ele pensa escape do primeiro versículos 1 e 2 nós vamos ler a introdução desta carta o prefácio ea saudação paulo e timóteo servos de cristo jesus a todos os santos em cristo jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos graça e paz a vós outros da parte de deus nosso pai e do senhor jesus cristo amém nós vamos meditar hoje sobre a saudação do apóstolo paulo a igreja de filipos e eu quero a guia de introdução é focar dois pontos pra mim e importantes extremamente relevantes o primeiro deles é que a carta de paulo
aos filipenses é um recado de amor é um bilhete de amor é um memorando de amor muito mais do que apenas uma exposição teológica esta carta é uma carta onde paulo deixa transbordar o seu coração cheio de alegria cheio de gratidão e seu profundo amor por esta igreja que foi as premissas da europa que foi aquilo que ele chamou de sua coroa de sua alegria esta igreja que se tornou a igreja mais próxima mais amiga mais companheira mais sensível às necessidades do apóstolo conforme relata o capítulo 4 versus 15 16 e 18 obviamente não obstante
ser uma carga extremamente pessoal paulo trata também nesta carta de grandes temas teológicos talvez nenhuma carta paulo a profunda se tanto na questão da cristologia no capítulo dois versículos 5 a 11 e paulo trata de coisas estão emendas aqui como por exemplo a questão da experiência cristã nos versículos capítulos 3 e 4 mas sobretudo esta carta uma carta de um amigo para outros amigos o segundo ponto é que esta carta tem particularidades que precisam ser destacadas precisam ser mencionadas e o primeiro ponto que me chama atenção é que esta carta reflete o sucesso do propósito
divino notem vocês que o plano de paulo não era a europa não era felipe luz mas o próprio deus direciona paulo para a europa para felippus e este plano era um plano vitorioso mostrando que a igreja de filipos nasceu primeiro no coração de deus depois no coração missionário na estratégia missionária de paulo esta igreja foi plantada por vontade de deus por direção de deus para a glória de deus está agora produzindo os resultados frutos que exaltam glorifica a deus segundo ponto esta carta reflete que o sofrimento pelo evangelho pode se transformar em alegria no evangelho
porque quando paulo plantas da igreja paulo nega o solo com as suas lágrimas com o seu sangue esta igreja foi plantada debaixo de dor debaixo da chibata de baixo doações mas esta igreja que foi plantada com tanta dor com tanto sofrimento vai se transformar na maior consolação do apóstolo paulo vai se transformar na fonte da maior alegria do apóstolo paulo aquilo que lhe causou mais do que vai trazer mais alegria isso é algo glorioso no evangelho ao ponto de paulo chamar aqueles irmãos de sua coroa de sua alegria o motivo da sua maior consolação terceiro
ponto esta igreja com esta carta vai refletir o fato de que nenhuma circunstância pode frustrar os benditos propósitos de deus se você notar paulo escreve esta carta algemado e preso aguardando a sentença de morte talvez não aquilo que ele esperou longo da vida porque o sonho de paulo era ir a roma você nota isso pelo menos duas vezes quando escreve esta carta à igreja de roma possivelmente éfeso ele disse que aquela igreja que o sonho dele era ir a roma e que rouba ser enviada à espanha depois você vai notar no livro de atos que
não apenas era sonho de paulo para roma mas era pedro de deus que ele fosse para roma porque quando ele foi preso em jerusalém deus diz pra ele coragem paulo porque assim com você tem o testemunho aqui em jerusalém eu quero que você dê testemunho também rouba mas quando ele vai para roma ele não vai técnica bem como missionário ele vai precisamente como prisioneiro ele vai escoltado e ele chega em roubar um gelado e ele é visto não apenas como a alguém que é enviado mas alguém está algemado aguardando a sentença e uma sentença de
morte mas não obstante essa circunstância o evangelho cresce a igreja estimulada a guarda pretoriana conhece o evangelho a partir daquela prisão ele escreve esta carta e outras cartas como éfeso como colossenses e como a carta de filêmon em um plano de deus nunca pode ser frustrado ea carta aos filipenses é claro em nos mostrar isso é outra coisa quarta a verdade peculiar desta carta que eu quero focar essa introdução esta carta reflete a verdadeira 'gloriosa' alegria do cristão apesar das circunstâncias eu disse pra vocês quarta feira passada que esta carta carta da alegria nenhuma carta
de paulo transborda tanta alegria quanto esta e não é alegria porque as coisas estão boas não é alegria ultra circunstancial se você olhar o capítulo primeiro ele fala que essa alegria despeito das circunstâncias adversas se você olhar no capítulo 2 eu disse que essa alegria é a despeito de pessoas que tantas vezes roubam alegria conspiram contra alegria se você olhar no capítulo 3 e diz que essa alegria é a despeito da preocupação com coisas terrenas e no capítulo 4 diz que essa alegria é apesar da ansiedade que nos asfixia que tenta tirar o nosso oxigênio
então a alegria do cristão é uma alegria que não depende da circunstância nem da situação muito bem vamos olhar agora esse texto lido a primeira coisa que você vai perceber é sobre o remetente da carta quem é o remetente da carta paulo thimóteo servos de cristo jesus note você que este era um método de escrever cartas na antiguidade primeiro a pessoa se apresentava para depois escreveu hoje a gente escreve para depois se apresentar a gente assinou no final da carta naquela época o contrário primeiro você se identificava e depois você enviava aquela correspondência e esta
carta que paulo escreveu a igreja de filipos foi uma das quatro cartas da prisão você sabe que paulo teve duas prisões em roma a primeira prisão paulo estava preso mas com certa liberdade paulo estava preso numa casa alugada onde podia receber pessoas podia fazer conferências podia dar entrevistas podia escrever livremente receber pessoas livremente nessa primeira prisão ele ficou em torno de dois anos e nesses dois anos ele escreveu quatro cartas filipenses é uma delas e tudo nos faz crer que phillips foi a última carta da prisão obviamente ele saiu dessa primeira prisão ele visitou inclusive
a essa região de filipos e logo depois você vai notar a segunda prisão de paulo e na segunda prisão de paulo ele escreve a sua última carta que foi a segunda carta de paulo a timóteo desta prisão ele não saiu esta prisão não tinha liberdade condicional e nessa prisão ele estava num calabouço romano e dali ele saiu para ser degolado saiu para o martírio porque nós entendemos que esta carta foi a última carta que ele escreveu da prisão da primeira prisão primeiro porque no capítulo 25 23 ele expressa expectativa de rever sua situação na segunda
prisão não tinha possibilidade nenhuma de rever nada ele já disse pra te bote olha eu sei que o tempo da minha partida é chegado eu já estou sendo oferecido por ligação mas nessa não nessa eles ainda com expectativa de que a sua causa possa ser revisada a segunda razão é houve tempo suficiente nessa prisão para que a igreja de filipos tomasse conhecimento de que estava preso que a igreja de filippo se arregimentasse para levantar uma oferta que a igreja de filipos enviasse à elite filipus a alma e pro dito houve tempo para que o projeto
ficasse doente e esse fato fosse informado à igreja e paulo devolvesse a projeto para a igreja então isso te lo go pelo menos uns dois anos então esta carta não foi escrita no começo da prisão mas no final da segunda a primeira prisão mas há um argumento mais forte ainda porque esta carta foi foi a última carta escrita da prisão só porque é porque se você perceber na primeira na carta lippi nascar na carta de éfeso e na carta de colossenses e de filêmon paulo afirma que lucas estava com ele mas agora nesta carta quando
ele escreve filipenses lucas não está mais com ele isso significa que a carta aos filipenses foi escrita depois que paulo escreveu éfeso colossenses e filêmon então esta carta foi a última carta da prisão de paulo porque ele menciona timóteo aqui será que te move foi coautor da carta será que timóteo foi uma má no ensino da carta será que te moto tinha parceria nesta carta não não é assim se você olhar o longo da carta você não vai ver timóteo como coautor da carta nem como amanuense da carta nem como parceiro na autoridade apostólica para
escrever esta carta o que aconteceu é que paulo por causa da sua vida ao guia do seu amor da sua generosidade estando temóteo com ele nesse período a prisão e ele entendendo ou em tentando enviar para aquela igreja timóteo em breve conforme vamos ver o capítulo 2 ele manda também esta saudação em nome de timóteo eu queria que você agora parasse para olhar comigo sobre este homem paulo quem este paulo que está escrevendo esta carta é muito importante entender primeiro vamos ver paulo como um grande homem paulo é a versão grega do nome hebraico saulo
você vai ver que o começo do livro de atos começa a chamar de saulo saulo era o seu nome hebraico seu nome abreu enquanto paulo era o seu nome grego é por isso que quando ele começa a viagem missionária e começa a entrar num mundo profundamente marcado pelo helenismo pelo mundo grego o seu nome bordado de saulo para paulo esse homem ele nasceu na cidade tarso ele era filho de pais judeus embora não tenha nascido na palestina ele recebe o título de cidadão romano ele tem e se essa honra esse privilégio de ser cidadão romano
mas ele é enviado para jerusalém ainda jovem para aprender aos pés do grande mestre gamaliel ele foi doutrinado e ensinado na seita mais estrita e irrestrita dos judeus que era o farisaísmo e ele então adquiri uma cultura invulgar ele tem uma personalidade muito forte e este homem é o homem que vai ter uma liderança inequívoca no primeiro século e este cidadão ganha também o espaço de ser um dos membros ilustres do maior concílio dos judeus ele era um membro do sinédrio judaico então era um grande homem do ponto de vista da sociedade naquela época segundo
paulo um grande perseguidor o que aconteceu sendo ele um judeu zeloso fariseu culto estudioso da lei ele começou a perceber que a religião do caminho liderada por ex tchicale leu estava colocando em risco a religião de seus pais assim ele entendeu e se você perceber ele se levanta como grande defensor do judaísmo como grande bandeirantes da fé farisaica e ele entende que ele estaria prestando um grande serviço ao reino de deus perseguido implacavelmente esta nova entre aspas a seita chamada do caminho esta religião do caminho desses novos seguidores de messias e ele se transforma num
grande perseguidor da igreja se você perceber ele entra nas casas e arrasta as pessoas ele algema pessoas ele as 80 pessoas ele prende gente ele manda matar gente e quando eles estão apedrejando estevão ele está lá dando seu voto se transformando no maior terror da igreja cristã uma coisa não perceberam é que perseguindo a igreja não se aperceberam de que ele estava perseguindo o próprio senhor da igreja ele estava lutando contra o próprio deus e que quem toca na igreja de deus toca na menina dos olhos de deus paulo em terceiro lugar com grande convertido
not você comigo um ponto importantíssimo na conversão desse homem alguns pontos aqui merecem destaque o primeiro não foi paulo quem buscou a cristo foi cristo quem buscou paulo quando paulo foi convertido ele estava buscando a deus eu estava buscando a cristo ao contrário ele estava indo de encontro na contramã perseguindo a igreja perseguida o senhor da igreja é interessante que esse é um fato que acontece com todas as conversões não é o homem que busca deus é deus quem busca o homem não é o homem que acha deus é deus quem acha o homem essa
é a verdade absoluta sobre todas as conversões segundo lugar não foi ele quem se rendeu à cristo ele foi redigido a cristo note você que deus primeiro jesus primeiro jogou ao chão o quebrou o melhor o abateu ele não se rende voluntariamente e não se capitula por uma questão de análise lógica dos fatos ao contrário enquanto respirava ameaças diz a bíblia que vem uma luz ao dirigente ele foi rendido ele foi jogado ao chão terceiro lugar não foi ele quem gritou da terra o céu mas foi por isso que ele bradou do céu a terra
antes de ele tomar pé da situação ele escutou a voz saulo saulo por que me persegues dura costa tcheco traz quando os aviões então ele gritou da terra quem estou senhor eu sou jesus aquele que o persegue note que a iniciativa foi de deus a iniciativa veio do céu quarto lugar não foi ele quem entrou para o evangelho mas foi o evangelho que entrou nele ele está atordoado completamente atordoado ele está cego e agora diz a palavra de deus que em vez de entrar em damasco com uma chibata na mão ele entra sendo segurado pela
mão em vez de entrar em damasco respirando ameaças contra a igreja ele entra para se colocar de joelhos diante do deus da igreja em vez de entrar ainda mas como terrível perseguidor da igreja ele entra em damasco como irmão dos membros da igreja em vez de letra em damasco como embaixador da morte ele é transformado em embaixador da reconciliação em vez de entrar ainda mas cupra matar ele entra em damasco para orar porque o evangelho o transformam em quarto lugar a quem esse paulo ele é um grande missionário deus disse acerca dele logo depois da
sua conversão este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os reis bem como perante os filhos de israel notem vocês que maravilha isso aquele que era o maior problema é transformado na maior bênção aquele que era maior ameaça se transforma no maior instrumento aquele que era o maior opositor do cristianismo transforma se no maior apologetas do cristianismo aquele que era maior ameaça à igreja transforma se no maior plantador de igreja aquele que tentava destruir a igreja transforma se no maior e vandi lista da igreja deus está revertendo a situação aquele
que pensava que os gente uccello indignos do reino de deus é enviado como missionário ausente us deus está mudando completamente a situação aquele que trazia cartas dos remédio pra aprender agora envia cartas para salvar e para abençoar esse é o maior missionário da igreja presta atenção em três coisas hoje nós temos algumas coisas curiosas michael índices de uma maneira muito bonita dia seguinte que hoje os teólogos não querem ser missionários os missionários não querem ser teólogos paulo foi o maior de óleo da igreja foi maior missionário da igreja o maior elogio lista da igreja com
o maior plantador de igrejas na igreja primitiva este homem fez três viagens missionárias percorreu a europa percorreu a ásia chegou ao coração do império em roma ele escreveu mais do que qualquer outro no novo testamento autor da maioria dos livros foi o maior plantador de igrejas este homem foi certamente o maior teólogo maior evangelista o maior projeta o maior plantador de igrejas de toda a história da igreja primitiva de vocês quinto lugar paulo um grande amigo encantador você notar como é que ele abre essa carta paulo e timóteo servos de cristo jesus se você for
verificar as cartas que paulo escreveu apenas três cartas ele não se dirige como apóstolo exatamente as duas igrejas da macedônia e o memorando particular e pessoal ao seu amigo e ao seu filho na fé filêmon a grande questão é por que é que paulo a escrever a carta aos filipenses não se dirige aquela igreja como apóstolo e sim como servo por quê se esse era o seu hábito se esse era seu costume se essa é a sua metodologia sabem porque é que ele não escreve como apóstolo e 5 servo porque ele não precisa defender o
seu apostolado para esta igreja ele escreve como um amigo para outros amigos esta igreja nunca questionou apostolicidade de paulo esta igreja nunca duvidou das credenciais de paulo como apóstolo ao contrário essa igreja sempre foi um suporte pra ele pra que ele pudesse cumprir o seu ministério e o seu apostolado desta maneira ele não precisa escrever por esta igreja ir eu só posso não essa guerra sabe que ele apóstolo ela reconhece o seu apostolado ela apoiou seu apostolado é um suporte para o seu ministério de apóstolo ela descreve como amigo como alguém íntimo como alguém chegando
esse é um fato extremamente importante destacar mas notem que agora ele se apresenta como um servo paulo servo de cristo jesus o que ele quer dizer com isso esta palavra serve aqui é a palavra do los e do luz é mais do que serve o servo é alguém que tem direito e que têm liberdade de ir e vir o sérvio é aquele que pode escolher a quem quer servir o sérvio é aquele que pode trocar de senhor mas duas não o do luz é um escravo ele é propriedade de alguém ele perdeu a sua liberdade
de escolha de fazer o que quer o que desejo o que entenda eu chama sua atenção pra três pontos aqui primeiro o escravo deixa claro que ele é processam absoluta de outro alguém paulo ao se dizer servo de cristo e dizendo futebol ou a igreja de filipos eu sou propriedade do senhor jesus ele é o dono da minha vida eu pertenço a ele a minha vida dele a minha vontade se rendeu a ele o meu projeto de vida é fazer a vontade dele segundo lugar ele deixa claro que deve a cristo uma obediência absoluta não
tem sentido você se dizer servo de cristo e se a sentar no trono da sua própria vida para fazer as suas próprias escolhas para tomar as suas próprias decisões sem obedecer absolutamente ao senhor jesus cristo luz de cristo é alguém que diz ele manda em mim a minha vontade é fazer a sua vontade em terceiro lugar e deixa claro que ser servo de cristo é a maior de todas as honras notem isso irmãos talvez que melhor entendeu isso foi agostinho no século 5º agostinho dizia o seguinte que quanto mais escravo de cristo você é mais
livro você se sente quanto mais você obedece a jesus mais livre você é quanto mais você anda debaixo do seu concelho mais liberdade você tem é como um trem só é livre pra correr se anda em cima dos trilhos é como um tocador de piano é só arranca codes belíssimos se ele toca de acordo com a música na medida em que você obedece a jesus você é livre você tem vida plena você é feliz muito bem vamos olhar os destinatários desta carta olhe comigo por favor alguns pontos importantes que chama sua atenção paulo thimóteo servos
de cristo jesus a todos os santos em cristo jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos primeiro ponto os destinatário se identificados note aí que ele escreve a todos os santos frize a palavra todos aí paulo está escrevendo um elite a uma aristocracia a um grupo a apenas determinadas pessoas estratégicas líderes da igreja está escrevendo para toda a igreja a todos os crentes sem excepção com isso está passando a seguinte ideia na igreja de deus todos são importantes todos têm valor não acepção na igreja de deus não pode existir complexo de inferioridade nem de
superioridade na igreja de deus todos têm o mesmo valor todos têm o mesmo lugar na igreja de deus todos são irmãos todos são servos todos são ovelhas todos pertencem ao mesmo rebanho é muito importante destacar a igreja de deus dessa forma ela é super racial ela é supra cultural ele é supra de nome nacional se você perceber todos os santos esse é um ponto importante quem faz parte da igreja de deus quem pertence à igreja de deus nós não podemos pensar que a igreja de deus seja apenas a nossa denominação nós não podemos pensar que
a igreja de deus seja apenas a nossa congregação as pessoas que pensam dessa maneira se tornam seita porque a igreja de deus é maior do que uma igreja local é maior do que uma denominação é maior porque apenas uma corrente doutrinária da igreja de deus é formada de todas aquelas pessoas que em qualquer lugar em qualquer tempo creram no senhor jesus cristo foram lavadas no seu sangue foram seladas com o espírito santo da promessa por isso paulo identifica os seus destinatários como todos os santos segundo os destinatários definidos olha aí que diz todos os santos
e essa palavra não é uma palavra simples de definir não é vamos entender o que paulo quer dizer com isso 1º 1º se fosse hoje eu acredito que as pessoas vão mudar essas aulas são talvez se fosse hoje alguém diria o seguinte o santo paulo aos servos de cristo porque hoje os líderes estão sentindo muito importantes eles são usufruídos eles são os líderes eles são as pessoas importância ele se coloca um nível superior e paulo choca este espírito de 'presunção dizendo paulo escravo ao santos ele inverte os papéis revelando que na igreja de deus a
pirâmide está de ponta-cabeça no reino de deus quem quer ser grande vai ser o menor quem quer ser o maior vai ser servo de todos por isso ele se apresenta como um servo ao santos e não como santo aos servos é interessante que nós hoje não nós não usamos essa expressão eu de vez em quando até público choca um pouquinho chama pessoa santo como é que vai pressionar o santo não percebeu isso é uma pessoa que são pra ver que reagir na hora ele e não aceita esse título de santo porque porque não aceita na
verdade a palavra santo aparece no novo testamento mais de 60 vezes ea palavra cristão nós achamos que a palavra mais comum para ele se trata uma outra pessoa três vezes porque nós herdamos a ideia de que santo tem muito mais a ver com aquelas figuras bonitos os vitrais das igrejas do que é do que com aquelas pessoas que estão transitando na praça no mercado o que é um santo um santo não é uma pessoa sem pecado um santo não é a pessoa a que foi canonizada por que não imaginário coletivo ela viveu uma vida sem
transgressão e até mesmo realizou milagres e prodígios não a palavra santo não tem nada a ver com isso santo na bíblia tem primeiro significado de ser alguém separado para viver uma vida diferente de dedicação e de consagração a deus então você que foi separado do mundo pra se dedicar exclusivamente ao serviço de deus você santo não tem a ver primariamente com ética conduta ou caráter tem a ver com posição esse é o primeiro ponto da santidade é posicional a primeira questão de rádio santo não tem a ver com caráter tem a ver com status composição
você foi tirado do mundo pra deus então você santo você já foi chamado mundo pra deus então você é santo de tal maneira que não é possível que uma pessoa seja salva se ela ser santa todos salvos santo todos salvo em separado para deus todos salvo chamado pra deus para servir a deus para arrancar do mundo para servir a deus é óbvio que rádio santo também tem a ver com santidade não apenas posicional mas experimental santo também tem a ver com essa questão sede santos porque eu sou santo agora está falando de mudança de conduta
de caráter de vida mas o que é que paulo tem no seu coração quando se dirigia à igreja ao santos essa quantidade é que irmãos não é santista não é a santidade do isolamento não é a santidade do gueto não é a santidade da fuga do escape não é a santidade da ruptura geográfica notem vocês que a igreja na idade média não entendeu isso na idade média a igreja pensou que santidade é uma santidade geográfica e até hoje às vezes nós pensamos que ser santo é você tirar uma pessoa do mundo e plantá lá dentro
da igreja dentro do templo mas não é esta santidade que a bíblia menciona jesus cristo disse pai eu não rogo que os times do mundo mas que os guardas do mal esse é um problema que às vezes nós enfrentamos nós achamos que ser santo é cortar os nossos relacionamentos com as pessoas que não conhecem a deus e nós não temos um amigo não crente mais não conversamos com o amigo não credimais não freqüentamos a casa de uma pessoa não cresce mais nós perdemos a capacidade de estar presente no mundo como o cruzeiro do mundo nós
nos tornamos saulo saleiro porque criamos a idéia equivocada de que santidade eu a sociedade geográfica a ansiedade de isolamento nossa cidade afastamento geográfico do mundo jesus chocou os fariseus quando eu tinha capacidade entra na casa de 1 publicano e e participar de uma refeição com o publicano jesus chocou os religiosos da época porque ele conversava com gente que não era a piedosa e eu quero dizer pra você que quando paulo está se referindo ao santos ele está pensando nesta santidade geográfica ele está pensando em duas coisas primeiro de que essas pessoas foram chamadas para as
pertencerem a deus para serem diferentes para serem consagradas pra deus segundo ele está pensando em pessoas que foram transformadas e que estão sendo transformadas a imagem de jesus cristo recebendo então o caráter de deus sendo santo como deus é santo mas vamos ver outra coisa de terceiro lugar os destinatários detalhados olha você no verso 1º quando eu disse a todos os santos em cristo jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos preste atenção aqui um ponto importantíssimo paulo não se dirige aos líderes e depois a igreja aos liberados ele se dirige aos liderados e
depois aos líderes por que por que está fazendo isso será que paulo não está dando valor devido aos líderes será que paulo está diminuindo a autoridade dos líderes não o ponto é não é a igreja que vive para a liderança ea liderança que vive para a igreja não é o liderado que vive em função do líder é o líder que vive em função do liberado esse é um ponto fundamental eu diria que se uma quebra de paradigma na verdade não é a igreja que vive em função dos líderes são os líderes que devem viver em
função da igreja por isso e se dirige a igreja e depois aos líderes e notem vocês que não vê esses líderes bispos e diáconos acima da membresia da igreja acima dos santos mas inclusive junto no mesmo patamar no mesmo pé de igualdade esse é um ponto extremamente importante na igreja de deus não existe hierarquia não existir aqui posição de liderança não é a posição hierárquica e na igreja de deus o novo testamento desconhece hierarquia quando você pega por exemplo a palavra que bispos hoje na igreja evangélica brasileira bispo é uma posição hierárquica o camarada é
crente depois ele elege para o diaconato agora ele ele é escolhido para servir depois ele é escolhido pra presbítero o pastor são termos com relatos e depois ele galgou uma posição acima de bispo que está acima do pastor hierarquicamente acima do pastor e agora as pessoas estão mais contentes só com bisco já estão nomeando o apóstolo e agora aposto também está democratizando muito e já tem um cidadão no brasil que agora é o pai pó tudo é o pai dos apóstolos e tem que ser acima dos demais apóstolos só que o apóstolo paulo não está
de forma nenhuma contribuindo com esta ideia de posições hierárquicas na igreja aliás a palavra bispo e presbítero são termos correlatos com relatos se você quer certificar-se disso olha atos dos apóstolos capítulo 20 versículo 17 onde paulo chama de presbíteros reúne os presbíteros da igreja quando ele vai se dirigir a esses presbíteros no versículo 28 de atos 20 ele os chama de bispos e ele usa o verbo pastorear de tal maneira que pastor presbítero e bispo representam a mesma função não existe hierarquia o bispo é presbítero o presbítero e bispo o presbítero bispos são pastores pastorear
o rebanho e ele agora se dirige então aos presbíteros se dirige aos bispos o presbítero se dirige aos diáconos aqueles que servem e notem vocês que a única carta que paulo escreve de todas as que escreveu onde ele se dirige à liderança da igreja bispo sediar a cúpula da região porque que menciona bispos e diáconos se nenhuma das outras cartas ele faz isso nós não podemos afirmar categoricamente mas a impressão que nos dá calcado na opinião de muitos outros estudiosos é de que paulo menciona que os bispos e diáconos porque foram esses bispos e diáconos
aqueles que lideraram o movimento na igreja de filipos para socorrerem a paulo e para enviarem a paulo e passou o dito levando os donativos da igreja então paulo quer é reconhecer o trabalho destes irmãos valorizar o esforço desses irmãos e tributar a sua gratidão a estes irmãos por isso paulo os menciona nesta carta muito bem em quarto lugar os destinatário seus posicionamentos note você aí no versículo primeiro que os destinatários tem dois endereços bem distintos notem aí todos os santos em cristo jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos note que a preposição em
é repetida em cristo e em filipos o que significa que a igreja tem dois endereços a igreja tem dois endereços a igreja é cidadã do céu ela está em cristo e ela é cidadã do terra da terra ela está em filipos ela pertence a dois reinos a um reino espiritual ela está em cristo e é um reino físico geográfico político ela está em filipos é fantástico isso é fenomenal porque na verdade nós não estamos prioritariamente em vitória nós podemos dar a vitória podemos em salvador podemos estar em recife podemos estar em são paulo e isso
vai contar pouco o que vai nos definir é se nós estamos em cristo esta e se o endereço permanente da igreja o endereço geográfico ele é contingente temporário passageiro e pode variar mas não muda o nosso status espiritual nós estamos em cristo se você notar a teologia da união com cristo é a principal talvez teologia de paulo no novo testamento essa expressão aparece mais de cem vezes em paulo nós estamos em cristo nós estamos fincado em cristo como um peixe está na água como um passo está no ar como as raízes estão na terra nós
estamos em cristo ele é o nosso endereço nós estamos fixado nele envolvidos com ele ele traga dados por ele moramos nele respiramos nele vivemos nele morremos nele ressuscitamos nele a centavos nas regiões celestiais com ele andaremos com ele toda nossa vida está em volta nele ele o oxigênio que nos leva a respirar essa é a idéia de paulo quer passar em segundo lugar a igreja está também em filipos em filipos nós estamos em vitória e se nós estamos em vitória a igreja que está em vitória passa dificuldades passa lutas passa crises enfrenta lágrimas enfrenta choro
enfrenta doença enfrenta luto enfrenta morte enfrenta quedas enfrenta perdas enfrenta prejuízos em empresas encorajamento à igreja que está em filipos a igreja que está em vitória enfrenta perseguição enfrenta problema de heresias enfrenta ataques de fora e temores por dentro esta igreja passa por muitas vicissitudes mas a igreja que está em cristo é mais do que vitoriosa esta igreja está sólida firme sobrancelha triunfante e ninguém pode abalar isso é maravilhoso saber e eu quero terminar o último ponto as bênçãos desta carta e eu serei muito breve aqui primeiro lugar natureza da densa versículo 2 graça e
paz graça e paz esta é uma maneira que paulo está tentando saudar a igreja usando o termo grego graça cáries e usando o termo hebraico paz irene shalom estas duas expressões juntas paulo está dizendo o seguinte eu quero que vocês recebam toda sorte de bênção física material temporal espiritual ea eterna graça e paz é como que um pacote e dentro desse pacote estão todas as bênçãos sejam elas materiais sejam elas físicas sejam elas temporais sejam elas espirituais sejam elas internas é uma síntese de todo tipo de doença graça é a decisão de deus de investir
de abençoar quem não merece ser abençoado quem não tem razões em si mesmo para ser abençoado e isso é uma coisa maravilhosa porque é pela graça que você e eu somos salvos não há mérito uma razão para a deus temos escolhido para deus ter colocado o coração dele em nós eu te pergunto que berto tinha saulo de tarso que mérito tinha ele estava matando os crentes perseguindo a igreja perseguindo jesus respirando ameaça um terror porque deus o amor porque a causa do amor de deus está nele mesmo e não objeto amado e c graça graça
é favor que eu não mereço por isso que esta bênção espiritual mas irene paz shalom não é apenas paz no sentido de ausência de problema esta paz não tenha significado de paz de cemitério esta paz significa o bem estar geral seja físico seja material seja espiritual esta paz ela tem dois significados você vai perceber isso ela é paz fruto da reconciliação com deus é paz com deus ele é fruto da intervenção de deus é pai de deus e na carta aos filipenses paulo vai falar desta paz de deus desta paz com deus e deixe deus
da paz então essa é a bênção que paulo traz pra igreja uma bênção completa e aqui deixou só dizer pra vocês que isso virou costume às vezes nas igrejas se escutou isso a pessoa escreva uma carta graça e paz a pessoa se levanta o público grassi pais irmãos virou saudação virou cumprimento na verdade nós precisamos parar e refletir o que é que nós estamos dizendo o que é que nós estamos desejando isso tem que ser muito mais do que apenas uma saudação de uma carta uma saudação verbal num lugar público gracy paz e vocês se
apropriar da bênção superativa de deus física material e espiritual e eterno z segundo lugar qual é o alvo da bênção olha aí versículo 2 graça e paz a vós outros então essa bênção é pro elite não é para alguns na praia não é pro 11 grupo apenas na igreja para a liderança da igreja pra toda a igreja indistintamente indistintamente finalmente a fonte da bênção a fonte da bênção não é paulo não é a igreja não é um concílio a fonte da bênção é deus pai é o senhor jesus cristo e note você que hoje muitas
vezes nós estamos também correndo neste erro no meio evangélico é muito comum você está no meio evangélico e uma pessoa um pastor um pregador um líder começar a abençoar o povo como se ele fosse a fonte da bênção eu te abençoou e ordena a minha bênção sobre você na verdade quem abençoou a e deus ele a fonte da bênção paulo o apóstolo que tinha autoridade apostólica mas ele não abençoou o povo ele é um desrespeito à minha bênção eu abençoo vocês ele diz graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor jesus
cristo é muito importante entender isso você e eu não somos a fonte da bênção nós somos receptáculos dessa bênção canais dessa bênção mas não somos a fonte a fonte a deus a fonte a deus é temos que entender isso irmãos queridos eu paro por aqui esta carta a sua mensagem seu conteúdo começa propriamente a partir do verso 3s a saudação desta carta e eu gostaria que você pudesse fazer aquele exercício devocional que eu sugeri no começo você lê essa carta com 20 minutos se você tomar a decisão e algumas pessoas têm feito isso aqui na
igreja fiquei feliz algumas pessoas me falam estou fazendo isso está sendo uma bênção procure ler uma vez por dia esta carta tento fazer isso durante esse mês nós vamos gastar um mês um mês e pouco pra expor essa carta toda você vai perceber que a sua vida espiritual vai ter um plus vai ter um novo avanço porque esta verdade deus a encher seu coração que deus te abençoe que deus te dê graça que você saia daqui hoje cheio da graça e da paz da parte de deus e do senhor jesus cristo