Retiro com Dom Henrique Soares - 5ª Palestra: O encontro com o paralítico e com Levi

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Cardeal Newman
Exercícios espirituais de 2013 no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Pregador: Dom Henrique ...
Video Transcript:
e aí bom então vamos para mais um encontro de jesus lembrando que não é que cada meditação cada palestra tem um tema não o tema é o que o texto vai mostrando ah tá certo a proposta aqui não é o disco rei para vocês sobre um tema espiritual a proposta é isso escutar gratuitamente e o que a palavra nos diz tomando as intuições que o texto não sugere e depois cada um e vai escolher este ou aquele ponto para meditar é e como é que ele escolheu o espírito de deus aí não depende do pregador
nem de vocês o espírito de deus biliscar ler o espírito de deus diz é aqui que você tem que meditar é aqui que a ferida dói e como dizia o abade macário é um dos monges do deserto e no século 4º o teu demônio é o teu médico quando você vai ao médico o médico apalpa né clínico geral apalpa o abdômen dói não se não dói dói não dói aqui dói então aqui tem problema aqui precisa curar então quando deus quando o espírito de deus quer dizer alguma coisa vocês você sente do que está aqui
do que eu vou falando aqui doeu doeu então não fuja é ali que você tem que parar é ali que você tem que meditar não fuja quando eu fazia o meu mestrado tem um professor ele agora é cardeal o papa o fez cardeal mas ele é padre padre callback aquele é o cão de shih tzu um alemão usam um escolástico então a gente ia fazer exame oral com becker ele fazia a pergunta a gente respondia aí ele dizia eu não tu que o senhor está evitando este ponto claro quando você dá a resposta você vai
ali e evitando aquele ponto que é o seu ponto fraco né ele fazia vamos a ele aí pronto pense um dentista com a broca na cárie não deixar acabava fazendo então não fujam quando o espírito de deus a tocar zé aqui que você tem que meditar é aqui que você precisa parar é aqui que você precisa se defrontar com a vontade do senhor para e a ler e meditar ele então o encontro com paralítico e com leve dois encontros de uma vez só a vida restaurada pela misericórdia tá entrando de novo em cafarnaum depois de
alguns dias souberam que ele estava em casa lembrem jesus logo que iniciou o seu ministério ele deixou nazaré não morava mais em nazaré e ele mudou-se para caçar não morava e era o quartel-general dele a casa de pedro e de andré e vocês podem pensar mais pedro era casado andré era casado e moravam juntos mas tem que entender um pouco como era disposição da vida de família na terra santa as casas eram quintal terreiro com terreiro tem um pátio comum em geral naquele pátio vocês tinham o a lenha para o fogo a cozinha era comum
vocês quem o tear das mulheres fazer a roupa de casa vocês tinham é uma mó o moinho então você era era comum na verdade família não era o conceito que a gente tem um esposo na esposa auxílios não era em geral mais amplo daí os irmãos os irmãos de jesus essa parentela bom então jesus mora em cafarnaum e provavelmente se alojava ficou morando na casa de pedro e de andré era o quartel-general ele não parava em casa não mas jesus era um pregador era um rabi intinerante mais o quartel-general era cafarnaum e porque cafarnaum nazaré
fica das montanhas isolada cafarnaum apesar de não ser naquela época hoje só tem as ruínas aquela época apesar de não ser uma cidade grande sim mas era à beira-mar então ali passava havia mares que ligava o egito a damasco e ao norte ali passava o mercadores soldados cambistas então ali era mais fácil anunciar a jesus então se estabelecem café não veja souberam que ele estava em casa e tantos foram o que se aglomeraram o que já não havia lugar nem a porta o e anunciava a palavra e vieram trazer de um paralítico transportado por quatro
homens bom e como não pudessem aproximar-se por causa da multidão abriram o teto altura do lugar onde ele se encontrava e tendo feito um buraco baixaram o leito em que jazia o paralítico os tetos das casas da terra santa eram os varais com lama e palha barro seco e palha como não chove muito na terra santo não tem perigo de derreter aquele teto lá então era fácil abrir era fácil hoje é o frei bhagat um franciscano ele escavando em cafarnaum descobriu a casa de pedro e descobriu precisamente esta sala esta sala e eles construíram uma
capela quem já foi à terra santa sabe disso bem interessante ela é suspensa aqui está imagine os alicerces da da casa de pedro né e construíram uma capela alta ela sobre colunas e a gente dentro da capela o chão é aberto tem um vidro e você vê e a sala onde jesus estava ou seja você vê um pouco como aqueles quatro viram lá de cima e embaixo um deixar sua estar ali de certeza jesus esteve ali naquele lugar nesta sala pois bem bom e como não pudessem aproximar-se por causa da multidão abriram o teto a
altura do lugar onde ele se encontrava o e tendo feito um buraco baixaram o leito em que jazia o paralítico jesus vendo sua fé disse ao paralítico filho os teus pecados estão perdoados hora alguns dos escribas que lá estavam sentados refletiam em seus corações porque está falando assim ele do acima quem pode perdoar pecados a não ser deus jesus e imediatamente percebeu em seu espírito o que pensavam em seu íntimo e já e disse por que pensais assim em vossos corações e o que é mais fácil dizer ao paralítico os teus pecados estão perdoados ou
dizer levanta-te toma o teu leito e anda pois bem para que saibais que o filho do homem tem poder de perdoar pecados na terra eu te ordeno disse ao paralítico levanta-te toma o teu leito e vai para tua casa o paralítico levantou-se e imediatamente carregando leito saiu diante de todos de sorte que ficaram admirados e glorificaram a deus dizendo nunca vimos coisas igual e tornou a sair para a beira-mar e toda a multidão e até ele e ele os ensinava e ao passar viu levi o filho de alfeu sentado na coletoria e disse-lhe segue-me ele
se levantou e os seguiu e aconteceu que estando a mesa em casa de levi muitos publicanos e pecadores também estavam com jesus e os seus discípulos pois eram muitos os que o seguiam os escribas e os fariseus vendo-o comer com os pecadores e os publicanos diziam aos discípulos dele que ele come com os publicanos e pecadores ouvindo isso jesus lhes disse não são os que tem saúde que precisam de médico mas os doentes eu não vim chamar justos mas pecadores veja meus irmãos como a gente pode observar que de modo muito fácil temos dois blocos
distintos de narração e o paralítico ea vocação de leve de mateus mas eu quis une os dois ler um a luz do outro para gente colher o que o evangelho nos quer dizer uma primeira coisa que chama a atenção é como se insiste em que as multidões procuravam jesus eram muitos os que o seguiam pois bem o que é que jesus ensinava essa multidão o que é que essa multidão buscava o que é que jesus ensinava marcos dá uma resposta curiosa ele diz anunciar avalizar a palavra e quando eu digo um padre anunciou a palavra
o bispo é ministro da palavra isso é claro para mim que palavra palavra é jesus o que jesus nos traz o reino é mas quando o evangelho de jesus anunciava alisar palavra o que palavra é essa que jesus anuncia o imã se podemos encontrar no próprio são marcos a resposta dada no início do seu evangelho ao resumir toda a pregação de jesus olha meus irmãos esses dois versículos do capítulo 1 de são marcos são preciosos e vocês prestem atenção a eles vejam como é que são marcos diz depois que joão foi preso veio jesus para
a galiléia e proclamando o evangelho de deus preste atenção é isso nesses dois versículos são marcos resume toda a missão de jesus toda a pregação de jesus jesus foi para a galileia fazer o que anunciar a boa nova de deus a boa notícia de deus e o profeta isaías tinha profetizado como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que é evangelizar na 70 na bíblia grega diz assim que evangeliza quer dizer que traz a boa nova a cia e aí qual é a boa nova que esses pés vão trazer qual é a boa
nova desse mensageiro e diz a sião o teu deus reina e tu não estás à toa cia e o teu destino não é um destino incerto tu não estás perdidas ia ainda que os babilônios tinham primão ainda que a síria te de porte ainda que os gregos tinham emily ainda que tem o poder político se acabe eu tenho deus-rei e tu não é isso como dizia o profeta malaquias porque tô mostradas como os peixes do mar malaquias não miqueias atua sem dono qualquer um joga a rede de pesca tudo se não nós não estamos à
toa o teu deus reina cia a profecia se essa profecia se cumprir com jesus jesus é o mensageiro que anuncia o shalom eu vos dou meu shalom eu vos deixo o meu shalom não como o mundo dá essa é a minha paz a paz definitiva da nova e eterna aliança ah pois bem e como são belos os pés do mensageiro que anuncia anuncia mas i am a antiga sião ea nova sião o teu deus reina a todos são marcos está pensando nisso olha agora cumpriu-se o tempo é a primeira palavra de jesus a primeira a
palavra que abre toda pregação dele e ele diz a israel chegou é o que o deus havia prometido o que os profetas haviam anunciado chegou o tempo chegou cumpriu-se o tempo o reino de deus a próximos esse está próximo tem dois sentidos eu tenho sentido que aproximou-se chegou e tenho sentido que está próximo de se manifestar plenamente tem um já e o ainda mano e nós cristãos vivemos pendurados entre um já e manda é a vida todinha vai ser assim já já temos o cristo já temos a salvação e nós podemos tocá-lo nós não escutamos
no entanto ainda não em plenitude e no entanto ele ainda nos foge entre os dedos no entanto ainda sofremos tantas vezes se sentindo a ausência dele a igreja a esposa nada tem de dizer todo dia cutucada sustentada impelido pelo espírito maranatha vem vem senhor e vem meu esposo querido ele vem e nós vamos ao encontro dele porque ele nos atrai com seu espírito nos atrai e nos impulsiona com seu espírito bom então veja o reino a próximos o reino está próximo jesus é o reino já expliquei só vocês não esqueça querem ver o reino acontecendo
olha em jesus nele um pai reinou totalmente a tal ponto que ele diz a felipe quem me vê vê o pai quer ver o pai porque eu deixo totalmente que o pai realiza em mim a vontade dele eu vivo para o pai a minha vontade é fazer meu alimento é fazer a vontade do pai em nenhum pai reino totalmente e é interessante quando jesus está para ir para cruz a frase que ele diz o mundo saberá que eu amo pai e veja o que a cruz para jesus é primeiramente uma prova de amor ao pai
o mundo saber até onde eu amo pai até onde eu me abandono nas mãos do pai até onde eu confio no pai o mundo saberá a dama ali naquela cruz não tem mais palavra e não tem mais promessa de amor naquela cruz no silêncio daquela madeira o nado daquele escravos no vermelho daquele sangue e jesus mostra concretamente que ama o pai que na vida dele o pai é tudo o pai e reina bom então veja como jesus o reino de deus se aproxima seja deus vai reinar na vida do seu povo a página e onde
deus rei na vida a vida brota porque a glória de deus alegria de deus o prazer de deus é nos da vida nos criou para a vida o amor é aquilo que eu dizia na missa eu volto a dizer cuidado com essa palavra vida o que é deus da vida vida para lá vida para cá não é qualquer vida essa é a vida eterna o e vida eterna não é só o céu em senhores atenção vida eterna na bíblia vida eterna no novo testamento não significa primeiramente são e não significa primeiramente céu a vida eterna
e quer dizer vida do eterno existe vida celina canina humana e até angélica e eterna se lembre que israel chama deus de eterno para não pronunciar o nome dele ouve o israel o eterno e nosso deus o eterno é um só vida eterna vida de deus e nós temos uma vida humana esta vida humana não basta a gente tem uma saudade doida de outra vida não é este o aperreio do homem que nunca está satisfeito com nada que deus nos deu esta vida e como início como semente como substrato da vida eterna a vida dele
a vida dele é a vida bem-aventurada é a vida plena e aí vocês podem ser isso não é o céu é mas não somente porque começa aqui é a vida eterna é esta pai que eles te conheça o que crendo em jesus crendo no filho eles ícones e nos sacramentos recebam a vida que eu dei a eles a vida eterna por exemplo no final do discurso sobre o pão da vida em joão 6 jesus disse quem come deste pão viverá eternamente algumas traduções da bíblia diz para sempre tá errado não é para sempre e não
é a mesma coisa não viver para sempre eu posso viver no inferno a viver para sempre a nossa alma viverá a mesma condenada já são joão diz viverá para sempre quem come a minha carne viverá eternamente ou seja com a vida nova não viverá só humanamente viverá com a vida divina viverá com a vida que eu vou dar a vida eterna na eucaristia a gente come a vida eterna e por isso ele diz quem come a minha carne e tem verbo presente a vida eterna come a vida eterna e eu o ressuscitarei futuro no último
dia a vida eterna é mais que o céu é a vida eterna começa agora a vida de deus que só jesus pode dar bom então veja cumpriu-se o tempo o reino se aproximou hoje eu trago para vocês o reino meu deus o deus de abraão de isaque e de jacó vai reinar e aí vem convertei-vos e crede neste evangelho crede nesta boa notícia e esse é o resumo de tudo que jesus aí eu fazer e a cruz a morte dele a ressurreição é para nos dar essa vida já nos dessa vida mas eu não vou
entrar nisso seria outro retiro vejam bem então jesus anuncia isso a palavra que jesus anuncia é o evangelho a boa notícia que deus envia cumpriram-se os tempos e todas as promessas de deus todas as esperanças de israel iriam se realizar agora com a vinda dele do filho o reinado de deus está próximo em jesus deus vem reinar sobre o seu povo deus em mostrar todo seu amor e sua misericórdia com jesus israel vai experimentar que deus o eterno santo altíssimo não é somente deus é mas é acima de tudo deus e pai de nosso senhor
jesus cristo aqui aquilo que explicava ontem e repito aprofundo para vocês já chegou o reinado de deus mas de qual deus e aí aqui está novidade jesus diz é o deus de israel mas esse deus de israel é o meu a barra é o meu papai é isso judeu jamais pude imaginar e no antigo testamento quando se chama deus de pai e de modo metafórico e por exemplo um judeu nunca disse meu pai a deus e quando raramente os judeus desse pai a deus é nosso pai é o pai de israel mas meu pai essa
dimensão de filiação no sentido estrito o judeu até o antigo testamento não gosta disso porque ela antigo testamento e isso parece paganismo os pagamos falavam em heróis e semideuses filhos de deuses a mitologia grega está cheia disso o faraó e considera a considerado o filho de deus então para ajudar eu isso não deus é santo é o outro diferente o tanto que para não chover o que jesus diz é uma coisa impressionante esse deus é o meu ah e não diz só pai desabar é o meu papai ó e aqui atenção jesus não diz nosso
pai é o meu é só dele tá aí uma coisa que jesus não reparte com ninguém é o meu pai e vocês nunca vão encontrar na escritura jesus dizendo nosso pai vocês podem ser um pai nosso não no pai nosso jesus diz quando orardes voz quando orardes dizei pai nosso que eu tô fora e veja como ele dizem joão subo ao meu pai o e vosso pai é diferente é porque é o meu pai e eu vos dou o meu espírito de filho também agora é vosso pai é porque é o meu deus de um
modo totalmente diferente e eu vos dou o meu espírito é também o vosso deus de um modo diferente bom então o anúncio do reino e está indissoluvelmente unido e ao anúncio da paternidade de deus é o meu pai eu vim dele eu conheço e eu conheço e aí gente esse é o se vós me seguir desse credes em mim recebereis o meu espírito de filho o e poderei isso no meu espírito de zé aba pai o papai isso é o reino tão vendo que o reino está ligado a a imagem do pai está vendo porque
é que o reino está ligado a cruz porque jesus tem que morrer para receber do pai o espírito de ressurreição o espírito santo e esse espírito ele nos dá nos sacramentos da igreja e porque é que a liturgia central na vida cristã porque nos dá o espírito pelo qual cristo na a obra de salvação de cristo entra na nossa vida e é tudo ligado não tenho veja o desafio de vocês que fazem teologia não sei se vão conseguir é quando terminar o curso de teologia a t a cabeça arrumada os tratados todinhos articulados de um
modo que vocês compreendam o mistério cristã o que é liturgia tem a ver com a dogmática dog mattel a com a eclesiologia com a cristologia com a trindade com a moral com esse cá tô logia o cristianismo é muito simples simples demais é a ideia básica o problema é casamento não entendi nem a ideia básica aí fica com um bocado de informação mas sem saber onde encaixa bom então o centro centro é o núcleo do evangelho é o anúncio do reinado de deus e o deus é aquele que são paulo na carta aos efésios chama
o deus e pai de nosso senhor jesus cristo bom então o reino chegou e esse deus veja eu tenho uma boa notícia é o meu paga esse é o abr e é o papai que com coração de pai agora abre os braços e abre o coração para o seu povo o que era que jesus queria quando jesus começa a pregação dele o que é que ele esperava o que israel aceitar se acreditasse nele e crendo nele colocasse se colocar-se a serviço de anunciar esse reinado do pai a toda a humanidade mas israel não aceita é
fechado demais israel esperava um messias que viesse cuidar dele de israel o israel que uma visão um palmo adiante do nariz só um messias que viesse expulsar os romanos um messias que viesse restaurar a antiga glória do reinado de davi salomão um messias que viesse fazer do povo um povo cumpridor da torá da lei de moisés pronto israel a serviço de israel e aqui uma coisa é ver essa atenção deus a serviço de israel e a serviço da glória de israel e não é israel a serviço de deus não é israel a serviço da glória
de deus israel esquecer uma vocação dele para que foi que deus chamou nosso pai abraão a cada fazer dele um povo verdade para dar esse povo uma terra verdade e para que isso para que através de ti todos os povos da terra sejam abençoadas israel esqueceu que a vocação dele é a serviço da salvação da humanidade dos pagãos depois israel vai chamar os pagãos de cães e esses cães pagãos e veja quando israel foi chamado e a serviço da nossa salvação é o que são paulo vai dizer nos capítulos e agora cabeça oito nove dez
se não me engano não 9 10 e 11 9 10 e 11 da carta aos romanos em são paulo apresenta situação de israel bom e mostra que o cd israel em função da nossa salvação e aqui o perigo dos senhores e o meu de esquecer que a minha vocação não é para mim e o senhor não me chama para mim o senhor me chama para a humanidade para os irmãos para igreja e aí o senhor chegou na paróquia quando forem padres e batem assim na mesa e diz aqui quem manda sou eu a paróquia é
minha errou a paróquia de cristo e o rebanho é de cristo bom e você é servo a receber o espírito de cristo para dirigir para pastorear dando a vida não estropiado as ovelhas ah ah mas eu recebi o espírito santo na ordenação e eu também autoridade que há-de ceder muito bem e esses outros receberam o espírito santo no batismo e na crisma o são joão diz recebestes a unção do santo e portanto se você crê padre se você não quer pecar contra o espírito santo padre escute os outros você não é obrigado a seguir a
maioria que igreja não é democracia se você não é obrigado e a concordar com a maioria mas você é obrigado a escutar escutar o conselho paroquial escutar os membros mas sábio já comunidade e tem aquela senhora que eu vejo que a piedosa tem aquele senhor que é tão dedicado aquele outro a escutar como quem não quer nada perguntar o que você acha disso na paróquia a escutar e rezar e depois diante de deus decidir mas tendo ouvido a fase tudo com conselho e não te arrependerás diz a escritura e diz também há caminhos que parecem
bons aos homens e vão dar no fundo dos infernos e veja então nós não somos chamados como israel não foi chamado para se quando o santo padre joão paulo segundo a ordem do ou aquele lá no maracanã em 1981 não me liale disse este dom é dado a voz mas não é para vós e é para a igreja é para o mundo eu não sou padre para mim e eu não sou bispo para mim eu sou padre eu sou bispo para a humanidade para salvação do mundo e é muito triste quando um padre e chega
na paróquia pensando o que é o dono da para hoje é uma coisa triste isso na igreja é uma vergonha porque com a crise que nós estamos vivendo com tantas linhas diz alinhadas cada um se sente o papa de roma então muda-se um padre na paróquia o povo treme porque deus meu deus e agora quem vem será que a gente vai ter que mudar a religião cada padre parece com a religião diferente ah mas isso acaba com a igreja e só acaba com a fé do povo e acaba e não é para gente ser igualzinho
nós somos pessoas mas tem que ter tem que ter uma banda larga mas tem que andar dentro dessa banda e tem que andar dentro dessa banda não é para todo mundo você igualzinho é normal que na igreja existe um sensibilidades diferentes sempre foi assim nem se iluda quem acha que a igreja sempre foi monolítica não sabe a teologia na história da igreja dele lá o cavalo da chuva e não existe uns mitos interessantes hoje em dia sempre houve disputa de escola teológica sempre houve sensibilidades diferentes sempre e basta abrir os atos dos apóstolos a sensibilidade
mais pro tiago a sensibilidade mais pro paulo pedro fica no meio tentando ajeitar ainda leva um coice de são paulo por causa da questão de antioquia que ali são pedro não tava fingindo não são pedro é que são pedro coitado exatamente pela função que tem de ser sinal de unidade tenta né mas paulo paulo e tiago não era fácil eu não daria certo a trabalhar com são paulo nunca porque são paulo é em são paulo na brincadeira então vejam sempre sempre na igreja por exemplo depois do período apostólico no período apostólico a questão é até
que ponto a lei de moisés fica até que ponto não fica depois do período apostólico qual era a guerra até que ponto a gente está se abre para a cultura grega até que ponto não se abra beija e faz assim depois que o cristianismo é aceito pelo império até que ponto a gente se abre para o império participa até que ponto não participa e assim vai enquanto a igreja caminhar na história a igreja é um povo peregrino o peregrino não tem jeito a história caminha o pensamento leva o louis ea gente tem que ter a
certeza porque cristo prometeu escute não tenham medo não nós não estamos sozinhos e o espírito de cristo cristo presilha sua igreja o espírito de cristo nos guia quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz a igreja e no apocalipse das igrejas são sete porque sempre quer dizer plenitude a igreja toda bom então colocar sua escuta ah então não é a gente veja já deve ter uma banda larga repito numa diocese é que a sensibilidades diferentes as pessoas não se sintam oprimidos disso personalizadas um bispo não pode disso personalizar as pessoas ele não é deus
ele é só o bispo é o que preside no lugar de deus mas não é deus ethan mas por outro lado deve ter uma disciplina que se não for vim doida e chega um e dizer assim o padre aí aquele para transferido depois que o povo já pegou o jeito do padre chegou ontem disso não é nada assim é assado acaba com a fé do povo e aí o bicho diz não nem assim nem assado é dentro dessa banda larga pode ter variação pode mas que acabe com a fé do povo não vamos juntos como
presbitério em união com bispo é traçar o caminho pastoral e um caminho pastoral em comunhão com a igreja de roma com aquele que preside na caridade bom então e veja o ministério não é para a gente esse é o pecado de israel e com quem aqui uns pontos para meditar mas eu vou pulando então qual é o problema de qual é a dificuldade de acolher o reino de deus já expliquei ontem é porque a gente é quem quer reinar na nossa vida por isso jesus diz ali cumpriu-se o tempo o reino aproximou-se convertei-vos ou melhor
primeiro crede nesse evangelho i cried cried o reino chegou deixar e deus reinar mas para que deus venha na minha vida eu tenho que me converter o pessoal da renovação quem veio da renovação aqui oh canta que chega instalar língua podes reinar senhor jesus podes reinar reila é lindo jesus reinar o programa aqui para jesus reinar eu tenho que sair do trono da minha vida e como é que deus pode reinar na minha vida e se eu faço como eu quero o ciúme não me desapego do meu modo de vida do meu modo de sentir
dos meus vícios da minha teimosia da minha dureza e como é que deus pode reinar a deus não me arranca do trono do meu coração na marra que deus te criou livre e respeitar a tua liberdade deus respeita de tal modo a nossa liberdade o que a gente pode ir para o inferno e porque é que a gente porque é que o inferno existe porque deus é amor e o inferno existe o primeiro porque deus não só criou coisas mas criou liberdades e o que é mais a criar mil galáxias ou criar um caboclo assim
um caboclinho livre o que não tem nem tamanho é capaz dizer eu não te aceito e veja é a maior manifestação do poder de deus não é criar coisas e a criar liberdade e é criar um sim que pode dizer sim e pode lhe dizer não deus ao nos criar livres eu quis correr o risco de receber o nosso não nos criou livres para que nós ligamos sim mas para que o meu sim seja verdadeiro eu tenho que ter o espaço também para dizer não e deus respeito e se não é porque se não respeitar
a liberdade é só um faz de conta e vamos supor que eu fizesse da minha vida um não a deus que eu vá dizendo não com os meus atos a deus deus não pode no final dos irmãos bixinha tão bonzinho deixa para lá faz de conta que ele disse sim à vida toda se deus fizesse isso e a nossa liberdade não seria real e seria só um faz-de-conta uma brincadeira não meus irmãos o meu sim e o meu não planta o meu destino eterno e o meu sim e o meu não a deus vão me
informando neste mundo e são a matéria-prima para mim a eternidade o inferno existe porque eu posso dizer não a deus e deus respeitará o meu não e o inferno existe porque deus me ama tanto o que não passa por cima nunca da minha liberdade o inferno existe porque deus respeita o meu não bom e se eu lhe disser um não que é para sempre ele respeitará e quem ama leva a sério a maré levar a sério sim ou não dou toda liberdade do outro não sufoca não quero que tu sejas eu quero que tu tem
o teu espaço para exprimir ter na vida bom então a deus não vos arrancar a do trono do coração na barra você a cada dia aquilo que eu disse ontem ver o reino jesus trouxe e o reino um dia vai se manifestar com toda a glória quando cristo nossa vida aparecer é mas o reino pode morrer em você e a cada dia você pode dar espaço para o reino sufocar o reino em você olhe as sete parábolas do reino em mateus 13 o reino é tão forte bom então fraquinha como um grão de mostarda como
a semente que pode ser sufocada e é tão fraco o que os passarinhos podem levar do seu coração bom então o reino vai triunfar no mundo é mas não é garantido que o reino vai triunfar do seu coração e o que é ser santo e se santo é acolher o reino na sua vida a todos os santos disseram isso reinar senhor na minha vida é isso a santidade é isso esse anúncio de jesus passando as coisas não mudou o assunto é o mesmo é porque aqui o santo é a cara de cristo todo santo a
imagem de cristo porque todo santo aprendeu a atitude de cristo pai seja feita a tua vontade como dizia santa maria eufrásia vontade do meu deus tu és o meu paraíso então meus irmãos aqui a necessidade de uma disciplina espiritual para a gente ontem eu dizia vocês a vida espiritual ela só é robusta com a mística ea sesi cristianismo não é uma coisa triste a técnica cristianismo é uma novidade só que é novidade não folia é novidade não leviandade e a nossa alegria a nossa certeza nossa felicidade é a certeza a alegria ea felicidade daqueles que
se foram libertos do pecado por cristo e fazem um trabalho no trabalho para abrir-se para graça de deus a todos só sabe qual é tudo nosso trabalho como cristãos e não atrapalhar graça de deus quem faz tudo é graça pena que a gente atrapalha a gente não precisa de alguém para ser salvo aqui beleza como deus é bom para a gente ser salvo não precisaria fazer nada o que é salvação é presente de deus é dom de deus para a gente ser salvo a gente só precisa alguma coisa não atrapalhar a graça de deus e
o problema é que a gente atrapalha o tempo todo e a gente a gente toma tua direção vai jesus toma a direção fazer uma coisa faz feito conta eu não conheci o grande bispo que marcou a arquidiocese de natal dom marcolino e era um baiano que passou muito tempo foi grande e ainda hoje ou a serviço do natal alegria dele é usar o báculo que foi de do masculino e do masculino depois ficou cego e ele ia no carro o josé as histórias a gente sabe até o josé dirigindo e do marco luna atrás cego
aí do mar com luzia dobre a direita e dobre à esquerda aqui de usar masculino o senhor não está cego ele se perde a vista mas não perdi a visão em frente então veja como é difícil a gente dar direção tá vendo e a mesma coisa a gente quer fazer com deus e a gente quer fazer com deus é né a gente toma tu a direção e é verdade só deus pode meu irmão mesmo pegar a direção da sua vida tá pronta e quando ele que pegar o volante dar uma acelerada daquelas um cavalo de
pau um rabo de arraia tá pronto para aguentar e deu uma freada brusca eu confio nele e é isso que jesus pro forno deixe deus reinar na sua vida saia do trono porque a vida não é sua é só deus pode garantir a sua vida você não pode esse é o pecado original lembro que a serpente disse não vocês não vão morrer não vocês podem decidir vocês são adultos vocês serão como deus se você já pode saber o que é bem o que é mal para você e aí o senhor diz não farás isso aí
mas eu posso fazer isso é tão bom agora para mim é tão importante aí como eu já estudei filosofia e aprendi a querer enganar a deus aí faço todo aquele arrazoado todo aquele discurso que no fundo é só palavra o e penso que enganei deus é só enganei a mim e depois que o ferido desiludido cansado vazio ou seja eu descubro que estou no é a velha história que se repete em mim em você bom então esse é o apelo de jesus por isso é preciso uma sesi uma disciplina eu pergunto aqui nas perguntas para
meditação é uma disciplina interior e o momento de rezar e não querer ouvir tudo que a curiosidade manda não querer saber tudo o que a curiosidade porque eu tenho que me meter em tudo porque tem que meter o bico porque tem que saber de tudo porque tenho que comprar lá tudo não deixe que deus seja deus é uma disciplina e hoje as pessoas eu não sei aqui eu já vi alguns andando tomando banho de piscina outro é bom para saúde é bom para saúde mas existe lá fora no mundo uma verdadeira mania hoje né de
malhar tô nem aí passa os meninos as meninas com a moranguinho da água toalha antigamente ia para igreja toda a tarde agora vai para academia toda tarde não é malha um corpo mas nunca o homem teve o coração tão fora de forma é tão fora de forma como agora porque não malha à vontade e não malha e esse para adquirir esses valores formar o caráter é um caráter beija-flor a gente para ser cristão de verdade para ser padre um bom padre tem que primeiramente malhar a dimensão humana nossa o meu caráter e depois a dimensão
cristã aí eu serei o compadre e não adianta querer construir um teto lindo sem alicerce e sem alicerce a todos nós temos um temperamento em todo o temperamento tem aspectos positivos e negativos todos todos por exemplo uma pessoa extrovertida que beleza é fácil de comunicação mas tem a tendência se superficial e tem a tendência o melancólico que temperamento rico aparecendo intuitivo é capaz de perceber as coisas em profundidade é capaz de amizades verdadeiras profundas de emoções tem uma uma tendência mística enorme mas tem uma coisa triste tende a ser fechado encaramujado a ninguém me ama
ninguém me quer aqui tragédia é a vida veja abrir o coração para o demônio da tristeza cada temperamento é o colérico em geral têm iniciativa é líder mas tem a tendência de passar por cima de todo mundo então eu tenho que formar meu temperamento a luz de cristo e eu tenho que tu rubinar alimentar as virtudes do meu temperamento e combater corrigir os vícios do meu temperamento o temperamento bem informado forma o caráter não existe ninguém sem caráter existe pessoas com caráter te zé ducado o que é um caráter educado uma pessoa que não trabalhou
temperament ficou devendo aquela besteira de menino buchudo de adolescente eu sou eu eu sou eu que só deus pode dizer o sol que sou né eu sou assim quem quiser que me aceite ver assim como e maduro é assim como infantil é isso que você é prepotente e autossuficiente um adolescente zinho tolo né a nós todos temos a vida todinha para ir aprimorando o nosso caráter eo nosso temperamento e assim aprimorando formando o nosso caráter segundo cristo para que o reino e o reino possa acontecer ontem joão é bento 16 é questão de retirou tá
acrescentando a notícia acima do vaticano né ontem o santo padre celebrou a missa de cinzas na basílica de são pedro não foi como deveria ter sido laurentino que eu tô sempre lá no convento dos beneditinos ele sai dos dominicanos e vai para os beneditinos dessa vez não foi na basílica porque haveria muita gente e foi lindo porque a base do que estava cheia muitos bichos muitos cardeais e ao final o cardeal secretário de estado bertone fez uma saudação muito bonita o papa antes da benção final e depois dessa saudação haviam avisado como sempre faz que
não se aplaudisse na missa o papa têm pedido isso mas não teve jeito depois da saudação o papa receber um aplauso de mais de 5 minutos é muito muito bonito muito como homem muito como homem né aparecia até um sob suas mãos senhor estudo em vermelho e chorando né com lenço na veja mas muito bonito é mas o mais bonito de tudo a serenidade do papá você vê ali um homem livre oi livre livre livre oi e o aplauso rolava rolava rolava daqui a pouco ele fez vamos rezar oremos e acabou cortou a sua ficha
essa liberdade interior ninguém adquire ela não nasci por geração espontânea é uma luta e esse homem que vocês vem assim livre foi uma vida para construir essa liberdade é o fruto de uma vida é o fruto de uma amizade com cristo de intimidade com o senhor a ceci homem bertoni cardeal bertone disse uma coisa linda linda porque é verdadeira desse santidade obrigado porque nesses oito anos o senhor deus deu deus ao mundo e o mundo a deus ah e pode olhar bento 16 foi papa para falar de deus o tempo todo da colocar deus no
centro como joão batista bom então essa liberdade de deixar que deus seja o que cristo seja o que cristo apareça isso isso nós não conseguiremos na nossa vida e se a gente não sair do trono e a gente não vai sair do trono da vida da gente se a gente não se esforçar o reino de deus sofre violência desde os dias de joão batista e só os violentos o conquista violento não com os outros violento com a malandragem com as suas máscaras com seus vícios só os violentos o conquista em jesus tem umas palavras viu
entrai pela porta estreita há muitos tentaram e não conseguiram a jesus diz isso e não é brincadeira vigiai e orai cuidado para que vosso coração não se encha com as preocupações e os prazeres da vida prazer da vida não é só o desregramento da imoralidade prazer da vida são os apegos e são essas manhas tão nossa de querer colocar a vida nessas coisas vigiai e orai e combatei o combate da fé oi e para que tudo isso para que o reino aconteça para que deus reine na vida de vocês e vocês sejam livres e para
que deus reine na vida de vocês e vocês não sejam escravos de mil paixão antes encontradas uma contradição ambulante tá bom mas vamos plantar terminar isso esses homens descem quatro homens desce um paralítico e o evangelho disse que jesus vendo a fé de quem daqueles quatro curou o paralítico eu não vou ler aqui não senão não termino hoje eu vou andar mais depressa veja jesus cura o paralítico por causa da fé daqueles 4 e aqui tem uma mensagem importante e a salvaçã e ela é pessoal mas não é individual é a minha relação com deus
é pessoal mas não é isolada e é no nós da igreja da comunidade e veja deus quando quis salvar a humanidade ea lume exigência o recorda isso deus quando eu quis salvar a humanidade formou um povo e esse povo que é o povo de israel era imagem preparação para o verdadeiro o povo o povo definitivo a igreja a deus senhores não fez aliança com vocês nem comigo que deus não fez aliança comigo a aliança com a igreja esse é o povo da nova e eterna aliança é a igreja que deus fala falou hoje de manhã
veja nossos irmãos no ambão só lendo em mente e como estas e como estas lá no antigo testamento proclama a palavra de deus é deus falando para igreja para o povo dele é deus veja é o senhor falando a sua esposa bom e depois celebramos a eucaristia o sacrifício do cordeiro sacrifício da nova e eterna aliança aliança de deus com seu povo eu quero entrar na aliança tem que entrar no nós da igreja também sou teu povo senhor estou nessa estrada e fora da igreja não há salvação e é esse o significado fora do nós
da igreja do corpo de cristo estamos perdido estamos no escuro eu não tô dizendo que quem não é católico não se salva não é este o sentido nunca foi eu nunca foi nunca foi doutrina da igreja nunca de concílio nenhum que quem não é católico não se salvar isso é heresia bento é pio 12 excomungou não tem algum norte-americana por causa disso porque ele tem mava é que quem não era católico não podia salvar o papa o corrigiu mas ele era mais papa do que o papi não aceitou o papa o excomungou lá no meu
blog eu coloquei lá uma vez o nome desse teólogo e a história toda mas vejam bem nunca nunca foi doutrina pode procurar nos padres da igreja eu nunca foi doutrina que quem não é católico não se sal a doutrina é que fora da igreja não há salvação e não é a mesma coisa não senhores é a doutrina é que fora da mediação de cristo e cristo é a cabeça da igreja então também fora da igreja que é corpo de cristo não tem salvação para humanidade toda a salvação só é possível porque cristo se fez homem
e por que a igreja que é corpo e esposa de cristo é ministro da salvação olha na missa porque é que a gente reza na missa a gente reza na missa pelos vivos e pelos mortos por aqueles cuja fé sua vós conheceis e a gente reza pelos nossos irmãos e por todos os outros e adormeceram no cristo a igreja é ministra da salvação para todos cuidado viu novo israel para não cair no erro do antigo só de olhar para o próprio umbigo e pensar a salvação é só para nós nós somos ministros da salvação é
o desejo de deus aqui todo mundo crê em cristo desejo de deus e saí vocês não tenham medo nem vergonha de dizer o desejo de deus aqui todo mundo conhecendo cristo seja batizado e entre na sua igreja e a igreja de cristo a igreja católica em comunhão com o sucessor de pedro e os bispos em comunhão com ele ponto e basta o resto é conversa mole esse é o desejo de deus é mas esse povo de deus é um povo sacerdotal é um povo que intercede reza pede pela salvação do mundo inteiro do mundo inteiro
não é dizer sim olha não são católico manda tudo para o inferno mostra tua justiça jesus vai dizer vocês não sabem de que espírito santo igual ali ah joão e tiago os boanerges que queria mandar fogo do céu sobre o samaritano em bom então veja nós a igreja existe para salvação do mundo então a igreja é o lugar da salvação é a comunidade o povo que deus reuniu o povo que deus sem merecimento nenhum agraciou have mil em cristo ó e aqui eu não vou ler o resto dessa conferência vocês depois leia o resto mas
eu quero chamar atenção para uma coisa a veja não se iluda e se quer encontrar cristo de verdade não cristo da cabeça de vocês não há ilusão vocês o encontrarão no nós da igreja na igreja e na igreja católica fora da igreja vocês encontra o cristo da cabeça de vocês do tamanho de vocês feito à imagem e semelhança de vocês em cristo bonzinho mansinho bestinha que diz amém para tudo o que vocês querem é o cristo o verdadeiro quem incomoda o cristo o verdadeiro que diz isso não pode isso não é lícito o cristo o
verdadeiro que nos converte é o cristo querido adorado e anunciado pela igreja e pela igreja e outra coisa importante compreender esta igreja não existe nas nuvens e esta igreja não é a basílica de são pedro católico tem um cacoete de quando eu penso igreja pensa logo na basílica de são pedro não e a igreja olha a igreja que reúne da igreja tem cara tem cheiro deixa e muda o rosto e o cheiro dependendo da região ah tá certo a igreja de cristo não é nas nuvens o cristo não é o homem desencarnado é o deus
encarnado a atenção para isso quando eu digo no credo creio na igreja eu creio na igreja essa aqui a e é difícil crivil é difícil e é difícil crê em deus é mais difícil crer que cristo é deus e difícil mesmo é que ele na igreja é por isso que eu liguei eu creio eu creio porque simplesmente como os olhos da carne eu não vejo eu vejo aquele que é chata que ele quer fofoqueiro aquele tem tolerante aquele que é ganancioso aquele que a carreira está aquele que tem vida dupla e isso é a igreja
é ou crê nessa ou não tem outra para crer e por exemplo a igreja para vocês que estão neste seminário qual é esta ou vocês creem que vocês são irmãos que o amor de cristo nos uniu porque irmão a gente não escolhe a gente escolhe amigo irmão é deus que dá ah pois bem cristo o senhor lhe dê uns aos outros o vocês crei que esta assembleia aqui e a igreja de cristo eu devo a mala devo reverenciá-la de verificá-la ou senhores não tem outra igreja para crer essa é a cúria romana a igreja não
quem são os bispos reunidos a igreja não a igreja é a comunidade de cristãos onde ela estiver a unidas seus pastores e na escuta da santa palavra de deus e celebrando os sacramentos sobretudo a eucaristia e pode olhar que a igreja isso sempre foi isso será sempre isso então não é fácil creio na igreja agora preste atenção eu já vou terminar essa igreja o nosso senhor na sua misericórdia e deixou algumas referências para nós todos e nas igrejas particulares o visto aquele que no dizer de santo inácio de antioquia preside no lugar de deus veja
atenção aqui viu meninos vocês vão ter bispos que vocês vamos assim que maravilha o meu bispo o evento é bispo vamos ver mas que desgraça esse bispo vejam e não interessa o nome do bicho e nem a linha do bispo nem as doidices do bicho é o bicho é o bispo e se for fácil convívio com ele graças a deus se ele for um equilibrado aprumado deus seja louvado se for um homem de fácil trato que beleza mas se não for nada disso eu mesmo sofrendo devolvê-lo na fé e não é dizer que maravilha quando
ele não é não não é mentira é mas este que nosso senhor nos colocou como bicho eu devo minhas força para dentro do evangelho e dentro daquilo que a comunhão da igreja trabalhar com ele sabendo que sou cooperador da ordem episcopal na fé isso é um salto na fé só rezando a gente consegue isso bom então na diocese na igreja local é um bispo que encarna o nós da igreja e ir para a igreja espalhada pelo mundo inteiro é o ministério petrino e é uma doença do coração e uma doença da fé se alguém querer
ser mais papa que o papa eu vejo o referencial da unidade na igreja de cristo é o bispo de roma só a pedro cristo entregou a chave entregou aos 12 pode olhar em mateus 10 10 em mateus 18 18 o que ligardes aos 12 e eu ligo o que desligardes eu desligo pode olhar mateus 18 e aí antes em mateus 16 da só pedro o que tu legais então é pedro e pedro com os bicos com os outros com os doces é o papa e o papa como o cabeça do colégio episcopal lu bom então
existe por misericórdia de cristo na igreja um ministério que garantiu nós e onde é que nós estamos a ubi petrus pib eclésia e onde é que está o nós onde estiver pedro bom e quando o pedro tomar decisões que eu não gosto e eu devo na fé acolher e na fé aí é que está a questão do obséquio da minha vontade do obséquio da minha inteligência o que é esse tal de obséquio e eu dizer eu faria diferente a minha sensibilidade é diferente da sensibilidade desse papa vamos ter um novo papa fica todo mundo aperreado
porque porque todo mundo gostaria que fosse um papo a nossa imagem olha que doidisse oi papa bom é o que for a minha e é o que me representar é mas o papa não é para representar você a representar você é o seu deputado para você voltou a é o papo é para representar cristo senhores e é para representar a tradicio apostólica é o papo é para isso você não tem que o papo você não tem que ter simpatia pelo pato não é obrigado a ter simpatia e não é não é obrigado a ver como
é lindo a bento 15 era feio que doía veja é o papa quem é o papa ah tá certo então mas você é obrigado a aderir a um ministério dele aquilo que é de fé você aderir como sendo de fé e o que não for de fé e eu aderi com o obséquio da minha vontade eu sei que não é de fé mas eu não tenho direito de sair por aí difamando e dizendo o meu descenso e semeando a cizânia na igreja isso fazem os que não têm fé isso fazem o cima dentista sair de
fora e isso quem tem fé não faz e quem ama a igreja não faz então cuidado meus filhos para nunca se apartaram do nós da igreja é porque nosso senhor jesus cristo o messias de deus fundou um povo é um povo nós somos esse povo o povo do pai o povo de deus o corpo todo filho corpo de cristo o templo do espírito e esse povo jesus entregou a pedra já entregou a pedro e aos bispos em comunhão com ele a todos aqueles na história que se apartaram disso apartaram sentar igreja da comunhão visível do
nós da igreja e que deus nos livre disso e que deus os livre do pecado de teimosia de soberba de apego as próprias ideias e visões de um modo o que se exclui da comunhão do norte da igreja a igreja não é um bloco monolítico nós somos diferentes agora tem de existir limites fora dos quais eu rompo com a comunhão em outras palavras a diversidade não pode degenerar em divisão e como a unidade não pode ser confundida com uniformidade nunca foi nunca foi eu nunca foi e quem acha que um tempo foi não sabe repito
não sabe história da igreja bom então a gente porque é que eu estou dizendo isso por causa essa história do nós que aparece aqui no evangelho e por que não vocês serão pagas no tempo e assim de muita nós estamos no período depois conselho e toda vez depois de um concílio minha nossa senhora até que a poeira baixa ea poeira tá longe de baixar e nós estamos ainda no tempo de os teólogos chamam por ex officio do conselho porque você tem essa celebração do conselho bom e depois o tempo da digestão o concílio entrar na
vida da igreja ah e quem é que controla isso ninguém é o espírito de deus sei não quem não que deus aja na igreja que o espírito de cristo dirige a igreja então esse tempo vai por exemplo um conselho que teve um adepto impressionante e maravilhosa o conselho de trento e foi tão grande que já passou praticamente 500 anos sempre sabe o conselho ele entrou na vida da igreja e agora vieram egípcio do vaticano segundo oi e a tensões atenções a modos diferentes de perceber assim uns mais legítimos e outros menos legítimos aqui então é
importante olhar pedro o olhar o ministério invisível que encarna que personificam nós da igreja e o nós cuidado daqui tem um sempre uma visão de católicos de fé de serenidade e termino dizendo a vocês uma coisa quando eu era criança uma vez o papai sempre rezava com a gente todo dia papai tá viva ainda graças a deus mas a reserva com conosco todos os dias e onde ele disse meus filhos eu não sei quanto tempo eu vou viver neste mundo mas uma coisa eu queria pedir a vocês e eu não tenho muito dinheiro para deixar
para vocês não têm a formação que eu dei o caráter tem a educação que odeia mas sobretudo o que eu queria pedir a vocês era isso aconteça o que acontecer na vida de vocês nunca o motivo algum deixe a igreja católica ela é a igreja de cristo e veja e meus pais na simplicidade deles ensinaram isso está na igreja católica é está em comunhão sincera e com o sucessor de pedro é porque nele se encarna o nós da igreja e o nós do povo de deus e tira comunhão com o ministério petrino eu ia tiro
para todo lado ninguém sabe quem é quem e ninguém sabe mais onde está o eixo que nos guia e satanás rolar de rir a rola de rir então senhores o que você nós saibamos viver o nós aqui entre nós vendo no meu irmão irmã vendo no meu irmão a igreja se você não suporto mais o seminário já tô cheio não suporto mais matereclese eu não suporto mais todo dia a mesma coisa pois é reze meu irmão é esse nós nesse nós que a igreja se manifesta agora e essa igreja que você deve amar é nessa
igreja que você deve escutar a vontade de deus é nessa igreja que você deve dizer o seu sim ao senhor é ué essa repito ou não tem outra ah ah mas aquela da parede do quadro com a basílica é tão bonita basílica de são pedro é mas ali não é gripe a eu sinto muito ali a sua basílica de são pedro que nem a carta de pedro é porque a cadeira de pedro tá no ladrão ali é somente uma basílica sepulcral ou seja um grande túmulo um grande monumento sobre o túmulo de pedro bom então
vamos dar um jeito na cabeça da gente e para colocar o foco no lugar certo o nosso auxílio está no nome do senhor e aí e aí
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