Olá a paz do Senhor você já me conhece sou Pastor Juliano Fraga E mais uma vez bem vindo ao nosso canal porque eu virei pós tribulacionista essa frase não é minha essa frase é de Alguns irmãos que disseram que abandonaram o pré-tribulacionismo e que ele viraram pós tribulacionistas porque eu virei pós tribulacionista E aí há alguns argumentos esses argumentos nós precisamos também dar uma resposta fica aqui o meu respeito a todos os nossos irmãos não é ao meu ver um ponto que implica em salvação Mas precisamos dar uma resposta até porque há muitos espantalhos que
surgiram aí nos últimos dias Algumas pessoas dizem que viraram pós os acionistas porque em lugar algum disse que a volta de Jesus seria secreta e que nós pré-tribulacionistas acreditamos em um arrebatamento secreto porém essa nomenclatura de secreto ela foi criada por alguns pós tribulacionistas e por alguns pré tribulacionistas são todos os pré-tribulacionistas que defendem a expressão secreto bom o dispensacionalismo revisado não faz o uso da palavra secreto mas sim faz o uso da palavra iminência um acontecimento que pode ocorrer a qualquer momento ainda que podemos pensar que o arrebatamento da igreja seja secreto que ninguém
vai ver mas nós não usamos essa nomenclatura Secreto o dispensacionalismo revisado usa a expressão da doutrina iminência iminente é o termo correto que o pré-tribulacionismo usa talvez você pense assim mas eu ouvi algum pré tribulacionista dizer você pode ter ouvido com todo respeito a você e a ele mas nós usamos o termo iminência Outro ponto é que eu posso tribulcionismo tem crescido não defendendo tão bem a sua doutrina mas atacando o pré-tribulacionismo e um dos ataques é que em Mateus 24 e nenhum momento Jesus ele fala sobre um arrebatamento secreto como os pós tribulacionistas costumam
dizer porém o que me chama atenção e que o texto de Mateus 24 tanto o pré-tribulacionismo como o pós tribulacionismo defende que a partir do versículo de número 14 inicia o período da tribulação ainda que dentro do pré-tribulacionismo a igreja está estabelecida do Versículo 4 ao 14 Este é um pensamento de Scofield outros Defensores do pré-tribulacionismo como shaper ele vai dizer que a igreja não está do 4 ao 14 mas ele vê a igreja do princípio das Dores do Versículo 4 até o 8 porém de forma majoritária os pré-tribulacionistas entendem que a igreja não está
em Mateus 24 de maneira alguma e que o Versículo 4 já inicia então um período tribulacional mas a minha resposta é para a ideia de que em Mateus 24 de maneira nenhuma Jesus ele fala de uma volta se ou que a igreja está inserida dentro de Mateus 24 vamos lá o que me chamou atenção é que eu ouvi um debate de um pós tribulacionista onde o mesmo estava debatendo com um Adventista e o debate era sobre a guarda do sábado e o adventista Ele usou Mateus 24 aqui logo no versículo de número 20 orem para
que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no Shabat Ou nem no sábado o adventista que fez o uso do versículo de número 20 para defender a guarda do sábado com certeza ele se equivocou versículo de número 20 de maneira alguma está falando sobre a igreja guardar o sábado mas o que me impressionou foi a resposta do pós tribulacionista este irmão pós tribulacionista ele é um grande defensor do pós tribulacionismo no Brasil mas ele usou o Versículo 20 para dizer que este Versículo não está falando da igreja este versículo está falando dos judeus
para se defender do debate e do argumento Adventista que usava o Versículo 20 para dizer que a igreja deve guardar o sábado em contraponto este pós tribulcionista disse não de maneira nenhuma Versículo 20 ele não está falando de igreja ele está falando dos judeus mas quando este pós tribulcionista debateu completo tribulacionista Ele usou Mateus 24 para defender que fala de igreja aqui dentro dessa perícope do Capítulo de número 24 a pergunta que eu deveria fazer é este pós-tlacionista é se ele já se definiu Porque se o Versículo 20 está falando da igreja então os escolhidos
do Versículo mais à frente que vai aparecer dentro deste contexto seria a igreja no ponto de vista do pós tribulacionismo mas se ele defender como ele defendeu no debate que o versículo de número 20 está falando sobre Israel o povo Judeu ele não pode defender que os escolhidos mais à frente está falando de um outro povo que não seja o povo Judeu a qual o mesmo defendeu que era volta a dizer em seu debate contra o adventista fica aqui agora uma indagação de fato Mateus 24 está falando do povo Judeu ou está falando da igreja
ao meu ver o Mateus 24 não está falando aqui de igreja aliás em Mateus 24 dentro do período tribulacional seja o início a partir do Versículo 4 seja o início no 8 ou no 14 em nenhum momento em Mateus 24 cita a palavra igreja e em algumas evidências internas dentro de Mateus 24 remete ao povo Judeu e não a igreja vamos para algumas evidências internas no texto quando pois vocês virem situado no lugar santo abominável da Desolação com o que falou O Profeta Daniel que ele entenda Daniel dentro de um contexto judaico judeu mas em
Babilônia até na 70 semanas de Daniel Quando o Gabriel disse a ele há 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo Judeu sobre a Santa cidade Jerusalém abominação a qual falou o profeta Daniel ao meu ver é para o povo Judeu no antigo testamento você não tem igreja não há uma menção da palavra eclecia ou igreja do período vetero testamentário aliás em Colossenses 1:26 a igreja é um mistério em Efésios Capítulo 3 Paulo vai dizer que a igreja é o mistério nenhum Profeta do período Vectra testamentário havia testado a palavra igreja ou mencionado a palavra
igreja ela vai aparecer na primeira vez na Bíblia na região de Cesária de Felipe no Capítulo 16 Versículo de número 18 quando o próprio Jesus disse as portas do Inferno da morte não prevalecerão contra a Igreja no antigo testamento não há igreja Daniel não estava falando da igreja Daniel estava falando do povo Judeu e a ideia que aparece sobre o Santuário ou situado no lugar santo aqui não é igreja e o texto continua Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes os que estiverem na Judeia isso aqui está falando do povo Judeu e
o texto ainda continua dizendo que a fuga no ocorra no inverno nem no shabats quem é o povo que Guarda o Sábado senão o povo Judeu Deuteronômio 5 aqueles a quem Deus tirou da Terra do Egito logo percebe que no Capítulo 23 anterior o lamento sobre Jerusalém a partir do versus 37 ó Jerusalém Jerusalém que mata seus profetas o Capítulo 24 é uma continuação do Capítulo de número 23 mas tem mais algumas coisas aqui que nós precisamos lidar com elas por exemplo quando cita o período tribulacional em Mateus 24 a palavra igreja que não aparece
não só não aparece em Mateus 24 como esta palavra não aparecem Apocalipse do Capítulo 6 até o Capítulo de número 18 que é o período tribulacional dentro da divisão do livro do apocalipse a palavra igreja vai aparecer 19 vezes mas a palavra igreja não aparece em apocalipse do Capítulo 6 ao 18 a palavra igreja vai aparecer em Apocalipse por 19 vezes mas no capítulo 6 ao 18 a palavra igreja não aparece E por que não aparece porque a igreja não está inserida dentro do período tribulacional aí um pós tribulcionista poderia argumentar mas só porque a
palavra igreja não aparece do Capítulo 6 ao 18 a igreja não estaria dentro deste período a palavra Santos aparece antes de entrar na palavra Santos eu quero aqui enfatizar algo importante em todas as sete igrejas da Ásia seja ela Efésios Filadélfia no final de todas as cartas as sete igrejas da Ásia encerra-se dizendo Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz a igreja mas em Apocalipse 13 Versículo de número 9 não obstante o texto Diz Quem tem ouvidos ouça ponto final não continue dizendo Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz a igreja
e sim Quem tem ouvidos ouça ponto final e porque porque a igreja não está inserida dentro do período tribulacional vem aqui um outro contraponto a palavra Santos que aparece em Apocalipse Capítulo 13 verso 7 que o anticristo vai vencer e aí o pós tribulacionismo defende que a palavra Santos ela não aparece em nenhum lugar no Novo Testamento remetendo a nação de Israel e somente a igreja quem é o povo santo é aquele que foi santificado separado no antigo testamento Israel é chamado Espírito Santo quando nós lemos Êxodo capítulo 19 Versículo 5 e 6 o povo
Santo uma nação adquirida sacerdócio real Israel é um povo santo santo separado rádios Santo separado logo no período da dispensação da Graça que a igreja está inserida a igreja é mesmo santificada mas após o arrebatamento da igreja no período tribulacional quem é o povo separado Santo São aqueles que vão se converter dentro do período tribulacional e eu posso tribulcionismo vai usar da seguinte opinião e argumento contra o pré-tribulacionismo qual o versículo que aparece que no período tribulacional haverá conversão este problema não é só um problema então do Pré tribulacionismo esse problema também é um problema
do posse do acionismo logo se a igreja está dentro do período tribulacional a qual alguns pós-gracionistas defendem com sete anos outros vão dizer que não é um texto para dizer que a tribulação perdura por sete anos a igreja inserida dentro da tribulação ninguém vai aceitar Jesus com a igreja aqui na tribulação se o período tribulacional para o posse dura sete anos ou se não dura sete anos alguns nem sabe quanto tempo vai durar porque vai dizer que não há um texto e daqui a pouco nós vamos falar sobre isso então não é um problema só
do Pré tribulacionismo mas em Apocalipse Capítulo 6 Versículo 9 10 a almas dos martinizados Clamam debaixo do altar o Capítulo 7 versus 14 João pergunta Quem é essa multidão são aqueles que se lavaram o sangue do cordeiro que tiveram as vestes lavadas pelo sangue do cordeiro são salvos Mas eles vão dizer Esta é a igreja viva que está na terra Alguns vão ser martinizados pelo anticristo e são esses que aparecem agora nos céus ora mas só porque não há um texto dizendo que alguém levantou a mão e aceitou Jesus ou uma conversão dentro do período
tribulacional um texto Claro é porque não vai haver conversão a igreja está fazendo o que na terra se não vai ter uma alma para Jesus dentro deste período não é um problema só do Pré tribulacionismo eu entendo que também é um problema para o pós tribulacionismo e a ressurreição de Apocalipse Capítulo 20 Versículo 4 e 5 São dos mártirizados dentro do período tribulacional Será que não pode ser alguém que se converteu dentro do período tribulacional e o que me chama atenção em Mateus Capítulo de número 27 e daqui a pouco eu vou voltar para Mateus
24 Mateus Capítulo de número 27 partilha do versículo de número 52 os túmulos se abriram e muitos corpos de Santos já falecidos ressuscitar esse Santos por todavia não obstante não era um Santos do Antigo Testamento são chamados de Santos porque eram homens separados porque a Apocalipse 13 verso 7 não pode ser usada a palavra Santos para os convertidos no período tribulacional gentios que vão se converter no período tribulacional e judeus que vão se converter dentro do período tribulacional e eu vi uma conversa dizendo então Existem duas igrejas na igreja só existe uma e o arrebatamento
é para a igreja para aqueles que estão em Cristo mas aqueles que ficaram no período tribulacional e não se converter sim podem se converter o espírito santo não sai da terra e após convertidos são chamados de Santos porque conversão só ocorre pelo convencimento do pecado da justiça e do juízo e se foram lavados pelo sangue do cordeiro logo são santificados chamados de Santos até porque o anticristo vai guerrear contra o Santos ponto então aqui nós já entendemos que palavra igreja dentro do período tribulacional não ocorre você não tem um Versículo na Bíblia para dizer que
a igreja está dentro do período tribulacional você tem a palavra Santos de Apocalipse Capítulo 13 verso 7 mas não tem a palavra igreja que por muitas vezes foi mencionada em Apocalipse estranho do Capítulo 6 ao 18 não tem a palavra igreja outro ponto fundamental em Mateus Capítulo de número 24 que é o texto que nós nos lendo onde aparece a palavra eleitos já entendemos que dentro das evidências internas Judeia sábado no lugar santo são pontos completamente judaicos não tem nada em Judeia sábado que remete isso a igreja que aponta o harmoniza esses termos de evidências
internas de Mateus 24 e simetria com a igreja não tem lugar santo a igreja não guarda o sábado e aqueles que estão na Judeia fujam para os montes ora e se eles tiveram aquele Estado de São Paulo não estiver na Judeia o que que eu faço dentro do período tribulacional que me parece é que Jesus está tratando de um assunto com o povo Judeu e não com a igreja mas ainda em Mateus 24 nós temos um ponto importante aqui a palavra eleitos eleitos a igreja Eleita sim eleitos segundo a presciência a igreja Eleita mas Israel
é um povo eleito Deus escolheu Israel Romanos Capítulo 9 Deus aborreceu Esaú e amou a Jacó ali não está falando de indivíduos está falando de nação Deus escolheu a nação de Israel Deuteronômio Capítulo 7 do versículo 7 ao 9 Isaías 44 a quem escolhi escolhido eleito por quem Mateus 24 Jesus judeu tratando com o povo Judeu quando ele cita os eleitos porque ele não citou igreja sim Mateus 16 Jesus já havia citado a minha igreja e por que aquele chama de escolhidos e ele não cita igreja quem são esses escolhidos são aqueles que estão na
Judeia que vão fugir para os montes e que essa fuga não ocorra no sábado logo ao meu ver com todo respeito os eleitos que aparecem aqui são aqueles que se converteram no período tribulacional da Nação de Israel que vai ter um encontro com Deus porque no Capítulo 23 como uma galinha eu quis juntar os meus pintinhos mas vocês não quiseram a casa de vocês ficará Deserta mas chegar o dia em que vocês irão Clamar Hosana bendito que vem no nome do senhor quando vai ocorrer esse clamor na batalha do Armagedom quando Cristo ele virá na
sua segunda vinda e olha que interessante o que diz o texto logo em seguida a tribulação daqueles dias o sol escurecerá a lua não dará a sua claridade e as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados então aparecerá no céu o sinal do filho do homem todos os povos da terra se lamentarão e verão O filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória e ele enviará os seus anjos e com grandes som de trombetos quais reuniram os seus escolhidos dos Quatro Ventos uma a outra extremidade
nos céus dizer que isso aqui é arrebatamento não tem nesse texto ressurreição não tem nesse texto glorificação ressurreição como aparece no arrebatamento da igreja em primeira terça aula de ciências Capítulo 4 Versículo 16 e 17 Este texto é Jesus vindo para Terra no texto de Tessalonicenses e a igreja indo para o encontro de Cristo nos ares no arrebatamento da igreja diferente da segunda vinda é a igreja subindo para o encontro com o Senhor nos ares se o arrebatamento ocorre na segunda vinda de Cristo Quando Todo Olho Verá a igreja está indo para o céu mas
Cristo está vindo para a Terra Qual o momento em que a igreja habita no céu dentro dessa visão pós tribulacionista dizer que João 14 não se turbe o vosso coração crede em Deus e também em mim na casa do meu pai há muitas moradas E aí depois vai encerrar o texto dizendo parafraseando onde eu estiver Eu vos levarei levarei para onde para casa do pai Filipenses Capítulo 3 versos 20 a nossa cidade está nos céus quando a igreja está subindo para o arrebatamento Cristo está vindo para a Terra a igreja vai bater e voltar qual
o sentido do rapaso do arrebatamento a igreja ser tirada da terra tomada da terra ela sobe mais ela volta poderia ter ficado é um pouco estranho na segunda vinda de Cristo Quando Todo Olho Verá você não tem aqui a ressurreição dos justos você não tem aqui a ressurreição dos que morreram em Cristo como aparecem primeiro a tensão em ciências Capítulo 4 Versículo 16 e 17 e o ponto aqui de escolhidos Israel sempre foi chamado de escolhidos e o texto da segunda vinda Quando Todo Olho Verá como acontece em Apocalipse Capítulo 1 Versículo de número 7
também acontece em Apocalipse Capítulo 19 Versículo de número 11 a seguir Cristo está vindo para terra e ele vai estabelecer o seu reino eterno que é um Milênio aqui é um ponto muito importante e um detalhe já falava-se dessa batalha no Armagedom Zacarias e o Zacarias também não está falando de igreja Zacarias Capítulo 12 e Zacarias Capítulo de número 14 está falando do Livramento do povo Judeu Jerusalém o senhor quis Estendeu o céu fundou a terra e formou o espírito do ser humano dentro dele diz Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de atordoamento
para todos os povos vizinhos e também para ajudar durante o sítio contra Jerusalém naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos todos os que tentaram ergue-la ficarão gravemente feridos e todas as nações da terra se ajuntarão contra ela e naquele dia diz o senhor farei com que todos os cavalos fiquem espantados e os seus Cavaleiros fiquem loucos e aqui lendo todo o contexto você vai chegar no arrependimento da Nação de Israel onde é uma promessa em romanos 11:26 vai dizer que tudo Israel será salvo e no capítulo 14 de Zacarias nós
temos aqui Eis que vem o dia do Senhor em que o seu despojo será repartido dentro de você ó Jerusalém porque eu ajuntarei todas as nações para a batalha em Jerusalém Deus vai dar vitória no dia da Batalha A Batalha do Armageddon é na segunda vinda de Cristo quando vai reunir os eleitos vai reunir a nação de Israel e na segunda vinda de Cristo Israel irá se converter e o milênio é uma promessa para nação de Israel o milênio tem que se cumprir literalmente como Pré militar fica uma pergunta aqui para o pós tribulacionismo a
pergunta é essa na segunda vinda de Cristo que ocorre para o pós tribulacionismo no final da tribulação se todos os salvos sobem para o arrebatamento com o corpo glorificado mas Cristo está vindo para Terra aonde desencontro mas não é sobre o desencontro que eu quero falar se todos os salvos dentro do período tribulacional eles sobem com o corpo glorificado Arrebatados fica uma pergunta Quem são os habitantes do milênio os ímpios até você poderia usar o texto de Apocalipse Capítulo 2 que vai dizer que Cristo junto com a igreja regerar com vara de Ferro se vai
reger com vara de ferro é para ímpios mas a promessa do milênio é para ímpios que se marcaram com a marca da besta Onde está esse texto Outro ponto no final do milênio Satanás é solto e vai enganar Ora se os que se marcaram com a marca da besta podem ser enganados por ventura já não foram enganados como ocorre enganar pela segunda vez não faz sentido Outro ponto se esses que estão dentro da tribulação que são ímpios se converterem no período do milênio Qual o texto da conversão aí eu devolvo a gentileza que os postes
negócios fazem conosco pré-tribulacionistas no período tribulacional Qual é o texto da conversão dentro da tribulação o devolvo a gentileza Qual é o texto no Milênio que os ímpios irão se converter E se esses ímpios não vão se converter como eles podem ser enganados na batalha de blog na soltura de satanás se ele já são enganados e até se marcaram com a marca da besta Lembrando que não tem um texto para dizer que os que se marcaram com a marca da besta entraram no Milênio você não tem Milênio é para Israel salvo e para os gentios
que se converteram no período Trino nacional e escaparam do partido do Anticristo se os ímpios entram no período tribulacional e a conversão para eles Será que tem segunda chance também no pós tribulacionismo fica Então essa indagação se todos os salvos sobem no arrebatamento que ocorre na segunda vinda para o pós tribulcionismo Quem são os habitantes do milênio se tiver salvo no Milênio Por que que esse salvos não Sumiram no arrebatamento na segunda vinda dentro da teoria pós tribulacionista então há um arrebatamento parcial sobe um pouco e os outros não sobem E se o pós tribulacionismo
acredita no julgamento das Nações como nós pré-tribulacionistas porque na segunda vinda de Cristo quando ele vem em glória para nós com a igreja ele vai destruir os ímpios pode ser que não seja todos os ímpios mas ele vai estabelecer o julgamento das Nações vai colocar ao lado bodes e do lado direito ou ovelhas e as ovelhas ele vai dizer vinde Benditos do meu pai ora esses ímpios que ele coloca a sua esquerda que serão lançados no Lago de fogo futuramente que serão mortos isso nos mostra evidencia que não vai ter em pino Milênio Outro ponto
se os salvos são separados esses salvos já não foram separados do arrebatamento fica Então essa dúvida se o julgamento das ações ocorre logo após a segunda via de antecede o milênio para separar bodes e ovelhas já o arrebatamento não havia separado Este é um ponto que vale a pena pensarmos estou aqui com todo respeito aos nossos irmãos pós tribulacionistas outro texto muito usado é o texto de segunda Tessalonicenses Capítulo de número 2 quando os pós tribulacionistas vão dizer que este texto é um texto muito complicado para o pré tribulacionismo não vejo dessa forma até porque
quando Paulo ele escreve a segunda carta a Igreja de tessalônica é porque na primeira carta o apóstolo Paulo ele já estava dizendo aos Tessalonicenses que o período tribulacional que viria como um ladrão viria sobre aqueles que estão em trevas não sobre aqueles que estão na luz no capítulo 4 Paulo fala sobre o arrebatamento no Capítulo de número 5 ele já começa trabalhando a questão do período tribulacional primeira questão nesses Capítulo 5 e nós vamos para o Capítulo de número dois da segunda epístola irmãos no que se refere aos tempos e as épocas Não há necessidade
que eles escreva porque vocês sabem perfeitamente que o dia do Senhor e o dia do Senhor não é só um dia de 24 horas é um período que se estende o período tribulacional Vamos pontuar aqui o dia do Senhor a angústia de Jacó não da igreja Jeremias Capítulo 30 verso 7 um dia de angústia Daniel Capítulo 2 versus 1 sofonias vai falar sobre esse dia do Capítulo 1 Versículo 15 e 16 esses profetas não estavam apontando o dia do Senhor para a igreja o dia do Senhor é para a nação de Israel e não dá
para ser emocional ao ponto de dizer mas a igreja sempre passou por tribulações Por que que a igreja não vai entrar na tribulação este apelo emocional é até interessante mas Jesus já responde essa questão aos posse delacionistas Mateus 24:21 nunca houve desde o princípio e não haverá um período como este que é o período tribulacional este período vai durar sete anos aí os possegulacionistas vão dizer qual é o texto para dizer Daniel Capítulo 9 versus 27 nos informa na septuagésima semana de Daniel que a última semana a palavra semana chavú em hebraico são semanas de
anos falta sete anos o povo do príncipe que adivinha este povo não pode ser judeu Porque o povo do príncipe que há de vir que vai destruir a cidade se isso já tivesse ocorrido no ano 70 depois de Cristo com título Vespasiano era o povo Judeu Porque os povos vão dizer que o povo do Príncipe esse príncipe é Cristo é o povo do Príncipe se Cristo é judeu o povo do seja judeu é judeu contra judeu não anos 70 depois de Cristo não foi isso foram os romanos que destruíram Jerusalém Então o povo do príncipe
que há de vir e ali é o anticristo que vai assinar no Tratado de Israel por uma semana que é sete anos Olha que interessante na metade da semana três anos e meio porque eu entendo que são sete anos porque a última semana são sete anos as duas testemunhas vão profetizar três anos e meio 1.260 dias a mulher vestida de sol que pisa sobre a lua que deu luz a um varão essa mulher em Israel essa mulher vai fugir por 42 meses três anos e meio três anos e meio metade de sete não parece ser
tão complicado defender que a tribulação é um período de sete anos não temos tempo para tratar aqui sobre a 70 semanas de Daniel para o vídeo não ficar extenso mas o dia do Senhor que é o do tribulacional é um período que já havia sido predito pelos profetas do antigo testamento para a nação de Israel angústia de Jacó Jacó não é a igreja a não ser que a igreja é um Novo Israel para o posse de blacionismo mas para os pós tribulacionistas pré-milenistas entende-se então que Israel é Israel igreja igreja aí uma distinção e Paulo
vai dizer porque vocês sabem perfeitamente que o dia do Senhor vem como ladrão é que não é Cristo é o dia do Senhor que vem como ladrão quando todos disserem que a paz e segurança esquile sobreviverá repentina destruição como vem as dores de parto a mulher que está para dar à luz e de modo nenhum escaparão mas para quem é o dia do Senhor Mas vocês irmãos não estão em trevas para que esse dia os apanha de surpresa como ladrão quem está em trevas será surpreendido quem não está em trevas não vai ser surpreendido porque
vocês todos são filhos da luz e Filhos do dia não como os da noite nem das Trevas assim pois não durmamos como os demais pelo contrário vigiemos e sejamos sóbrios hora Os que dormem é de noite Os que dormem e os que se embriagam é de noite que se embrearam nós porém somos do dia sejamos sóbrios e olha o Versículo 9 porque Deus não destinou para a ira Deus não nos destinou para irás o dia do Senhor que vem como ladrão que o próprio Paulo na primeira epístola no capítulo um verso 10 vai dizer Deus
é aquele que nos livra da Ira vindoura Paulo fala do dia do Senhor e em segunda Tessalonicenses Capítulo de número 2 quando vai ocorrer a manifestação do anticristo o apóstolo Paulo ele vai Tratar deste assunto com a igreja de tessalônica porque havia alguns perturbadores em tessalônica dizendo que ele já estavam vivendo a tribulação Esses são perturbadores que acreditam que nós já estamos vivendo a tribulação irmãos No que diz respeito à vinda do Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele Pedimos que vocês não se deixem de mover facilmente do seu modo de pensar nem
fiquem perturbados Qual é a perturbação que já estão vivendo o período tribulacional e o texto diz não fiquem perturbados quer por espírito quer por palavra quer por carta como se procedesse de nós dando a entender que o dia do Senhor Já chegou ninguém de maneira nenhuma vos engane porque isso não ocorrerá isso que o dia do Senhor a tribulação não a reunião com ele que é o arrebatamento de primeira Tessalonicenses Capítulo 4 Versículo 16 e 17 isso não acontecerá o que não acontecerá o dia do Senhor sei que antes se manifeste primeiramente a apostasia e
depois o filho da perdição e aqui o homem da iniquidade a qual se opôs se levanta contra tudo que se chama Deus eu não preciso nem ir para o Versículo 6 7 8 aquele que o detém ainda que aquele que o detém Nós acreditamos que é a atuação do Espírito Santo por intermédio da igreja não que o Espírito Santo saia da terra mas que a igreja sairá e a igreja através da atuação do Espírito Santo impede ela que detém a manifestação do anticristo mas para mim segundo a questão de ciências Capítulo 2 não está falando
do arrebatamento mas está falando do dia do Senhor esse não chegou e ninguém vos engane porque o dia do Senhor primeiro algumas coisas vão acontecer apostasia e revelado o homem da iniquidade o dia do Senhor é o período tribulacional ele não está falando da reunião com Cristo que é o arrebatamento isto de maneira alguma ocorrerá isto o dia do Senhor o outro ponto é essa frase que nós ouvimos eu virei pós tribulacionista porque não há nenhum Versículo na Bíblia que diz que Jesus virá em duas etapas eu lhe faço uma pergunta simples e respeitosa qual
texto no antigo testamento um versículo no antigo testamento que diz que Cristo viria duas vezes uma terrena e a outra em Glória na segunda vinda você não tem esse versículo você tem textos que evidenciam que Miqueias 52 ele vai nascer em Belém que Zacarias Capítulo 9 versos 9 ele vai entrar em Jerusalém montado em um jumentinho Mas você também tem textos que apontam para a segunda vinda como Zacarias quando ele vem livrar mas você não tem um versículo tratando de duas vidas o Novo Testamento você não tem um versículo que trata de duas etapas mas
você tem Tessalonicenses Capítulo 4 Versículo 16 e 17 Primeira Coríntios Capítulo de número 15 versículo de número 52 que tratam do arrebatamento e é uma distinção entre o arrebatamento e a segunda vinda e isso é perceptível lendo os textos para encerrar aqui este assunto dentro de muitos outros que nós temos para falar posso fazer um vídeo posteriormente falando sobre isso é sobre Apocalipse 3 10 como guardaste a palavra da minha paciência te guardarei na hora da Tentação que há de vir sobre todo mundo os pós tribulcionista se dividem Alguns vão dizer que essa tentação não
está falando de tribulação até porque tentação e tribulação nada tem a ver pois bem mas em Mateus 24 fala da aflição daqueles dias e a palavra aflição não é tribulação e a palavra tribulação não é tentação mas qual é a tentação que virá sobre todo o mundo senão o período tribulacional se a palavra lhe for tentação e não apontar para o período tribulacional para ele pós 0 a 0 mas se o texto fala da tribulação aí vem o é que no grego alguns povos acionistas vão dizer que como guardaste a palavra Tenha paciência te guardarei
da hora essa palavra da hora esse é que pode ser guardar dentro da tribulação preservar dentro enquanto o pré-tribulacionismo vai dizer guardar fora tirar fora não preservar dentro mas um objeto externo e não interno mas se eu posso tribulacionismo estiver certo quanto ao EC que é o meu ver não está a promessa é guardar a igreja dentro da tribulação O que fazer com um texto de Apocalipse Capítulo 6 Versículo 9 10 Apocalipse Capítulo 13 verso 7 e Apocalipse Capítulo 20 Versículo 4 e 5 que a igreja vai ser vencida pelo anticristo Martins clamando porque foram
degolados e a ressurreição dos Mártires em Apocalipse 20 a promessa não é ser guardada mas me parece que a igreja está sendo degolada e também martinizada encerrando fala de uma única ressurreição a primeira ressurreição sendo a primeira ressurreição como pode ter a ressurreição da arrebatamento da igreja e no final da tribulação uma outra ressurreição Não é a primeira ressurreição para os justos os que estão em Cristo essa ressurreição que aparece a primeira ressurreição a primeira ressurreição é ressurreição para a vida é uma série A Ressurreição de Cristo é para a vida ou para a morte
a ressurreição das duas testemunhas em Apocalipse 11 é para a vida ou para a morte temos mais do que uma já mas o texto de Apocalipse Capítulo 20 Versículo de número 4 e 5 e eu quero ler para esclarecer aqui uma dúvida Apocalipse Capítulo de número 20 a partir do versículo de número 4 vai falar de uma única ressurreição para os justos e uma ressurreição para os ímpios vamos ver se isso funciona mesmo diz assim o texto Apocalipse Capítulo 20 Versículo de número 4 vi também Trono se nesses sentaram-se aqueles aos quais foram dada autoridade
para julgar vi ainda almas dos que foram decapitados por ter me dado testemunho de Jesus Cristo e proclamada a palavra de Deus estes estes quem simples regra de hermenêutica estes quem os decapitados os martinizados Esses são os que não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam a sua marca na testa e na sua mão e viveram e reinaram com Cristo durante Mil Anos quem são esses que vão ressuscitar Versículo 5 os mortos não viveram até que se completasse os mil anos essa é a primeira ressurreição essa ressurreição é para aqueles que foram
decapitados os nossos irmãos que morreram sem ser decapitados não vão ressuscitar o que me parece é que essa ressurreição é para aqueles que foram decapitados e degolados dentro do período tribulacional esses irão ressuscitar fica aqui uma singela contribuição para o pré tribulacionismo Por que eu virei pós tribulacionista porque talvez você acreditou demais em alguns espantalhos e talvez não conseguiu ler os textos que defendem o pré tribulacionismo que parece ser mais coerente com a Bíblia Sagrada tenho diversos irmãos em Cristo que eu amo que são outros foram referências para mim e são boascionistas continuam sendo referências
para o meu ministério Mas neste ponto eu não vou virar pós tribulacionista e aqui lembrei de um último texto que disseram que este texto era uma criptonita no sapato do Pré tribulacionismo segunda Pedro Capítulo 3 versículo de número 8 a seguir mas é uma coisa amadas que vocês não devem esquecer que para o senhor um dia como mil anos e mil anos como um dia o senhor não retarda a sua promessa ainda que algum jogo indenizada pelo contrário ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça mas que todos cheguem O arrependimento porém o
dia do Senhor que dia do Senhor aquele de primeira Tessalonicenses Capítulo 5 Qual o dia do Senhor aquele anunciado pelos profetas do Antigo Testamento o dia do Senhor é o período tribulacional porém o dia do Senhor virá como ladrão está em harmonia e simetria com aquilo que Paulo disse na primeira carta ao sessão de ciências Capítulo 5 o dia do Senhor como ladrão naquele dia os seus passarão com grande estrondo e os elementos se disfarão pelo fogo também a terra e as obras que nela existem desapareceram olha agora uma vez que tudo será assim desfeito
vocês aí a igreja devem ser pessoas que vivam de maneira santa e Pedrosa esperando e a pressão a vinda do dia de Deus por causa desse dia o céu serão incendiados a Versículo 13 nós porém segundo a promessa aguardamos novos céus de Nova Terra o erro pós tribulacionista e dizer que o dia de Deus aqui é um arrebatamento e querendo colocá-lo no dia do Senhor como um único dia que a segunda vinda nós vamos escapar do dia do Senhor que é a tribulação E qual é o dia de Deus o próprio Pedro diz novo céus
de Nova Terra nós cristãos vivemos de uma maneira Santa porque nós aguardamos novos céus e Nova Terra dia do Senhor tribulação dia de Deus Novo Céu de Nova que nada tem a ver com arrebatamento e segunda vinda de Cristo até porque ainda tem Mil Anos No Milênio Gogh magog Juízo Final Aí sim novo céus e Nova Terra meus irmãos pós tribulcionistas Ambos os irmãos em Cristo Jesus mas eu não vou virar e não virei pós tribulacionista Deus te abençoe [Música]