INTRODUÇÃO À METAFÍSICA - Parte II | Metafísica #02

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Padre Françoá Costa
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o olá pessoal vamos agora para nossa segunda aula aí de metafísica né e nós estávamos então na definição da metafísica e dizíamos que a metafísica é aquela parte da filosofia ou melhor é a filosofia primeira encarregada do estudo dos e das causas últimas e dos primeiros e mais universais princípios da realidade certo então a metafísica estuda as causas últimas já falei dos e vou falar agora das causas últimas e aquelas que se encontram no fundamento de determinar do sistema nos fundamentos de um determinado o sistema tá bom então por exemplo vamos lá né é todo
o sistema tem um porque sei lá o sistema o sistema digestivo bom né é o sistema digestivo tem umas causas eficientes e umas causas finais né a causa eficiente no sistema digestivo é que ele esteja capaz de digerir aquilo que entra nele causa final do sistema digestivo é que digerindo aquilo que entrou nele ele distribua né as proteínas que existe distribua a parte da digestão das proteínas é para todo o corpo humano tá vendo mas vamos pegar então uma coisa mais mais ampla né o desejo do ser humano de ser feliz é então que está
na raiz desse desejo do ser humano de ser feliz da metafísica vai estudar isso aqui qual é a causa última do desejo de felicidade certo vamos descobrir que a causa do desejo de felicidade do ser humano é o próprio deus uma vez que deus é a causa última de todo o universo assis temos assim sendo podemos intuir que a metafísica partindo do conhecimento da realidade mais próxima a cada um de nós procurar a investigar suas causas últimas né então nós podemos fazer aqui uma uma primeira é em uma primeira a distinção dentro da metafísica tá
então nós temos e o que que faz que as coisas existam os e quando eu estudos e eu estou na odontologia né quer dizer o estudo doente o estudo dos e contos em grego é o cê significa isso de maneira não complexa né significa você vamos ficar com essa expressão porque senão a gente tem que fazer uma aula de grego né deixa aula de grego para lá vamos ficar com isso aqui a ontologia seria o estudo dos e você tá o qual agora se eu estudo você como realidade conhecida por mim bom então eu tô
falando do ser na mente isso também a metafísica e nós chamamos isso de gnoseologia ou teoria do conhecimento é a segunda parte da metafísica a esse eu me pergunto pelo fundamento último e radical de todas as coisas eu vou afirmar que é deus e aqui também objeto da metafísica é só que a matéria e vai ser vai se chamar teodicéia ou teologia natural da metafísica tem três partes odontologia é de nosologia teodicéia o que coincidem com as três com três matérias da filosofia a metafísica primeira que essa que nós estamos estudando aqui ou ontologia é
a segunda parte da metafísica era teoria do conhecimento ou seja você enquanto pensado e a terceira parte da metafísica é é deus você e subsistente por si mesmo fundamento de todos os seres e essa outra matéria da filosofia chamada teologia natural ou teodicéia eu disse é o nome dado por leibniz né justificação de deus significa isso né bom então aqui se trata da gente entender os seres as causas últimas os primeiros princípios tudo com relação à realidade espero que isso a essa altura já esteja bastante claro né e na filosofia existem outras matérias que estudam
né é a o ser na mente e os e é fundamento de todas as coisas que é o próprio deus e como eu já disse né e repito nesta matéria nós vamos estudar a pena esse é o fundamento dos seus eus e as causas últimas os primeiros princípios tá bom de novo eu vou citar aqui o gilson o fnde eles tom quando os gregos inauguraram a especulação filosófica perguntaram se inicialmente do que as coisas eram feitas por si só esta questão revelava uma das necessidades fundamentais do espírito humano e os primeiros prestadores e gregos sucessivamente
tentaram reduzir o real a água depois ao ara e em seguida ao fogo até que um deles chegando astutamente a solução mais geral do problema declarou que a textura primitiva na qual todas as coisas são por assim dizer detalhadas é o cê e esse foi parmênides e a resposta estava manifes tamente correta ou seja qual é o fundamento de todas as coisas vocês lembram né doce dos filósofos iniciais para de mileto anaximandro né todos esses filósofos iniciais respondiam né ao fundamento de todas as coisas é a água é o fogo é a terra é o
apeiron né e parmênides é você né e continua gilson a resposta estava a resposta de parmênides estava manifes tamente correta pois o presidente que na medida em que todo elemento real concebível geralmente é um ser as propriedades essenciais você deve tempermais pertence a tudo o que é quando o parmênides de eléia fez essa descoberta alcançou uma posição metafísica pura ou seja intransponível a todo pensamento que se engajasse na mesma via tá certo então a metafísica se apresenta aqui como a ciência dos e em seu aspecto mais geral e doente e enquanto aspectos mais particulares ficou
parecendo que eu falei doente né não eu disse em que em ti é ntre tá bom eu não disse doente mas quando a gente junta as duas expressões parece que eu falei doente do oi gente tá bom e vamos entender então qual a diferença do separa o ente eu acho que eu tenho que recorrer ao latim tá bom então se tem latinha e se diz s é o particípio presente do verbo ser em latim seeds and no nominativo e equipes no genitivo e como vocês sabe o genitivo latino e na verdade até o genitivo português
né o particípio quero dizer o particípio latino particípio presente né e eu quis dizer o particípio o tempo todo tá entre é o genitivo de e no é ns and nominativo que é sujeito como vocês sabe né mpe e n t i s s nitivo e o genitivo no latim é um adjunto restritivo o e antes é o particípio presente do verbo ser vamos entender isso em português né então nós temos o ver você em português e o a gente não como não conjuga o verbo ser como os outros verbos né vamos conjugar o verbo
andar eu ando tu anda ele anda muito fácil né vamos conjugar o verbo ser eu sou tu é ele é ó tá vendo no verbo andar eu ando tu anda olha o verbo ser eu sou tu és um e assim como eu ando tu andas porque não é eu solto sou os verbos e é um verbo muito irregular como vocês sabem é né então o entes e o enzo enzo antes o particípio presente do verbo ser deve ser traduzido mais ou menos assim esse é o que é e o que tendo e me do que
é o duque sendo algo por aí tá bom então é e é em latim fica muito bem expresso com a palavra entis particípio presente do verbo ser bom então ao mesmo tempo como vocês estão observando é o verbo ser só que o verbo servir conjugado no particípio presente e isso é o mpe então o que que é o waze o leite essa é a participação no c é tudo aquilo que tem ser é entre eu sou em ti o que eu participo não ser este livro é em ti ele participa não ser esse celular com
qual estou gravando essa aula é em ti porque participa no seu seja todas as coisas tão antes nós participamos ser tem ser existem e existem porque tem ser ah tá bom então essa distinção é importante não é a mesma coisa você e o henrique se você é mais geral o ente é mais específico né então a metafísica é a ciência que estuda os e em seu aspecto mais geral e os dentes enquanto existentes olá pessoal mãe tá aqui quer falar quebrar a cabeça mesmo tá é uma ciência é profundamente especulativa não estou aqui para ficar
dentro pra vocês coisas práticas ah e não me perguntem para que serve isso a filosofia não serve para nada ela não é útil é justamente porque ela não é útil ela acaba estando no fundamento de todas as coisas e nesse sentido serve para tudo tá bom e então quem quer prosseguir este estudo de metafísica deve estar atento a isso e tentar subir aí na especulação eu costumo dizer o seguinte a maioria dos seres humanos só ficam no nível físico em grande parte dos seres humanos sobe ao nível matemático porque a matemática já tem um quê
de abstração a matemática é trata se você abstrair das coisas e as transforma em números e trabalha com os números eram trata matemática então há pouquíssimos seres humanos chegam no nível metafísico do pensamento porque é mais abstrato é mais especulativo especulativo e nós temos uma dificuldade enorme de fazer altas especulações tá bom no sentido de contemplação abstração é esse que eu quero dizer tá bom bom então eu vou citar agora eu tô mas ao vira que diz assim e o objeto material da metafísica é toda a realidade pois todas as coisas são entres ainda que
de modo diverso o objeto formal da metafísica lembram que cada ciência tem o objeto material e tem uma perspectiva desde a qual se estuda esse objeto material esta perspectiva desde a qual nós chamamos de objeto formal pois bem o objeto do forró da metafísica é o ente enquanto esse considerado em seu caráter de em esteja no seu caráter de participando dos e nós vamos ver isso com calma ainda a metafísica ainda que trate de todas as coisas não é a soma de diversas ciências ou a síntese delas como parece pensar o positivismo inclusivo e deixando
a metafísica tem nenhuma importância no conjunto da filosofia mas a metafísica é algo distinto ah pois estudo um aspecto próprio e específico que os demais saberes pressupõe que é um ser das coisas tá bom todo objeto radical do nosso estudo tem que ser o ente o ser das coisas pois a metafísica se propõe aí ao mais fundamental e sendo assim é como se a gente pegasse o ente assim na mão né e a gente olhasse bem influente assim ou seja para coisa que está sendo né particípio do verbo você eu pego ser essa coisa que
está sendo e aí eu começo a observar os e o ente aquilo que participa dos e desde vários pontos de vistas de vista então se consideramos tem que considerava o doente enquanto o nosso tão que chego mais rápido ao conhecimento humano então nós vamos estudar os primeiros princípios e o ser é-o não-ser não é umas coisas não podem ser e não ser ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto é né em casa a gente ter pergunte-se o ente se o determinado ente tem um determinado existentes vou usar essa palavra para facilitar para vocês né se
um determinado para nós se um determinado existente é ele é ele é consistente em si ou ele tem a sua existência como que grudado em outro nós estamos falando da substância e dos acidentes é né tá vendo como nós estamos em metafísica né ainda o final nos perguntar se nós nos perguntarmos pela força doente a sua pela força do entre né enquanto existem que agora nós estamos falando do ato enquanto possibilidade de existir nós estamos falando da potência ato e potência virou só já temos aqui os primeiros princípios a substância os acidentes nós temos também
o ato ea potência o que a gente começar a se perguntar quais são as qualidades daquilo que nós chamamos em ti e nós vamos pegar a unidade a verdade a bondade ea beleza a isso nós chamamos de transcendentais doente é isso eu me pergunto pela causa dos dentes eu estou na causalidade pessoal esses são os temas da metafísica basicamente quais são eles você e o em e o ente os primeiros princípios as substâncias acidentes o ato ea potência os transcendentais do ser e os prejudicar mentais do ser o que mais e a causalidade é bom
então praticamente as nossas até sentar aulas vão ficar nessa temática estamos apenas na segunda apenas estamos a começar não é verdade bom então qualquer coisa que a gente porto lhe que a gente veja como existente o que a gente quer e queira estudar em filosofia pressupõe este estudo aqui da metaficção não adianta você querer ir avançar e filosofia dizer que sabe algo em filosofia se não sabe metafísica tá bom nesse sentido o existencialismo e a fenomenologia o personalismo e joão paulo segundo também o vitalismo o positivismo todas são filosofias segundas porque a filosofia primeira e
que é fundamento dessas outras filosofias é a metafísica dos e a metafísica dos e por isso a metafísica não está ultrapassada e ela é mais modernas como nunca foi talvez e ela é mais necessária talvez como ela nunca foi impressionante né não sei se vocês sabem o papa bento 16 consciente disso aqui que eu tô falando dessa básica da física da filosofia ele inclusive aumentou e os anos que os alunos nos fariam o chamado mestrado em filosofia né antigamente era possível fazer o mestrado em filosofia em dois anos hoje em dia não pelo menos se
esse mestrado por orientado pela igreja católica não é possível fazer 12 anos são três e por que o papa bento quis que esses mestrados tivessem mais fundamento na metafisica insistiu muito nas matérias metafísicas a antologia a gnoseologia up odisséia e aquelas matérias que tem a ver mais com isso né de tal maneira aqui já não é possível fazer um mestrado em dois anos mas tem que ser três para aprofundar grande parte na ciência metafísica tá bom eu não estou aqui a dizer que a ciência moderna é ruim que a filosofia moderna é ruim não eu
estou falando que a ciência moderna ea filosofia moderna precisam do fundamento metafísico é isso que eu estou a dizer aqui tá bom então tem criar conclusões eu acho que o que o existencialismo tem perspectivas muito interessantes que devem ser aproveitado devem ser aproveitadas por um bom filósofo eu estou de acordo que a fenomenologia abriu o campo ea visão de tanta gente por exemplo a mesma planta evitarem ou a santa teresa benedita da cruz né o que ficar a mente a fenomenologia para ela foi ocasião para conversão é mais muitos discípulos de edmundo husserl o pai
da fenomenologia se converteram ao cristianismo ele está em que a judiam ajude a não praticante acabou se convertendo ao cristianismo justamente porque acho que não enologia é um método filosófico muito aberto a realidade em qualquer filosofia que esteja aberto a realidade tem muita chance de encontrar-se com deus é porque deus é o mais real que nós podemos conhecer é mais ele é tão real que o fundamento da realidade que nós conhecemos isso é maravilhoso e o positivismo se não contar com a metafísica como de fato ele não faz ele está fadado ao fracasso e assim
vai né pelos o fiz que não se apoiam numa correta metafísica e não explicam de verdade nenhum mundo nenhum homem por exemplo marxismo que não se apoia na metáfise tudo bem também eu também quero dizer que tá tem aspectos positivos no marxismo não é um intelectual não pode dizer que tudo é o é negro ou é luminoso uma escuro é branco não intelectual tem que fugir dessas categorizações né o intelectual tem que aprender a se aproximar das teorias né das coisas observar contemplar e tirar aquilo que presta né o resultado tomás de aquino olhando desde
essa perspectiva não tinha medo de dizer que o diabo pelo menos no que se refere às aos seus e é bom porque todo aquilo que é é bom pelo fato de ser o verão e por quê porque o pato de espelho vem dos e subsistente o e aquilo que deus fez não pode ser mal de fato deus não criou o diabo frio anjos foram anjos rebeldes que se transformaram em diabos o melhor anjos que se tornaram rebeldes e se transformar em diabos ah tá bom então deus te deu anjos não criou diabos eles que fizeram
diabos alguns deles né portanto enquanto que eles estão anjos enquanto que eles são mesmo que estejam anjos maus enquanto que estão enquanto que existem são bons e outra coisa é a bondade moral que os diabos não tem os diabos não são bons moralmente mas metafisicamente enquanto out e ele tem que ser bons eu vou para nós aqui da salvação do diabo não tá tô fazendo uma análise filosófica desse espelho meramente espirituais certo então também se até com o diabo a gente pode afirmar isso porque a gente não pode se aproximar de determinado os pensamentos filosóficos
e analisar comum como intelectual que está atento que aprendi a discernir e na verdade o que não é como alguns loucos que andam por aí a isso é mal isso é bom pronto e acabou o interesse só mais é assim filósofo na laje aqui em santo tomás de aquino que não é suspeito né de nenhuma bagunça intelectual sua mente era profundamente ordenada e além do mais super indicado para ser estudado né só do tomás de aquino ele lia os muçulmanos e os judeus eu quero tinha coragem de dizer assim porque a verdade venha de onde
vier só pode ter vindo de deus porque não existe duas verdades não existe a verdade de deus que chega até nós também pelos caminhos da filosofia então qualquer ser humano que alcança filosoficamente uma verdade esse ser humano eu recebi essa verdade de onde é de deus claro e com seu trabalho racional filosófico por isso eu estava tomás de aquino era muito aperto né quando ele chegou na faculdade de paris todo mundo só tinha praticamente platão na veia e as doutrinas platônicas são tomás de aquino chega lá com uma novidade aristóteles e sem dúvida alguma aristóteles
os tocaram para santo tomás de aquino tanto é assim que alguma das peças de tomar daqui não foram condenadas após a morte de tomar joaquina por um bispo chamado estevão tempier e depois foi reabilitado aí sim essas peças também se viu que as pedras nem eram exatamente de santo tomás de aquino coisas assim coisas que a história julga depois né eu não estou mais aqui não era profundamente a pele ele analisava por isso aqui nós não podemos estar trancadinho numa espécie de tomismo o pessoal pelo mesmo tom tomista o frequentei muito santo tomás de aquino
mas assim acho que não é bom essa essa esta me quadricular como um tomista eu pelo menos não me consideram não tem assim que depois de estudar muito tomás de aquino eu quis dar uma passeada pelos modernos né e fiz a minha tese de doutoramento na obra de um moderno como é jean danilo né que talvez inclusive alguns vão chamar lá até de modernista coisas do tipo eu não tô nem aí o fato é que eu analisei a obra do danilo encontrei coisas preciosas né e gostei muito do que eu encontrei em algumas coisas que
eu encontrei não foram boas acha que o danilo não pensou direito ou pensou pensou assim pela metade né mas aqui eu também né eu sei escrever uma obra vasta né se deus me der inteligência e saúde e perseverança né também com o tempo vão analisar aqueles onde é que tá bom aqui não tá bom tá mas tem importante tem uma sim tchau tchau com os autores com as pessoas né então fica aqui esse meu conselho também sabendo que o existencialismo fenomenologia o vitalismo não filosofia e outras são filosofias segundas em relação à metafísica dos e
que é a filosofia primeira né e por isso como ela está no fundamento e raiz ela não está ultrapassada é mais ela é o fundamento dessas outras filosofias tá bom então é na próxima aula nós vamos lá estudar algumas distinções dentro da própria filosofia e da própria metáfise lembre-se que nós estamos apenas no início dessa essas primeiras quatro aulas são de introdução tá bom até a próxima
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