A encarnação e divindade de Cristo | João 1.1-18

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Escola do Discípulo
No emocionante capítulo de abertura do Evangelho de João, somos introduzidos à sublime verdade da en...
Video Transcript:
seja muito bem-vindo a mais uma aula da escola do discípulo Meu nome é Felipe brother e nós estamos na exposição do Evangelho de João e hoje enfim nós vamos começar no texto João Capítulo 1 nos 18 primeiros Versículos veremos o que significa o fato de Jesus ser o verbo que estava com Deus desde o princípio nós estamos estudando essa riqueza que é o evangelho de João e você é muito bem-vindo na nossas Exposições Você está na escola do discípulo nós somos uma escola bíblica online presencial aqui também na primeira Igreja Batista em Campo Grande estamos
nesse projeto de Expor a Bíblia inteira aqui no YouTube capítulo por capítulo nós já temos dezenas de livros bíblicos expostos aqui gratuitamente no YouTube que você pode acompanhar então ajuda muito você deixar o seu a sua curtida o seu gostei né Compartilhar com seus amigos nos grupos da sua igreja nos pequenos grupos tem nos ajudado bastante você considerar a possibilidade de se tornar membro do nosso canal isso nos ajuda bastante talvez não sei se dá para perceber mas hoje nós estamos com uma iluminação nova aqui no estúdio graças a Deus nós conseguimos adquirir uma nova
um novo Kit de iluminação e isso graças ao apoio dos irmãos graças a todos vocês que acompanham que deixam a curtida né que assistem os anúncios do YouTube para pela monetização que nos ajuda todo investimento que chega todo recurso que chega na escola do discípulo fica na própria escola do discípulo nós revestimos aqui nos nossos projetos eu já sou sustentado pela nossa igreja local Então todo recurso que chega fica aqui na escola você pode considerar ser um apoiador um membro do canal também se você sente abençoado por esse Ministério nós vamos então continuar hoje a
nossa exposição começamos na semana passada com uma introdução ao evangelho de João e se você percebeu Hoje nós não estamos ao vivo infelizmente essa é uma aula gravada que está como estreia no YouTube porque nesse exato momento eu estou pregando aqui na nossa igreja então se você quiser até pausar estreia assistir a pregação ao vivo né no canal da Primeira Igreja Batista de Campo Grande você assiste a nossa aula aqui depois tá joia nós estamos então expondo o evangelho de João e hoje nós vamos começar no primeiro versículo primeiro capítulo no versículo 1 você também
pode deixar os seus comentários aí vou abrir também uma caixinha de perguntas no Instagram para quem tiver acompanhando na estreia né no agora no domingo dia 6 de Agosto no dia 6 de Agosto às 11 horas da manhã do horário de Brasília se você está assistindo nesse horário logo depois pretendo abrir uma caixinha de perguntas aí no Instagram da escola para que a gente possa responder também algumas dúvidas que surgiram da nossa aula de hoje tá bom vamos ao texto bíblico Então como sempre essa é uma é uma aula é uma exposição bíblica então separei
o seu caderninho um bloco de anotações desliga as outras coisas que estão atrapalhando eu tirando a sua atenção separe um tempo para estudar a bíblia junto com o nosso tá joia Evangelho de João Capítulo 1 como nós falamos na semana passada o evangelho de João ele é riquíssimo ele é diferente de todos os outros Evangelhos muito diferentes do Evangelho de Lucas do Evangelho de Marcos do Evangelho de Mateus né Mateus Marcos e Lucas é o evangelho que possui um significado diferente um propósito diferente quando foi escrito é o evangelho que já foi escrito por último
depois de todos os outros Evangelhos e João não está preocupado com as ações de Jesus propriamente dito de homem não está preocupado encontrar toda a biografia de Jesus Ele está mais preocupado no significado da pessoa de Jesus Cristo ou seja mais preocupado do que mais preocupado do que os feitos as atuações de Jesus Ele está preocupado com o próprio Jesus e o significado da sua vida e o Agostinho de pona ele mencionando comentando o evangelho de João ele disse que o Evangelho de João é profundo suficiente para um elefante nadar Raso para um elefante nadar
e raso o suficiente para uma criança não se afogar vamos de novo que eu me embolei aqui né o evangelho de João é profundo suficiente para um elefante nadar e rasos suficiente para uma criança não se afogar e esse essa é a sensação que eu tenho realmente quando eu leio o evangelho de João ele é simples o bastante para que a gente utilize com novos convertidos com aquelas pessoas que desejam conhecer a fé cristã Quando uma pessoa se converte eu quero apresentar Jesus para essa pessoa por meio da Bíblia eu estudo o evangelho de João
junto com a pessoa ele é simples o bastante para que uma criança não se afogue rasga bastante para que essa criança não se afogue mas ao mesmo tempo ele é profundo e nós veremos que ele é muito profundo e se você mergulhar no evangelho de João tem muita coisa que nós podemos aprender e no capítulo 1 João começa o seu evangelho Como eu disse de uma forma completamente diferente de todos os outros nos três primeiros Evangelhos nós temos relatos né do início da vida de Jesus Lucas por exemplo e Mateus vai relatar o nascimento de
Jesus João não tá preocupado com isso João não tá preocupado com o nascimento de Jesus João não tá preocupado com a anunciação da de Gabriel a Maria Jesus não tá preocupado com o nascimento Perdão João não está preocupado com o nascimento e virginal de Jesus Ele não tá preocupado em contar nada disso ele tem uma preocupação a preocupação de João é mostrar aos seus leitores que Jesus Cristo é Deus entre nós é o verbo encarnado é o senhor que habitou entre nós ele começa o texto Então dizendo que No princípio era o verbo o verbo
estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio Com Deus todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez a vida estava nele a vida era a luz dos homens a luz resplandece nas trevas e as TRE não prevaleceram contra ela muito bem meus irmãos tem muita mas muita coisa que nós podemos extrair e aprender só nesses primeiros cinco Versículos é tanta coisa que nós não teremos tempo de abordar aqui por isso eu já quero ser honesto com quem está nos acompanhando em dizer que
nossa reflexão a nossa exposição aqui de João vai ser um pouco mais sintético um pouco mais resumida mas reflexiva mas devocional para nossa vida prática diária porque só para vocês terem uma ideia nesses primeiros cinco Versículos os principais comentários que eu li tinham mais de 20 páginas para comentar esses primeiros Versículos é muita coisa que nós poderíamos aprender aqui que infelizmente nós não teríamos tempo mas algumas coisas dá para a gente entender desse texto João começa dizendo que No princípio era o verbo esse no princípio é uma referência direta a Gê Capítulo 1 no versículo
1 quando o texto diz que No princípio criou Deus os céus e a terra João está fazendo uma clara referência ao a origem do universo a origem da vida a criação ele está fazendo uma referência a Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 é o qualquer judeu qualquer Hebreu que lesse o evangelho de João traria logo iria Reconhecer essa expressão no princípio que é a mesma expressão de Gênesis no Capítulo 1 em João está dizendo lá no princípio quando Deus criou todas as coisas quando ele disse haja luz Quando Deus disse que haja separação entre águas e
Águas Quando Deus disse para existir a vegetação surgir a vegetação Quando Deus disse para os animais existirem naqueles seis dias que Deus criou o mundo narrado em Gênesis Capítulo 1 nesse princípio ele já era o verbo o verbo já existia o verbo já estava presente interessante que vale a pena a gente entender o que significa esse verbo a palavra grega que é Logos que é pode ser traduzido literalmente como palavra verbo algumas traduções realmente trazem No princípio era a palavra mas o que significa essa palavra Qual é a ideia que João tinha em mente quando
ele trouxe essa palavra quando nós pegamos ou vamos estudar o significado de Logos naquele tempo que é a palavra grega que Logos Quando nós vamos estudar o significado de Logos Nós temos muitas interpretações e muitos significados naquele tempo para essa palavra por exemplo os gregos tinham a ideia de um Logos como um certo intermediário que foi o responsável por criar toda a matéria vi uma dignidade nesse tempo o platonismo era uma filosofia muito forte e um prato que noticismo já estava começando precisa surgir já existia uma certa gnose nessa época uma ideia de que o
mundo espiritual é o bom e a matéria é ruim isso vem de Platão né tudo que é material é ruim o importante é o mundo das ideias o importante é com a espiritual Então os gregos tinham uma ideia que o ser Divino ele era completamente espiritual e não podia se corromper com a matéria então existia um ser Divino que seria algo intermediário porque o criador não poderia se corromper criando algo material então existia um certo intermediário que eles chamavam de logos de palavra de verbo esse Logos teria sido intermediário que criou a matéria essa era
uma das ideias que estava na cabeça das pessoas com essa palavra Logos mas não só isso nós temos por exemplo o próprio contexto judaico o contexto Hebreu em que palavra tem um poder muito grande nós vemos lá em Gênesis no capítulo 1 que Deus criou por meio da palavra e disse Deus foi por meio da palavra que Deus criou todas as coisas esse também pode ser o significado qual o que João tinha em mente quando ele se referiu a Jesus como palavra como verbo sabe o que é mais incrível que nós não podemos ter certeza
do que é que João estava pensando qual era a ideia de João ao dizer Esse verbo É nesse sentido que nós dizemos que o Evangelho de João ele é simples e raso mas ao mesmo tempo muito profundo porque pode ser que João tenha usado essa palavra verbo Logos propositalmente para atingir todos esses contextos culturais João ele poderia estar na cabeça João poderia estar em mente é o melhor poderia estar na mente de João os gregos da gnose que acreditavam nesse Logos como um ser Divino intermediário João podia estar imaginando naquelas palavras de Deus lá na
criação e disse Deus foi por meio da palavra que ele criou assim como ele também podia em mente na palavra personificada da sabedoria que nós encontramos no antigo testamento também isso é interessante isso também poderia estar na mente dos judeus daquele tempo olha só o que diz provérbios no Capítulo 8 Versículo 22 nós temos a famosa história de quando nós temos famoso relato de quando a sabedoria de Deus é relatada em forma humana de forma personificada né Ele diz olha provérbios Capítulo 8 o senhor a sabedoria dizendo o senhor me possuía no início da sua
obra antes das suas obras mais antigas fui estabelecida desde a eternidade desde o princípio antes do começo da terra ou seja João podia muito bem está pensando nessa palavra na sabedoria de Deus personificado em provérbios Capítulo 8 mas agora essa sabedoria personificada também se encarnou em Jesus Cristo Olha que interessante afinal de contas o que que João tinha em mente quando ele falou que Jesus era a palavra que que significa ele tava pensando nos gregos que falava que a palavra eram ser intermediário ele tava pensando nos judeus Que entenderam essa palavra como a própria sabedoria
de Deus personificada de provérbios 8 ou ele estava em mente ou ele tava querendo dizer que Jesus é a palavra que Deus falou lá em Gênesis no capítulo 1 por meio da palavra Qual é a ideia nós não temos certeza a certeza que nós temos é que é como se João tivesse fazendo uma interpretação de Gênesis aqui e falando o seguinte Olha na verdade tudo que você possa imaginar como a palavra como Logos qualquer imaginação que você tem se você acha que ele é um ser intermediário se você acha que o Logos é a sabedoria
de Deus de provérbios se você acha que o Logos é a palavra de Deus lá em Gênesis a coisa que você precisa saber que essa palavra verdadeiramente é Jesus ela habitou entre nós e ela se encarnou em nosso meio é muito interessante Jesus é a palavra mas eu gosto muito de ter em mente que João escreveu o seu evangelho para um público judaico os judeus leram esse texto os judeus leram o evangelho de João o gentios também mas ele tinha em mente o público judaico que leu o evangelho de João e eu não tenho dúvida
que quando público judeu leu o evangelho de João e João disse que no princípio ele era a palavra eles fizeram uma certa analogia na palavra de Deus em Gênesis no capítulo 1 aquela palavra de Deus e disse Deus haja luz essa palavra criadora de Deus é o próprio Jesus é o próprio verbo e é interessante que João vai dizer Olha No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus aqui as coisas se tornam muito mais interessante João já começa o seu Evangelho com aquela polêmica que eu disse né
E quando eu falo que João é polêmico não é no sentido polêmico que a gente tem nas redes sociais de hoje em dia mas é de causar confronto de causar uma polêmica para as que as pessoas Tome uma decisão e logo nos primeiros Versículos João diz a história que eu estou prestes a lhe contar é a história do deus que se encarnou por Deus que habitou entre nós que No princípio era o verbo e esse verbo ele estava com Deus ele não só estava com Deus como ele era o próprio Deus Eis o grande mistério
da presença de Jesus eis a grande revelação do Evangelho de João esse Jesus do qual nós vamos conhecer no Evangelho de João não é simplesmente um homem qualquer não é só um ser humano ele é Deus e Deus entre nós ele é Divino ele é uma das pessoas da Trindade ele sempre esteve com Deus é interessante que durante todo o evangelho de João ele menciona Jesus como filho de Deus mas aqui no prólogo ele não usa filho ele não disse que no princípio ele estava com Deus e era o filho de Deus não ele disse
que no princípio estava com Deus e era o próprio Deus que é para tirar qualquer dúvida Jesus não é um ser criado posteriormente Jesus não é o ser inferior ao Deus pai ele é o próprio Deus ele é o próprio Deus o Winner ele diz o seguinte olha Jesus o filho o verbo é totalmente unido com o pai e ao mesmo tempo é distinto dele tendo vida independente apesar disso não se trata de dois Deuses lá do lado a lado existe somente o único Deus verdadeiro e vivo esse Deus no entanto como Deus vivo não
é uma unidade rígida e oca ele vive em três pessoas uma das quais é o filho e fundamento da nossa fé na verdade o fundamento de tudo que nós queremos é que Deus não é um Deus Solitário Deus não é um Deus sem unidade Deus é um Deus triunno ele é um Deus e três pessoas Deus pai Deus filho e deus Espírito Santo se você fica em dúvida quanto a Trindade eu te convido a estudar com mais profundidade nós temos vídeos aqui no nosso canal já falando o que é sobre o que é a Trindade
como nós podemos entender a Trindade mas na verdade é que nós Nunca seremos capazes de conhecer um Deus de Amor se nós primeiros não entendemos que esse é um Deus triunno um Deus que é amor na sua essência um Deus que é Pai Filho e Espírito Santo que se amam mutuamente João já coloca isso de cara no seu evangelho esse verbo é Deus e sempre esteve com Deus desde o começo e ele diz isso com essas palavras veja bem E esse verbo estava com Deus no princípio estava ele estava no princípio Com Deus todas as
coisas quando eu falo todas as coisas é todas as coisas todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez a expressão todas as coisas é realmente que todo o universo toda a criação todas as galáxias todas as estrelas todas as Nebulosas todo o universo com seus 13 bilhões de anos luz de extensão que é o universo observável que nós temos todas as estrelas galáxias buracos negros as estrelas que estão nascendo morrendo todos os planetas os planetas gasosos rochosos tudo tudo foi criado por meio do verbo tudo foi
criado por meio dessa palavra e quem é a palavra nós vamos descobrir quem é essa palavra João está nos trazendo dizendo justamente Quem é essa palavra do meio do qual Deus criou todas as coisas interessante que João tá dizendo Olha lá no começo de tudo lá na criação essa palavra de Deus que estava com Deus que era Deus foi por meio dela que todas as coisas foram criadas e que tudo foi feito não existe como disso abrancarna não existe um centímetro quadrado do Universo no qual Cristo que é soberano sobre todas as coisas não clame
é meu tudo pertence a ele tudo foi feito por meio dele interessante que os cinco primeiros Versículos de João nada mais é do que uma interpretação de Gênesis Capítulo 1 a interpretação que João traz de Gênesis Capítulo 1 que quando Deus disse haja luz essa palavra era o próprio Jesus olha que interessante Quando Deus disse façamos o homem essa palavra era o próprio Cristo Quando Deus disse que haja dia e noite sol estrelas essa palavra era o próprio Jesus Ele é a palavra ele é o verbo ele é o Logos por meio de é interessante
essa tradução verbo porque é a palavra em Ação né é a palavra em movimento não é uma palavra estática ele é e sempre esteve desde o princípio isso é interessante João faz questão de dizer veja bem João faz questão de dizer que Jesus ou verbo a palavra sempre esteve com Deus ou seja ele não foi um ser criado por Deus não é um ser que veio depois de Deus como algumas heresias que surgiram depois no sexo na Igreja Primitiva né nos primeiros séculos da igreja muitas heresias surgiram em uma delas era a ideia de que
Jesus não era Deus completamente eternamente ele foi criado em algum momento ele era menor de alguma forma não João Deixa claro ele sempre esteve com Deus e ele sempre foi Deus desde a eternidade E para finalizar os cinco primeiros Versículos Ele disse que a vida estava nele a vida estava nele a vida era luz dos homens a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela lembra que João tá pensando aqui ele tá imaginando Gênesis Capítulo 1 fica claro que ele tá trazendo Gênesis Capítulo 1 na sua interpretação de quem é Jesus e
não sei se vocês lembram Como que o texto de Gênesis Capítulo 1 começa dizendo que No princípio criou Deus os céus e a terra e a terra era assim forma e vazia e disse Deus haja luz e foi a luz que começou a trazer forma e propósito de significado a toda criação e João ainda vai dizer que Jesus essa palavra esse verbo ele é a luz dos homens que quando Deus criou todas as coisas foi essa luz que envolveu a criação essa luz que entrou na história e trouxe ordem propósito significado era o próprio Jesus
que estava com Deus desde o princípio eternamente nesse extraordinário acontecimento onde Deus disse haja houve luz ou seja Jesus penetrou as trevas e as trevas não prevaleceram contra essa luz é uma clara referência Gênesis Capítulo 1 onde a luz onde Deus disse haja luz no meio das trevas e Jesus é essa luz em que as trevas nunca ganham dele interessante como o evangelho de João começa com riquíssima informação e nós já descobrimos no começo de tudo que Jesus não é simplesmente um homem qualquer ele é Deus Deus entre nós nós vamos falar mais sobre isso
daqui a pouco João faz uma pequena pausa no seu argumento pausa não ele vai complementar o seu argumento trazendo testemunho de João Batista então no Versículo 6 e 9 ele diz houve um homem enviado por Deus e o nome dele era João este veio como testemunha para testificar a respeito da luz para que todos viessem a crer por meio dele ele não era a luz mas veio para dar testemunho da luz a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina toda a humanidade João agora ele complementa o seu argumento dizendo Olha tudo isso que eu estou
falando possui testemunho testemunho fiel e Digno vocês podem confirmar este testemunho uma dessas testemunhas foi o próprio João Batista aquele que veio preparar o caminho um profeta poderoso Jesus mesmo disse que ele foi um grande profeta João mesmo não era a luz ele apenas apontava para a luz para que todos viessem a crer Eis o objetivo polêmico do Evangelho de João para que todos creiam o objetivo desse evangelho O objetivo dessa mensagem é literalmente te colocar contra a parede e obrigar você a tomar uma decisão você crê você crê nesse Jesus que é Deus você
crê nesse verbo nessa palavra que criou todas as coisas você crer ou não crer Esse é o objetivo do testemunho Esse é o objetivo dessa palavra Você Precisa Crer ou Mas é interessante que o texto faz essa referência de que João não era luz ele apenas testemunhava apontava para a luz é isso que nós precisamos na nossas igrejas hoje é isso que nós precisamos na nossa comunidade é isso que nós precisamos na nossa vida o que tem de gente querendo ser luz o que tem de gente querendo que as pessoas olhem para para nós né
para si mesmo o que tem de gente com a teologia da Xuxa como Rodrigo bíblico disse né no livro dele o Deus que destrói sonhos Eu recomendo muito esse livrinho por inclusive ele fala né sobre a teologia da Xuxa qual que é a teologia da Xuxa é aquela musiquinha tudo que eu quiser o cara lá de cima vai me dar lembra disso essa teologia essa teologia de que tudo que eu quiser Deus vai me dar de que Deus me serve de que as coisas giram ao meu redor de que eu sou o centro da galáxia
de que a vida gira ao meu redor e nós precisamos nos lembrar que na verdade o centro da galáxia o centro do universo o centro de todas as coisas é um verbo é a palavra Jesus Cristo Ele é a luz e quando a Bíblia fala que João não era luz apontava para a luz isso não dás testemunho de como nós devemos viver a nossa missão na terra não é simplesmente ser a luz mas apontar para a luz mostrar quem é a verdadeira luz Sim é claro que o próprio Jesus disse que nós somos a luz
do mundo mas é uma outra metáfora né A Bíblia tem várias metáforas uma das metáforas é que realmente nós somos a luz do mundo mas nós somos a luz do mundo é que a luz na verdade é o próprio Jesus nosso brilhamos a luz de Cristo nós não somos o centro nós fomos chamados para apontar para a verdadeira luz e é isso que nós precisamos ser como testemunhas a verdadeira testemunha é aquela que aponta para o que de fato aconteceu que aponta para verdadeira luz portanto João veio da testemunho de quem ele era e nós
também precisamos fazer isso ele continua no Versículo 10 dizendo que essa palavra o verbo estava no mundo mas o mundo é o verbo estava no mundo o mundo foi feito por meio dele mas o mundo não o conheceu veio para os que era seu e os seus não receberam mas a todos quantos receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem seu nome os quais não nasceram de sangue do sangue nem da vontade da Carne nem da vontade do homem mas de Deus muito bem alguma coisa algumas coisas interessantes
a palavra o verbo ele estava no mundo isso é claramente uma polêmica contra os gnósticos aquele gnosticismo que eu falei que era um próton que tava surgindo a ideia de que o ser Divino não pode se envolver com esse mundo mal com essa matéria caída tudo que é matéria e corpo é ruim Bom mesmo é o espiritual é o transcendente é nós nos libertarmos desse corpo corrompido essa era a ideia do gnosticismo né E então para os gnósticos ou para essa galera que acreditava nisso é um absurdo você imaginar um Deus que está envolvido com
a matéria que está envolvido com o mundo e João já disse justamente o contrário ele fala esse verbo essa palavra ele estava no mundo ele está envolvido com a sua criação ele nunca ficou distante da sua própria criação o mundo foi feito por meio dele mas o mundo não o conheceu mas o mundo não conheceu veio para o que era seu e os seus não receberam essa é a história essa é a grande história de Deus né a história que nós já conhecemos que Deus criou o mundo Deus criou o universo Deus criou o ser
humano para se relacionar com ele mas nós o rejeitamos e o pecado entrou na humanidade nós rejeitamos a Deus como nosso senhor como nosso criador o pecado entrou no mundo e nós não reconhecemos o nosso criador nós não reconhecemos aquele que nos amou primeiro Aquele que nos criou o pecado nos separou de Deus o pecado nos afastou de Deus E é isso que acontece por meio do Pecado e a palavra ainda vai dizer que todos nós pecamos que todos de alguma forma todos nós rejeitamos a Deus todos nós olhamos para a palavra para o verbo
e dissemos que não reconhecemos que não reconhecemos mas aqui especificamente quando ele diz veio para o seu veio pecar para o que era seu e os seus não receberam ele está fazendo uma ênfase a Israel aos judeus ao povo de Deus o primeiro para o qual Jesus veio e foi rejeitado não reconheceram E aí João vai dizer olha mais a todos quanto receberam ver a grande mudança João tá dizendo ele veio para os seus Ele veio para os Judeus Ele veio para o povo de Deus prometido escolhido o povo de Israel descendente de Abraão Isaac
Jacó Ele veio para os seus mas os seus rejeitaram então todos e quando ele fala todos é um mundo todo gentios aqueles que são judeus os que não são judeus os gregos os romanos todos a todos quanto receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber o que creem no seu nome e aqui nós Já começamos com uma boa notícia o evangelho já está sendo pregado a nós nesses 10 primeiros Versículos do Evangelho de João João já está nos trazendo a mensagem da boa notícia de Deus que o nosso coração rejeitou a
Deus desde o começo o nosso coração é mau nosso coração é pecador nós não reconhecemos ao Senhor Mas a todos quanto conheceram e o que é conhecer Quem são aqueles que conheceram aqueles que creram em seu nome que nome aqui não apareceu o nome ainda João não menciona Jesus aqui ainda ele vai ser mencionado daqui a pouco mas para frente só que qual é esse nome é a palavra é o verbo é Jesus Cristo todos aqueles que creem em Jesus Deus deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus isso é estupendo isso é maravilhoso
mesmo você consegue entender a Preciosidade desse Versículo a gente tem essa ideia de que todo mundo é filho de Deus isso faz parte da nossa Cultura né todos são filhos de Deus de certa forma Isso é verdade todos realmente são filhos de Deus porque foram criados por Deus todo mundo é filho de Deus porque a criatura de Deus isso é verdade mas aqui João está falando de um outro relacionamento João tá falando de filho de Deus no sentido de conhecer de adoção de relacionamento de verdadeiros filhos e os verdadeiros filhos que têm direito à herança
que tem direito a relacionamento que te tem direito a terra que tem direito a fazer parte da família esses filhos são aqueles que creem aqueles que creram no nome de Jesus receberam o direito receberam o poder de se tornarem filhos de Deus que creram no seu nome isso é maravilhoso você tem ideia do quão maravilhoso é nós temos declarados filhos de Deus o Charles spurgeon famoso pregador né ele vai dizer que não existe nada mais precioso do que Nós cremos no nome de Jesus e recebemos essa vida e olha a analogia que ele faz é
linda ele diz o seguinte olha um grande fé em Cristo um grão um grãozinho de fé em Cristo vale mais do que um diamante do tamanho do mundo sim embora você deva juntar essa jóias tantas quanto as estrelas do céu em número elas não valeriam nada comparadas com o menor átomo de fé em Jesus Cristo o Eterno Filho de Deus que Preciosidade é poder crer no filho de Deus Poder crer em Jesus Cristo e ele faça a pergunta você crê nesse nome você crê nessa palavra que estava com Deus e que criou todas as coisas
você crê nessa palavra que é o próprio Deus e tem o poder de nos tornarmos filhos transformados Você crê nisso você crê que Preciosidade nós podemos crer ele não era luz mas veio para dar testemunho da luz a verdadeira luz ao mundo deu-lhes o poder de crer em seu nome os quais não nasceram do sangue nem da vontade da Carne nem da vontade do homem mais Deus é uma obra de Deus essa questão de não nascer do sangue mais do espírito Nós vamos falar mais sobre ela mais para frente quando nós lemos o encontro de
Jesus com Nicodemos a gente vai falar sobre o que significa isso de nascer no espírito de não nascer na água de não nascer do sangue né de nascer no espírito e agora vem digamos a grande conclusão dessa introdução desse prólogo né Desse Prólogo do Evangelho de João João está dizendo sabe no princípio então lá quando Deus criou todas as coisas no princípio ele era a palavra e a palavra era Deus a palavra estava com deus todas as coisas foram criadas por meio dessa palavra João deu testemunho dessa palavra tô dizendo a verdade sobre o que
você sobre o que eu tô falando essa palavra veio mas ninguém reconheceu ela como digna de crença ninguém crê o verdadeiramente nela mas existem aqueles que creram em seu nome e aqueles que creram em seu nome recebeu o poder de se tornar filho de Deus e como isso aconteceu como que jesus veio para o que eram veio para os que eram seus agora Jesus nos dá perdão agora João nos dá explicação de como isso aconteceu e essa parte do evangelho de João é maravilhosa ele disse o seguinte o verbo a palavra se fez carne o
verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade e Vimos a sua glória glória como unigênito do pai meus irmãos isso é maravilhoso a mensagem de Jesus é radicalmente diferente de qualquer outro nós temos a ideia absurda louca maravilhosa de que esse Deus Criador de todas as coisas se fez carne Isso é um absurdo um absurdo para qualquer mente daquela época né para qualquer pessoa daquele tempo imaginar um Deus que veio que habitou entre nós se fez carne não é possível tanto que não é possível que naquele tempo as pessoas
começarem a inventar outras histórias como os gnósticos como dagnose como acabei de falar que não Jesus não veio em carne ele era um espírito que se disfarçou de Deus no nosso tempo e na verdade naquela época existia muitas histórias de deuses que vinha visitar a terra mas todas as histórias daquela época os gregos por exemplo os romanos eram histórias de deuses que visitava a terra disfarçado eles estavam disfarçados de seres humanos visitavam a terra e ia embora mas a mensagem de João é completamente diferente esse Deus não veio visitar a terra esse Deus não se
disfarçou de ser humano Ele se fez carne Ele se fez carne e o se fez carne é muito precioso porque não é que Jesus se fez homem simplesmente porque muitas pessoas poderiam dizer olha não ele se disfarçou de ser humano não João enfático em dizer ele se fez carne e habitou entre nós é interessante que esse habitou entre nós a palavra significa literalmente Tabernáculo entre nós e aqui Vale fazer uma reflexão Deus criou o homem e a mulher Deus nos criou para viver em perfeito relacionamento de amor você foi criado você que está assistindo essa
aula agora você foi criado para amar a Deus e ser amado por ele Esse é o propósito da sua vida mas infelizmente o pecado nos separou de Deus nos separou da presença de Deus desde então por todo o antigo testamento nós vemos Deus fazendo um movimento de restaurar a sua comunhão e Deus promete habitar no meio do povo outra vez lá no antigo testamento Deus manda construir um Tabernáculo no deserto lembra dessa história eu já fiz a exposição de Êxodo aqui vale a pena você assistir a exposição de êxito Deus pede para construir um Tabernáculo
O Tabernáculo era Deus prometendo que habitaria no meio do povo outra vez mas essa presença de Deus no meio do povo era uma presença limitada limitada pelo pecado pelo nosso pecado Deus não habitava plenamente no meio do povo outra vez depois o templo foi construído por Salomão e o significado do templo era Justamente que Deus habitaria no meio do povo e Deus realmente promete habitar no meio do povo Deus promete restaurar esse relacionamento com a sua criação e agora nós temos a notícia de que essa palavra se fez carne habitou no meio de nós ela
tabernáculou ou seja aquele Tabernáculo onde Deus habitava no meio do povo agora está presente na pessoa de Jesus Cristo Jesus enfim trouxe Deus habitando no meio do seu povo outra vez Deus agora habita no meio de nós por meio da presença de Jesus Ele habitou cheio de graça e de verdade e nós vimos a sua glória quando João fala nós vimos ele tá dando aqui testemunho ocular o que João tá dizendo aqui esse é justamente Olha nós os apóstolos as testemunhas oculares nós vimos nós vimos Deus entre nós nós damos testemunhas que nós vimos a
glória de Deus no nosso meio ele se fez carne e habitou entre nós e nós ouvimos sentimos tocamos conversamos com ele nós damos testemunha do que aconteceu nós vimos a glória glória como unigênito de Deus esse unigênito ele tá Para Além de filho único porque o unigênito onde tem a ideia de filho único né é a ideia que que o autor que que João quis trazer da palavra aqui é que ele é do mesmo gênero da mesma substância de Deus ele é da mesma forma de Deus ele é Deus habitano no meio de nós ele
se tornou carne olha o que o Werner fala sobre isso sobre a Encarnação Divina isso é revelação genuína Deus não passou entre nós não invólucro aparente de humanidade intocado pela verdadeira condição humana mas Deus se tornou verdadeiramente um de nós numa solidariedade plena por isso não se diz apenas a palavra se tornou ser humano mas enfatizando a condição real do ser humano ouve-se o verbo se tornou carne e ele continua dizendo Olha a revelação é portanto Encarnação tornar-se carne por parte do verbo de Deus afirma-se assim que ela não é apenas um assunto para o
nosso pensar não era comunicação de pensamentos e doutrinas divinas Revelação é muito mais essencial e impactante o verbo de Deus não está apenas entre nós como ideia mas essencialmente como ser humano Deus está visível entre nós como pessoa como pessoa integral para toda a nossa existência humana que preciosidade Deus Deus não é uma ideia Deus não é um conceito Deus não é uma sabedoria a vida com Deus não é uma ideia não foi a ideia de Deus que se fez presente não foi não foi uma informação que se fez presente não foi um estudo que
se fez presente o próprio Deus se encarnou a vida plena vida eterna se encontra numa pessoa a pessoa de Jesus Cristo a verdade a verdade que você tanto busca para sua vida talvez você esteja buscando não é uma filosofia uma ideia um conceito a verdade não vai ser encontrada em livros em discussões em fóruns a verdade não será encontrada nas suas reflexões filosóficas a verdade é uma pessoa uma pessoa que se encarnou e viveu entre nós e é uma pessoa que está acessível a nós e que nós podemos ter relacionamento pessoal com ela Jesus deseja
ter um relacionamento com você começando hoje porque a nós nos foi dado o poder de ser filhos de Deus por meio de conhecermos por meio de crer na Sua palavra e o texto continua dizendo do Versículo 15 e 18 João da testemunho a respeito dele exclama este é aquele de quem eu dizia ele vem depois de mim mas é mais importante do que eu pois já existia antes de mim porque todos nós temos recebido de sua Plenitude graças sobre graça porque a lei foi dada por Moisés a graça e a verdade vieram por meio de
Jesus Cristo ninguém jamais viu a Deus o Deus unigênito que está junto o pai é quem o revelou para finalizar aqui Olha que interessante ninguém nunca tinha visto a Deus ouviu a Deus ouviu a glória de Deus mas Jesus Cristo que viveu entre nós o que tem carne e sangue ser humano por isso que Nós cremos que Deus Jesus Cristo é perfeitamente completamente Deus e perfeitamente completamente homem ser humano Jesus Cristo nos revela o próprio Deus você gostaria de ver a glória de Deus como os apóstolos viram nós ouvimos a sua glória glória como filho
de ingênito do pai e glória significa justamente beleza Majestade você tem desejo de ver a beleza Majestade a glória de Deus olhe para pessoa de Jesus Cristo a palavra de Deus e se encarnou no meio de Nós Diante dessa informação diante dessa informação Você só tem duas ações possíveis Você só tem duas posições possíveis ou você crê que Jesus Cristo é a palavra de Deus encarnada ou você o rejeita completamente não tem meio termo não dá mais para ficar em cima do muro na verdade não existe em cima do muro Eu gosto muito de uma
analogia do Hernandes Dias Lopes que ele disse que a realidade que nós temos diante do Evangelho de João é como se nós estivéssemos dentro de um bote salva-vidas dentro de um bote não é nem bote salva vida não como se nós tivéssemos dentro do bote numa Corredeira perto de um precipício de uma cachoeira muito grande que nós iríamos morrer diante dessa situação nós só temos duas decisões ou nós pegamos a corda salva-vidas que lançaram para gente né para poder sair do bote se salvar ou a gente continua dentro do bote só que continuar dentro do
bode significa morte porque nós estamos diante dessa cachoeira diante do Evangelho de João Você só tem duas opções ou você rejeita completamente que Jesus é senhor da sua vida ou você reconhece que ele é o verbo encarnado Deus entre nós criador de todas as coisas que infelizmente nós não reconhecemos por causa do nosso pecado mas agora que ele se encarnou ele nos deu o poder de receber de sermos filhos de Deus por meio do seu nome se você crer no nome de Jesus você também se tornar parte da família dele sendo filho de Deus e
nós continuaremos conhecendo esse Jesus por meio da sua palavra por meio do Evangelho de João Hoje nós ficamos só nos primeiros 18 versículos que já é muita coisa e ver irmãos o que eu fiz aqui foi só uma reflexão tá um resumo do resumo porque tem muita coisa para Nós aprendemos nesse texto fico desafio para que você leia estude um pouco mais lei o evangelho de João junto com a gente semana que vem nós estamos de volta domingo que vem se Deus quiser Sim estaremos ao vivo mas mesmo não estando ao vivo Deixa seu comentário
deixa sua pergunta aí se você tá assistindo agora na estreia no domingo dia 6 de Agosto de 2023 vai lá no Instagram da escola do discípulo que vai ter uma caixinha de perguntas lá para que a gente possa conversar sobre a aula de hoje sobre o evangelho de João Espero que você tenha sido abençoado espero que essa palavra tenha tomado conta do seu coração tinha deixado feliz transformado e que a gente tenha cada vez mais comunhão com essa palavra que se encarnou Amém que Deus abençoe você e até semana que vem
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