oi bom dia boa tarde professor robson gomes filho desejo que você seja muito bem-vindo ou bem-vindo a mais uma aula do nosso canal histórias lá e e aí e aí [Música] o sol faz mal já vão dois curso de história da universidade estadual de goiás campus morrinhos para você que é meu aluno seja muito bem vindo a nossa aula para você que não é meu aluno mas que segue nosso canal seja mais uma vez muito bem vindo a essa vídeo-aula do nosso projeto de estender o conhecimento histórico para além dos muros da academia hoje nessa
aula especificamente nós começamos uma série que eu vou dividir pelo menos em duas partes portanto em pelo menos duas vídeo aulas sobre o poder a estrutura ea história da igreja católica no e nós tomamos de plena idade média portanto esse período que vai do século 11 ao século 13 vai para integrando um pouquinho além do que a gente chama de baixa idade média e o tema da igreja católica desse lado da igreja católica um tema a minha especificamente no carro porque eu fui pesquisar do especificamente história da igreja católica no período medieval na minha área
de pesquisa eu pessoalmente por conta da idade média é foca bastante na igreja medieval as história da igreja católica como um todo no meu caso de pesquisa especialmente no século 19 é um tema que minha bastante caro mais uma vez o que eu tenho um apreço muito grande eu tenho uma relação muito grande ecossistema que é o meu tema de pesquisa que é o tema sobre ocorre medicamentos nessa aula e principalmente mais uma vez nós vamos discutir a história da igreja católica no período medieval vejam quando a gente fala da história da igreja católica no
período da idade média já viu uma série de estereótipos que é comum afogar mais comum e foram construídos no solo e no nosso país escolar mas nas diversas informações que correm desde que nós nos entendemos na internet aos entendemos nessa localização de informações nos periódicos são de uma igreja corrupta de uma igreja persecutória de uma igreja cheia de problema e de fato pessoal a igreja católica tem tudo isso das coisas medieval mas a gente fica preso só essa exteriores que eu já digo gente mão a gente não consegue entender o que foi a igreja católica
no período medieval e consequentemente o que ela ainda é hoje para isso nós precisamos entender a estrutura da igreja católica precisamos entender o contexto em que ela se insere a importância dela no contexto social político econômico religioso e aí sim a gente entender todos os problemas e as limitações e as perseguições elas pela igreja católica nesse período ao seu outras aulas ainda para discutir por exemplo a inquisição os números que também as heresias as cruzadas também e portanto todas essas questões que envolvem esses periódicos nós conhecemos só que antes disso é importante a gente entendeu
contexto de consolidação da igreja católica o zé discutimos o contexto de criação nas aulas anteriores para você que ainda não viu chegou agora nosso canal e dá uma olhada vou deixar aqui no descrição do vídeo os links esse pegar essas aulas sobre a criação da igreja católica o concílio de niceia em 325 despedida alta idade média e construção e consolidação do cristianismo agora na sala de hoje nós vamos falar sobre a consolidação da igreja católica a igreja católica e nesse período a partir do século décimo século 11 se consolida enquanto instituição as igreja que se
consolida a partir dos sacramentos a partir da sua cirurgia dos seus ritos em que ela estende consolida de fato os seus tentáculos poder sobre a civilização europeia nesse sentido nossa nessa primeira parte desta vídeo aula de hoje especificamente nós vamos discutir a estrutura da igreja católica e as isso poder estendido sobre a civilização europeia portanto sobre a cristandade no seu poder espiritual está fazendo material esse eu poder social na segunda parte nós hoje nós vamos conhecer uma outra vídeo aula mas ainda dentro de si mesmo contexto essa mesma discussão alguns sobre as crises internas da
igreja católica da são as reformas internas ao longo do período medieval para quem acha que não temos de reforma igreja sozinho lhe falta a contra-reforma depois da reforma proteção estatal a igreja católica nível algumas reformas internas é importante nós vamos curtir também e falando ainda sobre as ordens mendicantes pessoalmente os dominicanos e franciscanos tudo isso já na segunda parte tal então pra gente começar essa primeira parte esse primeiro vídeo aula convidar vocês a vir para nos slides e conhecer bibliografia básica com a qual os meses curtindo essa aula de hoje aqui ó é preciso fazer
algo tilizar então a gente roubaste precisamos outras vídeo-aulas pode parecer preço muito grande esses são os possível utilização final a colonização da américa editado pela editora globo no estado do rio 2013 brasil vamos começar então coisas de da igreja católica como é que você tá sumida há três sentidos da palavra igreja na idade média tempo então quando estava de igreja a palavra igreja na idade média ela tem três músicas porque hoje especialmente por causa nossa extra porta ou tem-se preciso de igreja de são sebastião a gente está falando de uma igreja tempo um lugar físico
onde o clero reunir os fiéis onde o clero realize os seus filhos e tampão da igreja é realiza as suas ações litúrgicas que as tento físico estrutura física sobre a qual a gente também utiliza esse tema igreja o segundo do termo é comunidade portanto a comunidade cristã igreja como comunidade tanto claro com sociais então quando a gente fala igreja católica a gente tá falando ah não só organizadores os detentores de poder dentro da igreja mas claro para alcançar significado mas também dos lady explicação praticante na igreja enquanto comunidade de qualquer coisa agora o terceiro sentido
da palavra igreja claro portanto a sua estrutura de poder interna a sua organização interna os seus participantes detentores de poder internos dentro da igreja católica tempo são sobre as o iphone igreja que foi falar pessoalmente o ponto de vista da comunidade e do clero para derreter falar com essas vídeo aulas específicas sobre a igreja católica mediano a mais uma citação importante de arrombar aqui nessa introdução da estrutura e poder igreja católica página 68 qual refere-se menos a crença íntima no possibilidades no sentido feudal de ter quer dizer possibilidade prática manifesta curar as palavras então no
copo de história medieval dois nós já discutimos em forma geral no ano passado sobre o feudalismo para você não se lembra que você que está chegando agora no canal que acompanha o vídeo eu estou gravando que estão sendo lançadas sobre o feudalismo então também vou deixar o link aqui na descrição para você dançar tá bom seja bom feudalismo basicamente a fidelidade novos temas nas aulas profissionalismo a fidelidade a e o poder da palavra do juramento do cumprimento da palavra é fundamental que então a igreja católica está nessa nesse nesse mundo medievalismo muito a sua construção
e também é possível conhecer a água então nesse mundo do medievalismo onde um servo é absolutamente fiel portanto ele tem que cumprir o seu juramento de fidelidade ao senhor e assim também acontece com o vassalo eu vou entrar nesse mérito mas assista a vídeo aula aqui para você que não se lembra para você que não conhece você vai entender essa relação importante entre vassalo e fizeram entre servo e senhor essa relação de fidelidade é extremamente fundamental para a gente entender a maneira como a igreja e sua estrutura que respire que jeová sempre vai dizer que
até medieval refere-se menos a crença em que a fidelidade no sentido feudal o porquê depende menos era só quem tá aqui porque depende menos a da maneira como o fiel vive a sua religião portanto depende muito menos a da série uma particular como existe hoje e essa pessoa é particular essa fé em ti mas até pessoal diga-se de passagem é um fenômeno a dívida modernidade portanto do século não século 19 anos perto de nós trocar a isso não existe não se fala de uma fé íntima você falou de uma fé pessoal é sempre uma fé
coletiva é sempre uma fé estrutural porque se ela tá sempre relacionada a noção de fidelidade assim como vassalo é fiel ao seu suserano assim como um servo fiel ao seu senhor a o católico é fiel a igreja o católica fiel a deus quem então essa essa relação é fundamental para a gente entender o porquê por exemplo de um fiel a quando rompe quem diria que nós vamos trabalhar na aula sobre as heresias medievais também [Música] profundamente a sociedade que entende tão grave o rompimento com a igreja como sempre a por exemplo movimento entre um passava
suserano conserve sempre tem o contrato de fidelidade é fundamental para se entender a maneira como católicos e de com a sua igreja e religião que leitura sobretudo não seria questão de escolha pessoal é a secreção que se nasce no preferido a velocidade é dada pelo batismo que não se discute entanto a relação de fidelidade ao contrário do que acontece por exemplo nas relações pessoais é na sociedade medieval enquanto as relações interpessoais por exemplo um suserano aceita o seu passado o aceita curso não é um senhor da igreja você é católico batizado ainda na infância quando
beber nessa sociedade medieval ocidental ou você é cristão você tem que lidar com uma relação de fidelidade que você não escolheu mas que você está absolutamente submissão e entende-se ponto vamos a estrutura igreja que estava em forma de poder dormir sobre a estrutura interna da igreja católica importante nós trazemos aqui é sobre alto e baixo foi a página 160 derrubar ser a própria instituição eclesial não é homogênea a o centro de ções sobre conflitos do crime se podem opor em seu interior decoração simples conseguir ao plano de catar a base bispo arcebispo cardeal papas os
pais entre os príncipes mais poderosos e sua classe social são conceitos sobre organização interna muito importante a gente precisa acontecer entre altos e baixos divisão assim como a sociedade medieval é dividida entre pobres e não cair os nobres os aparelhos tocasse medieval aqueles que detêm o poder social e político o único aqueles que não são da nobreza em geral serve o cromo também vai discutir isso nas aulas específicas sobre o a sociedade feudal ou seja aqueles que não detém o poder fato dentro da igreja será que essa divisão também existe e respeito inclusive a divisão
social existente dentro da sociedade medieval cultura portanto existe essa divisão de baixo correr se refere a postos importantes da porta aqui também são culpados pela aristocracia - aristocracia por exemplo bispos e papas cardeais estão muito parte do século doze treze a e abades não vou falar daqui a pouquinho sobre o que é uma barra de descobrir se tem um padre césar mas a esses cargos principalmente ocupados por no entanto a pela sociedade aristocrática pela sociedade a surpresa principalmente por aqueles que são segundo gênios que estou com dor gente não é o primeiro filho de um
determinado detentor de poder do rei onde esse é o primogênito não é portanto aquele a quem vai ser passada por meio da herança as terra no poder os títulos exceto o segundo gêneros são aqueles o segundo terceiro quarto com seus filhos que não são primeiro e portanto a vão se submeter o primeiro filho ou ocupar muito legal escapa não seja a igreja católica esse cargo era ocupado avisando uma situação de poder bahia o primeiro aspecto há que levou o primeiro aspecto que levou a essa relação é ridículo até certo ponto a promiscuidade da igreja católica
celebrou de dentro dessa sociedade medieval trocas importantes visão relações de poder ter essa é basicamente a ocupação do alto clero ou seja esses cargos da nobreza agora chamado baixo clero portanto se compõe de monges de padres particulares para os religiosos rebuscada vou falar daqui a pouquinho mas que basicamente não detém poderes podem ser membros a uma certa no baixa nobreza portanto de famílias que não de tem tanto poder na terra mas não poder ou também a de servo de sipat nos portal to the de pessoas que não pertencem diretamente a nobreza mas tempo de poder
dentro da igreja católica também pertence a essa baixa hierarquia essa parte mais baixa da hierarquia da igreja fora é o que a gente chama de baixo então enquanto o o abade papa's cardeais têm uma relação de poder muito mais estendida na sociedade os párocos padres monges tem uma relação do poder existe apenas poder e grande lance dessa parte do clero mas circunscrita ao seu local de atuação portanto separou aquelas o mosteiro a sua comunidade ó segunda divisão importante é entre clero secular e claro o seu 170 que ela se modifica sensivelmente no decorrer dos séculos
a diferença de posição qual é os regulares e seculares os primeiros escolhe líbios pela prece conjunto se conservam secular e-mail mundo em contato usuários eles têm por missão cura animal de onde o nome dado aos cura sustentáveis paróquias coração está se formado pensamento coletivo mesmos alguns podem comentar chance de as cores o passar dos séculos as emissões regulares irregulares e impessoais as duas concepções diferentes de cuja fortuna se modifica e deduzir aqueles paralelas a primeira aberta parcelamento as mulheres a seguindo estritamente reservadas entre as quais a competição muitas vezes não entender como é que se
da igreja católica inclusive para a gente entender essa divisão entre alto baixo crédito no portal visão muita alegria católica é possível quando você se torna clérico parte dessa ver aqui é possível que você se entre duas formas diferentes de vida religiosa centro da igreja é o que nós chamamos de vida regular ou irregular e outro que nós humanos de clero secular diferença são pessoa sentir-se a cera apresentam especialmente na idade média ou já não tá bem assim mas os monges em geral se isolam mosteiro foi construído em comunidade do mosteiro não tendo convivência direta com
as pessoas vão com o pão colocar assim como no exterior aos mosteiros como lidar dentro de morcego se dedicando a vida de leitura de meditação de trabalho interno que esses mundos espírito hoje é uma situação dessa e formas distintas de vida ele isolado portanto ele não pensa ação de evangelização de construção e domingo a gente faz parte do clero regular o molde ou a esse quero ver pode dentro dele porque temos uma comunidade religiosa e aí são várias as comunidades religiosas ou congregações e ordens religiosas destinos africanos eles podem ter comentado de homens possa cuidar
juntos então existe um espaço porque mulher se dedicar a fazer parte do clero regular só as músicas ou freiras aqui o feminino de frei que é uma forma também se relacionar especialmente a parte das ordens mendicantes a gente for falar mas para festa mas a ala feminina elas só podem se tornar irmã seja dedicado à oração e ao serviço do thomas então portanto e quando você tem religiosa por exemplo você tem a aula feminina e a ala masculina por vezes aulas masculino serviço doméstico vários outros serviços seja necessário nem sempre tá mas pode haver esse
tipo de serviço também comprar suas mulheres e parte dos nomes última divisão interna também dentro do clero regular só aquele que se tornaram padres e aqueles que apenas se dedicam ao serviço é aos padres e a meditação que são chamados irmãos religiosos ter então não religioso ele não é um padre mas queriam longe ok certo não padre ele serve no ponto de vista no trabalho braçal dentro das comunidades quando não há essa ala feminina fazendo este tipo de trabalho a cozinha limpeza pedra e se dedica a meditação e oração já o padre aquele que se
torna aquele que se já está ser do norte aquele que é ordenado padre portanto você pode ministrar os sacramentos católicos público a gente vai falar um pouquinho mais para frente por exemplo a pode ser para mim vocês confessar pessoas e etc etc fazer pregações esses padres por eles são também mas eles se dedica a outro tipo de serviço além desse serviço o cotidiano da oração da meditação e muitas vezes sabem o que é vítima de assalto compartilhado com os irmãos religiosos eles essa leva o pagamento porque ela faz notícias as confissões e demais a sacar
monte de cirúrgicos as pregações edição 37 quando acontece ele quando em algumas comunidades quando existe essa essa abertura para pregar sóis e missas ao público externo que o superior de um mosteiro é costuma ser chamado de abade tá aí a gente entra no que a gente acima de álcool é ok então quantos múltiplos comuns não nos fazem parte aqui em cima de paz claro o padre ou seja irmão religioso a freira é a mesma coisa também as monjas né elas também são fazem parte desse baixo clero mas existe a abadessa que é a superiora do
mosteiro de um convencimento enquanto existe o abade é o superior do mosteiro ou de uma abadia um convite dependendo do grau de importância de tamanho da comunidade religiosa mas eu superior dessa comunidade ok que pertence a esse chamado alto por um pro lado e o uso regular existe alguém escreve circular o que é o clube circular circular aquele que sapo diretamente no mundo está em contato direto com as pessoas tá o campo circular composto principalmente de padre ok então nesse caso não é exclusivo de homem e o claros é aquele falado no seminário enquanto o
clero regular a camada do mosteiro do convento da batida o clero secular é formado dentro cenário é o chamado de uns exames né portanto o paro de estudar filosofia e sociologia ordenado padre vai atuar diretamente na paróquia diretamente no relacionamento como que é sandra está celebrando o sacramento da confissão demais sacramentos com toda a 37 acomodando a paróquia e dando diretamente com os pés esse padre tanto padre quanto monge tá pode se tornar bispos o bispo é a primeira hierarquia superior ao padre o presbítero também outro nome é dado ao padre e bispo também tem
o nome de hibisco tá a o bispo essa é a primeira era que acima do padre entra não tem chama de álcool é que o bispo ele toma conta de uma diocese de uma arquidiocese foi o arcebispo dependendo da manga costas mas o e aí ele tem o poder de ordenar padre portanto de consagrar fazer com que uma pessoa um leigo se torne padre de fato dentro do que católico ele comando uma diocese portanto um conjunto de farofas igreja submetidos a ele existem sacramentos que são isso pode realizar ou ordenar que se realize comutado por
exemplo na crisma a os riscos portanto de já fazem parte do alto clero o bico mais uma vez pode ser um membro do clero regular ou do clero secular mas normalmente faz parte mais do clero secular e regular e esse pisca ele tem poder sobre os padres sobre a forma que dão da paróquia a gente tem diocese é um conjunto de paróquias menores que e essa diocese ela tá submetida outros hierarquias entre as quais a para simplificar a produção fala de mim só apostólica quatro são outras categorias que depende da expansão da se liga para
além do vaticano mas enfim o próximo para que seria o cardíaco que surge basicamente no século 13 que está na estação auxiliar direto do papa entre muitas vezes responsável pelo decreto do papa com público acima do cardeal seguro saúde que a gente tem essa situação estranha é de um papa aposentado que o papa bento 16 o papa francisco que o papa atual inclusive gera conflitos era o papa bento 16 o prefeito um voto de silêncio precisa lá no mosteiro mas ele acabou dando algumas entrevistas inclusive é indiretamente criticando joão papa francisco que gerou uma uma
certa situação complicada da igreja católica postagem geral vão voltar que dia e essas duas divisórias espero regular regular o clero regular o que você mais bem visto pela sociedade tá porque porque eu tenho essa figura é essa aula é mais de santidade por tá mas isolado depois da retirada da sociedade da retirado do convívio com as pessoas isso mais uma vez falando período medieval hoje diversas congregações e ordens religiosas em uma massa muito mais atuante na sociedade por causa de turistas franciscanos dominicanos surge principalmente das ordens mendicantes que a gente vai falar na segunda parte
essa aula tá mas existe portanto começa a áurea portanto em torno do padre regular do mundo de santidade enquanto padre secular já tem uma visão um pouco mais é vista pela sociedade completa um certas um certo ceticismo seja falou-lhe da diretamente com as questões mundanas como dinheiro é como administração da qualidade as pessoas já confessou os padres seculares que se mexe sobre cia salão de santidade quer ver um exemplo legal aqui nos olhos vejam só aqui nós temos praticamente patrono dos padres seculares do sul e ação dentro de lúcia bento de núrsia ali por volta
do século 4 fundou a ordem dos beneditinos e criou a primeira grande regra religiosa para como modelo a todos os mosteiros a todos os convidados a seguir o que é a regra de um monge nós vamos colocar simples né certificados que pode ser expresso na forma ora et labora auxiliar orar e trabalhar exato trabalhar você está isso deve fazer esse é só o patrono dos padres seculares estava 16 o são joão maria vianney poucos padres seculares de 16 anos camisa quê porque eu falei que existe esse essa ideia de tio clero regular portanto os monges
tem uma áurea maior de santidade no clero secular portanto pode pegar a última produção dos agricultores familiares só lotada duas técnicas segundo estimativas leigo como como são os carros não sei de marketing de padres seculares aconselho vídeo então aqui sobral ilustrar são os beneditinos bom então esse aspecto mais uma vez da clausura da licenciamento essa coisa aí perna isolada fechada assistir o nome da rosa da se lembrar e dos monges beneditinos do filme da obra de umberto eco expressa muito bem essa isso aspectos sempre muito fechado dentro desse austero dos membros do regula ok então
outra divisão importante aqueles que não fazem parte do clero regular a circulação de veículos tá assim tanto chegou confirma todo o necessário por volta de 1.135 decreto atribuído a gracyanne aliás existem dois tipos de cristóvão os clérigos e laicos oleico já mesma coisa os primeiros caracteriza do mundial e ao trabalho da terra ea toda posso privada esse ano salienta que o sapo peixe está marcado pela mistura o corte de cabelo né aquele auréola no corte de cabelo muito próprio que nós estamos sempre a falar depois final disco rígido de realeza do sério é uma realeza
evidentemente espírito hoje o corte de cabelo significa também a repetir as coisas materiais histórias entender que uma coisa importante mesmo então nós falamos até agora da divisão alto e baixo como esse quarto mito dentro dessa primeira grande hierarquia da igreja clerical os membros de fato da recepção católica este que se caracterizam por não possuírem bens materiais como professor esta pessoal tá porque tudo que eles possuem por parte da igreja pertence à instituição então padre de fato ele não tem bens pessoais para se todos os bens fazem parte da instituição pertence à instituição eles evidentemente essa
riqueza que pertence a essa instituição que a constituição possui mas do ponto de vista individual à propriedade ah ah é uma pessoa para fazer parte do colégio denunciar a propriedade material pertence à igreja já a hora de precisa ser aqui clinical aquele que tá na base de tudo então e pensando saindo da igreja na igreja com quatro comunidade que tanto abrir mais a fora do clube será que eles não são quais são quais são cristãos não-católicos no caso mas não fazem parte do clero são usuários ou leigo tá a expressa mas antes cristã mas que
são destituídos do poder religioso apartamento independência sobre isso estou falando aqui um pouquinho como que isto pesa e deve ser pensado do ponto de vista funcional aqui no ponto de vista histórico ok então trata-se igualmente de uma extenção estoque jurídico pois os clérigos beneficiam-se do privilégio do pato em inglês e não podem ser somente portanto não pode ser julgado do período medieval hoje mas ele não pode ser notícia como uma pessoa comum a qualquer erro cometido por um clérigo por um padre por muito no perfil visto a só poderia ser julgado pela própria igreja hoje
existe mas quando comete um crime quanto no tribunal como uma pessoa comum como um cidadão comum mas também religioso 14 precisei e muito longe para ser cozido recentes mas o fato é que a esses membros da igreja o romântico e pela justiça eclesiástica agora só só internamente dentro das estruturas e amarras a própria aqui um associar dote um livro do campo a ser julgado o quê um simples pintura para reivindicar esse presidente do tribunal estevão passar os falsos clérigos que tentam afogar não tem açúcar mente causa essa habilidade está escutas mostram sua força para além
das dificuldades de classificação das pessoas em geral o corpo baseado no vestido de interação de prestígio sagrado segundo mesmo suas margens superiores da população européia pelo menos ali em termos de plena e baixa idade média é uma questão nobreza detinha privilégios importante mas o clero que engloba a nobreza contou a casa possui um preciso onde é que se localize acima dos anos em processo portanto essa distinção o que faz parte de um processo de expropriação religiosa sobre cortes pessoal daqui a pouco quando você falando isso que o poder espiritual da igreja católica ok essa imagem
que eu troco por vocês nos também a situação importante essa relação que é a imagem de uma folia de reis o tanto de uma festa religiosa executada série de confusões e problemas passar o pedido da própria que tenta domesticar que tentarmos um pouco sobre as manifestações me chamar que eu preciso popular sobre isso a gente vai falar um pouquinho mais para frente não exatamente mas a imagem expressa dessa diferença entre nós chamamos de o nosso mal que a gente sai da sala e a imagem das feriado os bórgias tá auxiliar fantástico recomendo a quem tiver
interesse em assistir algum seriado uma produção midiática sobre a igreja católica medieval e as os seus problemas material portanto como político social econômico etc essa esse seriado conta a história do papa alexandre texto esse aqui da foto e tem ali a peça em seus piores papas histórico é por conta do seu canguru sexuais seus escândalos é políticos nos seus planos econômicos emprego na vale a pena conhecer um pouco sobre essa história quem sabe respirar quando geraldo para receber sobre os papas e foca esses problemas se preocupar com papas como casos borja né vamos começar sobre
o poder no vídeo de católico primeiro aspecto de poder material dele católica não podia deixar de ser uma sociedade com a qual a relação entre poder e terras citação do página 51 o poder material da igreja repouso entre uma excepcional capacidade de acumulação de terras o processo nos esteja está com quatro os cristãos começam a fazer doações à igreja especialmente as das férias do trespasse aqui de assegurar a salvação de suas almas não esse fenômeno prolonga-se durante toda idade média doação sedosos e os príncipes nos fazem aos monastérios são particulamente algum decorrer do século 11
e 12 tomar coisa importante pra gente entender essa relação entre igreja e tirar de crédito desde o começo da idade média por causa desde que o cristianismo textura desse cristianismo o início do processo de consolidação enquanto religião oficial do estado especialmente a partir do século 4 a consequentemente a parte 4 estão das mais diversas posições as mais diversas posse de terras das mais diversas classes sociais passa a viver na igreja o caminho é necessário que a sua formação nesse sentido muitos cristão especialmente aqueles que estão caminhando dentro do paganismo e cristianismo acaba no final da
sua vida portanto nesse momento que já com bastante a semana de trespasse tava fazendo as importâncias terras ou de bens e o número geral a igreja portanto outras pessoas acreditando que ao final da sua vida com arrependimento e com a doação de seus bens a igreja poderiam assegurar assim uma salvação social que é porque a gente vai falar desse poder espiritual da igreja como que se dessa relação chamada de dom controle não seja essa coisa do toma-lá-dá-cá se acordou eu dou o que a gente vai entender como é que se funciona melhor mas alguns tudo
idade média extinção mais ou menos dessa maneira e até o século 12 totalmente a com onze doze ela vai acontecer um processo importante de aumento expressivo nesse tipo de doação e somente expressivo desse tipo de doação quadro justamente com o período de aí tem que quiser tiver curiosidade eu recomendo um vídeo que eu gravei sobre a história do diabo e almoçam a mentalidade sobre o diabo durante o período medieval a vou deixar o link aqui na descrição descrição do vídeo também eu recomendo que vejo nesse período especialmente ali dentro está com justamente do século 11
e 13 no período chamado de grande onda de terror e medo do diabo de medo do inferno é um período em que a igreja se consolida de fato enquanto instituição é um pequeno que igreja consegue a partir essa consolidação a partir desse momento de estar visitar de na europa a igreja consegue de fato avançar sobre os a revista da da imputação de santa rita de cássia em certas crenças e também estados unidos então líquido forçoso a social essa crescente é essa crescente onda de terror sobre a figura do diabo e seus pensamentos a partir do
século 11 com essa crescente doação de terra são linda ali também no século 11 a partir do leite de morte então é preciso ficar atento nessas questões e claro também não cair no simplismo e colocar como sendo simplesmente isso é o primeiro do inferno do terras a igreja e alcançou salvar muita gente como é que estrutura de falo ok mas um bom então leitura 71/73 entretanto para evitar que ele seja contestado trazer de amor a bota se a forma do laudate parente que desde logo essas transparente é diferente compartilhar os seus benefícios de territórios a
igreja e acesso aos benefícios espirituais importantes aos fiéis que fazem vestidos paulo e não é contra a gente vai entender como é que se dá pelo menos do ponto de vista teológico esse tipo de relação que na prática claro acabava sendo em última instância uma crença de que a medida que o do a se eu poderia receber senão a salvação certos bens espirituais da igreja como por exemplo o perdão de seus pecados e parentes o meus mesmo do purgatório que faz um lado importante a solicitação agora que me precederam bach que diz o seguinte existe
o problema de você doar a sua a sua herança os seus bens todos da igreja e os seus filhos seus descendentes com traçarem depois você já for depois de morto os meus descendentes irão com é porque o benefício foi justamente para mim aqueles a quem tem direito essa terra e tudo foi acabou parando nas nossas igrejas e resolveu esse problema com a forma maldade para dentro que folga é essa é a forma que a igreja católica estendida aos benefícios religiosas espirituais não salvação mas por exemplo mãe urgência que apagar o perdoava seus pecados ou diminui
a ser o tempo que a pessoa ficaria no purgatório que seus parentes ficaram no purgatório a esse esses benefícios espirituais também aos descendentes daqueles fazer uma duas entanto percebam a si o maps dependência bisnetos e tataranetos etc também no acesso ao benefício obtido por meio da doação eles não podiam contestar a própria doações ou pelo fato de você é preciso lembrar pessoal começa a gente tem o tablet dela como que a pessoa acreditar numa coisa dessas né é preciso gente entender que as pessoas no período medieval especialmente estava mergulhado que eu acredito que ensinam prisão
da conseguir estão mas é preciso entender que esse tipo de criança fazer com que as pessoas lidassem com os bens materiais com as relações de poder fazer a completamente diferente ou seja com certas vantagens importantes pela própria igreja católica que estendemos beneficiosos em dentes evitadas essas contestações esses descendentes sobre as herança que a igreja acabava nesse sono a partir do momento que fazer em que receber 100 notas de 1 eu disse que os pratos que são meros pode só o resultado é louco hein beijos é o a igreja possui cerca de um terço das terras
cultivadas na frança porcentagem e continua idêntico no século 13 mais que parece baixar para dez porcento norte tão roupa na frança nos reportava a igreja detinha um terço de todas as terras a frança melhor você cuidar mas já estava falando do reino franco já estava se expandindo até chegar possivelmente no império carolíngio então é uma área considerável que a igreja ele tinha um terço de todas as terras muito poder especialmente no país que vai se consolidar uma realidade nós estudamos com seus a mentalidade feudal portanto pelas terras como principal elemento de público aqui na frança
na itália mostra a variável t a 10 por cento do território de um uma península com a península itálica não é pouca coisa e vamos à igreja quarto então mais uma vez por cento praticamente um terço de todas as terras também na inglaterra ele por volta do século 13 sem multiplicar ainda mais os números pode serpentes segundos lugares e as épocas ali geral possui quatro um terço das pernas e ficar dizer e diversas autoridades episcopais monásticas que já compõem um poderoso senhor subsolo sem tá pegando caso a caso especificamente é possível gente falar de uma
doença genética que a igreja detinha é proporcional em toda a europa ocidental de um quarto a um terço de todas as terras da terra isto quando falamos o jornal a gente vai entender então igreja seus príncipes portal propícios os cardeais o alto clero eram senhor espera o senhor seu batizado é tendo por isso toda dignidade referente justamente essa senhores portanto tendo direito a ter vassalos a comandar os seus vassalos sendo obrigações inclusive militares de proteção e principalmente arrecadação de impostos lembrando que nesses casos arrecadação de impostos por mais que ficasse nas mãos desses senhores feudais
pisto príncipes da igreja e eu na sua boa parça só boca pressão a própria igreja católica portanto preenche aqui são como nós temos a pouco todo mundo do que não pode ter bens materiais em seu nome só pensou propriedade tudo pertence à igreja e quando eles morre eles não têm descendentes português preservam celibato daí uma das possível e sobre o porquê da igreja insiste no celibato especialmente a partir do século 11 também olha só essa com 11 mais uma vez a plena idade média é esse momento de consolidação do cristianismo e da cristandade insistir o
celibato portanto a partir do século 11 tendo como motivos a não divisão das propriedades da igreja causa das terras e bens entre os herdeiros os seus princípios que você que está mergulhando que isso aqui pessoal nós falamos na aula passada do que história medieval dois é só clicar no vídeo anterior que também vou deixar aqui na descrição sobre a cristandade sobre a civilização europeia a gente chama de idade média nós falamos a bem no finalzinho sobre as formações nos estados eu falei para vocês que várias cidades funcionava como cidades-estados não posso dar às vezes e
as cidades-estados estavam nas mãos da igreja por exemplo uma das que eu morei quando se fazendo doutorado alemão a cidade de colônia onde hoje é um dos maiores cidades do país ea cidade de arte é uma cidade pequena no interior da baviera para conseguir 10 mil essas duas cidades eram cidade para cidade dos estados por causa pertenciam em grande velocidades eclesiásticas e os seus a príncipes e governantes eram bispos princípios ou seja o palácio episcopal era o palácio real no palácio real era o palácio episcopal o comandante governantes de todo que a cidade como se
disnatario do direito sobre todos aqueles pássaros era nada mais nada menos que o mesmo ser um bispo significava que ele não passar nessas terras não passar nesse direitos para mim poder comprar uma vez que ele morresse a própria igreja dedicava um novo para aquela região há muitas controvérsias principalmente com o poder circular com os outros príncipe com números barões do cliente com a nobreza essa seja uma corrente fazer daqui a pouquinho por exemplo com a 24 a chamada questão das investiduras daqui a pouco a gente fala sobre esses conflitos gerados por com aquela sugestão guarda
essa informação que a gente vai voltar no tempo vamos seguir a leitura permite ver as consequências de todas as pessoas que a gente tá falando pode 173 de fato de ter sido objeto de uma ação deles são bactérias catedral com isto que faz pesar sobre os dependentes pagamento das obrigações associados ao potencial o exercício da justiça sem falar nos casos de os senhores partilhamos de um urso ma a diferença hoje a barbie ou de cabides de catedral portanto específicos ocupados por membros da igreja que fazem as vezes neste mundo feudal antes de se não precisasse
regiões também quando você é partilhada entre igreja e se misturar presença de coceira na região dessa região com isso ou com isso preencher com a igreja uma base em países de alguma situação corrente fazer na próxima aula inclusive quando está falando zezé fala sobre a terra por que essas coisas acontecem por favor então a igreja dominava completamente regiões inteiras seu dos a cidade-estado a gente se manter ou todo mundo partilhavam os membros da nobreza aqui girava como eu disse não poucas controversa e não poucos problemas que mais cola voltando na leitura aqui a maior vantagem
acordei agora há pouco é ele não deixar herdeiros compartilhar as suas propriedades os seus erros que fazer a leitura pode assim 73 enfim a situação particularmente vantajosa a pena se consolida e já sabe muito não se transmite diferentemente dos bens aristocráticos com frequência divididos e subjetivos os entrevista subsequentes tudo que chega à refeição suporte à teoria do patrimônio da igreja não pode ser diluído nos voadores muitas vezes enfatizam enfatizam que seu bem e é bravo de maneira perla não podemos ser nesse sentido depois voltamos você quer você quer um ponto importante sobre esse assunto diferente
bom dia portão aparecer aqui beleza vamos fazer treinando tudo que um determinado bairro cond ele morre tem que dividir a parte da sua herança entre seus filhos ou deixar para um filho mais velho que vai ter que dividir consequentemente o seu território seu filme pelos menores para acoplar para ter os seus irmãos com bastante para quando esses irmãos mas se casam com algumas filho de um outro nobre certa entre outras enfim existe essa possibilidade de divisão portanto de diminuição do poder de fragmentação de poder no caso da nobreza da crise porque porque a igreja tudo
recebe e nada gente esse ponto de vista geral deixa eu falar a necessidade obrigação parte das suas polícia apresenta os pobre mas não há mais de terras geral são de fato a igreja só recebe porque não tenho disso eu disse uma das grandes vantagens inclusive apontado totalmente algumas aplicações como razões intoxi legal que há entre os séculos e assistir isso não havia a necessidade é obrigação se ele vai pro parque super ok ok google play mortos seus bens doados poderiam ser dividir do setor do segmento poder importação de limpeza presentemente é horrível começo a página
174 enfim vamos ficar em que consiste em média desce da corrida de outras alternativas produtivas adicionado em teoria os textos críticos que se encarregam o que fazer para o dízimo não é obrigatório até porque ele é uma obrigação é cobrada pela igreja mas não posta pelo sol porque ela não imposta pelos governantes a se houvesse uma certa pressão psicológica de pagamento antes de ir para igreja quando você tem um estado quando você seus governantes é decretando obrigatório daqui é a diferença da corsan o site do uso da força que se você não pagar ou se
não pagasse impostos e para entrar nesse teu nome posto se você não paga esse posto você tem os seus bens confiscados você pode ser retirado à força das suas terras inclusive violentada física portanto é fácil se a ficar os marcos da igreja sobre a qual a gente já falou história medieval um o que está acompanhando o canal tenho visto também vou deixar aqui na descrição do vídeo a dessa vídeo aula essa aula especial sobre essa associação portal contra as máquinas trouxe algumas vantagens importantes da igreja não pode expansão do islamismo a ferro e fogo mas
principalmente é por conta da obrigatoriedade do pagamento pedido agora uma obrigação cujo fiel e agora o cidadão é coagido a fazer meio da força por meio de já falar o estado ficam separados legal tem para falar o segundo informações decidir possível eu não podem trabalhar não podem trabalhar porque tem que se dedicar o pastoreio das aulas são utilizadas oxygen esse tempo dedicação esses padres não podem trabalhar trabalhar trabalhar com seu próprio sustento que baixaria esse creme para a classe a a sociedade portanto aqueles que trabalham e se lembrar que está me dizendo palavras expressões ou
sociais o clero a nobreza de batalha ou servos fundo servos escravos sapatinhos da classe a trabalhar com que se rebaixar são uma ordem social da fao ou eles pertenceriam a portugal será pois não pertencem mais no caso de campesinos que estou não é qualquer um tipo um para o outro uma situação outro aviso para os que cultivavam pessoalmente a gente sai do período medieval aqui em goiás apresenta o meu objeto de pesquisa no procurados simples eles trabalhavam trabalhava na pedra que cê não vai fazer parte cruzeiro do sul e agora em todas as pensar dois
pontos que diferenciam essa situação que a gente tá falando primeiro aqui a modernidade portanto esse período analisado o século 19 em diante é presente uma transformação espaço sociais só social que fazer com que inclusive essa ideia do trabalho passar serviço de uma diferente entre lagos o trabalho já não é mais penitência vai de trabalho um mês sustentação de vida e paz protestar summerse provar para salvação pessoalmente os calvinistas por outro lado as ordens religiosas já possuíam portanto clero regular já possui essa mentalidade trabalho trabalho interno dentro de mosteiro estruturantes de uma comunidade específica e não
a sociedade como um todo ok então a gente pega dentro de um morcego a gente pega apresentar uma regra de são bento como eu falei burra a gente vai ver o que o levou a porta colabora contrato reza trabalhar o trabalho parte e já pertenciam socialmente a classes inferiores não é importante a gente lembrar essas histórias a gente perceber que especialmente nessas exceções no caso portanto para além ou fora da idade média da grande vitalidade medieval da longa idade média como também as ordens religiosas existe uma sociedade in terra fora do estado ea sociedade inteira
trabalha com a lógica que ciente de uma bad relações gerais decidiu uma bate as mãos calejadas de trabalhar aí são um trabalho nos irmãos religiosos ou quando muito de castro de olhos interiores nossos o que é a considerar os séculos 10 e 15 tistas são com propostas enviadas pelos senhores likes outros modos de metade ou acho oscar sempre aos consagrados sustento dos pobres do nosso importante a bíblia desnudista claro corrupção inerente na sociedade infelizmente tão difícil a gente ver de senhores medieval organização conciliar que eu vou gravar também disponibilizar medieval para discutir a relação do
filme mas enfim esse senhor e a igreja que essas paróquias dentro de seus temos recolhido e deveriam repassar esse dizer integralmente para igreja muitas vezes não faziam as vezes também os próprios mundos e no teclado mosteiro que dominava portanto que se chama o poder os senhores sobre determinados pelos também é tomavam parte desse recurso parte desse dessas colheitas no sim parte desses bens produzidos e aí já passados a igreja forma mesmo não vou passar e repassei como funciona olha só seca dá vontade de produzir e gerar o ponto final cerca de metade ou terço volta
dependendo apenas de si eu acho que o culpado aquele aquele crédito responsável por aquela região ok de um terço à metade essa outra parte dois terços ou a outra parte e é para representar a sua a sua região são governados e ela esta diocese é subdividida em paróquias portanto regiões pequenas então pode ser um mapa nesse mapa é uma diocese diocese é subdividido em paróquias cada palavra dessa sem a sua sou uma atriz que a igreja onde fica o parque de fato administração e as suas capelas portanto especiais e dependendo do tamanho dessa paródia é
necessário haver capelas compadre específicos capelão mas enfim organizando essas cavernas precisa então à medida que o par ou não de um determinado filme recolhe o dízimo metade ou pasta texto ou no máximo metade fica para o palco dos seus funcionários e seus subordinados assim aí a outra metade ou dois terços vai diretamente o bispo dessa diocese ok e que esse bicho faz com esse dinheiro se sustenta lembrando que se são pobre por causa de uma nobreza é um palácio é um luxo que é um privilégio ou distribui em determinados momentos determinadas necessidades e ocasiões parte
desses recursos pessoalmente recursos um monte de comida aos pobres e se lembrar que a igreja foi o maior celeiro de alimentos de toda a europa medieval e portanto e eles maior crise ela do ponto de vista da produção de cristo homem de pedra foi também a igreja né foi tão bem igreja a maior distribuidora de riqueza do ponto de vista de comida de bens produzidos entre os povos entre os necessitados quem resiste a seguir essa via de no botão modificar este de fato a igreja agia como um celeiro reservatório de comida de grampos distribuído e
são sempre os pobres mas no momento não havia crescido psicologia basicamente limpeza um além de sua destinação prático desmatamento reconhecimento de saberes ele é um sinal outro sinal universal segunda expressão palco nossas terceiro toda forma de resistência contra o próprio é um marcado logicamente por uma recusa ou ao menos por at o pagamento do mc magrinho o quê porque aquele recorde oposto é aquele que domingo o que tá limpo então o governo especialmente em uma sociedade onde não utilizei não consegui sabe quando o aparelho está sendo esse google ele poderia poder de cobrar impostos poder
de cobrar a determinadas partes a produção parte da riqueza para si e o budismo representa justamente esse poder portanto representa prestígio e olhos passa a frase muito muito preciso do papa inocêncio 3º a que dizia inclusive palco nossas terceiro aquele lá de francisco de assis a gente vai falar na segunda parte dessa dessa aula sobre igreja medieval sobre francisco de assis o franciscanismo vamos voltar para não esquecer mas olha só o que eu dizia o dízimo é um sinal da dominação universal e o mundo conhecido dos nós estamos ao mundo daquelas pessoas olhe postei então
é povo paga imposto do conde conde fundaram o rei a temperatura localiza a igreja como em posse do mundo portanto ao final da formação das palavras do próprio papa no final da dominação universal da igreja vamos então você conhece buscando aqui no estado de goiás e e dizer mas buscando investigação sobre esse essa apropriação indevida de dinheiro dos fiéis não então portador uma forma de dízimo ou visto como forma de mesmo essas doações apropriadas para o uso de bens pessoais ou aprovado indivíduo 73 edifícios a escola e falar sobre a maior parte fica ações morais
farias cabos status altares e poltronas livres cruz scale citados relicários muitas vezes seis joão ou de prata incrustados de pedras preciosas todos dotados de um grande valor espiritual e e olha só as pernas e passava a senha de depressão da igreja por parte do dízimo o objetivo de impostos mas também era a os bens materiais fixas e móveis e imóveis da igreja que os materiais são mesmo uma série igrejas mosteiros e igrejas alimentadas em batista o valor calculado opositor de difícil de pregos com presente presente histórico brasil os modelos são difíceis portanto tem valor valor
comercial valor inteligente riqueza e tudo isso pertence ver voltando o próprio pai de volta aos eleitores estão trindade não disse e eu hoje quando a gente pensa por exemplo na construção que estava em andamento daí é de onde vem esse escândalo da a construção da nova basílica do divino pai eterno em meio a construir assim né está em construção outra muito maior exagero a compra texto possível professor legítimo de acolher melhor se é jacu sociais não comportam a básica da quinta mais mas o foco aqui a construção básica besta também gera riquezas que todo esse
patrimônio patrimônio escola é essa coisinha que o padre usa aqui por cima ou qualquer um qualquer veste de padre enfim cálice qualquer um princípio utilizar tudo isso valor caro só olhadinha depois que vocês vão ver quanto custa é materiais como isso tudo isso representa uma vez que adquirir a presença portuguesa em busca de dizer o valor certinho hoje pelo amor é tão forte que também representa um e vamos seguir então isso é algumas reflexões sobre o poder material sobre o poder espiritual aqui também temos algumas reflexões importantes primeira vez só e aqui existe reflexão importante
a gente quis assim não gosto vamos que estão os católicos ou evangélicos conhecidos corrente na cama se quiser seguir já mas na divulgação é a deus a desempenhar terra pedra artificial então não importa se você não pode ser pastor também talvez não tem como dissociar não tem como a igreja que o que é a igreja é na igreja ela é material e faz parte demore cósmica cortando espiritual como faz parte de uma ordem material portão social nesse sentido é importante perceber que esses esse discurso de separação da igreja material do município não cola muito a
idade média como hoje é possível fazer o utilizar com pretextos pessoal a semana missionária devolução de escamas da instituição religiosa seja católico ou não a seja pode ser conclusiva da speed com a gente pega o caso joão de deus recentemente também em abadiânia em goiás é que esse tipo de pretexto hoje é possível contra essa é a individualização das é provocada pela novidade agora não tem nome geralmente não aconteceu portanto os crimes materiais igreja quando chegaram ao conhecimento das pessoas que usavam a total indignação como aconteceu no caso de nutella por exemplo dos reformadores o
rs é justamente por conta da possibilidade do se pode perceber essa possibilidade virtual espera aí espera podem material então 65 mais bem sentido pois as igrejas em é casado com dados sobre bases materiais da sessões quantidade espírito sagrado mesmo se a maneira de articular essas duas dimensões estejam longe de não apresentar dificuldades então pessoal ao mesmo tempo a igreja é uma instituição consolidada em bases materiais porção sociais políticas econômicas como ela também é uma entidade esse portão firmemente sustentada por bases espirituais teológicas na qualidade de crianças têm ela não teria nenhum poder material se não
me você conhecimento poder espiritual nenhuma doação de terra ou de bens ocorreria se arrependimento que nasce ao termo de uma vida sobre a qual pesa a aprovação dos cléricos sem a preocupação da salvação da aula esse ideia de que a igreja pode ajudar os defuntos mal portanto a igreja não teria nenhum tipo de poder material seja doação terra seja dessa doação de si a igreja se não fosse essa crença espiritual portanto perceber não tem como desconectar essa aqui nesse espiritual no poder da igreja cozinha relacionada à salvação e se não fosse essa crença de que
a igreja ela tem ação cruzeiro sobre os mortos um ponto de vista do purgatório assim essa crença haveria o poder material da igreja é que eu faço um pequeno parênteses só para explicar para vocês se você que somos obrigatória a grande católico pessoal acredita a o céu mexer tá então toda vez que a pessoa uma vez que a pessoa viveu essa terra na segunda e certo na crença cristã católica é morreu e ela vai ser julgada para ir para o céu ou para ele que mas a questão que se coloca que a igreja desenvolveu algo
especial mais que o permitir ao lembrar do jogo a ideia do purgatório foi sacramentado de fato foto do século século 13 é a igreja criou a ideia do purgatório como sendo x o seguinte boca e a pessoa que vai para o inferno ela cometeu crimes contra a questão da área como conta cristo contra igreja com sua fé cristã dissesse pecados mortais e vai direto polícia agora a pessoa e direto para o céu também ela tem que ser digital de santa daí o processo que o nome da santa igreja nada mais é termos práticos o que
a confirmação para igreja é direta de que aquela pessoa não possa procurar ela para não ser você pode pedir intercessão para ela que ela tava aqui deus mas vamos ver o que que eu não posso pedir de exceção para o meu avô meu avô que morreu não posso rezar para o meu avô pedir a deus que interceda estados unidos era porque segundo a crença católica não há ele não foi tão ruim para merecer o inferno mas também não foi santo do céu essa gozando da pureza da presença de deus a presença de cristo portanto eu
não posso me assegurar de que ele esteja no que deus e hoje foi são as consequências dessa raciocínio lógico primeiro que a igreja ela e dizer que determinado através de um processo inclusivo lucrar hoje na idade média nem tampa o processo burocrático dizer bom por conta disso disso disso que essa pessoa realizou em vida a igreja garante que ela está já junto de deus pode pedir intercessão que ele tá lá juntinho de deus operando na vida deles eu falo tem agora as pessoas que não tem essa pureza todas as pessoas purificar as pessoas que não
morreram em estado de graça mas também não foi estado de desgraça a foto de fé elas precisam se purificar as entrar na presença de deus já tem logo um chip né então a pessoa que passa por esses estágios de purificação que a igreja chama de purgatório ela já tem um capital garantido mas ela só pode entrar depois de purgar daí porque assim fica purificada em uma motor giratório para passar por esse esse estado de alma de purgação de muitas vezes purgação é preciso lembrar aquele se cuida de fogo tenha também associado ao inferno astral ver
com o sofrimento portanto você purga os seus pecados coador com sofrimento essas pessoas vão turbinar os seus pecados até ter condições olha pureza para entrar no reino e isso é o purgatório as pessoas que entra no protetora elas podem passar séculos segundo os cálculos verde e vários a igreja nos séculos dias depende do estado de impureza nessa pessoa não se puder entrar no céu então o que que igreja faz ela começa a dar instrumentos inclusive dependendo sempre delas na igreja tem um poder por mês que são estão urgências de perdoar seus pecados e de diminuir
o tempo que a pessoa fica no purgatório daí os vivos rezarem pelos mortos oi e a possibilidade de rezar uma missa por uma pessoa que morreu uma pessoa não tá condenado o sol tá mas se ela tiver lá no purgatório se a pessoa diminuição de doenças são fator é importantíssimo fundamental para se entender a mentalidade medieval e poder de ter porque essa igreja tem esse poder espiritual todo de não só salvar você por meio dos sacramentos no meio da remissão de seus pecados e satélites e tem vida mas ela também tem o poder de atuar
sobre os mortos que estão no purgatório porque senão como que esta doutrina do purgatório ela é conveniente igreja ela dá mais poderia portanto a igreja tem esse poder espiritual e a consequência desse poder espiritual é um poder material porque para se ter uma indulgência a pessoa precisa incluir a fazer algo que a igreja é coloca como sendo merecedor deem preferência a doação de terras a doação é de riqueza que o meu caso o que causou a revolta de lutero no século 16 é o olhos representa participar de uma missa de ordenação de um padre aqui
tá sendo ordenar por tema que está sendo tá entrando conselho da igreja naquele momento o time fazer adoração eucarística durante a sexta-feira da paixão entendeu coisas que você precisa fazer que levam agência atribuição de indulgências pela igreja católica tampa mas além de fazer essa coisa você precisa ser então fez as três coisas conversou como um gol e fez o que está sendo pedido pode ser desde doação de dinheiro para igreja a participar de uma missa específico de fazer algo específico igreja naquele momento decretou compassivo de emergência você pode ganhar receber as indulgência e pode cozida
atribuir a cirurgia e com parentes eu falo do seu cliente seu querido e tá sofrendo porque a torta de uma seu tempo dele olha que louco né com todo respeito mas kiki psicótico essa reflexão essa essa ideia construída a ponto de gerar podre né não tô dizendo que eu foi criado para isso mas o fato é que eu vivo ela levou antes que não continuar então além disso não se faz um dom do messenger doação à igreja para que ela acumula mas aqui por sua vez ela também doem mas outra material aos pobres aos enfermos
graças espirituais aos doadores e os seus próximos convém então retificar a expressão de cuidar da silva seguiram dotada de mais excepcional capacidade de até 12 vezes é porque se reconhece uma força distributiva melhor é porque ela está apta a garantir uma circulação gênese generalizada de benesses materiais e espirituais tão bom a a reflexão importante sobre a relação entre espiritual material a igreja é quem mais acumula doações nossa já recebe dom ela recebe doações das mais diversas do conteúdo seu material mas ela também principal responsável pela circulação generalizada de bens materiais e espirituais portanto essa a
igreja recebe para doar é sério por distribuir ou para distribuir materialmente falando mesmo que os pobres uma espécie de distribuição de renda vamos colocar assim ou distribuição espiritual recebe materialmente e distribui espiritualmente sempre conveniente mas faz parte da crença e da lógica principal da saia que prosseguir o último instrumento importantíssimo importantíssimo de a poderes que falar que são os sacramentos a gente fazer o que tem uns atacado tá a gente apaga desci no sacramento é um sinal invisível da graça adesiva e o que significa em termos práticos que vão sacar a igreja instituiu 7 sacramentos
principais tá então são eles o batismo é comum turismo ao matrimônio que é o casamento a ordem ordenação de padres a confissão dos pecados flávia e a unção dos enfermos extremos são que igreja o pessoal tá no leito de morte a igreja pedir seus pecados if para que serve cada um desses a caro a garantir a salvação do fiel todos eles tá então todos os sacramentos são instrumentos de garantia da salvação no fiel quanto mais você usufrui de sacramentos mais próximo você está na sua voz beijo no batismo você é o primeiro estudo sacramentos que
você está apto a comunidade cristar mas você é redimido do seu pecado original é porque você é redimido oi ia entra ainda que está sem ele você apaga o senhor você não tem céu sem lua se não descanse em paz na mesma pista que segundo sacramento é a comunhão talvez o mais importante deles né se você está apto depois hoje minha pessoa mas depois da catequese deve fazer a primeira comunhão você está aqui receber dentro de você o corpo e sangue do próprio deus o próprio deus em pessoa ou então na verdade então gente não
você é sério sacramenta comer você passa a ser um tempo do próprio deus um tempo do espírito santo é garantia de salvação o instrumento de salvação maior que esse é o terceiro sacramento que a crise eco office a confirmação do seu batismo portanto você já pertencia à comunidade cristã desde consegue beber nos fortalecendo assim mas você não tinha consciência você fez um contrato sem a devida consciência mas depois relaxou adolescência hoje por volta dos 15 anos você faz a crisma e você confirma o seu batismo seja você já consciente o dono desse do seu próprio
francisco luciano você confirma a sua automática por causa que o seu pertencimento à comunidade cristão renunciando ao diabo sendo é satanás e sua obra está central e simplificado para salvação que o próximo sacramento alguém me chama de matrimônio é o casamento não seja você tenha relações sexuais uma vi aí especialmente no período medieval você ter uma vida normal uma vida em sociedade normal é garantida pela igreja católica lembrando aquela aquela reflexão que fazer ou não o casamento tá ele foi instituído pela igreja católica como sacramento a partir do século 11 tá a gente precisa reflexão
aula de história medieval no sobre o feudalismo enquanto o juramentos né como caso do jovem que passar o senhor chamado homenagem acontecia de maneira não pode colocar de maneira circular portanto a missão da igreja a um processo é somente parte do século 18 de saco movem diante que a igreja institui cada vez mais a necessidade da intervenção dela nesse processo e julgamento do casamento a mesma coisa a igreja obriga um ato que praticamente necessitava casal que jurasse amor e fidelidade um ao outro de testemunhas com uma instituição do sacramento da igreja católica existe a necessidade
de um pablo existe a necessidade da intervenção da igreja para que a benção de deus aconteça a essa união lembrando pessoal que o sacramento do matrimônio e celebra o casamento portanto um noivo celebração o padre é tão lá no catecismo tá lá no código de carro que sim as regras da igreja católica que a o celebrante do casamento são os próprios números o para ficar ali só para garantir a benção de deus deus não pudesse fazer isso fazer mas enfim a você que pensa o sacramento do matrimônio adolescente a intervenção divina e naquilo que você
vai exercer por mais tempo na sua vida que eu sou a sua atividade conjugal a você jogou o seu relacionamento em sociedade e portanto ficou sabe que o outro sacramento porque não tem o matrimônio é um sacramento para ok sacramento da ordem você sacramento e para aqueles que se consagram a vida sacerdotal é o sacramento que te faz padre ou seja que te dá um poder inclusive de abençoar um pedaço de pão um pouco de fio tornar grupo próprio deus o corpo está em cristo ou de perdoar os pecados no caso da confissão que o
próximo sacramento olha só o nível de proximidade com o dedinho consagrado portanto como caminho da salvação o todo o sacramento seguinte fica não temos acabar é a confissao o poder ele gestão de perdoar e qualquer pecado desde que arrependimento e confissão ou seja o que é um cozinheiro mandamentos da igreja católica te confessar uma vez por ano pelo meu é o que eu confesso seus pecados no confessionário ao padre e os seus pecados todos estão perdoados eu não quero entrar nesse médico aqui se é ou não mas o fato aqui você tem peso de auxílio
psicológico é para além das relações que podemos fazer que estão peso ideal sem psicológico imenso durante todo o período medieval moderno em uma sociedade que não que não possui de psicólogos essa profissão de não existe o padre no confessionário é aquele que é ligia consciência das pessoas é importante você reconhece tem um livro fantástico já bebê chama confissão e perdão aquele faz uma história do sacramento da confissão que é maravilhoso muito bacana pra gente entender o seu negócio porque o último dos sacramentos é alguns estão dos enfermos os extremos são é um instrumento direto o
caminho da salvação pessoal tá no leite do norte está morrendo ela confessa os seus pecados o é absolvido de seus teclados e o padre da o som final essa pessoa está apta aí pelo menos procurar para ver só porque tô falando tudo sacar em todas as questões todos os sacramentos em todas as instrumento com o caminho único a se garantir a salvação especialmente cansada de palmas também hoje assim pegar pelo próprio em todos acabamento a necessidade de internação de presença da igreja em igreja sem a presença da igreja não há salvação seja extra eclésia duas
fora da igreja esse é o poder pode da salvação portanto sempre igreja nossa em sacramento são a salvação faz com que haja um monopólio não só sertanejo mais uma porta da salvação e portanto do alívio da consciência ok sempre 64 assim os especialistas no instagram e sabores exclusivos sacramentos necessários ao todo são dispõe que não se pode viver standards e organizar sua salvação sem o seu concurso os fiéis não podem se beneficiar da graça divina sem fazer lá pela mediação dos correios se recuperar objetos que a ordenação sacerdotal do ter um poder sagrado o clero
é o intermediário obrigatório entre os homens portanto a aquele que pierre bourdier chama de uma expropriação religiosa no leitor os aos leigos expropriado é retirado o seu poder de garantir a própria salvação e eles devolvido com decoração para atender essa é a reforma protestante garante com terno depois com cálculo também com que alguém com pouco mais de peso na consciência por causa da dúvida é especialmente com lutero é devolvido a cada indivíduo o poder e garantir a sua própria salvação pela certa olha que doido nossa já quebra ser necessário sacramento e com o que é
uma quebra dos equipamentos como se o poder primordial espiritual da igreja católica que garante a necessidade das suas que você que diante é a essa lógica que eu disse para vocês do dom e contador alguns curiosos braços estavam à mostra então dom indicador contra dom significa receber que quebrou né sinceramente que recebe um ótimo pode estar seguro de que receberá o cérebro não poderá comprometer o de novo e falei eu tô todos que eu nunca consegui salvar então aquele que doa não é necessariamente o que essa portanto não não existe esse toma lá dá cá
volume do ponto de vista teológico também certa medida do prática na prática é medievais de que a só porque odeia só porque eu doei eu garanto uma resposta o retorno do que no caso de urgência e sim porque a igreja pode garantir porque a ela é da vida o poder de perdoar e perdoar estética né tempo de purgação do purgatório a salvação e a gente encontrou a salvação a minha decisão final aí ela só quer a deus então igreja pode negociar mas a negociar no sentido de garantir o caminho da salvação mas dar a salvação
só o deus-sol todo-poderoso poderia fazer portão aquele que dá não é necessariamente peça então você pode dar um determinado tom você pode dar uma fazer uma doação de riquezas para igreja ia sair que não ser distribuída entre os fiéis ou seja um formato de ou seja algo espiritual você recebe os recebe essa graça espiritual por exemplo de uma missa em intenção de um falecido parente seu mas também essa própria essa mesma lista pode ser feita intenção de outra pessoa que não doou portanto a igreja redistribui forma de bens materiais e também de bens espirituais a
partir daquilo que ela recebe como bens materiais nem sempre tendo aquele que na prática em certa medida mas na eu tenho sua totalidade não é possível dizer que há uma toma lá dá cá o ponto de vista puramente mágico como a gente vê que é o que dá é de fato aquele que já recebeu os cargos existem sobre o fato de que os doadores apenas restituir uma parte nos bens doados dados portanto ano só outra lógico por completo aquele que está dando já recebeu e você tá dando porque você receber em toda a verdade não
existe é uma forma do ponto de vista aplicativos que são mais teológica e da lógica também de que você não está dando para receber porque se você está dando você já recebeu se você tem terra suficiente para dar para igreja porque você gozou dessas terras ao longo da vida recebeu como presente divino se você tá dando uma boa parte da sua colheita porque você seja boa comida e isso também olha só que lógica que mantém sob controle o próprio indivíduo próprio sujeito mas percebo se você tá dando é porque você já recebeu é sua obrigação
da porque você recebeu sua obrigação da e a igreja alça vai em outras pessoas de maneira não é e o que se recebe um cara direta e proporcionalmente ligada ao que foi apresentada graças intervir de modo que os médicos acumulados são utilizados durante a segunda totalidade das oferendas eucarísticas utilizados no culto da cristandade o que você dá nunca é proporcionar o que você recebe você pode crer na lógica está estressada de repente na idade média se você é do ou o seu feudo inteiro ou se você dou uma galinha e um porco se vocês vou
ensinar pedaço de queijo que é o que você tinha você pode receber em termos de proporção igual a quem do outra coisa tomar essa essa essa lógica claro que existem exceções em que os discursos mais um discurso oficial a lógica oficial tá pregada pela própria igreja e por isso é absolutamente acolhida pela sociedade que são responderes é de que não importa se você de mas se você deve o coração se você der aquilo que você fez assim que parece medir macedo pedindo tista se você der que o que compete vocês será a você será dado
proporcionalmente não o que você deu mas aquilo que deus acha que é e do egito ok olá preciso da questão da área da aparência de comércio que você pode retirar relação configuração sobrenaturais essas narrativas de milagres por exemplo as cantigas de santa maria de afonso sábio doce e recebe se mas não se poderia dar para receber sobretudo não se recebe por pc do deve-se dar para contribuir para gripe para o grande tesouro a um só tempo material e sintonizar o produto e cabe à empresa dele e recebe se pois existe esse grande tesouro de graças
pontuais conversíveis embaixo saber então por o aparelho que existam casos né através dos quais a gente possa dizer que existiu esse comércio generalizado de salvação de bens espirituais o terno que o diga tão caso específico celulares em tempos específicos em momentos específicos da igreja católica o fato é que a lógica não funciona se pelo menos a lógica por estator de morte do empregado do ponto de vista é do discurso da igreja a lógica pelo contrário é de que você doa não receber o cedo porque você recebeu já que você quer que parte dos seus bens
passam parte desse grande sou universal gerido pela igreja e transformado redistribuídos seja materialmente e espiritualmente pela instituição em ok e seu pescoço escudo cozido que proporcione isso é importante a nossa porções proporções antes de qualquer coisa poder seja poder de fazer a distribuição de renda de ajudar os pobres e se atente sempre seja o poder do ponto de vista político de imposição e começa do prestígio social mas ainda assim é poder mas sincera e gerou de fato gera até hoje então na sequência a missa portanto a o instrumento definitivo de controle de poder espiritual da
igreja é o centro é o principal instrumento de manutenção do cosmos para 180 no centro do sistema inegavelmente encontra-se a igreja operadora decisiva da transmutação de material e espiritual intermediário obrigatório de trocas entre os homens pois é preciso ainda acrescentar que o sacrifício eucarístico é o motor indispensável para circulação das graças é essencialmente pelas missas que os clérigos celebram e os bens materiais oferecidos pelos doadores transformam-se em benesse para as histórias a um transforma materiais sem graças a parte principal é a oração do padre a comunidade em que o padre institui claro que institui a
o corpo transubstancia o pão eo vinho a hóstia gilvan em corpo e sangue do próprio deus porque você teológico cristão o momento de consagração eucarística pode pagar erva crescia certo então meu corpo né sempre ele faz isso tá um processo mimético portanto é como se o tempo voltasse ao ponto original onde cristo fez o sacrifício e esse sacrifício se repetisse não é pressão no sentido que aconteceu com pra cima mas que todos os envolvidos nessa celebração voltasse ou se a graça do sacrifício a salvação de cera fosse se tornasse presente na igreja na missa naquele
momento que isso por mês até o vosso e claro depois da catequese portanto amém a cabeça das pessoas é de um peso extremo mas não pessoa devota de fato acreditam que tem um pedaço um pão aquele aquele mesmo o clube próprio sangue de cristo e que ela durante momento da missa está vivenciando do sacrifício de deus que gerou sua própria salvação o que vai gerar a sua própria salvação é nesse momento de controle lógico do ponto de vista espiritual seja transforma todas as doações portanto é por isso que antes o momento que precede a celebração
eucarística trânsito trânsito distanciação no e trocar este fato é preciso digitar mais pelas ofertas né pessoal levanta vai lá coloca a moedinha na igreja que eu faço pessoal recolher o dinheiro da festa da igreja e aí o padre faz a consagração daqueles daqueles bens materiais a conversão deles por meio do sacrifício de cristo também não é e essa reflexão essa instituição teológica o peso daquele que conhece de fato a doutrina católica e a vivi não percebam paraná a dominação espiritual do poder instituído a essa instituição a esses padres é esse klebia maneira geral e continuam
amplamente aquela música sacrifício ao deus e só tem sentido porque ele é o sacrifício do deus essa é aquela coisa né é o deus é que sacrificam o próprio filho que é ele mesmo para salvar o homem do cachorro que isso mesmo restituiu aquele que conserva o seu perfil ao deus para ter sentido porque o sacrifício do que o que são garantidas as um só tempo a coesão do corpo social ea circulação em seu seio da graça é realmente é porque ela ocupa essa posição de operador decisiva de intermediária obrigatória na troca generalizada que se
dispõe tantos bens materiais dos lagos oferece a deus e aos santos e confiam seus filhos então é só porque que a justamente por essa lógica histórica sociológica quando eu nossas risadas as nossas piadinhas não quero ofender a fé de ninguém eu só vou descontraindo mostrando que do ponto de vista de um historiador a gente olha com ceticismo tem que olhar com ceticismo ou aquilo que se chama diagnóstico metodológico mas seja um parênteses vejam só como que se constrói uma teia de poder no qual fiel ela está enredado e completamente absorvido a igreja só pode fazer
essa essa transmutação de bens materiais e espirituais e portanto também a conversão da graça de deus distribuído aos pênis por mês oi e a missa é um sacramento e portanto só pode celebrar missa o padre jejum que a igreja seja muito parte do concílio vaticano 2º etapa bem sentimento de afirmação 60 só no concílio vaticano segundo igreja abriu uma cinco dos sete sacramentos de monopólio o parte do clero com autorização do clero e leigos podem fazer o batismo pode estranho são ou presentear conexão o estágio entre o padre way criado pela igreja católica que pode
ser casado ter família sempre um chip existem pessoas que não são documentos não são padres de fato porque eu não sou sacerdócio irmão consagrado enfim uma freira que pode ministrar alguns dos tratamentos é 72 e o que são furtados e a missa justamente esse poder e transformação de bens materiais identificar facilmente sacrifício de cristo ou seja os principais sacramentos que garantem a salvação são sacramentos que a igreja não abre mão seu monopólio ok pessoal a mais comum as comunhão talvez aí fora da de todos os outros poderes espirituais que ele está falando ah o poder
descobriram da igreja católica talvez seja um dos mais fundamentais paga para garantia do seu poder olha ocorre a 180 a capacidade de incluir fiação unidade da comunidade terrestre e potencialmente na glória celeste com o poder de exclusão de tile pelos correios é mas como não consiste em digitar o cabelo deixando o fórum da sociedade que está interditando o acesso aos sacramentos particulamente é como não a qual aparece com o sinal tangível da integração social e negando a possibilidade de ser enterrado na terra consagrada no cemitério criptógrafos só a justiça pública em desfavor de se poder
instituído monopolizado pela igreja católica na formação a igreja católica instituiu o poder a mesma esconda excluído determinados indivíduos dessa comunidade de cristãos portanto da possibilidade de receber alguns sacramentos ea e consequentemente da forma salvar a pessoa que é excomungado pela igreja católica portanto está fora da cristandade a forma como a criança por determinação do clero essa pessoa não pode causar geral sacramento porque eu dar uma pode comungar e uma vez morgan tô ferrada no cemitério lembrando que não é cristão portanto não não é enterrado o seu corpo de um repouso no solo consagrado é existe
um risco é expressivo dessa pessoa não poder possa da ressurreição dos mortos no final de setembro porque o seu corpo não está enterrado no sol sagrado olha só um peso disso para uma pessoa que vive imerso nesse mundo religioso nesse mundo encantado de um cristão eu te amo ok vamos continuar para gente ver como que está transformado num instrumento autêntico ah é verdade assim um aumento no pena até que não precisava abrir a porta aqui jogo vezes pensamos são estão sacramentos fazendo de correr o risco de morrer em estado de pecado mortal não confesso tão
perigosamente sob a ameaça das chamas do inferno aliás lá na na forma particular escolhia que associava a maldição vitórias você faz os importados aqui nesse texto ii a primeira delas aqui mas como não tem o poder de resto então eu falei então a igreja não pode negar salvar some que esse poderes foi atribulado toda via seguir nas negão sacramentos se a pessoa tá excluída do caminho da salvação a não nega a salvação mas é um caminho para salvar só vocês o peso psicológico em segundo existe uma forma particular de comunhão a comunhão normal você tá
escuro um gado que você tá retirado do meio dos cristãos não pode mais comungar existe o anátema anátema é uma forma de comunhão é que junto com esse essa união é lançada pela igreja uma maldição aquele determinado infiel aqui determinado é gente aquela pessoa que fosse colocar seja para além de não gozavam o caminho da salvação você está a mal disso vamos entender conta aqui se dá conforme de poder como eu falei que somente meio político olha só e olha 180 além do seu uso contra os desses fios elétricos portanto né os hereges de uma
maneira geral e a gente vai gravar uma aula é um pouco mais para frente enganar as próximas já sem ser a próxima aula é que a parte 2 dessa aula mais aula seguinte fazendo falar sobre as heresias entender o que que é uma heresia quem que são os heréticos sabe então além do seu uso contra os diuréticos a excomunhão é em certa medida e em certa medida o anátema são armas que igreja utiliza em suas lutas contra a aristocracia e os príncipes por exemplo complicado no quarto nos anos de uns 60 o primeiro da frança
entre a utilizado identifico com os adeptos não vou explicar agora eu vou fazer uma aula especial sobre esse mas também utilizado nessa briga de poder ver beijo aristocracia portanto entre a igreja e os príncipes da igreja a escondido que os balões etc oi edna paro tudo o senhor de todas essas pessoas que apresentam o domingo que representa o poder secular portanto poderão religioso que entre o estoque diretamente com a igreja e o que eu falei agora pouco também esse choque sobre esses problemas gerados por conta das intervenção da igreja uma poder temporal uma vez que
os bichos príncipes ou que é determinado os aparelhos no chip membros do alto clero são praticamente o senhor seu bairro são como qualquer outra pessoa só que para que serve a igreja já existem um exemplo a uma cara que é o caso por exemplo de 24 e que quarto era sacro imperador romano-germânico em 1075 entrou uma peleja não consigo diretamente para a igreja católica especialmente para cor fashion é por conta que a gente chama de questão das investiduras que foi isso minhas taças gerais unique parto queria o poder dele quatro imperador e nomear os príncipes
da igreja e assim como ele mesmo havia um princípio principal do sacro império ou que ele não meia o confirma indo tubarão e tetra ou seja eles poder concentrado nas mãos do operador ele queria também o poder de nomear a qual bispo iria para uma determinada cidade estado para qual bicho qual preferia no terminal do feudo ou quando terminar o senhorio et era de pertencimento da igreja mas que estavam no sacro império romano gelo o papa de agosto você é gregor 7 não aceitou né então conflito direto transmitir quarto por conta disso e no final
desse conflito resolveu comungar de que vai a quarta inclusive henrique quarta foi excomungado e amaldiçoar na igreja é 35s comunhão durou dois anos as muito simples ver sim poder é o sacramento cd uma missa aqui a pressão social foi tão grande também essa sobrecarga quem viu 77 papa gregório estético estava na região de canoas e ele que eu tava foi ao seu encontro descalço na neve durante três dias aos portões do palácio de cá moça pedindo suplicando o perdão pelo papa gregório sétimo e concedeu retirou a matemática descomunal e pra gente ter uma ideia do
poder não é de que igreja tinha nesse momento e não só nesse momento tá é importante dizer por exemplo importante lembrar por exemplo que teodósio o imperador aquele que instituiu o cristianismo como religião oficial do império teodósio consultor interessante com o próximo ano 74 por conta de um passar que ele movimenta salão fica por conta das desobediência da população especial que eu conto um decreto a instituiu o pedido você pode às vezes massacre a região e foi quando chegou para comungar para participar da missa em milão o bispo ambrósio negou a comunhão aí não é
só foi um mato que não era instituído na época com excomunhão mas nessa mesma desligou comunhão a todos né é esse dilema essa situação do mesmo até que operador vestido a experiência diante da catedral de milão ambrósio perdoasse o seu filho perdoar seus pecados olha só isso é poder que isso pra poder ou seja a igreja católica com não só com a comunhão mas também com a excomunhão não só capacidade de atribuir o caminho da salvação mas de retirá-lo a igreja católica na área de caminho de volta à igreja implica o seu corpo em e
o joão então os cintos largos está conseguimos são frequentemente a fé pastor paz existe coisas comunhão de um grande personagem pode ser acompanhado como eu disse pela interdição lançado sob seu domínio seu rei os clérigos recebem até uma ordem suspenderam de toda a celebração litúrgica fazendo parar assim o risco de morte espiritual sobre todas as condições não há nem príncipe que possa manter por muito tempo no estado de excomunhão e que não procure a reconciliação com os pensava para suspender uma sentença tão pesada para ele então como para o exercício de sua autoridade olá pessoal
a walk espera importante de poder seu poder social aqui bem brevemente para gente encerrar essa primeira para sala o primeiro grupo de forma de poder da igreja o que é uma por de leitura monopolística tá eu conquisto dava a gente 181 é durante a alta idade média até o século a escrita tem apenas na sociedade uma pessoa escrita então uma exclusividade dos cléricos até o ponto que oposição entre os atrasados sejam pagos recorta exatamente divisão e até o perfume o teu século 11 dizer que existe uma divisão social entre aqueles que sabem ler eles não
sabe ler entre os letrados não é pra tu que sabe escrever não sabe escrever é quase a mesma coisa que fazer a divisão social entre leigos e clérigos portanto praticamente só detinha o poder quando tinha a escrita acho que a gente só detinha o poder de escrita de leitura portanto podem ser e traz os clássicos que não fosse padre que não fosse membro do corpo da igreja e faço ponto de vista dos pregos é não dispunha basicamente nele de forma generalizada não disponha da possibilidade de leitura diz pessoal são onze depois do ano mil pelo
menos 500 alimentação escrita então uma exclusividade dos cléricos a tal ponto que uma posição dele acaba é exatamente divisão secreta relaxa que eu já vou cortar aqui ó e isso é ainda mais reforçado pelo divórcio consagrado né línguas faladas que evolui para formas fernatos locais latim na impossibilidade de ser restabelecido em sua poesia clássica é mais uma vez estabilizado do só isso intensifica a separação entre clérigos e leigos ele é pra vocês aqui com a preservação que a igreja faz do latim latim última opção a língua oficial da escrito a língua oficial da leitura a
língua oficial das literaturas faz litúrgicas só que quanto mais avançam no séculos de adaptação do europeu arrumando ao mundo bárbaro enfim daquilo que discutiu medieval nem na alta idade média na formação da europa a partir dos primeiros germânicos misturados com os antigos as antigas faz tem romântico esse as chamadas línguas vernáculas europeas em inglês preço alemão cria seu espanhol o português o galego italía que atinge quem de festas e diversas e diversas línguas é frutas frutos da junção do latim com as línguas naturais esses povos invasores ou seja a a língua falada é diferente das
música inserida aumentando ainda mais o forno entre letrados ir atrás portanto com clérigos e leigos ok o whats tem um pouco entende que deixa estar com nome é recomendado por ser mais sejam produzidos falar lugar ganha então os estalos de língua na igreja professor de língua sagrada veículo exclusivo e esotérico o texto bíblico essa informação importante é a partir do concílio vaticano cinco eu falei agora pouco na década de 1960 que igreja instituiu a possibilidade de que as missas não fossem realizadas em latim climáticas relações históricas também portanto até a década de 1960 século 20
as mistas todas as celebrações litúrgicas da igreja católica eram celebradas em latim e ninguém pediu fica em goiás dom eduardo duarte silva tem algumas alguns ralados que ele faz o seu no seu diário pessoal nos autobiografia de perdão e deixa lá aquele deixou escrito e nós temos hoje acesso nós temos acesso hoje a gente traz algumas informações preciosas e como que os o carro com as ladainhas em latim né por exemplo dizendo que a obra de rezar em mater christi que a mãe de cristo rezava matei o cristo ao invés de rezar virgo praedicanda rezavam
por exemplo no caso da potência sexual virgem poderosa essa água vira o corte ou eu consegui em goiás até certo momento o relato dele a virgem do pote né que é seria uma espécie de nossa senhora que derrama bênção sobre bênção fábricas esse mal-entendido latim de bico podem se viu viram pote ou a virgem do pacote olha só mas enfim o fato aqui as missas e celebrações eram todas as idades só que o senhor nos evidentemente eram no vaco não se a pessoa for fazer a pregação faço para fazer a graças a ti também adianta
nada século então há 800 e tanto para frente ali já um miado de petrolina é que a igreja nos liberou aqui o seu a página eu tô te devia ser emocionante bacana e aí outra informação importante é que a língua o latim então cada vez mais a igreja começa a se tornar não toma aí está escrita no livro da minha língua sagrada daí as orações inclusive envia até hoje seriados e filmes de exorcismo etc sempre as orações os exercícios e sempre são feitos em latim que o latim se toma língua sagrada mas o técnico não
porque o ativo praticamente não é falado mas não adianta a partir do século sétimo se furtava praticamente não é falado mas o atingir a não ser dentro da igreja então cada vez mais utilizar esse sacralizados em a oposição latim então bordagem literatura e portanto não é o objetivo do poder sagrado bicicletas somente estes últimos têm acesso a bíblia fundamental eles eles são especialistas incontestáveis da escrita e todos os livros copiados são feitos no história antes da isonomia escritório dos monastérios portanto não só o monopólio da escrita e da leitura faz principalmente da escrita no sentido
de copiar e da leitura da própria bíblia essas mudanças se instituem fato a partir do século não use não é mais o mesmo a plena idade média suas grandes transformações suas revoluções a partir do amil grossa situação começa a mudar para você ver com 32 de arrumar cheiro não é entre os séculos 11 e 13 a educação usuários urbanos e dos aristocratas melhora sensivelmente e muitos dentre eles são ou menos semianalfabetos tendo aprendido a ler e mesmo sem saber se os manuscritos são sinal de prestígio tanto pontos instrumentos leitura então nós falamos isso na aula
passada só a cidade então existe de fato a partir do século em que permite que os veículos apreendidos fato ou escrever nem sabia escrever uma pessoa de confiança para descrever os mesmos sabiam eles que ele minimamente o meu caso presente carlos magno aqui era mandamento letrado agora é só partir do século sinto que existe em maior profusão de leitura e de escrita as pessoas comuns são a pobreza que faz parte dessas universidades é uma situação que começa a mudar e dizer algumas consequências importantes não consegui própria igreja ver então é posto é posto então o
problema do acesso dos lagos aumentam os negros agora sabem ler eles não podem grávida a gente poderia ser de dito que a bíblia era de exclusividade da igreja de sua igreja detinha o monopólio para ficar nessa leitura agora que os leigos progressivamente começam a lê porque legais o acesso amiga entendeu e particular solitário com foco freguesia geralmente se esforça para restringir o acesso ao consagrado mais jeito tão então a igreja católica a partir do momento que ela perde o monopólio de leitura e escrita inclusive universidades que quanto mais ela investe na proibição da circulação de
vans na bíblia investe progressivamente furtado na proibição da porta leitura especialmente da luta contra as heresias essa próprio interesse e são frutos da o músico inscreve na próxima aula tem a segunda parte da sala mas a próxima o próximo pena que às vezes a gente vai ver o quanto essa profusão das heresias é fruto dessa plena idade média e também nessa confusão a leitura e da escrita por língua e e assim muitas vezes os laicos possui certos livros bíblicos em particular no de salmos no qual se aprende a ler mas não a bíblia completo a
existe ali a partir do século 11 especialmente entre os membros a proliferação da leitura especialmente dos paulo tá os membros que sabiam ler fazer uma leitura dos salmos e tinham acesso a introdução e aqueles que não sabiam ler somente a população camponesa na espera pela população mais pobre criou-se na verdade tradicionalmente a partir do século 11 a uma tipo de oração católica que substitui os salmos que é um feitiço era feita a leitura os 150 salmos pelos atrasos mas ele é claro que não tinham acesso aos salmos é fazer um simplesmente a oração de ave
maria então eu só que curioso né curiosidade histórica que os letrados sabiam ler os salmos e faziam existe essa profusão nessa proliferação da leitura dos salmos e eu 150 salmos em que dia vai ser o que você consegue ver o salmo da ilha nascido o rosário o rosário que tem as continhas né de cento e cinquenta ave-marias substituindo-os e simpatizamos com as pessoas que não sabiam ler e que dividido em três partes né mesmo ter um parte da nora gerou aquilo que é chamado de terço maior daí a leitura a reza do terço que ele
é muito comum entre as pessoas católicas então a revisão do texto vem justamente nessa essa proliferação da leitura dos salmos entre os atrasos entre os dentes atrás mas entre os leigos que não sabiam ler a resultado de uma ave maria para cada sal daí 150 só hoje eu vou usar you foi excluída é muito recentemente já me assustado vim para casa segunda metade do século 20 é que foi instituído mas se foi para vários né pro vão sabe porque claro destituiu se a sua na sua razão original e aí virou um rosário quatro partes quando
a gente reza o terço então na verdade você está rezando na verdade um quarto desde que seja frio mas cinquenta ave-marias aí pronto ok fecho parêntese voltamos aqui a partir da segunda metade do século 12 aparece em produções adaptadas da bíblia lugar trata-se na verdade de histórias bíblicas e compostas as como a história escolástica que retorno princípio da história escolástica de pedro comestor produzida por german german the valentine's ou historial de é o diário da manhã um século mais tarde será somente na segunda metade do século 14 sobre cursos sobre vamos colocar o instituto da
frança ou de venceslau da boa ele que apareceram as vamos fazer traz compl eu acho que a primeira produção da bíblia para o vernáculo podia ficar língua falar das pessoas foi de lutero quando estava preso na metade do século 4º já viu algumas traduções integrais é integrais a bíblia na língua vai lá tá mais muito pouco difundidos a diferença com relação ao útero é que lutero fez juntamente é concomitante a invenção da imprensa por gutemberg daí não só tradução da bíblia mas a distribuição aí maior volume nessa vida é produzida e principalmente o incentivo à
leitura pela salvação individual tudo bem pessoal a com isso nós terminamos essa primeira parte da nossa aula sobre a igreja católica medieval aqui basicamente então discutindo a sua estrutura essas relações de poder na segunda parte e já vou lançar gravar e mostrar pra vocês a semana que vem a gente vai discutir as crises internas da igreja católica e suas reformas e consequentemente também a o advento das chamadas ordens mendicantes dominicanos e franciscanos que espero que vocês tenham gostado tem aproveitado você que é meu amor mas que pode retirar todas comigo agora nas nossas aulas nossos
encontros virtuais a tirar dúvidas sobre essas aulas gravadas sobre os textos que eu passo para você que não é meu aluno a fique à vontade para comentar nos estamos com elas redes sociais vou ter todo o brasil e tirar dúvidas de conversar também você quiser no canal e peço algo mais uma vez é você que meu aluno e você que também não é casos nesse projeto para além das usada aulas remotas no tempo de quarentena sal da universidade estadual de goiás você pode contribuir com os projetos de bombeiros ao conhecimento acadêmico para alunos além dos
muros da academia cutting esse vídeo compartilhando é se inscrever no nosso canal enfim é ajudando a pulverizar um pouco mais esse conhecimento a quem desejo que você esteja bem desejo que sua família esteja bem um grande beijo e até a próxima oi total