uma das regiões mais tradicionais do mundo o judaísmo a primeira religião a propor de fato um monoteísmo a idéia de que havia um só deus é uma região que hoje talvez tenha entre 15 e 17 milhões de seguidores uma religião com quase 4 mil anos de história fundamental para definir o ocidente para definir a nossa transição religiosa tanto a cristã quanto islâmica o judaísmo é fundamental a final que é ser um judeu afinal em que crêem os judeus quais são as subdivisões do judaísmo o que nós trataremos 90 prazer carnal por volta do século 20
antes da era comum como dizem os judeus antes da era cristã como dizem os cristãos a bíblia fala de uma personagem abel essa personagem moravam sou da mesopotâmia em uma cidade chamada hur já bastante entrado em le mans ainda sem filhos ele recebe uma ordem direta de deus sair da sua terra sai da casa dos meus pais e vai pra onde te mostrarei a chamada vocação de abraão abrahão vai ser conhecido depois com a mais abraão quando deus chama alguém muda seu nome como tivemos no cristianismo saulo para paulo abraão segue um caminho de ouro
para o egito e para atual terra prometida para atual região de israel e lá ele começa a receber mensagens no deserto mensagens de deus que começa a fazer um pacto com abraão abraão recebe a promessa que terá muitos filhos mais numerosos que as estrelas do céu mais numerosos que os grãos de areia que existe na terra abraão tem nenhum filho tão preocupado com a sua falta de descendência que sua esposa sai pega sua serva h e manda para abraão para que gere um filho já que ela sarah não tinha conseguido gerar um filho daí nasce
ismael ou seja nasce o primeiro filho de abraão depois por uma graça especial de deus sabe fica grávida e vai nascer isaac o segundo filho de abraão e quando isaac fica adulto quando isaac já é um homem praticamente deus pede que abraão sacrifique isaac e leva exacto para esse sacrifício sem nenhuma contestação abraão é considerado o pai de três festas da fé judaica da fé cristã e da fé islâmica os islâmicos de está com em abraham ebrahim a sua obediência imediata deus tanto em sair de ur quanto em sacrificar seu único filho legítimo que era
isac abrão aceita a idéia de deus sem nenhuma contestação leva até onde deus diz que seria sacrificado segue completamente o caminho e na hora final deus mandou anjo eu mando um ano para que assegure a mão de abraão e promete abraão como não me negaste nada nem teu único filho eu te falei pai de muitas nações eu te darei uma descendência a fé de abraão foi testada sua relação com deus é muito direto seu contato com deus e inclui negociação sobre as cidades de sodoma sua estratégia inclui sempre uma conversa direta com deus abraão 1
é o primeiro homem a seguir a circuncisão a marca que deus pede para todos os judeus e que até hoje toda e qualquer judeu ao completar uma semana de vida vai sofrer esse processo cirúrgico de marcar a sua adesão a deus é uma obrigação tão importante a circuncisão é tão fundamental que ela pode ser feita inclusive no sábado durante o chamado ou seja durante o período que nenhum judeu pode atrapalhar ou exercer atividades um homem carregado a circuncisão na véspera coloca seus objetos debaixo do travesseiro da criança e no dia da circuncisão ele vai lá
e realiza o ato que pode ser feito no sábado porque a circuncisão se sobrepõe a tudo a partir da circuncisão esse judeu recebe o nome ea partir desse momento ele recebe uma integração em uma comunidade tradicional e depois aos 13 anos este mesmo menino que fez a sua brit milá sua presença lá depois de uma semana de vida agora vai ler ator ar para a unidade vai ler a lei sagrada para a comunidade e no momento que ele pega uma iate mão e passa pela torá em lei diante da comunidade em hebraico livre ele passa
a ser um homem adulto que pode agora integrar que pode fazer um círculo de orações 1 milhão e pode fazer parte das orações de um grupo de judeus abraão começou a circuncisão abraão nessa relação direta com deus é o pai de todas as pessoas que se dizem judias que se identificam como judias e afinal o que é ser um judeu há várias maneiras de interpretar essa pergunta a uma resposta mais recente álbum resgatado das primeiras cruzadas século 11 12 talvez datada da invasão romana ea destruição do segundo templo no ano de 70 como houve muitos
estupros de mulheres judias era impossível determinar quem fosse o pai então surge uma tradição judaica dominante hoje é judeu aquele que for filho de um centro judaico o judaísmo passa a ser definido pela mãe eu sou judeu porque minha mãe era judia e prontos na tradição bíblica lembre que os patriarcas não denunciavam o nome das mães anunciavam eu sou abraão que gerou esap eu sou isaac que gerou jacó eu sou jacó cujo avô era abraão cujo pai era exacto ou seja era o pai era patrilinear idade que definiria o pertencimento ao grupo dos judeus eu
também posso ser judeu não apenas porque minha mãe me gerou critério bastante dominante hoje mas porque eu me identifico com sou identificado pela comunidade com um judeu seja do ponto de vista cultural do ponto de vista religioso eu pertenço a uma identidade e com isso possa ser não seguir as normas religiosas possam freqüentar a sinagoga posso até ser ateu mas continua sendo um judeu por pertencimento a um legado cultural ea uma comunidade e por fim não apenas a comunidade reconhece como judeu por eu ter sido filho dentro judaico por ter sofrido a circuncisão lá na
infância ou por ter feito uma cerimônia de bar mitzvah de ter lido para a comunidade aos 13 anos um trecho da lei sagrada mas porque eu também independente da minha prática religiosa sinthon pertencimento à comunidade seja por vento seja por cultura seja por fé ou seja por identidade atenção a comunidade são critérios tradicionais para eu ser um judeu o judaísmo não é uma religião mencionar que significa isso o cristianismo ou quase todos os cristianismos buscam a conversão de mais pessoas e de pregar o evangelho a todos os povos desse jesus o que ajuda a explicar
que depois de dois mil anos haja mais de 2 bilhões de cristãos no mundo uma religião missionária o islamismo também é uma religião missionária um dos objetivos do islã e converter a todos os homens a verdade há lá as verdades transmitidas ao profeta o que ajuda a explicar que nós tenhamos no mundo mais de 1,4 bilhão de islâmicos o judaísmo depois de quatro mil anos de existência como eu disse no começo não ultrapassa prováveis 17 milhões de seguidores porque porque a maior parte das vertentes do judaísmo não aceita a conversão o torna conversão difícil ou
coloca obstáculos inclusive por regra e tradição se eu que não sou judeu quero me converter um rabino autoridade religiosa do judaísmo vai causar obstáculos vai tentar me deter para testar se a minha disposição de me tornar judeu é de fato muito forte ea vertentes do judaísmo extremamente conservadoras que não aceita de forma nenhuma que alguém que não pertença à comunidade judaica se torna judeu então o judaísmo não é uma religião missionário dificultam até proíbe as conversões o que ajuda a explicar que haja menos judeus hoje do que cristãos islâmicos os judeus se considera um povo
eleito ou seja um povo que foi escolhido por deus por vários motivos e não exatamente uma religião universal uma religião que se destinem a maioria da humanidade como cristãos islâmicos se consideram portadores de uma vez a missionária os judeus consideram que a revelação de deus foi para eles ea destino de ser judeu e seguir a deus é deles e graças a isso e outros motivos não fazem da pregação para o grande público um dos seus objetivos de vida talvez você vai encontrar em uma grande praça um pastor protestante ou até um sacerdote católico falando das
verdades do cristianismo você nunca encontrará um rabino dizendo venham para mim é sinagoga tenham aproveitar as verdades da minha religião porque o judaísmo não é uma religião missionário nós falamos de abraão um pai que recebeu esse primeiro contato de deus falando de um deus único que perde a circuncisão ea devoção ao seu nome passados mais alguns séculos a uma outra figura fundamental para o judaísmo que a moisés os judeus já estão em grande quantidade no egito lá são oprimidos pelo povo egípcio por que cresce em grande número maior inclusive do que os egípcios então deus
desperta em triunfo deu específico moisés que havia sido criado na casa do faraó como príncipe que ele assuma tarefa de tirar o povo da escravidão e que ele conte fique o judaísmo enquanto que abraão entidade carismática abraão é um ser que dialoga com deus sem regras muito claras moisés vai ser o homem da lei aquele que estabelece todas as regras que um judeu religioso segue hoje inclusive a moisés é atribuída a autoria deste que é o mais sagrado de todos os textos para um judeu aturar o conjunto dos cinco primeiros livros da bíblia que nós
chamamos em geral por exemplo pelos nomes gregos gênesis êxodo levitt números deuteronomy os judeus chamam pelas primeiras expressões em hebraico de cada livro por exemplo peixe no começo do princípio ao invés de gênesis esses cinco livros a torá são fundamentais para a tradição judaica e para os religiosos eles foram inscritos diretamente por deus que passou a moisés a uma festa no judaísmo chamada dia do recebimento da torá essa festa então não fala de moisés e inspirado escrevendo sou a inspiração divina mas fala de deus transmitindo diretamente ao quisesse as regras básicas contidas naturar por cinco
primeiros livros do antigo testamento na tradição cristã aqui estão contidas as narrativas sobre o início do mundo a criação do mundo a queda do homem o dilúvio e todas as regras ea trajetória do povo que sai do egito e vai para a terra prometida para cá na então nós temos um outro tipo de judaísmo agora não apenas um contato direto de deus mas um deus muito mais imponente um deus que se manifesta na forma de raios trovões que abriu o mar vermelho um deus que não pode ser visto nem por moisés quando moisés quer sentir
a glória de deus entra em uma fenda na caverna deus coloca a mão na frente passa diante dele porque moisés não sobreviveria a visão de deus um deus cheio de códigos sobre o que comer o que não comer como se vestir não misturar tecidos não misturar leite com carne com o código cachoeira com um código de pureza um código que faz com que eu tenho que pensar tudo a partir de regras muito claras de regras muito precisas de um deus que codifica na figura de moisés uma prática moisés então representa outro estágio dentro do judaísmo
o estágio da regra o estágio da codificação o estágio de um estatuto jurídico no qual ator ar diz tudo que é necessário para um homem agradar a deus e encontrar prosperidade encontrar tranqüilidade na sua vida na terra dentro do judaísmo nós temos diversas vertentes algumas sempre mais tendentes a esse impulso abraâmicos de um contato mais direto de um deus mais carismático e outras mais legalista ski que estabelecem com precisão tudo aquilo que deve ser feito a história do povo judeu nasci tanto de abraão quanto de moisés na cidade a tradição de profetas profetas como isaías
profetas como o daniel profetas e juízes com o san são pessoas que administram o povo enquanto não há uma autoridade política mais definida e por fim o próprio povo pede que existam rei deus curiosamente resistir mas por fim dicas ao primeiro rei de israel saul comece uma transição bonatto que vai continuar com o segundo rei davi terceiro rei de israel salomão recebeu de deus a missão de construir o tempo o local definitivo de culto dos judeus lá no primeiro tempo na parte mais sagrada do santo dos santos lá estava a arca da aliança e dentro
dela as tábuas da lei aquele conjunto de regras que deus teria dado diretamente a moisés esse tempo grandioso magnífico forrado com cedro do líbano forrado com que havia de mais importante precioso no mundo antigo foi construído por saulo não esse tempo acabou sendo destruído pela invasão dos babilônios os judeus lembram esse dia que é o dia 9 de av um dia de luto e de tristeza depois quando foram libertados do cativeiro da babilônia erguer um templo segundo alguns menores e menos impressionante do que o primeiro o tempo que será refeito por herodes o grande será
ampliado por herodes o grande e destruindo novamente pelos romanos na mesma data 9 de av os judeus lembram nessa data a dupla destruição dos dois tempos israel deixou de existir começa uma imensa de áspera e para os judeus religiosos apenas a vinda do messias apenas a vida do enviado de deus mas o próprio messias não é deus é apenas um homem que recebe de deus a missão eo poder para restaurar a israel e refazer a glória de israel por isso que o judaísmo não é missionário mas é uma religião messiânica é uma religião que espera
um messias que vai restaurar por ordem do todo poderoso toda a glória de israel os tempos foram destruídos e o povo não tem mais tempo não há mais sacrifícios de animais só podem ser feitos no tempo então a grande questão judaica não é mais a figura de um tempo em jerusalém no qual só resta um muro de arrimo do segundo tempo num local muito sagrado para o judaísmo chamado de copa ou seja um muro das lamentações onde os judeus religiosos ou não vão até aquele espaço e lá celebram rezam lembram choram colocam papeizinhos dentro das
pedras para lembrar que ali houve diretamente o mais sagrado de todos os espaços do judaísmo religião monoteísta messiânica não missionária e que rejeita as imagens ao contrário do catolicismo e similar ao islamismo o judaísmo não aceita imagens de deus deus tem muitos nomes mas nenhuma representação deus tem mais de 72 nomes mas nenhuma forma física que possa ser vista nos mandamentos são muito claros não farás de mim nenhuma imagem ou representação mas existem símbolos judaicos existem cancelados existem objetos que simbolizam a fé judaica mas não traduzem a imagem de deus ao entrar na casa de
um judeu nós temos inclinado na porta uma mesmos há uma pequena peça dentro da qual está um dos textos mais importantes para qualquer judeu que a frase tirada da bíblia ouvi-o israel o nosso deus é único nosso deus é um otimismo é nosso deus é o senhor ao entrar em uma casa e não necessariamente tom nessa mesa usar que vai se multiplicar em todas as portas da casa - de banheiros e dispensas e aí aquela casa estão marcados por ser uma casa judaica diante de um espaço sagrado com a lembrança religiosa de uma sinagoga os
com isso deus cobrem a cabeça ou uma pequena peça de tecido chamado equipar ou até com um boné os homens cobrem a cabeça tanto judeus quanto islâmicos que cobrem a cabeça ao rezar cobriam a cabeça ao entrar em um local especial os cristãos em geral pelo contrário em sinal de respeito a deus descobre na cabeça estão de chapéu que tiram isso aumentar em uma igreja cada religião interpretando respeito que uma forma distinta os judeus se reúne sinagogas já que não há mais um tempo os judeus se reúnem várias datas em especial mas há uma data
fundamental é o chamado dia do perdão é o yom kippur é o dia mais sagrado que mais gente vai à sinagoga é o dia em que de forma especial deus vai perdoar os pecados feitos contra ele e os pecados feitos contra os irmãos contra os outros judeus devem ser pedidos pessoalmente estamos perto da festa do ano novo a festa que é cabeça de ano rosh hashaná como um calendário judaico não mais solar essa festa varia de ano para ano dentro do nosso calendário ocorrendo grosso modo pelo mês de setembro no calendário ocidental essas festas judaicas
são importantes a judeus muito religiosos judeus de tradição da expulsão dos judeus da espanha em 1492 esses judeus que se ligam à grande comunidade judaica existia na espanha e que foi expulsa por decreto dos reis católicos são chamados de ser falar ditas por que separado é o nome da espanha é o nome da espanha na tradição judaica eles vão para lugares como holanda com o norte da áfrica e vem até para o brasil onde nosso primeiro rabino aqui no recife se chama a doadora da fonseca que fundou a primeira sinagoga do novo mundo e no
recife onde até hoje foi restaurado e lá está a bela sinagoga inaugural desta presença judaica no recife depois em curaçao depois na ilha que atualmente é nova york então são judeus sefaraditas se fará existe uma outra tradição entre tantas de judeus ligados ao norte da europa são judeus ashkenazi ashkenazi taxas judeus que tem tradição próxima dos povos alemães que falam uma língua chamada e misture branco e alemão assim como sefaraditas falam ladino que mistura espanhol com o hebraico essas tradições entre tantas outras existem até hoje uma comunidade ashkenazis que nasce em uma comunidade sefaradita ou
seja são comunidades que veneram a mesma torá que estudam o hebraico para ler apurar que cumprem a circuncisão muito segue o código kasher mas tem diferença sobre o local que vai apurar a sinagoga têm diferenças sobre prática de dar nomes aos filhos enquanto que uma pequena visita o nome de um parente morto um separar dita sempre dá o nome de um parente vivo são pequenas transformações na tradição mas vamos se reconhece como judeus a um grupo de místicos bastante ligado à reformas e fenômenos ocorridos na europa central e oriental dos séculos 17 18 são grupos
rácicos a grupos ultra ortodoxos que se vestem com roupas tradicionais em que as pessoas ainda usam chapéus típicos do centro da europa nos séculos 17 e 18 há grupos de judeus liberais que admitem inclusive que exista uma ravina uma mulher que foi tornada autoridade religiosa da comunidade os judeus como todas as religiões são muito variados existem todos ao redor da transição da torá a manutenção da circunscrição da festa do bar mitzvah e da lembrança de toda a história de israel desde abraão até hoje qual foi a grande diferença que o judaísmo representou na concepção religiosa
a primeira destacado muito pela autora karen armstrong uma história de deus é que todos os deuses do mundo antigo eram locais os deuses da cidade da babilônia moravam na babilônia os deuses de roma moravam em roma abraão tem uma novidade seu deus o acompanha não tem mais uma base geográfica seu deus imaterial apesar de conversar com ele vem junto com aquele que crê em deus não é mais expressão de um povo específico em um lugar mas de um povo que pode migrar pra qualquer lugar que deus estará com eles deus migra com israel através do
sinai ora na forma de uma coluna de fogo olha na forma de nuvens ao redor da montanha onde está presente ou seja deus é agora onipresente e depende apenas da fé de alguém outra questão muito importante não é única mas é muito relevante que o judaísmo não é apenas uma crença em uma divindade única é também um código de ética daí vem acompanhado de uma série de mais de 600 mandamentos para os deles de origem moral não mentir não assassinar honrar pai e mãe não em júri ar nem caluniar o outro judeu e assim por
diante não é apenas um conto como os gregos a uma divindade a qual peço proteção é também uma contrapartida ética é uma necessidade que se eu sou religioso eu também se com um código de ética o judaísmo trás dessa dupla novidade um deus universal apesar de ter um povo escolhido um deus que migra junto com o crente um deus que está em todo lugar e houve qualquer pessoa que só se manifesta de forma indireta como uma coluna de fogo como eu citei a sarça ardente para moisés ou manifesta de forma simbólica como viu por exemplo
o próprio jah copo uma escada unindo a terra o céu por onde antes de cio e subiu então deus que não se manifesta diretamente que é acompanhado de um código de ética então ser judeu não é apenas ser alguém que creiam entidade acima de todas as possibilidades do mundo criado mas também que segue um código de ética que é obrigada a praticar a caridade uma instituição forte na comunidade judaica que se reúnem em torno de escolas fundamentais para a tradição judaica porque ser judeu é capacidade também de ler o livro sagrado de um deus que
permite que as pessoas debatam de um deus que permite dissensões sem que a pessoa deixe de ser um judeu de um deus que se revela através de um texto porque por isso os judeus e depois os cristãos serão chamados de povos de livro entre judeus hassídicos por exemplo com da torá o conjunto que eu já falei dos cinco primeiros livros entra na sinagoga os judeus hassídicos dançam dançam de alegria em torno daquela parte da sua fé na torá que contém a própria palavra de deus e como nós já citamos a festa que torna um judeu
adulto é quando ele pega uma guiada uma mão de metal aponta para a torá e ler como toda escrita semita da direita para a esquerda ele leu um trecho da lei sagrada ele leu um trecho da bíblia para a comunidade alfabetizado capaz de ler aturar este menino de 13 anos torna se agora um homem e era costume dar na festa dinheiro para que ele começasse sua própria vida financeira mas é a bíblia a parte inicial da bíblia aturar o conjunto dos cinco primeiros livros que contém toda essa ética e toda essa elaborada constitui são de
um deus imaterial e todo poderoso que constitui o cerne da religião judaica existe uma questão muito importante para se entender o judaísmo e para se entender a comunidade judaica a presença de um sentimento muito agressivo que resulta tanto em obras culturais contém ataques diretos e assassinatos esse sentimento que a partir do século 19 nós chamaremos de antissemitismo na idade média especialmente ligada à comunidade católica existe um anti judaísmo acusação de que os judeus teriam matado jesus seriam vencidas o fato de que os judeus tinham que usar nas comunidades católicas da europa um sinal distintivo amarelos
sobre a roupa que eram reunidas reunidos todos no mesmo lugar que a partir de uma palavra derivada da língua de veneza nós chamamos de gueto que não podiam ter acesso livre às universidades mas a via cotas para judeus como as que catarina grande instituiu na rússia que eram alvos de por onça ou seja de ataques sistemáticos muito fortes em momentos como a primeira cruzada em que indo libertar o túmulo de jesus do controle islâmico o fervor religioso acabou levando um assassinato de dezenas de milhares de comunidades judaicas por cristãos esse anti judaísmo que no século
19 se torna antissemitismo por que surge a idéia de raça de raça judaica ea partir daí tanto na frança um dos mais notáveis países anti semitas do século 19 cujo símbolo desse antissemitismo é o caso ter furos ou seja de um oficial de origem judaica acusado injustamente de ser um espião na rússia do século 19 e 20/11 praticava o pogrom ou seja o ataque comunidade judaica e finalmente na própria alemanha onde o antissemitismo cresceu a ponto de ser uma bandeira do estado alemão a partir de 1933 com leis que consideravam as leis de nuremberg que
o judeu não era um cidadão alemão não poderia casar com o alemão não poderia ter passaporte de judeu apesar dos judeus estarem ali naquela comunidade há muito mais tempo do que as próprias invasões germânicas lembrando que há judeus na cidade romana de colônia futuramente parte da alemanha antes da chegada dos germânicos os judeus são produzidos agora a concepção é produzida de uma comunidade indesejada uma comunidade que deve ser primeiro isolado concentrada em guetos mandada para campos de trabalho e por fim já durante a segunda guerra a grande tragédia o holocausto show a a grande tragédia
que se abateu sobre a comunidade dos judeus europeus quando os nazistas trazem judeus de todas as regiões e invadidas da frança da itália da rússia da própria alemanha e da polônia e conduz a campos de extermínio o antissemitismo é uma das marcas mais terríveis da história do mundo ele não desapareceu mas a partir do horror da eliminação de quase 6 milhões de seres humanos durante a segunda guerra mundial a partir dos horrores desse imenso é um monstro chamado antissemitismo nós passamos a refletir cada vez mais sobre como um preconceito produz tragédias e produz morte a
partir de 1948 surge um estado de israel um estado baseado em um modelo democrático que constitui um lar nacional para os judeus e que existe até hoje que enfrentou diversos problemas e foi acusado diversas vezes de muitas questões um estado de israel democrático parlamentarista tendo um primeiro ministro que tem o poder de fato tendo um presidente com o poder simbólico de chefe de estado tendo um estado de alto padrão econômico se constitui como um refúgio para todos os judeus do mundo e hoje a sua população é a maior concentração de judeus no mundo logo em
seguida os estados unidos este estado de israel é uma referência para todos os judeus que podem retornar pela grande lei do retorno e se tornarem cidadãos de israel através de nomes expressivos da cultura ainda está mas froid de grandes artistas e músicos como félix mendelssohn de grandes pensadores filosóficos que vão produzir uma vasta cultura sem a qual o próprio mundo não judaico o mundo cristão talvez não existisse com as mesmas características essa comunidade pequena do ponto de vista numérico gigantesca do ponto de vista cultural marcou toda a nossa história a comunidade judaica é parte essencial
não apenas ao construir um estado de israel mas também vai estar presente em grandes cidades do brasil dos estados unidos e de outros lugares de fazer parte da produção intelectual e econômica de todos os lugares de fazer parte da arte da história e da tradição não seria possível existir inclusive o mundo não judaicos em contribuições como the frois ou contribuições como a de reais tem por isso o judaísmo não apenas é uma revolução religiosa ao introduzir o monoteísmo mas o judaísmo também tem uma expressão importantíssima da cultura ocidental foi um prazer é comemoração lembrar levantou
comemoraria não adianta você pode comemorar algo ruim porque é só você lembra gente não sei se é mas é co memorare lembrar você pode comemorar a morte de alguém tem dois sentidos celebrar o som brasil comemorar a morte da minha sogra me deu um exemplo é que os dois sentidos entrar e acelerar a a até a velha piada de um cara que vai ficar sob a terra santa ea morte então duas opções bem e enterrar aqui a mil dólares com levar os estados unidos a 10 mil dólares o corpo em nota segundo porque aqui tem
precedente ressurreição para uma espiral essa coisinha [Música]