SE VOCÊ PENSA ASSIM, VOCÊ NÃO ENTENDEU NADA | Filosofia de Beco no Japão

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Baka Gaijin
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Video Transcript:
Bom enfim durante a história da humanidade a gente desenvolveu duas formas principais de interpretar a realidade né dois sistemas de pensamento principais para interpretar a realidade Lógico que tem muito mais formas você mesmo pode desenvolver a sua própria for de interpretar a realidade você quiser Mas no geral todas as formas que existem são em alguma medida variações dessas duas primeiras dessas duas principais e é importante a gente a gente falar sobre isso a gente retornar a este ponto porque a gigantesca maioria das pessoas hoje em dia nem faz ideia de como que isso afeta a
vida delas né todas as suas todas as suas visões de mundo tudo que você acredita ou deixa de acreditar Foi provavelmente Baseado Em uma dessas duas premissas de realidade e não saber disso é um problema porque muitas vezes pode ser que você tenha opiniões contraditórias entre si e você nem sabe tá ligado você nem sabe porque você entende exatamente de onde vieram essas suas opiniões você você não entende o caminho filosófico necessário para chegar nas opiniões que você tem né porque a gente pega hoje em dia a gente pega as opiniões prontas né a gente
ouve alguém falando a gente acha legal e a gente pega opinião pronta Mas a gente não entende a constituição filosófica da opinião entende no ocidente isso acontece o tempo todo atualmente né as pessoas elas têm uma visão completamente fragmentada da realidade né a gente constrói a nossa opinião como se a gente esse criando um carinha no videogame tá ligado ah vou pegar essa opinião aqui sobre economia aquela opinião sobre política aquela outra opinião sobre religião como se fossem coisas completamente isoladas né como coisas que não tem relação entre si como se fossem Independentes entre si
eu comecei a falar sobre isso já faz um tempo né esse não é o primeiro vídeo que eu toco nesse assunto porque isso ficou assim rí explícito para mim num vídeo que o Luciano Hook postou no Twitter no começo do ano não sei se vocês lembram né em que ele dizia alguma coisa assim ah Sabe por que o Messi é o melhor jogador do mundo porque ele chuta com as duas pernas porque ele é ambidestro né na política eu sou igual a Messi eu chuto com as duas pernas eu não preciso ser nem de direita
nem de esquerda eu posso pegar pautas que eu acho legais na direita pautas que eu acho legais na esquerda e montar a minha própria opinião né A minha própria visão de mundo tá ligado como se ele tivesse assim construindo um personagem no joguinho né como se tivesse ali uma Pool de opiniões prontas e ele fosse selecionando as que ele acha mais legais para para montar o personagem dele entende e é provável que você que tá me ouvindo aqui pense dessa forma assim também eu pensava dessa forma até pouquíssimo tempo atrás né mas a real que
eu percebo hoje é que quando a gente pensa assim é porque a gente ainda não entendeu nada né a gente não entendeu nada se você pensa assim é porque você não entendeu nada e não porque você é burro mas porque a nossa sociedade é organizada De forma a fazer a gente entender as coisas desse jeito mesmo a gente é educado a entender a realidade como se ela fosse uma colcha de retalhos né como como se ela fosse um quebra-cabeça cheio de pecinhas isoladas né mas isso é algo recente na história da humanidade inclusive não foi
sempre assim não precisa ser sempre assim né até a idade média por exemplo não existia uma distinção muito clara entre política economia e religião por exemplo né o rei ele era autoridade política autoridade econômica e autoridade religiosa tudo junto né ele era o cara mais rico da sociedade ele era o cara que ditava as leis da sociedade e de quebra Ele ainda era o escolhido pelos Deuses para governar a sociedade não existia na cabeça das pessoas daquela época uma distinção clara como tem pra gente hoje né entre essas três coisas entre economia política e religião
para eles era tudo uma coisa só né era natural deduzir que uma coisa era consequência da outra em ciclo né porque aí vira um ciclo o cara é rico porque os deuses gostam dele se os deuses gostam dele ele tem o direito de governar se ele tem o direito de é natural que ele seja Rico se ele é rico é porque os deuses gostam dele tá ligado Então é um sistema que se fecha entende é sistemático o bagulho agora essa noção sistemática da realidade ela começou a mudar na modernidade especificamente com decart né Eu já
falei sobre isso diversas vezes aqui eu nunca sei falar o nome do cara eu não sei como é que fala decart então eu falo do jeito ap portugueis mesmo mas que nem eu sempre falo né uma das principais características do método cartesiano que é o método que o que o descart desenvolveu para para estudar a realidade né é a decomposição analítica né que ele chamava descart acreditava que a melhor maneira de se compreender o funcionamento de um objeto é decompondo esse objeto reduzindo esse objeto as suas menores partes porque se você entende o funcionamento das
menores partes você consequentemente entende o funcionamento da coisa toda era isso que ele pensava né descart dava o o exemplo do relógio né que para você entender como o relógio funciona você precisa desmontar o relógio e estudar a função de cada engrenagem do relógio porque aí sim entendendo a função de cada engrenagem no fim você entende como o relógio funciona como um todo né Isso é o que hoje a gente chama de visão reducionista né porque é a noção de que para entender alguma coisa você precisa reduzir esta coisa à suas menores partes E isso
tem seu valor né isso tem a sua importância tanto que alguns anos depois Newton foi fortemente influenciado por lecart eh e e seguiu essa mesma linha de raciocínio para para desenvolver o método científico né o método científico do Newton também é reducionista no sentido de entender que a melhor maneira de se compreender um objeto é dividir ele né decompondo ele na nas suas menores partes e né por isso que eu falei que tem sua importância porque o método científico se mostrou ridiculamente eficiente em em entender a natureza né entender o funcionamento da natureza e consequentemente
em desenvolver conhecimento e tecnologia e tudo mais né Foi por meio do do método científico que o Newton descreveu as leis da física por exemplo E aí eh com o sucesso da do método científico na física teve um monte de outros estudiosos de outras áreas do conhecimento que começaram a querer aplicar o método científico Cada um na sua na sua respectiva área né E isso foi levando a uma revolução atrás da outra né revolução em tudo quanto é a área do do conhecimento humano na Química na Medicina na toda né inclusive o próprio liberalismo que
é o a a filosofia que dá Base pro pro capitalismo que é o sistema socioeconômico que a gente vive hoje né o liberalismo também é Reflexo do do pensamento reducionista né Porque conforme o método científico foi se mostrando eficiente em um monte de áreas do conhecimento humano o Adam Smith também foi influenciado por isso e ele também quis em certa medida Lógico que não é só isso o liberalismo né mas tem uma forte influência disso né E porque o Adam Smith quis tentar aplicar o o método científico na sociedade humana né então se você pega
eh um dos princípios do liberalismo é a valorização do indivíduo Porque se o seu objeto de estudo é a sociedade você reduz a sociedade as suas menores partes quais que são as menores partes de uma sociedade são os indivíduos né então o Adam Smith acreditava que compreendendo o indivíduo se compreenderia a sociedade toda Afinal a sociedade nada mais é do que um conjunto de indivíduos né Do mesmo jeito que você entende o relógio estudando as engrenagens dele você entende a sociedade estudando os indivíduos era isso que ele pensava né então o Adam Smith chega na
conclusão e por fim de que a melhor sociedade é aquela que valoriza o indivíduo as aspirações de cada indivíduo porque é a atividade desses indivíduos que move a sociedade como um todo então assim é evidente que toda a modernidade foi pautada por essa fragmentação do conhecimento humano né hoje a gente vive no mundo de especialistas as pessoas elas têm um conhecimento extremamente profundo a respeito de áreas extremamente específicas e muitas vezes elas não sabem absolutamente nada sobre o resto do mundo elas só sabem sobre as suas Áreas porque é tanto empenho para você se especializar
tanto né que não sobra tempo não sobra cabeça para você entender de todo o resto né E é isso que faz com que hoje você tenha a impressão de que a sua opinião sobre política não tem nada a ver com com a sua religião por exemplo né ou que a sua orientação sexual não tem nada a ver com a economia a gente fragmentou a nossa compreensão da realidade e hoje a gente constrói a nossa opinião como se a gente tivesse construindo um carinha no videogame né mas eh o pensamento reducionista vem sendo contestado vem sendo
superado inclusive nos últimos tempos né tanto nas ciências naturais como na filosofia hoje a gente já sabe que eh alguns Alguns sistemas complexos não podem ser compreendidos Com base no funcionamento das suas menores pages né a própria sociedade humana é um sistema complexo a forma como um indivíduo age quando ele tá sozinho é diferente de como ele age quando ele tá com a família dele que é diferente de como ele age quando ele tá no trabalho que é diferente de como ele age quando ele tá com os amigos né ou seja as interações do indivíduo
com o ambiente fazem emergir características no indivíduo que não tão nele quando ele tá isolado né a mecânica quântica deixou isso muito Claro na ciência a forma como as partículas se comportam isoladas é completamente diferente da forma como elas se comportam quando elas estão interagindo com outras partículas ou com O Observador né não dá pra gente tentar descrever a realidade inteira simplesmente reduzindo tudo as suas menores partes porque as interações entre as menores partes fazem emergir características novas que não se apresentam nas partes isoladas né Isso é o que a gente vem descobrindo neste momento
neste momento né É lógico né que isso não quer dizer que a gente vá voltar a se organizar igual a gente se organizava na Idade Média isso é impossível né aquela aquele modelo de sociedade foi foi superado a gente passou daquilo para outra coisa e não tem como voltar atrás né é que nem a evolução Você pode ter um um lagarto o lagarto tinha pata aí vai lá ele evoluiu deixou de ter pata virou uma serpente Pode ser que no futuro ele volte a ter pata mas não é que ele regrediu pro que ele era
antes né Afinal de contas ele passou milhões de anos como serpente então se ele voltar a ter pata ele vai ser um um bicho diferente né vão ser patas mas vão ser patas diferentes de como era antes mesmo que você tenha um retorno né de algum as características você não vai voltar exatamente pro que era antes né a a evolução ela é Ela é Irreversível a entropia é Irreversível né Essa é a brisa então é lógico que a gente não vai voltar pra Idade Média a gente não vai botar um rei lá que é o
representante da da economia da política e da e da religião tudo junto mas aos poucos a gente precisa sim ir desfragmentando a nossa visão de mundo né porque a gente só vai conseguir descobrir coisas novas a respeito da realidade quando a gente começar a olhar a coisa como um todo e não como uma colcha de retalhos né que nem eu sempre falo e como a gente vem fazendo nos últimos séculos porque é isso que a gente tá fazendo a gente acha que a realidade ela é um monte de pedacinhos independentes e não é bem assim
a gente já sabe que não é bem assim né E aí a gente volta pra questão lá do começo do vídeo que são os dois principais sistemas de pensamento que a gente desenvolveu na história da humanidade para interpretar a realidade um deles que é provavelmente o que conduz grande parte do senso comum ocidental tem a sua forma mais sofisticada em Aristóteles Na minha opinião né Na minha opinião me parece que é isso Aristóteles ele foi o último do dos três grandes filósofos gregos né ele foi aluno de Platão que foi aluno de Sócrates e antes
ainda tem os pré-socráticos né então é lógico que o fato de Aristóteles ser o último não faz dele automaticamente o melhor né mas ele tinha mais bagagem né ele tinha mais gente antes dele para se inspirar né ele tinha mais o que ler para desenvolver o a filosofia dele então E aparentemente isso faz do sistema filosófico do do Aristóteles sen não o mais sofisticado um dos mais sofisticados da Grécia antiga na minha opinião pelo menos que não vale muita coisa né mas assim né Aristóteles ele acreditava que tudo no universo estava em constante movimento né
Isso é uma é uma noção que ele erda do Heráclito inclusive o Heráclito é um pré-socrático né o filósofo do tudo flui né o o Heráclito que dizia que o homem não se banha duas duas vezes no mesmo Rio porque tanto o rio quanto homem estão passando né o homem que entra no rio não é o mesmo homem que sai do Rio né porque tudo está se transformando a todo instante o que vai contra a filosofia do parmenides que também é outro pré-socrático que o parmenides acreditava que o universo era estático né E que o
movimento é uma ilusão criada pelos órgãos do sentido mas aí Aristóteles Nesse caso fica com Heráclito né ele acredita que tudo está em constante movimento Mas ao mesmo tempo Aristóteles também herdou ali De certa forma uma noção de essência de Platão né Lógico que não é exatamente como Platão pensava né mas Aristóteles entendia que todas as coisas possuem uma essência interna por isso que é diferente de Platão né Platão não acreditava que as essências estavam nas coisas o Aristóteles ele coloca a essência dentro das coisas Então apesar de tudo estar se transformando Aristóteles acreditava que
existia uma essência Interna nas coisas que faz com que as coisas mantenham a sua forma e a sua finalidade né Por exemplo imagina o José a matéria que compõe o corpo do José tá constantemente se transformando né o corpo do José quando ele tinha 3 anos de idade não é mais o mesmo corpo que ele tem agora ao 56 né É óbvio só que mesmo que o corpo dele tenha se transformado de lá para cá ele ainda é o José entende ele ainda é o José Aristóteles acreditava que isso acontecia Porque além da matéria que
põe o corpo do José existe uma essência de José dentro dele que guia a transformação do José durante a vida até a sua finalidade entende é aí que Aristóteles desenvolve a noção de ato e potência ato e potência que é uma noção Central na filosofia de Aristóteles né o ato para Aristóteles é aquilo que a coisa é né é o Ato é aquilo que está sendo feito né é aquilo que é e a potência é aquilo que a coisa pode se tornar é daí que vem Justamente a a ideia de potencial né quando a gente
diz que uma pessoa é fumante em potencial é porque ela não é fumante né mas ela tem a potência de ser entende então o Ato é aquilo que você é agora e a potência é aquilo que você pode vir a ser Aristóteles dá o exemplo da semente né a semente Ela já tem dentro dela a potência de se transformar numa árvore a semente ainda não é uma árvore em ato né mas ela tem potência de se transformar numa árvore porque faz parte da Essência dela entende não existe nenhuma chance de você plantar uma semente e
nascer um José Tá ligado não existe essa chance porque a essência da semente conduz o desenvolvimento dela até a finalidade dela que é se transformar numa árvore entende esta é a brisa de Aristóteles Esta é a brisa de Aristóteles então no fim das contas Aristóteles acreditava que todas as coisas do universo estavam se movendo dos seus atos paraas suas potências seguindo as suas essências internas né Mas além disso Aristóteles tinha uma outra brisa que era o seguinte ele acreditava que tudo aquilo que se move no universo tudo aquilo que se move precisa ter sido colocado
em movimento por algo anterior né por algo externo à própria coisa por exemplo um pedaço de madeira no meio da rua apodrece muito mais rápido do que um pedaço de madeira dentro de casa né porque na rua a madeira tá em contato com um monte de de de fatores externos que vão acelerar o apodrecimento da Madeira né então o Sol a chuva o vento né são todosos fatores externos à madeira que vão causar o apodrecimento que vão causar a transformação da Madeira então era assim que Aristóteles pensava Provavelmente porque ele observava isso na natureza né
ele via que a madeira apodrecia mais rápido quando tava em contato com fatores externos então ele acreditava que as coisas só se transformavam na natureza se elas fossem forçadas a se transformar por algo anterior a elas algo externo a elas né são os fatores externos à coisas que fazem com que que as coisas se transitem dos seus atos paraas suas potências entende então Aristóteles basicamente imaginava que o universo era um Efeito Dominó né uma coisa vai botando a outra em movimento que bota outro em movimento que bota outro em movimento e assim por diante por
toda por toda eternidade não né porque é exatamente aí isso leva o Aristóteles até um problema lógico né que é o AD infinito é o a regressão ao infinito né porque se o bagulho é tipo um Efeito Dominó né se um dominó derruba o outro que derruba o outro que derruba o outro que derruba o outro quem que empurrou o primeiro dominó né se tudo o que está em movimento foi colocado em movimento por algo anterior e o universo inteiro está em movimento então é preciso que haja algo anterior ao próprio universo né É preciso
que haja algo anterior ao próprio Universo para botar o universo em movimento né então onde que tudo começou né qual que foi o primeiro movimento que desencadeou em todos os outros movimentos e para resolver esse problema Aristóteles desenvolve o conceito de primeiro motor imóvel né o primeiro motor imóvel é a conclusão de todo o sistema filosófico da Aristóteles é a causa final de todo o universo o primeiro motor imóvel são três palavras né primeiro motor imóvel ele é primeiro porque ele vem antes de todo o resto ele é motor porque ele causa o movimento né
ele põe todo o universo em movimento e ele é imóvel porque nada move ele né ele move todas as coisas mas nada move ele porque ele é o primeiro né ou seja o primeiro motor imóvel do Aristóteles ele não tem potência né porque a potência que nem eu falei a potência é a potência de se transformar em outra coisa se o primeiro motor é imóvel então ele não ele não pode se transformar em nada diferente do que ele já é né então ele não tem potência tá ligado é que nem o próprio Aristóteles diz né
que o primeiro motor imóvel é ato puro ele é ato puro Ele simplesmente é ele é todas as coisas simultaneamente né ele não precisa se transformar em nada porque el já é tudo né ele é infinito ele é eterno ele é imutável e ele já tem em si mesmo a própria finalidade né ou seja essa é Deus essa é Deus né literalmente o primeiro motor imóvel do Aristóteles é Deus né ele é perfeito ele é absoluto e ele coloca todo o universo em movimento né ele tanto é Deus o primeiro motor imóvel tanto é Deus
que na idade média na na Escolástica né Tomás de Aquino coloca a filosofia de Aristóteles em termos da da da teologia Cristã e ele conclui realmente que o primeiro motor imóvel de Aristóteles nada mais é do que o Deus Cristão né Então olha só que doideira né se se você que tá me ouvindo aqui agora é Cristão e tem grande chance de você ser né porque a maior parte da população brasileira é você de certa forma é um discípulo de Aristóteles né Pode ser que você não saiba nada a respeito de Aristóteles mas a sua
noção de mundo foi completamente moldada pela filosofia dele porque a Igreja Católica se utilizou da filosofia de Aristóteles para justificar racionalmente o Deus Cristão lá na Idade Média Então e o Deus que você acredita é a conclusão lógica de toda a filosofia de Aristóteles né é isso essa é uma das premissas de realidade que que nem eu falei né é a premissa que pauta o senso comum ocidental né mesmo que você não seja Cristão mesmo que você nem Acredite em Deus né Mesmo que você não saiba nada sobre Aristóteles ainda assim é muito provável que
você tenha sido influenciado durante a sua vida pela filosofia dele simplesmente porque todas as nossas instituições no ocidente né Toda a nossa cultura todo o nosso senso comum foi fundado com base nesse pensamento entende pela influência do cristianismo justamente né então eh a ideia né de de uma de uma alma imaterial aprisionada num corpo material a busca por finalidade em tudo que existe né a noção de que existe algo além do universo físico né antes do Big Bang né como se o universo fosse se você quando você tenta ilustrar essa noção de Realidade na sua
cabeça você provavelmente imagina o universo como se ele fosse tipo uma bolha flutuando no infinito né você imagina o o um lado de dentro e um lado de fora né você tá dentro do universo mas tem um lado de fora do universo né se você pensa algo nesse sentido você foi muito provavelmente influenciado por Aristóteles tá legal mesmo que você nem seja Cristão nem nada disso mas toda a nossa cultura Inclusive a nossa linguagem né o nosso idioma ele reflete essa visão de mundo entende então é natural que você pense assim porque você é ocidental
assim como eu eu pensava assim né Então essa é uma uma das premissas de realidade que provavelmente pauta a maior parte do senso comum ocidental agora aqui na Ásia já é diferente né porque as bases do senso comum oriental são outras obviamente aqui não teve o Aristóteles aqui não teve o cristianismo né então a base do pensamento oriental vem principalmente das religiões aqui da Ásia principalmente o budismo o taoísmo e o hinduísmo né e da mesma forma que eu disse que provavelmente né o o o sistema de pensamento Ou pelo menos um dos sistemas de
pensamento mais sofisticados da da antiguidade é o de Aristóteles um dos sistemas de pensamento mais sofisticados da mesma época aqui na Ásia provavelmente é o do zen né o zen a minha opinião né que também como eu falei não vale nada né mas eh me parece que o zen ele é uma boa síntese assim né a a sofisticação do zen tá inclusive na simplicidade né o zen é extremamente simples e até por isso é bem sofisticado é interessante Porque da mesma forma que entre muitos parênteses né dá para se dizer que o Aristóteles é de
certa forma uma síntese da filosofia pré-socrática e da filosofia platônica o zen também é uma síntese do budismo indiano e do taoísmo chinês né o zen é o nome japonês na verdade mas essa filosofia ela surge na China primeiro com o nome de tan e depois só que ela passa a ser chamado de Zen no Japão né se eu tivesse que descrever de uma forma bem simplificada eu diria que o zen é uma síntese da da ontologia taoísta com a ética budista mahana né porque o budismo mahayana ele tem uma ética muito forte no sentido
de que se entende assim que não basta você alcançar a iluminação sozinho que nem no budismo terava né o ter vada ele foca mais na ilumina indual enquanto mahana oana ele entende assim que se todos somos um né Se todos somos um então é um dever moral daqueles que alcançarem o Nirvana ajudarem Os outros a alcançar também entende aliás até por isso as filosofias aqui da Ásia elas são meio que indissociáveis da prática religiosa né no ocidente a gente consegue separar com mais facilidade a filosofia de Aristóteles do cristianismo por exemplo né mas no Budismo
e no taoísmo e principalmente no Zen isso é quase impossível né as filosofias aqui da Ásia são filosofias da prática você só consegue entender completamente quando você coloca em prática a a meditação né por isso que o zen é uma Filosofia de poucos textos né Tem muito pouca coisa escrita a respeito do zen e aquilo que tem de escrito geralmente é ainda assim em forma de figura de linguagem né parábolas provérbios que é algo que se aproxima muito inclusive dos pré-socráticos né Heráclito mesmo né Heráclito também escrevia de forma meio enigmática né sempre usando ali
muitas metáforas né que nem a metáfora do Rio mesmo porque na ontologia taoísta que é a que em herda depois né existe essa noção de que a realidade última não pode ser Conce sign humanos tá ligado a realidade última no taímo é o t né o nome é o t daí que vem o nome justamente taoísmo né é o estudo do tal n um dos primeiros versos do do T te né que é o o principal texto do taímo ele diz assim que o tal que pode ser descrito ou pensado não é o verdadeiro T
entende então noo idade última né que é o tal não é que ela é inacessível mas a gente só consegue acessar pedaços dessa realidade por meio dos nossos dos nossos órgãos sensoriais cognitivos né então toda vez em que você tentar descrever essa realidade última você vai estar descrevendo aquilo que os seus órgãos do sentido te permitem perceber dela e não o que ela realmente é entende No caso quando você tenta descrever o tal né ou ou até quando você tenta imaginar o tal na sua cabeça você tá limitando o tal a sua capacidade de descrevê-lo
ou de imaginá-lo entende por isso que o taoísmo e consequentemente o zen são filosofias práticas porque eles acreditam que a única maneira de você conhecer a realidade última não é pensando sobre ela não é refletindo sobre ela mas fazendo parte dela entende e aí no zen o budismo entra com a ética no sentido de que se entende que é preciso guiar as pessoas em direção à compreensão da realidade última Porque só nessa Compreensão é que se alcança o Nirvana né A iluminação o o enfim o fim do sofrimento né E para se compreender a realidade
última aí entra a ontologia taoísta né é preciso fluir junto com ela e não ficar pensando sobre ela entende é preciso agir em harmonia com o resto da natureza e não confrontá-la com os nossos questionamentos Esta é a brisa do do taoismo e consequentemente do zen né Então olha só né Assim como na filosofia de Aristóteles no Zen também existe essa noção de que tudo está em constante movimento Aristóteles herdou isso de Heráclito e o zen herdou isso do taoismo né a noção de que tudo está fluindo Tudo está se transformando Tem até aquela frase
do Bruce Lee né que que é justamente é é influenciada pelo taoismo n que seja como a água né seja como a água porque a água flui água se adapta né porque no taímo tudo o que existe é o t fluindo né se transformando e assumindo a forma de de todas as coisas entende no Zen não existem coisas estáticas no Zen né não existem finalidades tudo é um constante processo de transformação da natureza tem aquele provérbio que diz assim que o universo inteiro está contido em cada folha de árvore tá ligado justamente porque a ideia
é que a folha não existe isolada entende a folha nasceu de uma áv que um dia foi uma S que foi plantada na terra que foi regada pela água da chuva que se formou numa nuvem né que evaporou do Oceano tá entendendo for se você for puxando o fio você vai parar lá no Big Bang entende a folha é indissociável de todo o processo entende você não consegue dizer com precisão onde a folha começa e onde a folha termina porque ela é um pedaço de um processo muito maior do que ela tá legal por isso
que nem eu falei né Aristóteles acreditava que tudo o que tá em movimento precisa ter sido colocado em movimento por algo anterior essa noção não existe no Zen né porque ao contrário do do Aristóteles o zen não acredita que as coisas possuam uma essência intrínseca aliás muito pelo contrário né tudo o que ex é a realidade última se manifestando em todas as formas que a gente vê entende no caso o zen acredita que o José não existe na realidade né Ele é só uma manifestação da realidade última sendo interpretada por ela própria né porque nós
que interpretamos o José também somos parte da realidade última entende o zenita que os objetos do mundo eles são que nem uma cebola queem anéis de uma cebola o próprio José é tipo uma cebola o próprio José é tipo uma cebola né se você for descascando descascando José você vai tirando os anéis do José no fim você descobre que não tem nada no meio dele graças a Deus né José Graças a Deus que não tem nada no seu meio mas assim isso acontece porque tanto no budismo quanto no taoísmo é entendido que as coisas só
existem em relação umas com as outras entende você só entende o que é escuridão porque você entende o que é luz e vice-versa você só entende o que é calor porque você entende o que é frio e vice-versa né não existe uma essência absoluta do que é frio ou uma essência absoluta do que é quente você só consegue definir o que é quente e o que é frio colocando os dois em em relação né 2 gra é quente em relação a men1 mas é frio em relação a 30 entende 2 Gra não é nem essencialmente
frio nem essencialmente quente Depende de com o que que ele tá sendo colocado em relação né no caso o José é o José não porque ele tem uma essência de José mas porque em relação com o resto do mundo ele se identifica dessa forma né ele precisa se diferenciar Como José para não ser confundido com o Tiago por exemplo né ou para não ser confundido com uma árvore A gente precisa conseguir diferenciar o José da árvore então a gente concorda em chamar o José de José entende agora se o José fosse tudo que existe ele
não seria José ele não teria por ser José tá ligado Se não tivesse nada nem ninguém para perceber o José para interagir com José ele não precisaria de um nome nem nem de uma identidade né ele seria o próprio universo se o José fosse tudo que existe o José seria o universo entende então nosem o que define o que as coisas são são as interrelações das próprias coisas né as coisas não são nada em si mesmas não existem objetos isolados né tudo o que existe é um processo né são as interações são as relações são
as contradições da realidade última com ela mesma e dessas contradições é que emerge o movimento o Ying Yang né que é o o o principal símbolo do do taoísmo e do zen significa Exatamente isso né o o preto e o branco se se complementam em uma unidade né no círculo o preto tem um ponto de branco o branco tem um ponto de preto justamente porque apesar deles serem opostos os dois fazem parte de uma coisa só entende não existe branco sem preto e não existe preto sem branco não existe uma essência branca e uma essência
preta né Se tudo fosse preto o preto não seria preto se tudo fosse branco o branco não seria branco né o preto e o branco só existem em relação um com o outro né e é a contradição entre eles que produz o movimento e não algo externo que nem na na filosofia de Aristóteles né no caso se a gente for colocar sob a perspectiva do zen né a a Tábua na rua iria apodrecer mais rápido do que uma tábua dentro de casa claro né Afinal na rua a Tábua estaria so efeito da chuva sob efeito
do Sol so efeito do vento né mas a brisa noem é entender que aa sol o vento e a tábua são todos manifestações da mesma realidade última entende a chuva não é um fator externo à madeira em última análise a madeira que apodrece e a chuva que faz apodrecer são a mesma coisa tá ligado são duas manifestações do tal né que a gente nomeia de formas diferentes porque os nossos órgãos do sentido interpretam a chuva e a tábua de formas diferentes inclusive é importante até pr pra nossa evolução enquanto espécie né saber distinguir o que
é uma tábua e o que é uma chuva né mas em última análise a Tábua a chuva e o José São todos manifestações de uma única realidade né essa que é a brisa essa que é a brisa e essa visão de mundo acabou se aproximando mais dos paradigmas atuais da da física moderna do que a visão aristotélica né até por isso que nem eu já falei em diversos vídeos né Tem um de físico do século XX que se interessou pelas filosofias aqui do oriente justamente porque eles perceberam essa relação inclusive muitos deles usavam expressões ou
até parábolas provérbios das filosofias aqui do oriente para descrever o para ilustrar né os os fenômenos físicos que eles estavam descobrindo na física moderna né o Einstein openheimer B schrodinger Heisenberg todo mundo todos os físicos aí em algum momento eles fizeram alguma menção a alguma filosofia asiática né porque é isso né com o desenvolvimento da da termodinâmica principalmente a noção de que seria preciso um impulso primeiro para colocar o universo em movimento foi se perdendo né Foi se perdendo quando a gente entende o universo como um sistema fechado a gente percebe que não existe um
lado de fora e um lado de dentro dos universo n o universo não é uma bolha flutuando no infinito Ele simplesmente é tudo que existe ele é tudo que existe né não existe antes do Big Bang essa pergunta não faz sentido né não existe antes do Big Bang porque o tempo passa a existir no Big Bang né você perguntar o que tem antes do Big Bang é que nem você perguntar o que tem ao Norte do polo norte né O mundo é uma esfera se você for seguindo sempre por Norte você vai parar no sul
entende é um ciclo né é um ciclo o universo ele se dobra sobre si mesmo igual uma garrafa de Klein né Igual uma fita de moebius o lá lado de fora é o lado de dentro e vice-versa e o movimento se dá pelas contradições internas da própria matéria né a entropia a entropia né a tendência probabilística a desorganização é isso né no caso o movimento como a gente entende hoje pelo menos né o movimento é uma característica fundamental da matéria né ela não precisa ter sido colocada em movimento porque ela só existe em movimento a
matéria só existe em movimento né Então tudo isso né as leis da termodinâmica a relatividade geral do Einstein a interpretação de copenhag na mecânica quântica todas essas coisas eh forçaram inclusive os próprios físicos a uma mudança de paradigma né a física moderna não não pode ser totalmente compreendida por meio de uma visão analítica ou mesmo por meio da lógica formal né a lógica formal não não dá conta de entender a física moderna né a grande sacada da da a ação de copenhag na na mecânica quântica é que os caras abraçaram a contradição né eles abraçaram
a contradição ao invés de ficar batendo cabeça esperando que a natureza se se adaptasse aos nossos signos a gente é que adaptou os nossos signos a natureza conforme ela se revelou nos experimentos entende então de forma bem resumida Essas são as duas premissas de realidade predominantes na história da humanidade que na era moderna ocidental assumiram o rótulo de idealismo e materialismo né idealismo e materialismo eu peguei Aristóteles para ilustrar o idealismo e o zen para ilustrar o materialismo mas é evidente que na época de Aristóteles e do zen esses termos materialismo e idealismo não não
existiam né e até hoje é muito pouco provável que você encontre alguém que defina o zen como uma filosofia materialista porque que nem eu falei né o zen é uma tradição religiosa né carrega ali toda uma uma conotação espiritual e tudo mais mas em última análise se você pega para para para entender de fato o que tá sendo dito né Para Além das das figuras de linguagem dos rituais e tal você percebe que o zen nada mais é do que um rascunho do materialismo histórico dialético né é isso nada te impede de chegar nessa mesma
conclusão com os pré-socráticos por exemplo né Heráclito Demócrito e o materialismo o materialismo histórico dialético já estava desenhado ali também né mas eh de forma bem resumida a diferença entre um e outro é que o idealismo pressupõe que a consciência antecede a matéria e o materialismo pressupõe que a matéria antecede a consciência né o primeiro motor imóvel do Aristóteles é a a consciência que antecede o universo e que põe toda a matéria em movimento enquanto o ygy no taoismo induz ao movimento a partir das próprias contradições internas do universo né sem a necessidade de algo
anterior de algo externo né e é a partir dessas dessas duas premissas de realidade que todos os outros pensamentos se desenvolve né se você for puxando o fio de qualquer opinião de qualquer visão de mundo que você tenha eventualmente você vai chegar nesse questionamento do que que vem primeiro a consciência ou a matéria né Qualquer coisa se você pegar Ah eu gosto de pão com atum e maionese Se você pegar esta sua opinião e for puxando o fio Ah mas por que gosto Ah mas por que que isso por que que aquilo porque aquilo no
fim você vai acabar se questionando sobre o que que vem primeiro a consciência ou a matéria é isso né e é que nem eu falei como a gente vai pegando só as opiniões prontas né a gente não sabe de onde elas vieram então é muito provável que você tenha opiniões contraditórias Pode ser que você tenha opiniões idealistas e opiniões materialistas e você nem saiba que elas são contraditórias porque elas são contraditórias porque cada uma delas parte de um princípio de idade né cada uma delas parte de uma premissa de universo não dá pr as duas
serem verdade simultaneamente né mas você tem as duas para você sem nem saber que uma é Idealista e outra é materialista e que portanto as duas não podem estar certas simultaneamente né essa que é a brisa rapaziada é isso que eu queria falar eh Desculpa aí se eu falei alguma merda que nem eu sempre deixo claro que eu não sou especialista em nada disso né não sou estudioso não sou erudito não sou nada só ando estudando né por conta própria nos tempos livres eh e gosto de compartilhar mas assim não quero eu eu tenho minha
opinião Lógico né tenho a minha visão de mundo mas não quero convencer ninguém de nada né Vocês eh vocês que lutem aí vocês que lutem aí e é isso Man espero que vocês tenham gostado e É nós mano beijos
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