As revelações do maior estudo sobre exercício físico e boa forma já realizado

296.45k views964 WordsCopy TextShare
BBC News Brasil
Os benefícios da atividade física para a boa forma são amplamente conhecidos pela ciência. No entant...
Video Transcript:
Que os exercícios físicos são  o melhor jeito de atingir a boa forma e melhorar o condicionamento físico,  a ciência já sabe há bastante tempo. O que ainda não estava claro é a relação entre as diferentes intensidades das atividades  e a melhora do condicionamento físico. Para esclarecer algumas dúvidas, cientistas da Escola de Medicina da  Universidade de Boston, nos Estados Unidos, fizeram o maior estudo já registrado sobre  essa relação, com mais de 2 mil participantes.
Eu sou Elderlan Souza, da BBC News Brasil em Londres, e neste vídeo vou explicar as 3 principais  revelações trazidas por essa pesquisa. Os resultados foram publicados no periódico  científico European Heart Journal. Vamos direto às descobertas.
Uma das principais revelações é a de que  os exercícios intensos, como corridas, podem trazer benefícios até três vezes  maiores para o condicionamento físico de uma pessoa, quando comparados com  atividades leves, como caminhadas. Se a gente comparar atividades mais intensas com  pequenas reduções no sedentarismo do dia a dia, como levantar para mudar o canal da TV  ou pegar escadas em vez do elevador, o benefício chega a ser 14 vezes maior. Os participantes da pesquisa foram submetidos  ao Teste Cardiopulmonar de Exercício, o TCPE, considerado o padrão-ouro para  avaliação de atividades físicas.
O exame mede índices como o consumo de  oxigênio pelo organismo, a produção de gás carbônico e algumas outras variáveis  de um teste de exercício físico convencional. Baseada em estudos anteriores, a pesquisa adotou  o consumo de oxigênio durante a atividade física ou descanso como principal parâmetro para  avaliar o condicionamento dos participantes: quanto maior o consumo durante o pico de  esforço, mais bem condicionada é a pessoa. A análise dos dados do TCPE permite avaliar  o funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e metabólico.
O teste consiste em monitorar uma  pessoa em situações de repouso, exercício leve, pico de esforço e recuperação. Na semana anterior à realização do teste, os  participantes tiveram de prender na cintura um equipamento chamado acelerômetro, para  medir a frequência e a intensidade dos movimentos naquele período. Eles só puderam  tirar o aparelho para dormir ou tomar banho.
Os 2070 participantes foram testados duas  vezes em um intervalo médio de oito anos. Depois de analisarem os dados, os pesquisadores  observaram que aumentar em 17 minutos o tempo diário de exercícios intensos, acrescentar  4. 312 passos na rotina diária ou ainda reduzir em 249 minutos o tempo diário de  sedentarismo resultou numa melhora de 5% no consumo de oxigênio durante o pico  de esforço na média dos participantes.
Como falamos no começo do vídeo,  esse é o principal parâmetro de condicionamento físico adotado pela pesquisa. Os resultados variaram pouco de acordo com sexo, idade, índice de massa corporal e doenças  cardiovasculares dos participantes. Ou seja, essas recomendações valem para  a maior parte das pessoas.
A média de idade dos participantes foi de 54 anos, sendo que 51% eram mulheres. O grupo pesquisado  teve uma média diária de quase oito mil passos, 13 horas e meia de sedentarismo e 22  minutos de atividade física intensa. O estudo adotou definições de outros trabalhos científicos para estabelecer que  seria uma atividade física intensa.
O critério adotado por esses trabalhos  foi o número de passos dados por minuto. Caminhar ou correr a uma taxa de pelo menos  130 passos por minuto foi considerado um exercício intenso. Um ritmo entre 100 e 129  passos por minuto representaria uma atividade moderada e quem andasse de 60 a 99 passos por  minuto estaria praticando uma atividade leve.
Seguindo essa lógica, atingir aqueles 10 mil  passos distribuídos ao longo do dia recomendados por aqueles aplicativos de vida saudável ainda  seria considerado uma atividade leve, viu? Vale lembrar que a pesquisa só analisou o impacto dos exercícios no condicionamento  físico e não na saúde em geral. Ou seja, não foram levados em  conta os benefícios da atividade física na prevenção e controle de doenças  cardiovasculares ou diabetes por exemplo.
Mas não dá para deixar de mencionar que  o condicionamento físico tem uma grande influência na saúde e está associado a um  risco menor de doenças cardiovasculares. A segunda descoberta do estudo que listamos  neste vídeo é que as pessoas mantiveram um número de passos maior do que a média, ou praticaram  exercícios intensos em curtos períodos do dia, alcançaram um condicionamento  físico também acima da média. E isso independentemente de quanto  tempo ficaram sentadas no dia, e em todos os gêneros, faixas  etárias e condições de saúde.
Ou seja, aparentemente é possível  compensar o sedentarismo “acumulado” ao longo do dia com o aumento  da atividade em outros momentos. O professor de cardiologia Matthew  Nayor, que liderou a pesquisa, diz que as atividades físicas leves são  importantes especialmente para pessoas mais velhas ou que tenham condições médicas  impeçam a realização de atividades mais intensas. Ou seja, não é porque as caminhadas  leves não produzem o mesmo resultado que os exercícios intensos que  elas devem ser deixadas de lado.
Outro dado interessante do estudo, o último  do vídeo, é que o consumo de oxigênio no pico de esforço de pessoas que apresentaram  altos índices de atividade intensa no primeiro teste e baixos índices no segundo,  não apresentaram diferenças significativas. O mesmo ocorreu em casos inversos  – quando o primeiro teste envolveu baixos índices de atividade intensa e  o segundo, ano depois, índices altos. Isso sugere, segundo os cientistas, que  a exposição cumulativa a exercícios pode estar relacionada a benefícios  de longo prazo no preparo físico.
E você? Consegue manter uma rotina de  exercícios intensos ou está no time dos sedentários? Escreve aqui nos comentários.
Se você gostou deste vídeo, não esquece de se  inscrever no nosso canal no YouTube e clicar no sininho para ativar as notificações. Assim  você fica sabendo quando tiver vídeo novo. Eu fico por aqui.
Obrigado e até a próxima!
Related Videos
WHAT REALLY HAPPENS TO YOUR BODY WHEN YOU BEGIN TO EXERCISES 10 UNEXPECTED BENEFITS
16:29
WHAT REALLY HAPPENS TO YOUR BODY WHEN YOU ...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
962,937 views
Por que beber um copo d’água com todas as refeições pode melhorar desempenho físico e mental
7:58
Por que beber um copo d’água com todas as ...
BBC News Brasil
424,630 views
Tuning Lever Technical
11:09
Tuning Lever Technical
Howard Piano Industries
204 views
Filme " O Físico" (Medieval)
1:59:10
Filme " O Físico" (Medieval)
Paulo Felix
1,664,536 views
Os aditivos químicos presentes em 4 de cada 5 alimentos vendidos nos mercados do Brasil
9:56
Os aditivos químicos presentes em 4 de cad...
BBC News Brasil
454,454 views
3 técnicas indicadas por cientistas para qualquer pessoa melhorar nos estudos
4:47
3 técnicas indicadas por cientistas para q...
BBC News Brasil
2,489,471 views
Por que a ATIVIDADE FÍSICA faz bem à saúde? | MARCIO ATALLA
5:49
Por que a ATIVIDADE FÍSICA faz bem à saúde...
Marcio Atalla
66,434 views
7 Signs of Undiagnosed Autism in Adults
15:24
7 Signs of Undiagnosed Autism in Adults
Autism From The Inside
1,602,834 views
Por que o 'paradoxo do enforcamento inesperado' é tão surpreendente
9:28
Por que o 'paradoxo do enforcamento inespe...
BBC News Brasil
42,567 views
Os efeitos da beterraba no coração, cérebro e exercício
6:02
Os efeitos da beterraba no coração, cérebr...
BBC News Brasil
1,878,650 views
EXERCÍCIOS PARA IDOSOS EM CASA | Treino COMPLETO para Terceira Idade em Quarentena | Nível 3
16:38
EXERCÍCIOS PARA IDOSOS EM CASA | Treino CO...
Aurélio Alfieri
1,142,948 views
Da imunidade à mente: a importância dos micróbios intestinais
11:18
Da imunidade à mente: a importância dos mi...
BBC News Brasil
303,607 views
COMO O EXERCÍCIO FÍSICO MUDA O CÉREBRO?
6:19
COMO O EXERCÍCIO FÍSICO MUDA O CÉREBRO?
Neurociência Descomplicada
21,105 views
10 exercícios - Todo homem deve fazer em Casa
14:38
10 exercícios - Todo homem deve fazer em Casa
Sérgio Bertoluci
5,844,422 views
Qual o efeito do exercício físico no corpo?
5:30
Qual o efeito do exercício físico no corpo?
Drauzio Varella
210,200 views
O Verdadeiro Poder do Exercício Físico
8:52
O Verdadeiro Poder do Exercício Físico
Eureka!
536,597 views
Hipertensão: por que pressão '12 por 8' passou a ser considerada alta por médicos
15:33
Hipertensão: por que pressão '12 por 8' pa...
BBC News Brasil
80,600 views
Como a musculação impacta a saúde? | DrauzioCast
32:33
Como a musculação impacta a saúde? | Drauz...
Drauzio Varella
591,280 views
Como o Exercício Melhora a Saúde Mental
12:45
Como o Exercício Melhora a Saúde Mental
Viajando pela Fisiologia by Fabio Ceschini
23,166 views
Anatomia do mal: o que exames psicológicos revelaram sobre nazistas
10:44
Anatomia do mal: o que exames psicológicos...
BBC News Brasil
1,155,419 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com