41. Isaque e Ismael (Gn 21.8-21)

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Augustus Nicodemus
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Abraão meus queridos a palavra de Deus o livro de Gênesis Capítulo 21 e façamos a leitura do verso 8 até o verso 21 Gênesis Capítulo 21 de 8 a 21 Isaac cresceu e foi desmamado nesse dia em que o menino foi desmamado Abraão deu um Grande Banquete Sara viu que o filho que Agar a egípcia teve com Abraão estava zombando de Isaque então Sara disse Abraão mande embora essa escrava e o filho dela porque o filho dessa escrava não será herdeiro como meu filho Isaque Abraão ficou muito incomodado com isso por causa de seu filho
mas Deus disse Abraão não fica incomodado por causa do menino e por causa da Escrava faça tudo que Sara disser Porque por meio de Isaque será chamada a sua descendência mas também do filho da Escrava farei uma grande nação porque ele é seu descendente amanhã seguinte Abraão levantou-se de madrugada pegou pão e um odre de água pois tudo sobre as costas de hagar deu-lhe o menino e a despediu ela saiu andando sem rumo pelo Deserto de berseba quando acabou a água que havia Nobre Agar colocou menino debaixo de um dos arbustos e afastando se foi
sentasse em frente a distância de um tiro de arco porque dizia assim não Verei o menino morrer e sentando-se em frente dele levantou a voz e chorou Deus porém ouviu a voz do menino e do céu o anjo do Senhor chamou Agar ele disse o que é que você tem h Não tenha medo porque Deus ouviu a voz do menino aí onde você está ponha-se em pé levante o menino segure o pela mão porque eu farei dele um grande povo então Deus lhe abriu os olhos e ela viu um poço de água indo até o
poço encher o odre de água e deu de beber ao menino Deus estava com menino que cresceu morou no deserto e se tornou flecheiro ele morava no deserto de paran e a mãe dele o casou com uma mulher da terra do Egito até aqui queridos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo a orientação de Deus para exposição da sua palavra senhor estamos diante da tua Revelação escrita e pedimos que o mesmo espírito que a inspirou também nos ilumine na sua compreensão para que não somente vejamos as tuas obras grandiosas na
história da Redenção mas também possamos ver de que maneira elas se aplicam para nós hoje orienta os ó Deus e de que sejamos todos edificados em nome de Jesus amém queridos todos nós nos recordamos daquele Episódio alguns Capítulos atrás em que Sara propôs Abraão que tivessem um filho através da sua serva Agar uma egípcia que havia sido adquirida durante o tempo da peregrinação do casal no Egito Sara era estéril e ela estava ficando velha demais para ter filhos e pensou Então em usar esse recurso que era comum na cultura do antigo Oriente de uma senhora
que não podia ter filhos tê-los através de uma escrava mediante relações do seu marido com aquela escrava então Sara entrega H Abraão para através de um filho e agora engravida de Abraão e lhe dá um filho que é chamado de Ismael que significa Deus ouve Abraão durante algum tempo pensou que Ismael o filho que havia nascido dele com H seria aquele herdeiro das promessas que Deus lhe havia dado de uma numerosa descendência de abençoar todas as nações e uma terra de leitosa mas não passou muito tempo e Deus deixou claro Abraão de que o herdeiro
Seria um filho de Sara e que seria chamado de Isaque significa riso e que não seria Ismael o mais velho que tinha nascido daquele esquema humano deles nascido da carne de um estratagema elaborado pelos dois e finalmente pela Providência e pelo poder divino Isaque nasceu como nós vimos Na mensagem anterior e Abraão lhe deu o nome que Deus havia indicado ele ri Isaac e o circuncidou ao oitavo dia conforme Deus havia determinado dessa forma Deus cumpriu a promessa que havia feito Abraão quando tirou da Terra dos caldeus e Abraão respondeu com fé obediente nomeando o
menino e circuncidando a oitavo dia entretanto Ismael o filho mais velho continuou a morar com eles juntamente com sua mãe Agar e o costume natural daquela época e assim também é até o dia de hoje é que o mais velho seja o herdeiro o continuador da linhagem do pai quando eu digo até o dia de hoje na cultura oriental o filho mais velho herda tudo herda o nome do pai as propriedades e é por ele que a descendência do pai vai ser contada E assim a presença de Israel que era o mais velho ali no
Clã meio que ameaçava veladamente a herança de Isaque que era o segundo filho mas era o filho que Deus disse que herdaria todas as coisas especialmente para Sara isso criava uma dificuldade e tudo isso culminou numa crise que aconteceu durante a festa do desmame de Isaque conforme nós veremos agora a passagem que nós lemos e que está diante de nós tem Cinco partes na primeira Moisés registra a zombaria que Ismael estava fazendo do seu irmão mais novo Isaque versos de oito a nove segundo Sara fica Furiosa e demanda expulsão do menino com sua mãe versus
de 10 a 13 Abraão então depois de relultar manda algarismael embora verso 14 a 16 Deus porém vem em Socorro de Agar e de Ismael no deserto verso 1719 e Moisés termina essa passagem com um resumo do que aconteceu com Ismael depois de tudo isso verso 20 a 21 nosso objetivo então entender essa passagem a luz da história da Redenção e ver o que que ela tem para nos ensinar no dia de hoje que era nosso Deus nos guiar e nos abençoar nisso Vamos então ver em primeiro lugar Ismael zomba de Isaque versos 8 A
9 da passagem que nós acabamos de ler Sara com mais de 90 anos havia amamentado Isaac cerca de três anos como era o costume no antigo Oriente que a criança especialmente os rapazes eram amamentados pela sua mãe até dois ou três anos era esse o costume e era tradição o pai dar uma festa para Celebrar ocasião E aí então eram convidados os parentes e amigos eram banquete Abraão não tinha parentes por perto ele morava em gerar na terra dos filisteus ló havia ficado lá para trás no Vale do Jordão e os amigos ali eram o
rei abimeleque e líderes filisteus daquela região com quem Abraão vai fazer uma aliança mais tarde talvez foram estes que vieram para a festa do desmame de Isaque e durante a festa a prática era que a criança pela primeira vez comia comida sólida juntamente com os visitantes e na presença de todos eles isso era como ritual de passagem a partir daí ele era considerado realmente como membro da tribo fazia parte da família era alguma coisa bem tradicional a festa do desmame naquela época ao que parece durante a festa Ismael que essa altura tinha cerca de 16
ou 17 anos começa a usar o termo zoar não é começa a zombar ou usar um termo mais técnico a fazer bullying com seu irmão de três anos começa a fazer isso e esse episódio Como eu disse deve ter acontecido durante a festa se Vocês prestaram atenção na leitura o verso 8 Ele parece pertencer a passagem anterior se você tem a Nova Almeida atualizada que a versão que eu tô lendo e depois do verso 8 é que tem Agar no Deserto o verso 8 é separado do verso 9 mas o resto da traduções a nova
versão transformadora a Almeida antiga a nova versão internacional todos eles colocam verso 8 verso 9 juntos porque eles entendem que essa zombarias aconteceu durante a festa do desmame vocês lembram o tempo todo a gente adverte aqui a vocês cuidado com esse subtítulos em eles não fazem parte do original são os tradutores que colocaram na tentativa de ajudar o crente na leitura saber o que é que vai acontecer aqui eu creio que é um equívoco do tradutores da nossa Nova Almeida atualizada porque não tem o verso 8 não tá separado do verso 9 na verdade o
verso 9 narra alguma coisa que aconteceu durante o verso 8 foi durante a festa do desmame que Ismael começou a zombar do seu irmão a palavra zombar ela pode ser traduzida por rir ou simplesmente Brincar como nós temos na nova tradução na língua de hoje mas era evidente que era uma brincadeira de mau gosto porque senão como explica a reação de Sara como é que vai explicar a reação de Sara que vai ser uma reação violenta em seguida e além do mais o apóstolo Paulo a gente vai comentar isso mais no fim quando ele se
refere a essa passagem ele diz que aquele que foi nascido da Carne Ismael perseguia o que foram nascido do espírito Então essa brincadeira aqui que Ismael tava fazendo com seu irmão era bullying mesmo tava caçoando do irmão talvez zombando do nome dele ele ri né Que nome é esse zombando ou qualquer outra coisa do gênero Como eu disse o menino era um adolescente de 16 a 17 anos e ele já sabia que tinha perdido os seus direitos de primogenitura para o irmão que nascera depois E além disso tinha um histórico da mãe dele a mãe
dele a Escrava egípcia H tinha zombado de Sara Poucos Anos aliás 17 16 anos antes quando Sara havia engravidado dele de Ismael ela tinha zombado da sua patroa porque ela escrava tinha filhos e a patroa não tinha e já tinha esse histórico de zombaria né de rivalidade entre as duas mulheres e tudo isso pode ter contribuído para Ismael vir a caçoar zombar fazer bullying com o seu irmão cheio de inveja de ressentimentos e de ciúmes o que era para ser uma festa agora termina com grave problema familiar Às vezes acontece isso né Às vezes acontece
isso o que era para ser um momento de felicidade na família acontece alguma coisa E aí a coisa termina amarga né o caldo entorna e foi o que aconteceu Diz aí no verso 9 que Sara viu Sara viu que o filho que a garara egípcia teve com Abraão estava zombando de Isaque seu filho Note que o texto aqui se refere ao menino não pelo nome na verdade nenhuma vez na passagem aparece o nome de Ismael ele é sempre o filho da Escrava ou o menino o nome dele nunca é mencionado talvez porque a intenção de
Moisés é mostrar o seu status secundário ele não é o herdeiro apesar de ser o mais velho ele não é nem chamado pelo nome aqui ele é referido dessa maneira Sara tava muito consciente do que Deus havia prometido ou seja de que o herdeiro de Abraão seria Isaque o filho que era ela Sara havia dado a ele e Deus havia deixado isso claro em pelo menos duas ocasiões anteriores não vai ser Ismael herdeiro O Herdeiro vai ser Isaac nascido de Sara sua legítima esposa Mas apesar disso Sara também sabia que Abraão gostava muito de Ismael
seu filho mais velho e que Inclusive durante um tempo tinha pensado que ele seria o herdeiro e Sara se lembrava também de como H havia tratado e desprezado quando ela ficou grávida com Ismael Então tudo isso sugere que já por algum tempo Sara não Estava satisfeita com a presença do filho mais velho de Abraão entre eles e via como uma ameaça seu filho Isaque e agora naquela festa a zombaria de Isaque era o que nós chamamos a gota d'água aí Sara disse agora tá bom chega agora não mais e aí segunda parte do nosso texto
ela passa a exigir que Abraão expulse o menino e a sua mãe versos de 10 a 13 ela se dirige Abraão e demanda providências que considera certas e que providências são estas Providência era como diz aí o verso 10 Sara disse Abraão mande embora essa escrava e o filho dela porque o filho dessa escrava não será herdeiro com o meu filho Isaac esse sempre foi um problema da poligamia né é que o de repente o patriarca ele vai ter que decidir entre uma mulher e outra ou entre um filho e outro por isso que poligamia
nunca deu certo no antigo testamento embora Deus tivesse tolerado pelo progresso da história da Revelação mas nunca foi o plano dele até que no Novo Testamento o casamento monogâmico fica muito claro né fica muito claro mas a poligamia sempre tinha esse tipo de problema agora as duas rivais estão em briga e Sara demanda a expulsão da sua rival H juntamente com o seu filho ela quer que ele mande embora tá dizendo Aí mande embora mas a expressão no hebraico é muito mais forte é expulsa é mais forte é mandar embora assim expulsa E com isso
ela queria que Abraão é deserdasse significaria um rompimento definitivo de Laços seria um uma declaração pública de que Abraão reconhecia de que o filho mais velho não seria o seu herdeiro ele estava sendo deserdado não faria mais parte da sua herança veja como Sara se refere Agar como essa escrava que é uma expressão no hebraico mais forte do que serva que é o nome que com que Sara é tratada antes disso aqui ela era uma serva de Sara mas agora a Sara se refere a ela como uma escrava um termo mais forte na língua hebraica
e para demanda que ela apresenta diante de Abraão não é nem que o menino tava caçoando do seu filho mas é que Ismael não seria herdeiro juntamente com o seu filho Isaque não seria e ela tava muito segura porque foi isso que Deus havia prometido foi isso que Deus havia dito não será Ismael mas será Isaque o herdeiro aquele que legitimamente vai receber as promessas que eu dei Abraão e vai ser o continuador da Aliança a razão para essa demanda então de Sara é que ela sabia do amor que Abraão tinha pelo seu primogênito Ismael
e sabia também que se os dois crescessem juntos de algum momento Abraão poderia ser tentado a incluir Ismael de alguma forma na herança que agora pertencia a Isaque por isso que Sara ela a motivação pode ter sido errada não é motivação podia ter sido errada mas Sara tava certa ela estava correta ela estava baseada na palavra de Deus do que Deus tinha dito não vai ser Ismael não mas é Isaac bom Abraão não ouviu isso com bons olhos Aliás não ouviu isso com bons ouvidos né não viu isso com bons olhos tá indo verso 11
Abraão ficou muito incomodado com isso por causa do seu filho a nossa versão anterior Almeida atualizada traz isso foi muito penoso para Abraão a septuaginta que a tradução grega diz assim que essa palavra apareceu muito dura para Abraão a razão tá aqui no verso 11 por causa do seu filho por causa do seu filho aquilo que Sara estava demandando Foi algo duro para Abraão algo penoso né algo que o incomodou que o preocu porque porque ele amava Ismael Ele amava seu filho mais velho e tinha havia um período em que ele tinha acreditado que ele
seria o herdeiro e ele é acalentava provavelmente no coração alguma chance de ver Ismael participar da linhagem da Promessa de herdar junto com Isaac e eu imagino cara feia de Abraão a maneira Como ele reagiu quando Sara chegou e demandou a expulsão do seu filho mais velho juntamente com sua mãe Agar mas Deus na sua misericórdia interveio na crise familiar como diz aí os versos 12 e 13 Deus falou com Abraão e esse é o nosso Deus é o Deus que em momentos de dificuldade momentos de angústia de decisão é o Deus que vem ao
nosso encontro para nos abençoar para nos guiar e nos orientar naquela época do Antigo Testamento costumeiramente Deus falava através de sonhos através de Visões durante a noite e que foi durante a noite transparece do verso 14 porque diz no verso 14 que na manhã seguinte Logo de madrugada Abraão se levantou então sugere que essa fala de Deus foi na noite anterior na noite da crise Então Deus se revela Ao Seu servo mais uma vez e o que é que ele disse Abraão na visão em que ele apareceu primeiro não fique incomodado por causa do menino
e por causa da Escrava não te pareça penoso não fique angustiado com isso você tem que você não pode olhar para isso da perspectiva de pai para filho né o seu o que você tá sentindo é o amor de que natural que um pai tem pelo seu filho e você não deveria deixar isso interferir que nós estamos tratando aqui de realidades que são maiores do que isso lembrando as palavras de Jesus quem ama seu filho mais do que a mim não é digno de mim então não se preocupe com que vai acontecer com a criança
e nem com a escrava é a primeira palavra de Deus para Abraão Tranquilize o seu coração segunda palavra que Abraão certamente não deve ter gostado ela é nenhum marido gosta faça tudo o que Sara disser eu acho que essa foi a palavra mais dura que de toda que Deus disse para Abraão faça tudo o que Sara disse como eu disse os motivos de Sara podem não ter sido os melhores ela tava com ciúme do seu filho estava se sentindo ameaçada pela presença de Agar e de Ismael e ela tava pensando nela e no seu filho
era essa motivação mas ela estava certa porque ela estava apoiada na palavra de Deus aqui é um caso de alguém que faz a coisa certa pelo motivo errado o certo é que a gente faça as coisas certas pelos motivos certos e também tem gente que faz coisa errada mas pelo motivo certo né acontece esse todas essas variações Sara aqui é o caso de alguém que tá fazendo o que é certo mas pelos motivos errados Então nesse caso Deus disse Abraão escute o que a sua mulher está dizendo porque nesse caso ela está correta ela está
a minha palavra naquilo que eu disse que eu haveria de fazer terceira coisa que Deus disse a Abraão ali é que Isaque e seus filhos é que seriam considerados como descendência de Abraão essa é uma passagem muito importante ele é usada algumas vezes no Novo Testamento como eu irei mostrar mas por enquanto vamos apenas ficar aqui no final do verso 12 então ainda no verso 12 primeira coisa que Deus disse não se preocupe com a criança e com a mãe dela segundo faça tudo que Sara lhe diz está dizendo e faça isso porque em terceiro
lugar por meio de Isaque e não por meio de Ismael será chamada a tua descendência por isso que Sara tá certo é porque a tua descendência é a tua descendência Abraão ela virá através de Isaque e não através de Ismael vai ser através de Isaque que os seus filhos serão considerados como herdeiros da promessa vai ser por meio de Isaque que o Messias a semente da mulher prometido haverá de vir vai ser por ele ele é a linhagem Santa Então você vai obedecer a Sara porque Sara está correta e a quarta coisa que Deus diz
Abraão naquela visão é que ele cumpriria a promessa que ele já tinha feito de abençoar Ismael verso 13 também do filho da Escrava farei uma grande nação porque ele é seu descendente o também aqui é porque estava incluído Na promessa de que através de Isaque Deus traria Abraão ou Faria de Abraão uma grande promessa uma grande nação e agora Deus diz eu vou fazer a mesma coisa com relação a Ismael mesmo que ele não seja da linha Santa da linhagem escolhida mas eu vou abençoá-lo porque ele é teu filho porque ele é teu descendente aqui
nós Deus está sendo coerente porque Deus prometeu abençoar Abraão e a sua descendência e todo mundo que de alguma forma estava relacionado com Abraão Deus abençoava como abençoou o seu sobrinho que ele livrou lá da Sodoma e Gomorra daquele dia da destruição então da mesma forma ele aqui vai abençoar Ismael também nem ló nem Ismael são da descendência Santa eles não serão parte daquela linhagem Prometida de que viria o Messias e herdaria as promessas mas porque era filho natural de Abraão Deus haveria de abençoar o menino como ele diz aqui no verso 13 essa promessa
aqui ela foi feita cerca de quatro anos antes quando Deus deu a circuncisão Olha o que de Gênesis 17:20 quanto a Ismael eu te ouvi abençoa-lo-ei falo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente gerará doze Príncipes e dele farei uma grande nação Deus já tinha dito isso fazia quatro anos cerca de 4 anos Abraão e aqui ele reitera a promessa não se preocupe com seu filho Ismael porque eu vou abençoá-lo também e vou fazer dele uma grande nação e disse inclusive de Ismael virão 12 Príncipes o contraste não é em Oposição a Isaque que teve Jacó que
teve os 12 patriarcas de Israel muito bem mas agora o ponto é esse aqui a consistência de Deus em abençoar todos aqueles que eram filhos de Abraão e vamos então para a terceira parte aqui do nosso texto quando Abraão manda Ismael e Agar embora apesar do grande amor que Deus tinha por seu filho Ismael Ele amava Deus mais ainda Ele amava seu filho Ismael mas ele amava Deus mais ainda tanto é que Logo de madrugada no dia seguinte ele se levanta para obedecer a voz de Deus queridos Abraão pode ter vacilado algumas vezes e de
fato vacilou nós vimos aqui casos que são indignos da do nome do Patriarca e da do status que ele tem na Bíblia mas Abraão era um homem de fé que amava a Deus de todo o seu coração e quando chegou a hora de escolher entre Deus e o seu filho ele escolheu a Deus escolheu obedecer a Deus e fez o que Deus havia mandado ele se levanta de madrugada de madrugada daquela noite para obedecer ao Senhor verso 14 e ele prepara e entrega a h suprimentos para a viagem o verso 14 menciona que ele deu
pão e essa palavra aqui pode incluir outros tipos de comida e um odre de água que era um saco de couro geralmente feio feito de pele de cabrito e que cabia cerca de 12 litros as pernas do Cabrito funcionava como alças que eram usadas para levar nas costas e diz aqui o texto que ele pegou o pão os viveres e obra de água de 12 litros e colocou tudo nas costas de H deve ter sido um adolescente folgado né de 17 anos mas é a mãe que vai levar tudo e é bem típico né dos
dias de hoje também dos adolescentes de hoje eles nunca mudaram sempre a mesma coisa E aí nos diz aqui o texto que depois de ter feito tudo isso ela entregou o menino a ela a ele a ela perdão e a mandou embora é diferente aqui a palavra né a palavra que Sara usou foi expulsa essa mulher e o filho dela e aqui tá dizendo que Abraão a despediu talvez com lágrimas talvez com lágrimas de um pai de que vê o seu filho Partiu e quem sabe para todo sempre mas ele amava Deus e sabia que
tinha de obedecer a Deus e fez o que tinha que fazer e com aquele ato Abraão estava definitivamente deserdando Ismael seu filho mais velho e mostrando a todos que ele não era e nem seria o seu herdeiro mas sim Isaac E aí despedidos do clã de Abraão Agar Ismael saem na direção de gerar para o Sul se você deu uma olhada no mapa ela vai descer na direção do Egito lembre que Egito era a terra de Agar foi lá durante a peregrinação de Abraão que ela foi comprada como escrava ou Dada como escrava pelo Rei
Faraó e fazia parte agora da família de Abraão Mas agora ela não tem mais nada a ver com a família de Abraão e ela volta para sua antiga família Ela tá no rumo do Egito mas diz o texto aí que ela começou a vagar sem rumo veja aí o final do verso 14 ela saiu andando sem rumo pelo Deserto de berseba percebe a região mais extrema da Palestina já encaminhando-se para o Egito próxima cidade vai ser surdo que já marca as fronteiras do Egito Então ela no caminho ali ela se perdeu talvez pela angústia Porque
ela tinha feito esse caminho Antes quando Primeiro ela fugiu de Sara só que dessa vez ela tava desorientada ela tava não é angustiada sem perspectiva nenhuma e geralmente quando a gente faz isso a gente perde o caminho a ansiedade é uma péssima é um péssimo GPS ela leva a gente por caminhos que a gente se perde a gente não era o que a gente queria o fato é de um de uma maneira ou de outra os dois ficaram perdidos no sul do deserto de berseba uma região inóspita uma região de sol escaldante uma região perigosa
para viajar e aí a água acabou e Agar até meu que a morte de ambos havia chegado verso 15 quando a água acabou a água que havia Nobre Agar colocou o menino debaixo de uns arbustos Talvez um menino tinha menino né o rapaz tinha desfalecido já de sede debaixo daquele sol e agora a mãe o coloca debaixo de árvorezinha de um arbusto que havia naquela região e se afasta diz aí o texto a distância de um tiro de arco né a distância de um tiro de arco que é mais ou menos 100 metros 100 metros
então ela vai cerca de 100 metros deixa o menino lá anda sem metros e se senta e fica olhando para o menino ela diz assim eu não quero ver o meu filho morrer e ela começa a chorar em alta voz diz aí o texto afastou-se foi sentasse a frente a distância de um tiro de arco porque dizia assim não Verei o menino morrer e sentando se em frente Dele sem metros em frente dele levantou a voz e chorou que é o que qualquer mãe faria angustiada pelo seu filho chegou a hora da morte não tinha
esperança estava sozinha não havia perspectiva não sabia onde estava a água tinha acabado era uma situação completamente de crise ela já tinha passado por uma situação parecida antes não é quando cerca de 17 anos passados ela tinha fugido da casa de Abraão após ter engravidado de Abraão tinha caçoado de Sara humilhado por ela e fugiu e ela tinha seguido por aquele mesmo caminho e Deus a encontrou a beira de um poço e disse volte e se humilhe diante da sua senhora mas aqui agora Deus vai encontrá-la outra vez mas Deus não vai mandar ela de
volta porque o destino dela está selado ela não faz mais parte da vida de Abraão nem Ismael o menino diz aí na penúltima parte do nosso texto verso 17 a 19 que Deus outra vez viu Agar e veio ao seu encontro eu digo outra vez viu porque da experiência anterior Agar chamou Deus o Deus que me vê porque Deus havia lá no poço e mandou de volta para sua patroa e Deus agora vê de novo H naquela situação Moisés Nos diz aqui no verso 17 essa parte do verso 17 até o verso 19 Moisés Nos
diz aqui que Deus porém ouviu a voz do menino não sei se você percebeu o contraste veja no final do verso 16 ela levantou a voz e chorou mas Deus porém ouviu foi a voz do menino ela tava chorando mas Deus ouviu a voz de quem de Ismael por quê Porque Ismael era filho de Abraão e Deus ouve ouve aqueles que são seus Deus ouve aqueles que são seus o compromisso de Deus com Abraão Deus ouviu a voz do menino mesmo que quem tava chorando alto era a mãe Deus ouviu a voz do menino e
lá do céu o Anjo de Deus chamou Agar diz aí o nosso texto algumas alguns comentaristas estudiosos Dizem que o menino também estava chorando e de fato sim parece né veio o que é que diz aí quando o Anjo de Deus chamou Agar e disse Deus ouviu a voz do menino alguns acham inclusive de que Ismael não somente estava chorando mas tava chorando lembra que ele é filho de Abraão ele tinha 17 anos por 17 anos Ele viveu debaixo da instrução de Abraão se Ismael conhecia algum Deus era o Deus de Abraão era o aliança
o Deus da promessa e por isso vários estudiosos comentam aqui não é que enquanto a gata chorando Ismael estava orando e Deus ouviu foi a voz a oração de Ismael clamando a Deus na sua angústia quem sabe reconhecendo a besteira que ele tinha feito a zombaria aí esquecido que Deus tinha dito que abençoaria quem abençoasse Abraão e amaldiçoaria quem amaldiçoasse Abraão e Ismael tinha não amaldiçoado mas tinha zombado do Herdeiro de de Abraão e agora tava sendo castigado por isso estava recebendo a consequência dos seus atos mas Deus na sua misericórdia Deus na sua misericórdia
ouve o clamor do menino e o Anjo de Deus se revela a Sara mais perdão h mais uma vez é a segunda vez que nós encontramos no Novo Testamento a menção do anjo do Senhor curiosamente nos dois episódios foi com H A primeira vez que a expressão anjo do Senhor aparece é em Gênesis 16 de 7 a 13 quando o anjo do Senhor que é uma manifestação do próprio Deus quando não o próprio aí encontrou no deserto e mandou voltar para casa e agora ele aparece de novo só que é chamado de um anjo de
Deus na primeira vez é o anjo do Senhor o Anjo de IAUE que é o nome da Aliança pela qual Deus se revelou mas aqui ele é o Anjo de Elohim que é o nome genérico de Deus O anjo de Deus mas é o mesmo anjo só que agora o anjo não se manifesta fisicamente como tinha feito antes mas agora ele fala lá do céu o que é que H viu talvez ela olhou Ela viu o Anjo e o Anjo lá do céu falou com H naquele momento de angústia depois de ter ouvido a voz
do menino e o que é que o anjo do Senhor disse para ela primeiro não tivesse medo tá indo verso 17 pois Deus ouviu a voz do menino onde h o havia deixado Não tenha medo Não tenha medo porque Deus ouviu a voz do menino aí onde ele está embaixo do arbusto onde você o deixou a sombra para morrer Deus ouviu a voz dele o clamor dele o choro dele a oração dele porque é filho de Abraão não tenha medo não tenha medo segundo que ela se levantasse e levantasse um menino e o detalhe aqui
segurando pela mão o que dá ideia de fortalece o menino anima o menino encoraja o menino porque ele não vai morrer e por que que ele não iria morrer porque Deus tinha dito que faria dele também uma grande nação e que daria ele descendentes então Agar havia esquecido disso agora havia esquecido que já tinha se encontrado com esse Deus que é o Deus que houve as orações ela esqueceu a promessa que Deus fez para ela de que dela através do seu filho Deus faria uma descendência numerosa no momento da angústia a gente esquece as promessas
de Deus a gente esquece o que Deus diz e a gente desce cada vez mais Deus aparece e diz não tenha medo o menino não vai morrer porque eu tenho uma promessa para ele eu vou cumprir para ele a promessa verso 18 ponha-se em pé levante o menino segure-o pela mão encorajo porque eu farei dele uma grande nação como eu já disse como eu já disse mais de uma vez e em seguida Deus abre os olhos Deus abre os olhos de Agar para ela ver um poço d'água o termo poço d'água aqui não é um
poço de água parada Mas é uma fonte propriamente né uma fonte no deserto essas Fontes geralmente eram escondidas e somente os peregrinos é que sabiam exatamente onde elas se encontravam Deus abriu os olhos de H para aquela visse uma dessas Fontes talvez escondida ali no meio dos arbustos e ela vai lá enche o cantil de água e traz para o menino e ali dessa forma eles são salvos pela misericórdia e pela promessa de Deus gente que episódio extraordinário do amor de Deus e da sua compaixão para com aqueles que são seus e o texto termina
com uma descrição breve de Moisés do que que aconteceu com Ismael em seguida verso 20 a 21 Moisés Nos Diz aí no verso 20 que Deus estava com o menino não porque ele era filho da promessa não porque ele fazia parte da descendência santa mas porque ele era um filho natural de Abraão e o amor de Deus por Abraão era tão grande que abençoe inclusive esse filho que nasceu de um esquema mundano de uma estratégia carnal nasceu segundo a carne mas a misericórdia de Deus era inclusive com ele Isso mostra que o amor de Deus
é maior do que a gente pensa com frequência vai além do que a gente imagina e que Deus é compassivo até com pessoas que a gente olha e diz assim não é possível que Deus tenha misericórdia Que Deus tenha compaixão de uma pessoa dessas Pois é ele tem é muito mais do que a gente pode imaginar Deus estava com o menino estar com menino significa no contexto que Deus o abençoou Deus o fez prosperar Deus o guardou dos perigos do deserto e Deus velou pelas suas promessas para cumpri-las na vida de Ismael segunda coisa que
Moisés Nos diz aqui é que ele fixou Residência no deserto diz que ele cresceu moro no deserto e no verso 21 diz ele morava no deserto de paran paran era a região que hoje é a Arábia Ismael é o pai dos árabes é o pai dos árabes que são parentes não são parentes dos judeus parentes dos israelitas era lá nessa parte do deserto é a parte Se você olhar no mapa fica mais para direita já olhando para a Mesopotâmia perto de ur dos caldeus no centro da península arábica é ali que esse que Ismael se
estabeleceu a sua residência e Moisés diz aqui também que ele se tornou flecheiro ou seja ele se tornou um caçador hábil alguém que sabia manejar arco e flecha muito bem é quem sabe isso tem alguma coisa a ver com que aconteceu quando ele era criança né que sua mãe o colocou a distância de um tiro de arco e ele se torna um arqueiro né alguns vem uma coincidência aí intencional no texto essa relação da profissão dele com aquele momento que marcou sua vida em que ele quase de fato morre e a quarta coisa que diz
é que ele se casou com uma egípcia que a mãe dele arrumou um casamento para ele como pai ele não tinha né tava separado de Abraão praticamente ele não tinha pai então a sua mãe Agar foi na sua parentela na sua família e arrumou uma esposa para Ismael e ele casou com uma mulher egípcia isso que aconteceu com Ismael queridos Estamos prontos aí agora para terminar a nossa passagem só para vocês quiserem depois nós vamos chegar lá no capítulo 25 Moisés registra genealogia de Ismael inclusive os 12 Príncipes que vieram dele Deus cumpriu plenamente as
promessas que foram feitas o que que Moisés queria ensinar os israelitas são duas lições que eu queria tirar aqui primeiro mais uma vez como Deus é fiel e como Deus cumpre a sua palavra como Deus se comprometeu com Abraão e cumpriu tudo o que ele disse lhe deu um filho conforme havia prometido um filho nascido de Sara sua mulher estéril e jaidosa confirmou esse menino Isaac como sendo Herdeiro da Promessa por amor Abraão protegeu e abençoou Ismael filho dele segundo a carne esse Deus é totalmente fiel completamente confiável portanto os israelitas a quem Moisés está
escrevendo esse livro podiam confiar de que cumpriria esse Deus haveria de cumprir a sua promessa relativa à Terra os israelitas estavam Prestes atravessar o Jordão para conquistar a terra e os moradores daquela Terra eram muito mais poderosos militarmente falando do que os israelitas A Única Esperança dos israelitas era Deus com eles e esse Deus haveria de estar com eles Porque ele é o Deus da Aliança ele é o Deus fiel e é o mesmo Deus nosso é o Deus que tem um compromisso conosco ratificado no sangue de Cristo e ele nos promete perdoar ele promete
nos dar a vida eterna e nos fazer herdeiros da nova criação que ele está preparando em Cristo Jesus ele promete nos ressuscitar de entre os mortos é o mesmo Deus e são estas as promessas que em semente estavam na aliança com Abraão nós somos os herdeiros dessa promessa Nós somos o povo da Aliança todos aqueles que creem no filho de Abraão Jesus Cristo segundo a lição que eu penso que Moisés queria ensinar os israelitas é sobre a misericórdia de Deus que grande misericórdia do Deus de Israel mesmo para com aqueles que não eram da linhagem
Santa da Promessa ele veio pela segunda vez socorrer Agar Ismael na primeira Ismael tava no ventre da sua mãe Eles não eram nem parte da descendência Prometida mas Deus usou de misericórdia para com eles Os israelitas deveriam lembrar disso quando entrasse na Terra Prometida Deus era justo e ele iria castigar os cananeus usando Israel como instrumento Mas também ele era misericordioso e ele abençoava não somente os judeus filhos da promessa mas ele abençoava pessoas a sua graça se estende a toda a humanidade o que a gente chama de graça comum Deus abençoa mesmo aqueles que
não são parte do seu povo com prosperidade com saúde e com bem-estar e tantas coisas boas que ele na sua generosidade nos concede israelitas deveriam se lembrar disso e ser compassivo com os estrangeiros tratar os vencidos com caridade e assim em diante eu quero fazer uma aplicação para nós aqui terminando Como eu disse esse episódio aqui ele é citado duas vezes pelo Apóstolo Paulo nas cartas que ele escreveu na carta aos Gálatas Paulo cita a expulsão de Ismael depois dele ter perseguido Isaque para ilustrar a diferença entre o judaísmo que queria a salvação pelas obras
e que perseguia os cristãos que ensinavam a justificação pela fé olha o que é que Paulo diz aqui em Gálatas Capítulo 4 28 a 31 vocês irmãos ele tá escrevendo para os crentes da galáxia vocês irmãos são filhos da Promessa como Isaque como porém no passado aquele que nasceu segundo a carne Ismael perseguia o que nasceu o segundo espírito Isaac é aquele episódio das lombarias assim também acontece agora ou seja os judeus perseguiam os cristãos mas o que diz a escritura manda embora escreve seu filho porque de modo nenhum filho da Escrava será herdeiro com
filho da mulher livre portanto meus irmãos nós somos filhos não da Escrava mas da Livre veja como Paulo usa esse episódio para provar que a salvação é pela graça que os cristãos são como que filhos descendentes espirituais de Isaque da mulher livre que era sua mãe Sara enquanto que os judeus na tentativa de salvar-se pelas obras eram iguais a h que gerou um filho como resultado do esforço humano comparando salvação por obras e salvação pela graça nós somos filhos da mulher livre nós somos herdeiros espirituais de Abraão a justificação é pela graça mediante a fé
em Cristo Jesus e não por estratagemas humanos como Abraão quis fazer junto com Sara com respeito a h para ter um filho Segunda passagem onde Paulo cita esse mesmo Episódio é em romanos quando ele quer embasar doutrina da eleição e explicar porque é que Deus não falhou com a nação de Israel Romanos 9 de 6 a 8 não pensemos que a palavra de Deus haja falhado porque nem todos os de Israel são de fato israelitas nem por serem descendentes de Abraão são todos filhos pelo contrário aí ele faz a citação por meio de Isaac será
chamada a sua descendência isso é não são os filhos da carne que são filhos de Deus mas os filhos da Promessa é que são contados como descendência muito claro o apóstolo Paulo dizendo aqui que o remanescente fiel que a igreja composta de judeus e gentios que creem Jesus Cristo eles são a verdadeira descendência de Abraão e não os judeus biológicos e não judeus que nasceram segundo a carne de Abraão ou seja dentro de Israel ao verdadeiro Israel espiritual que somos nós que cremos no filho de Abraão que queremos no Senhor Jesus Cristo esse episódio portanto
serve para mostrar o seguinte que a salvação sempre foi pela graça essa passagem é muito boa para aqueles que acham que no antigo testamento era por obras ou pela lei a salvação sempre foi pela graça mediante a fé também que aqueles que creem que a salvação é pelas obras eles tende a desprezado a doutrina da Graça achando que é absurdo e terceiro a Igreja de Cristo é composta da descendência espiritual de Abraão segundo a eleição da Graça judeus e gentios que creem no Senhor Jesus Cristo Deus não tem dois povos Abraão não tem dois descendentes
um descendente carnal e um descendente espiritual isso Acabou quando ele mandou Ismael embora só tem uma descendência que é a descendência espiritual quando os judeu se converte ele se torna cristão ele faz parte da igreja Deus já cumpriu as suas promessas com respeito ao Israel físico agora o que temos é o Israel espiritual essa nação de pessoas que creem no Senhor Jesus de todas as línguas povos e tribos espalhadas pelo mundo por fim queridos essa história nos encoraja a buscar a Deus em meio ao nosso sofrimento e angústia quando estamos sofrendo as consequências dos nossos
erros chorando à sombra do arbusto Deus ouviu a voz do menino que Deus ouça sua voz e que Deus lhe abençoe que Deus lhe console com suas promessas e conhecer Evangelho com essa graça que é maior do que o nosso pecado
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