[Música] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou Francisco porfiro professor de Filosofia e na aula de hoje a gente vai falar sobre Sartre e o existencialismo mas antes de passarmos pra nossa aula deixe o seu like aí no nosso vídeo se inscrev em nosso canal e ative também o Sininho para receber notificações quando o vídeo novo for postado por aqui pessoal pra gente entender o pensamento de Jean Paul Sartre é bom dar uma conferida ali na biografia do filósofo por isso eu estou deixando aqui para vocês também o link da nossa aula Jean
Paul Sartre que vai falar um pouco sobre a vida e a obra em geral do filósofo mas a principal marca que ele deixou para a história da filosofia foi a sua teoria existencialista é o existencialismo de Jan Paul Sartre eh ele vai pegar a alguns antecedentes que a gente precisa entender aqui para a gente passar para o ponto da filosofia existencialista de Sartre primeiro primeiro ponto que a gente tem que que entender é a influência de Kirk O Pensador O Pensador zoren Kirk dinamarquês que fundamentou um existencialismo Cristão dentro da filosofia Kirk ele estava defendendo
que a filosofia que era mamente Idealista metafísica ela deveria se voltar para aspectos da vida aspectos da vida própria do ser humano eh Kirk gard não deixou de lado porém a parte metafísica religiosa né ele não deixou de ser um cristão tá E ele está colocando o primeiro ponto que Sartre vai pegar para desenvolver a sua teoria existencialista outro filósofo que vai influenciar aqui esse pensamento existencialista de Sartre é Nietzsche fredrich Nietzsche filósofo alemão que vai defender aqui o ponto de de culminância de uma vida né de uma vida fisiológica que influencia o pensamento o
modo de viver os valores né as escolhas das pessoas Então essa vida fisiológica corpórea para n ela era importante niet também é um desses que está rompendo com a tradição Idealista e metafísica da filosofia que foi tão cultivada aí durante anos desde de Platão de Sócrates e Platão até o século X eh husser edmund husser que é um filósofo também aí alemão austríaco que vai desenvolver um método fenomenológico uma fenomenologia voltada para esse dia a dia essa fenomenologia gente se a gente pega dentro do contexto da filosofia seria basicamente entender o pensamento entender os conceitos
ou entender o estudo filosófico a produção humana tudo com base nos fenômenos tá fenômeno é aquilo que Acontece aquilo que aparece aquilo que está presente aqui no mundo né no nosso mundo material então A fenomenologia de Russel ela defende essa imersão nesse mundo material através da consciência para entendê-lo e Martin heidegger outro que Jean Paul Sartre está se embasando aqui principalmente pela questão do estudo do ser né desde a antiguidade desde Platão desde parmenides já era um problema filosófico raega vai dar uma nova roupagem para isso vai dar uma nova elaboração para esse problema do
ser ou essas questões sobre o ser como que se dá a existência dos seres das coisas dos seres humanos dos seres animados né e ele faz uma mistura que ele faz uma imersão também na fenomenologia de Rússia Os dois estão pensando meio que juntos e é interessante pensar que Sartre quando ele foi pra Alemanha a partir de 1943 ele 1933 desculpem ele vai para a Alemanha e lá na Alemanha ele conhece um pouco desse pensamento desses filósofos ele se aprofunda na teoria desses alemães e se aprofunda também no pensamento de Kirk isso tudo vai dar
os primeiros o primeiro impulso para o existencialismo sartriano bom pessoal agora vamos para a segunda parte para entender Qual que é a diferença do pensamento existencialista de Sartre para o pensamento dos filósofos anteriores primeiro que Sartre Vai fundamentar um existencialismo ateu eh isso é importante pensar porque para ele o ser humano ele estava meio que abandonado né ele estava largado no mundo eh ele fala de um uma de um desapego que o ser humano tem que aceitar porque segundo Sartre o ser humano foi não foi criado por nenhuma entidade metafísica divina e ele cria essa
expectativa de ter sido criado por uma entidade divina para ter a quem se apegar né para quando ele chegar na situação angustiante da vida existencial ele ter alguém para para se apoiar então a ideia de Deus para cerra é meio esse apoio que o ser humano mesmo cria Inc emente para poder satisfazer ali algumas necessidades eh O existencialismo ateu de sre então ele está se diferenciando desse existencialismo Cristão de Kirk gard Outro ponto importante para se pensar o existencialismo de sre é a questão do materialismo histórico grande influência aliás do pensamento marxista dentro da obra
de Sartre ele não vai deixar de lado a questão da produção material do materialismo histórico dialético de Marx da teoria marxista e e da questão social de lado ele só vai dar uma nova roupagem ele não vai ser ali o que a gente poderia chamar de um marxista ortodoxo do do século XX como existiram muitos né ele vai assim como os os ideólogos ali da escola de Frankfurt ele vai dar uma nova roupagem para esse pensamento marxista e o próximo ponto para se entender o existencialismo de Sartre é um ponto extremamente paradoxal que é a
o que ele chamou de Condenação a liberdade segundo Sartre o ser humano está condenado a ser livre né Isso é paradoxal por porque condenação e liberdade elas as duas não se não se bicam ali né as duas não se não não não não não tem uma relação íntima parece uma coisa que exclui a outra mas Sartre vai usar isso para dizer que o ser humano independente do que ele faz Independente de que eh de qual força esteja agindo sobre ele ele sempre vai fazer escolhas se ele está sendo coagido por alguém Ele escolhe obedecer e
seguir aquela coação e não resistir por exemplo para isso vamos para entender melhor esse ponto vamos passar para a leitura de uma citação da obra O existencialismo é um humanismo deol Sartre Veja Bem pessoal Sartre vai dizer é o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre condenado porque não se criou a si próprio e no entanto livre porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer Sartre escreve isso na página 15 né No início do humanismo é um existencialismo usando aqui a tradução de 1973 então há pessoal uma
Condenação à liberdade porque não importa o modo Como o ser humano aja né o modo aquilo que ele está fazendo Ele Escolheu de algum modo fazer aquilo tá então como eu falei para vocês antes se ele está sendo coagido Ele Escolheu aceitar a coação e não resistir tá então o Sartre ele tá pensando dessa maneira desse modo o ser humano ele vai construindo a si mesmo porque para Sartre Outro ponto importante para entender o seu existencialismo é que o ser humano não possui uma essência imediata assim como pensou a filosofia antes se a gente for
pegar lá desde Aristóteles Ah o ser humano é um animal político ser humano é um animal de linguagem aí depois vem o ser humano é um animal racional etc para Sartre a gente não tem essa Essência pronta e definida e a gente vai construindo ela na medida em que a gente vai vivendo e fazendo as nossas escolhas isso explica a frase a existência precede ou seja vem antes né A Essência tá então a existência sua material concreta do dia a dia é aquilo que vai te fazendo vai te criando e você vai se tornando um
animal eh tal como você se faz a partir disso a partir do momento que você faz as suas escolhas exerce a sua liberdade e isso implica né uma condição humana diferente de uma Natureza Humana porque se a gente pensa em ência a gente pensa em algo natural que já vem da natureza que determina o ser humano a partir da natureza aqui a gente está pensando em uma condição em que o ser humano se lança se coloca tá ele vai colocando na condição eu me coloco na condição por exemplo de professor na condição de ser humano
na condição de homem na condição etc etc Então vou me vou fazendo relações que vão estabelecendo essas condições trouxe outra citação interessante para entender essa questão da existência preceder A Essência que está na obra O ser e o nada é o principal tratado sobre o existencialismo escrito por por Jean Paul Sartre ele diz o seguinte por outro lado já sublinhamos que a relação entre existência e Essência não é igual no homem e nas coisas do mundo a liberdade humana precede a essência do homem e torna a possível a essência do ser humano acha-se em suspenso
na Liberdade ou seja pessoal há um único traço de essência no ser humano e essência do ser humano que é a sua liberdade Incondicional isso para Sartre aponta a angústia humana o ser humano ele é um ser angustiado por se encontrar nessa condição de extrema liberdade e por se fazer constantemente ele está sempre se fazendo fazendo escolhas que vão determinar a sua vida né então ele acaba se tornando responsável por ISO por si mesmo não tem mais aquele apego em qualquer tipo de Deus ou de teoria ideologia enfim ele acaba sendo alguém que se faz
a si mesmo constantemente e para responder acusações de marxistas que disseram eh que o o pensamento de Sartre ele era ele apontava para um egoísmo né E sartr era marxista né mas como disse ao seu modo ele vai escrever o o humanismo é o existencialismo é um humanismo para explicar esse ponto que o ser humano ele se quando ele escolhe a si mesmo ele escolhe também uma coletividade uma ação que vai que ele coloca em si mas que ele projeta para toda a humanidade ou seja ele pensa nele pensando no que ele quer que seja
o humano a espécie humana então a gente pode relacionar aqui com a vida vida de Sartre né que ele coloca uma espécie de eh dualidade aqui entre o existencialismo e a militância política porque ele apontou ele ele se ancorou nessa militância política né na escrita de seus livros na defesa de certas teorias políticas fazendo escolhas para si mesmo e espelhando né isso na humanidade projetando uma humanidade que ele queria a partir de si mesmo porque essa é a essência do existencialismo de Sra galera por hoje é só espero que vocês tenham gostado né curta compartilha
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