hoje nós vamos começar uma nova série como eu falei na semana passada nosso irmão metro também nos ajudou fazendo uma divulgação aí pela internet dessa série e eu gostaria de convidar a ou melhor estimular você a convidar outras pessoas se você julga que esse é um assunto importante pra vida dessa pessoa ela aprender como lidar e como responder ao Deus grandioso e dificuldades né Essa essa série tem como objetivo tratar do problema do mal que que eu quero dizer por problema do mal Isso não é uma expressão minha inventada por mim ela é uma é
uma é um problema filosófico a gente diz assim que questiona se é verdade que Deus existe já que Deus é bom e todo-poderoso mas o mal tá presente se Deus é bom porque ele não elimina o mal se ele pode por que ele não elimina o mal ah e às vezes o problema não é nem a questão da existência às vezes é problema de como é que a gente entende o porquê da coisa eu até creio que Deus existe mas por que que tem que ser assim né E essas lutas Todos nós temos em graus
diferentes uns mais outros menos mas todos nós lutamos Em algum momento Principalmente quando a gente tá no meio da tempestade e abacu é um livro precioso para nos ajudar a entender isso eu acho que Deus falou com abacu de forma bastante esclarecedora então ah eu espero que no decorrer das próximas semanas a gente Tire algumas lições importantes para entender porque que certas coisas acontecem conosco ou Qual a nossa reação quando certas coisas ruins acontecem conosco tá bom isso vai vai ser o foco da nossa próxima série então eu quero ler o texto com você e
depois nós vamos fazer algumas aplicações Vamos ler juntos pega o seu sua ordem de culto e vamos ler abacu Capítulo 1 verso 1 a 11 leiamos advertência revelada ao profeta abacu até quando senhor clamarei por socorro sem que tu ouças até quando gritarei a ti violência sem que tragas salvação Por que me fazes ver a injustiça e contemplar a maldade a destruição e a violência estão diante de mim a luta e conflito por todo lado por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece os ímpios prejudicam os justos e assim a justiça é
pervertida olhem as nações e contemplas fiquem atônitos e pasmem pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam se lhes fosse contado Estou trazendo os babilônios nação cruel e impetuosa que marcha por toda a extensão da Terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem é uma nação apavorante que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra seus cavalos são mais velozes que os leopardos mais ferozes que os lobos no Crepúsculo sua cavalaria vem de longe seus cavalos vem a galope Vem voando como ave de rapina que mergulha para devorar
todos vêm prontos para violência suas hordas avançam como o vento do deserto e fazendo tantos prisioneiros como a areia do mar menosprezam os Reis e zombam dos governantes riem de todas as cidades fortificadas pois constroem rampas de terra e por elas as conquistam depois passam como vento e prosseguem homens carregados de culpa e que tem por Deus a sua própria força Ok a a maioria de vocês que já tá na igreja H algum tempo eh sabe que Jó é praticamente o livro que representa essa questão do sofrimento né Todo mundo se identifica com Jó ou
gosta de Jó ou já aprendeu ou fala de Jó a gente cita até uma expressão que é do novo testamento não é inventada pela gente fala assim Fulano tem paciência de Jó né é uma expressão escrita em Tiago Jó é meio que o o livro chave sobre essa questão de sofrimento e como reagir diante do sofrimento em nosso redor não só entenda bem não só sofrimento natural causado por Desastre ou doenças mas até sofrimento causado pela maldade dos homens tá vamos englobar aqui e falar dele de maneira mais Ampla como eu já falei o problema
do mal é pode ser resumido na seguinte pergunta se Deus é bom se sabe todas as coisas e pode todas as coisas porque ele permite que haja mal no mundo e esse é um problema antigo tão antigo que ele é colocado contra os cristãos ah por muitos Ateus se você é um cristão H algum tempo você já ouviu de alguém que não ama a Deus esse tipo de argumento é você crê nesse Deus da Bíblia aí que dizem que é bom que pode tudo como é que você explica tanta como é que você explica tanta
gente passando fome tanta doença aquela maldade que aconteceu essa semana lá no jornal F que fizeram com Fulano com aquela criança quer dizer sempre o ataque é o mesmo e a gente não pode negar que esse é um problema difícil e difícil de fazer alguém que não ama o Senhor Deus entender tá mas eu queria algumas coisas no começo agora dessa série para você compreender não só para você mesmo mas até para compartilhar quando porventura esse assunto vi à tona a verdade é que a existência do Mal um problema para todo mundo não é só
para quem crê num deus que é bom e que é onipotente ele é um problema para todo mundo iso é todo mundo tem que de alguma maneira responder a isso explicar isso e as respostas são as mais diversas eu vou dar uma resposta Primeiro vamos falar de respostas fora do cristianismo as religiões que são a gente chama monistas que entendem que tudo se confunde em Deus por exemplo budismo ou hinduísmo o budismo é mais comum no nosso meio pelo interesse que as pessoas têm pelo pelo oriental vamos dizer assim e quem é budista normalmente fala
que sofrimento ou mal é uma ilusão a palavra usada é Maia você já deve ter ouvido isso porque até em televisão já se falou de do mal ou da sofrimento como sendo Maia o problema de você tratar de Sofrimento como sendo ilusão É que na verdade você não se identifica com o próximo você não reconhece a realidade do sofrimento você diz que é ilusório não é real Então você na verdade tá menosprezando a dor do próximo imagina chegar para uma mãe que acabou de perder uma criança assassinada e dizer assim não se preocupe esse sofrimento
é ilusório no mínimo é falta de empatia mas a coisa se torna mais séria porque se você fala pro cristianismo se você fala que o sentimento de dor é ilusório ah Deus é mentiroso porque o próprio Deus assevera a realidade do mal quando a vitória sobre o mal custa a vida do seu filho e o sofrimento do filho é muito real é muito verdadeiro se não fosse tudo que Nós cremos seria em vão mas tem outras respostas para essa questão do sofrimento por exemplo tem religiões que falam de algo dualista de que desde o começo
tem um Deus bom e um Deus mau e parece a resposta que muita gente acha que faz sentido porque assim se atribui tudo de ruim para o Deus do mal ou para alguma força do mal e o que é bom é o Deus do bem então quando acontece alguma coisa ruim As pessoas dizem ó não tem nada a ver com Deus o problema é que isso tem entrado também no meio evangélico ah algumas igrejas pentecostais e neopentecostais por exemplo usam isso quando falam de batalha espiritual se alguma coisa tá acontecendo e é ruim Satanás se
não tem se não é nada de ruim então bênção de Deus o problema disso é que ela cria o problema que ela cria paraa nossa fé primeiro é que ela não é fiel à escritura e ela fecha os olhos para algumas coisas sérias na escritura que nós vamos tratar no livro de abacu por exemplo o fato de Deus participar do do do curso da história com a sua Providência mesmo quando coisas ruins acontecem nós vamos ver aqui que Deus não se furta Deus não não se esconde de dizer assim não tá tudo dentro do meu
plano tá tudo dentro da minha história então Ah quem pensa assim evangélicos que pensam assim eles se esquecem desse dessa parte da escritura outra coisa também acabam atribuindo a Satanás poder quase igual de Jesus Cristo tem gente que tem a impressão de que batalha espiritual são é o Deus do bem O Deus do mal ou Jesus e Satanás como se degladiando né espada e o negócio é feio e tal e machuca daqui machuca dali no final Jesus gan Mas ó Foi por pouco tem gente que tem a impressão que é assim você tem que ser
fervoroso e ajoelhar e f para dar uma força para Jesus então supostamente cristãos que atribuem um um um valor e uma força tão grande ao inimigo que fazem ele quase parecido com o criador quando na verdade usando uma frase de Martinho Lutero que é muito famosa até o diabo é diabo de Deus até o diabo é diabo de Deus Ah para dizer que todas as coisas estão debaixo dele mas vamos falar aqui do nosso meio daquilo que a gente está mais acostumado a mesmo no meio evangélico de igrejas um pouquinho mais centradas na Bíblia esse
é um problema difícil e as respostas são as mais variadas como é que a gente fala dessa questão do sofrimento Deus sendo bom poderoso tal umas uns são simplistas tem gente que tem resposta na lata uma frase e acha que resolve o problema né mas ser simplista não não necessariamente eh resolve ou ajuda alguém que tá passando por sofrimento tá lutando você não tem Fórmula Mágica chega e diz uma frase pronto resolve o problema de quem tá no meio do sofrimento tem resposta que é meio confusa tem gente que não sabe explicar algumas coisas muitos
de nós ouvimos as respostas mais variadas e para muitos isso não nos satisfaz tem algumas coisas que a gente pode aprender da escritura em meio a essa inquietude por exemplo Jó não é um livro que responde esse problema engraçado a gente gosta de Jó mas Jó não responde esse problema porque olha que curioso quando Jó levanta uma série de questionamentos para Deus tal tal Deus não dá respostas Deus reage com perguntas se você for ler as palavras de Deus no finalzinho do Livro de Jó Deus só faz pergunta do tipo assim Jó onde é que
você tava quando eu criei o mundo onde é que você tava quando eu armei tudo isso aqui por acaso você tava lá quando eu fiz isso quando eu fiz aquilo Deus mostra a grandeza de Deus mas ele não responde ele faz pergunta e no entanto a gente entende que ah Deus deve respostas não devia respostas A Jó abacu é semelhante a Jó em querer SA o por uma nação mais má do que a outra pode prosperar por quê Porque Jó ele na verdade argumentava não que ele não podia sofrer mas Senhor por que que alguém
injo como eu tá sofrendo tanto assim e abaku vai ter uma reclamação parecida no texto que a gente leu Por que que uma nação mais eh eh mais justa sofre com a mais injusta nós vamos falar disso na verdade num domingo mais paraa frente mas o livro de abacu lida com isso só que abaku difere um pouquinho de Jó porque abaku tem algumas respostas e ele não defende a sua nação incondicionalmente Como Jó vai se defender né mas de certa forma a gente aprende de outros livros tem um outro Salmo que eu vou cintar algumas
vezes também nos sermões aqui que é o Salmo 73 Salmo 73 se resume mais ou menos basicamente assim um homem de Deus fala assim como Deus é bom para com Israel mas quase que eu escorreguei porque eu comecei a olhar pr pra prosperidade dos ímpios E eu perguntei para mim assim de que que vale ser crente é basicamente isso que trata o Salmo 73 a gente vai mencioná-lo eh eh em partes no decorrer dessa série abaku então é o livro que eu escolhi por ser menor e porque eu acho que ele traz algumas lições importantes
Então o que eu quero eh eh que você tenha eu vou pedir paciência sua é que nem tudo se responde de uma vez só e não é através dessa série que a gente também tira todas as dúvidas mas que você Aguarde que você venha porque a gente vai tratar de partes diferentes do livro e como isso ajuda a gente a ter uma figura mais Ampla um um entendimento mais amplo a do nosso Deus grandioso e da presença de mal babacu é um profeta interessante ele é diferente dos outros porque ele é um profeta que não
fala pro povo a palavra de Deus o livro inteiro é o profeta e Deus profeta chega para Deus fala Senhor aí Deus responde aí fala mas Senhor Deus responde o tempo todo assim não tem nenhum momento que a gente percebe que o profeta tá falando pro povo reunindo o povo fala assim eis a palavra do senhor assim diz o senhor não então ele é um profeta um pouco diferente por causa do diálogo e eu acho que isso é muito bom porque a gente se identifica com isso francamente nem sempre a gente tem coragem de abrir
a boca diante eh eh dos nossos irmãos amigos família conhecidos sobre tudo que tá aqui dentro mas às vezes a gente tem vontade de chegar diante Deus fala assim Senhor e como é um diálogo a gente aprende e entende se identifica com a maneira como abacu se apresenta diante de Deus e Deus fala com ele então eu quero que a gente aprenda com esse diálogo e eu já quero preparar vocês para um fardo uma mensagem que vai ser um fardo a tradução que nós lemos fala advertência revelada ao profeta abacu a melhor tradução dessa palavra
do hebraico é um peso um fardo sentença Deus vai falar assim ó prepare-se e e abacu tá escrevendo fardo revelado ao profeta bakuk mas ele vai explicar e a gente vai aprender como esse fardo pode também ser Ah elucidativo eu quero então começar e eu não sei se eu vou chegar na segunda parte do texto hoje provavelmente não eu vou focar agora nos versos 2 A qu pra gente entender a primeira reclamação nesse diálogo eu quero começar hoje com a primeira reclamação né e basicamente o que ah eh abacu tá fazendo Ele tá reclamando para
Deus do pecado da sua nação Ele tá dizendo assim a minha nação precisa de correção é basicamente isso que ele tá dizendo agora é bom que você entenda o pano de fundo do por que ele tá fazendo isso por que que ele reclama Deus sobre o pecado de Judá não é só porque ele é um profeta preocupado assim eh com a obediência a Deus também eu não tenho razão para questionar isso mas eu acho que tem uma outra questão muito importante no contexto de eu acho que a gente pode se identificar com isso abaku havia
experimentado dias moralmente melhores na época do Rei Josias é como se ele tivesse experimentado a era dourada dos últimos tempos e agora tava vivendo durante uma decadência só quem já experimentou a era Dourada sempre tem nostalgia lembrança e saudades e parece-me que ele tá isso ah embora alguns estudiosos achem que durante o reino eh de Josias não tenha havido uma reforma assim muito Ampla eu creio que a Bíblia nos dá base para dizer que não só Josias foi reto diante do Senhor mas o povo o acompanhou nessa retidão Então significa que durante os dias de
Josias o povo se comportava um pouquinho melhor moralmente falando o povo tinha uma postura mais correta então nesse sentido Ele experimentou Essa era Dourada mas os filhos de Josias já não foram assim depois de Josias vieram Reis maus então é como se Josias tivesse sido o último rei bom da história de Judá depois só rei ma Rei mau Rei mau até que Deus trouxe o castigo que foi a vinda dos babilônicos Jeremias por exemplo que é um contemporâneo de abacu Ele reclama muito tem uma uma maneira de explicar Jeremias dizendo que o Jeremias é o
profeta Chorão que ele vive reclamando para Deus da sua nação ele retrata o por que que ele tá reclamando por que ele tá triste porque é um período de muita Avare de muita violência de muito assassinato opressão injustiça por exemplo durante os dias de Jeremias e abacu também mas Jeremias profetiza por mais tempo a gente tem uma coisa que não é comum na história de Judá um profeta é morto por falar contra as autoridades lembra o profeta podia ser malquisto mas morto não era tão comum ele podia ser até preso mas morto não era uma
coisa comum mas o profeta Urias é assassinado durante os dias de Jeremias quer dizer o pecado tá se tornando tão comum que é como se os membros da igreja matassem o pastor pra gente ter uma para você ver como a coisa tá tão impregnada que quando o profeta falava contra o pecado eles preferem calar a boca do profeta então é esse ponto Jeremia olha o que ele escreve num dos Capítulos olha só a palavra de Jeremias Ah se a minha cabeça fosse uma fonte de água os meus olhos um manancial de lágrimas eu choraria noite
e dia pelos mortos do meu povo ah se houvesse um alojamento para mim no deserto para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me deles são todos adúlteros um bando de traidores palavra de Jeremias no capítulo 9 Ele tá dizendo assim eu não aguento ficar mais aqui no meio desse povo então o meu ponto é a que você entenda que o livro de abacu começa com um profeta cansado de esperar a mudança ele já experimentou dias melhores e ele tá vendo a coisa piorar e ir de mal a pior e ser assim de de
encher eh chegar no limite então ele trata a nação como sendo repleta de problemas uma coisa curiosa abaku é um livro pequenininho mas ele usa uma palavra muitas vezes ele usa violência seis vezes curioso isso Por quê quando um profeta usa uma mesma palavra muitas vezes é que aquele é um problema sério por que que eu digo muitas vezes porque em outros livros grandes como Salmos tem 14 vezes Salmos é enorme provérbios que também é grande tem sete vezes abacu desse tamanhozinho tem seis quer dizer que abacu tá muito preocupado com a maldade chegou a
tal ponto que a violência ele usa vários termos olha pro o verso três olha como ele descreve a a os problemas da sua nação Por que me fazes ver a injustiça contemplar a maldade a destruição e a violência estão diante de mim a luta e conflito por todo lado você tá vendo que ele usa sempre pares é uma maneira que o hebreu tem de enfatizar alguma coisa então Ele é é uma maneira bonita de escrever mas quer dizer ênfase então ele tá usando palavras que são semelhantes ele fala injustiça maldade destruição violência luta conflito quando
um Hebreu queria enfatizar alguma coisa ele muitas vezes repetia de outra forma Então abacu tá eh eh frustrado a lei não era executada o verso 4 fala que a justiça era pervertida não havia prática da Justiça Então por que que eu tô pintando esse cenário porque eu quero que você entenda a o o chave o texto o verso chave da nossa mensagem hoje é o verso do o verso dois é a sua oração olha só até quando senhor clamarei por socorro sem que tu ouças até quando gritarei a ti violência sem que traga salvação a
sua Súplica o seu seus rogos são Que Deus traga castigo sobre essa violência sobre essa maldade já que a sua nação tá tão distante de Deus agora eu quero chamar a atenção dessa expressão até quando Inclusive eu intitulei a mensagem com essa expressão até quando ela é uma expressão mais comum na Bíblia do que às vezes a gente imagina ela aparece várias vezes nos Salmos eu tenho aqui registro de Salmo 6 Salmo 13 35 74 79 80 89 90 94 cada um desses Salmos tem um verso que fala assim Senhor até quando então ele é
repetido várias vezes ah a aparentemente Ele tá reclamando da inatividade de Deus Deus por que que o senhor tá parado por que que o senhor não tá fazendo nada e h há estudiosos que enxergam O Profeta começando errado Como se ele tivesse censurando a Deus entretanto que eu quero que eu quero que a nossa ênfase hoje seja em entender que o profeta tá atribulado sim mas que ele não tá necessariamente ou prioritariamente reclamando de Deus mas ele tá reclamando para de pra gente não achar que abaku é um é um cara que não entende nada
de teologia tá dizend Deus faz alguma coisa é bom que a gente entenda assim que ele tá muito atormentado e na sua oração ele fala assim Deus faz alguma coisa Deus por favor eu uma das coisas que eu quero falar hoje a vocês e ela tornou-se novidade para mim algum tempo atrás alguns anos atrás e eu espero que ela seja edificante para você é não pensar que até quando seja pecaminoso eu não sei se você foi educado assim mas eu de certa forma fui a gente ouvia na igreja direto Professor de escola dominical dizendo assim
ó para Deus a gente não pergunta por qu mas sim para que você já ouviu essa eu sei porque a gente tem a impressão de que perguntar por é pecado ninguém pergunta por mas quando abacu tá dizendo até quando é mais ou menos Senhor por quê até quando não é necessariamente uma atitude pecaminosa e aqui que vem o exemplo dos Salmos imprecatórios que Eu mencionei na liturgia tem vários Salmos no livro no 150 vários Salmos que são assim pedindo o castigo de Deus sobre os inimigos eu selecionei aqui algumas expressões bastante fortes para você ver
como Esses Salmos são difíceis mas olha só a gente leu na liturgia ó Deus quebra-los os dentes na boca outro salmo fala assim cons com indignação consos de sorte que jamais existam outro diz assim filha da Babilônia que hás de ser destruída feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra Olha o outro caiam sobre eles Brasas vivas sejam atirados ao fogo eu confesso que essas palavras são meio estranhas a gente ouve isso e fala assim Senhor que cara bravo que cara
Malu né elas elas perturbam a gente Principalmente quando a gente tem a impressão de que não combina com a ética de Jesus de amar os nossos inimigos Jesus não falou que a gente tem que amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem então o que que é isso que o salmista tá fazendo tem gente que acha que essas atitudes dos Salmos em precatórios são expressões pecaminosas ou tem gente que acha que é uma ética subc de que o antigo testamento tinha vamos dizer assim uma ética que não plenamente Cristã que no Novo Testamento
essa ética se torna mais robusta eu tenho problemas com essas explicações porque eu vejo o próprio Jesus usar linguagem imprecatória em Mateus 23 ele fala desse tipo de juízo sobre as pessoas que estão distantes de Deus Paulo também faz isso em segunda Tessalonicenses 1 então ah a gente poderia eh dizer que ah mas Jesus é Jesus né Jesus pode fazer isso não Jesus também era homem e quando ele falava essas coisas ele falava como homem por quê Porque ele tava rogando a justiça de Deus para com homens maus então eu creio que é melhor a
gente entender não como sendo pecaminosa mas como uma atitude que se feita corretamente ela é ah de acordo com os propósitos de Deus agora vamos ser bem Claros aqui para eu não gerar uma confusão na sua cabeça alguns dizem que essa que os salmos imprecatórios são uma linguagem hiperbólica exagerada porque ela usa umas imagens bem fortes a e mas repito o ponto meu é que não é necessariamente uma atitude pecaminosa pode se tornar quer ver um Salmo que a gente gosta muito se você conhece o livro dos Salmo Você lembra desse Salmo ah Senhor tu
me sondas e me conheces sabe quando me assento quando me levanto de longe conheces o meu pensar o meu andar né ainda a palavra não me chegou à boca o senhor já a conhece toda Salmo 189 é muito bonito se suba aos céus lá estás desça ao mais profundo Abismo lá estás também né Ele é muito bonito vejo como o senhor a maneira assombrosa com que o senhor me formou E aí chega o momento do Salmo perto do finalzinho que ele fala assim Deus os inimigos eu os odeio com ódio Consumado aí você fala assim
Salmo tava tão bonito até agora aí no final Olha que interessante no final do Salmo ele fala assim Senhor sonda o meu coração conhece os meus pensamentos Vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno o que ele tá fazendo é ele crê que Deus sonda mas no final ele pede senhor sonda Você tem alguma coisa que seja má tira guia-me pelo caminho eterno ele tá entendendo que ao expressar isso ele pode expressar de forma pecaminosa então o pedido desses salmistas Quando não são pecaminosas é de fazer não é de fazer
justiça com as próprias mãos mas de deixar a vingança com Deus e no Salmo 139 e outros Esse é o interesse ela provém não de um interesse próprio mas de um zelo pela honra de Deus eu li autores que fizeram uma distinção interessante esses autores eles falaram assim existe uma diferença entre sentir amor e praticar amor olha só sentir amor e praticar amor o que eles querem dizer é o seguinte eh sentir amor seria o que você realmente sente por alguém praticar amor é o que você faz por esse alguém você pode tranquilamente fazer coisas
boas para conhecer alguém e ainda assim sentir que justiça de Deus tem que ser feita Isso é para tentar entender como é que é possível orar pela justiça de Deus e ainda assim não sair fazendo justiça com as próprias mãos você age de forma amorosa e bondosa até para com os inimigos ah e para mim a melhor evidência a melhor evidência de que quem eh Esses Salmos imprecatórios não são necessariamente uma atitude pecaminosa né quem escreveu certamente não tá falando de uma atitude pecaminosa mas ah nós temos que entender isso até pro nosso pra nossa
oração é porque tem uma uma eh eh uma passagem na Bíblia que para mim prova isso incontestavelmente eu quero que você abra a sua Bíblia no no livro de Apocalipse Capítulo 6 Apocalipse Capítulo 6 nós vamos ler do verso 9 até o 11 Apocalipse 6 de 9 a 11 Ouça a leitura que eu vou fazer desse texto quando ele abriu o quinto selo vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram eles clamavam em alta voz Até quando ó soberano Santo e verdadeiro
esperará para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue então cada um deles recebeu uma veste branca e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais até que se completassem o número dos seus conservos e irmãos que deveriam ser mortos como eles presta atenção por que que eu li essa passagem essa é uma Visão de João em que ele tá vendo almas almas estão pessoas já mortas por causa do nome de Jesus estão diante de Deus Diante do Trono fala a a a passagem ali estão Diante do Trono de Deus e elas falam para
Deus até quando senhor o senhor vai esperar antes de fazer justiça presta atenção são almas que estão diante do senhor biblicamente a gente sabe que são almas já santificadas porque não é possível estar diante do Senhor e não ter sido totalmente santificado e eles estão lá clamando exatamente o que abacu clamou até quando Senhor até quando para mim essa prova Cabal de que é possível fazer essa oração sem necessariamente ter Ira pecaminosa no coração com isso eu não tô dizendo que a gente vai sair por aí é rogando praga em pessoas para usar uma expressão
bem Popular mas que nós temos que entender que esse espírito de revolta diante da maldade é um espírito santo Deus nos deu Ira tá aqui uma coisa importante pra gente aprender até pro dia a dia Deus nos deu Ira para que nós não fôssemos passivos diante da Injustiça imagina eh primeiro no âmbito do Lar e depois no na esfera pública imagina dentro de casa se você vê um filho maltratando judiando do outro e você não tivesse Ira você ficasse assistindo aquilo de forma passiva nós teríamos juízo terrível sobre pais assim que não reagissem diante de
alguma maldade feita de um irmão para com outro Agora pensa na esfera pública imagina se a gente não tem Ira nos impulsionando a cuidar daquilo que é injusto você ia ver maldade ia ficar passivo ia ficar inerte ia ficar assim anestesiado Ira Foi algo dado por Deus para que nós reagimos diante da Injustiça agora lógico muitas vezes nossas reações são pecaminosas por isso que a Bíblia fala irai-vos e não pequeis mas a ira em si não é pecaminosa nós temos que também ter um clamor parecido para com Deus Diante de Pecados diante de maldade seja
na igreja ou no mundo por que que eu escolhi a gente orar pela nossa nação no meio a a da liturgia eu queria que você entendesse que a gente tinha que vir para cá entristecido abatido dizer assim Senhor a nossa nação é tão má né Vamos orar pedir que Deus nos ajude tenha misericórdia de nós e traga justiça sobre a nossa nação Esse é um clamor justo correto e e não fazê-lo significa que a gente tá anestesiado anestesiado devemos nos entristecer pelas coisas que acontecem dentro da igreja pelas divisões presentes no meio do povo de
Deus assim como abacu que estava triste porque havia litígio havia Contenda havia divisão no meio do seu povo a gente deve ter a mesma tristeza devemos lamentar violências injustiças recorrentes no nosso país a gente deve ter um Anseio por correção Então até quando é uma oração não desesperada mas esperançosa que provém daqueles que confiam que Deus resolverá a situação eu quero que você entenda o seguinte a medida que você cresce no zelo pela justiça divina mostra que você tá sendo santificado quanto mais Santo mais horror você tem para com aquilo que é Malu quanto menos
Santo mais essas coisas passam por corriqueiras comuns acontece não tem jeito é uma pena mas logo muda o canal e essas coisas não perturbam mais a nossa consciência quanto mais santificados mais indignação para com aquilo que é mal agora eu queria fazer algumas aplicações antes de eu terminar ah por quê eh eu quero que você e eu tenhamos o Anseio por Justiça mas não na maneira como o mundo manifesta esse Anseio por justiça Sabe por quê Nós conhecemos muita gente que também olha para aquilo que acontece em Brasília ou na Esfera estadual ou Municipal e
diz não não é um absurdo nós temos que né mudar tal mas muitos têm um Anseio por justiça social a feito por mãos humanas e o nosso Anseio tem que ser diferente e eu vejo infelizmente esse Anseio por mãos Justiça feito por mãos humanas entrando até dentro da igreja eu ouvi certa vez um sermão lá nos Estados Unidos de um pregador famoso um estudioso famoso pregando em cima do Salmo de Isaías 65 só para você não precisa abrir lá Isaías 65 é um texto que fala do novo céu Nova Terra que vai haver um novo
céu nova terra onde haverá justiça e onde não haverá eh eh desigualdade e tal e ele pregou num num texto muito bonito dizendo basicamente que Deus colocou a igreja nesse mundo para que a igreja fizesse esse novo céu Nova Terra sermão Pregado em igreja evangélica como se nós fôssemos os agentes de transformar essa terra em céu sabe que tem gente que tem essa motivação e prega e fala e trabalha achando que depende de nós não é achando que realmente tá conosco tá nas nossas mãos fazer isso a o ponto que eu quero trazer é o
seguinte Deus é o único realizador dessa Justiça dessa transformação social não significa que nós não temos uma participação na sociedade mas eu quero que você entenda que a participação Nossa é semelhante ao do sal Por que que a a analogia do sal é usada por Jesus porque o sal ele retarda o apodrecimento da Carne ele não congela para todo sempre ele retarda a presença do sal é em tempos em que não havia refrigerador geladeira você salava a carne para que ela durasse mais tempo Quando o crente age na sociedade de forma a causar impacto com
integridade ele retarda por assim dizer o apodrecimento daquela sociedade mas ele não transforma nós somos sal que retarda não medicina que cura eu quero que você entenda isso para que fique bem claro que você precisa sempre olhar pro senhor e falar assim Senhor tem misericórdia Senhor tem misericórdia da nossa nação por mais que eu faça por mais que eu trabalho na prefeitura por mais que eu faça parte desse projeto social eu não consigo Minimizar tudo eu acho que o nosso Eng tem que ser de entender nossa missão por outro lado de compreender que o senhor
é quem faz essas coisas o senhor é quem exerce domínio sobre tudo irá restaurar tudo então eu quero defender aqui eu vou fechar meu sermão hoje não vou entrar na segunda parte do texto para não delongar que abacu tá certo nessa primeira reação eu queria que você aprendesse com isso que você tivesse Anseio pela oração que Jesus nos ensinou Senhor venha o teu reino seja feita a tua vontade assim na terra como ela é feita nos céus Senhor vem porque até o senhor até que o senhor Chegue aqui não vai não vai tá bom pode
est mais ou menos bom bom não vai est Sabe o que eu acho Fantástico dessa visão presta atenção crentes que conhecem a palavra são engajados na prática do bem mas não são utópicos nós não ansiamos por um céu na terra feito por mãos humanas Nós não somos utópicos achando que tudo isso aqui vai ficar maravilhoso por obras e forças das nossas mãos se você conversar com qualquer pessoa na área de humas de Ciências Sociais políticas sociologia antropologia nas universidades por aí o Anseio deles é que nós sejamos os produtores dessa dessa terra perfeita nós não
somos utópicos mas isso não faz com que a gente fique assim o começo da nossa da nossa reação é chegar pro senhor dizer assim Senhor até quando Senhor até quando vai continuar assim eu queria que você aprendesse isso e usasse isso como sendo um Ah um recurso justo correto inclusive se você acha que o seu coração tá de repente pecando você fala assim Senhor só do meu coração vê se é em mim algum caminho mal mas eu acho que não pode ser assim até quando senhor faz Justiça não só em relação à nossa nação em
relação à nossa igreja quando você olhar coisas aqui que não tão corretas você fala assim Senhor até quando ore pela Igreja de Cristo Jesus ore pela Igreja de Cristo Jesus não só aqui mas espalhada por esse Brasil por esse planeta Senhor até quando Senhor até quando eu espero que isso nos desperte a sermos a a termos uma primeira reação correta diante do mal agora eu já termino dizendo seguinte nós veremos algumas reações mais complicadas por parte de abacu quando Deus falar com ele no próximo domingo a gente vai ver a resposta de Deus e como
isso vai trazer uma certa perturbação na vida de abacu por hoje basta a gente entender que diante do Mal crente não pode ficar anestesiado ele tem que se indignar e rogar ao senhor que faça Justiça vamos orar m