é um boa noite e me passaram bastante pó na careca porque dizem que eu sou o professor mais cabeça mais brilhante da Unicamp isso causa alguns problemas tem que toxicar de pó para isso sem Pensei que não fosse professor eu seria ou cozinheiro ou trocaria piano na noite para mim se formado em música mas agora pensando na carreira de transformice da noite com bastante pó e com essa malemolência de quem é descendente Alemanha é bem o pão de me pede para falar sobre ódio no Brasil e como Historiador que sou estou aqui para refletir sobre
um tema difícil é o mesmo tempo fascinante e eu respondia o meu colega pão de que iria falar sobre o ódio e falaria apenas o ponto de vista histórico mas com algum recorte filosófico também para nós historiadores existe um debate da década de 30 a década na qual foram produzidos três grandes livros na história do Brasil um casa-grande Senzala o outro raiz do Brasil e o outro caiu prato sobre economia Brasileiros 2 - Gilberto Freyre e Sérgio Porto e em 36 com Sérgio Buarque lançou o seu Raízes do Brasil Sergio Buarque lançou em especial o
Capítulo 5 e deu um debate imediato com Cassiano Ricardo de vários outros dizendo que nós brasileiros eram os homens cordiais e a característica a cordialidade era em primeiro lugar a Jenner e em primeiro lugar a nossa civilidade destacado por todos os visitantes Barão de langsdorff a todos os visitantes do século 18 e 19 em particular do século 19 a nossa característica de hospitalidade gratuita Nossa aversão a rituais de testamos práticas rituais e mais acrescentou o Sérgio Buarque um dos maiores historiadores brasileiros não maior que se vê a nossa intimidade na nossa característica íntima na nossa
quase aversão aos nomes de família ao contrário da Europa Onde eu posso dar anos sem saber o primeiro nome de um professor ou nos Estados Unidos imediatamente as pessoas são chamadas pelo nome no Brasil e cada vez mais em função da nossa modernidade e Essência dizer e o Brasil é a terra do homem cordial E ele insiste cordes decoração do latim ou seja somos até do coração isso foi interpretado o primeiro como uma leitura conservadora negando Av eu estou negando a nossa capacidade de manifestar sentimentos negativos de ódio que vão do racismo até o ressentimento
social essa característica foi debatido durante muito tempo e o Sérgio Buarque sem pedisse que ele quer dizer que somos cordiais cordiais significa em primeiro lugar que nós Agimos pelo coração inclusive quando odiamos nós Agimos pelo coração nosso ódio também é cordial o nosso ódio age passionalmente age pelo coração é fácil entender que ao escrever esse livro 36 Sérgio Buarque estava dialogando o país onde ele tinha estudado Alemanha com ele tinha conhecido o início da Ascensão da Bárbara e nas vista em 33 ele via um mundo onde a Itália estava invadindo Etiópia pouco onde a Alemanha
tinha quebrado pela primeira vez o Tratado do dever sai e onde a se encontrava Eco em todos os governos do mundo inclusive no Brasil a década de 30 década de ódio profundo intentona Comunista no Brasil respondida com mão de ferro pelo governo Vargas e usadas como justificativa depois para o fechamento do estado novo o mundo ao redor era profundamente voltado ao ótimo e o Brasil parecia distante da guerra neste momento uma ilha de prosperidade uma ilha de estabilidade e era possível dizer que comparado aos vizinhos especialmente comparado ao que ocorria ao redor no mundo como
a Alemanha nazista EA Itália fascista havia uma questão de ódio profundo mas isso parecia o contar o fato de que nos desenhos de Debret no início do século 19 na repressão do século 17 ao Quilombo de Palmares ao fato de que quando se matar zumbi de forma tão Infame ou seja se mata inclusive o seu pênis dentro da boca manifestando um ódio profundo violento e agressivo contra a rebelião escrava na própria Instituição da escravidão que deveria representa escravo sendo maltratados pelas ruas nessa instituição que nos acompanhou por quase três séculos e meio havia uma característica
de ódio surdo que às vezes se manifestava como em Salvador em 1835 na forma de uma explosão Urbana e de um risco que a gente chamava no século 19 de haitianismo ou seja de um dia os negros levantarem e derrubarem Essa ordem injusta dura e absolutamente não desejada por e quando houve a repressão a Canudos com quatro expedições sendo a última única Vitoriosa a maneira com que se executou Praticamente todo o arraial lembre que Canudos chegou a ser a segunda maior cidade da Bahia quando se desenterrou o corpo de Antônio e recentemente falecido quando você
leva as cabeças dessas pessoas para Salvador quando se faz esse gesto inclusive quase que dia enterro da memória dessa violência eu fazer uma coisa uma represa que vai cobrir a cidade sagrada de Canudos havia um ódio que Euclides da Cunha notou como se ele fosse do Sertão ao dizer que havia um encontro entre o Brasil do litoral civilizar o século 19 com Brasil antigo violento como se o ódio não fosse característico do Brasil mas características dos botões característico do fim do mundo característicos desta expressão Rural deste hércules-quasímodo como ele chama O Camponês Mas se nós
imaginarmos que na Guerra do Contestado Poucos Anos depois em plena República no século 20 se usa inclusive aviação para bombardear território brasileiro e gente brasileira que a repressão contestada de uma violência imenso ainda não inteiramente a vale e quando se reprime o Cangaço ele já ensina um momento de violência porque os cangaceiros não eram Hips pacifistas e anarquistas que passavam distribuindo para pulgas e Tulipas pelo interior EA repressão especialmente ao bando de Lampião de Corisco é uma repressão que representa inclusive de captação das pessoas e levar essas cabeças para o Instituto Nina Rodrigues para estudar
como se dizia no século 19 a frenologia para estudar onde estava o mal dentro dessas cabeças esta não são cenas nem de um país Pacífico nem de um país harmônico nem o país destituído de desgraças naturais como as pessoas gostam de dizer não temos terremoto não temos furacões não temos tufões e dizem as pessoas mais cínicas aí já temos os políticos Deus não quis aumentar o número de desgraças que o país teria esse deu ao Japão terremotos e tufões a nós deu o Senado EA Câmara dos Deputados o povo com a sua tragédia individual Na
verdade essa discussão sempre parece refletida num dos grandes preconceitos da história do Brasil vocês devem lembrar da escola devem lembrar como professores ou alunos aqui vários são professores que não aparece a expressão guerra civil em toda a história do Brasil nós não utilizamos a expressão guerra civil quando o Rio Grande do Sul Estado natal se separa por dez anos do Brasil na utilizamos guerra civil na cabanagem no utilizamos guerra civil na sabe nada não utilizamos na Balaiada não utilizamos na Revolução de 32 de São Paulo todos esses movimentos são revoltas regenciais movimentos constitucionalistas são abre
lados são movimentos liberais nunca guerra civil guerra civil é coisa de argentino argentinos fazem guerra civil como antes de rosas guerra civil é coisa da Colômbia e sua guerra dos Mil Dias e é e foi de Gringo norte-americano que entre 1861 e 65 levou a morte mais de 600 mil pessoas nós vivemos agitações nunca guerra civil hora que guerra civil a guerra entre pessoas do mesmo país contra o mesmo país nós temos vividos sistematicamente episódios de guerra civil inclusive disfarçados ou iminentes como na campanha da legalidade ou nas reações ainda que fracas ao golpe militar
de 64 e Vemos sempre na linha da guerra civil e vemos com frequência a guerra civil e há quem diga que em vários sentidos a periferia de grandes cidades É de fato uma guerra civil em curso uma guerra entre várias facções Ou pelo menos duas facções mas evitará palavra guerra civil quer dizer que exatamente nós evitamos a denominação da violência e chamamos por nomes até poet a função Constitucionalista de 1932 chamamos por nomes até longos e poéticos para testar se a pessoa não é Gaga poder constitucionalismo nós conseguimos ao invés de dizer Guerra Civil de
32 nós conseguimos dizer apenas expressões eufemísticas fazendo apenas uma maneira de atenuar nosso horror estrutural a imaginar que nós sejamos violentos porque é uma característica do Brasil evitar trocar na violência se você se opuserem que o trânsito brasileiro matou segundo cálculos oficiais nos últimos oito anos mais de 250 mil pessoas EA Guerra do Vietnã ao longo de 12 anos matou 58.000 norte-americanos mas a Guerra do Vietnã e violenta o trânsito não é vocês imaginarem que nós matamos quase um Vietnã por ano nas ruas brasileiras e ainda conseguimos fazer leis como agora em São Paulo diz
é que agora é crime e multa parar em cima da faixa como se não fosse sempre assim como se fosse recente e fosse cassado na última semana nosso direito legítimo atropelar pedestres por toda o país significa que nós temos uma resistência à ideia de violência violência de quem está dentro de um carro violência de quem está no ônibus violência de quem atravessa a rua violência de motoqueiros violência de pedestres violência de uns contra outros quase encarnando uma das frases de Hobbes que a situação humana é a guerra de todos contra todos e naturalmente Os mais
fracos pedestre motoqueiro sofrem mais naturalmente esta violência ela é estranha o nosso universo como se não fosse nosso é uma característica Nossa vários amigos meus aqui de São Paulo sabendo que o dólar com frequência no rio me disse não tem medo de assalto como se estivesse saindo da cidade la Rochelle na França se estivesse desembarcando no país perigoso mas eu digo eu venho de São Paulo Espero que ele tem um pouco de medo de mim não espero que eles têm uma festa resistência minha e os paulistas falam do Rio sempre brincando a vai ter trem
bala mas São Paulo e velocidade no Rio trem-bala vai ter outra interpretação quando chegar lá como se o rio fosse o foco da violência em São Paulo um paraíso estável harmônico e Pacífico é uma característica Nossa a questão crucial da história brasileira é que a violência do outro ou é do Sertão de Antônio Conselheiro e não de mim na capital na época Rio de Janeiro A violência é de cariocas não de mim e se eu for Paulista a violência de São Paulo não de Campinas bom E se eu for de Monte Mor a violência de
Campinas e assim por diante nós vamos vinda não sei até onde até Porto Feliz até os limites da civilização Paulista EA violência é sempre a do outro a violência não quer minha a violência jamais ocorre comigo ela é sempre uma span ela é sempre inexplicável ela só tem sentido no outro ela só tem sentido longe de mim então a primeira constatação que eu faço é que por incrível que pareça nós somos um povo profundamente Pacífico cercado de gente violenta fora da minha comunidade sejam eles cariocas sertanejos favelados nordestinos ou quaisquer outros indivíduos que encarem a
violência contra mim o legítimo representante da brasilidade Pacífico tranquilo e um quase um ser Rural poético andando pelas Campinas floridas tocando harpa e assustado é com este mundo que me cerca violento é muito curioso que quando narramos à violência alheia Assumimos uma voz de tranquilidade absoluta por exemplo você já devem ter notado todos os senhores aqui presentes os que nos escutam em casa que todas as pessoas amarraram o incidente de trânsito então assim estava eu na minha faz a 40 por hora com as duas mãos na direção celular desligado e eu estava andando na minha
faz a 40 entre 20 e 40 quando um caminhão louco fechou a minha frente e me jogou para acostamento e eu disse não faça isso meu amigo que absurdo somos todos cidadãos podia ser sua filha aqui dentro e assim por diante eu sou sempre um filósofo estóico quase um São Francisco na Hungria do século 13 cercado de gente violenta no trânsito eu jamais é um gesto obsceno jamais digo algo e quando eu me arruma briga em família ou com outras pessoas eu sempre digo Aí eu disse para o meu amigo por que que você disse
isso ia te dar eu to calma calma é preciso tentar Por incrível que pareça vão senso aquilo como dizem os pilotos século 16 que infelizmente Deus deu apenas a mim EA mais ninguém e este é um problema porque o ódio é uma realidade que nenhum Brasileiro nega mas o que nós negamos é que ele esteja em mim ou no meu prédio ou na minha família é sempre o ódio é externo Vivemos um paraíso este paraíso determinado momento foi penetrado pelo invasor que pode ser o Imigrante o ou pode ser os cunhados genros e as noras
a nossa família era perfeita até que resolveu se reproduzir essa fantasia é clássica nós vivíamos muito bem até que resolvemos nos reproduzir e como vocês devem constatar eu acho que ninguém vai discutir até aqui nós temos uma certa animosidade ou uma certa resistência aos famosos ódios históricos aquele que os romanos E cartagineses durante as Guerras Púnicas narravam na figura de Aníbal Herói da segunda guerra púnica mais importante que levado pelo pai ao altar dos Deuses na grande Cartago na cidade semita e Fenícia de Cartago no norte da África jurou diante do fogo dos Deuses que
não descansaria enquanto não destruir se Roma fazer uma criança jurar ódio tão cedo e Ódio eterno e cumprilo animal atravessa os Alpes com elefantes imagina o esforço nos teleféricos aqueles elefantes imensos atravessando o passo talvez São Bernardo ou São Gotardo São o esforço de Aníbal é o esforço nascido de um juramento feito uma criança bom e nos achamos sempre que as crianças são naturalmente e inclinados sempre é o mais profundo pacifismo quem desiste jamais entrou numa sala de aula e jamais acompanhou a profunda maldade que crianças e adolescente tem uns com os outros não me
refiro a casos trágicos e extremos em que uma criança atira na professora me refiro a casos Gerais e tem uma exceção ainda me refiro a casos Gerais desta maldade que persegue permanentemente que quando eu era criança era implicar com alguém hoje é bullying na hoje mudou de nome hoje traumatismo na minha época não traumatizada hoje é bule estes olhos infantis esta maldade de adolescentes profunda e de professores também não uns contra os outros entre si como colegas e contra os alunos a primeira constatação que eu faço até aqui nesse início como nosso like motivo é
que nós temos indicativos muito fortes e concretos de óleo de toda a espécie raciais historicamente raciais temos olhos econômicos sociais e políticos e latentes e as vezes que explodem em movimentos temos uma generalizada e paralela incapacidade de perceber o óleo e nós e uma capacidade profunda de no talo no outro se tivéssemos conosco Isso já é denunciado desde os grandes filósofos gregos até o evangelho tivéssemos conosco mesmo Rigor que temos com os outros um bom seria ou mas também construímos paralelo a isso que a lugares sem males os livros didáticos Tanto à esquerda como à
direita a esquerda idealizando o futuro possível e a direita idealizando um passado Improvável um dizendo que antes tudo era melhor e outro dizendo que tudo pode ser perfeito nós fizemos a revolução tanto a esquerda EA direita nos prometem em meio a profunda os versos de ódio revolução que houve momentos ou haverá momentos e voltamos a Íris um construirmos serão momentos perfeitos que o mundo indígena quando falamos dotado de um senso crítico Não de todo errado que Cabral invadiu que viria a ser a Bahia é verdade mas nos esquecemos que aqueles índios ali haviam invadido aquela
Costa e devorado os povos Sambaquis que ali moravam antes deles é verdade que a presença Portuguesa de uma violência de um genocídio impressionantes haja vista que a costa brasileira fica quase disse povoada por completo em poucos anos mas não se deve construir em Oposição a esta violência a ideia de que aqui habitavam indígenas que cantavam poemas arcades e andavam para lá e para cá também infelicidade absoluto essa é uma fantasia construída por montanha e quando escreve seu ensaio sobre Os Canibais Ou seja no seu livro de ensaios livro O primeiro Esta é uma fantasia construída
por alguns pensadores contemporâneos e antropólogos pessoalmente os é uma ideia de que o mundo Rural é de uma absoluta tranquilidade que o mundo Rural é onde não ocorrem as violências da cidade grande e assim por diante porque que nós temos está horror ao ódio já que ele existe porque que nós temos resistência a reconhecer que o ódio é onipresente Universal tirando nossa família Nossa Condomínio Como já identificado em nossa cidade talvez pela nossa formação dominantemente Cristã apesar da importante presença de outras religiões o Brasil é dominantemente um país ainda é Cristão e Nós aprendemos no
Sermão da Montanha Capítulo 567 de Mateus são bem-aventurados os pacíficos apresentemos aprendemos com Dante o quadro dos iracundos os que odeiam os dotados de Ira como um pecado capital a ira é um pecado capital a ira nos condenam em e os pacíficos herdarão o reino de Deus a raiva desfigura as pessoas perdoar é absolutamente uma necessidade um impositivo cristão ainda que naturalmente seja uma Utopia permanente poderia ser também ilustrados sempre pela imagem dominante no Brasil de um pensamento conservador já que ódio o remédio a revolução e agitação social já que ódio o remete a mundo
de ponta-cabeça pressão de Christopher riu já que ódio o remete essas coisas Nós deveríamos então representar o Brasil como um quadro cor-de-rosa como um quadro com aquele que tantas vezes se acusa Gilberto Freyre às vezes injustamente às vezes com justiça de um país muito harmônico aquele quadro que aparece em outra situação no filme O Vento Levou que é um filme conservador de 1939 e representando a escravidão nos tudo Estados Unidos mostra a primeira é um dia de trabalho e mostra Como era gostoso ser escravo que maravilha eles não querem parar de trabalhar o tempo todo
é uma maravilha as pessoas se amavam profundamente dentro da escravidão é um pensamento conservador uma das características do pensamento crítico e ter destacado sempre a profunda violência da existência humana e do pensamento conservador foi ter destacado a linearidade pacificadora desta sociedade construída desta forma Ora se é fácil entender porque é que nós evitamos falar no Word e por que temos horror a falar no ódio se temos o rolo Inclusive a falando as coisas mais elementares destas raiva se difícil entender por que ele permanece porque é uma sociedade marcada por tanta distensão é possível pensar num
sentido mais amplo a resposta Classic bastante linear que eu vou dar perdoe-nos filósofos dos três grandes o que tentaram definir natureza humana Hobbes a partir da obra Leviatã como estado da guerra de todos contra todos somos naturalmente violentos não nos matamos porque a repressão e poderes maiores somos naturalmente voltados à violência já por exemplo Russo que vai estabelecer que somos absolutamente inclinados a bondade a tranquilidade EA vida pacífica Mas aprendemos a mentira a roubar EA matar em função da sociedade que nos corrompe e por fim todos empíricos especialmente sem perigos coloca que vão dizer que
nascemos tábula rasa folha de papel em branco e aquilo que vai ser escrito na nossa personalidade depende exclusivamente das nossas experiências entre os que naturalmente defendem uma natureza malvada inclinada o ódio entre os que defendem uma natureza pacífica e os que defendem uma natureza neutra que se inclina o ódio o pacifismo e com a experiência os filósofos debateram durante muitos anos que haveria esta natureza humana por quê que o ódio permanece A Bíblia nos dá uma pista uma pista muito ambígua mas muito interessante é uma prática da religião Judaica antiga quando ainda havia sacrifícios de
que se levasse um bode ao tempo este Body fosse jogado sobre ele todos os pecados do povo não dia específico e o bode encarar nasce todos esses pecados e depois fosse abandonado no deserto Para Morrer como um bode expiatório que na tradição talmúdica seria recolhido por um anjo pervertido o bode expiatório curiosamente uma expressão da Bíblia Judaica do Antigo Testamento vai ser quase que curiosa e dialeticamente o papel que o povo Judeu vai ter com frequência na Europa de bode expiatório ou seja algo vai mal o uso deu a peste negra se envenenaram os Poços
não nós temos um problema Alemanha perdeu a guerra Primeira Guerra judeus pelos responsáveis os judeus seriam Encarnação irônica deste conceito também judaico de bode expiatório e a tragédia que se abateu sobre o povo judaico como bode expiatório de todas as mazelas humanas é uma característica que nos acompanha desde o famoso por onde o massacre em Alexandria no século terceiro antes de Cristo na verdade o ódio como bem perceberam os nazistas Apesar de todas suas limitações da sua violência estrutural que o ódio é o elemento mais fácil para unir um grupo Na Minha experiência de professor
as salas de aulas são divididas em grupos incomunicáveis e mutuamente hostis que se agrupam por renda forma física melanina e opção sexual em grupos mais ou menos definidos na sala não o salão não se gostam rir em quando um entra e debocha uns dos outros estão professor da nota baixa se torna o inimigo de todo imediatamente as panelas de pressão rompem o like e todos dão as mãos contra aquela Besta do Apocalipse que os prejudicou e um emenda fala do outro porque agora está em o pior de ar em comum e tendo alguém aqui odiar
em comum nós somos todos irmãos é muito difícil amar em comum nós tentamos nós nos esforçamos Mas é difícil amar agora o diário é uma delícia odiar é uma facilidade inimigos dão a nossa identidade não é importância alguma de fato que eu vença com o meu time importante eu poder encontrar o time adversário e jogar isso na sua cara a derrota dele é mais deliciosa que a minha vitória não optamos o time Por Amar nosso time mas por odiar outro o ódio e o bode expiatório nos fazem lembrar o pensamento do grande Tácito na Roma
clássica que dizia que os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício porque a gratidão é um peso e a vingança é um prazer e ele chega nos recomendar na esteira que depois que você focou vai dizer o Duque azedo você focou vai dizer no século 17 é mais fácil para fazer o mal do que o bem porque o bem Tem que ser retribuído e um sacrifício Por que nos humilha se você me emprestou o dinheiro se você me ajudou se você me ouviu você será sempre a testemunha da minha fraqueza que
eu não tive dinheiro suficiente que eu fui fraco a ponto de chorar ou fui traído e que o chorar minhas mágoas coníferas com você e você sempre será a memória dessa dor mas se você me fez um mau e eu tenho motivo para viver e para acordar e quando eu penso em descansar eu penso mas ele ainda respira e eu preciso olhar atacar porque o ódio me torna superior é você já que foi você que me atacou enquanto que a gratidão me torna inferior a vocês e aí vocês entendem Por que o áudio seja inclusive
então racional tem que ser preparado e comido frio no conselho dos espanhóis porque ele tem que ser degustado lentamente enquanto que a gratidão de voltar Muito obrigado tá e devolvo o dinheiro o ódio tem que ser degustado intensamente e ao longo dos anos como dizia uma famosa Pensador 19 uma mulher odeia um homem deve falar mal dele se odeia profundamente deve atacar o em público mas se odeia estruturalmente se odeia com uma coisa mais importante da sua existência deve casar com ele porque essa é a única maneira de todos o pro resto da eternidade jogar
eu sempre digo que é um equívoco da Igreja Católica querendo afastar o sexo dos Padres das Freiras obrigou-os a castidade a única coisa que faz isso é o casamento devia temos obrigado a casar para que nunca mais pensassem em sexo para o resto da eternidade que a única coisa que afasta sexo do mundo é o sagrado laço matrimonial o pijama é a mortalha do sexo necessariamente naturalmente tirando tirando os casais aqui presente que são felizes naturalmente precisão lembrar sempre disso e tirando a nossa família e os casais aqui presente os vizinhos nossos vizinhos muito bem
voltando ao nosso tema do ótimo vivemos aquilo que as feministas chamam com toda razão um grande contribuição ao nosso pensamento sociológico uma sociedade voltada ao masculino uma sociedade falocêntrica uma sociedade que constrói obeliscos e não monumentos femininos uma sociedade que pensa a Deus pelo masculino uma sociedade que denomina como positivos todos os animais masculinos de vida sexual intenso Tigrão galo garanhão e pelo e pelo agressivo e pejorativo todos os animais femininos galinha piranha o vaca vivemos numa sociedade falocêntrica com a sociedade voltada masculino e quando eu digo falou sempre que eu não quero dizer uma
sociedade de homem quer dizer uma sociedade pensamento masculino o preço pela mãe que diz o menino não chore porque homem não chora quando eu digo a sociedade falocêntrica é aquela que homens mulheres hétero e homossexuais bissexuais transexuais e bissexuais consideram no fundo e quase sempre o masculino superior ao feminino e esta sociedade infelizmente associa briga um ódio tirar satisfação como algo profundamente masculino e sinal de força e harmonia voltar atrás pedi perdão engolir calado ofensa como feminino e sinal de fraqueza e e não é de todo errado imaginar que a primeira pessoa a cobrar que
o marido tira satisfação de outro que agride a esposa seja a própria esposa Você não vai falar nada ele me ofendeu e seus você deixa disso mulher perdoa setenta vezes sete Errar é humano daqui mas você é um homem ou é um rato e vai começar porque afinal eu preciso casar e namorar o vitorioso e o vitorioso briga vitorioso tira satisfação vitorioso não engole calado quem engole calado é fraco e engole calado é quem negocia e quem negocia quem perdeu razão nós valorizamos a decisão direta e absoluta não é à toa que em sala de
aula causa tanto sucesso dar uma aula sobre Hitler e os alunos praticamente ignoram Adenauer o homem que salvou democraticamente Alemanha no pós-guerra falamos daqueles que vencem ponha o inimigo sua ponto de vista mas temos uma certa bom então as personagens negociadoras e pacifistas nós gostamos do falocentrismo daquele que mostra a força e o ódio é uma demonstração de força e este ódio é o prazer que temos em narrar quando fizemos uma empresa de telefonia retroceder por exemplo em alguma cobrança o cartão de crédito não importa que sempre percamos ao final que somos incapazes de ouvir
a gravação até o final mas nós somos capazes aí eu liguei para ele ou para o jornal voltar a primeira eu voltar meus advogado todos meus advogados em cima de vocês e aí A família ouvir e Tem reações bobinas concordam com isso aí eu mostrei quem é o homem na relação a esse eu disse Eles cobraram uma ligação a mais mas também estão um pouco para que brigar né aí eu pareço frouxo logo ódio além de conferir imunidade o ódio no Brasil confere força e dinamismo e ação e é visto como uma capacidade de ser
dinâmico nós temos um interesse pela violência que é estranhíssimo primeiro lugar paramos quando um acidente o maior engarrafamento é do outro lado da rodovia em busca de um cadáver uma víscera um cérebro alguém esquartejado na estrada em que eu possa como schopenhauer desemprego e paralipomena ter um único prazer da vida não foi comigo pelo menos o pessoal penal é que a único prazer da vida é quando a ovelha tá no pasto Lobo atacou a vizinha e não a ela se é o único para nós somos capazes de assistir e publicar cenas de luta em que
homens esbofeteiam até o sangue e até ficarem desacordado e ao invés de sermos internados com transtorno agressivo obsessivo a Deus nos darem inteiramente algum remédio para acalmar esse distúrbio nós pagamos ingresso para isso e vamos no pay-per-view e comentamos e fazemos bonequinho dos lutadores e louvamos a violência horrorizado eu vi há pouco na Inglaterra e fez isso com duas crianças não ren duas crianças em Vale tudo' agora Ou seja é a violência especialmente a masculina é a violência que nos seduzem nos deleita nenhum jornal na história jamais pus na Manchete a seguinte notícia Setembro floresceram
os Ipês amarelos hum cidade coberta de flores por todo o lado aí peso amarelos e a pouco a Vi os rostos é o espetáculo da vida ninguém jamais fez essa notícia a notícia em geral é hoje começou a primavera a poluição aumenta em São Paulo ou seja nós temos um de leite pela força e pela violência o e somos capazes de noticiar grandes desmatamentos com toda razão mas incapaz de denunciar ou anunciar florescimento ou simplesmente cenas pacíficas na namorado beija namorada no Ibirapuera primeira página casal completando bodas de ouro desfila de mãos dadas e conversam
animadamente após 50 anos de casado não mas madrasta joga enteada pela janela sobre os olhos do Pai e isso ocupa nossa atenção por uma década por uma década inteira significa que nós resistimos não gostamos temos uma natural resistência ao bem e ao pacifismo criasse um paradoxo o ódio é feio assumi-lo é um horror acusar alguém de estourado o iracundo palavra mais sofisticada e acusar alguém que você desequilibrado essa e deve fazer Pilates deve tomar mais chá deve tomar Florais de bar de Beethoven deve fazer algo que o acalme mais essa pessoa precisa se reequilibrar mas
com frequência se entendemos que a violência eo ódio estão ao lado na torcida do outro no vizinho do Síndico na esposa ou no marido namorado ou namorado nos filhos que me respondem com agressividade enquanto eu sempre fala Sou Seu Pai Você precisa olhar a realidade eu te amo meu filho filha mas eu sou seu pai meu amor somos sempre um monumento pétreo ao equilíbrio salvo sempre quando não somos matamos por ódio matamos como em outros países como na Inglaterra em torcidas matamos pela vitória ou pela derrota de um time sinal de uma patologia a profunda
sinal de um desequilíbrio absurdo ou pior dentro do espírito que guiou a curadoria do pão de para esse encontro não dentro de uma patologia mas dentro de uma naturalidade absoluta matamos matamos quase sempre e diante de uma tragédia como ocorrida no Haiti e no Chile terremotos fotos vemos vizinhos e classe média alta ou outros vizinhos saqueando as casas uns dos outros tirando Japão que não conta para o estudo do olho humano e que as pessoas vão esf lá debaixo de Neve com terremoto e radioatividade e agradecem a a fila e o lugar na fila o
resto do planeta parece inclinado profundamente Awards e mesmo os pacíficos parecem ser pacíficos por falta de oportunidade Porque estão bem alimentados por que estão tranquilos diante da Fome ou diante da miséria como o Bom dia não seus trechos da sua mãe coragem com a neve caindo e amanhã botando e vai dizer né você estivesse no meu lugar sentado nessa plateia e outra coisa mas nossas narrativas sobre nós são profundamente pacíficas Então temos que entender duas coisas que é um ódio generalizado e temos que entender também que gostamos desse ódio que nos dá identidade ele não
chama a atenção que nossa fofoca é sempre negativa mas também devemos entender que nós construímos sobre nós uma outra fantasia nós indivíduos nós paulistus nós brasileiros ou nós urbanos sobre o Rural sobre o estrangeiro Ou sobre os outros essas narrativas pacíficas tendem a dar uma contra identidade a função lembrando a teoria foucaultiana a função do hospício não é colocar os loucos lá dentro desses inventou esse espaço e e depois pelo Dr Pinel a função do hospício é garantir que estão fora não são loucos os que estão fora orion e dizem bom eu não estou lá
então eu devo ser normal Essa é a função do hospício dar um metro uma régua para que os de fora se sintam normais quando o General Machado de Assis brinca com esse critério no Alienista e vai dizer passado por um exame rigoroso todos com exceção dos Presentes aqui os que nos assistem em casa seria um internado num hospício por algum motivo seriam internados num hospício temos um discurso de horror ao pretenso ódio externo seja ele xiitas no Irã seja ele de fundamentalistas de toda a espécie seja de terrorista seja do que for nós temos um
horror ao ódio estão chegamos a fechar os olhos em cenas violentas nos filmes e manifestar imediatamente a restrição a esse ódio mas criamos categorias novas no mundo contemporâneo ao invés dos crimes famélicos os crimes tradicionais para obter comida como era a regra nós temos hoje crime de status e de tecnologia eu roubo seu iPod seu iPad pessoa conexão é mais rápida do que a minha eu posso tolerar tudo menos que essa conexão seja mais rápida do que a minha menos que você consiga abaixar vídeos mais rapidamente do que eu os saques em Londres mostrar uma
novidade agora no mês de agosto não mais jovens atacando farinha de trigo mas jovens atacando iPhone jovens atacando tênis de marca respondendo a um novo tipo de violência a sociedade que estampa no rosto de todo mundo os bens absolutos e sempre nos dias você não tem eu tenho e você não tem então este ódio de consumo esse ódio que me leva as tendências o consumidor é uma novidade uma novidade dessa pós-modernidade uma novidade que nos tornou uma categoria nova tão bem explorada pelo professor pondem tantos textos pela primeira vez na história os homens modernos do
século 20 por 21 são obrigados a serem felizes e a manifestar essa felicidade a geração da minha avó quando tudo estava correto minha avó Maria dizia tudo bem vó indo é um gerúndio levando como Deus quer eu jamais ouvi minha voz eu tô muito feliz meu neto explode no meu ser uma felicidade absoluta e eu me sinto muito bem hoje jamais ouvi dizer isto minha avó era obrigada a dizer indo quando tudo estava bem e vai levando um dia depois do outro e nós somos obrigados a sermos felizes somos obrigados a sermos Bons Pais bons
maridos bons profissionais Ainda temos certo equilíbrio emocional a malhar extremos positivos é um terror essa obrigação não temos mais direito ao mau humor é preciso tratá-lo não temos mais direito a melancolia coisa de laço cumprir-se melancólico é coisa de gente desequilibrada mal resolvida não temos mais direito a infelicidade porque a infelicidade não passa mais em testes de empresa não sei se os senhores sabem que ao ser entrevistado eu sou obrigado a ser feliz profundamente feliz se eu disser que que você está sendo aquela empresa porque o odeio aquele lugar eu não entrei porque eu quero
novos desafios e eu sinto que nessa empresa eu posso produzir mais ainda do que a outra nave um defeito seu cada entrevistado eu não consigo chegar atrasado é um defeito eu sou a perfeccionista no atrás E quem disse que bebe até cair ninguém diz que bate na esposa ninguém disse que é ninfomania com ninguém diz qualquer coisa mas nós somos absolutamente voltados a felicidade Qual o seu Hobby ler nossa como eu adoro ler aquele livro A Ilíada gente como é bom ler a Ilíada tem o líder Odisseia mas é um pouco fraca comparada com a
Elias a Anna A Divina Comédia para ter assunto com as outras pessoas também não há ninguém que as uma ler as coisas mais babacas no mercado editorial são as mais consumidas não há ninguém que escute a música fácil não há ninguém que opte O que que você fez final de semana dormir todo o final de semana todos aproveitaram para malhar taller para pôr os e-mails em dia depois foram bons Deus em uma exposição no Tomie Ohtake está maravilhosa todos somos obrigados permanentemente um sucesso é aquilo que o pão de chama com toda razão da nova
Bom dia contemporâneo a invés de não dizer mais o que sentimos como a hipocrisia clássica farisaica Nós não somos mais o que somos somos felizes até porque ninguém aguenta inclusive porque hoje Se eu for triste melancólico ou odiar Todos sabem eu vou te câncer o câncer só atingir as pessoas tristes as alegres morrem com trezentos anos passam dos 500 São Imortais são highlanders as que têm melancolia têm tumores não importa mais a origem de qualquer tumor é o ódio porque que Fulano tem este câncer e guardou muito ódio no coração Hum e provocou o que
que tem as pessoas perguntam isso não que vai no seu coração eu costumo responder dois aurículos dois ventrículos uma horta sangue arterial sangue venoso nos tornamos obrigatóriamente Felizes até porque existe uma novidade nós temos hoje ódio ódio Apesar de ele nos seduzir haja Vista que contra o ódio a depressão EA tristeza nós somos a primeira civilização que inventou produtos químicos se você não tem vontade sexual com essa pessoa Hoje há uma enorme quantidade de auxiliares muletas que reproduzem quimicamente o velho lema de te levar aí que endurecer Pero sin perder la ternura jamás se você
está triste lítio nessa pessoa antidepressivo toca lítio nesta pessoa que ela vai entrar no estado de zumbi lenço ela vai ficar feliz ela vai se tornar naturalmente muitos casos psiquiátricos especialmente que isofremia em que a medicação é um dos únicos caminhos por sinal isso que eu estou falando a medicação existe e a pessoas que precisam dessa medicação por características biológicas ou psicológico eu me é fato que nós tomamos remédios cada vez mais para dormir para acordar para ter relações sexuais e para sorrir cada vez mais ficamos dependente da Tabela Periódica para sentir pessoalmente as coisas
positivas Fernando Pessoa de um sentimento Agudo eu dou uns trechos para você se foi uma lindo teu Poema em Linha Reta Ele reclama em determinado momento que em Portugal da década de 20 ele nunca conheceu quem tivesse levado porrada escreve pessoa que todos os meus conhecidos têm sido Campeões em tudo escreve ainda pessoa que eu tantas vezes reles tantas vezes porco tantas vezes Vil eu tantas vezes irrespondivelmente parasita indesculpavelmente sujo eu que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho eu que tantas vezes tenho sido ridículo absurdo que tenho enrolado os pés publicamente nos
tapetes das etiquetas que tenho sido grotesco mesquinho Submisso e arrogante que tenha sofá em vários Calado e que quando não tenho calado tenho sido mais ridículo ainda diz ainda Fernando Pessoa que Estou farto de semideuses ai onde é que tem gente no mundo que que significa isso pessoa está reclamando há quase 90 anos na sua genealidade ele está reclamando que é o seu redor todas as pessoas só contam vitórias todas as pessoas contam Como foram interessante todas as pessoas contam como suas vidas são divertidas e eu tenho sido tão Medíocre tão absolutamente linear e tem
me sentindo triste tantas vezes que eu odeio com tanta facilidade que amanhã eu acordo pensando na famosa frase de Nero o Imperador Romano gostaria que a humanidade tivesse um só pescoço para cortar o de uma só vez Nero hoje estaria tomando lítio estaria fazendo terapia que que você odeia assim algo com a sua mãe coitada ele tentou matar mas toda essa característica é a característica contemporânea da resistência ao negativo é o ódio é claro que este mundo precisa urgentemente Como diz um sabedoria grande de maior compreensão é claro nós somos mais diálogo somos cessar a
guerra claro que as pessoas têm direito ao a vida pacífica não serem violentadas no celular com assalto houve tantas na rua ou violentadas por quaisquer que sejam as autoridades os criminosos o que eu digo é que as pessoas também não tem direito de estarem mal ou não tem direito ao diário eventualmente ou ódio ser algo tão estranho a todos nós e talvez há muito pouco tempo atrás havia grandes utopias quando eu era estudante histórias continente ainda estavam bem Unidos depois começaram a se afastar havia uma Utopia uma Utopia política via a possibilidade de construir a
terra sem males dos Guarani ou eu vou a sociedade perfeito a sociedade sem nenhum atrito essa Utopia religiosa o socialismo quem da floresta e conforto naqueles lugares que essa Utopia costuma Florescer ainda Coreia do Norte e Cuba diretório Acadêmico da área de humanas esses lugares em que a Utopia socialista floresce ainda com intensidade em breve só diretório Acadêmico da área de uma esses lugares todos ofereciam isso era muito importante um modelo de sociedade perfeito que era o estado do bem-estar como na Noruega na Suécia no capitalismo ou a sociedades comunistas perfeitas O problema é que
esses paraísos nunca existiram na Noruega as pessoas se matam o e são terroristas mesmo sendo loiros e cristãos nas sociedades perfeitas o ódio continua existindo o suicídio infantil é altíssima no Japão e na Suécia Aquele que nos causa espanto no Brasil no Japão nas festas são ocorrências cotidianas gente Democrata nascido no interior de aí o a e o raio que o parta nos Estados Unidos vai pirar administra uma prisão e se torna idêntico a um guarda nazistas da segunda guerra tratando aqueles outros seres humanos como nos Episódios da da prisão de advogado exatamente como qualquer
nazista em Auschwitz o sobre Boy gente nascida no interior dos Estados Unidos comendo manteiga de amendoim ouvindo programas religiosos sem grandes problemas sociais ou seja à medida que essas utopias diminuir o que aconteceu pequenos olhos cotidianos afloraram com uma força inédito os olhos os dias independente da renda das pessoas a pequena burguesia um Estado de Espírito é aquele que comete o pecado é essencial do pequeno ódio que foi definido em todas as culturas mais particularmente na Cristã como a inveja aquilo que Tomás de Aquino chama de atriz Tite alienum bom numa tristeza pela felicidade alheia
aquilo que Nelson Rodrigues esclareceu que no Brasil o êxito pessoal é um insulto e um insulto a minha pessoa eu posso tolerar com grande resignação adorarei a eu posso me solidarizar com o câncer dos outros mas não me venha contar sucessos não me venha contar eu estou bem estou ganhando bem estou amando Acabei de comprar um carro novo e dentro de mim o pequeno demônio da inveja vai dizer que bom na Que bom você comprou um carro nos roubam tanto no Brasil né Chama tanto atenção são preferir um golzinho é uma brasília curado por colada
com Araldite Durepoxi que não acha melhor mais espaçoso na nesse caso Ou seja a inveja é uma manifestação Clara diferente da cobiça que a vontade de ter o que você tem a inveja é tristeza pelo que você tem e não querer para mim por isso não existe inveja boa a inveja a expressão Clara desses pequenos olhos aqueles que a Anna arentino livro brilhantes sobre o caso de asma criminoso nazista capturado em Buenos Aires levado para julgar e enforcado em Jerusalém a genial Ana ar entre essa filósofa alemã que foi Estados Unidos escreveu no livro aqui
no em Jerusalém essa expressão mal não é extraordinário o mal não está inteiramente fora das pessoas uma não é um monstro o mal não tem os olhos verdes com quicheira que definiu o demônio do ciúme o mal é banal o mal é comum o mal é presente o mal e em muitos lugares O mal está mais disseminado por que a última de vela não era um homem particularmente ruim era um bom pai de família com vários assassinos não era um homem que andava esfregando as mãos somos Nosferatu que andava pelas sombras eram trabalhador que mandar
fazer isso falar mate 1 milhão ele matava ela trabalhador ordenado e sistemático pontual como as pessoas responsáveis e os grandes genocidas também não era absolutamente ordenado E ela ficou horrorizada em descobrir não Ô mor da Bíblia o demônio monstrous que comia crianças não ser um Aníbal o ser do mal na literatura fílmica mas Um Homem Comum cotidiano com pai e mãe e formação religiosa frequentador de igreja e muito tranquilo que não tinha nenhum ódio específico só cumpria ordens o argumento que ele utilizou tantas vezes e ao ser a morte desse até o fim não levo
nada disso apenas eu comprei a hora então ela toca nessa banalidade do Mal Hannah arendt nos faz pensar numa questão muito curiosa que na mitologia tanto na Odisseia como na mitologia da Ninfa Calipso uma das entidades das nereidas que habitavam uma ilha que os identifica grosso modo como uma das ilhas do Arquipélago de Malta Calypso recebeu um Náufrago famoso Ulisses ou de seus em grego e Calypso se apaixonou por odisseu que leva a dez anos para voltar para sua esposa e Kalipso oferece a ele uma ilha perfeita hoje a temperatura oscila entre 22 e 24
graus onde a comida existe pronta sobre a mesa todos os dias e perfeito onde não há doença envelhecimento ou Morte onde graças a inocência candura de Calipso e das outras ninfas os homens têm mulheres perfeitas absolutamente inexistentes atenciosa e sem celulite o ré a unidade e as mulheres têm homens perfeitos sem mau humor Sem barriga sem careca sem nada por toda eternidade sempre saber TV tem a pagar e sem usar oxycon bem e já como sinal Claro do fim da relação ou seja a ilha de uma perfeição absoluta ex que holística na ilha vários anos
é o lugar paradisíaco e olists tem um momento que ele dispara Calypso que não dá ele não aguenta mais essa de Queiroz fazer um lindo conto sobre chamado perfeição ele não aguenta mais ele não aguenta mais tanta perfeição e não aguenta uma vida em que todo dia tudo é perfeito e cada dia o pão é mais crocante quentinha manteiga é melhor em que cada vez as noites são mais agradável perfume das flores e não deu a ele está enlouquecendo diante dessa ausência de ótimo da Ilha não assassinato em uma violência e para que lutar e
ninguém nunca envelhece não há para que fazer nada porque tudo é sempre perfeito e eles que ele é dispara Calypso Eu vou lhe abandonar basicamente porque eu não tenho nada para reclamar de você eu não tenho nada contra você eu vou ter que ir embora eu tenho que ir para mim a Penélope que eu deixei a 20 anos tá deve estar afobação de Newton mas Decididamente do que eu deixei eu próprio com esse ato aqui é interessante que e Ulisses vai embora como abandonou todas as mulheres que encontram mas Ulisses no episódio da Ninfa Calipso
traz uma coisa interessante para aqueles que estudaram grega ou seja tem uma idade considerável por um colega de infância da Hebe vão lembrar que a palavra Calypso quer dizer em grego ocultar calyptospora contar aí a ilha de Calypso é a ilha oculta e o apoio para finalizar essa reflexão breve e na tradição Cristã que nos forma a guerra o grande legado literário do acidente é o Apocalipse é a revelação do que está oculto Apocalipse a trazer à tona o que está oculto em inglês que chama a boca para falar isso em grego apokálypsis para nós
Apocalipse Calypso é a felicidade que oculta o ser humano da sua natureza Apocalipse é o que revela o soltar sobre os seres humanos a metáfora do que eles são a fome a peste violência a morte cada selo que o cordeiro abre o fazendo cair um texto as estrelas do céu fazendo o mar ter ver e outras coisas fazendo o mundo ficar totalmente invertido Como diz no Apocalipse haverá um dia que o Brasil vai emprestar dinheiro ao FMI e o mundo totalmente de ponta cabeça é este mundo que revela os seres humanos num instante final escatológico
na tradição da teologia revela sua verdadeira natureza que a natureza violenta pela natureza de todos a todos e é por isso que é também no discurso religioso está existe a possibilidade de Redenção porque o homem é insuficiente para essa Redenção somos incapazes da manutenção desta parte Calypso a felicidade se eu ponho Apocalipse Ou seja a revelação desta natureza e nas duas palavras estão contidas o que nós desejamos e devemos desejar permanentemente a paz a Concórdia a Total tolerância com os outros as capacidades que eu tenho que ter de engolir a diferença de olhar para outro
que é mais velho mais gordo mais pobre mais inteligente mais burro mais rico que for e pensar em apenas diferentes não é melhor ou pior Este é uma meta Esta é a meta das metas mas não obstante a realidade são Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse as Mike Myers ou seja as réguas noturnas aquelas que habitam os p e aqueles cavalos e diomedes na mitologia aqueles que comem carne humana aqueles que estão sobre nós que isso é verdade que a nossa capacidade de amar é quase sempre uma reação permanente na história do Brasil de perdoar de
votar no político que foi cassado por corrupção por capacidade de perdoar ou por falta de consciência política ou as duas coisas a nossa capacidade de não odiar por muito tempo tirando Talvez um país vizinho não onde a permanentemente nenhuma outra entidade de Não termos esse discurso e que a identidade inteira é baseada no ódio como nos parece ser de algumas pessoas que algumas regiões do Globo hoje a única identidade parece vir do ódio sem menos a nossa capacidade de superar algumas coisas se não Vivemos um horror tão generalizado com uma segunda guerra é verdade também
que isso dialoga permanentemente com a revelação ou Apocalipse a sociedade brasileira como todas as sociedades têm um potencial imenso para o último geralmente para encerrar isso é dito que a nossa capacidade pros Nós temos que nos conformar que eu digo exatamente encontrar tendo percepção e sempre eu terei a luz EA sombra o cinza junto ao preto e branco EA realidade do ódio convivendo com o profundo amor que a cada gesto Generoso que me fazem eu sei que vem uma grande cobrança se a pessoa que levanta no meio da noite me traz um remédio vai à
farmácia e compra o seu dinheiro o remédio o mínimo que ela vai esperar é que eu faça o mesmo por ela logo em seguido ou ela vai me jogar na cara permanentemente isso que atrás de cada gesto de afeto existe também um gesto de cobrança eu vou entender que a nossa natureza convive com essa realidade e que ser humano é tentar Como dizia emite uma corda funâmbulo Equilibrista entre bermesse o super-homem ou um além do homem eo magro se encontra abaixo reconhecer o ser humano como puro ódio é construir uma Utopia tão negativo e tão
falso Como reconhecer o ser humano como ser profundamente amoroso incapazes alguns Monstros portar A genética é que seriam capaz dessa dor todos somos capazes de grandes versos de ódio e como disse a célebre afirmativa de saber se o inferno são os outros ela tá para uma coisa que eu acho muito interessante pensar que saco nunca disse mas que eu acrescento o inferno são os outros porque também o paraíso está nos outros era isso que eu queria dizer essa noite é vocês Muito obrigado pela atenção e teremos agora uma sessão de perguntas iniciado pelo próprio Professor
ponte Obrigadão hein o cidadão pode pode deixar brilhante palestra aí provocações fantásticas do Leandro karnal que mais né Nós temos agora muito tá refletir então começamos com a pergunta do poder e logo em seguida vocês levantaram a mão né na ordem serão atendidos por Cláudia Gabi estão com microfone procurem ser objetivos porque com certeza teremos muitas perguntas né que o Leandro provocou até passarmos perguntador curador o Leandro karnal e depois vai dar o período de colonização do Brasil essa mistura entre português e índio e negro e todos os problemas que a gente teve o povo
brasileiro é de fato um povo dócil ou às vezes a gente deve pensar no povo como alguma coisa perigosa e se entender como povo aglomerado bebe o canal eu tenho medo Vasco tem outro não é a mesma é isso é essa essa você entender como o povo aglomerado eu tenho muito medo de fofo massa shows mas Alex a mãe do Quico Não adiantaria andando em grande grupo Eu tenho um certo medo de por seja ele aristocrático burguesa ou Popular eu tenho medo de aglomerar mas é a pergunta o pão de vai no sentido interessante desde
o século 19 deste formatos O Pensador de ascendência australe mãe disse que a nossa história tem que ser contada pela costura da tradição Negra branca e indígena que nós traduzimos na forma de livro didático disposições ou de arte nós traduzimos a ideia de que nós somos uma costura de raças e que alguns disseram mais harmônico e outros mais atritada me dá um certo problema nessa frase porque não há povo que não seja uma mistura de raça uma vez num debate na Europa com uma inglês aí com uma espanhola mas disseram que a minha defesa da
ideia de que somos todos mestiços é porque eu era brasileiro sendo brasileiro eu era misturado e eu respondi esta simpática senhora que é verdade que eu era brasileiro e como tal eu era pelo menos a presença de negros indígenas e europeus e que ela espanhola era pelo menos a presença de céu de gregos e fenícios e Romanos de visigodos Árabes e judeus tudo isso misturado no caso dela puxou isso não sabia dizer em espanhol em inglês puxou para o Beijinho No meu caso o brigadeiro Essa é a única diferença que no dela misturou misturou misturou
e ficou beijinho no meu misturou misturou misturou ficou brigadeiro O que significa que a sua mais gostoso do que ela nascer brigadeiro você sabe é mais gostoso que beijinho TB O que é menos gostoso que brigadeiro quando alguém se orgulha da palterm mestiçagem eu tenho pele clara vai ter melanoma mais cedo é essa essa Herança da sua pele clara né você é uma anomalia que vai morrer de canto e mais cedo do que os outros quando nós construímos que nós temos atritos entre as pessoas por questões raciais e eles existem de verdade nós temos violências
inumeráveis no Brasil este respeito que começaram a ser combatida ultimamente tanto pela lei com pela educação e ainda enfrentam bastante resistência quando nós começamos a fazer isso nós estamos esquecendo que todos os povos sem exceção todos eles são Mel tu hipóteses são cadinhos são misturas é porque raça é uma invenção humana não é uma realidade realmente é uma invenção cultural e discursiva humano Então eu acho que sim o povo pode ser perigoso em vários sentidos como as fotos podem ser como podem ser perigosas as elites Como podem ser perigosos dos Operários Como podem ser perigosos
todas as elites que tu que vir já denunciou no século 19 que a democracia não é a garantia da felicidade na terra não toquei Ville de fato não gosta democracia Acho que até não gosta tanto mas Ele denunciou com essa democracia não é a garantia para tudo isso que elegendo pela média para te dá vontade média eu tendo a eleger o mais conhecido e o mais popular e não exatamente o melhor mas lembrando com o pensa short que a democracia um o rosto é o pior dos regimes com exceção de todos os outros porque não
achamos ainda um sistema mais eficiente que se opõem a ela e Garanta mais maior equilíbrio então concordo com pão de com o curador que é uma violência específica no Brasil em que violências de classes tomo a violência Zé clínicas violências racistas e violências de é bem se sobrepõe aqui a violências políticas ao nosso mandonismo e a nossa capacidade de fazer coisas e oposição e Ódio aos outros só que eu não acho isso nem um pouco original nem um pouco especificamente nós Acho até que por vários motivos a lugares como Brasil e como a Indy que
apesar de ter um alto grau de contradição social uma profunda divisão étnica e práticas de ódio impressionantes é curioso que não haja ainda mais ótimo dado grau desta violência social é curioso que ocorra assalto só em algumas vezes que a gente sai à rua e não em todas as vezes hum ou seja curioso que estou ainda não faz exatamente como disse não tem que os índios do Brasil não entendiam olhar franceses magros e pobres e gordos e ricos como aqueles não se grudavam no pescoço daqueles montei já não e o poder por exemplo de Um
clássico de futebol ou de uma novela e sua capacidade de impedir que isso ocorra pelo menos naquele horário especificamente Então eu acho que a violência existe é uma realidade ela não é tão notável quanto talvez devesse ser mudada a contradição social que nós vivemos alguma questão fora o curador tem outro do curador não sei não público Então por gentileza Oi boa noite para trocar na duas perguntas a primeira relacionada a mídia principalmente a mídia sensacionalista que mostra casa diárias de violência na TV como isso contribui para principalmente para a classe média para relação de ódio
e se constrói no Brasil I e II e não essa questão das perguntas cinco aqui eu não tenho uma resposta Clara porque a especialistas como Moro nos Estados Unidos que defende abertamente no seu documentário que é sobre aquele massacre numa escola em colombay Ele defende abertamente com a violência nos Estados Unidos é fruto da televisão Oi e da mídia como Historiador eu tendo a desconfiar dessas respostas que a televisão brasileira da década 50 Há a possibilidade que a vida assassinatos antes dessa data no Brasil ainda é um isso é fruto já da Imprensa a imprensa
do Brasil é de 1808 significa que Palmares e outros Episódios foram resolvidos dentro de uma profunda Harmonia dawkins eu vou aparecer fugir da sua pergunta mas exatamente eu vou ao encontro dela docks o autor do livro bota de Luján diz no início uma prática dos quadro inteiramente ao defender os ateus ele diz o seguinte Imagine um mundo sem Deus no mundo sem religiões o mundo sem atritos religiosos Este é um mundo de paz o mundo sem Deus é um mundo de paz infelizmente se a resposta fosse tão simples eu seria um ateu militante e infelizmente
os dois maiores genocídios do século 20 a União Soviética e na China comunista foram feitos por estados ateus seguir os estados religiosos como a Itália fascista ou seguidos em nome da religião em períodos anteriores comente se são ou a conquista de Jerusalém em 1099 o A retomada de Jerusalém na Século seguinte o quê que significa isso que nós humanos matamos com Deus sem Deus contra Deus a favor do ateísmo e sociedades capitalistas e sociedades socialistas no século 20 21 e no 20 antes de Cristo então a minha teoria que sim a TV demonstra caminhos metodologia
e reflete aquilo que a gente chama de uma espécie de sentido de cópia de emular a violência muitos desses crimes de adolescentes com armas nascem de cenas vistas na televisão ou em jogos é mas se Nossa bolíssimos a televisão e substituímos por estudos do decameron de boccaccio ti que nós a bolíssimos a TV e tivéssemos Killers Gênesis todos os dias povoado de episódios de violência nós teríamos provavelmente explosões que não é científico dizer o que aconteceria no futuro do pretérito em história mas eu não acho que a TV provoque alguma coisa eu não acho que
ela tem este poder a sociedades onde a TV praticamente não chega por falta de energia elétrica como certa a sociedade o interior da Ásia da África e nem por isso são nem vagamente sociedades mais pacíficas que que eu estou dizendo com isso sim para sua pergunta acho que a TV incentivo incentivo de forma direta e indireta inclusive quando mostra produtos que eu não posso adquirir é mas também não porque eu acho que a TV não é o que cria violência humana que não começou quando uma menininha com cocar de índio anunciou na TV Tupi tá
começando a teve aquele dia em diante começou a violência no Brasil antes todos andavam de mãos dadas cantando We Are the World comendo que estou com nas esquinas não não era assim então é preciso lembrar que a TV às vezes é responsabilizada sim mas que a TV é sensacionalista os jornais Porque isto Band e não podia TV provoca e isso que isso tem mercado se tivesse mercado tradução de canto ao vivo durante 6 horas a TV venderia Mas isso não tem mercado outra questão por favor Qual é o século 21 o brasileiro conseguiu se adaptar
muito bem nas nos dá os meios de comunicação principalmente a internet que saiu um dado que já é mais da metade da população usa mais a internet do que a ver televisão seria essa falta de a ser essa essa falsa falsa resistência o ódio brasileiro essa a adaptabilidade bem as novas aos novos meios de comunicação e também a não existe uma certa ironia no espírito brasileiro em ironizar realmente tudo que acontece assim seja bem ou seja mal num assunto polêmico irônico ou de alguma forma e seria essa uma característica brasileira aqui ajudou a gente aí
para frente assim num num universo onde se desmonta e monta se em segundos um um novo mundo Eu tentei minhas eu entendi o seu Brainstorm o seu toro de palpite como traduzido Brainstorm mas a ideia é interessante bem interessante tem muitas questões acho que o tempo é curto nós estamos vivendo uma revolução de paradigma evolução de escrita ou prevista muito antes disso talvez no Manifesto Comunista de Marx e continua junto com tantos outros e não autor indispensável para entender o mundo contemporâneo que dizia no seu o sólido desmancha no ar que seu mundo a modernidade
e querer atribuir este dinamismo a burguesia no século 19 nós vivemos uma mudança tão grande e o mundo muda tanto de sistemas que é comum Como já disse aqui não encontra CPFL que não conseguindo acompanhar isso eu tendo a confundir o fim do meu mundo com o fim do mundo bom então é estranho para mim educado num sistema acompanhar um outro sistema é estranho ver o mundo hoje em que The books on the tablet na é estranho ver este mundo totalmente transformado onde as informações são virtuais para dar uma pista aos senhores eu eliminei o
Facebook esse ano porque entrei nele com certo entusiasmo fui adicionado por centenas de pessoa e recebi muitas informações muito relevantes como acordei ou então tô saindo de casa ou hoje cheguei mais cedo e muitas pessoas me davam acesso a essas revelações verdadeiros terceiro segredo de Fátima em que eu tinha que lidar com aquilo saber por exemplo nesse final de semana não sair de casa bom e que eu tenho com isso irritado com essa banalidade eu deletei o Facebook e descobri que é uma coisa com a cola sem a cola gente fica tal qual sempre esteve
e ao narrar um aluno meu do segundo ano do curso de história que eu tinha deletado do Facebook o menino de 19 anos inteligente ele me disse Nós precisa se eu perdeu todos os seus amigos tá tenta em captar gente tenta em captar a percepção de mundo diferente não só não os perdi com provavelmente Aumentou e melhorou minha qualidade para não tem mais ter ódio das banalidades que eles manifestavam significa que nós temos uma mudança de paradigma que as pessoas têm acesso esse acesso é total imediato não Ainda temos capacidade de ter distanciamento das paradinhas
para poder analisar o então Acho sim que nós estamos uma mudança muito rápida talvez a mais rápido que já tenhamos tido na história mas algumas lógicas simplesmente se repetem o capitalismo cria obsolescence para criar o Ou seja eu já tenho a tecnologia do iPhone até o 10 mas eu preciso fazer um plano para dizer que agora tem uma câmera 5.0 que filma até a lendia do piolho que está na sua cabeça enquanto que a sua anterior não filmava então eu preciso trocar e comprar porque o meu iPhone já é do ano passado ver algo totalmente
ultrapassado criar obsolecência para criar mercado é mais estratégia que Adam Smith escreveu na riqueza das Nações não é nenhuma novidade algumas coisas são muito novas acho de fato que nós estamos diante de uma revolução da informação para o bem e para o mal essa revolução da informação tem que transformar em primeiro lugar a escola e continua ensinando como no século 13 uma pessoa fonte conhecimento e outros receptores de conhecimento A escola é muito reacionária mudança é preciso uma mudança e tal e saber que realmente são professores formados no século 20 com cabeça do 19 que
deve informar pessoas por 21 e é Um Desafio porque a tendência dizer no meu tempo é ter saudades da caneta tinteiro e esta saudade são das pessoas que acham que as coisas por serem passadas eram boas como eu tenho vários amigos Paulistas demais didáticas antigamente tinha Garoa a gente agora o dever ser um inferno vinha por baixo molhar é naquele tempo tinha dar hoje não tem mais graças a Deus que acabou a garoa a única coisa positiva do aquecimento global hum acabou-se a garoa não tem mais aquela chuvinha medonha que vinha de baixo e olhava
tudo mas pensar e não tem mais nem garou que saudades daquela tuberculosa daquela pneumonia que tinha no passado com aqueles invernos nevoentos ou seja esta melancolia em geral sua diz que eu tenho dificuldade de acompanhar e as coisas então acho que nós vivemos uma transformação e esses olhos hoje também estão re-significados a grupos específicos do Orkut para isso a grupos que estabelecem o Orkut muito antigos mas jovens não conhecem é uma coisa que veio antes do Twitter e do Facebook é muito antigo mas a nota e procurem depois procurem depois né Sistema muito arcaico chamado
Orkut havia grupos e eu odeio salsa crespa eu odeio programa tal eu odeio domingo à tarde e as pessoas se irmanam num ódio muito passageiro estabelecem relações previstas pelo Alvin tofler na terceira onda muito passageiras também esta é uma sociedade de espelhos e de sensações muito passageiras naturalmente ela não é melhor ou pior eu chego a imaginar como fantasia esse hoje é um sistema de comunicação com 140 talks e as pessoas mais antigas no meu tempo que a gente ia livro grande o prato do José de Alencar aquele tempo que a gente Lia Hoje não
140 toca você daqui a 20 anos surgiu um Twitter novo com 10 talks e as pessoas de 140 que hoje são jovens no meu tenta que a gente escrevi ia 140 toques naquele tempo a gente ideia as pessoas ninguém mais quer nada com nada e tu conversa Tóquio e assim por diante ou seja nós precisamos adaptar o conhecimento pensar esse conhecimento e inclusive os novas formas de ódio que ele gera para essas comunicações tem muita coisa que dá para dizer para tirar suas questões interessantes Mas é só para suscitar mais perguntas outra questão e aqui
ó um bom professor eu acho que você já respondeu parte da minha pergunta mas eu vou furar ela e poder Completar é como seria possível desenvolver aceitação dessa dualidade entre Amor e Ódio fiz a formação básica de uma maneira menos hipócrita é complexo é complexo eu acho que é um esforço eu sei como professor o que não deve ser feito talvez melhor do que o que deve ser feito eu acho que os professores de alguma forma reforçam toda a Gama todos nós professores e passamos toda a Gama de preconceito um conselho de classe saibam os
alunos é um show de falta de ética comenta se a vida privada dos alunos Fulano foi umas também a mãe bebe que é uma coisa né esse traz à tona sem caridade alguma sem compaixão budista ou caridade católica nada né Fulano essa mais o pai você já viu o pai dele se você já viu o pai dele né E outra ou seja os adjetivos qualificativos mostram que os professores fazem parte de um sistema e que compartilham o empate deste mundo e reforços quando um aluno lê com gagueira o professor sorri e os alunos sentem no
sorriso dele a deixa para poder praticar mais bolo encontra aquele que está por exemplo tendo esses problemas ou de slime ou de qualquer outra coisa ou seja a primeira tarefa da educação e libertar os professores seus preconceitos nós nunca tivemos uma sociedade é um ser humano liberto de preconceitos mas é um esforço permanente é um exposto de pelo menos eu reconhecer este preconceito e trabalhar com ele é um esforço quase psicanalítico então eu diria que para sala de aula para o livro é trazer à tona isso e parar de fingir que as pessoas são todas
democráticas que não tem distinções o que elas vivem absolutamente de forma harmônica se eu criar um sistema que a escola que é classificatório e diferenciador de Mary onde um são melhores do que o outro e outro são taxados de burros e incompetentes preguiçosos ou pior de tudo esforçados que é pior coisa que se diz de um ser humano forçada quer dizer é uma capivara mas é simpático fica lá sentadinho deixando os carrapatos sugando seu sangue é uma capivara mas é esforçado ou pior limítrofe ele dá tudo de si a nível de ser humano enquanto urgente
pessoa né mas ele não consegue ir adiante então a uma educação a fazer em todos os lados em todos os sistemas ela está presente em pessoas as mais variadas tivemos um presidente do Brasil que eu não vou citar o nome que veio antes da atual que foi a África a e foi abrindo é capital da Namíbia e disse uma coisa muito interessante me deu uma vontade estranha que foi feito por alemães na África têm casinhas triangulares um telhado para neve tal como Campos do Jordão na hipótese de vira levar um dia já estão preparados para
essa aí foto e como Gerânios na janela e nosso Presidente diz é um país tão arrumado e tão limpinho que nem parece África isso não veio de um Pensador conservador e reacionário veio de um militante de origem sindical que não vou identificar o nome que não seria a ética significa neste caso que o preconceito é uma espécie de Câncer com metástases e por todo lado e ele nos atingir reconheceu é o primeiro passo e saber dessas diferenças e saber que este mundo é trata identidade A partir dessa diferença então que realmente isso é muito difícil
Como foi dito na pergunta anterior que não desenvolvi foi dito que o Brasil é irônico É sim mas eu falei uma distinção ele é muito Urbana e racional que Oriente a ironia utiliza uma metáfora o meu feminismo enquanto que o Brasil é mais notadamente como se disse da Chalaça e do deboche que é direto o debochado diz olha aquela gorda e o irônico de salta Free Willy bem agora pegar o seja ele utiliza uma metáfora intermediária a ironia em geral e Urbana e racional e ela causa ódio que a pessoa entende depois ela chega a
casa Free Willy a agora ela entende o Pergunta para o filho Quem é essa tal de Willy que se tem que libertar ou seja neste caso nós somos adeptos muito mais do deboche é uma forma de violência Mas eu sempre vi e defendo isso que o humor especialmente contra os poderes constituídos é uma estratégia política humor é uma maneira dizer que o rei está nu humor se você não concorda com aquilo e demonstrar o ridículo de um sistema humor é quase uma obrigação política às vezes eu adorei uma charge saiu há pouco no jornal em
que dois deputados comentavam garantimos ao eleitor que o novo imposto sobre a saúde o nosso tpms seja o nome que ele tiver irá inteiro para saúde outro competing por Tintim E aí as penas seguinte eles não iate com champanhe saúde outro tim tim lá ou seja essa é uma ideia boa de humor conta poder constituído e um ódio justo e justificar contra gente corrupta Ou seja é uma maneira de você desnudar o rei e mostrar que ele está no como na parábola da roupa nova do Rei Isso é uma obrigação quando é que eu sei
qual é o limite do Morro quando ele é danoso exatamente quando ele fere não tem contém o poder mas quem está abaixo ou quem é igual que são os alvos preferidos o texto mor dessa chá lá então voltando à questão e complementando o anterior primeiro passo da sala de aula não é se tornar politicamente incorreto é uma herança americana Terrível essa ideia não é passar dizer invés de Branca de Neve e os Sete Anões a caucasiano sete indivíduos verticalmente específicos não é Traduzir por eufemismo litotes essas coisas não é genuinamente professores alunos e direção começarem
a dizer abertamente Quem Somos Nós o que nós queremos identificando os preconceitos que cada um tem e dizendo ninguém deve se orgulhado preconceito e não é direito de ninguém ter um preconceito e se orgulhar dele é um defeito que deve ser superado outra questão está aqui por favor o professor é o teu mais perto sim uma questão a respeito da agressão que a gente sofre por será acusado pelas vítimas né há sempre uma é bem bom dele se delineia quem são as vítimas escolhe bem os grupos às vezes fazem leis hoje a gente tem lei
Estatuto do Idoso estatuto do Adolescente da minha idade ainda não saiu mas talvez venha bem a sair não acho que seja bom né parece que a lei devia ser uma para todos né como como queria que falasse um pouquinho mais a respeito disso então dessa acusação nessa a vítima se se colocando passivamente e acusando todos os demais é ou então benefícios para alguém que é escolhido como vítima não sei o que que a apresentou a É a coisa da Verdade Agora que vai parece que vai emissão da Comissão da Verdade né algumas verdades vão surgir
mas é um dinheiro lá de uma certa campanha que já nem me lembro não sei quem que era dono daquele dinheiro essa verdade não vai vir à tona Então as tem algumas vítimas escolhidas e alguns algozes eu queria deixar descer eu gosto eu poderia consolá-lo que não se preocupe que você vai se tornar beneficiado pelo estatuto idoso então primeiro lugar não se preocupe e posso lhe garantir os 48 é mais rápido do que você imagina um dia você acorda e encontra no espelho outros e posso lhe garantir isso se é ansiedade por passar à frente
na fila do banco aguarde aguarde vai chegar a você de algum jeito vai chegar como eu disse eu sou uma pessoa pouco inclinada violência eu disse o jovem que parou com seu carro no Shopping Cidade Jardim eu tirei foto em duas vagas para deficiente no meio de duas vagas eu tirei foto e fui conversar com ele o moço no apogeu dos seus 20 anos dono de um carro muito bom e eu disse a ele a vaga para deficiente físico não mental não há vaga para deficiente mental não só para deficiente físico depois de me certificar
que o tamanho dele impediria uma reação mais brutal naturalmente e eu acho que há várias questões a seguir a ideia da isonomia absoluta da lei a lei a mesma para todos não deve haver cota racial não deve haver lei contra discriminação para gays ou contra violência para mulher deve apenas lei contra discriminação e violência não deve haver uma lei Maria da Penha deve haver uma lei contra a violência seja ela quem for é no plano da Utopia e no plano jurídico absolutamente correto do plano ideal eu concordo inteiramente com você na prática a Lei Maria
da Penha um grande grande instrumento na prática exclusivamente na prática na prática o estatuto do idoso é contra uma sociedade especialmente a brasileira que chegou a sessenta por cento com menos de 18 anos há pouco tempo mas sociedade muito violenta com os velhos bom então eu diria o seguinte É verdade que a lei é igual para todos mas eu imagino mesmo sendo o homem que ter uma barriga de oito meses deve me dar um direito até ser atendido primeiro eu imagino que estejam peso Pois é minha barriga já é um peso imagino o que seja
a barriga Aos 8 ou 9 meses eu imagino que essas pessoas têm que ser atendido me irrita profundamente aquelas meninas que tiram o teste de gravidez e da azul e já vão para o banco com o teste gravidez azul e já querem passar frente eu acho isso simplesmente um abuso que sempre Sempre existirá em qualquer sistema então é verdade que muitas vítimas se aproveitam disso é verdade que todos e sistemas de proteção eles são problemáticos eu preferia que houvesse apenas no Mundo Ideal uma lei contra ofensa Não importa se a vítima fosse loira ou se
Negra possível se eu fosse mulher eu acho que os eufemismos são problemáticos na nossa sociedade meu colega de Unicamp aposentado Grande para sua Rubem Alves escreveu um artigo o seguinte eu odeio a expressão melhor idade está com 80 anos que não é a melhor idade poderia ser mais poética as pessoas poderiam dizer assim passa em à frente aqui no fim de as do avião as pessoas que têm Crepúsculo no olhar isso seria mais poético talvez Como diz um grande poeta como Rubem Alves não dizer que aos 90 é melhor idade provavelmente quem escreveu isso não
tem 90 provavelmente não tem 90 porém é verdade eu concordo inteiramente que a lei deveria ser uma é proibido ofender uma pessoa e é proibido agredir qualquer ser humano é proibido discriminar alguém e quando eu passo às vezes com cartão de uma companhia aérea passo à frente na fila e às vezes eu escuto isso o senhor é prioridade de repente eu estou não tem o cabelo é uma deficiência ó é a falta de um órgão é de vários de milhares de órgãos que eu não tenho mas na verdade o cartãozinho que é uma forma também
de discriminação pela qual lutei arduamente sendo fiel uma companhia que não me era fiel mas eu tentei arduamente aquilo significa o quê Sim para o plano ideal no meu plano ideal no meu mundo perfeito no Mundo de Oz O Mágico de Oz não da prisão no mundo da dort só uma lei todos são iguais perante a lei princípio de louca Isso é verdade no meu mundo ideal não precisa ter uma lei para que a grávida ser atendido primeiro ou uma senhora de 80 anos eu vou ceder esse lugar obviamente Este é o meu mundo ideal
no mundo que eu vivo motoristas de ônibus São Paulo não de Campinas certamente se irritam muito com o idoso que entra pela frente irritam e parar o ônibus para idoso que não vai pagar passagem e arrancam com certa violência não esperam de fato não tem esse time neste meu um o mundo real aos assentos reservados a idosos gestantes deficientes estão sempre ocupados por um jovem com iPhone sentado na primeira e imerso no seu autismo absoluto indiferente a todo o resto então este é o meu mundo real para este talvez temporariamente apesar de entender todo o
argumento em contrário eu quero e defendo o aumento de status específicos para o idoso para as mulheres para os negros para os gays e talvez também em causa própria os destituídos de cabelo que não pode ficar ao sol numa fila por exemplo e vão ter melanoma Com certeza no outra questão e a lá do fundo por favor Oi boa noite Eu Na verdade eu gostaria de ir antes de usar o termo violência usar o termo crueldade e aí me reportar a Unity que descreve a condição humana como sendo propícia crueldade simplesmente estabelecendo dois momentos de
desenvolvimento dessa crueldade num primeiro momento enquanto ela está vazado em um segundo momento que ela é interiorizado que ele remonta ao próprio advento da moral judaico-cristã que nós interiorizamos o instinto E aí passemos passamos a exercer crueldade contra nós e desenvolvemos o ressentimento que faz com que o outro seja responsável pela minha dor então eu gostaria de perguntar na verdade em que medida essa interiorização da Crueldade não é motivadora de uma violência enquanto responsabilização do outro p Ah e não mais digamos assim como uma condição de percepção que o outro não é um inimigo mas
o outro apenas interessante a questão porque uma característica da nossa cultura brasileira entendida sempre em termos genéricos a pesar o problema disso é que nós omitimos o sujeito histórico e eu não faço parte de sistemas então Os brasileiros são folgados mas eu não Os brasileiros são atrasados mas eu não os brasileiros dão um jeitinho mas eu não EA omitir sujeito histórico é uma forma sofisticada de uma interiorização em que eu de fato não tenho responsabilidade por nada que está aí por essa Geleia Geral que se encontra assim eu reclamo da enchente do Tietê Mas jamais
imaginei que o papel o cigarro que eu tirei no bueiro possa ter qualquer relação com esta mesma em gente é uma característica Nossa de omitir e a mim como sujeito histórico ou comum ação histórico like é muito duro com a moral judaico-cristã Porque ele acha que o cristianismo no fundo é Platão fordames né é patrão para idiotas e que a moral judaico-cristã é uma maneira de fracassados justificarem o seu fracassar porque a história de vir aqui obrigado a gostar de virar o rosto outro lado é só quem é fraco não é dar A Outra Face
aqui não tem força que não tá numa faixa boa de jiu-jitsu dar Outra Face para isso eu só me submeto a violência do outro eu não posso responder então esta moral de escravos como desliza moral de ressentidos esta moral de fracassados que pregou dar A Outra Face não como um gesto Pacífico mas como a incapacidade de restituir tudo isso então eu acho que de algum sentido neste tem razão ao denunciar apropriação histórica da mensagem cristã especialmente por Pau bom é que aqui ele tem um ódio particular mas fica identifica noite Cristo o próprio evangelho já
como origem desta de formação e no sentido de que essa interiorização é mais Sutil de todas É talvez e eu pegando a ideia da ideia da sua pergunta interessante a violência mais frequente que eu possa deduzir nitiana não é da agressão violenta e física mas a do silêncio é a de não fazer nada diante da violência por exemplo diante uma violência seja ela qual for feita por criminosos ou pela polícia pressupondo que haja uma diferença Clara Entre esses universos e eu passando ao lado passo rapidamente por isso porque não quero me envolver que não não
é justo me envolveram porque tenho medo de me envolver Esse silêncio e um filme de 47 não adianta minhas lágrimas em português o sol e para todos vai desenvolver dessa forma o racista furioso é aquele que põe o lençol da esposa e vai para o Klux Klan aquele que mata pessoas é uma exceção felizmente são loucos excepcionais e o absolutamente democrático também uma exceção a média é aquele que não gosta do racista furioso mas sorri diante uma piada sobre nordestinos sobre negros ou sobre gays não é que eu vá matar alguém jamais mas eu também
não respondo a uma piada que ataca dignidade ou de 10 ou de Um Nordestino ou de um gay ou de uma mulher loira ou seja do que for ou seja no fundo esse meu silêncio é o que ele chama de Diante nos agriment é a concordância da maioria de que aquele individual perturbado mas que eu não me oponho ao que ele diz no fundo com o meu silêncio que eu deveria redarguir enfrentar e contra-atacar para demonstrar que isto é um absurdo mas como eu também compartilha de parte daquilo então eu vou acabar fazendo o jogo
para ser amado o jogo de que os e com aquela piada Infame e preconceituosa como quase toda piada Infame e preconceituosas outra questão por favor Oi boa noite canal a noite louco Boa noite a gente está transmitindo ao vivo agora sua palestra no site da CPFL Cultura a gente tem cerca de 500 pessoas ao vivo mandando perguntas comentando aqui no chat Várias pessoas pediram para você falar um pouquinho do caso recente do menino que atirou na professora depois se matou entre elas foi a Ana Lucília ela pede para falar sobre isso ela também me pergunta
é o que você queria dizer sobre o bullying e seria também uma expressão do ódio tem dificuldade em analisar um caso tão recente sobre o qual nada se sabe além do caso em si aparentemente um filho de um guarda municipal de família aparentemente estável numa escola padrão uma escola de boa qualidade toma um gesto de violência indescritível atira contra a professor e depois se mata eu tenho mais dificuldade em entender o se mas tudo que atirar contra a professora como professor eu acho muito frequente que alunos queiram atirar em mim eu quero atirar nele E
isso não tem ocorrido é uma questão de sorte talvez ao longo dos anos mas é doloroso imaginar por quê que uma criança de 10 anos tira a vida eu tenho dificuldade em analisar este caso porque eu não tenho nenhum dado para poder interpretar histórica sociológica psicanaliticamente eu já essa criança não houve ainda na imprensa uma única linha interpretando a personalidade dessa criança ou qualquer outra coisa posso imaginar que às vezes nós humanos façamos coisas muito e Racionais e nós humanos crianças não tenhamos extensão do que estamos fazendo e que ele fez algo como talvez dar
um tiro sem imaginar que aquele tiro represente a morte e é muito cedo para poder pensar este caso mas é óbvio que nós estamos importando um conceito que na origem norte-americana o bullying que não é exatamente da nossa tradição estamos adaptando a violência escolar é muito importante Talvez esse debate porque as escolas são espaços de sofisticada violência hoje entre alunos entre professor direção com professores patrões nas escolas particulares ou estado com professor todos entre si então trazer à tona isso e fazer uma cultura de tolerância na escola Um Desafio muito novo muito interessante Então se
eu pouco posso dizer disso eu tenho que lembrar como professor que as tragédias como a do Realengo Oeste e elas ainda são felizmente excepcionais que nós temos ocorrendo diariamente milhares e milhares centenas de milhares de aulas que terminam em aprendizado ou tédio e sem nenhuma violência logo que eu estou tomando casos exemplares e muito dramáticos para tentar julgar todo o sistema a média das aulas termina apenas em sono e não em tiro a média das aulas nós temos mais facilidade hoje de obter armas que jamais tivemos matamos menos nas escolas do Brasil que nas escolas
os Estados Unidos ainda ainda não só que nós não temos condições de profetizar nós estamos melhorando essa convivência ou piorando porque aconteceu algo inédito nos universos alisamos a educação fundamental e essa capilarização festeira acesso à escola quase todo mundo essa democratização foi quantitativa e não qualitativa então quando as pessoas com razão no meu tempo se Lia Cícero na quarta série ginasial é verdade naquele tempo dois por cento dos eu tinha um acesso a este nível de educação e hoje nós temos padrões de séries com mais de noventa porcento das crianças e adolescentes matriculados e como
a escola não é um universo separado do mundo ela contém tudo que a sociedade contém Então não é escola que pratica Bullying é um mundo que pratica Bullying é o mundo que ataca a pessoa é o mundo que faz cantadas cafagestes a mulher que passa é o mundo que pratica A violência é o mundo que grita é o playboy que vai em frente ao Cidade Jardim São Paulo e puxa a bolsa travesti arrasta no carro até a risco de vida para que eles ser humano ou seja o mundo prática amanhã escola é parte deste mundo
que a escola também tem esta prática ela é uma prática muito de batida hoje eu acho que acho que estamos importando o modelo norte-americano de debate Aquele modelo que expulsa uma criança da e do jardim da infância que deu um beijo na Coloca esse é o modelo norte-americano em que quer se eles que não se toquem não se falem e se refiram a todos por eufemismo e jamais se a gripe não resolve nenhum problema entre si este modelo norte-americano que sociedade totalmente formada por grupos eu não sei se o debate o a violência da escola
é muito oportuno a importação da noção de bullying e utilizar uma palavra estrangeira para falar de violência escolar é sinal de que talvez nós não estejamos discutindo o Brasil Mas a partir da violência no Brasil vamos continuar um conceito norte-americano outra questão ao vivo ou O Leandro é esse mito do brasileiro cordial não seria muito apropriado para nossas elites um seria assim dizendo foi criado e mantido Pelas nossas elites seja nas quais foram você não disse isso aí sim quando eu comentei que o pensamento conservador está numa das bases junto com o pensamento cristão da
omissão da violência eu quero dizer isso e é muito bom desenvolver para quem tem controle social político a ideia de que somos um povo cordial é muito bom a nossa de fato que o Sérgio Buarque quis dizer em 36 eu volto a teoria Inicial é que não é que nós sejamos pacíficos Mas nós somos cordiais ser cordial significa que nós funcionamos baseado no estatuto do impulso e não da razão é aquilo que estrangeiro tem dificuldade e por exemplo diz o o Gabeira no livro que é Isso Companheiro encontrar uma sueca uma brasileiro EA brasileira descer
eu vou ver se dá para passar na sua casa EA sueca pergunta ela vai na sua casa não ela vai ver se dá mas significa ela vai não ela vai ver se dela for não ela vai mas tá não foram não vai se der Ou seja a sueca não entendi porque no mundo dela ou se vai ou não se vai e esta capacidade cordial eu convidar alguém por exemplo ir para minha casa e a pessoa não dizer sim ou não Mas explica você pode jantar sábado lá em casa sabe o que é geralmente esse precede
ao fato que a pessoa não vai mas é a nossa incapacidade da objetividade racional e a nossa infância na cordialidade eu não quero dizer a você que eu tenho coisas mais importantes a fazer do que na sua casa como por exemplo arrumar a gaveta das meias alguma coisa do gênero Mas você sentiria ofendido com isso então eu vou dizer se der eu vou e pode ser até que não tendo nada para fazer naquela hora eu decido aí aí deu aí eu foi e pronto essa é uma experiência da nossa cultura especificamente a nossa cultura e
eu acho que é isso que é o cordial é as explosões de ódio ou de amor as cenas e os ataques elas são um simples Eu acho da cultura norte-americana elas são totalmente distintos e isto faz da nossa cultura ao tem que ser pensado a parte ainda que seja abstrato geral eu falar em cultura brasileira outra questão é passamos para a última questão da Daniela Alba Oi boa noite canal Boa noite eu tenho uma questão que eu sou mãe de dois filhos que estão Vivendo muito forte esse momento do ódio eu tenho um filho de
4 anos ele é muito pequeno para ter tanto ódio e ele foi ele foi educado no berço de amor de paz eu sou professora de yoga e prático eu já tenho amigos o tempo inteiro meditando praticando yoga cantando mantras isso não adianta nada porque ele continua o mesmo endiabrado então assim o que é isso Olha esse áudio é inerente ao ser humano não é nas escolas não é nem na televisão que ele aprende isso como que a gente lida com isso porque se eu vou com todo amor do mundo meu filho não faça assim isso
não resolve ele fica com mais raiva Então como que lida com isso é um ódio que então a gente tem que falar Legal vamos vamos cair fundo aí nesse ódio porque não não vai resolver o ou a gente começa um movimento da paz a gente ensina meditar gente ensina que a conexão com o superior com o Divino e isso vai trazer uma passa e a gente vai fazer uma onda que vai pegando todo mundo queria uma sugestão tua eu acho que você traz à tona Daniela as contrações difíceis da reflexão sobre o tempo como professor
eu poderia lhe dizer para lhe tranquilizar que não há relação direta entre a ação da escola e dos Pais o personalidade dos filhos Eles são o que são independente das escolas e dos Pais pais violentos e agressivos podem dar origem a crianças absolutamente tranquilos e pais tranquilos podem dar resultado a crianças diferente eu acho que o que você está chamando de ódio e como não conheço teu filho e nem é você pode ser especificamente uma reação mais energética que você não gostaria de ver se meditação provocasse paz transcendental países de ascendência budismo como a Tailândia
teriam a história de tranquilidade absoluta 1 e o budismo nasceu na fronteira do Nepal com a Índia e algumas das violências mais impressionantes do mundo vem dessa região onde o gás meditam anos a fio e eu poderia dizer talvez não exatamente para brincar mas pode ser ódio dele é cheiro de incenso ele pode ser alérgico a Incenso E cada vez que você acende um incenso e você medita com manta do alma ele fica com tanto ótico que ele vai poderia dizer agora brincando Experimente jogar água benta algo deve algo deve funcionar mas nós tendemos a
registrar como hiperatividade da ritalina a todas as crianças que são mais ativas do que nós bom então quando a criança fala mais alto que você corre mais do que você e dorme menos do que você ela deve ter hiperatividade e deve-se levar ao médico para dar remédios calmantes ao se dar ritalina o alce Dar coisas mais fortes você está talvez reconhecendo uma condição médica que só um profissional poderia determinar que é possível a crianças hiperativas mas também seria possível pensar que você está reconhecendo a diferença e uma diferença que deve levar a uma reflexão bastante
Boo disco ao caráter que ninguém é responsável por ninguém cada um tem o seu caminho como diz o Buda ao defender o gato que não foi assistir sua entrada no Nirvana aos 80 anos quando o cachorro falou mal do gato e o gato ficou na dele como todos os gatos são budistas enquanto os cães são católicos não é Ou seja os gatos são absolutamente Zen em alguns cães são Pentecostais mas a maioria é é católico o Buda defender o gato dizendo o gato foi o primeiro a entender o budismo a minha entrada no Nirvana Não
tem nada a ver com a trajetória dele ele entendeu que é meu trajeto é o meu e como disso muda se encontrar muda Matthew porque eu não sou mestre de ninguém não sou guru de ninguém a uma trajetória que seu filho tem que fazer você não devem incentivar Até porque não precisa incentivando ou reprimindo ele terá uma personalidade agora Aqui nós temos um choque diferença e que há uma violência que eu não conheço logo a minha justiça pode ser a próxima a uma violência que você identifica nele e talvez ele identifique uma violência e você
de querer que você que ele se molde a você e ele respondia uma violência também e defende o seu espaço autónomo e dizendo que a maneira que ele tem chamar a atenção às vezes numa casa de intelectuais em do Mal nos estudos e numa casa de lutador de jiu-jitsu é fazendo balê e numa casa em que a mãe faz de yoga e é uma pessoa tranquila e dizendo eu não faço eu sou absolutamente violento ele está dizendo chame atenção sobre mim olhe para mim eu quero ser diferente alguma das características Passos eu vou lhe tranquilizar
que muitos alunos que eu tive ao longo da minha vida especialmente adolescente eu tive que tirar substâncias proibidas legalmente da mão deles recriminando não apenas duas mas é bestilidade fazer no corredor da escola e alguns desses hoje são advogados respeitáveis e São Paulo e se realmente eu não posso dizer o nome hum encontrá-los às vezes nos restaurantes São Paulo de terno indivíduos que eu tive que tirar maconha das mãos e outras coisas eles têm vergonha porque lembram alguns comuns já me disse uma vez num sushi em São Paulo a pessoa naquela época não sabia o
que eu era o que eu queria hoje é para ser professor ou para ser mãe ou pai uma tarefa é a paciência a paciência de Quem planta Carvalho e não eucalipto metáfora do Rubem Alves a paciência de saber que para ensinar seu filho a escovar os dentes eu profetizo 15 anos ininterruptos quatro vezes ao dia de briga e ele só aprenderá quando passar a beijar e se você tiver falado ou não tanto faz ele passar a escovar os dentes quando tiver aqui beijar até então o prazer dele vai ser vocês aspirada não escovou os dentes
ainda e falar mais como e assim por diante Esta é a paciência para educar e a paciência educar muito difícil talvez a a gente tenha inventado a ideia do amor materno que uma invenção tem uns 300 anos na história é uma invenção recente na história humana que as mães de vão amar os filhos e ainda não totalmente difundido a já em alguns Episódios a gente tem evito inventada a ideia do amor materno Como diz a Vera interno seu livro do mito do amor materno porque é muito difícil amar pessoas Apesar dela e amar pessoas Apesar
delas que é experiência do amor é muito difícil então eu não sei se é a natureza deles ser Violento mas eu acho que pessoas que fizeram muita coisa no mundo gênios líderes provavelmente não forem muito fáceis também E que provavelmente você tem uma personalidade forte e marcante que você deve insistir até o último dia o que ele bebe respeitar os outros que o caminho de ouviram melhor ele não é o único no mundo e ter uma esperança brutal o que esta mensagem seja o Vitor Nem que a última cena seja ele com uma faca e
você a noite e ele Ao estilo Psicose tanto mas tanto que nunca vai acontecer naturalmente mas que deve ser uma luta constante Por que esta Utopia de poder melhorar alguém é que torna possível a educação mas como toda Utopia lá só serve para tentar agir no presente ela nunca serve para ser um ponto de chegar Teremos todos derrotados sem todos os professores e todos os pais seremos derrotados mas todos temos consciência que eu vi alguém querendo fazer algo de bom e querendo modificar então eu diria não pare de tentar mas não vai dar certo é
só para animá-la neste final de