Curso de liturgia da Santa Missa - Parte 2/4 - Padre Paulo Ricardo #igrejacatólica #curso #liturgia

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Santos e Católicos
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em nome do pai do filho e do espírito santo a inspirar o senhor as nossas ações e ajudaram na realização para que vós comércio para você me tudo o que fizermos por cristo senhor nosso santa maria mãe de deus o garoto também retomamos o nosso breve curso de liturgia do programa passado aqui se a gente fizesse 30 almas teria assunto suficiente para 30 aulas não tem q sintetizar pensaram vias e filósofa um costume é de 30 trinta de texto original porém conforme o caso e também porque a finalidade desse curso não é é o principal
dizer para você tudo o que é mas é você criar agora a mentalidade de que existe uma norma objetiva é questão de trocar a mentalidade como é que os estudantes de liturgia e os padres e os senhores são treinados no seminário eles são treinados para pensar e ecologia como base princípios teológicos a álcool isso teoricamente assim assim a gente tem que com pouco levar em consideração a teologia mas parar com essa mentalidade de que por princípios teológicos nós iremos decidir o que fazer e entra na firme resolução de que com relação à questão da prática
de tudo indica nós precisamos entrar na norma o que é que está escrito ou seja realista a gente não fácil é fazer o que está escrito em vermelho elenco está no preto entendeu nomes ao tea party vermelhinho a parte preta a praça vermelha é rubricar que diz os gestos o que você deve fazer o que aconteceu naquela hora o prédio tem se pronunciado como você segue falar sincero não está claro que para é em tudo isso seja explicado de forma mais é completa existem instrução geral o missal romano que é o que nós estamos é
tentando ter uma visão geral desse nosso pequeno curso não é tão nova passarela assim os chegados no início da missa o padre foi para a cadeira é necessário explicar uma coisa na reforma litúrgica do concílio vaticano segundo o santuário o presbitério ele mudou um pouco daquilo que se costumava nunes ao anterior quinto surgiu uma peça que havia sido deixado de lado assim que existe na igreja durante todo o primeiro milênio mas que durante o segundo milênio foi um pouco deixado de lado a chance de ambos não é o mão que é o lugar da leitura
da palavra de deus nome na lista de pinto as leituras são feitas no altar de um lado o lado da artista a se fazer a leitura e o salmo gradual e do outro lado do evangelho fazer a leitura do evangelho isso daí com a reforma litúrgica de ao cesto mudou porque agora as leituras são feitas do ambão então é digamos assim geograficamente falando agora o presbitério adquiriam três pólos de atenção antigamente era tudo no altar agora existem três pólos de atenção o primeiro é a cadeia a sede presidencial o segundo gol não o terceiro e
mais importante é evidente o altar mas para a gente entender a dinâmica da missa o padre inicia a missa da cadeira da sede presidencial porque ali ele está exercendo a sua função de rei o cristo-rei profeta e sacerdote é rei na cadeira no trono profeta nó mesmo a palavra e só aceitou voltar então o padre ele representa o cristo sacerdote profeta e vem ele começa a missa na cadeira né na chamada sede presidencial à sede presidencial a cadeia do padre é ela tem uma tendencialidade teológica é importante ter logicamente eu não acabei qualquer a cadeia
do padre a cadeira do presidente não deveria ser usada por ministros da comunhão em celebrações na ausência de tav em alguns lugares se tem inclusive essa delicadeza já vi isso acontecer o ministro que vai celebrar é fazer uma celebração da palavra com distribuição da eucaristia comunhão eucarística ele entra com uma estola nó da colitur dica do dia coloca a estola na cadeira presidencial como um sinal claríssimo de que está faltando alguma coisa não é uma missa existe uma ausência nós não temos ansiedade e isso é um dom para uma comunidade não pode ser considerado uma
coisa normal não pode ser considerado uma coisa do dia a dia porque porque o normal é a missa é a celebração do mistério da paixão morte e ressurreição do senhor jesus cristo então e aí o ministro da comunhão evita é fazer coisas que parecem violência por exemplo em alguns lugares isso é a orientação da própria santa sé não existe um documento de inter de cáster e alceu de várias congregações que fala da do auxílio prestado pelos leitores ao ministério sacerdotal e lá eles falam claramente que deve se evitar essa coisa do ministro celebrar como se
fosse uma mini missa que até o início ficou fora do presbitério quanto puder então por exemplo inicia se a celebração ele desce volta para o banco junto com os outros alguém vai fazer leitura e desce alguém vai proclamar o evangelho e desce já não fica ninguém voltar porque não é uma missa tem que ficar claro para as pessoas que aqui não há missa e então o ministro no momento oportuno vai sobe ao altar por incorporar ao então coloco santista é assim tem distribuição da comunhão conforme o edital prevista então essa coisa de que existe uma
presença a presença ser total a cadeira presidencial ela é reservada para o sacerdote né é uma presença de cristo em alguns lugares por exemplo se tem o costume de fora da lista colocar o evangeliário na cadeira presidencial a presença do cristo na cadeira presidencial são os simbolismos interessantes embora a presença ontem o lógica em real de nosso senhor jesus cristo é nossa cara ela parecia então se nós temos na nossa igreja a centralidade do sacrário é essa que eles enfatizaram evidente no início não é bom então é da vida a cadeira do padre começa a
missa não é voltar em alguns lugares o padre começa a missa voltar não é voltar e fazer é isso é previsto pelo mensal de consenso aí acontece toda a primeira parte da lista a minha cadeira depois passa-se o foco volta para o london então essas leituras do evangelho é a homilia normal e depois o foco a partir da ofensa ofertório passa para o altar então essa é a dinâmica de um ciência geografia do atual miss almir saúde paulo seja a forma ordinária de se celebrar o rito romano atualmente ok então é tem essa teologia do
cristo sacerdote profeta e hey hey na cadeira profeta não bom sacerdote não tá tá então dá-lhe então começa a missa faz o sinal da cruz o padre saúda o povo e então o missal permite uma breve introdução à celebração do dia vejam só por influência dos folhetos litúrgicos o que se instituiu no brasil negócio completamente diferente daquilo que a comissão o chamado comentário inicial comentário inicial acontece quando as nossas simulações antes e começa tudo o padrão entrou não teve ainda o condão de entrada um determinado e ali acontece comentário inicial este comentário inicial e não
é previsto pelo mensal e não é previsto ali qual seria o início de uma missa não é conforme o que está no estado conforme aquele que tradicionalmente nós temos não se diz nada pra começar a missa é um sinal que começa a música e as pessoas ficam aposentamos lugares tem um sininho após acresce o padre se a complementar não é ocorrer por gilsinho e aquele sim é o sinal das pessoas ficarem em pé e o ministério de música começar a cantar sem se dizer nada amo não vai acolher as pessoas não vai dizer alguma coisa
do vagner quer fazer seu padre então tem a posição de entrada tem sensação dotar o paulo e vai para a cadeira da cadeira faz o sinal da cruz e então tem a palavra de salvação inicial a graça nasceu jesus cristo amor do pai como espírito santo é saudou o povo então ali é prevista uma breve introdução na celebração do dia essa breve introdução pode ser feita pelo padre pelo de arco ou por outra pessoa o chamado comentarista poderia fazer ali o comentário inicial está entendendo mas o número um acordo é breve não pode ser uma
ilha não pode ser um né e pra ser breve e tem melhor melhor de descrever melhor escrever é um parágrafo fininho pequenino ou então facultativa ou então você pode passar direto pela potencial é o que costumo fazer né nas minhas listas assim sistematicamente é fácil da cruz saúde do povo irmão reconheçam as nossas roupas para celebrar o santos no estádio e começa a potencial e por ficar tão agradecido porque gente nós católicos estamos em farah dados com essa coisa de comentário ninguém mais presta atenção no cinema documentário aquilo a tortura é uma verborreia é um
negócio que não tem fim a missa perde o ritmo o que é comentário comentário entendo que você desliga e se prepara para ouvir os leitores me peça atenção aquilo na prática em geral via isso né então parar com essa história de explicação explicação explicação essa excesso pedagógico que transforma missa na sala de aula tudo o que seja explicado tudo será explicado gente o momento da minha está gojra ia ou seja da explicação dos mistérios é em cursos como esse que estou fazendo na homilia o padre pode usar um dos mistérios cerebrais para instruir os fiéis
não me lê mas é o momento de falar então de uma forma geral não é eu quando celebra missa eu falo num momento que chama-se homilia o resto que estava pensando na escrita não fala isso é difícil para nós para dizer por que por que a gente é quase que treinando quando eu tenho 18 anos no início eu fiz muitas trípoli no altar né fazer falar muito inventava assim missões e as votações palavras para explicar as coisas e agora parei de fazer isso primeiro que o povo está cansado disso mas é necessário nós pais temos
uma disciplina porque quando a gente toma fila e decisão de não falar nada na missa no fundo a gente sente como se puxa eu não vou falar nada está faltando alguma coisa que fosse um pedaço da gente né então é necessário essa coisa de ter uma disciplina de dizer não vou ler camisa e aí acontece o ato penitencial é nos domingos no lugar do ato penitencial é previsto asperges seja a aspersão do povo isso é facultativo é evidente mas mesmo sendo facultativo eu acho que é de grande utilidade e importância espiritualmente falando né a aspersão
do povo para então passa pedindo que serve um ritual preparatório não perdoa os pecados no sentido de que não é uma confissão mas é um ritual de purificação de renovação do próprio batismo de pedido perdão a deus para que lave os nossos pecados no sangue de cristo não fazem passar as páginas o povo isso é para os domingos e solenidades no dia a dia nós temos o ato penitencial que são três formas de ato penitencial previstos pelo mis atual tá quais são as três formas a primeira confessa a deus todo-poderoso levar os irmãos conhece a
segunda menos conhecida é um diálogo breve entre o padre o povo tende compaixão de nosso senhor porque somos pecadores manifestassem a vossa misericórdia daí a vossa salvação cabo verdiano que muitos comentários nem conhecem porque os países um pouco ea terceira forma ela é uma forma híbrida para se dizer que eu vou explicar é porque ela lida senhor conhece salvar os pecadores tem de perder nosso cristo que viesse mas é uma frase cumprido aquele senhor tem para nós cristãos inteiro nós em 80 anos mas com aquela frase é maior essas três formas de ato penitencial se
conclui com a absolvição de deus todo poderoso tem compaixão de nós pelo nosso caso nos conduza à vida eterna a mim essa absolvição é a absorção da missa ela perdoa os pecados veniais tá então é feita para as pessoas receberem um perdão um sacerdote que está celebrando está de alguma forma perdoando os pecados das pessoas naquele momento deus todo poderoso tem compaixão de nós pelo nosso pecado nos conduz à vida eterna amém acabou a lei o ato penitencial acabou atropelando essencial e o que vem logo em seguida na nossa cabeça é o glória é o
senhor tende piedade eu tentei não há pendência não acreditar na história o ato penitencial uma coisa e o que é outra coisa ué uma parte da missa que sobreviveu em grego que elas são cristo eleição que é isso durante séculos a ficou em grego e não é não é proibido se continuar fazendo isso mesmo na missa celebrada em português né em um dos cantos assim até modernos que estão sendo utilizados agora onde as pessoas cantam em grego mesmo queria lá está em cristo é isso o que é isso é bonito né é uma tradição de
25 anos cantando que ele ameace a arma de fogo não sabe o que é gente o povo não precisa saber todo e além disso o povo tem que aprender também então vamos dar a oportunidade dos católicos irem atrás de conhecer as coisas qual é a riqueza do que é isso esta canção senhor tende piedade de nós é um empobrecimento do que ele vai só porque eleison quer dizer que a pessoa o é um rebaixamento de deus vê que tem piedade tem pena tem compaixão só que esta frase ela é usada como louvor aqui que está
a noção que o seu tempo e daí não tem significado quando os generais romanos entraram triunfantes em roma eles passavam pela a via sacra não é era um rua na estradinha que passava por debaixo dos sacos do triunfo e subia o capitólio e lá em cima se oferecia o sacrifício a júpiter capitolina né então e quando ele os generais entrava em triunfo é com o rosto pintado de vermelho um cervo atrás segurando o a coroa de louros em cima da cabeça dele e é esse servo e e dizendo no ouvido dele né lembra que quer
o homem lembra te que vão pra estimular a humildade do general mas enquanto isso o povo gritava atuações em uma das reclamações do povo gritava era que a nexon pelo general porque ele é um general tão potente que havia destruído os inimigos está agora entrando em roma tenha piedade de nós não ser nossa história também triunfou de novo então é originalmente o que ele tem esse duplo caráter de pedido de perdão de louvor é por isso que ele está bem posicionado entre o ato penitencial e glória que ele as duas coisas ao mesmo tempo ele
é pedido de perdão está ligado ao potencial e já é o vôo está ligado ao nome tá então mesmo que o grego é mais rico do que aquilo que ele consegue expressar em português é evidente que aqui trata-se de uma riqueza num a qual pouquíssima gente tem acesso evidente que acessaram a catequese mas está lá está tá bom então é por isso que eu falava que aquela terceira forma uma forma híbrida porque ela coloca dentro do ato penitencial que eu seja dentro da penitenciária ao senhor que ele é se salvar os pecadores tende piedade de
nós isso é uma penitencial com que encher estado dentro dele então você faz algo nessa terceira forma de pagar o mesmo tempo o ato penitencial é o que isso é importante para o pessoal de música atenção o pessoal da música quando você vai somente cantar senhor tem piedade do povo será o senhor tem equipe e dady de nó só isso isto não é o ato penitencial isto é somente o que então é necessário avisar o celebrante padre o seu puxa por favor o ato penitencial confesso a deus todo-poderoso envolve irmãos deus todo poderoso tem compaixão
nosso fez os pecados quando vai até a meia acabou aquele céu sem entender aí entra por cento inteira está escrito em sal é assim não é critério para ele falou é editor esse não seja o nosso objetivo então só o senhor piedade não é o ato que a intenção não existem essas três formas confessa eu sou poderoso em de compaixão de nós sem opção os pecadores e senhor que versa mas gostaria de pedir tempo ea nossa se vocês escolherem as duas primeiras formas depois da absolvição ainda se precisa é realizar o que é bom é
o que é uma destas um desses momentos extraordinários em que nós podemos muito facilmente ensinar o povo o canto de goiana porque tem filhas belíssimos em teoria né coisas assim que que ser por exemplo queria de angelis não é um negócio que totó precisa saber cantar o queria ver se né porque conheci disse então as comunidades podem né ensinar isso é um canto belíssimo é mesmo dos anjos o negócio é aquele só pra quem não sabe para identificar me desculpe aqui o a vergonha que eu tô passando cantando pra você está é e eu queria
de angelis e sic aqui todo mundo precisa saber se o negócio é um hino nacional para nós ele tem que honrar a camisa é a fada em que é coisa de católico então é saber a missa de angelis é uma coisa muito importante então terminou o que é então passamos a glória a orientação da instrução geral do missal romano e vejam só o inar litúrgica da cnbb tem obedecido isso tenha merecido litúrgica da música da série b tem obedecido isso é que nós devemos cantar ou glória com o texto do glória então todos aqueles glórias
que se costumavam é cantar antigamente era um resumo e gostam disso trindade né glória glória glória ao pai né a eles eu já vou essas coisas assim estou 100 da meta e usa fora da lista use um só grupo de oração onde quiser mas na lista não na missão que tem que ser enfrentado é glória a deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados senhor deus é esse texto que tem que ser musicado tá é o texto que está nome sal isso é importantíssimo também é a nossa mentalidade de é do
estudo de música litúrgica agente distinguir entre cantar a missa e cantar na missa campal às pessoas querem cantar na missa só tentará a missa cantaram os textos que estão sem inventados por exemplo o ato penitencial é show de invencionices né é para cantar o preço que está nomes ao não está no missal então não é a potencial oficial da igreja é aquilo que está no instalar as palavras que estão na missão é salvar os outros canção enquanto o santo andré santo santo é teu universo senhor jaffé não já inventou ficar para os negócios primeiro que
a igreja nunca pronunciou o nome sagrado foi revelado no antigo testamento não se pronuncia na missa na liturgia segundo que você tem que cantar o texto aprovado tal nem sal de santos santos santos senhor deus ao invés o que está lá não está aprovado então a maior gosto tanto essa música paciência paciência vai ter que arquivar nós temos que voltar a cantar o texto que está na missão então vejo que existe uma série de coisas ea gente segue a lei a norma litúrgica anissa do missal de paulo 6º fica bem diferente daquilo que são os
abusos que custou por aí então a gente vê que 90 por cento das reclamações não são problemas do ministério para o sessão primeira aplicação se as pessoas pelo menos rezassem que estava em são paulo seja eu já terei um grande do imenso e então depois da glória não é nós temos é a coleta chamado à oração do dia também oração da coleta o rito romano ele é caracterizado por algumas orações transações presidenciais que variam de mista para a missa dessas opções presidenciais que estão três variantes na hora são da coleta a oração sobre as ofertas
de oração após a comunhão dessas três gerações a mais importante é a coleta porque é que se chama coleta não é porque vai passar colinas momento não a sacolinha vai passar esse momento essa linha invisível que vai fazer a coleta das intenções que estão no coração das pessoas o padre diz oremos e faz silêncio depois o grêmio tem uma deficiência ali estão sendo recolhidas as intenções na oração silenciosa do par ele reza pelas intenções que estão no coração das pessoas que deus conhece e que os anjos estão recolhendo naquele momento levando pro céu e aí
o padre então reza ou canta porque uma relação como elas são importantes muitas vezes ela é cantada a coleta e o pai então faz restauração importante relação do dia essa ação é tão importante que ela tem uma conclusão diferente de todas as outras ela tem uma conclusão mais extensa mas cumprida é o nosso senhor jesus cristo o vosso filho na unidade do espírito santo amém essa tradição portuguesa atual não sei se eles vão mudar com a nova edição mensal se vão reintroduzir a história por todos os séculos dos séculos a man que os séculos dos
séculos também não sei por que retirar a tirar um século se encontra o século mas os casos a gente reza que ele está lá a provável né o que foi aprovado concretamente os nossos cristãos filho na unidade do espírito amém esta é a oração da coleta as outras ações ela se conclui de forma mais breve por cristo senhor nosso momento é bom entender a diferença tá é uma coisa isso me dá ocasião de lembrar uma coisa pra vocês na liturgia romana nós costumamos inclinar a cabeça quando se pronuncia o nome de jesus o nome de
jesus que estou falando aqui é jss de jesus não é vosso filho então cristo senhor nosso não mas quando aparece o nome jesus jss jesus alstom se ao nome de jesus se faz a inclinação de cabeça a pessoa que pronuncia então o povo está cantando glória aparece o nome de jesus glória é você quem está cantando você está anunciando então quando fala jesus incluindo na cabeça a nossa tradição manter essa transição então padre quando conclui a oração da coleta ele pronuncia o nome jesus nas outras ações não nas nossas relações disse por cristo senhor nosso
nome jesus não aparece na coleta e pronunciou de jesus também tem um nó por nosso senhor jesus cristo o vosso filho na unidade do espírito santo amém ele junta as mãos inclinando porque estavam sendo - então todas as vezes que você pronuncia o nome de jesus na missa se faz a operação é a nossa tradição tá então o também da norma completa para vocês o nome é jesus o nome maria mhle armaria né não a nossa mãe nossa senhora não contra o seu nome maria também se inclina a cabeça e quando se faz referência antes
uma trindade por exemplo glória ao pai o filho eo espírito santo comandando princípio agora ostenta 14 trindade junta então se faz referência também então são três nome de jesus não e maria trindade que faz a inclinação de cabeça tá algumas novinhas assim que não estão previstas nas rubricas atuais mas são normas é interessante pra gente saber na prática litúrgica é o que é que a inclinação de cabeça atualmente antigamente havia uma distinção entre a intenção de cabeça inclinação média dimensão profunda agora não existe mais isso só existem lesão na cabeça em nossa profunda hoje na
prática litúrgica inclinação de cabeça é o seguinte é você olhar para os seus pés usando também um pouco do homem né você só olha para os pés assim isso a inclinação de cabeça então em relação à cabeça não é só a cabeça assim tá mas é também um pouquinho do homem em relação à cabeça ea indignação profunda indignação profunda em relação ao que você se rebaixa que se você quisesse tocar os seus joelhos não seja capaz essa é a medida da internação profunda né você se abaixa pega no joelho com joelho muito bem até aí
você tem que baixar na integração profunda são pequenas regrinhas práticas litúrgicas que não tão evidentes não está nos livros e leitores mas faz parte da tradição litúrgica que a igreja contato então a gente vai ensinar essas coisinhas mesma facção internação na a5 vai aprendendo tá então a coleta é isto essa oração importante que coloca o tema da oração do dia e como é e se faz na prática como é que é estruturada a coleta a coleta isso é bom porque isso também pra nós é uma norma de como realizar cena com uma ação na circulação
sua como é que a igreja costuma rezar na igreja quando ela ora quando ela reza ela usa uma coisa que nós aprendemos com os judeus é o chamado z caron é a recordação então não sei se vocês já notaram isso nas orações litúrgicas é assim nós lembramos a deus coisas que aconteceram no passado pedimos que ele então olhe para o presente e concelho uma graça pro futuro assim por exemplo eu falo senhor vós não abandonasse o vosso filho jesus ao poder da morte mas não especificasse no terceiro dia passado olha ai agora esses ossos servos
presente e concedei que a ressurreição preparada para nós no céu aí foi peça conselho terá pedido tão presente passado e futuro é interessante isso porque por que é importante recordar a deus o passado porque deus tem a média não deu não tenha mesmo mas nós precisamos recordar a fidelidade de deus porque isso faz crescer a nossa fé confiança no senhor não abandonasse o nosso filho jesus às portas da morte olhar para nossa comunidade agora que está passando por essa grande aflição e conselheiros sejamos resgatados do poder nico e 7 5 então quando você reza é
interessante ter esta noção não é de que o recordar narrar os fatos as fidelidades de deus os gestos salvífico de deus no passado é algo que deu assim é nos dá um respiro espiritual pra gente fazer uma comparação imagina assim que você tem um abismo quando você tem que pular por outro lado da mesa você tá aqui na perda do abismo de pé e você tem que pular por outro lado ora se você fica parado de pé na beira do abismo e olha que o baath seu agente vertigem você não vai ter força você vai
ter coragem pra pular do lado que a gente faz para pular para outro organismo você vai para trás você encurta pé impulso e pula é exatamente isso que nós precisamos espiritualmente muita gente tem dificuldade de confiar em deus muita gente tem dificuldade de se entregar a deus muita gente é fica inseguro ou na sua vida espiritual porque não sabe rezar a pessoa reza somente olhando hoje e fica olhando dificuldade de hoje e temendo o futuro né hoje o futuro hoje o futuro hoje o futuro hoje o futuro que acontece fica uma vertigem da conta e
se acontecer tal coisa então os momentos de oração muitas vezes são momentos de profunda angústia espiritual onde a pessoa fica fazendo a lista daquilo que já tem medo que aconteça no futuro gente situação só destrói a alma porque aumenta a angústia o que você tem que fazer é narra as glórias de deus no passado tanto na história da igreja na história o povo de deus como na sua própria história chega e vê que deus fome fiel com você foi fiel com jesus com o santos que deus esteve sempre do nosso lado na raça a deus
a fidelidade dele então cheguei a dizer senhor por isso agora com jai compassivo para as minhas necessidades por que por que a grande dificuldade nossa gente é que o demônio usa o futuro como grande tentação porque porque ele faz a gente viver antecipadamente as tragédias do futuro ea nossa confiança em deus não fique imaginando o futuro fique celebrando a fidelidade de deus no passado os salmos nesse sentido são os nossos grandes grandes grandes grandes a oração dos salmos né como algumas pessoas não entendem isso virá para só pensar no triste só tem salmo de angústia
só pensar no seu que tal não é nova já só vejam que o salmista faz só não está nada as coisas pra deus depois foi em toda a sua miséria com toda franqueza na aula e pede a intervenção de ter sempre essa coisa 12 caron é é a recordação em grego é uma engrenagem entrar pela embraer justificaram quer dizer recordação em grego é anamã meses e se esse radical mimese melônio quer dizer algo relacionado à memória a amnésia do esquecimento então você recorda melles anésia você esquece agora anamnese a negação da negação é tirar do
esquecimento o homem é um animal que se esquece das coisas nós precisamos tirar do esquecimento e na liturgia nós queremos atenção nós cremos que quando na liturgia nós é cordão anos os eventos salvíficos eles estão acontecendo quando nós celebramos na liturgia assunção da virgem maria sei lá se vão oito dia a ressurreição de cristo a paixão então quando nós celebramos na liturgia um mistério salvífico de deus no passado nós cremos que isso está acontecendo não acolhe hoje é muito importante tá no hoje nós quando vamos à missa não estamos entrando coisas do passado mas nós
estamos tornando presente a coisa que aconteceu no passado no oge de deus no agora de deus então a salvação celebrada está acontecendo quando você vai à lista você está centrando a paixão morte e ressurreição de jesus é uma realidade presente ali tá então é um pouco pra gente ter essa noção de como é que nós podemos e devemos rezar isso tem tudo a ver também com a proclamação da palavra então terminou a coleta nós nos sentamos para ouvir a palavra de deus só para um uma coisinha pra vocês uma curiosidade e atenção que os bancos
na missa são uma novidade de 500 anos pra casa é uma novidade que foi introduzida mais pelos protestantes do que por nós católicos as nossas igrejas não tem uma é que o brasil só tem 500 anos de história então nós o nosso investors em banco é evidente mas se você for à a europa concentra na basílica de são pedro a gente não pergunta em bancos é vazia o espaço vazio os bancos são a novidade aí por comodidade né quando papai será então vai falar com cadeiras mais pobre nem sebastian campeões mas porquê porque se ficar
de pernas inteiras quem sentava na missa quem tinha cadeira é o presidente que era a sede presidencial onde ele se sentava porque a presença do cristo rei o resto do povo tanto de pé santo agostinho por exemplo se narra a ele ele mesmo fala é dele a instalar se senta para comentar a palavra de deus o portal tudo de pé e fica de pé imagine nós da áfrica calor e se aquilo e quando fazia o sermão e fazer a ser cumpridos na pressa de acabar ele comenta assim que que pelo cheiro ele notou que falam
demais hoje o cheiro terrível que as pessoas ficam de pé amontoados ali então a casa só muito mais esse tipo de ver se há uma curiosidade é bom então de liturgia da palavra a liturgia da palavra nós ouvimos a palavra de deus mas nós sabemos que a palavra de deus não está sendo somente lida como se fosse uma leitura na escola para nós a nossa fé nós sabemos que acontece ali aquilo que aconteceu na sinagoga de nazaré com jesus ou o profeta isaías leu e disse hoje que está acontecendo está narrado aqui nessas escrituras hoje
nós cremos que no hoje aqui está sendo narrado lei é palavra de salvação pra nós é aquela que a palavra de deus ela não é a palavra somente que explica é uma palavra que faz ela é eficaz quando é pronunciada ela faça acontecer deus como criou o mundo por exemplo ele disse faça se a luz não quer dizer se ele tem uma obra se faça lusa os anos solares fizeram não o próprio ato de pronunciar fez com que a coisa acontecer se faça seja a palavra constituiu ser então a palavra de deus ela não somente
explica ela faz acontecer então com a palavra de deus é pronunciada na liturgia algo está acontecendo neco perdeu um pouco essa noção intelectual lista de que é a liturgia tá lá é preciso explicar tudo ou então é pedagogia nós temos que crer no que está sendo pronunciado a palavra e eficaz existe então a leitura né a leitura é feita do mão de um livro chamado lecionaria e logo depois da leitura existe atualmente ó do salmo responsorial tradicionalmente são é chamado e gradual porque porque no primeiro milênio enquanto a leitura feita do lado do banco o
salmo ele era cantado não vão lá em cima mas nos degraus do nome né havia na escadaria para chegar assim lê então o cantor cantava de lado os degraus é chamado saúl gradual hoje não hoje se lê o salmo responsorial do mesmo e é bom é oportuno que ele seja cantado pré sal não foi feito para cantar os alunos sejam cantadas agora é pelo amor de deus né vamos esquecer graças a deus é uma partilha brasil já está esquecendo isso nós vamos esquecer essa bobagem de canto de meditação não existe isso na liturgia é o
salmo responsorial que é previsto naquele dia tem que cantar vamos fazer um canto de meditação do fmi tanto sim bonitinho lento né aí a gente canta aquilo lá não tem isso existe o salmo responsorial que cantar vamos seguir aquilo que a norma prevista terminadas as leituras o salmo responsorial acontece então a aclamação evangelho aclamação evangelho é que é assim previsto se debilitando a igreja também é previsto uma pequena procissão tá aqui então você fazer um comentário a respeito de uma coisa que no brasil ficou com um a chamada entrada na bíblia seja vamos ficar de
pé para acolher a bíblia ainda bíblia né às vezes de forma até bastante bonita e digna às vezes de uma forma que misericórdia né é dentro um balaio com meninas mal vestidas dançando e e até então esta entrada da bíblia não é prevista no trânsito existe o risco da sua listinha pelo amor de deus para os negócios como nós vimos existe a entrada do evangeliário que é cristo na liturgia ele entra na produção aumentada e colocar notar essa é muita entrada tem ali no canto de automação evangelho o que vai acontecer é o seguinte o
diácono se houver de água ou então o padre está presidindo vai até o altar e se inclina diante do altar eu gosto sempre para que fique bem claro para as pessoas o que eu estou fazendo eu gosto sempre de ir pela frente e voltar a ficar de costas para o povo me inclino em oração porque seu empenho pra cá o povo assim visualmente não entende muito bem está acontecendo disse em aprontar mas se você vira de costas para o povo vai pela frente incluindo diante do altar para rezar por ficar seu meu coração meus lábios
para que não siga na mesma posição de rogélio povo entende a vontade está rezando para eu ficar ali o tempo treinando com aquela internação pego o livro dos santos evangelhos e vôo em procissão da direcção bomba estoura uma pequena procissão que sai do all time vai ter um bom essa profissão existe um significado dessa posição no primeiro colocado no meio do povo da danada da igreja fazendo bem passado então havia um simbolismo do livro dos evangelhos que sai do altar para o ambão ao simbolismo da encarnação do verbo o livro ela já está lá no
altar junto de deus e ele vai para o ambão para mais perto do povo ou seja é a encarnação da palavra de deus é o cristo né que vai de 100 cartão por isso quando a procissão ela é completa com turíbulo na veteran e as tochas os as velas que acompanha a posição não é bonito ver aquela os acordos sempre simbolizam os andes o diabo ali simbolismo cristo que encara então ver o cristo acompanhado pelos anos que se encaram é uma profissão bonita simbólica é muito mais rica espiritualmente falando do que uma raça à entrada
da bíblia a entrada da bíblia que não tentar na vida de energia existe um livro o evangelho e profissionalmente e levantam e ali então acontece isso de uma distinção que a igreja faz entre as leituras e o evangelho o evangelho proclamado todos de pé todos voltados para o evangelho o evangelho é incensado o evangelho é iluminado pelas penas elas o padre traça o livro do evangelho com o sinal da cruz as pessoas tração o sinal da cruz na fronte na boca e no peito para simbolizar o texto na minha mente na minha boca e no
meu coração é a palavra de deus que deve estar na minha mente na minha boca e morreu é evidente que é um símbolo também 30 que são três cruzes é não se diz nada nesses meses três sinais da cruz é não confunda com a tradição nossa bonita é de fazermos pelo sinal da santa cruz lino deus nós e os nossos alimentos em nome do pai do filho e do espírito santo que é uma forma de invocar a proteção de deus antes de nós saímos dele em viagem passar por um perigo é certo né não foi
nem colocar a proteção ensinava santa cruz e nos deus nós é um dos nossos inimigos la cruz fujam os inimigos entre a cruz de cristo mas essas palavrinhas que nós aprendemos a nossa o nossas orações elas não são pronunciadas pela também não existe palavras existe somente um gesto sem palavras para simbolizar o trecho na minha mente a minha boca no meu coração né e aí todos o homem aprovação do evangelho determinado o evangelho o padre então beija o livro dos santos evangelhos no lugar onde ele traçou com a cruz é pedindo a deus que pelas
palavras santa angélica ele recebeu o perdão dos seus pecados e tem uma sozinha secreta ensino em cimento que o padre faz quando beija um livro os evangelhos evangélica 30 grande nossa delicta que os nossos delitos nossos pecados sejam destruídos pelas palavras do santo evangelho é um pouco a liturgia da palavra até o evangelho acho que aqui já foi o suficiente pra gente ter uma noção geral das riquezas que estão aí poderemos comentar novamente detalhadamente cada uma dessas partes mas o básico acho que foi colocada a última palavra só para concluir que nós já temos um
lecionar e é e leitoras previstas para todos os dias do ano não é interessante mudar as leituras é bom a gente ler a leitura daquele dia que é previsto não sei que a jonas um papel muito especial mas o normal é ser eleito naquele dia porque porque a palavra de deus não escolhe que a gente vai ouvir é deus quem escolhe quem precisa ouvir aquele dia e isso nos dá também a oportunidade de colhermos os abundantes frutos da riqueza da palavra de deus que foi prevista pelo concílio vaticano segundo concílio vaticano 2º pediu que se
aumentasse o número de leituras da missa a quantidade de leituras que está no nosso dicionário é uma riqueza muito grande e isso é uma das coisas que a gente precisaria realmente promover tanto que existem grupos que celebra uma missa antiga do que o quinto mas gostaria muito que o vaticano 10 permissão de se usar o legionário atual porque embora eles tenham algumas dificuldades com a liturgia do missal com a reforma mensal tá é quase uma unanimidade e que colecionar usar a riqueza das leituras que nós temos atualmente é uma coisa extraordinária é muito bom é
positivo netão uma das coisas mais bem sucedidas da reforma litúrgica do vasco é o segundo foi o funcionário as leituras bíblicas abundantes e é rica estão aí à disposição do povo de deus
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