SÉRIE: O Tempo em Bereshit | MÊS | Hebraico bíblico

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A Beleza da Palavra
Conheça os tesouros escondidos do primeiro verso da Torah, analisado à luz da dimensão temporal. ✅...
Video Transcript:
Olá a todos sejam muito bem-vindos entramos hoje no segundo Capítulo da série Onde vamos abordar o primeiro verso de berechit na Perspectiva do mês nós vamos ver algumas coisas novas mas também selar muitos pontos que são revelados na abordagem do tempo em dias apesar de ser um estudo isolado ele complementa e utiliza partes do estudo anterior dos dias portanto para aqueles que não viram seria também interessante acompanhá-lo assim você terá um Panorama completo e uma informação muito mais viva e unificada no estudo de hoje também vamos abordar um momento muito especial do mês e da
história de todos nós você vai se surpreender como cada mínimo detalhe traz uma riqueza tão grande e profunda de significados que ultrapassam até mesmo o tempo e todos toos eles sempre Nos farão retornar para o mesmo Ponto o centro de tudo vamos dar início então o mês em hebraico chama-se Rodes e a contagem dos seus dias se dá por meio da lua ele tem início na Lua Nova a fase mais escura onde a lua está praticamente encoberta e quando a primeira luz do sol reflete sobre ela formando uma finíssima fatia iluminada a se dá início
à contagem do mês a palavra Rodes vem de radas que significa novo portanto Rodes mê também é uma alusão a essa fase da lua chamada por nova outro termo utilizado Nesse contexto é ros Rodes que significa literalmente cabeça do mês o equivalente ao seu primeiro dia essa expressão também pode ser traduzida como o início da Renovação o princípio desse novo ciclo uma vez que Rodes está associado a algo novo outra palavra para mês é hierar que significa o ciclo lunar completo e esse termo vende I arear uma das palavras usadas para a lua o início
do mês ou a lua nova é também um tempo de celebração existem diversos textos da escritura que nos apontam esse mandamento Lemos em primeira Samuel 20 por exemplo e disse a David a ionatan a Jonatas amanhã é Rodes festa da lua nova e sentarei com o rei para sear um outro texto em segunda reis trata daquela mulher que sempre alimentava elisha Eliseu quando ele visitava sua cidade Chun aqui a mulher conversa com seu marido disse ele por que Queres ir ter com ele hoje hoje ter com elisha com o profeta não é Rodes Lua Nova
nem shabbat e ela disse Shalom ou seja irei em paz está tudo bem e o seu filho que tinha sido acometido por aquela forte dor de cabeça havia falecido ela estava indo buscar o profeta justamente por causa disso outro texto em eaio Isaías mostra que a celebração de Rodes será permanente também durante o milênio e acontecerá que de um Rodes a outro e de um shabbat a outro virá toda a carne se prostrar diante de mim diz Adonai ou seja de mês a mês e de semana a semana haverá celebração e adoração a Adonai e
um outro texto muito conhecido porém normalmente muito mal interpretado também está em Colossenses 2:16 e diz o seguinte Contudo não deixem que os julguem pelo comer e beber ou pelos yomtov que significa dias de celebração pelos ros Rodes pela cabeça do mês ou pela lua nova ou pelo shabbat normalmente esse texto é compreendido de maneira oposta ao que ele significa como se shaul Paulo estivesse ensinando que os discípulos de yeshua não mais deveriam fazer nenhuma das celebrações da Torá e portanto não deveriam ser julgados por isso porém o contexto é completamente diferente primeiro precisamos compreender
que nenhum dos discípulos de yeshua jamais abandonou a Torá e todos os seus mandamentos portanto todos eles praticavam os dias de celebração ionov também ros rodas e todo shabbat nesse texto shaul Está se referindo a pessoas que não conheciam as escrituras e portanto faziam julgamento sobre aqueles que as praticavam Vamos ler o texto que vem logo na sequência isso ficará bastante claro que ninguém os prive do prêmio fingindo humildade e sua veneração aos anjos mergulhando em suas visões e sendo inchado pelos seus pensamentos carnais vejam aqui quem eram estes que estavam julgando os discípulos de
yeshua pessoas com completamente distantes da palavra de Adonai Que fingiam humildade veneração a anjos que é uma coisa completamente vetada pessoas mergulhadas na carnalidade Vivendo em visões que nada tem a ver com o Caminho das escrituras portanto pessoas que não tinham qualquer fé na palavra de Elohim assim shaul adverte que os discípulos não se deveriam deixar julgar por pessoas que não conheciam as escrituras com todos os mandamentos que Eles guardavam por amor Adonai portanto essa frase aqui de Isaú Ela traz novamente o sentido da celebração de todos esses dias do Shabat das festas bíblicas e
também do chamado ros Rodes o início do mês vamos agora estabelecer a relação que o primeiro verso da Torá tem com o mês isso se dá pelo número de de letras do verso são 28 ao todo e elas são aproximadamente equivalentes ao ciclo completo da lua o mês bíblico aplicado à contagem do calendário judaico possui 29 ou 30 dias esse calendário é lunissolar ele considera tanto o movimento da lua quanto do Sol o calendário padronizado entre a grande maioria das Nações é o gregoriano que é apenas solar ele considera exclusivamente o ciclo do sol por
isso há sempre uma diferença entre esses dois no entanto as escrituras apontam que tanto a lua quanto o sol devem ser considerados para marcar o tempo Portanto o calendário judaico é aquele que mais se aproxima da realidade das escrituras E por que existe essa diferença entre meses com 29 ou com 30 dias porque a medida exata desse ciclo da lua desse percurso de mês a mês ela é muito quebrada assim é necessário arredondar esse número e fazer essa intercalação de mês a mês a medida exata calculada astronomicamente é de 29 dias 12 hor 44 minutos
e aproximadamente 3 segundos isso equivale a 29,53 059 Di dias esse é o tempo de um ciclo lunar completo O mês na contagem do calendário judaico esse número tem uma métrica um pouco diferente devido ao sistema de Contagem ele é considerado como 29 dias 12 horas mais 793 hakim que é uma porção da hora sendo que ela é dividida em 1080 partes porém o número final é exatamente o mesmo 29 5359 Este é o tempo astronomicamente medido do percurso total da lua ou seja de um mês completo e pelo fato dessas medidas serem tão quebradas
Face ainda um arredondamento final estabelecendo o mês como um período de 29 dias e meio por isso alguns meses tem 29 e outros TM 30 e nesse cômputo geral alcançamos uma uma medida bem aproximada de 29 dias e meio para cada ciclo lunar essa medida de tempo muito provavelmente foi estabelecida milênios atrás pelos astrônomos caldeus um povo semita que vivia na região da Babilônia a mesma De onde veio o patriarca avram Abrão esses babilônicos tinham conhecimento avançado sobre os astros suas órbitas e também sobre eventos cosmológicos sabendo como calcular todos eles matematicamente na verdade os
caldeus são reconhecidos como os primeiros alcançar um conhecimento realmente notável nesse campo e o uso de uma metodologia bastante precisa para os seus cálculos Daniel e seus amigos inclusive quando foram cativos da Babilônia tiveram acesso a todo esse conhecimento Daniel Por Exemplo foi levantado como governador da Babilônia e também chefe dos sábios ou seja dos estudiosos de todos esses assuntos astronomia e todo esse conhecimento cosmológico não era desconhecido nessa época muito pelo contrário séculos à frente IP parco que era um astrônomo geógrafo e matemático grego se aproveitou dessa base de conhecimentos anteriores e recalculou o
ciclo lunar tendo chegado exatamente a esse mesmo número em torno do ano 1200 da era comum o sábio judeu maimonides também conhecido por hanan trata a respeito do cálculo de dias e meses na mnet Torá que é uma das principais obras rabínicas observando também esses mesmos valores encontrados anteriormente e por fim a própria ciência moderna trabalha exatamente com o mesmo número que como vimos e de acordo com os estudiosos foi calculado e descoberto a milênios pelos primeiros astrônomos os caldeus Como eu havia dito o mês do calendário judaico tem 29 ou 30 dias porém existe
ainda mais um ajuste que é necessário que seja feito para que o ciclo da lua encontre também o ciclo solar e que cada celebração bíblica caia exatamente na mesma estação do ano pois as estações são regidas pelo sol assim a cada 3 6 8 11 14 17 e 19 anos é acrescentado um mês ao calendário bíblico adar Cheni ou adar do é um segundo mês de adar para que a contagem dos dias esteja alinhada justamente com as celebrações bíblicas o chamado moedim a vibrações bíblicas pessar sucot chavot elas estão muito ligadas também ao ciclo da
terra planti colheita chuvas então é importante que toda pessar caia sempre na primavera que cada sucot caia sempre no outono E para isso é necessário realizar esse ajuste acrescentando esse mês durante esse intervalo de anos isso já não acontece com o calendário gregoriano o Onde existem meses com 28 29 30 e 31 dias e isso faz com que as celebrações bíblicas caiam em diferentes dias do calendário gregoriano por exemplo uma pessar ou um yon kipur nunca cai no mesmo dia do ano anterior e complementando sobre o ciclo da lua aqui vai mais uma informação Existem
duas contagens para esse ciclo da lua uma é chamada de mês Sideral e a outra é chamada de mês sinódico o mês Sideral é o tempo em que a Lua dá uma volta completa sobre a terra retornando ao mesmo ponto inicial em relação às estrelas porém a outra medição que é essa que utilizamos é chamada por mês sinódico é o tempo que a lua leva para estar na mesma posição inicial em relação ao sol e à terra ou seja ela precisa um pouco mais de tempo para se alinhar novamente ao sol e à Terra voltando
ao seu ponto inicial de medição portanto Essa é a medida final de tempo para o mês e Por que então se o ciclo da lua é de 29 dias e meio ele está alinhado com berechit que tem apenas 28 letras Como eu disse todos esses números são aproximados o ciclo da lua o ciclo do sol todos eles são números muito quebrados e tudo isso é uma aproximação e o que vamos fazer aqui nessa análise também é uma aproximação não podemos aqui fazer uma relação direta por exemplo de cada letra com um dia do mês porque
ela não seria perfeita nem exata mas Vamos considerar O Início o Fim e o meio do ciclo e veremos que é uma sincronia muito grande em tudo isso e um motivo também para essa aproximação é que o período da lua é quebrado 29 dias e meio nunca poderíamos analisar 29 letras e meia portanto arredondamos para o número mais próximo que será de 28 letras fechando a última palavra do verso Além disso se fizermos uma média Entre esses dois valores do mês Sideral e do mês sinódico chegamos a 20 28,4 dias um arredondamento para 28 também
sendo que cada fase lunar estará em torno de 7,1 dias o que também Corresponde à realidade Pois cada fase leva em torno de 7 a 8 dias assim estamos dentro do padrão se essa transmissão fosse ao vivo eu gostaria de fazer uma pergunta agora quem pode me responder qual foi o primeiro mandamento eu acredito que praticamente todo mundo iria responder aar Adonai acima de todas as coisas eu mesma responderia isso também porém existe uma outra perspectiva para olhar para essa questão Pois houve um primeiro mandamento para o povo antes mesmo da Torá e esse mandamento
foi contar o tempo estabelecer o mês Adonai disse o seguinte este mês será para vocês rashim cabeça dos meses richon o primeiro mês do ano Êxodo 12:2 Essa foi a primeira ordem que Adonai deu ao povo enquanto ainda estavam no Egito contar o tempo a partir daquele mês e esse mês como vemos em Êxodo 3:4 é chamado por avive Aviv em hebraico significa Primavera eles estavam vivendo Exatamente Essa estação do ano depois que as tribos foram dispersas para Babilônia os meses receberam nomes antes eles eram chamados por primeiro mês segundo mês alguns aparecem com nome
na época do Rei Salomão por exemplo mas basicamente toda essa nomenclatura veio com o retorno das Tribos avive o mês da primavera também é chamado depois por Nissan é um período que acontece entre Março e abril e esse primeiro mandamento de Adonai mostra a importância de se estabelecer um calendário lunissolar pois ele é a base para demarcar todas as celebrações os chamados moedim um calendário que não conta os meses pelo ciclo da lua e os anos pelo ciclo do sol não consegue ter esse alinhamento necessário das F as bíblicas com as estações do ano por
isso o calendário judaico tem essa fundamentação a necessidade de se estabelecer um calendário tão rapidamente enquanto o povo ainda estava no Egito foi para que eles se preparassem para a primeira celebração de tempo marcado o que é chamado em hebraico por moed e essa celebração era a primeira pessar o termo pessar vem do verbo passar que significa pular passar por cima pois Adonai iria pular as casas que estivessem marcadas protegendo os primogênitos da Morte e a pessa representa a libertação foi a primeira celebração que marca a saída de todo o povo do Egito ao 10mo
dia cada família tomaria um Cordeiro e ficaria com ele durante quro dias ao 14 de vive que era apessar esse Cordeiro seria sacrificado e o seu sangue passado sobre a Verga e os umbrais da porta esta marca é a que protegeria o primogênito de cada uma das famílias e ao 15º dia que se dá Na continuidade do 14º logo após o pô do sol a carne desse Cordeiro já deveria estar assada e ela serviria como uma refeição junto com ervas amargas e também matzot que são os pães sem fermento essa era a refeição básica da
celebração da pessar e toda essa celebração tem foco na Liberdade do Povo na redenção de todos aqueles que estavam no Egito e ela aponta também para a libertação futura muito maior provida através do Cordeiro de Elohim terminada essa introdução necessária vamos ver agora Quais são os Paralelos que o primeiro verso da Torá apresenta em relação ao mês vamos posicionar então o ciclo lunar logo abaixo do texto e observar o que ele nos mostra ao início do mês começamos obviamente por berechit a primeira palavra da Torá A lua está totalmente escura e assim que surge a
sua primeira iluminação inicia-se aí a contagem do mês é o que chamamos por fase da Lua Nova à medida que os dias avançam o sol também vai iluminando partes maiores da lua ela passa pela sua fase crescente onde essa luminosidade vai tomando uma proporção maior chegando ao meio do seu ciclo que corresponde também ao meio do mês e no nosso caso ao meio do verso na lua cheia nesse momento onde a lua está em sua plenitude de luminosidade passando próximos dias novamente o sol vai refletindo apenas em parte da lua por isso ela vai também
diminuindo a sua face é o que chamamos de lua minguante voltando ao início do ciclo com o céu totalmente escuro e retornando depois para a Lua Nova o que percebemos então que o início do mês caracterizado pela palavra berechit está escuro e logo a seguir surge uma pequena luz e o o texto de Gênesis reflete exatamente o mesmo Gênesis 1 2 diz a terra era torro vavro sem forma ou caótica e vazia e Rocher a escuridão pairava sobre a face do terrom do Abismo o que vemos então é uma condição de completa escuridão uma escuridão
não apenas em nível físico mas também espiritual o caos e o vazio da terra são símbolos dessa desarmonia com o reino do alto e as trevas que paravam sobre o abismo refletem essa escuridão física o mundo então ele tem início nesse momento de escuridão exatamente como se inicia o mês porém logo na sequência o que acontece Elohim disse Yi or haja luz e houve luz e o que acontece na sequência depois da Luz estar completamente escura o sol começa a refletir sobre ela e uma pequena fatia iluminada surge também na lua a luz um paralelo
exato do início da criação e do início do mês já observamos a relação do início do mês vamos agora olhar para o meio do mês para o Ponto Central do ciclo da lua e é interessante que esse conjunto de 28 letras ele pode ser dividido exatamente ao meio com um conjunto de 14 letras em cada parte do verso e cada um desses conjuntos tem palavras completas nenhuma palavra é cortada as primeiras três palavras elas se encerram realmente ao fim da 14ª letra até mesmo a entonação que usamos para falar Esse verso ela segue Exatamente esse
mesmo padrão então bem ao centro 14 letras de um lado 14 do outro temos o centro do verso e o centro do mês O que encontramos no meio do ciclo lunar a lua cheia aquele momento de maior luminosidade onde a lua reflete a luz do sol em toda sua face como vimos a pouco o primeiro mandamento de Adonai em relação à contagem do tempo estava relacionada justamente ao mês por quê Porque o povo deveria se preparar para a primeira celebração pessar que tem início justamente ao 14º dia do mês no momento de maior luminosidade da
lua onde ela está na sua fase de lua cheia 14 e 15 de avv são datas importantíssimas em 14 logo ao pôr do sol é a refeição de pessar e na sequência que é o dia 15 já entrando com esse entardecer inicia-se matzot são sete dias de celebração dos pães sem fermento então 14 15 de avive pessar reflete também o maior momento de luminosidade do mês naturalmente isso tem um significado espiritual muito grande que nós já vamos ver na sequência porém aqui olhando ainda para o verso O que encontramos aqui no meio a palavra ET
formada pelas letras alav se você assistiu o primeiro Capítulo dessa série você vai relembrar agora de uma série de conceitos que tratamos exclusivamente para essa pequena palavra de duas letras mas que é enorme em todos os seus significados ET é a palavra central do verso ficam três à direita e três à esquerda E ela está exatamente nessa mesma posição do meio do mês ET também é a quarta palavra que corresponde ao quarto dia de criação e isso é tremendamente significativo vamos Recordar um pouco dos pontos principais da palavra e abordando agora em relação ao mês
a palavra ET sendo a quarta do verso faz uma relação com o quarto dia de criação e no seu paralelo com o mês ela está no meio do ciclo lunar Ou seja aquele de maior luminosidade a lua cheia no quarto Dia da Criação deu-se Justamente a criação dos luminares do sol e da lua e das Estrelas nós vimos também que o Número Quatro A aponta para uma posição de governo de domínio e autoridade e o que acontece aqui no quarto dia foi justamente isso os luminares criados justamente nesse dia eles têm o governo sobre os
tempos eles governam sobre o dia e sobre a noite e foram chamados para demarcar os tempos de celebração as festas bíblicas ou os moedim vimos anteriormente que essa palavra ET nas suas letras alave é uma grande representação do Messias ele mesmo se denomina desta maneira eu sou o Alf utav o primeiro e o último o princípio e o fim além dos paralelos já apresentados no estudo anterior podemos ainda buscar nas escritas mais antigas do hebraico os significados de cada uma dessas letras um dos alfabetos mais antigos é o protoss sinício esse alfabeto sofreu algumas alterações
até chegar no que usamos nos dias de hoje conhecido por quadrático os significados dessas letras porém permanecem válidos até hoje e com essa escrita conseguimos até compreender esses significados com mais facilidade pois eles começaram como pictogramas como desenhos muito próximos daquilo que eles queriam traduzir a letra Alef nas suas configurações mais antigas era desenhada como a cabeça de um boi depois esse desenho foi se modificando ao longo do tempo tomando essa outra forma aqui ao lado parecendo uma letra A girada em 90º essa primeira letra do alfabeto hebraico tem a intenção de traduzir força poder
um líder o Alef representa inclusive o próprio Adonai e a última letra O tá era escrita como duas Linhas Cruzadas formando uma pequena Cruz o seu significado é o de ser uma marca um sinal também um pacto e ainda um monumento Essas são as significações da letra Alf e tav desde as suas grafias mais antigas todas elas são verdadeiras quando aplicadas a Yeshua ele foi o escolhido de adonar o nosso Líder nele está nossa força Yeshua é o profeta prometido desde moché que veio no poder do Espírito O Messias é o grande sinal de Adonai
para todas as nações pois ele veio trazer o pacto da Nova Aliança a Torá escrita nos corações e nessas duas letras juntas também enxergamos que o nosso Líder esteve sob a marca do TAF da Cruz Yeshua ainda se mostra relacionado à palavra ET quanto à posição dela no verso a quarta palavra quatro é o número que representa o governo a autoridade refletindo assim O Reinado eterno do nosso alav esse que também se apresentou como a luz do mundo ele o alft o centro do verso da Torá está aqui também no centro do ciclo lunar o
momento em que o céu mais se ilumina Pois foi nesse momento do mês em 14 de viiv na lua cheia que se dá pessar o dia da libertação e o dia em que Yeshua o alá dá sua vida por nós pessar representa a libertação em muitos níveis na primeira celebração os hebreus e os demais escravos que estavam juntos com eles receberam a libertação física do Egito foi o momento da sua saída e muitos séculos depois exatamente em 14 de vive a pessar toma um significado muito maior pois Yeshua traz a libertação espiritual de tudo aquilo
que representa o Egito todas as suas palavras todo o seu ensino foi no sentido de nos libertar do pecado Para vivermos uma vida em Santidade e aproximação com o altíssimo além do Seu ensino e exemplo de vida a morte de yeshua celebrada em 14 de Aviv também foi motivo de libertação para o ser humano pois a vida que estava em seu sangue foi o elemento de kará de reaproximação do ser humano para com Adonai e assim como Yeshua venceu o mundo e a morte vemos em pessar essa mesma simbologia pois ela é celebrada no dia
em que a escuridão da noite também é vencida pela maior luz da lua na verdade pela luz que o sol o nosso sol da justiça reflete sobre todo o [Música] mundo existe algo muito interessante aqui com a data de pessar 14 de vive quando colocamos esse número em hebraico ele é lido desta maneira já sabemos que toda a letra Hebraica É também um número nos manuscritos mais tradicionais inclusive não são utilizados números apenas letras para representar qualquer número e o número 14 é assim representado por uma letra yud que vale 10 e pela letra dallet
que vale 4 essa marcação como duas aspas entre as duas letras chamada por Gim é utilizada justamente quando se aplicam letras adas as siglas e a outras representações Então o que vemos aqui de fato é a letra iut e a letra dallet E essas duas letras formam também uma palavra a palavra mão ou braço a palavra mão no hebraico ela pode ser aplicada também com o sentido do braço dessa continuidade não apenas a Palma com os dedos mas o braço por inteiro e tudo isso também tem o sentido da ação mão significa agir ação E
logicamente a guematria será 14 10 + 4 14 de Av vivio e aqui existe uma relação Direta com a palavra iad mão com todo o contexto de pessar é uma palavra utilizada muitas vezes aqui e normalmente dentro da mesma expressão por isso ela se torna tão significativa e aqui vocês vem a referência de vários textos onde ela aparece eu vou ler um deles que está em Deuteronômio 268 e Adonai nos tirou do Egito bead razak com mão forte e braço estendido com grande espanto e com sinais e maravilhas esta expressão bead razak com mão forte
com poder com braço estendido é utilizada sempre que se faz alusão a esse momento de de libertação do Egito vemos também a mesma referência em outros textos por exemplo na canção de moché quando ele apresenta toda essa narrativa de libertação ele diz pela tua destra nos tiraste do Egito ou seja pela mão direita de adonar isso tem um sentido com a misericórdia com o favor de adonar ainda vemos a referência da mão ao longo de todos os milagres que aconteceram para que o o povo pudesse sair do Egito moché e aharon estenderam suas mãos e
seus cajados produzindo seis pragas mais o milagre de abrir e fechar o mar ou seja em seis das 10 pragas existe a referência a estender a mão ou a mão e o cajado para que os milagres pudesse acontecer o fato então é que a palavra iad de guematria 14 a mesma data de pessar ela é utilizada por muitas vezes dentro desse contexto de libertação de fato é sempre bead razak pela mão poderosa pela mão forte de Adonai que a libertação acontece nenhum detalhe escapa quando olhamos a escritura através do hebraico o idioma da criação tudo
é perfeitamente alinhado e tudo ganha um sentido muito mais completo agora vamos condensar todas essas informações e compor com elas um lindo quadro pessar 14 de Aviv um número formado pelas letras iut e dalit que formam também a palavra mão mão e braço aqueles que estão Associados com a ação o agir de Adonai e foi por meio desse agir por meio da destra de Adonai com sua mão forte braço estendido que ele proveu a libertação do Egito a destra de Adonai muito mais do que o seu agir é personificada no seu filho aquele que veio
em carne para nos libertar Em um nível mais alto do Egito Espiritual do pecado e da morte eterna Yeshua é o nosso alav o princípio e o fim e aquele que também está no centro de tudo assim como o al FF está no centro de berechit no centro de toda a criação Yeshua também carrega todos os significados dessas duas letras em Alef ele é a nossa força aquele que veio no poder do Espírito nosso maior mestre e único líder em tav ele foi uma marca sobre o mundo o maior Sinal de Amor de Adonai trazendo
o pacto da Nova Aliança no seu sangue nosso Alf Rabi Yeshua foi também colocado sob a marca do TAF da Cruz a própria posição da morte de yeshua fala sobre a libertação pregado com braço estendido ele deu sua vida nos concedendo a oportunidade de Redenção e ainda no número 14 esse que está ao centro do mês no momento em que a Escuridão é vencida pela luz da lua encontramos o nome David também de Hi guematria 14 David o maior rei de Israel também é a maior figura do Messias em muitos textos inclusive ele é chamado
por Adonai como meu servo David uma alusão Profética a Yeshua e as próprias letras Alef e tav podem ser representadas por esses mesmos números Alf 1 e tave 4 e até mesmo a soma desses números 1 + 45 representado pela letra r a quinta do alfabeto tem uma significação extensa em relação a Yeshua Principalmente nesse momento da sua morte em pessar existe um vídeo inteiro no canal que aborda praticamente só esse ponto se você tiver interesse busque pelos dois estudos chamados O que fala a cruz e o acrescente a tudo isso que estamos estudando agora
assim todos esses sinais e ainda outros estão refletidos no número 14 e na data 14 de vive pessar libertação o meio do mês o momento em que a lua está no seu auge o centro de berechit trono de Alá do nosso Messias cujo domínio é eterno pessar celebrada nesse momento de grande luz do mês tem uma relação muito especial com o primeiro verso da Torá mas não apenas pessar como todas as demais festas bíblicas apresentam também lindos Paralelos com essas palavras como esse é um tema muito rico e que também envolve aspectos que vamos tratar
apenas no próximo vídeo ele vai ganhar um estudo à parte aguardem então nessa mesma série o primeiro verso da Torá estudado à luz das celebrações bíblicas antes de finalizar eu queria trazer uma outra abordagem muito interessante também vamos passar apenas rapidamente por ela uma referência aos 28 tempos Onde está isso está em Eclesiastes para tudo há um tempo e uma estação para cada propósito debaixo dos céus aqui são relatados exatamente 28 tempos esses 28 tempos logicamente eles fazem uma alusão ao primeiro verso de berechit com suas 28 letras não vamos entrar profundamente nesse tema mas
observem apenas aquilo que já temos comentado O Início o meio e o fim o início do mês o início do verso a palavra berechit a letra Bet está ligada ao tempo de nascer foi quando da donai criou todas as coisas ao fim do verso está o tempo de paz aquele pelo qual todos ansiamos e no centro desses tempos nos tópicos 14 e 15 vemos algo muito interessante esse texto de Eclesiastes ele trabalha mais ou menos com uma perspectiva positiva e depois uma negativa na verdade não é exatamente uma negativa mas um contraponto da positiva então
tempo de nascer tempo de morrer tempo de plantar tempo de arrancar o que se plantou Porém bem no centro dele nos tempos 14 e 15 ele une dois aspectos positivos por assim dizer 14 é o tempo de ajuntar pedras e 15 é o tempo de abraçar quando fazemos uma correlação com o tempo lunar vemos algo muito interessante aqui pois existem duas grandes celebrações justamente nesse período pessar no dia 14 e matzot e também sucote no dia 15 no estudo futuro sobre as festas abordaremos tudo isso em detalhes porém O importante agora é saber que justamente
nesses dois dias realmente é tempo de abraçar de Celebrar de ajuntar a juntar pedras como diz o verso pedras que podem ser lidas como pessoas como Pedras Vivas desse Grande Edifício que é o Maia podemos ainda lembrar das próprias palavras de yeshua sobre esse ajuntar quem não é comigo é contra mim e quem comigo não ajunta espalha então no meio do mês estamos vivendo um tempo de Celebrar de unir ajuntar e estamos ajuntando com Yeshua quando celebramos com ele a nova aliança no seu sangue e agora para encerrar o estudo eu trago algo fascinante algo
que vai nos conectar ao próximo passo Mas também vai selar tudo que vimos nesse estudo o primeiro verso da Torá Como já sabemos tem 28 letras e sete palavras e olhando esses números nem é preciso ser muito bom em matemática para saber que eles estão diretamente conectados uma vez que eles representam uma divisão inteira 28 di por 7 é 4 e o número 4ro como temos visto desde o início é um número muito significativo aqui nesse contexto pois ele aponta justamente para a palavra que temos destacado até agora ET as letras alave que são a
quarta palavra do verso e também o seu centro fazendo uma divisão perfeita nele então não apenas a palavra e forma isolada revela o Messias mas a própria relação que existe entre o número de letras e o número de palavras desse verso ela também nos dá novamente o número quatro apontando para aquele que é o princípio e o fim e o centro de todas as coisas porém não é só isso o mais surpreendente está por vir 28 letras sete palavras cada palavra conforme abordaremos no próximo capítulo da série também estabelece uma relação com cada Milênio portanto
7000 anos e aqui vamos ver novamente uma relação direta agora entre o número 7000 e o número 28 incrivelmente eles também fazem uma divisão com número inteiro e esse número é 250 7000 uma correspondência aos 7000 anos em sete palavras por 28 letras dá um resultado de 250 ou seja cada uma das 28 letras desse verso vale 2 somando todas temos 7.000 agora vamos olhar para a palavra que representa o reino milenar de yeshua onde se inicia os 7000 anos portanto a s e última palavra do verso haris que significa a terra notem agora que
coisa fantástica Esta palavra é a única deste verso que contém quatro letras exatamente novamente Voltamos para a questão do quatro a única palavra que tem quatro letras nesse verso é haret e o quatro como sabemos está ligado a toda aquela questão de governo domínio e autoridade por isso a grande ligação dele com o Yeshua também e Vejam Só se cada uma das Letras corresponde a 250 anos o que encontramos em harts exatamente 1000 anos o tempo do milênio um período que tem o seu tempo demarcado de forma Clara nas escrituras o reino milenar de yeshua
é também refletido aqui no primeiro verso da Torá e esse fato vai nos levar diretamente ao nosso próximo e último estudo sobre o tempo em berechit esse primeiro verso da Torá é realmente um oceano infinito de revelações tudo está contido nele tudo todas as coisas basta sabermos enxergar na verdade basta que o altíssimo nos dê olhos para enxergar e corações capazes de compreender tudo que ele nos mostra eu agradeço a você que ficou aqui até o fim agradeço por sua atenção e espero que esse estudo tenha permitido a você enxergar que a escritura e cada
letra Hebraica dela é algo que vai muito além daquilo que podemos imaginar que um dia possamos aprender muito mais do nosso grande mestre obrigada a todos e a até o próximo Shalom
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