INTRODUÇÃO ÀS LEITURAS DA QUARESMA – Homilia – V Feira de Cinzas (2025)

944 views1065 WordsCopy TextShare
Padre José Eduardo
Se alguém quiser fazer uma oferta espontânea para a Paróquia, pode realizar um depósito/transferênci...
Video Transcript:
Queridos irmãos, eu queria hoje fazer uma introdução geral às leituras da Quaresma nos dias de semana, porque o tempo quaresmal é um tempo muito especial. Uma das coisas mais interessantes sobre a Quaresma é que ela é o único tempo em que, para cada dia, a Igreja compôs uma missa inteira com orações próprias de cada dia, com bênçãos, a uma oração sobre o povo, muito tradicional, que é feita no final da missa antes da Bênção final, que agora, na terceira Edição do Missal, foi colocada, graças a Deus. As leituras são próprias de cada dia, tendo a ver com os textos da missa que se celebra.
Nós poderíamos perguntar um pouco: qual foi o critério que levou à escolha dessas leituras para os dias de semana do tempo quaresmal? Ora, nós podemos dizer que a Quaresma se divide em dois tempos ou em duas partes. No que diz respeito ao que nós estamos falando, até a quarta semana, digamos, o tema das leituras gira em torno da nossa reforma moral e espiritual, ou seja, tem um caráter mais ascético.
As leituras nos chamam à conversão, nos chamam a fazer a escolha certa e a recorrer aos meios certos para chegarmos ao fim a que nos propomos. A primeira semana da Quaresma, que será a semana que vem, se concentra sobre os meios. Então, nós ouviremos sobre a esmola, ouviremos sobre a oração, ouviremos sobre o jejum.
Novamente, na segunda semana, os textos nos exortam à luta contra o pecado e aqui buscamos a santidade. Os textos dos Profetas vão na linha da denúncia ao pecado. O Senhor nos falará no evangelho sobre a importância de largarmos a má conduta.
Na terceira semana, é como se aprofundássemos na necessidade de reforma interior, ou seja, a conversão não pode ser apenas externa; ela tem que regenerar por dentro. Então, na quarta semana, os nossos olhos já se voltam para Cristo de maneira total. Nós meditamos sobre como o mistério da nova aliança, o seu sacrifício, a sua entrega.
Nós começamos a ler os textos de São João durante a quarta semana. Na quinta semana, que é a primeira semana do tempo da paixão, que é quando nós cobrimos as imagens, então ali nós já nos voltamos para Cristo, que se encaminha para a paixão. E aí nós chegamos na Semana Santa, em que vamos considerando o mistério da traição do Senhor, da negação do Senhor, da entrega do Senhor aos seus inimigos, até chegarmos à Instituição da Eucaristia, ao sacrifício da Cruz, à Sepultura e à ressurreição do Senhor.
Portanto, as leituras do tempo da Quaresma, nessa primeira fase, vão nos fazer olhar muito para dentro de nós, para vermos o que há ali, o que precisa ser mudado, onde se deve dar a nossa real conversão. E, portanto, nós teremos hoje, logo depois da Quarta-feira de Cinzas, duas leituras: uma do Deuteronômio, em que Moisés propõe ao povo a vida ou a morte, a bênção ou a maldição, os dois caminhos, e exorta o povo, dizendo: "Escolhe, pois, a vida, para que vivas. " [Música] Escolhe, faz uma escolha, porque nós não podemos ficar neutros.
Nós precisamos tomar posição. É claro que somos pecadores; pecamos, ofendemos a Deus, mas como é diferente alguém que peca, se arrepende, se confessa e volta a lutar! Vejam a nossa opção, como dizem os moralistas: a opção fundamental, aquela mais profunda, aquela que é o fundamento de todas, tem que ser a opção correta.
E é por isso que Jesus, no evangelho, diz: "Se alguém me quer seguir, negue-se a si mesmo. " Se alguém me quer, Ele não impõe; Ele não se coloca de um modo inevitável, inexorável; Ele solicita o consentimento da nossa vontade. Ora, há uma diferença muito grande entre quem escolheu a Cristo e quem ainda se mantém numa posição distante, talvez não muito distante, mas é aquela posição em que a pessoa anda 100 metros, depois volta para trás.
Um domingo falta na missa, aí depois volta, fica um tempo sem se confessar, depois vem e se confessa. Ou seja, não há uma ruptura real com o caminho da maldade, o caminho do pecado. Nós temos que pedir a Deus a graça de termos uma ruptura real.
Quantos de nós podemos ter pecados de, entre aspas, estimação, que nós não largamos, nós cultivamos aqui e ali, que nos custa deixar de lado? É aquela pessoa que nós precisamos bloquear na nossa lista de contatos porque só nos leva para a perdição, aquele canal que nós precisamos tirar da nossa televisão, que não nos leva para Deus. São aquelas leituras perigosas, aquelas amizades inconvenientes, aquelas circunstâncias que nos retiram de Nosso Senhor.
Quantos, por exemplo, querem um caminho misturado: eu sou de Cristo, mas eu também sou de outros deuses, de outros cultos e misturo o Evangelho com um monte de crendices. Eu preciso escolher; Deus não escolhe por mim. Há um mistério aqui: a graça nos induz, nos constrange, nos convida, nos acedia, suscita um certo afeto no nosso coração, mas a decisão da vontade é inteiramente nossa, porque Deus não nos tira a nossa liberdade.
No Salmo, nós lemos: "Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos" e, depois: "Feliz de quem anda no caminho do Senhor; ele é semelhante a uma árvore que, na beira da torrente, está plantada. " Mas outra é a sorte dos perversos; eles são como a palha seca, espalha, dispersada. Mas o salmista conclui, dizendo: "Deus vigia o caminho dos eleitos.
" Deus vigia o caminho dos eleitos. Quem é eleito? Os escolhidos de Deus são aqueles que, ao mesmo tempo, escolheram a Deus.
Esses são acompanhados pelos olhos amorosos do Senhor e nunca serão abandonados ao seu próprio erro. Deus falará em sua consciência, os moverá ao arrependimento, a uma conversão verdadeira. Que o Senhor nos permita nunca trocarmos a nossa opção por Jesus Cristo.
Que essa escolha. . .
Seja renovada cada dia, que nós nunca voltemos atrás. E então, queridos irmãos, nós entenderemos que quem escolheu o Senhor não perdeu nada negando-se a si mesmo. Aquele que de fato aceitou Cristo tem em seu coração a melhor versão de si mesmo.
Que o Senhor nos faça entender esse mistério e que nos leve a uma entrega radical, a uma entrega que não conhece regate, negociações. Há uma entrega que chega até a morte.
Related Videos
A ARTE DE DECIDIR - Como tomar boas decisões?.
44:25
A ARTE DE DECIDIR - Como tomar boas decisõ...
Padre José Eduardo
5,908 views
Palestra — A Finalidade da Educação Católica
1:19:05
Palestra — A Finalidade da Educação Católica
Padre José Eduardo
1,396 views
“JESUS NÃO TE FAZ FELIZ!” MAS O QUE VOCÊ CHAMA DE “FELICIDADE”? – Homilia – V Feira – VII TC (2025)
21:53
“JESUS NÃO TE FAZ FELIZ!” MAS O QUE VOCÊ C...
Padre José Eduardo
5,405 views
Benção do Santíssimo Sacramento e Santa Missa – 06/03/2025 – Pe. Jânio – 18h30/19h – Quinta-feira
8:09:45
Benção do Santíssimo Sacramento e Santa Mi...
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO - MONTES CLAROS
165 views
HAPPY with BACH | The Best of Bach that Make You Laugh All Day 🎻🎶
2:07:34
HAPPY with BACH | The Best of Bach that Ma...
Classical Symphony Music
1,342,631 views
Boost Your Brain Power with Mozart 🎶|Music to Enhance Cognitive Function, Study, or Relaxation
4:11:53
Boost Your Brain Power with Mozart 🎶|Musi...
Simply Zen Classical Music
512 views
Gregorian Chants: Kyrie Eleison | The Holy Mass of the Benedictine Monks (1 hour)
1:02:12
Gregorian Chants: Kyrie Eleison | The Holy...
Catholic Chants TV
1,767,840 views
Bachelet se baja, ¿Tohá al rescate? | E1566
58:19
Bachelet se baja, ¿Tohá al rescate? | E1566
El Villegas
38,825 views
TERÇO DE HOJE 07/03/2025 - SEXTA-FEIRA - MISTÉRIOS DOLOROSOS
27:41
TERÇO DE HOJE 07/03/2025 - SEXTA-FEIRA - M...
Terço Todo Dia
36,634 views
Why Intelligent People Scare Society | Schopenhauer
23:09
Why Intelligent People Scare Society | Sch...
Psyphos
764,487 views
PODE UM CEGO GUIAR? - Homilia - VIII Domingo Comum (2025)
17:01
PODE UM CEGO GUIAR? - Homilia - VIII Domin...
Padre José Eduardo
4,726 views
Así se hace la carne más cara del mundo: KOBE $$$ | ¡Vacas millonarias! 🇯🇵🥩
20:29
Así se hace la carne más cara del mundo: K...
Luisito Comunica
3,011,766 views
OS PECADOS DA LÍNGUA - Homilia - VIII Domingo Comum (2025) Noite
29:06
OS PECADOS DA LÍNGUA - Homilia - VIII Domi...
Padre José Eduardo
6,907 views
first time hearing BAROQUE was life changing - magic melodies 🎻the best of BAROQUE of all time 🎧🎻👑
2:43:28
first time hearing BAROQUE was life changi...
Baroque Classics
712,671 views
How the Elite rigged Society (and why it’s falling apart) | David Brooks
14:17
How the Elite rigged Society (and why it’s...
Alliance for Responsible Citizenship
2,496,652 views
Santa Missa | 07 de Março de 2025 (Quinta-feira) | 07h.
Santa Missa | 07 de Março de 2025 (Quinta-...
Basílica de Nazaré
Bach - Classical Music for Relaxation
3:05:33
Bach - Classical Music for Relaxation
HALIDONMUSIC
4,683,263 views
🔴 DW Noticias del 6 de marzo: Estados europeos apoyan el plan de von der Leyen [Noticiero completo]
27:33
🔴 DW Noticias del 6 de marzo: Estados eur...
DW Español
151,858 views
CCB ONLINE CULTO 04/03/25 | PALAVRA CCB HOJE | JOÃO 1
1:19:46
CCB ONLINE CULTO 04/03/25 | PALAVRA CCB HO...
A PALAVRA CCB ONLINE
28,433 views
Arcangelo Corelli - Dodici concerti grossi Op.6
2:13:58
Arcangelo Corelli - Dodici concerti grossi...
Euterpes Domus (Mauro Bedendi)
442,633 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com