Curso POO Java #02b - Criando Classes e Objetos em Java

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Curso em Vídeo
Nessa aula de POO, vamos aprender como criar uma Classe, com seus atributos e métodos, e a instancia...
Video Transcript:
olá pequeno gafanhoto seja bem vindo a segunda aula de seu curso prático de programação orientada a objeto em java o meu nome é gustavo guanabara eu sou professor e essa é a aula 2b isso é a aula 2a é a aula conceitual é a primeira parte você precisa ter assistido e agora ele vai botar em prática aqueles conceitos que a gente viu na aula na aula 2 agente respondeu à pergunta do que um objeto e agora nós vamos aprender como é que a gente define uma classe instance objetos mexe nos seus atributos nos seus métodos
e mostra o estado atual de cada objeto utilizando a linguagem java é importante que seja chato e diga não adianta você assistir essa parte b da aula essa parte prática sem ter a parte teórica e se pensa assim hamas já havia aula teórica na faculdade agora só mostrar na prática na aula teórica eu mostrei de uma maneira simples se você já nós porque o gafanhoto antigo já sabe que a minha forma de explicar um pouco diferente então eu te peço esse voto de confiança assistir essa aula 2 a 1 com todos os conceitos assistir de
coração aberto mesmo que você já saiba os conceitos que é algo que vai te dar a introdução que vai te mostrar a introdução do que um objeto que é uma classe que é um atributo um método que o estado que abstração tem uma quantidade muito grande de conceitos que você vai precisar na aula passado mostrei pra você conceito de objetos e mostrei que objetos podem ser concretos ou apenas modelos conceituais como por exemplo o horário marcado ou uma aula um aluno mas pode ser físico como um celular um carro computador um mouse nós vimos também
o conceito de objetos a conceituação que significa o objeto ea gente viu que é uma coisa material abstrata que pode ser percebida pelos sentidos e descrita por meio das suas características ou atributos dos seus comportamentos ou métodos e do seu estado atual ou do seu status e eu te dei um exemplo simples muito fácil que foi utilizando um objeto básico que é uma caneta a gente viu que várias canetas podem ser criadas a partir de um mesmo molde então eu tenho a idealização de uma caneta para poder criar um molde e colocar em prática criando
o bicho a caneta a caneta em si é o que a gente chama de objeto e esse molde é o que a gente chama de classe ele vai ser utilizado para classificar as canetas do mesmo tipo da mesma família vamos dizer assim para definir se molde para definir a classe camiseta gente utilizou uma sintaxe genérica que foi o clássico caneta e fim da classe dentro dessa classe nós colocamos todos os atributos tão gente previu as cinco atributos que foram os atributos modelo cor ponta carga e tampada cada um com seu tipo primitivo e também que
define os dois métodos nós definimos o método de rabiscar e o método de tampar dentro do método rabiscar verifique se acredita tampada com uma caneta que não é tampado ela não pode ir buscar e dentro do tampar eu modifiquei diretamente um atributo para a gente poder mexer dentro dessa desse conceito de orientação objeto então tudo isso você está vendo aqui foi visto na aula 2 a 1 então você precisa ter esse tipo de conceito porque você fica meio perdido aqui nessa aula 2b que a prática de java também existe a aula 2b de php onde
eu fiz todos esses conceitos todo esse código daqui também php fique à vontade para poder assistir também você aprender já duas línguas orientais objeto uma vez só no mesmo dia sai três aulas aula conceitual a aula prática em php e aula prática em java você quer curso melhor do que isso em algum curso da internet fez isso por você então vamos partir diretamente para o nosso ambiente abre o netbeans aí preparado para o java e vamos trabalhar já estou aqui no meio ambiente do netbeans na aula passado a gente viu como instalar então se você
não está lá ainda vai procurar a aula um bebê de java e aqui nós temos o projeto agente crioula passada que o mundo não ter um projeto novo então você vai clicar aqui no novo projeto que é o ícone zinho amarelo vai escolher java aplicação java próximo vai dar um nome para sua aplicação eu vou chamar de aula 02 deixa marcado criar classe deixa tudo do jeito que tá aqui finalizar em alguns segundos vai criar todo o pacote eu vou tirar os comentários para ficar mais fácil para você visualizar você não precisa pagar os comentários
o papa você não precisa pagar os comentários mas eu vou pagar aqui só pra ficar mais simples se você quiser aumentar a letra seguro altino seu teclado e usa rodinha do mouse para aumentar diminuir então nós temos aqui a classe com o meu método bem no método principal agora a palavra método começa a fazer sentido o que nós vamos criar aqui é exatamente essa classe que a gente colocou aqui do lado então nós temos que criar essa classe caneta pra gente poder ter caneta nesse meu código aqui eu quero ter canetas tão preciso criar essa
classe primeiro para criar essa classe você vê aqui no pacote nesse nesse caso já tinha amarelo o botão direito novo classe java vai botar o nome da classe caneta lembrando que no java toda classe começa com a letra maiúscula por exemplo se eu quisesse caneta preta botaria caneta preta então cada primeira letra maiúscula as demais em minúscula no meu caso aqui a minha classe chama sua caneta finalizar mais uma vez e criou a clássica tirar os comentários aqui para simplificar da mesma maneira ampliada no código não apague nenhuma linha que não seja a comentar não
tenho aqui a classe caneta o que eu vou fazer é colocar aqueles meus cinco atributos modelo que a string só variável strong cor a ponta é real então flot aponta lembrando que flot aqui com letras minúsculas 30 com a primeira letra maiúscula você precisa seguir exatamente a carga inteira carga e eu tenho o boletim que é otan paga não tem mais cinco atributos modelo cor ponta carga e tampada vamos criar também os métodos vou criar um método rabiscar para criar um método rabiscar eu vou fazer o seguinte vou colocar void rabiscar pode significar sem retorno
né não criou o método rabiscar vou criar um método tampar exatamente o que eu fiz lá durante a aula conceitual eu vou criar também o método de estampar já fiz aqui eu tenho nesse meu código deixa eu dar uma diminuída a equipe acabe tudo eu tenho na minha classe caneta eu tenho cinco atributos e três metros a gente viu isso na aula conceitual e que você precisa conhecer a partir de agora eu já tenho a minha classe caneta e eu posso utilizar ela dentro do meu pacote é uma análise aqui comigo eu posso utilizar esse
a essa classe caneta dentro de qualquer pacote o pacote ela dois aqui não vou vir aqui no documento que foi criado anteriormente e aqui eu posso criar a caneta uma vez que eu tenha essa classe eu posso instanciar em um objeto ea gente viu isso como fazer também na aula conceito aula 2 conceitual para instanciar votar que ser um igual nova caneta no já vai ficar ligeiramente diferente pra instanciar eu vou ter um objeto segundo tipo caneta então vou colocar caneta ser 11 mil caneta eu tenho só colocar o tipo aqui na frente à classe
aqui na frente o primeiro acabei de criar um objeto c1 que é uma caneta distanciada depois de instanciar eu posso mexer nos atributos por exemplo pode botar aqui ó a cor azul aponta 05 e ele não está tampado vamos fazer isso no java então vou fazer aqui ó ser um ponto eu tenho carga cor a cor igual azul ser um ponto ponta é igual a meio é real tentou botar meio efe ser um ponto camparada recebe falsa ué não está tampada vamos salvar tudo clique aqui ele já salvou caneta e aula vamos executar perto play
você vê aqui em baixo o resultado construído com sucesso isso porque eu não mandei fazer nada agora vou fazer o seguinte eu vou fazer um método aqui para poder mostrar o estado o status do meu objeto para fazer isso eu vou criar aqui ó void status para mostrar o estado do objeto ou escrever na tela foi assim é uma caneta eu quero mostrar a cor da caneta para mostrar a cor da caneta aprendi aqui eu tenho que colocar um atributo cor para referenciar melhor eu vou colocar vez ponto co a palavra diz significa auto-referência então
quem chamou o método status vai ser substituído por mês já explico melhor pra você vamos ficar aqui na aula e vamos fazer com que ser um mostre seu status vamos executá lá uma caneta azul eu vou mostrar também se ela está tampado ou não uma caneta mostra a cor dela foi escrever está tampada e ele vai escrever diz ponto tampada eu acho que ele está tampado não dá o play estátua uma caneta azul estampada falso senhora não está tampada você pode fazer um sistem out para cada um dos atributos aqui pra modelo para a cor
pra ponta é você mostra o estado se você viu essa onda pega p você viu que têm as funções em us o print r o valdano que facilitam bastante no caso do java não existe essa funcionalidade então tem que criar um método para isso mas nada impede o php também que você criou um método status para fazer essa mesma funcionalidade é só utilizar o eco no lugar do print eliane e aí pequeno gafanhoto interromper sola um comunicado muito importante com certeza você já viu isso na aula teórica então não vou ficar muito tempo falando sobre
isso não se deve ter assistido à aula vermelhinha aula teórica e agora você está numa aula prática de java agora já está conversando a identificar também pela cor do uniforme mas eu vou dar essa interrompida para fazer um pedido para fazer um convite especial acesse agora apóia ponto me barra curso em vídeo porque lá você pode se tornar um apoiador do projeto tá gostando da aula está gostando da qualidade do vídeo tá gostando da qualidade do conteúdo então esse curso ele só está sendo possível em boa parte por conta dos nossos apoiadores então acesse agora
após o ponto me barra curso em vídeo e lá você vai escolher uma faixa de valores no final dessa aula aparece um monte de nomes de pessoas que estão colaborando essas pessoas escolheram uma faixa específica dando uma olhada nesse site que está aparecendo e procurando nas faixas você vai ver a partir de que faixa do seu nome pode aparecer no final da aula quer deixar seu nome registrado para sempre pela eternidade então escolhe e faça a sua colaboração agora neste mês com certeza toda a colaboração vai ser útil pra caramba você está gostando da qualidade
desse vídeo ela só está sendo possível graças à ajuda dos nossos gafanhotos então é isso que o gafanhoto volte à sua aula normal eu espero que você esteja praticando espero que esteja assim ó tá legal ele está fazendo mais pra frente você vai se rolar bastante a melhor maneira de se aprender é só praticando prática bastante volte agora para sua aula na complementar aqui vou botar aqui modelo desde ponto modelo cor fazer a ponta a ponta desse ponto ponta fazer a mesma coisa pra carga digite seu código tá você deve ter uma vontade louca de
copiar e colar mas quando se está aprendendo a melhor maneira e digitando desse ponto k eu consigo mostrar todos os dados do meu documento pausa e digito seu status lá salvar apertar o play now status não tem status a caneta azul aponta 05 não têm a carga 30 e está tampada falso não está tampado então aqui foi uma chamada para um método percebe a diferença daqui pra cá isso aqui é uma chamada atributo uma referência atributo isso aqui é uma referência à método o atributo não tem parentes e depois que o método tem parênteses eu
tirar o parêntese aqui já vai dar erro tremendo então não adianta mesmo que não tenha parâmetro você tem que informar o próprio já saber que é um programa agora os métodos de tampa e estampar a caneta para fazer isso você vai clicar aqui ó vai vir no método tampa de tampa e vamos fazer o seguinte ó tratar desse ponto tampar da recebe se você quer tampá entrou se você quer estampar desse ponto tampada recebe o foz simples assim vamos analisar isso daqui eu ser um desde tampada falsa ou fazer o seguinte ó fazer um ponto
tampar isso é minha caneta vai está tampada é uma caneta azul 05 e vai começar como tampada salvar aqui executando eu tenho tanta tampada tampada é uma caneta azul 105 tampada então quando eu chamo método tampar quem foi que chamou tampar foi seu isso então ser um chamou o método tampa aqui no método tampá eu vou vir vista amparada recebe tron o que é vice diz é o nome do objeto que chamou o toque no meu caso a quem foi que chamou tampa foi o seu então aqui vai ser substituído por ser um no momento
em que ser chamar o método tampa diz é uma referência ao próprio objeto que chamou sempre que você quiser modificar algum atributo dentro da própria classe coloque a palavra diz na frente da linha que vai mexer nesse atributo rabiscar exatamente como a gente fez anteriormente rabiscar vou fazer o seguinte se ela estiver tampada se desse ponto tampada por igual atirou está trancada eu vou mostrar na tela erro não posso arriscar se não abrir a entender que ele já fecha e escrever na tela estou buscando então na hora que eu chamar o método rabiscar eu vou
verificar se está tampado por que eu não posso escrever se a casa tiver tampada não vou salvar aqui no meu código vou mandar buscar aqui ele vai poder rabiscar sim ou não ó a buscar e verificar está tampada ele vai está tampada essa caneta então não pode arriscar então na verdade que ele vai fazer é mostrar um erro não posso arriscar depois mostrou o status aqui mas deu erro que não pode ficar baixa para rabiscar no final executar ele mostrou o status e mandou buscar não posso arriscar isso porque está tampada vamos de estampar a
caneta destampe a caneta agora ele vai mostrar o status e vai mostrar estou buscando essa parte conceitual básica ela pode se tornar um pouco confusa para quem está começando mas presta atenção olha dá uma lida no pt o programa base no seu método principal que você ver como está natural as coisas olha só eu criei ó uma caneta é uma caneta azul de ponta 05 mandei de estampar ela mostrar o status e mandei buscar então se ela vai estampada eu posso arriscar certo está buscando seu tampar ela isso ela está tampada se eu mandar buscar
não posso arriscar a caneta tampada então ó eu não posso arriscar então essa forma de programação aqui é o que a gente chamou de naturalidade tudo é programado de uma forma natural parecida com a vida real o que vai dificultar um pouquinho é na hora de você criar essa classe que vai ter um código um pouco maior mas uma vez que você faça essa classe deixou a redondinha você só vai se preocupar com esses programas menores e nada impede agora de criar uma nova caneta dá uma olhada aqui uma instância uma segunda caneta ó caneta
c2 1000 caneta vamos fazer com que a caneta 2 seja do modelo sei lá ge.net ela vai ser uma caneta preta cor preta e voltam para ela e woods tampa na verdade você percebe aqui ó a minha caneta um vai dar tampada e minha caneta 2 vai estar destampada vou mandar buscar com a minha caneta 2 se eu mandar rabiscar com a caneta um botão o status aqui como assim se eu mandar buscar com uma caneta um ela não vai poder buscar porque vai dar eu estava tampada já a caneta 2 pode ratificar que ela
está estampada eu vou receber uma mensagem de erro da primeira caneta a primeira caneta não pode aplicar ea segunda caneta estou buscando percebe que o comportamento das duas canetas foi diferente de acordo com a instância então tem duas instâncias c1 e c2 que são duas canetas uma pode está tampada outra pode estar estampada foi exatamente aquilo que a gente fez na aula conceitual se você não viola conceitual você tá perdendo uma ótima chance de aprender de uma vez por todas pior vou fazer aqui ó mostrar o status da caneta 1 e também vai mostrar o
status da caneta 2 em todas elas têm os mesmos métodos metros e atributos né tá lá mostrei está esse aqui é o estatuto da primeira caneta ela tampado então não posso arriscar esse aqui é o status da segunda caneta e ela pode arriscar porque ela não está tampada então ajustou rabiscando percebe aqui ó que quando eu chamei o c2 rabiscar c2 rabiscar ele vai ver aqui ó no método à risca e destampada lembrando o dês vai ser objeto que chamou meu caso é que 2 c do está trancada não então ele vai buscar quando é
ser um que chama ele não rabisca porque o des vira c1 nesta chamada aqui ó seu rabiscar perceba que todos os objetos que são da mesma classe tem os mesmos atributos e os mesmos métodos o que eles não têm igual é o estado então c1 e c2 são canetas e tem cor então eles têm o mesmo atributo eles não têm o mesmo valor do tributo e não têm o mesmo estatuto sendo assim eu posso criar a qualquer momento uma outra caneta colocar os seus atributos chamar os seus métodos e tudo vai funcionar de maneira completamente
isolado eu espero que você tenha entendido eu espero que você tenha praticado colocado em prática e agora venha uma proposta de um exercício que complementa aquele que eu te dei na aula 2a que foi na aula conceitual lá na loja conceitual eu pedi pra você pensar em dois objetos concretos dos objetos que estão no seu ambiente e dois objetos que são abstratos que são conceituais que eu peço para vocês o seguinte agora que você já fez com caneta que na prática faz a mesma coisa com aqueles objectos que você idealizou na aula passada então o
que a gente fez de exemplo a passada uma coisa conceitual foi a minha aula aula é conceitual é um objecto conceitual ela tinha lá atributos como duração data e hora de início então tudo isso são atributos faz a classe coloca os atributos os métodos dessa classe aula seria começar a aula termina a aula cancelar a aula fazer o exercício tudo isso são métodos coloque esses métodos também na sua classe então crie um projeto novo com um objecto abstrato e um objeto concreto que você idealizou na aula passada que o que você colocar nos comentários idealiza
isso e também coloquem os comentários que eu quero que gafanhotos interajam e mostrem que estão realmente aprendendo eu espero que você tenha entendido eu espero que você pratique na próxima aula a gente vai dar continuidade na próxima semana sai uma obra conceitual e duas aulas práticas uma de java e php e eu espero que você esteja praticando e divulgando os seus colegas que eu gosto de pedir sempre no final é se inscreve no canal assistir a playlist se inscrever no canal é muito importante porque facilita muito o crescimento do canal e você sempre vai ser
avisado sempre que sai uma aula nova mas mostra os seus amigos que eu não quero quantidade de inscritos só pra te número eu quero qualidade de inscritos agora pessoas que interajam aquelas pessoas que façam os exercícios como as pessoas estão fazendo aqui e nunca se esqueça você está assistindo o celular aqui em cima interativo no computador também fica na interatividade aqui que você vai ser desviado diretamente para playlist assista os cursos de pior todos os cursos com civis mas hoje pior principalmente pelas suas playlists porque ele fica mais organizado que é uma aula conceitual duas
práticas talvez você se enrolou um pouco com isso na playlist está tudo organizado então isso tem um gafanhoto nunca deixe de praticar nunca deixa de mostrar o curso em vídeo com seus amigos um forte abraço e até a próxima aula
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