e o Museu da Imagem e do Som órgão do Conselho Estadual de cultura da secretaria de turismo Esporte e cultura ouve hoje dia Treze de Maio de1971 em sua própria residência a Rua Albuquerque Lins 1129 décimo andar a grande pintora Modernismo brasileiro Tarsila do Amaral estão presentes a esta gravação oficial do Museu da Imagem e do Som Além da entrevistada e sua secretária do na net e alguns dos seus familiares o pintor Clóvis Graciano representando o segundo Paulo Bomfim diretor do Conselho Estadual de Cultura o Arruda Andrade o diretor-executivo do Museu da Imagem e do
Som e presidente do seu conselho e orientação Luiz Ernesto kawall diretor técnico do Museu da Imagem e do Som e jornalistas da capital e do Rio de Janeiro a entrevistar é um Tarsila do Amaral os críticos Aracy Amaral representando também o Miss do Rio de Janeiro por delegação do seu diretor Ricardo carrob Paulo Mendes de Almeida Maria Eugênia Franco e Osvaldo de Andrade Filho E aí Reginaldo do Museu da Imagem e do Som os nossos agradecimentos é a parte técnica dessa gravação da Carne Silvia Regina bahiense Naves e goffredo da Silva Telles Neto e placa
de Campo juros a imagem é em nome do Museu da Imagem e do Som eu Francisco Luiz de Almeida Salles coordenar Ei a gravação e com a palavra e para a primeira pergunta Oswald Andrade Filho Aracy Amaral que acaba de chegar as seguintes perguntas de Maria Ângela Franco Salgado Filho Paulo Mendes de Almeida e de Paulo Emílio Salles Gomes que resolve ou por escrito contendo podido comparecer mas Maria Geny Franco hoje na frente chegou do Rio agora especialmente para essa reunião e os jornalistas poderão formular perguntas no final da gravação o cara se você iniciará
a conversa com Tarsila e nós desejamos que não seja muito longa para não cansar um ficar Silas e nos limitarmos a perguntas que sejam esclarecedoras e aspectos da vida e da obra de Tarsila já que não estão ainda suficientemente registrados em artigos em livros e depoimentos para podemos A enriquecer o nosso museu com esse depoimento a hora importância na história das artes plásticas do gastro E aí E aí E aí Oi Tarcila querendo de acordo com as diretrizes que Museu da Imagem e do Som tem seguido buscar um retraçar da sua vida em ordem cronológica
ou seja querendo iniciar o seu depoimento que o indagações o mais digamos assim é anteriores possíveis Eu gostaria que você nos dissesse algumas palavras a respeito da sua infância na Fazenda uma das suas primeiras lembranças nesse meio interior ano que depois você com tanta criação no tanta criatividade contato EA inventividade sobre projetar nas suas telas seja qual Brasil como mais tarde na década a partir da década de 50 também na fase Neo pau-brasil fale-nos um pouco na sua meninice na sua fazenda Bom eu tenho muitas recordações Por que é que deve estive diversos anos lá
e eu vou jantar já meu pai tinha contratado uma professora francesa para nos dar lições e para nos alfabetizar também é e e e eu sempre vejo era muito livre brincava corria muito subir em Muros e árvores cair de vez em quando né mas por isso que eu tenho muita resistência física também devido a isso bom e depois ele gostava de brincar também com outras meninas também com minhas meus irmãos eu tinha 15 irmãos nessa ocasião e bandeira que tinha com quem brincar mas ela sempre muito arranhada muito tímida como sou até hoje muito dívida
tem medo de falar nunca não tenho não possui dons o vácuo oratórios e até deixei de estudar piano com seus a língua que eu tinha estudado já três anos deixei porque eu já pensei que eu deveria ir ao palco e receber aplausos e e proximidade timidez Passei a fazer pintura é usad Mantovani e a bom eu trabalhei pouco tempo né mas pode fiz umas coisas interessantes também e Mas deixei todas eu ver o atelier em Paris e desapareceram não sei Foi uma foi parar de um lado de outros não sei como é que E quando
voltei Não encontrei mais 1000 mais os meus trabalhos o significado com outras pessoas eu não Davi não posso explicar como foi e que aconteceu isso você Oi Má há um ano a antigas que você fazia E desde o colégio e Barcelona fazem cópia os aí no colégio de Barcelona então eu não sabia absolutamente desenho não sabia nada e era tinha era bem pequeno ainda na Neve se desse tempo tive um trabalho que fiz durante um ano inteiro porque desmanchava fazia desmanchava fazia e arranjei um perto do lado de de corrigir e obeso mano propunha o
papel que eu chega dele decalcado e colocava sobre a parte que eu não estava boa estava errada e fazia com uma agulha muito fina para não estragar a tela fazia uns pontinhos seguindo o decalque e assim recomeçava o quadro depois a rabo outra coisa foi como a dificuldade enorme isso aí eu quadro Justamente eu e eu a minha fez presente de livrar a minha sobrinha a Helena no dia do casamento dela e agora ela mandou buscar o quadro a gente foi restaurado e eu agora só falta fazer a dedicatória que os judeus deixamos essas dedicatória
a cada dia não eu vou passando passando da preguiça me diga uma coisa tá tira depois do seu estúdio escultura portanto com os adig Mantovani e quando você se iniciou com no desenho com Pedro Alexandrino e como era o método seguido puro esse pintor de São Paulo no começo do século bom ele é um pintor dos antigos ele era do professor a prova era o Justamente a pintura francesa daquele tempo não é de que ele foi para lá e ficou 20 anos depois voltou aqui a São Paulo Então eu comecei a tomar as pessoas com
ele e ela era muito exigente Mas se me fez muito bem muito muito método também ele tinha mas fazia toda a pintura clássica não é toda coisa e Sob orientação que ele viu A Ana foi ele que foi dividir porque ele conhecia O atelier daqueles grandes Mestres então ele mandou fazer lembrava-se ainda muito bem então uma ver ele desse dirigiu Toda obra do do atelier a sua primeira tela a óleo foi e eu tenho se quatro né é esse quadro existe mas depois pai foi vendido que eu não queria vender mais uma pessoa falou tanto
insistiu tanto que vende Me diga uma coisa Tarsila depois que você se iniciou com Pedro Alexandrino com quem você estudou durante o pouco mais de dois anos e antes de partir para a Europa você estudou Durante algum tempo com elfos e como o que você pode nos dizer a respeito dessa personalidade como pintor o Hércules era um grande Professor mas mais uma o débito né e eu queria também já quando você saber qualquer coisa do Impressionismo Impressionismo né deu a escola não sei Impressionismo e mas com muitas tintas muitas cores muito rico e cores e
eu tô as previsões com ele porque eu ia partir para a Europa e o meu bateria estava alugado a ele e agora você na Europa em 1920 entrou para academia academia Julian uma academia Jade ainda de tendência acadêmica em Paris mas muito famosa muito muito grande e um pouco antes de passar para academia Renan de Emília Renan Eu gostaria que você nos falasse com mais detalhes sobre essa sua experiência na academia Julian e Juliano Eu aproveitei bastante porque ela é muito fácil lá a qualquer hora a pessoa de não tinha horário e a pessoa está
trabalhava e diga sempre modelos vivos e é isso me ajudava bastante que não tinha trabalhado com modelos vivos ainda nessa ocasião então não hoje vinham Professor vinha outro assim dizia alguma palavrinha dava um conselho qualquer assim e não era o rígido usa um é justamente a diferença é de orientação entre Renan e academia Julian Ronaldo já tinham academia dele particular e ele não estava muito da minha pintura tudo que eu fazia Ciro Java muito e chamava Outros alunos para ver e também assim ele era um bom amigos a e nessa altura você tinha notícias de
São Paulo e do grupo Modernista através de Anita Malfatti eu tive que eu recebi uma carta de Anita Malfatti contando tudo sobre a Semana de Arte Moderna mas a carta infelizmente não ter não sei onde foi parar de não tenho chegou aqui de volta a São Paulo em junho de 22 fiz de junho de 22 você imediatamente travou contato com o grupo Modernista logo depois porque veio Anita Malfatti que já era minha amiga ela veio me visitar e me apresentou aos Vale o e Menotti del Picchia tinha outro Maria Andrade é Oswald e Mário e
Osvaldo assim eu vá Cadillac verde que era que era muito conhecida por queria fazia Grandes Questões também começa Cadillac comprou só por causa de ter um uma Cuba novidade que tinha um cinzeiro cinzeiro lá dentro da do carro e e antes tornou-se vez eu recebia muita gente até um padre que fazia versos também foi frequentar o cantor esteve lá a Rita Beatriz digitando os versos dele é e muitas pessoas iam saber era uma teria bastante grande podia colher bastante gente agora você nos diga alguma coisa sobre pares de 1923 quando você voltou para estudar com
lot-less e sobre esse a Paris na qual você praticamente dominava com seu Atelier da esic morro de os teus Sobretudo com o que eu aproveitei muito foi congresso que era os exegetas do Abismo aí como diversos livros publicados Então aproveitei muito com ele tanto assim que quando eu vir vir de de Paris e que faz passeio porque eu ia ser é uma via avião mesmo e eu não também se tivesse um milhão acho que não vinha nem medo de avião não gosto não é a gente e descer quando quando cheguei eu quero que estava falando
sobre a quando cheguei cheguei a Paris mas não for não era isso que eu queria dizer vai lá outra coisa e me passou agora é uma viagem por mar naquele no grupo héstia e Marcília que era um dos grandes navios em muito importante os melhores da França lá de um de alto luxo também então já viajei duas vezes nesse até fiz um retrato um rascunho Zinho completato do comandante né que porque eu comia a mesa retumbante ele me convidou também assim sempre eu recebi muitas longas Serra ES o tempo que você entrou em contato com
a Vanguarda francesa você e Osvaldo minha esse ano de 1923 o grupo brasileiro também tinha uma certa união e Dona Olívia Paulo Prado Di Cavalcanti também estavam frequentemente juntos é justamente o dono liga muitas vezes o eu ia também sempre EAD Cavalcante eu ia também e foi que eu entendi também assim essa e o seu Ateliê do grupo francês ou do grupo internacional que vivia em Paris quem frequentava seu atelier nesse tempo no país a mas eu te convidava muita gente pessoa cirúrgicos esse grandes pintores também tava sempre almoço de brasileiros você contou a certa
ocasião e você servia a pinga brasileira da oferecia trouxe para mandar um eleger Que adorava pinga é mas eu disse que era ele não sabia o que dizer disso e rodízio O que é prodígio de volta e assim passou muito bem 12 garrafas Então e o dava sempre vai dar uma legítima mesmo e ela me chamava sempre de marcosine quando eu escrevi há também porque ela era um pouco parecida comigo então chamada de mar cozinha nesse fim de ano de 23 Tarsila aparece a negra você pode nos contar alguma coisa sobre a origem dessa tela
que foi um Marco na pintura brasileira essa tela parece que eu dizei em varizes mesmo é por desligar em Paris e mas já vê já perdi Eu gostava de fazer coisas assim um pouco disformes e estava evoluindo nessa o Brasil é uma grande figura de preto centralizada e no quadro uma preta bom e você curta também que elegi viu essa tela aí ele viu e ficou entusiasmado porque era assim uma coisa muito forte aquela preta tão gorda e aquela tudo tão volumoso as cores também ele ficou e dizia e disse eu queria ver até minha
mãe que escreveu eu quando eu mandei uma carta ela Ela guardou o papelzinho que ela escreveu que origem e tinha dito eu queria que os meus alunos viesse aqui para ver como se pinta de tanto de gostou da negra ao mesmo tempo Tarsila ver todos e também frequentavam os o que dizer do jornalistas e outras pessoas também esse jornalista como eu esqueci o nome dele agora E aí nós estamos dentro do que como é Deus de voz não entendo não deve ser vou Zé da bosta me e depois você tinha também porque o Inter também
muito assim O atelier de bailarinos que faziam coisas muito interessantes o Andrade Filho vai lhe fazer algumas perguntas todas elas esclarecedoras da da sua vida ele já vinculada à sua obra depois ela sinta volta lá fazer outras para a tornamos bem animada essa conversa de lado e quer acusar a presença de Alberto de Oliveira e é um dos membros do Conselho Estadual de Cultura algodão representante o diretor das unidades culturais e conselhos e Paulo Bonfim não pode vir porque viajou para o Rio para para o próximo Francisco Assis Barbosa 1.1 e acima antes de fazer
alguma algum comentário pergunta sobre a sua vida e em Paris mas aquele momento usar no Boulevard ver que aqueles momentos é bastante importante na sua vida na nossa vida mesmo tudo isso eu gostaria de fazer uma pergunta que sempre eu tive mente na sua opinião Qual foi o artista que mais influiu em você para sua obra brasileira É eu sei que você respondesse pela o seguinte porque depois eu vou te dizer o que a minha opinião não é não meu opinião meu ponto de vista não eu eu eu acho que isso aqui vai ser o
frio frequentava muito Ateliê b&g tanto que eu fiz agora nesse o álbum que é aquela lança não era usado nos Isabela e saiu onde eu fiz de propósito uma coisa assim que lembrava leger também é uma espécie de homenagem a ele inclusive o espírito mas sem a outros Grécia e eu admirava muito também e outra coisa é o meu primeiro professor que tinha academia também foi um lote e lote também que eu aproveitei muito com ele depois é que eu fui a fui a procurada aquele Emílio e mais tarde mas depois de ló depois de
lótus gostosinha muito livre em tudo que queria ver e o Então quer dizer que o que não sei se é o ponto de vista você se aproximava mais da pintura de energia e não como ovo não como influência no mau sentido da palavra uma coisa como construção como o espírito como coisa assim pô eu gostaria que você dissesse alguma coisa dessas de um homem que em geral é um pouco esquecido e inclusive nas coisas da do modernismo Branco se Abra a esse eu conheci muito é você e Dulce a minha filha e eu sempre dele
e ele fazia a cozinha era um Ateliê pq ele não é mais ou menos assim como daqui até aqui é a e eu e eu tenho dinheiro daí ele Mira gostava muito tanto de Dulce você tô ruim gostava de mim também quando ele tava depois ele mudou-se desse artesiano que vocês frequentarão ele foi para uma outra rua assim muito discreta não sei mas não me lembro o nome não bom e ali ele se foi uma coisa interessante que ele disse que ele que ele matou um homem e depois ele explicava porque eles queriam de centros
da escada do do Ateliê da escada de da região de sendo quando e quando esse homem deu um empurrão e que isso parecia que queria tirar o diabo de junto dele e ele ficou com tanto ódio que esse ódio dele matou da três dias depois o homem morreu ele Conta outra coisa tá Me diga uma coisa qual foi você poder de nos dizer qual foi o a sua sensação de se primeiro Impacto que você teve da mudança dessa dessa linha que você estava seguindo com Pedro Alexandrino eu posso tudo isso quando você teve o primeiro
contato assim com lote por exemplo o mesmo os outros você teve algum espírito de resistência Contra esse tipo de pedido de arte ou você imediatamente deixou-se levar não eu deixei Eu gostei muito do da pintura de Locke era também com a certas regras que ele dias também E eu achava que eram muito boas um ótimo Professor outra figura na qual é o me lembro é realmente pouco porque não dá sim para acreditar mas que eu gostaria muito de você falar Neidinha poder se bem que eu tinha o lado humano dessa gente me ficou muito em
mim tanto que quando eu reencontro eleger foi eu que me entusiasmou muito nesse homem foi justamente aquela criancice dele Aquela alegria dele mas a figura de zero voz que eu disse o Cristiano Zé boy com quem eu também saía e que me levava passear Eu gostaria que você dissesse qualquer coisa a respeito e como você como é que você teve contato com ele com o Zé não eu tive pouco contar com os outros vou queria não aquele da número Albert não é resolvido vai libertar furacão entraram muitos artistas lá eu me lembro de ter visto
eu me lembro ainda de março de ver por exemplo de Kiriku lá a figura que eu me lembro tu vai sair de que eu já tinha saído do pai disse nessa Brasil eu me lembro mas eu me lembro de ter visto um Rio de Janeiro E aí a pastilha já que você tá rememorando essas pessoas de Paris Me diga uma coisa em relação a andross rolar o que você poderia contar em relação aos jantares que você esteve pessoalmente com Osvaldo Na cave dele famosa é isso dá nada não se só isso almoço era no meu
atelier que Eu convidava sempre ia também lá também frequentava para o bolsos brasileiros por vou lá para a casa dele você e Osvaldo quando ele mostrou Cezar na você mudar precisando é de nosso por isso que tinha mais uma pessoa também isso não me lembro bem É mas eu vou lá e lhe deram um arranjo Java Java tudo que quero de melhor em pintura e tudo se para sua coleção então eu sou mais colocava toda não a fala depois fazia uma pessoa colocar o cavalete bem assim até o chão para colocar o quadro vem numa
posição em que se via melhor que ele ganhava mais que era justamente invente assim do solo então ele punha o cavalete com aquela parte que desce vai que bem embaixo e a gente via-se uma que tinha uma luminosidade muito boa mesmo hein a partir alternando os entrevistadores gosto de avaliar General Franco que formula as perguntas que ele já ia fazer Tarsila cima eu gostaria de passar agora para fase pau-brasil e você nos dissesse de que maneira ouvir na sua aventura a fusão da dos ensinamentos elegê com a atmosfera os elementos da do interior brasileiro da
fazenda mais propriamente uma exatamente e também as cores que você usava chamada as cores de baú não entendendo apelidaram a se a minha pintura de baú lá porque usava essas coisas cores caipiras saber por todos aqueles baús tem umas e sintéticas assim muito coloridas e é rolando bairro todo aquele que olha ele não fui eu que é Eu não procurei fazer assim nada mas saiu desse jeito e todos habilidades de pintura de barulho e agora uma outra coisa que me parece muito importante também é a transformação que você faz na sua pintura a partir da
do da fase antropofágica e uma vegetação nacional para uma linguagem internacional de que maneira você vê isso como foi que nasceu isso em você bom isso é isso nascendo outra tudo do Abaporu que era a pintura que eu vejo que quer dizer o antropófago e eu tenho o dicionário de tupi-guarani muitos dicionários de Montoya e ele então explica muito bem a vaca dizer ó vem todo que come carne humana é um senhor chamado dele é muito interessante ó e esses dias tenho muito cuidado com ele também tudo mas está bem assim antigo porque foi meu
pai que comprou quando ele era estudante ainda E então eu fiz desse Abaporu já tá assim de quando queriam dar os laudos sabo recebeu o presente é porque era aniversário dele Dez de Dezembro não é no né o aniversário 11 de janeiro a então você pode então não está concordando com que eu estou pensando que decidir deste presente que eu queria dar a ele Então foi uma coisa parte mas é ele tossindo impressionou-se tanto que teve furou para a urubup pedir para ele que viesse é o meu Atelier na casa em que morava com meus
pais que tinham uma teria muito bom que uma sala bem grande então ele quando chegou ficou é assim meio sem jeito quando viu um review da voltar lá papudo Chamas o que será isso então Oswald se deve ser um gigante uma coisa de Vamos dar um título sido selvagem depois aí que eu lembrei dia que tá Espera um pouco eu buscar o seu dado de Montoya e procuramos então simples lá que é babá por um tapa justamente o título da daquela da desse quadro que triste uma cabecinha muito pequenina braços filhos apoiados no joelho e
isso aquelas pernas Compridas era bem deformado mesma coisa então os lados ficou entusiasmado com isso e depois falou para o grupo que estava lá que ele tinha mandado chamada então lhe disse vamos fazer um movimento em torno deste quadro então eu A influenza a revista de antropofagia que era no da do Jornal de Chateaubriand assim então ele ele conseguiu marcada quarta-feira ele dava uma página inteira cidadão de uma vez que uma só Davi mais uma Mas a questão aqui não durou muito tempo porque a irreverência era tanta fazia que as famílias começaram a não querer
aceitar mais o jornal desde Trattoria aqui era o Jornal FM jornal que tinha naquela época mas eu tenho ainda tudo guardado e ver e posso mostrar também é uma pessoa não sei agora o dia que eu guardei mas Eu precisaria procurar e para mostrar essa revista de antropofagia e quando estamos e fariseu e Osvaldo que somos a Paris falo sempre o povo agia como Cristo na Boost Imagino é lindo o Cristo na mousse então se você mandou uma saudação a revista de antropofagia pedimos a ele acho que não sabia beber direito do que que você
tava porque não havia feito de estar explicando vegetação nordestina por exemplo no cactos por alca dos né porque uma coisa meio selvagem que eu acho de maneira que que ela acha uma coisa forte e gosto de Iporá se dos meus quadros também o Scar e eles têm bichos edentados de saber flores inventados que parecem bichos essas que estão atrás de você essas três elas parte mais um bife do que do que uma flor mas faço com essa liberdade lá eu isso também perguntar você essa vegetação fantástica que repercussão ter limpar isso quando você mostrou esses
quadros lá os quadros dessa farra é todos ficaram todos Gonçalo ser uma coisa muito diferente não é daqui se usava e tudo pergunta você nessa época a um grande amigo nosso que assinava que não esteja aqui hoje ele seria gostar de uma tudo estar sempre me ler e qual foi a relação entre você e sua família mais ou menos nesse período porque você ajuda e depois modernizar a Semana de Arte Moderna é não mas você viu trabalhou sempre assim mas a maneira dele desce na busca wlm aquele pos SM aquele que ele assinava mais fazia
o que ele queria era muito independente e maneira que eu não tinha influência nenhuma sobre ele E aí eu quero anunciar que estão presentes esta gravação histórica Como Tarsila do Amaral e ou na lista de fotógrafos e cinegrafistas o seguinte online Estado de São Paulo Jornal da Tarde e Folha de São Paulo Diário de São Paulo Jardim a noite o globo Correio da Manhã Jornal do Brasil e TV Tupi E pedimos agora Paulo Mendes de Almeida que conhece muito bem a obra vida de Tarsila e acompanhou o desenvolvimento do modernismo que enriquecesse a nossa gravação
com perguntas sobre a vida EA obra de Tarsila Tarsila nós sabemos que você vai sempre vamos aguentar avançada uma mulher para frente contemporânea do Futuro o tanto que você chega até dar um presente de aniversário com um mês de antecedência não chega dar um presente de aniversário com um mês de antecedência é sempre avançado e agora acontece o seguinte você a partir de um determinado momento passa da área acadêmica digamos assim para área modernista e vocês tem tirar uma mulher perfeitamente emancipada não teria que dá satisfações a quem quer que seja e seus atos suas
resoluções não obstante Você é uma flor e que flor da aristocracia agrária de São Paulo que como todo WhatsApp é a parcela mais reacionária da sociedade de todos os países [Música] bom e muito embora se ninguém tivesse nada que ver com eu já disse antes o que você estava fazendo pretendia fazer e você sabe muito bem que família fogo e eu então desejaria perguntaram se que como a sua família de repente recebeu essa coisa para ser Envolvida com pessoas que eram considerados malucos naquele tempo os Paulo e Mário essa gente toda e fazendo coisas tão
diferente que viria naturalmente chocar um pouquinho ou bastante a sociedade aquele tempo eu quero saber como uma família não chocou todos os bem família receberam aceitaram não sei se é porque ele queria muito bem também que é sério é meu pai também ele não compreendia bem aquelas coisas fazer o diabo os meus meus trabalhos e todas as a minha mãe também é aceitado agora e o seu velho Professor lembra que muito admiro e que eu acho que você deve muito tão deve perdoar sozinho eu dou muita importância para as pessoas que aprenderam porque hoje nós
estamos num tempo em que os Arts a aprender nada são gênios assim é mas ele vive fez começar desi desi e da Ilha pegar num num carro vão e um papel de fazer os riscos riscos bastante para firmar a mão assim ele teve um método que que eu aproveitei o burro olha ajude seus críticos franceses aliança juntamente com o importante é que você era uma pessoa que sabia que a química né trabalhar não era esses botar eles que fazem torto Por que não sabe fazer direito diferente então esquece de avisar eu tu não sabe fazer
mas eu desejava saber eu sei que o velho vai deixar linda vamos muito simpático muito educado como ele recebeu esta sua e como é que se chama de uma palavra é Olá urso eu tenho uma palavra que agora me foge essa coisa de passar de um partir para outra virou casaca como é que ele resolveu essa transformação onde recebeu não ele não me disse nada porque eles e depois sair visita depois eu vou ir mais ao meu atelier e depois não demorou muito tempo ele ele morreu no Face comentário nada não mas ele viu umas
coisas de Anita Malfatti e achou horríveis é como eu também não compreende nessa nessa ocasião né devagar os trabalhos de Anita Malfatti agora por lado de um ponto a outro da soleira fazer mais uma pergunta eu não peço de Torquato Tasso da tinta que eu acho muito importante como lema para a vida que é que diz o seguinte perduto é tudo e tempo que ainda mais não se estende produto é tudo lhe tempo que Inamar não se estende a ouvir Fazenda muito ruim então vou acredito todo o tempo que não se gasta em ama mas
eu então pergunto a você se você acha importante na vida de uma vista o amor eu acho eu acho que é importante e eu acho importante é preciso arrumar assim e mais uma perguntinha conta porque a história dos Girassóis e não dos das Margaridas e Mário de Andrade a dessas Margaridas quando eu voltei da Europa que ele foi fazer um bom dia de fez a que ficava em frente a casa em que eu morava na Rua Vitória que onde eu tinha meu atelier e ele comprou todas as balizas da feira então eu vim uma pessoa
entregava lá da casa digo não não é não é aqui Aqui ninguém encomendou isso então se não é é o nosso alto assim dizer aquele que mandou ele em casa eu tive um traiu recebi a Margarida e blusa atingirá daqui um pouco outra e foi um monte de Margaridas que ficou aqui era aquilo aí eu resolvi pintaste e até convidei a Anita Malfatti que estava por lá também ela também fazer um quadro simples Navegar interesse mas o dela saiu muito diferente do meu estilo completamente diferente e Pintei as casas para alugar Ieda c e e
o Mário também foi mesmo não enfim a minha casa foi chegando parece que uns 20 e 30 das floristas lá que tinham vendido da apresentaram todo puseram todos da entrada da casa depois eu fui colhi aquilo mandei força na água e vai servir para não se não se buchada e aqui muito depressa Ah e tinha um extrato também na minha casa com o vídeo um do comparando os colocou gera uma coisa muito alegre diferente não era porque assim não aquele sofá que é todo vermelho era uma beleza isso mas tu sofá eu tô sofrendo muito
bonito que ela sua casa é grande mas eu pintei o quadro que já sabe Tem Todas aquelas Margaridas à frente de maneira que ficou muito maior ficou com muito mais importante e depois deixei assim e puxa o título de as Margaridas de Mário de Andrade a e agora eu aqui quero dizer uma coisa não vou perguntar nada você tinha um dando aqui em fazer uma coisa de toureiro Verde todo enfeitado de dourado para ficar declarei uma coisa pele se Mas isso não isso é outra coisa é uma coisa de de costureiro era a pele por
rei que fazia Meus Vestidos era uma coisa que chamava atenção e os outros costureiras levaram três anos para fazer uma coisa mais ou menos como ele porque era tinha muito talento e viajava para o Oriente e também para poder ver aqueles bordados antigos tudo em estudava para dizer que não tava perguntando para você que você com aquele joga Quem foi uma tela de mulher a coisa mais linda que eu já vi na minha vida e E aí Oi Tarcila estamos voltando que você é um excelente contador de história você descreve é admirável Então você vai
me conta nos contar uma historinha ligada a Dona Olívia Guedes Penteado Oi Marcilene Osvaldo conheceram do livro em 24 e a iniciar um Dona Olívia no modernismo a marquinha apresentou senhora e Osvaldo a Dona Olívia Quem apresentou nas conhecemos em Paris foi fala do prato é uma exposição que havia no de diz cultura até esta exposição então nós nos conhecermos e tudo e ela convidou depois Osvaldo para almoçar com ela na no céu dela que era um hotel muito fino e grande luxo então Osvaldo explodir que eles vão ter de todos falaram que eles não
tinha sentimento quero me levasse umas não era porque ele quando usa quando foi me contado sempre contam chorando porque ele entrava na sociedade ele queria entrar mas a sociedade que não queria não é ele entrava para na sociedade de uma liga que era assim tudo um um as outras pessoas sabem que faziam-se reuniões bom e depois disso eu achei que O que é que eu achei um a ansiedade Dona Olívia nessa ocasião em país a compra um quarto do laser foi a senhora e Osvaldo que orientaram a nossa cobra nós dois porque sabemos nota dias
de um atelier que já tinha de um agora eu me esqueço do nome do dono do atelier Mas eles ele tinha uma coleção de coisas modernas e tudo então nós nós influenciamos para que ela escolhesse aquele quadro agora a chegada do quadro a São Paulo foi um acontecimento uma festa em casa Dona Olívia são as cinemas até a chegada do quadro é uma grande festa é uma grande festa até o René thiollier que estava também lá pegou no quadro e eu disse um quadro assim pode ser visto de qualquer jeito de de cabeça para baixo
ou para cima de tudo é a mesma coisa porque é um bom quadro então ele Rodrigo tiuí é pegou desse quadro de saiu assim com ele andando é engraçada Toda a sala de jantar dela e não não era reunião que ela fazia né da da fachada especial que Ela recebia um aviso por semana também a lembro e muito bem era antiga cocheira aquela tinha que ela transformou naquele salão eu Pavilhão dentro e muito foi todos os quadros eu fiz eu fiz especial 2014 para dar a ela que é um dos meus melhores quadros também que
era caipirinha Então até daí Oswald de Andrade tirou também o título não é para fazer uns versos para mim caipirinha vestida Por que que a que você não é que a a é do que é que é porque ela vou morreu e depois a gente por morte dela passou para para Carolina e Carolina adoro esse quadro eu paguei assuntos o melhor diz que eu tenho que eu fiz isso porque eu costumava brincar muito também com a pequena com o ratinho que crescia se perto do Muro E eu então eu encostava das aquilo ele era muito
flexível e eu gostava tudo e fazia uma boneca tirava a se deixava os braços depois fazia feito uma sainha o resto da que continuava assim eu falei brincava com aquilo então eu me lembrei o que eu também de de por cima tivesse uma folha também lá parecida no quadro e a filha falando da caipirinha e prepare a sua cinema de um almoço em filha que a senhora Osvaldo organizar no Trianon o terreno aqui em São Paulo na Avenida Paulista a entrar uma música caipira e o piano no Trianon aqui não estou lembrada não eu e
o João Aldo nós não estou lembrada disso não Oi e da viagem a Minas Gerais e com Dona Olívia Oswaldo Mário Nunes René thiollier e goffredo da Silva Telles a viagem da mina já me lembro de tudo também não tem problema se Mário de Andrade também foi é ele tá duro eles abençoe mas não fico o tempo todo pois ele ele se retirou antes dele voltou e ficamos nosso número 69 se eu não desse conta bem não é mas você não foi Tá bem amor de aniversário desse nessa excursão a Minas se não chegamos Se
não me engano foi a Congonhas do Campo você esqueceu a sua mala dentro do trem e o Osvaldo Qual o Cavaleiro medieval pulou no trem andando novamente foi buscar a sua mala e depois de um salto nos na escuridão com o espanto de todas as senhoras pegar muitas paradas e voltou Triunfante ou com a sua valise não sei se lembra disso não não tem uma ideia não me lembro daí não é é assim que eu fui lá mais uma pergunta eu queria fazer mais uma pergunta já que os estão falando sobre a viagem a Minas
sobre a presença de sangrar entre os modernistas no desencadeamento do movimento pau-brasil na poesia com Osvaldo e com você na pintura porque foi realmente uma viagem de redescoberta do Brasil com vocês todos afirmaram É isso mesmo e ele até disse que até o canto que faziam em procissão porque ela semana santa e vi que era tudo de uma coisa e autentico entendeu ele diz que é autêntico Campo chão era esse que ele conheceu muito bem mas eu acho que eu acho que ele inventou essas coisa né e o encantamento dele diante do Aleijadinho por exemplo
a ele teve ver realmente ficou admirado e dizendo que era o O Escultor do século 18 que eles que eles fiz do lado a a intenção de Andrade Filho vai fazer uma pergunta aí é assim Lena voltando à Paris Você se lembra de uma época muito rica em arte Paris não só em pintura com música dança e bailados o rabo de Marie convalesce o Eduardo com barulho e do ar quando nós fomos assistir a criação do mundo justamente era se falava sobre o celular que eu libreto é de sambar e o cenário de le g
e o corpo de baile do Vale e suecos eu apareço Eduardo você e a música do da Luz milhou horas também lembrando e eu gostei você dissesse qualquer coisa de alguma Lembrança sua disso Depois tem outra lembrança nesse dia bom eu me lembro muito bem disso e e eu dar em Julienne ó tá bem continuo né assim fazendo da música brasileira ele continuou mas a vezes até um pequeno cabaré que ele fez assim um trabalhozinho e que que ela é mais uma sala e onde vinham pessoa surda deixava tudo concurso que um desenhos e de
desses da pessoas que vai ser ingênuo estava com desenhos e também de la vida lá desde da Bahia não é e ele ficou pronta vem tudo aquilo tudo que era Ah e por seu título do cabaré debast oito a boi no telhado que já havia muito por aqui né é isso é um choro Brasileiro né ou outra coisa Tarsila vou a viagem que nós fizemos a Oriente foi feito ao cinema estava Altino Arantes e Cláudio de Souza também não é você poderia dizer por exemplo o que é que fez você essa viagem estiveres a porque
qual foi o motivo a motivação dessa viagem curiosidade de ver coisas novas me ver o Oriente que ela tão tão diferente do que é aqui para nós essa coisa né porque o dinheiro dessa melhor depois saíram dois livros vamos por Serafim Ponte Grande o outro foi de para ir de Paris ao Oriente não é e o Osvaldo parece que não aceitava muito aquela ideia clássica da Grécia na Grécia o início mas ele ia não sei que estava aquele estava reparando que era pequeno Zinho estava olhando bons a grande dúvida que aquela a Catedral de lazer
é de Santa Sofia Então você olhava assim e aí Osvaldo só o irmão Nei como está gostando por está prestando atenção aí um pouquinho viu quero você Gu que estava lá muito Osvaldo dizendo que estava mais essas coisas e é a mais uma eu me lembrei de uma coisa também que você gostaria que você dissesse sobre nós vamos falar da pouco do carrinho avião perfume que ele fabricava que era o filho fraudes não era e que você usava Frizz e vamos aqui na filha dele que tinha uma loja assim assim não no mesmo prédio que
ele e os vestidos que ele fazia eram especialmente feitos assim modelo único era sempre modelo único você que me fala um pouco sobre o que é um homem do tipo muito interesse foi um amigo há muito muito curioso sim ele viajou muito para poder fazer aquelas coisas tão bonitas que ele fez e mas tudo era uma coisa muito pessoal por exemplo um vestido roxo bem vivo Naquele tempo não se usava nada assim e verde é roxo e verde a sayara verde é tudo por aqui roxo assim Pode misturado é um vestido que fez muito sucesso
também mas agora os outros da costura eles não não copiaram só porque achava achava tudo muito avançado que você tinha dele que ela cor-de-rosa por causa foi num baile de uma hora da da Ópera de Paris fale sobre isso vai falar sobre isso nada mais é que uma livraria que eu recebia todos os poetas não é que frequentavam na livraria dela e ele vinha ela viesse perto dele para depois você falar vou lá matar Tarsila ela é Cibele foi passam P1 eu não aceitava aquelas coisas chama graça não é já é do passado é tudo
isso é meu passado Aonde tá muito curioso que é na viagem ao Oriente não sei se você lembra que o Osvaldo uma ocasião um árabe um senhor AR abrigar 15 anos virou se para eles assim ciclo prêmios se o taxi lá e voz não fico não gosto muito da história e E aí a Maria Júlia Franco eu gostaria de saber se você concorda com uma versão que o propósito de villa-lobos evaporo seria o deus do amor você pode dizer alguma coisa sobre isso é que o outro furo era um deus do amor foi na sinfonia
de villa-lobos foi cantada como Deus amor nunca foi nunca foi deus do amor era era um selvagem que depois do que eu dizer qual originou a revista de antropofagia data e vão bom então sabe entusiasmado e eles eram vamos fazer a fazer um movimento em torno deste quadro do Abaporu que eu tinha dado para o aniversário dele é o quadro Antonio Villa Lobos com o que a sinfonia [Música] o quadro não aceita podiam se corresponder assim mais ou menos como o espírito né é uma coisa que se podia comparar uma outra se a música Porque
villa-lobos saber aceitava essas coisas não essas coisas avançadas [Música] não é e não eu acho que foi porque o eu recebia muitas cartas saber do vi lá no bus de Paris e ele fiquei apagava todas as veias a tabela do livro penteado e Paulo Prado os dois que não tiveram eu o villa-lobos de Paris foi porque cada até mesmo eu tinha tem umas cartas também assim que ele mandou clicada ensaio ficava numa Fortuna então era muito caro para ter assim para continuar daquele jeito E aí a nascer uma vaca chegar muito a sua mais baixo
você foi uma mulher toma parte movimentos avançados de arte tudo mas o teu caminho e agora de um de usando placar nós temos a nova figuração temos a própria de temos os concretistas os neoconcretistas e temos o que temos mais em que não tem que copiar de tem objeto tem uma coisa também a filme é uma coisa que vai dar cor de elevação de onde quer negociar de computador E aí chega todo dia apareceu eu queria que você me dissesse o que como você vê isto com estas novas teorias formas de arte experiência de assistir
ao vivo os fogos de diversas formas não é curiosidade não é curiosidade e às vezes vontade de mudar também e assim e aí fui fazendo eu pergunto qual a sua reação diante das desta coisa você que você é como ver se o objeto por exemplo que fazem essas coisas não eu achei eu acertei todas é eu acertei essas coisas por exemplo fazer coisas de com figuras e diversas diversas cabeças e coisas eu fiz muito muito estudo também sobre isso faz a cidade de condução responder a sua pergunta não é eu acho não eu aceito tudo
mesmo agora o que anda fazer umas coisas que parece que não interessam nada tudo assim que conforme a Bia não havia nada que vai mandando é vamos vezes quiser os pintores quase todos copiam essas coisas que E essas trabalhos da Bienal apresenta então eles tiram aquele fazem os outros trabalhos também se chegou a ver esse áudio ele viu importante comece o nome do parque chegou a ver se ele é Parque esse argentino que faz a cinética argentino Le Parc bazar cinética chegou pregava Bienal de Veneza que não vivo não conheço não conheço não eu não
conheço não não vi ele faz coisas interessantes é muito interessa sempre coisas em movimento usando eletricidade Se Fosse A então vou tá imitando um pouco aquele que fazia mobília não é mobile motorizado san a passo tudo é essencialmente cinético e essa arte sempre se faz de acréscimos né Um pouquinho se acrescenta ensinou eu tivesse a trava No vacilo e a muita curiosidade de saber o que eu posso o seu quadro os operários e esse você reproduziu rosto e pessoas conhecidas as quatro reproduzir tudo de memória como eu fiz também esses dois retratos 15 minutos é
da minha netinha que o morreu e é esse o outro lá que está na parede do lado de lá assim lembro se você se vemos algumas das figuras que seja tratou nos Operários Operários diversas deve olha a terceira que fica assim do lado alta se no canto direito é aquele baixar Filho a baixar música fiz peso que está perfeita ele mesmo aquele cabelo ver primeiro viu aquela coisa e quando eu vim para a chave chique depois de viúvo né casado que ele vai apresentou a mulher também e então ele ficou satisfeitíssimo de saber que ele
estava naquele Cláudio uma vez que é do que as outras pessoas também estavam se perto ouvindo que nós falamos e assim ele contava para os outros ele dizia para outros né as cidades reconheceu e mediata porque assim que eu vi essa levar a chave chique viu tia conservado beijo tem uma história visual da Silva Santi boa e já aconteceu algumas vezes ali dentro com você e você é um retratou talvez nem se lembre mais do nome dele hoje é Desembargador Desembargador Flávio Torres aquele di óculos a seguir o cabelo muito escorrido no chá você vai
igualzinho até hoje sabe-se 0 service de bordar de modelo assim cabelo é né vai sair deita também eu fiz a Eneida ela vai conhecer é filha Osvaldo Costa Não isso não me lembro né De quem é e aparece ela é justamente bom administrador é um preto async que veio pedir umas umas informações uma coisa quando estava trabalhando do com ele com o quadro e pelo assim que ele saiu eu fiz de corte também o Benedito Sampaio que é o nome dele não é e isso é o que eu acho que eu devia fazer caricaturas ver
se tem vontade sabe que eu devia fazer porque eu tenho bastante memória e visually-impaired assim os tipos também aquilo eu gosto de me procurar eu fiz eu fiz também um uma vez que vê que eu que o Sérgio estava aqui eu fiz um retratinho também assim só de linhas aquele mas ficou bom ficou bem nasci bem a parecido com ele também e o Benjamim Beijamim terreno não mas ela se que ela tinha ido para os Estados Unidos eu fiz muito depois que ela foi para os Estados Unidos eu devo ser porque eu guardava ela tinha
um tipo assim Bom dia para ser guardados de memória II em suas relações conceicao for importante eu tinha boas relações com ele também é mas mas você galera uma coisa assim muito reservado ele não não explicava nada a parte dele não é quando a pessoa via qualquer coisa ele não dava explicações ele só bolsa Lá Vale tinha quase da realmente bons e depois eu tiro também um quadro da da primeira fase dos legal mas aquele bacado que você conhece né macaco tanto lhe fez tanto difícil que me levou a quatro sabe ficou com diferença eu
para não não ficar assim tem sempre brigando aquela coisa e vão querer beber e uma vez me entreguei os pontos Oi e ele ficou com quadro Tarsila Depois da sua fase lendo oleosa para o Brasil a qual se seguiu a antropofagia já com esta tela que o Paulinho de Almeida levantou Operários e com segunda classe A sua pintura entra numa outra fase completamente distinta onde os tons se tornam digamos assim mais usos a uma como que uma grande tristeza a uma outra problemática enfim em focada e o seu estilo se altera há uma problemática social
que aparece nas telas que você faria a partir de Operários e que perdurarão por toda a década de 30 e eu lhe pergunto a sua viagem à Rússia a sua digamos assim vivência de dessas experiências vividas com outras soluções teriam de certa forma entusiasmada ou afetado você nessa mudança que ocorreu na sua pintura isso não tira entusiasmo assim quando estive lá não é ferver a pintura russa como era também na era até muito ruim a pintura russa Essa é a a problemática social começa a fazer parte também das suas preocupações não não não tinha não
eu fiz é o quadro porque achava que ficava uma coisa bonita se aquele aquele grupo não tive essa intenção é e é costureira são bem tudo eu olhei é tudo assim que eu faço sem modelo tudo eu fiz em modelo ó e vai saiu aqui numa coisa assim mas não foi uma coisa que eu sei fosse premeditado essa conversa perguntas Regina Helena Correio da Manhã [Música] eu queria fazer umas perguntas mais pessoais assim porque eu acho que a entrevista é um pouco técnica demais tá num nível muito alto e para jornal para os leitores Talvez
ele se interessassem por outras coisas assim eu por exemplo queria saber se a senhora é religiosa e a senhora foi religiosa sempre ou foi uma sou sou ia e acredito em Deus e são religiosa ainda não houve um tempo que eu te me descuidei assim um pouco de religião não tratei de nada mas depois voltei a religião a pessoa criada assim pequena eu que aqui é naturalmente as pessoas irem instrui falam aquilo também sobre religião E aí eu perguntei o botão tá bem e qual é a sua religião eu sou católica mas nós tenho Faro
por esses tenho muitas queixas também do catolicismo e Oi eu queria saber as suas relações com o espiritismo assim ouvi dizer que a senhora é muito amiga do Chico Xavier a do Chico Xavier sou me creio no espiritismo é porque ele ele provou eu tive a prova de que que ele eu tinha minha vida por exemplo de ele dizer escrevi fala diz que eles também vai ao astral assim para ver a as coisas como se passam tudo mas e ele então Vivi falou que era uma menina que dizia Vavá não sei o que vá uma
coisa que estava com minha filha estávamos juntas isso é uma coisa de espiritismo e tudo que ele quer destravar explicando então e eu disse aí eu disse valinha eles que isso mesmo ela dizia fadinha Fabinha bom então eu dissolver vi que era minha netinha que tinha morrido também um um acidente uma coisa muito dolorosa a dona de Oliveira do Estado de São Paulo se a senhora não fosse Tarsila do Amaral como é que a senhora definiria explicaria o papel de Tarsila do Amaral na Semana de Arte Moderna eu na história do nó vento Ai Eu
não estive saiu uma coisa que que eu fui muito sempre muito correta decidido toda a gente dizia que os que eu fiz parte da Semana de Arte Moderna que é um título também não é uma coisa mas não eu recebi em Paris uma carta da Anita Malfatti falando sobre a semana então ela te escrevi aquelas coisas todas Monteiro Lobato e e afinal dela foi muito atacada por Monteiro Lobato I e II avança mas não fiz partes da Semana de Arte Moderna eu cheguei a três vezes em julho no deve 1922 cheguei de Paris porque tava
com saudade de meu meus pais eu não não aguentava ficar muito tempo sem fazer uma viagenzinha e voltar para cá Como como que são os seus dias hoje a senhora trabalha ainda a senhora produz pinta trabalho travar essas coisas só dá você é um essa menos recentes desses quadros todos e e eu estou trabalhando ainda como é que a senhora divide o seu dia não é o seu dia se a senhora é sistemática em termos não eu eu jantei no meu quarto se repousando depois tenho a minha amiga aqui a dona da net é uma
Preciosidade a Dona Nete ela então que vai ver a se prepara porque ela também sabe fazer um churrasquinho seus de desenhos parecidos com os meus elas com o tempo naturalmente era assim Beta Então ela prepara as tintas as coisas me facilita tudo e eu tenho pequeno atelier aqui tem que conseguir ponha uma porção de coisas tá tudo todo cheio de se fosses que não é de quadros também que eu não sei o que ela gostar que estão principiados é E aí o ábum dos últimos é religião brasileira que é este que pertence a um médico
o que me tratou também esse médico então fez presente à ele desse 4 já estão recorrendo porque eu viro o estado de São Paulo uma pessoa um bolso conversando com a senhora e dando os detalhes explicando eu sei dizendo a sua só Pinto sobre sobre tela branca mas igualzinho com esse desenho essas coisas tão me copiando já isso perder que o acordo eu tenho antigo é é pois é esse são foram todo flores de papel porque eu cheguei da Europa Então fui comprar os doces e é para nada isso vai que boba Agora que você
tem é mas fica comprar já esses doces e passando assim pela sala viu uma posta bem aberta onde tinha no fundo pela porta eu vi uma uma cômoda cheia de Santos e uma porção de flores e ela assim uma coisa muito alegre eu fiz um rascunho assim e rápido a daqui mas podia guardar de memória também que ela fácil de guardar então aí comecei a fazer essas flores e e depois de deu o título de religião brasileira uma pergunta você tem algum quadro importante está completamente extasiado com a você não tem tenho um perdido que
foi aquele um pintor Como é o nome dele até que fez uma exposição fez uma exposição do Sul não é inocente foi em Buenos Aires onde de docentes e eu justamente o Sérgio vendo esse pintor e os dedos de escolheu um dos melhores quadros que eu tinha que era Barra Barra Mansa não é/Mansa que chega perto do em Barra Mansa com aquelas casinhas latas de leite aquela coisa toda complicada se um quadro grande maior que este perdi e ele ele não se ele fez porque ele tinha interesse de ir para lá para qualquer coisa política
não sei o que nesse lugar e então eu quis fazer uma exposição então começou a pedir pedir e Sérgio me lembre desse mande porque uma exposição muito boa é gente muito boa e eu mandei me perdi depois te encontrei uma coisinha um desenho acima coisa lá mas vender eles fizeram tudo e leilão e tenho carta de pessoas que me escreveram tava dizendo que esses quadros estavam tudo na na alfândega e que foram passado torcer leilão pede foram a leilão Oi e a gente sente sabe que a gente quer viver no quadro depois que faz uma
coisa de perder a gente sente é Me acompanhe um dos seus quadros aquela sabe por exemplo quanto nos museus Galerias é o mundo sempre seus passos é mas se eu comprei o que é o estilo a e o itinerário meus quadros não eu eu sempre procuro fazer uma coisa diferente não não acompanhar eu prefiro sabe onde está a não sei não é porque eu queria saber de algumas Galerias mas não sei de todas agora justamente aqui a minha prima que está cuidando de dessas coisas todas a ela vai vai fazer também assim né naturalmente um
qualquer que você vai fazer Araci é Abreu nisto a é é é ainda agora que você foi ao Rio você descobriu quatro quartos que você não conhece 51 [Música] o Akira eu acho que a conversa foi solitária simpática informal um depoimento valioso sua pessoa e nós vamos encerrar lá mas talvez consultando a sem nenhuma pergunta você ainda quiser pode ver querer fazer um depoimento pessoal sobre algo que não foi perguntado e não essas coisas que a gente já responder é perfeito 1 e eu agradeço a presença do representante do Governo de São Paulo Roberto Silveira
dos entrevistadores os jornalistas e imprensa falada e escrita ou Melo Silveira O que representa o secretário de cultura é o E especialmente o nome dos animais do som é a de cima nossa vida vivia não recebeu o tão maravilhosamente bem e nos deixou passar ou menos droga dava em sua casa