o capitalismo que o vbp scherb aqui é dos artesãos das cidades é o capitalismo pequeno burguês é o capitalismo pobre o capitalismo pequeno mas é um capitalismo de gente começa pequeno e vai crescendo enriquecendo enriquecendo enriquecendo então é um outro caminho também muito interessante de você pensar como é que surge o capitalismo a importância de verduras ver profissional elogia é total aí você começa a entender um certo porque a rixa max vb e o marx que o max é o economista também era um historiador e economista é que se quiser também um filósofo max vê
não era filósofo mas era um jurista um economista internado qual a importância de max vê para a sociologia a importância de manter para a sociologia eu costumo dizer que é total porque não é que ele tenha começado já interessado em sociologia ou sabendo que era sociologia max vê vive numa época em que a sociologia estava se formando mas ele ainda está pretendendo fazer a sua carreira acadêmica e parece que ele tinha muito jeito para isso é muito inteligente no direito na área do direito ele se faz graduação em direito faz doutorado em direito faz a
chamada habilitasse onu um direito e começa a praticar direito ea ensinar direito mas logo por envolvimentos com certas associações profissionais associações populares ele era muito militante termos em termos de de assessoria a movimentos populares exatamente na área jurídica ele dá um curso numa só numa associação dessas pessoas se interessam muito foi assistido por alguns alguns membros da universidade de friburgo que estava em berlim aí convidam ele pra assumir a cátedra de economia política em fraiburgo e ele aceita ele vai então ele sai do direito vai para a economia e é engraçado que até o fim
da vida ele se se chama de economista eu sou um economista aí você começa a entender um certo porque a rixa max vb e o marx que o max é o economista também era um historiador e economista ex é também um filósofo e ex bbb não era filósofo mas era um jurista o economista que portanto quando vai chegar na sociologia ele vai chegar na sociologia como a possibilidade de uma de uma ciência social que não pudesse deixar de levar em conta a economia tinha que ser uma mulher tinha de ser uma ciência econômica social e
socioeconômica o econômico social aí a ordem dos fatores não interessa tanto que tudo depende do do tradutor se ele traduz o alemão direito ou não então alguns velhos eu considero isso muito interessante porque toda a sociologia do vbp é digamos 11 11 não é um anti marxismo mas é uma tentativa de mostrar o que falta no marxismo que o bebê achava que faltava no marxismo do ponto de vista de levar em conta os fatores e concursos os fenômenos econômicos ele achava que o marxismo ficava muito preso na idéia de fenômenos econômicos pura e simplesmente e
tinha uma idéia de causalidade que era os fenômenos econômicos determinam os outros fenômenos sejam nas seja na área social seja na área cultural seja na ideologia na arte o que seja eu achava que isso estava certo é importante também por isso porque ele diz o marxismo tá certo nesse ponto a economia tem um peso muito grande ela é o fator não é um fator a mais a economia é um fator que pesa muito só que ele ele vai evitar a palavra um fator determinante e vai dizer um fator condicionante muito muito forte ele vai mudar
de propósito a a a ênfase marxista numa determinação econômica mas vai continuar do lado do marxismo vendo a causalidade em grande parte da nossa vida social vem da economia mesmo é condicionada economicamente mas aí ele tá um algo mais ele acrescenta algo mais ele vai dizer mas o marxismo não leva em conta o fato de que existem fatores fenômenos eventos não econômicos e que não são economicamente condicionados mas que são economicamente relevantes ou seja há uma possibilidade de você pensar que a inflar a economia sofre influências também coisa que o marxismo não leva em conta
então isso para a sociologia interessante ficado exatamente a via para a sociologia levar em conta digamos a nossa vida como sendo basicamente de comandada pelos pelas nossas necessidades materiais de satisfação das nossas necessidades materiais e necessidades materiais a serem satisfeitas com recursos escassos que é isso que a economia mas no meio né então uma ordem econômica que também é influenciada pela ordem política que é influenciada pela ordem social que é influenciada pela ordem religiosa que entendeu isso é um abuso enorme campo para a sociologia coisa que quando você faz sociologia marxista foi max durante muitos
anos você fica chega num momento em que se dá com o muro pela tua frente do tipo da que eu num mundo mais como é que eu pensaria isso então o grande exemplo a ética protestante o espírito do capitalismo a ética protestante faz o que o vê e não fica relacionando a ética religiosa de um certo tipo de proteção anti smo com o capitalismo não ele já encontrou um caminho por onde penetra a sociologia deixando a economia se a economia é a ética protestante dele vai ser a relação de uma ética religiosa aquela com o
espírito do capitalismo que é o espírito do capitalismo é uma ética profissional não é economia capitalista você percebe então ele abre um jeito de você chegar por fatores não econômicos ao capitalismo que não cabe nenhuma outra ciência não será sociologia não tem jeito isso não existe a possibilidade de você imaginar uma ciência que não fosse a sociologia para levar em considerar digamos o capitalismo do ponto de vista social e cultural como é que ele cria hábitos de vida como é que ele cria a personalidades como é que o capitalismo vai fazendo isso herdando isso de
um jeito religioso de de fabricar isso você imagine o surgimento das cidades medievais nas cidades medievais e você imagina que as cidades estão aproveitando uma brecha que é a crise do feudalismo né que ainda tem nas cidades os senhores habitando mas a economia no campo e nas cidades você começa a criar um artesanato cada vez mais mas poderoso além do comércio o que é o artesão artesão é aquele que tem que aprendi que para trabalhar não precisa mais ficar com medo do sol ou da chuva porque ele pode trabalhar dentro de casa todos os dias
faça chuva ou faça sol ele vai trabalhar de uma maneira a aproveitar o máximo a sua jornada ele está trabalhando em casa do lado de casa e você vai ver o velho vai dizendo você tem formas que vão surgindo junto com o capitalismo eo capitalismo o pequeno capitalismo urbano de produção mesmo já de produção que já de alguma forma vai racionalizando de que forma que o capitalismo nos produz um pouco porque ele nos leva a racionalizar nossa vida você aprende a fazer implicitamente um livro-caixa todo cidadão todo ser humano sabe fazer um livro caixa de
cabeça o que entrou eo que saiu então essas coisas todas ficam por aí o v vai dizer imagine isso surgindo não é esse tipo de gente querendo ser formatado vamos nessa palavra bem contemporânea formatado e surge uma religião que vem formatar eles formata ou seja acelera esse processo de preparar gente agentes capitalistas adaptados a uma nova forma e além de tudo que a funcionária introduzindo o começo de uma nova classe dominante que começa aí é nesse sentido que o werder vai olhar a influência da economia na vida das pessoas é uma influência racionalizadora ea racionalização
é uma força desenvolvimentista ela é desenvolvimental se não quiser usar desenvolvimentista de uma palavra boa pra dizer em português e inglês fala developmental é um pouco a gente fala do desenvolvimento da psicologia infantil essa idéia do desenvolvimento as coisas vão crescendo as coisas isso é um processo interessante e aí vem ele dizendo olha pra isso tem fatores econômicos em ação mas tem fatores que não são econômicos então não adianta querer fazer só economia e não adianta temos que fazer uma outra ciência temos fazendo a sociologia ea sociologia não é a moda francesa uma sociologia que
fala da do processo de desvio de de divisão do trabalho de diferenciação social tudo isso é do time mas nunca fala a palavra capitalismo o vb desde o início da sua que o que eu vejo que o acompanha o aluno né aprendendo vender o que chama a atenção do aluno é que depois de ele ter visto do km max e do caen ele chega para ver ver e é no vebber que ele vai novamente falar de capitalismo é muito engraçado isso e fala de um jeito diferente do que falo marx é diferente mas se fala
de capitalismo afinal de contas é a grande potência dizer a potência com a potência decisiva nas nossas vidas modernas é o capitalismo você fala muito vendemos é muito termo racionalização completamente como com que essa ligação da racionalização com a burocracia que também terão que ele usa é demais como é exatamente a burocracia é um tipo de racionalizar a burocracia um tipo de ressonância a burocratização é uma forma de racionalização que é exatamente o que é a burocratização surge na passagem de uma dominação patrimonial patriarcal é que você sarney sal entendeu que é você governar com
os parentes parentes os laços pessoais os laços familiares as linhagens essa coisa toda mesmo que sejam leia linhagens de neder grupos em ascensão a burocratização segundo wenger vem pra dizer olha existem os cargos os cargos que são importantes não as pessoas temos que eleger pessoas competentes escolher pessoas competentes para ocuparem os cargos e não devemos submeter os cargos as exposições já ocupadas pelas pessoas no fundo é isso é um grande processo de modernização e desse tradicional ização de você arrancar o poder dos grupos consangüíneos digamos assim então isso é um fator moderno burocracia só aumenta
com a modernização e ela aumenta no estado o estado moderno que é um aparelho burocrático e precisa ser e quanto mais democrático e vai ficando parece uma contradição mais burocrático e precisa ser agente na usp tá folgado em burocracia mas é uma coisa louca como ao mesmo tempo a burocracia certos quando ela funciona ela funciona de um jeito só tivéssemos nós em seguida os nossos interesses nós teríamos terminado vítima de interesses pequenos e blogues pessoais ea burocracia ela tem uma lógica racional de buscar o melhor né que às vezes funciona então quando funciona se entende
por que que é uma coisa realmente muito moderna mas tem isso com isso ver conseguiu prever que era impossível a passagem do capitalismo para o socialismo o socialismo que não fosse uma continuidade da burocratização que o socialismo seria burocrático seria vítima da de jogar porque é impossível você governar uma sociedade complexa se não for um aumento crescente da burocracia não é uma coisa assim local as pessoas falam mas o governo não vai dizer depois da gaiola a gaiola de ferro da jaula de aço enfim vários nomes assim que a burocracia se tornar diz mas o
bebê também tem isso vb mas o max também é uma coisa engraçada a gente aprende quando andré depois de um certo tempo ali uns se debatendo com max você aprende que marx o capitalismo é melhor que o feudalismo você acaba aprendendo isso aquela sequência é de modos de produção era sempre para melhor nunca pra pior a a dialética ela funciona levando você sempre pra um passo melhor o bb tem isso também não verá acha que a racionalização tem as suas armadilhas ela tem as suas irracionalidades próprias de processos que vão ficando cada vez mais complexos
veja por exemplo essa coisa das prisões quando eu fico pensando nas prisões elas se encaminham pra pra serem estruturas cada vez mais burocráticas cada vez mais burocráticas é não tem muito jeito que é muita gente e muito é você tem que dar conta disso como racionalizando racionalizando e nesse sentido você tem esse lado um pouco no evolucionista do werder a palavra evolucionismo é muito muito mal vista nas redes sociais mas essa idéia de que há um avanço um avanço na racionalidade a dominação do estado democrático é até agora o melhor que nós conseguimos fazer nós
num caminho para trás nós estamos caminhando pra frente então essa idéia de que há sempre a razão de alguma forma acabam encontrando soluções que que podem ser boas e vão ser testadas e aí acordados e aí consolidadas e aí tudo bem aí dá um passo à frente nós não vamos conseguir nós não vamos conseguir acabar com o preconceito eu acho que vamos eu tenho impressão que nós não sei se eu vou viver tanto pra isso mas que dá água mole em pedra dura vai vai vai até em pinging essa ideia que é muito brasileira de
que nós somos muito iguais que nós não temos muitas diferenças e branco negro faz muita diferença se a gente aprender a fazer isso a gente pode imaginar que o mundo através de medidas que são jurídicos novamente o direito direito é um processo de racionalização também né isso rapidamente na da jaula de ferro cresceu explicar se essa expressão que significa pra ver pra ver primeiro que não é jaula de ferro né nós aprendemos a palavra em inglês que foi o 11 uma inserção do parsons o paços aquele sociólogo americano o mais importante de todos topa parsons
logo depois da morte do bebê ele foi para a ryder belo exatamente onde o v bertin a sua cátedra ele não chegou a ser discípulo do beber mas ele estudou vida em heidelberg e decidiu que iria traduzir a ética protestante para o inglês chega no final da ética protestante ele diz o seguinte a que acese capitalista ela leva a um enriquecimento porque ela leva a uma produção associada à idéia de poupança portanto há uma idéia de acumulação e não de gasto a idéia de acumulação não vou me alongar nisso para nuno dia muito da idéia
da gala da da jaula de ferro então ele diz o seguinte você encontra nos textos do protestantismo é cético dos pregadores puritanos muita ênfase nisso é de que as pessoas têm que trabalhar trabalhar trabalha trabalha e o fruto do trabalho vai ser a riqueza o enriquecimento que o beberdes bem hoje isso isso lá no século 16 17 quando havia esse protestantismo nascente agora quando está escrevendo no início do século 20 ele diz bem nessas alturas do campeonato o espírito religioso já evaporou se as pessoas que eram motivadas a trabalhar pela religião continuo trabalhando não é
parar de trabalhar acabou a religião e as pessoas continuam trabalhando que nem loucas e nós aqui agora o trabalhador isso significa o que significa que nós ingressamos numa isso que era uma opção de liberdade no início acaba sendo assumido por nós como uma obrigação da qual a gente não pode escapar é então a expressão que ele usa é o leve manto sobre os ombros que era exatamente o que se pensava que que é a ascese trouxesse acaba se transformando numa alemão cara passa dura feito aço numa uma coisa que impede os movimentos do indivíduo mas
impede individualmente que o paços fez o passo se traduziu por airão quente na verdade a eram quente muita gente já está sendo objeto de prisão de ferro o gaiola de ferro o vb não falem de ferro o bebê falem está steel inglês de aço então mais consentâneo com aquele capitalismo siderúrgico do início do século 20 que estava bombando mas também todos a idéia de uma prisão quer dizer indivíduo preso há a metáfora do verão um pouco mais como dizer isso mas virtual de alguma coisa se tivesse uma copa molinha de repente essa roupa ficasse uma
coisa assim no teu corpo uma coisa meio cinematográfico né o desenvolvimento do meio cinematográfico mas a idéia é essa você vê o dever de trabalhar certo mas o dever de trabalhar não é dever de trabalhar carregando pedra qualquer coisa trabalho pesado não é essa ideia que o trabalho é uma coisa pesada é a ideia que o trabalho é uma coisa racional você tem o dever de ter uma profissão e portanto encontrar para si um trabalho racional ao qual você se dedique de tal maneira que você o aperfeiçoe cada vez mais e portanto uma uma profissão
que começou a exercer assim daqui a alguns anos você é sexta de uma outra forma porque já por esforço seu você conseguiu transformar o jeito de exercer aquela profissão é uma coisa muito incrivelmente moderna mesmo com o início do capitalismo quando você vê isso fica bobo de ver ao vivo diz e se você tiver numa profissão e de repente você perceber que poderia ganhar mais e se dar melhor numa outra isso é deus que está te mostrando pra você mudar de profissão muda de profissão se o seu dever não é é trabalhar pesado é trabalhar
sempre trabalhar de uma forma racional e trabalhar de uma forma racional por dever profissional então a idéia de profissão fica vamos dizer assim compactada na idéia de dever profissional que implica profissionalismo mas implica também defender ou seja sentimento de culpa quando você não cumprir o dever não tem mais deus na jogada tem apenas o sentimento de dever é uma coisa assim no limite do absurdo o limite do absurdo do do censo porque é que nós trabalhamos tanto e achamos que a nossa vida se resume e o máximo o melhor da nossa vida quando nós estamos
trabalhando e quando nós estamos trabalhando profissionalmente mais ainda isso é a última parte da ética protestante é uma coisa que deixa os alunos mais assustados essa ideia