Então eu queria que vocês recebesse com muito amor para começar a primeira vez a conferência dic a primeira de muitas Pastor Jonas Madureira receba com muito [Aplausos] carinho Obrigado Hon e H obrigadoo que Deus T poderosamente [Música] Obrigado Bom dia família dioscope uma alegria enorme estar aqui com vocês nessa manhã conhecer vocês mais de perto uma alegria poder rever amigos tão queridos como Douglas como Léo tanta gente boa que a gente vem fazendo amizade ao longo desse tempo e eu queria convidá-los desde já Abrir naquele que é o texto mais importante pra gente falar sobre
a preexistência de Jesus que é o evangelho de João Capítulo 1 João Evangelho de João Capítulo um Qual é o ensino desta manhã Um só e tudo que a gente vai falar aqui é apenas para fundamentar reforçar solidificar este ensino que ensino é esse contemplar o Cristo pré-existente é contemplar o Cristo que revela o Deus Trino eu vou repetir contemplar o Cristo pré-existente que existe antes da criação do mundo é contemplar o Cristo que revela o pai que revela o espírito e que revela nele mesmo o filho contemplar o Cristo preexistente é contemplar o Cristo
que revela a Trindade diz assim a palavra de Deus No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio Com Deus todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele nada do que foi feito se fez a vida estava nele e a vida era a luz dos homens a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela houve um homem enviado por Deus cujo nome era João este veio para testificar acerca da verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina todo o mundo
ele não era a luz mas veio para dar testemunho da luz a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina toda a humanidade o verbo estava no mundo o mundo foi feito por intermédio dele mas o mundo não o conheceu veio para o que era seu mas os seus não receberam mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem de de a saber os que creem no seu nome os quais não nasceram da vontade da Carne nem do sangue mas de Deus vamos repetir juntos e o verbo se fez carne e habitou entre nós
graça e de verdade e vimos e vimos vimos sua glória a glória como do unigênito do pai pai querido é por causa do filho que sabemos que tu és o pai o pai de Jesus Cristo daquele que não quis apenas ser o único filho mas nos trouxe para tão perto tão perto e nos nos colocou dentro dele e é por isso que também tu és o nosso pai e te agradecemos porque tu nos enviaste Jesus para nos colocar nele para nele também podermos chamá-lo de pai e é o senhor que nós clamamos envia também o
teu espírito que traz luz que ilumina o coração para que a gente possa entender as verdades da tua palavra essa é a nossa oração hoje e sempre Senhor Amém que a Trindade fazia antes de criar o mundo quando um catecúmeno um candidato a batismo fez essa pergunta Agostinho Ele respondeu assim preparava o inferno para colocar nele pessoas que fazem esse tipo de pergunta óbvio que é uma brincadeira com essa brincadeira porque ele vai corrigir dizer depois do rapaz ficar talvez Assustado mas fique tranquilo o que Deus fazia antes de criar o mundo era amar talvez
para você simplesmente dizer que antes de criar o mundo Deus amava pode num primeiro momento parecer uma resposta muito simples por vezes é simplista mas eu quero convencer você de que não é uma resposta simples nem uma resposta simplista é a resposta que que inclusive traz para mim e para você a esperança daquilo que Deus fez em toda a história da Redenção nos fazer enxergar que é só no amor que a gente encontra a Plenitude deixa eu colocar isso em outros termos a eternidade não é falta a eternidade não é um vazio a eternidade não
conhece a rotina chata que alguém pode ter durante todo o dia que que se passa debaixo do Sol que Deus a viver a eternidade não é amorosidade não é a situação de uma de uma insatisfação de uma espécie de tédio que afinal pensa você conviver pela eternidade com mais duas pessoas Alguém poderia dizer assim puxa vida Será que em nenhum momento eles sentiam falta de nada será que em algum momento os três ali não olham um pra cara do outro e dizem assim tá difícil né nada de novo acontece tá tudo caminhando sempre do mesmo
jeito aí olha Jesus tá suspirando o Espírito Santo com olhar perdido isso é o tédio Michael Reeves no livro chamado deleitando-se na Trindade ele diz o seguinte não era assim na eternidade na eternidade nós não encontramos as três pessoas da Trindade Reunidas no conselho Divino dizendo o seguinte não dá mais acabou vamos acabar com esse negócio desse tédio A vida precisa mudar a gente precisa esquentar relação Então imagina um olhando pra cara do outro dizendo assim é a gente precisa fazer alguma coisa dinâmica a gente precisa trazer alguma coisa nova a gente precisa de algo
novo pra gente poder ficar um pouco mais animado tá muito chato isso aqui aí alguém chega lá no meio da Trindade dos três assim já sei vamos criar um mundo e botar um monte de gente estúpida nele para que eles possam fazer um monte de besteira e a gente poder consertar as coisas Isso vai tornar nossa vida um pouco mais interessante vai tornar Talvez o mundo mais interessante e então Deus disse assim boa ideia vamos fazer o mundo e então dali em diante com a criação resolveu o problema da infelicidade da insatisfação do tédio do
vazio trinitário esse não é o Deus da Bíblia o Deus da Bíblia não sofre de insatisfação a eternidade pro Deus da Bíblia não é portanto falta de nada mas somos nós que não conseguimos entender a criação porque somos nós que não conseguimos entender o que é fazer algo para o outro quando temos tudo mas a Trindade é que nos ensina antes de tudo o que é ser pleno O que é ser cheio e ainda assim desejar o outro e ainda assim abençoar o outro e ainda assim querer mais e não por falta não por vazio
não por ausência de significado por tédio mas por excesso de amor transbordamento de amor e o mundo portanto já não é mais o resultado de uma divindade fracassada em sua insatisfação mas é resultado do transbordamento de amor de pessoas que transbordam de amor e quando se transborda de amor não se pode ter transbordamento sem fruto e a criação é o fruto desse [Música] amor portanto a criação de Deus é transbordamento não é uma solução para uma suposta crise na relação da Trindade na verdade há um teólogo muito interessante do vio século chamado João Damaceno que
ele dizia que antes da criação a Trindade dançava a palavra é pericorese corese de coreografia Peri de você girar em torno então o que que João Damaceno percebeu ele estava tentando imaginar como que os três se relacionavam antes da criação foi quando Ele olhou para fora da sua casa pela janela e viu as crianças brincando de pericorese É isso mesmo pericorese era o nome de uma brincadeira de criança e o que que essas crianças faziam brincavam de pericorese que não é uma brincadeira que tem um Vencedor não existe vencedor na pericorese porque a pericorese é
uma criança que fica no meio enquanto as outras de mãos dadas giram ao redor dela cantando músicas E aí dali a pouco quem está no meio escolhe uma joga para dentro enquanto ela vai e dá a mão pra outra E aí agora todas as outras crianças começam a dançar e a cantar para essa criança que está no centro e assim por diante João Damaceno voltou pra prancheta e voltou a escrever sobre o que a Trindade fazia ele dizia os três dançavam o pai e o filho amava o espírito o filho e o Espírito amava o
pai o espírito e o pai amavam um filho e o Espírito e o filho amava o pai o pai e o filho amava o espírito o filho e o Espírito amava o pai ou seja todos eles estão amando alguém todos eles estão entregando para alguém ninguém toma nada de ninguém todo mundo dá e todo mundo recebe o pai e o filho se doua ao Espírito o filho e o Espírito se doam ao filho o espírito e o filho se doam ao pai todo mundo dá todo mundo recebe não há falta não sobra e também não
falta eles TM pris isso é plenitude essa é a dança da Trindade quando esse amor transborda dameno diz que ele está exesso do homem quando o pai o filho o espírito dançam e convidam o homem para dançar com a Trindade só que para dançar com a Trindade tem que aprender a dar a doar a entregar o tempo todo ninguém toma nada ninguém tira nada ninguém pega nada do outro todo mundo recebe é como a ceia você não mete a mão e pega alguém vai te te serve então o pai o filho o espírito resolvem dar
algo para o homem só que para dar esse algo pro homem é preciso que antes que o homem exista eles façam e o nome disso é mundo o mundo que Deus criou a Bíblia diz que No princípio criou Deus os céus e a terra a terra era porém sem forme e vazia era torro vavro torro vorro não é uma expressão que diz respeito à a mero caos a uma ideia de sem forma e e algo desforme não é algo simplesmente desértico vazio a ideia do Torro vavor em outras passagens da Bíblia é mostrar que é
um deserto árido inóspito lugar onde as pessoas não não é adequado para as pessoas viverem é um lugar vazio e o que você vai ver na criação é um movimento de dança de doação e de Plenitude a terra era se forma e vazer era como um deserto inóspito e Deus vai enchendo ele cria o firmamento e enche de estrelas ele cria os mares e enche de peixes ele cria terra e enche de seres viventes ele cria um jardim e enche esse jardim com Adão e Eva a obra de Deus é a obra do preenchimento ele
não deixa nada vazio ele não deixa nada sem sentido ele não deixa nada carente ele dá tudo o que tudo precisa para ser Ele é o único que assim se basta ele não precisa de nada ele é autossuficiente ele é e ponto e além dele tudo que é é por Ele para Ele e por meio dele tudo que não é ele precisa dele para ser precisa dele para existir precisa dele para subsistir e é assim com os anjos é assim com a areia do mar é assim com as estrelas dos céus é assim com os
pássaros é assim com uma árvore nenhuma árvore Deus concebeu neste planeta sem a capacidade de doar toda árvore dá um fruto Olha como a dança da Trindade está na própria criação tudo na criação Expressa o movimento trinitário da doação da Dádiva da entrega árvores não comem seus frutos já viu uma árvore olhando pro fruto dizendo assim Uau que delícia o fruto que eu fiz mas tem um monte de crente safado pensando assim vai lá Gálatas acha lindo o fruto do espírito e aí diz assim eu quero o fruto do espírito ô seu animal o fruto
do espírito não é para você não você é uma árvore Paulo está dizendo que você é uma árvore você tem de aprender a olhar pra Trindade enquanto você não contemplar a Trindade você não vai entender que você não foi chamado para tomar para tirar e primeiro para receber mas primeiro para dar para doar para entregar como uma árvore que não come seus frutos mas que dá o seu fruto se uma igreja é cheia do espírito uma igreja é como um bando de árvores e se você provar do Espírito meu irmão do fruto do espírito não
é porque Deus operou em você porque Deus operou no seu irmão aí o fruto você pode comer entende o fruto do espírito é uma hora que Deus faz em mim mas não sou eu que provo desse fruto Quem prova desse fruto é meu irmão e se eu não entender isso eu não vou entender que a obra do Espírito não é a obra de chegar olhar para você fazer uma cosquinha na sua barriguinha e dizer assim ah garotão hoje eu vou pensei mil maneiras de te fazer feliz tem um monte de coisa para te entregar meramente
a obra de Deus é uma obra em que o pai ensina doando para que seus filhos aprendam a doar como seu filho não só aprendeu mas doou a Bíblia diz que No princípio era a palavra a palavra estava em relação a Deus e a palavra era Deus uma das coisas mais difíceis para os crentes hoje é contemplarem Jesus como Deus Por incrível que pareça chamar atenção pra contemplação da pré-existência de Jesus é uma convocação a primeiro lugar entender que estamos diante de Deus isso não é fácil de entender meus irmãos e muito menos fácil de
trazer pra vida deixa eu te dar exemplos quantos de vocês aqui não Dari um dedo um braço uma mão uma perna talvez só para entrar buraco de minhoca Sabe aquele buraco de minhoca do túnel do tempo que você volta no passado só para est naquele Barquinho onde Jesus estava dormindo no meio da Tempestade Você já sabe o final você só ficaria ali deixando os outros já desesperados Você já conhece a história você deitaria ali num cantinho e ficaria vendo e contemplando o seu mestre durmindo do meio da Tempestade não é isso porque você conhece história
mas já parou para imaginar que aqueles que estavam diante de Jesus pensa Pedro próprio Judas você não encontra passagens em que eles dobram joelhos diante de Jesus e dizem assim tu és Deus e começam a cantar hinos Diante de Jesus o que você não faria se você entrasse no túnel do tempo e olhasse para Jesus você na hora dobraria os seus joelhos todas as canções que nós cantar aqui nós cantar direto para ele e diríamos eu adoro eu adoro eu adoro você está diante dele mas a Bíblia não diz que nenhum ela não diz acerca
de nenhum discípulo que chegou ali e adorou a Jesus a adoração vem depois e interessante uma das primeiras marcas da adoração entre os discípulos começa justamente com Tomé que duvidou que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos Jesus vai até ele e é naquele contexto de dúvida naquele contexto de um discípulo que não consegue acreditar no testemunho das mulheres que Jesus vai até ele quando ele vê Jesus e vê as Chagas de Jesus pela primeira vez um discípulo dobra os joelhos e diz tu és meu senhor e meu Deus a igreja vai adorar Jesus como Deus
na descoberta que ela mesma vai fazer deste Deus encarnado que é encarnado primeiro como pressuposto porque antes existia temos portanto a divindade de Deus temos o ser de Deus na expressão de Jesus Jesus é Deus Issa é a primeira coisa importante e não é fácil meus irmãos Às vezes a gente vai conversar com irmãos de de igreja muito tempo de igreja aí vem conversar e aí como é que tá tudo bem beleza e tal você conhece o evangelho conheço o evangelho tô chegando agora na igreja muito bem quem é Jesus para você não Jesus é
amor e para nisso não mas que mais ah Jesus morreu na cruz por mim Jesus é bondoso Jesus é misericordioso Mas por que que é difícil dizer que Jesus é Deus porque isso traz implicações terríveis pro discipulado não é fácil seguir Deus meus irmãos e a gente quer um Jesus que não seja Deus e para ele não ser Deus ele tem de ser um Jesus que eu posso seguir um Jesus que você pode seguir um Jesus que se enquadra no parâmetro que você olha e diz assim este Jesus eu posso seguir por ele está construído
de acordo com a sua imagem e semelhança você criou esse Jesus esse Jesus existe só na sua cabeça e por isso ele é tão fácil de seguir só que quando você olha para ele ele é apenas o seu espelho ele é só uma imagem refletida do seu rosto jesus é Deus traz uma implicação enorme pro discipulado mostra que se Jesus é Deus nós estamos diante das maiores do maior desafio que um homem pode ter na vida segui-lo não é fácil seguir a Jesus meu irmão eu diria até é impossível e é por isso que as
pessoas querem um Jesus fácil de seguir querem é um Jesus que elas criam com a cabeça delas mas o Jesus que a bíblia apresenta é um Jesus que quando a gente olha a gente diz não é possível e é nessa hora que nasce um crente É nessa hora que um crente nasce de verdade quando ele depois de desistir dos falsos cristos que ele criou com a mente e ele se depara com as escrituras e Verê a grandeza de Jesus Ele diz eu não posso ser como Jesus eu nãoo posso segui-lo eu não consigo segui-lo ele
está muito além de mim eu não vou consegui-lo Aleluia n ser um crente você não vai conseguir a Jesus seguir a Jesus com suas pernas você não vai seguir a Jesus com sua inteligência você vai seguir a Jesus com a graça de Deus ele sabe que você não vai segui-lo sem ajuda dele até para seguir a Jesus você vai precisar de Jesus [Aplausos] ele é Deus a régua tá alta se fosse Pedro tava melhor né se a régua fosse Pedro I aí se se Pedro todasas vezes que a gente olha Pedro dá até fica o
coração quente né porque se Jesus escolheu o Pedro tá fácil pra gente a régua tá baixa mas quando a discussão é seguir a Jesus a régua tá muito alta a gente se sente incapaz porque é alta mesmo E por que é tão alta porque a Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por intermédio dele e que sem ele nada do que foi feito teria sido teria existido ele é o mediador da criação isso é tão maravilhoso Porque como este mediador da criação pode estar presente com um homem tão egoísta tão egocêntrico e não é
essa a nossa história no Éden não é essa a nossa história no Jardim a Trindade nos chama para uma dança e para dançar a gente t a aprender a receber primeira lição você já aprendeu para dançar com a Trindade tem de aprender a doar mas para dançar com a Trindade tem de aprender a receber e muita gente não sabe receber a gente às vezes sabe dar mas a gente tem dificuldade de receber eu vou dar um exemplo típico disso quando Jesus vai lavar os pés dos discípulos quando chega a vez de Pedro e Jesus vai
lavar os pés de Pedro Pedro diz o que o senhor Tá pretendendo fazer eu fico imaginando Jesus meu impaciente dizendo assim bicho o que eu vou fazer agora você não vai entender eu já tô Caminhando com você faz tempo você é lento Aguarda um pouquinho deixa eu terminar essa obra só deixa eu terminar isso aqui e depois vai ficar tudo claro para você Deixa eu lavar os seus pés imina jamais vai lavar os meus pés imagina aqui quem é o senhor é você e eu sou o servo e quem vai lavar os seus pés sou
eu entendeu a contradição o servo agora tá dando ordem o servo agora tá dizendo quem vai lavar seu pé sou eu aí Jesus já conhece Pedro assim se você não deixar eu lavar seu pé eu vou mandar você pro inferno com Pedro tem que ser assim porque quando Deus fala sim com Pedro Qual é a resposta de Pedro ele o Pedro é um Desastrado Olha como a gente é parecido com ele ai senhor não não me lava a cabeça lava as mãos lava tudo Jesus olha para Pedro O que que você fez quando você saiu
de casa tomei banho Senhor eu só quero lavar o que tá sujo são só os seus pés bicho eu não quero dar banho em você todo é só uma coisa que eu quero tratar seus pés imundos e Por que que os pés de Pedro estão imundos porque todos os pés daquela mesa estavam imundos Jesus estava ali primeiro de todos eles sabe como imagin essa cena Jesus sentado à mesa pensa uma mesa rente ao chão ela não é a mesa a nossa mesa que esconde os nossos pés Jesus tá inclinado com os pés para fora na
porta da entrada do Cenáculo tem um jarro de água e tem uma toalha mas tá faltando um servo não tem naquele dia e Jesus está esperando a reação dos discípulos enquanto os discípulos não chegam Eu imagino Jesus lembrando do dia em que ele se sentou à mesa na casa de um publicano todos os pés dos homens que estavam sentados à mesa estavam limpos mas quando Jesus chegou à casa de Simão Simão não permitiu que o Seu servo lavasse os pés de Jesus e Jesus sentou à mesa e era o único naquele dia com os pés
sujos e todo mundo tinha visto isso mas uma mulher que tinha sido curada por Jesus sabendo que ele estava na casa do fariseu mesmo sabendo que ela não seria bem recebida ela se aproxima eu não consigo imaginar meus irmãos uma mulher fazendo isso ó pegando não é a sei lá a uma toalha colocando aqui e dizendo o seguinte meu plano é chegar lá eu vou chorar nos pés de Jesus e eu vou não vou nem levar toalha você quer saber eu vou enxugar mesmo com os cabelos Deixa essa toalha aqui e vou enxugar com meus
próprios cabelos não meus irmãos Aquilo é tudo improviso ela não esperava fazer nada daquilo Ela só queria fazer uma coisa muito provavelmente eraa uma Meretriz tinha uma jarra de perfume que ficava em sua casa andava com um jarrinho pendurado no pescoço bem pequenininho que era onde ela colia todos os dias naquele jarro o perfume que ela usava para se perfumar depois do coito com vários outros homens ao longo do dia naquele dia ela sabia que estava na casa de Simão e o que ela fez foi algo significativo ela não pegou o colar ela pegou foi
aquele vaso inteiro e ela tinha um só objetivo ela só sabia de uma coisa eu vou derrubar esseesse todo esse frasco inteiro aquilo que me torna atraente pros homens eu vou colocar isso tudo nos pés de Jesus é a única coisa que eu vou fazer eu vou colocar para ele ali e vou dizer não volto mais para essa vida Acabou minha vida mudou acabou de uma vez por todas só quando ela chega ela vê a cena de todos com os pés limpos e o pé de Jesus sujo então ela dobra os joelhos e começa a
chorar copiosamente ela chora tanto chora tanto que as lágrimas delas lavam o pé de Jesus ela eu imagino ela envergonhada com aquilo tudo e ela comete o segundo escândalo ela solta os cabelos não se pode fazer isso gente num aquela cena todo mundo fica escandalizado tá vendo se ele soubesse que era uma prostituta não deixaria tocá-la e ainda mais ela tira solta os cabelos enxuga os pés de Jesus e Jesus está agora com seus pés limpos à mesa de Simão que não recebeu que não lavou os seus pés eu fico imaginando Jesus lembrando daquele dia
e os discípulos passando olhando para o vaso olhando pra toalha puxa Se eu fizer isso aqui eu vou ter que fazer no de todo mundo e se sentam à mesa um por um um por um um olhando pra cara do outro quem vai servir não se eu servir eu vou ser o menor dentre todos os que estão aqui imagina eu servi não posso fazer um negócio desse Então o que acontece pois que todo mundo está sentado a Bíblia diz olha Que gesto bonito Jesus tirou a sua capa num jantar todo mundo fica de capa só
quem fica de túnica são os servos É assim que você distingue um servo dos convidados para um banquete todos estão com capa mas o servo está sem capa a capa é tão pesada ela atrapalha o trabalho ela atrapalha o serviço então eles deixam ela pendurada porque ela serve até de cobertor para um dia frio você ter ideia o tamanho do Peso daquilo ali então Jesus vai Eles não estão entendendo nada eu só eu só fico imaginando quando Jesus pega água e pega a toalha um olhando pra cara do outro dizendo assim Jesus começa sem falar
nada a lavar os pés um por um eu fico imaginando constrangimento mas ao mesmo tempo coragem de Pedro dizer os meus pés o senhor não vai lavar Quando Jesus diz a Pedro se você não permitiu lavar os seus pés você não tem parte comigo Jesus está ensinando a Pedro como é que ele sempre existiu mesmo antes da criação ele está mostrando para Pedro a sua natureza eterna de doação de serviço Jesus não passa a servir quando ele cria ao mundo e nos dá o mundo eem um jardim Jesus já servia ao pai e ao filho
na eternidade assim como o pai e o filho serviam ao Espírito desde a eternidade assim como o espírito e o filho serviam ao pai desde a eternidade então depois de ter limpado os pés de todo mundo mais uma vez Jesus se senta à mesa com os pés sujos veste a sua capa e diz para eles Vocês entenderam o que hoje eu fiz você pode lavar os seus pés você pode fazer as coisas do seu jeito mas você tem de aprender a receber você tem de aprender a ter seus pés lavados você pode fazer as coisas
você pode fazer do seu jeito você pode fazer da sua maneira Mas o que a Trindade ensina desde o início é que quem não aprende a dar também não aprende a receber não recebe apenas quem é necessitado recebe também aquele que está transbordando E é isso que a gente não entende quando Deus nos dá algo a gente acha que agora a gente tem que só dar só D só dá E aí são pessoas generosas receberam muito e estão dando dando dando mas quando se trata de receber ela não não não não meu irmão eu não
preciso não não não minha irmã eu não preciso é preciso aprender a receber é preciso deixar os pés serem lavados mesmo quando você pode lavar os seus pés mesmo quando você tem dinheiro para lavar os seus pés mesmo quando você tem condições para fazer com seus pés T de aprender a receber mesmo que você seja cheio mesmo que você seja fto isso não é fácil Jesus está tentando ensinar a eternidade para um um jovem mão de vaca que brigou com o irmão e que chega para Jesus e diz assim Jesus manda o meu irmão dáme
a parte que me cabe na herança Jesus acaso eu sou juiz para julgar entre você e seu irmão Jesus se vira pra multidão não dá nem atenção pro jovem Fala com a multidão e conta uma história de um Jovem Rico que ele já era rico ele já era poderoso ele já tinha um celeiro farto mas sabe o que aconteceu ele não fez nada de extraordinário ele não fez uma campanha ele não fez um empreendimento ele não fez assim nossa minha empresa tá indo muito bem tá muito cheia de coisas aqui tá tudo repleto tá Próspero
etc Ah mas eu acho que eu posso dobrar isso aqui ah tive uma grande ideia vou atacar aqui e pronto e aí acontece não a Bíblia não diz isso a Bíblia diz que ele já era rico e a terra dele deu ainda mais e em vez de ele se alegrar com que ele recebeu a Bíblia diz que ele tratou aquilo como um problema como é que eu vou fazer para agora colocar isso tudo dentro do meu celeiro não cabe eu vou construir um celeiro maior para poder abrigar mais para ele se tornou um peso só
que o texto inteiro não mostra ele conversando com uma pessoa é ele falando consigo mesmo ele olhando para ele assim e agora O que que você vai fazer a terra prosperou e você Não esperava É verdade eu não tinha pensado sobre isso o que que você vai fazer Ah cara eu acho que você tem um grande problema mas você precisa dar um jeito Por que que você não destrói toda aquela armazém e dobra ele cara é verdade acho que eu vou fazer isso cara muito bem Você já trabalhou tanto você agora tem que se alegrar
com tudo isso vai seja feliz um homem em mado vive Só para si mesmo é auto absoro ele não consegue se bastar e por isso ele quer se engolir se fosse possível termina sozinho Jesus diz louco essa noite perderão a tua alma e olha o que Jesus diz e para quem você tem deixado tudo isso ele é solitário ele não tem nada para entregar porque ele não tem ninguém para receber somos péssimos em fazer amigos a gente é a civilização do Network a gente faz amizade com pessoas que são interessantes pra gente que podem contribuir
pros nossos negócios que podem que podem contribuir pra nossa missão para que a gente está fazendo meus irmãos Se Jesus fosse fazer amigos assim a gente estava Ainda bem que a lista de Jesus é maravilhosa eles começa uma lista com Judas e termina com Pedro começa com Pedro e termina com Judas não é uma lista muito boa então a gente olha para Jesus assim Jesus Senor tem um dedo podre não é possível Amém meus irmãos você tá aqui por causa desse dedo ele não trabalha com a categoria da Escolha pelos melhores e piores ele disse
assim qual é o pior que existe nesse mundo Quais são os melhores desse mundo ele não trabalha com essa categoria ele não faz como você faz com os piores eu quero do lado eu quero os melhores não ele não faz disso mas ele também não vai inverter como alguns fariam para lutar contra a sua sanha e egoísmo dizer eu vou escolher os piores não não não não os melhores também precisam Todo mundo precisa rico pobre Todo mundo precisa é isso que Jesus Tá ensinando porque o Evangelho é sobre dádiva mas o que acontece no Jardim
aquela árvore não poderia ter sido feita senão por meio de Jesus e a ordem era a seguinte de todas as árvores desse Jardim você pode comer do fruto Mas desta aqui não então está dada a dança ele pode comer de todo todos os frutos porque a Trindade doou pro homem agora o que que o homem precisa fazer doar para Deus e ele doa para Deus em obediência ele doa para Deus cuidando da terra ele doa para Deus cuidando do Jardim ele faz o que lhe apraz mas o que apraz ao Senhor sobretudo Mas esta aqui
não esta árvore você não põe sua mão o 10mo mandamento foi o primeiro pecado que o homem cometeu ele cobiçou primeiro o que não lhe tinha sido dado quem não sabe receber não sabe dar ele recebeu tudo mas olha a nossa miséria meus irmãos mesmo tendo tudo a gente quer mais mais mais e mais Deus está ensinando eu tenho tudo desde a eternidade eu tenho tudo que eu preciso eu tenho filho eu tenho espírito e Jesus está dizendo eu tenho pai eu tenho espírito e o Espírito está dizendo eu tenho pai eu tenho filho nós
temos tudo que precisamos a gente tem um jardim a gente tem Deus mas ainda assim a gente sente vontade de ter mais mais mais mais então o homem [Música] desaba tava dançando bonitinho no palco do Jardim e capota Desastrado não sabe dançar perder o ritmo e agora acabou tudo não meus irmãos a história da Redenção Ela é maravilhosa porque o mesmo Capítulo de João que nós lemos pres livro de João que nós lemos João Capítulo 1 diz no capítulo 17 Versículos 20 a 26 que assim Jesus dizendo aos discípulos assim como eu e o pai
somos um Vocês também são um em mim eu não vos deixarei órfãos Eu vos darei o consolador o espírito da verdade que o mundo não conhece mas vocês vão conhecer ele é uma dádiva o ofendido que teria tudo para não dar aquele que foi tomado aquele que tiraram que era dele tomaram que ele não deu tomaram que era dele o ofendido agora está doando mais uma vez e isso é a redenção a redenção não está divorciada da criação não se entende bem a redenção se não entender bem o fundamento da criação a criação é dádiva
é um Deus doador por natureza o ser de Deus é doação e ele vai doar sempre mesmo ele for ofendido e ele é tão doador tão doador que olhando esse bailarino no Jardim des andando tropeçando nos Passos perdendo o andamento ele resolve doar não mais um mundo não mais um jardim não mais as árvores e seus frutos como se não bastasse el diz ele ainda não provou de tudo o que eu posso dar eu ainda posso dar para ele o que é melhor do que o Jardim melhor do que as árvores e que é melhor
do que este segundo de prazer que você tem com o fruto da árvore proibida este segundo esses milésimos de segundo de pecado que você tem numa noite num pedacinho deste tamanho da noite este pecado que afrontou a Deus este que ofendeu a Deus não foi suficiente esmagar o ser doador de Deus que deu o mundo para o homem mas ainda não deu tudo que ele poderia de dar de melhor para o homem ainda algo melhor para Deus nos dar do que o jardim do é então ele dá o que é melhor ele mesmo você aa
não é o Jardim não são os frutos do Jardim O próprio Deus do Jardim é o melhor que ele ainda não deu e ele dá mas ele não dá de qualquer jeito ele dá seu filho o monogenes Parato patros o único gerado do pai eternamente gerado do pai sempre foi filho de Deus não houve um instante Se pudéssemos falar nesses termos da eternidade em que Jesus não tenha sido filho de Deus não há um momento na eternidade que as três pessoas estão confusas misturadas numa sopa cósmica não senhor desde toda a eternidade ele foi filho
e deus não deu só a si mesmo dando a Jesus porque João disse como nós lemos No princípio era a palavra a palavra estava em relação a Deus e a palavra era Deus ele não só dá si mesmo mas ele dá algo que para ele é tudo se você perguntar o que é mais importante pro pai ele nunca vai ser um idólatra porque o mais importante pro pai é o filho Filho e Espírito se você perguntar pro filho e pro espírito que eles mais adoram mais buscam nessa vida eles vão dizer o pai e o
Espírito Jesus vai dizer o pai e o Espírito e assim por diante cada uma das pessoas da Trindade Então o que o pai faz não é dar um mundo para você é dar tudo o que faz sentido para ele a plenitude de Deus está em Jesus e ele te dá Então tudo tudo em Jesus minha pergunta para você é uma só o que mais te basta o que mais te falta se você já tem tudo o que Deus quer pra eternidade e que ele sempre teve mas que pelo menos no instante da Cruz ele precisou
ouvir o filho dizer pai Deus meu Deus meu por que me desamparaste e assim o faz não porque ele não ama mais o seu filho mas porque agora no filho está também aquele daquele dançarino Desastrado fomos crucificados com Cristo naquela Cruz você tem de se ver pendurado naquela Cruz porque se você não se ver pendurado naquela Cruz você vai ver o velho homem pendurado numa cruz dizendo para você piedade de mim me dá só um pouquinho de água e aí você vai ter Piedade do velho homem pendurado na cruz com Cristo e vai dar água
para ele vai dar comida para ele e ele não pode ser alimentado seja intolerante com ele como os homens foram com teu Senhor dê céu ao velho homem pendurado no Madeiro mas não lhe dê água não alimente aquele que não sabe dar E só sabe tomar cobiçar [Aplausos] tirar não vos deixarei órfãos enviarei o [Música] consolador como que a gente termina com isso aqui ó que que é isso aqui ó consegue ver o que tá aqui em cima de mim apontando para mim eu sei porque você não tá cindo falar porque el não foi feito
para ver são os holofotes eles não são para ser vistos eles estão aqui apenas para mostrar algo que realmente precisa ser visto essa é a função de um E quando Deus nos deu Jesus Jesus também nos deu o espírito porque a natureza da Trindade é doadora e eles não vão dar pra igreja apenas o mundo para que a igreja possa viver mas o pai e o filho nos dão o espírito e esse espírito sabe o que é curioso ele não veio falar dele mesmo ele não é como o dançarino que caiu e fica pensando só
nele mesmo ou como aquele menino rico que só quer só quer só quer a Bíblia diz que o espírito não veio falar de si mesmo mas ele veio para falar daquele que o enviou ele não encontra prazer nele ele não vê prazer em se ver ele vê prazer em Jesus ele vê prazer fazer em olhar para Jesus então a obra do espírito é uma só a única missão do espírito é fazer você ver o Jesus que sempre existiu o Jesus eterno o Jesus encarnado o Jesus ressurreto o Jesus que um dia voltará esse Jesus de
toda a eternidade é o Jesus que o Espírito está mostrando e essa é a única missão do Espírito tudo que ele fizer na igreja absolutamente tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tem uma missão só fazer você contemplar Jesus se você não ver Jesus você não está numa obra do Espírito Você só sabe que você está no poder do Espírito se lá na frente você vê Jesus e só Jesus e só Jesus e só Jesus Essa é a obra do Espírito olha para Jesus se sinta incapaz de ser como ele mas continue olhando
se sinta longe de seguir como ele andou mas olhe para Jesus porque este espírito vai continuar mostrando Jesus para você o tempo todo e ele vai estar contigo até o final dos tempos ele é o penhor ele é a garantia ele é a dádiva que Jesus nos deu para que você saiba que não haverá um minuto nessa jornada que você estará sozinho o espírito de Deus estará com você e você não vai saber porque você o vê você não vai saber porque você contempla o espírito você vai saber porque você vê Jesus porque você contempla
o espírito e aí você vai dizer o Espírito está fazendo a obra eu estou vendo Jesus se você buscar o Espírito Santo hoje ele vai dizer não não não sou eu é ele busca Jesus adora Jesus seja agora você igreja uma cópia do Espírito Santo não fale de si mesmo não fale de suas obras você não é o tema do Evangelho o tema do Evangelho é Jesus seja como o espírito de Deus olha para Jesus e faça com que o mundo veja Jesus a igreja é um holofote a igreja é também doadora a igreja também
tem de aprender a se d e ela se dá com um só objetivo não para ter ter ter porque ela já sabe que tem tudo ela tem Jesus Então ela pode dar dá dá e dá e dar o que ela tem de melhor um holofote grandão não para ela mesma mas pra única coisa que realmente importa Jesus de [Música] Nazaré louvado seja o teu nome Senhor pelas tuas ricas misericórdias louvado seja o teu nome porque o senhor desde a eternidade é Pai Filho e [Música] Espírito e é por isso que nessa hora te adoramos Porque
não houve tempo em que o pai e o filho não existissem e se hoje nós sabemos do pai do pai de Nosso Senhor Jesus Cristo é porque um dia o senhor disse aos discípulos Por que vocês querem ver o pai não sabeis que o pai está em mim eu estou no pai e o pai está em mim crede ao menos por causa das mesmas obras Ô senhor perdão pelas vezes que nós olhamos para o senhor e esquecemos que antes de o senhor ser aquele que faz tudo o que precisamos e queremos o senhor foi uma
[Música] dádiva o senhor foi também o doador Que coisa linda saber que aquilo que era mais rico o Senhor deu o seu filho esse é o nosso tesouro senhor receba Todo louvor receba toda a honra receba toda a glória e que possamos contemplar o Cristo preexistente porque todas as vezes que contemplarmos o Cristo pré-existente nós o contemplaremos porque antes contemplamos a Trindade revelada pelo Cristo aquele que sempre existiu louvado seja o teu nome Senhor amém and [Música]