É, Capcut, fica esperto porque agora chegou um rival de verdade. Galera, vocês sabem que dá para contar no dedo hoje em dia as ferramentas que te dão opção para usar numa boa que sejam gratuitas. E quase todo vídeo que eu faço tem sempre um comentário de gente reclamando sobre a versão gratuita do Capcut, que vamos combinar, praticamente não existe mais.
Porém, eu descobri o Spring, que é da mesma empresa do Kinemaster, caso você não saiba, que já estava no mercado muito antes do Capcut e agora eles estão aqui trazendo o Spring. Ele é um aplicativo que parece só mais um editor. A proposta dele, inclusive, me fez duvidar se era bom demais para ser verdade.
E agora, depois de testar, eu posso te dizer com toda certeza, tá no mesmo nível do Capcut, se não melhor. E o melhor de tudo é que ele é gratuito, sem marca d'água e com todas as funcionalidades liberadas. E pra gente não falar que não tem opção paga, ele tem uma opção premium que te dá mais efeitos e uma biblioteca ali de ferramentas, algumas coisas a mais.
Bom, estamos aqui finalmente com o Spring aberto. Primeira coisa que você vai ver é esse visual aqui todo, né? Bem simples.
Tem alguns projetos que eu já tenho aqui, modelos que eles têm, notificações, né, para você logar sua conta. Primeiro detalhe, você já vai reparar aqui, ó, tem a coroazinha aqui em cima, que eu não estou usando a versão premium. Tem tudo que eu falei, questão de valor aqui, ó.
você tem os três dias de teste grátis e a assinatura, que é basicamente esse o valor. Mas para começar, eu acredito que você não precise disso agora. Então vamos lá, sem enrolação, vamos em criar novo.
E a primeira coisa que você vai ver aqui é toda a sua galeria, obviamente já temos a timeline aqui embaixo. Mas uma coisa muito interessante, ele tem aqui, ó, o pixels linkado e também o Pixabay. Então você já consegue linkar e pegar a imagem que você precisar de forma muito muito rápida.
A gente vai falar um pouquinho sobre essa parte de baixo, né? Tudo que tem aqui, tudo que você vai ter quando você clica no seu vídeo. Mas a primeira coisa que eu quero falar, que é um diferencial aqui e que eu achei incrível é esse iconezinho aqui à esquerda.
Você vai ver que ele tem uma opção muito útil. e muito criativa para você no dia a dia, principalmente para você que tá editando, obviamente no seu celular. Eu vou clicar aqui, ó, nele no canto e olha o que que ele vai fazer.
Ele vai basicamente jogar o vídeo, né, o que a gente vê aqui pro lado esquerdo, como um insertezinho aqui, ó, que você pode colocar onde você quiser e você vai ter a timeline inteira e não ficar preocupado tentando enxergar, tentando, né, mexer, enfim. E aí, passando aqui por baixo, a gente tem exatamente tudo que tem no Capcut. Mas primeiro eu quero falar sobre as ferramentas que são um diferencial aqui.
Se você tirar aqui, ó, a seleção do seu vídeo e clicar só na timeline, você vai ver que ele vai te dar essa opção de captura de tela. Quando você clicar em capturar e salvar, ele vai dar um print, mas não é um print qualquer. Indo na minha galeria, olha só a foto que ele tirou aqui pra gente.
Ele tira exatamente uma captura de tela de dentro do seu projeto. Ou seja, você pode fazer qualquer coisa que você quiser e depois, claro, tirar um print e utilizar. Você vai ver que ele tem outras opções aqui de já colocar uma miniatura clicando aqui nele, ó.
Então eu quero esse momento, não, eu quero esse momento. Aí ele vai lá e vai colocar já como miniatura do seu vídeo. E aí, claro, a gente tem aqui opções de áudio.
Ele vai permitir aqui, ó, você tem que ir inclusive baixando alguns plugins que eles têm. Então aqui, ó, a gente coloca aqui para obter o plugin. E olha só que legal, ele já te dá ali a opção para você também não ter um aplicativo tão pesado.
Ah, eu não uso muito música aqui. Eu faço só edição e coloco uma música depois lá no próprio Instagram, no próprio TikTok. Você não precisa usar ele, ó.
Mas agora ele já instalou aqui pra gente. É só eu voltar. Olha aqui, ó.
Ele tem a biblioteca pronta aqui, ó, para você testar. Então ele tem algumas combinações de músicas, ó. Muita coisa legal, efeitos sonoros, enfim, tudo gratuito.
Tá bom? Eu vou te mostrar no final que eu vou exportar tudo isso aqui sem marca d'água. Outra mão na roda que a gente tem aqui e que os caras estão muito, muito, muito à frente.
A gente tem aqui a opção de importar uma legenda em srt, né? Então, caso você tenha ela separada, você pode importar. E também temos aqui o importar projeto.
Olha que doideira. A gente pode importar alguma coisa de outro projeto. Então eu, por exemplo, posso pegar aqui, ó, este meu vídeo que eu testei.
Ele vai basicamente jogar a edição que eu tinha aqui, ó. Fiz uma edição, testei várias coisas. Olha que loucura, ele jogou dentro da minha timeline de agora, ó.
Tá tudo aqui. Ou seja, você não precisa exportar lá o seu outro projeto. Você pode mandar o seu projeto para dentro aqui de uma vez, como outros softwares de edição profissional.
A gente tem a opção de gravar, tem a opção de, né, vou passar aqui sobre as legendas também, mas antes eu tenho que te mostrar os efeitos. Eu tenho aqui alguns efeitos. Olha que legal.
Tenho esses efeitos. Por enquanto são simples, né? Você tá olhando aqui, ah, é só um blur, né?
né? Ó, você vê que ele fica aqui com o efeito aqui, mas, ó, são animações gerais, tremida, tremor de terror. Olha isso [Música] aqui.
A gente pode, claro, vir aqui em propriedades, clicando no efeito, e aí você vai mexer o quanto você quer, não, eu quero menos. Tudo muito simples, não precisa explicar uma coisa que todo mundo sabe, né? Caso você não saiba, você não sabe do que o que que eu tô falando, é porque você então ainda tá muito básico em relação à edição, a criação.
E você precisa conhecer o Hollywood na palma da sua mão, que é o meu treinamento e a minha comunidade, que o link tá aí na descrição, tá bom? A gente tem também os key frames, algo que eu reclamei muito quando o edits agora recentemente foi lançado e que não sei por qual motivo ele não trouxe uma opção de keyframes. Não tem como você oferecer um programa de edição, um aplicativo de edição que não tenha keyframes.
Então a gente tem aqui os keyframes e eu posso passar aqui, ó, mais por alguns efeitos. E se você clicar ganhe mais, é como eu falei, ele vai lá paraa biblioteca de novo e aí você pode baixar mais coisas. Inclusive, acabei de reparar aqui agora, você pode baixar coisas que não são pagas.
Então ele não tá com tudo aqui, ó. Olha que loucura. Agora vamos fazer um teste aqui clicando em sobreposição.
Ele vai abrir aqui a minha galeria e eu vou pegar essa imagem aqui, ó. E agora tá como sobreposição, está acima da nossa imagem. Como eu falei, a gente consegue usar os keyframes com as o seu vídeo de baixo.
Não tem como você fazer um keyframe aqui nesse momento. Você tem que fazer com a sobreposição. Então você clica na sua imagem, ó.
Você vai ver que lá no cantinho esquerdo aqui apareceu a opção do keyframe. Então eu vou aqui, ó, marcar um keyframe, vou passar pra frente, marcar outro e aumentar. E olha só, temos a animação que eu acabei de criar.
Você tem também, colocando a agulha aqui no meio, a opção dos gráficos, né? Ó, todos os gráficos para você deixar sua animação muito mais suave. E também a gente tem animações prontas já.
Você pode colocar aqui, escolher uma delas, ó. E ela basicamente fez isso. Outro detalhe, temos aqui as mesclagens, se quiser mexer na opacidade dele, aquelas opções que a gente utiliza para overlays.
E aí, claro, a gente tem aqui a opção também de dividir a tela. Então, a gente tem algumas opções, ó, já meio que prontas para você dividir a tela. Mas a gente tem também a opção, claro, de recortar, que é a nossa máscara.
Eu clico aqui, ó, e ela tem as formas. E olha o tanto de formas que nós temos aqui. É muita forma para você utilizar.
Pluma é claro o feather, né? O quanto você deixa suave. Vou trazer para cá.
Vou colocar um fundo aqui, ó. Vamos pegar aqui um fundo mais neutro aqui, ó. Olha só que legal.
A gente pode mudar inclusive a cor sólida, ó. Ah, não, eu não queria. Eu eu falei que eu queria um cinza, mas, ó, quero um verde.
Agora temos aqui de maneira muito muito prática. Mas agora a gente vai fazer um próximo teste, que é o teste das legendas. Vou trazer um vídeo que eu acabei de gravar.
Temos aqui o vídeo, ó. Vamos fazer um teste aqui agora pra gente testar as legendas. Vamos lá.
Vou simplesmente legendas alto. Eu tenho que ter o plugin. Você vai escolher o seu idioma.
Eu vou vir aqui em português, vou baixar. Enquanto ele baixa aqui, eu posso sair. E vamos ver aqui, ó.
Tem removedor de ruído também, ó. Posso baixar. Temos presets de textos, ó.
Temos aqui as grandes legendas muito famosas, ó. Temos o texto para fala, que você também, ó, por enquanto a gente tem só a versão inglês. Tem inteligência artificial com a voz.
Temos a opção de separar também um áudio, caso você queira utilizar uma música, né? Enfim, já instalou aqui pra gente. Vou entrar aqui no português e agora é só eu sair, ó.
Vou colocar português. Você vai ver que só tem o português. Se eu instalar o inglês, aí sim ele vai aparecer aqui ou qualquer outro idioma.
Ou seja, como eu falei no começo, não vai ficar deixando seu aplicativo tão pesado. Se você não trabalha com uma pessoa que fala árabe, não tem o porquê de você ter um idioma árabe aqui. Tudo isso fica muito mais leve.
E aí a gente tá aqui, ó, gerando as legendas. Vamos lá. É o grande momento.
E ele já vamos fazer um teste aqui agora pra gente testar as legendas do spring. Vamos ver o quanto ele vai funcionar. Ok.
As legendas por enquanto estão ali fora. Beleza? A gente pode ajeitar, né?
Pode editar cada uma delas, ó. Você vem editando, vai cortando ela também. Então, ó, vim editar quanto ele vai funcionar.
Aí eu venho, corto, porque eu quero elas separadinhas. Ó, tem animação, né? Você pode colocar uma animaçãozinha nela, algumas animações.
Pronto. Aqui, ó. Animação de entrada, fade.
Além disso, eu vou entrar aqui na legenda em fontes, vou mudar para uma outra fonte aí. Vou deixar uma Arial por enquanto. E aí, se você selecionar cada uma delas, você também pode vir em pré-definido, ó.
E você vai ter algumas opções aqui de presets, ó, bem interessantes para você colocar. E aí, claro, depois de ajustado, você precisa saber se isso aqui realmente vai exportar. Ó, tô aqui.
Opção que não é premium. Vou vir aqui no cantinho. A gente consegue escolher o formato do codec, né?
A gente escolhe os frames e basicamente a gente vai clicar aqui em salve como vídeo. Vou salvar assim. E olha só, ele vai aparecer a opção.
A gente vai pular salvando e o vídeo foi salvo. Vou te mostrar agora como ele ficou todo ajustado e obviamente sem marca d'água. Vamos fazer um teste aqui agora pra gente testar as legendas do Spring.
Vamos ver o quanto ele vai funcionar legal aqui pra gente. Vou falar algumas palavras aleatórias e vamos ver o que que ele vai fazer. Temos aqui, ó, esse vídeo pra gente testar, claro, o removedor mágico.
Você vai ver que ele é bem rápido, ó. Já completou. E olha lá, removemos para mais um teste aqui agora com o croma.
Aqui, ó, eu vou vir aqui em sobreposição, vou vir no pixels e vamos pesquisar aqui por green screen. Ó, temos algumas opções aqui bem legais. OK, temos a mão.
E aí, o que que eu vou fazer com ele selecionado? Vou vir aqui em chroma aqui. Ligamos aqui, ó.
Você já vê que ele apareceu lá no fundo. A gente só dá uma ajustadinha aqui, ó. E olha só o nosso fundo removido tranquilamente, de forma muito prática.
e muito rápida. Pra gente finalizar aqui, eu vou fazer um efeito que muita gente pedia para ser feito no Capcut. Os caras demoraram e até hoje não é uma ferramenta tão boa quanto a que tem aqui.
Eu vou te mostrar. Eu tenho aqui este chão. Eu vou vir em sobreposição e vou pegar o logo do Spring.
E tá aqui normal. Ele tá em PNG já, né? Você poderia, inclusive, com ele selecionado, vir em mesclagem, colocar aqui para mudar, né?
Ó, mas eu vou deixar normal. E aí, um detalhe bem legal, ó, ele tem aqui um estilo de camada, ele consegue colocar uma sombra pra gente já, ó. Ou seja, isso aqui é uma mão na roda para todo mundo que quiser, ó.
É praticamente um efeito pronto de sombra para você colocar em qualquer coisa. Ele também faz com brilho, ó. Você pode colocar um brilho, desativar a sombra e o brilho atrás.
E também um outline. Você consegue colocar em volta do logo exatamente no padrão dele. Mas não é isso que eu vou mostrar.
O que que eu vou mostrar para você? Eu vou vir aqui com ele selecionado, vou colocar mais ou menos aqui, ó. a gente tem a opção do pino de canto, que a gente pode simplesmente fazer a nossa imagem se transformar em perspectiva.
Então, eu posso arrumar aqui, posso dar uma puxadinha aqui, ó. Ele inclusive ele consegue colocar os pontos que você quer, ó. Eu tô mexendo no ponto dois aqui.
Posso mudar aqui pro três, ó. Fazer assim. E olha só, agora é só eu sair aqui, ó.
Temos a nossa imagem em perspectiva. Eu podia ter feito um pouquinho melhor aqui, mas tá bem legal. A gente pode agora, claro, vir aqui, ó, e clicar em opacidade ou na mesclagem.
Mas eu vou vir aqui, ó, em alfa opacidade, fazer como se ele tivesse no chão, ó. Então, ele tá levemente clarinho ali. E vejam só como eu fiz isso aqui de forma muito rápida, muito prática.
E agora é só exportar tranquilamente, sem nenhuma frescura, não tem nenhuma dificuldade na hora de você utilizar o Spring. Olha, minha opinião real, de verdade, o Spring ele tem uma vibe de aplicativo feito pra gente que usa o aplicativo, gente que entende de criação. Então, aproveita esse momento que ele ainda tá meio underground, porque pouca gente conhece.
O link tá aqui na descrição, como eu falei. E na minha opinião, o Spring, ele não veio só para competir com Capcut, ele veio de verdade para mostrar que dá para fazer diferença, dá para ser bom e continuar gratuito. Se você já usou esse aplicativo, comenta aqui o que que você achou.
E se você ainda não testou, você vai baixar agora. Testa, volta e comenta o que que você achou. É isso e a gente se encontra muito, muito em breve.
M.