente do recinto do sinédrio Porém esse Pátio não era aberto de alguma forma esse
Pátio era fechado com cercas com muro com alguma coisa desse tipo e havia um portão para acessar o pátio depois de acessar o pátio acessar a sala de reunião do sinédrio a sala de julgamento então João valendo-se dessa de algum grau de proximidade que ele tinha com o sumo sacerdote ele consegue acesso verso 16 Pedro porém ficou do lado de fora junto à porta saindo Pois o outro discípulo que era conhecido do Sumo Sacerdote João falou com a encarregada da porta e levou a Pedro para dentro então Pedro que estava do lado de fora agora
ele entra para o pátio então A Criada encarregada da porta perguntou a Pedro não és Tu também um dos discípulos deste homem e aqui ele diz não sou eu respondeu ele e novamente aqui eu chamo atenção para o contraste momentos antes quando era para Pedro dar uma espadada e levar uma espadada ele estava disposto mas para assumir que era amigo e discípulo de alguém que foi preso como um bandido daí ele se negou ou seja para fazer algo grandioso eu tenho disposição mas para enfrentar o ridículo e a reprovação social não não tenho disposição vou
negar a Jesus verso 18 ora os servos e os guardas estavam ali tendo acendido um Braseiro por causa do frio e aquent avamse Pedro estava no meio deles aquent se também então Pedro fica no pátio e ele se mistura exatamente com as pessoas que tinham prendido Jesus momentos antes agora nós vamos entrar numa nova sessão a partir do verso 19 que é essa audiência preliminar que anás faz com Jesus e para nós melhor entendermos o que vai se passar aqui vamos construir um contexto que contexto é esse Judá o reino de Israel o reino do
sul ele estava submetido nessa época era um reino subordinado a Roma Isso significa que o sinédrio não tinha autonomia política para impor as suas decisões especialmente a decisão de condenar alguém a pena de morte Como funcionava a autoridade Judaica ela até proferia uma sentença uma condenação mas essa sentença precisava ser ratificada confirmada pelo poder Romano Então se o objetivo dos líderes judaicos é condenar Jesus à morte é necessário que eles encontrem uma ofensa que seja relevante não apenas na lei Judaica mas uma ofensa que seja relevante no Direito Romano e que essa ofensa esse crime
esse ilícito justifique que a sentença de pena de morte seja ratificada pelo poder Romano entendeu Não Basta fazer uma acusação religiosa é por isso que se eles falassem assim Ah Jesus curou no sábado o que que o governador Romano falaria orha isso é irrelevante isso não é um crime que gera pena de morte ah Jesus blasfemou e disse que ele é yavé que ele é filho de yé isso também seria irrelevante para o poder Romano era necessário que eles extraíssem ali daquele julgamento um delito que fosse como crime cuja punição seria a pena de morte
no Direito Romano isso explica a maneira como anás conversa com Jesus e até mesmo as respostas de Jesus no texto que nós vamos ler agora fica implícito fica pressuposto que a nas está conduzindo o diálogo de certa forma a tentar extrair que Jesus estava organizando um grupo secreto para se proclamar Como Rei e então ele estava em sedição contra o império romano isso sim faria com que ele fosse réu de morte na lei Romana Ok então esse é o contexto Vamos ler agora o verso 19 então o sumo sacerdote veja aí anás sendo chamado de
Sumo Sacerdote então o sumo sacerdote interrogou a Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina declarou-lhe Jesus eu tenho falado francamente ao mundo ou seja de maneira aberta ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo onde todos os judeus se reúnem e nada disse em oculto Por que Jesus fala assim nada disse em oculto porque aqui está pressuposto que a naas está tentando eh conduzir a situação como se Jesus estivesse organizando secretamente uma rebelião para desestabilizar o o controle Romano na área então Jesus está falando olha você não precisa me perguntar eu não tenho
nada para esconder porque todo o meu ministério foi público percebe como o contexto político está aqui implícito pressuposto tanto nas palavras de anás como de Jesus verso 21 Por que me interrog pergunta aos que ouviram o que lhes falei bem sabem eles o que eu disse aqui aqui é interessante você olhar com calma para Esse verso 21 Por que Jesus fala assim por que me interrog ora não é normal que um prisioneiro que um acusado seja interrogado sim é normal porém pela lei Judaica então vigente uma pessoa não poderia ser condenada apenas pelo seu depoimento
apenas pelo seu testemunho então Jesus está aqui usando um raciocínio jurídico é como se Jesus falasse de nada adianta você ficar me perguntando isso porque mesmo se eu na hipótese de eu confessar que eu fiz algo de lícito o meu depoimento por si só não terá validade para minha condenação e daí Jesus Jesus conclui assim pergunta aos que ouviram o que lhes falei e de onde se retira Esse princípio de que o próprio testemunho do acusado não teria força o suficiente para sua condenação bem isso é construo na literatura rabínica mas é baseado em um
texto bíblico o texto de Deuteronômio Vamos abrir lá Deuteronômio Capítulo 19 verso 15 veja o que nós temos aqui uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado seja qual for que cometer pelo depoimento de duas ou três testemunhas se estabelecerá o fato então para se estabelecer um fato é necessário duas ou três testemunhas então um acusado dando seu depoimento é apenas um testemunho mas um fato só pode ser estabelecido pela lei de Moisés por dois ou três testemunhos então Jesus aqui no verso 21 João 18:21 quando ele diz
por que me Interroga pergunta aos que me ouviram ele está fazendo um raciocínio jurídico não adiantava que aná insistisse no seu depoimento e quando Jesus fala isso o que que acontece verso 22 dizendo elista um dos guardas que ali estava deu uma bofetada em Jesus dizendo é assim que falas ao Sumo Sacerdote Ou seja é como na na interpretação do guarda Jesus estava faltando com respeito a uma pessoa daquela importância daquela distinção pois estava corrigindo a interpretação que ele tinha da Lei e do procedimento do julgamento mas Jesus não se acovarda diante dessa bofetada Jesus
está seguro nas suas palavras e não é a violência que vai demovê-lo de suas convicções tanto é que no verso seguinte verso 23 veja como Jesus responde replicou-lhe Jesus se falei mal dá testemunho do mal mas se falei bem por que me Feres ou seja Jesus está falando eu não compactuo com a violência ir Rzo A violência sem motivo justo você precisa apontar que eu falei algo de errado para que você tenha legitimidade para me ferir bem o interrogatório de não deu em nada e o verso 24 prossegue assim então anás o enviou manietado ou
seja amarrado a presença de caifas o sumo sacerdote anás que era mais velho que era sogro de caifas agora envia para que o seu genro que era o sumo sacerdote em exercício tomasse conta da situação e não apenas o sumo sacerdote caifas como sujeito individual mas sim o que ele representava o sinédrio agora Jesus iria ser julgado perante o sinédrio e novamente depois do verso 24 um parêntese é aberto na narrativa e novamente a situação de Pedro é explorada veja só 25 lá estava Simão Pedro aquent no pátio em frente ao local onde Jesus era
interrogado perguntaram-lhe pois és tu porventura um dos discípulos dele ele negou e disse não sou um dos servos do Sumo Sacerdote parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha perguntou não tive eu no jardim com ele de novo Pedro negou e no mesmo instante cantou o galo bem a lição aqui na parte de quarta-feira ela pede que nós façamos uma comparação entre o relato dos Evangelhos sinóticos e o relato do Evangelho de João que nós estamos lendo já fizemos isso algumas vezes aqui nesse vídeo mas em específico aqui nesse Episódio de Pedro negando a
Jesus pela terceira vez eu quero fazer uma comparação com o texto de Mateus vamos lá para Mateus 26 que ele nos revela um comportamento relevante interessante um ponto paraa Nossa reflexão aqui na forma como Pedro reage isso não é dito em no evangelho de João nós vamos ver como essa informação aparece aqui em Mateus Capítulo 26 verso 73 também está falando sobre Pedro ser questionado sobre ser um seguidor de Jesus diz assim logo depois aproximando-se os que ali estavam disseram a Pedro verdadeiramente és também um deles porque o teu modo de falar o denuncia isso
aqui é muito interessante qual foi o motivo de identificarem a Pedro como um seguidor de Jesus eles disseram assim o teu modo de falar te denuncia Jesus era puro e quem andava com Jesus tinha um linguajar puro diferenciado um linguajar sem palavras baixas sem palavrões sem gírias e as pessoas vendo o modo como Pedro falava identificaram que ele era um seguidor de Jesus e sabe como Pedro fez para negar Jesus nesse momento veja o verso seguinte 74 então começou ele a praguejar e a jurar não conheço esse homem e imediatamente O Galo Cantou olha aqui
o que aconteceu quando Pedro quis negar a Jesus Ele começou a praguejar Ou seja a xingar isso aqui nos permite uma reflexão prática muito interessante se a nossa linguagem é suja é baixa é grosseira se existem xingamentos se nós praguejamos nós não fazemos parte do grupo de Jesus os seguidores de Jesus eles têm uma linguagem pura uma linguagem Nobre uma linguagem elevada quando nós praguejamos nós estamos negando que somos seguidores de Jesus Vamos aqui avançar na nossa leitura voltando agora para João Capítulo 18 verso 28 é dito assim depis levaram Jesus da casa de caifas
para o pretório era cedo de manhã eles não entraram no pretório para não se contaminarem mas poderem comer a Páscoa então primeiro Jesus tem uma audiência preliminar na casa de anás depois Jesus é julgado pelo sinédrio numa numa sessão presidida por caifas e depois Jesus é levado para o ório O que é o pretório é o local de trabalho do pretor assim como a prefeitura é o local de trabalho do Prefeito o pretório é o local de trabalho do pretor e o que é o pretor é o título romano de uma autoridade que acumulava tanto
a função do Poder Executivo sendo responsável por comandar militares mas que também acumulava uma função do Poder Judiciário também exercia a função de Juiz Então esse era o pretor quem era o pretor naquele momento Pilatos então Jesus é levado para perante Pilatos E por quê novamente porque o reino de Judá ele era subordinado a Roma as sentenças que eles tinham precisavam ser ratificadas pela autoridade Romana mas eles não entram no pretório para não se contaminarem aqui era uma questão da lei cerimonial de contaminação por contato com elementos pagãos verso 29 então Pilatos saiu já que
eles não iam entrar no local Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse que acusação trazeis contra este homem quando Pilatos faz essa pergunta que acusação trazeis contra este homem ele está falando de uma acusação formal de um processo construído de um inquérito policial produzido porque assim funcionava o Direito Romano era necessário uma acusação formal para que o julgamento fosse considerado regular Il lícito verso 30 responderam-lhe se este não fosse mau feitor não to entregamos ou seja o que os líderes judeus estão falando é que o julgamento do sinedrio devia ser considerado suficiente mas perante
a lei Romana não era suficiente era necessário que houvesse uma acusação formal de de fatos relevantes no Direito Romano para que a sentença do sinedrio fosse ratificada bem como eles insinuaram que o julgamento do sinédrio era suficiente Pilatos então Eh joga com as palavras deles veja o verso 31 replicou-lhes pois Pilatos tomai o vós outros e julgai o segundo a vossa lei Então se vocês estão dizendo que não precisam de uma acusação formal de um inquérito policial para que eu avalie a situação então julguem Conforme a lei de vocês já que vocês não querem se
submeter aos ritos do Direito Romano responderam-lhe os judeus a nós não nos é lícito matar ninguém Ah é por isso que eles precisavam submeter a questão a Pilatos porque eles não queriam a aplicação da Lei eles queriam uma finalidade específica que era executar Jesus com a morte e quando eles fazem essa declaração a nós não nos é lícito matar ninguém existe um comentário uma explicação no verso 32 para que se cumprir-se a palavra de Jesus significando o modo porque havia de morrer Qual palavra de Jesus é essa do modo pelo qual ele havia de morrer
é a declaração de Jesus quando ele conversava com o Nicodemos nós vimos isso lá no início do trimestre Jesus diz assim Nicodemos da mesma forma que a serpente de bronze foi levantada no deserto importa também que o filho do homem seja levantado e quando ele for levantado da terra ou seja Qual é o tipo de morte em que uma pessoa é levant lantada da terra é a morte por crucificação Quando eu for levantado da terra todos atrairei a mim então por que o verso 32 aparece como uma explicação do verso 31 ou seja qual é
a relação entre a fala dos líderes judaicos a nós não nos é lícito matar ninguém com a informação de que isso aconteceu para que se cumprisse a palavra de Jesus significando o modo porque ele havia de morrer Ora se fosse possível aos judeus matarem Jesus a execução seria feita por apedrejamento esse essa era a forma de Executar a pena de morte dos judeus agora se não é lícito aos judeus matarem Jesus ele seria executado pelo modo Romano que é a crucificação é por isso que o verso 22 aparece como um comentário explicativo do verso 31
seguindo a leitura agora para a última sessão verso 3 TR nós veremos a conversa de Jesus com Pilatos tornou Pilatos a entrar no pretório chamou Jesus e perguntou-lhe és tu o Rei dos Judeus e por que Pilatos faz essa pergunta porque se Jesus se anunciasse como um rei político Aí sim ele seria acusado de sedição contra o império romano ou seja ele seria um rebelde que não aceitaria o o domínio de César sobre si e sobre seu povo e daí sim ele poderia ser condenado pela lei Romana então Pilatos está fazendo um exercício aqui olha
eu recebi esse preso sem acusação formal vou examinar se realmente existe algo de ilícito se existe um crime grave segundo a lei Romana respondeu-lhe Jesus vem de ti mesmo esta pergunta ou te disseram outros a meu respeito Então veja que Jesus mesmo diante da maior autoridade ali da região ele não se Intimida ele está ali numa posição de nobreza ele não se curva diante da insinuação de pilatos Mas ele pergunta Pilatos esse interesse seu por conhecer a minha vida a minha obra e a minha missão é Genuíno ou você está apenas e reproduzindo e cooperando
com o propósito dos meus inimigos e Pilatos ele ele se incomoda Ele não gosta disso que parece uma ousadia da parte de Jesus e ele responde assim no verso 35 replicou Pilatos porventura sou judeu a tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim o que fizeste respondeu Jesus o meu reino não é deste mundo se o meu reino fosse deste mundo os meus ministros se empenhariam por mim para que não fosse para que não fosse eu entregue aos judeus mas agora o meu reino não é daqui então Por meio dessa
fala Jesus não está negando que era Rei Porque de fato Jesus é rei que tipo de rei é Jesus Jesus é o cabeça do reino da Graça do qual nós já falamos tanto aqui e futuramente ele será o rei do reino da Glória Mas isso não deveria ser interpretado como um reino político perante Pilatos é por isso que Jesus complementa o meu reino não é deste mundo e os me se o meu reino fosse deste mundo os meus ministros se empenhariam por mim então ele está dizendo Pilatos eu a minha missão não é fazer guerra
contra o império romano se essa fosse a minha missão eu já tinha convocado os meus seguidores a pegarem armas para cumprir os meus propósitos mas não é então como Jesus está falando aqui de um reino que não é político de um reino que não é literal que não vem com aparência visível a situação já perdeu a relevância para Pilatos porque Pilatos tem um problema para resolver e ele então continua verso 37 então lhe disse Pilatos logo Tu És Rei respond deu Jesus tu dizes que eu sou rei eu para isso nasci E para isso vim
ao mundo ou seja para instituir o reino da Graça a fim de dar testemunho da Verdade todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz e daí chega o verso 38 que é muito interessante Jesus terminou dizendo todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz verso 38 perguntou-lhe Pilatos O que é a verdade que pergunta profunda e como seria interessante receber a resposta de Jesus para uma pergunta filosófica como essa mas o barulho da rua os gritos fizeram com que Pilatos não Esperasse a resposta seria muito interessante que Jesus dissesse o que
é a verdade mas Jesus não veio satisfazer as nossas curiosidades filosóficas a sua missão nesse mundo veio salvar o pecador e por isso a Bíblia não se delonga aqui nessa parte também porque Jesus não respondeu perguntou-lhe Pilatos que é a verdade tendo dito isto voltou aos judeus e lhe disse eu não acho nele crime algum não havia em Jesus nada que pudesse nem de longe ser um delito pela lei Romana 39 é costume entre vós que eu vos solte alguém por ocasião da páscoa quereis pois que eu vos solte o Rei dos Judeus então gritaram
todos novamente Não este mas barrabas ora barrabaz era salteador e aqui um um contraste muito curioso se estabelece Jesus foi acusado de ser Rei dos Judeus no sentido de que ele estava planejando um golpe contra o domínio Romano na região mas barrabas que era salteador ou seja participou de uma Insurreição de uma tentativa de tomada do Poder esse foi solto ou seja aquele que não praticou a se ção foi condenado mas aquele que estava envolvido na Insurreição foi solto o mesmo fato criminoso é aqui o pivô desse tratamento completamente paradoxal bem o capítulo termina aqui
e eu gostaria de pegar esse de uma maneira simbólica essa pergunta de pilatos e aplicar a nossa vida prática Pilatos colocou diante do Povo uma escolha quem vocês querem Jesus o filho de Deus aquele que é puro aquele em que não há crime algum ou vocês querem barrabaz o salteador de forma simbólica de forma espiritual essa questão essa pergunta esse chamado a decisão é colocado diante de nós a cada dia todos os dias você tem a oportunidade de escolher honrar a Jesus exaltá-lo na sua vida tomar partido com ele e você tem também a oportunidade
de se associar a Satanás ao pecado a miséria à destruição Nós frequentemente Agimos conforme aquela multidão Nós preferimos Barrabás a minha oração nesse momento é que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a tomar uma posição firme ao lado de Jesus escolher o partido de Jesus mesmo que isso possa nos causar vergonha constrangimento social mesmo que isso talvez tenha como resultado nos excluir dos círculos mais altos e mais prestigiados da sociedade escolher Jesus mesmo que isso imponha sobre nós uma cruz pesada para carregar escolher Jesus mesmo que isso exija abnegação domínio próprio e a
mortificação das nossas paixões dia a dia eu quero escolher Jesus desejo que essa também seja a sua decisão e que nela Deus nos abençoe e nos foi um prazer estudar a bíblia com você até aqui nos vemos então na semana que vem até lá e que Deus o abençoe [Música]