Como fazer ROTEIRO de filme • Viabilidade de Produção // Curso de Cinema em Curta metragem Aula #8

2.47k views2946 WordsCopy TextShare
Akademia de Cinema
Quer aprender como fazer curta metragem e como fazer roteiro de filme de curta metragem?? A Academia...
Video Transcript:
e eu não coisa Box contém O Vitor falou com vocês sobre formatação de um roteiro agora meus amores se joguem inscrevam porque nenhum desses conhecimento de vale de nada se vocês não praticarem tem que criar uma rotina de escrita sabe vai ajudar muito na evolução de vocês escrever um perfil de personagem uma cena solta um argumento qualquer coisa é válida que na hora de praticar nessa hora você pode pegar a sua ideia mais louca e colocar no papel mas se você quiser produzir o seu curto em breve então é uma coisa muda um pouco de
figura você vai ter que sacar um mínimo de produção para não precisar desse pau seu roteiro lá na frente só porque não coube no orçamento vamo evitar que você brigue com resto de tinta inteira e que o resultado fique meio mais ou menos Então vem comigo para gente falar de produção ainda dessa etapa da escrita o Olá pessoal sejam muito bem vindos academia aqui no box de cinema prazer eu sou a Dany e hoje a gente vai falar sobre como ser esperto na hora de escrever para não ter problema na hora de produzir primeira coisa
que eu vou falar para vocês é o que eu sempre falo no início de qualquer projeto qualquer história cabe em qualquer orçamento vou repetir qualquer história pode ser contada com muita grana ou com quase nada de grana ali fala sério dá para contar uma história de guerra com mil reais para produzir dá para contar uma história que se passa na Realeza sem gastar uma fortuna eu te digo que dá dependendo dos seus recursos para além da grana sacou divulga forma o seu roteiro já vai indicar se a sua história mais cara Ou se era mais
barata só olhando para os cabeçalhos às vezes já dá para dizer vamos vão pegar o exemplo da história de Guerra mesmo vamos lá no extremo primeiro que é para você conseguir visualizar uma história de guerra no cinemão geralmente tem aquele campão aberto não é muito amfar e lama soldados para todos os lados uniforme que na casa da mais explosão helicóptero ferimentos postos geralmente agitado muitos planos tudo muito rápido e aí realmente se você tá idealizando uma história de Guerra Desse tipo aí você vai precisar de muita grana e eu diria que muito mais diferença do
que você tem mas dá para contar uma história de Guerra diferente dessa bem mais simples vamos destrinchar isso aí a locação é onde você vai filmar geralmente quando a gente não tem muita grana a gente escolhe um lugar pede autorização para pessoa que responsável por aquele lugar e filma lá também dá para formar em estúdio mas geralmente é mais caro então opção menos viável para a maioria dos projetos Qual o seu nome história no campão aberto Você vai precisar de um embora no sábado muita lama muita gente para preencher espaço sem contar que pode ser
uma locação de difícil acesso para levar sua equipe e tudo mais mas o contexto de guerra ele acontece também por exemplo dentro de uma barraca ou dentro de um cativeiro dentro de um esconderijo e se a sua história se passar dentro de um esconderijo por exemplo pode ser que você consiga filmar no porão da sua casa ou uma casa em obra em construção saco e aí já facilita um pouco mais a sua missão se os atores entrar em cena sujos suados agitados vai aparecer que eles saíram do campão aberto sem você precisar de um campo
aberto um exemplo maravilhoso disso é o filme 12 homens e uma sentença E ai ais filmaço principalmente primeiro mais antigo esse filme é sobre um julgamento mas ele se passa todo dentro de uma sala a gente não vê tribunal em nenhum momento e o mais incrível disso é que você não faz nenhuma falta e isso é a função do roteirista é a função do roteirista amarrar essa história o espectador não sente a ausência de alguma coisa essa história é de um julgamento americano Então tem que dar aquele rolê do júri popular e tudo mais e
aí ela se passa o recorte dela é justamente a galera do júri popular decidindo qual vai ser a sentença que aí brother muito mais barato filmando uma sala do que filmar no terminal né muito mais opção de sala você vai ter do que é de tribunal não é mesmo vocês do Siena vocês vão ter que produzir um curta daqui a pouco certo Estamos numa pandemia isso vai restringir as possibilidades de vocês então assim faça um limão uma limonada ou brinquem com as limitações de vocês transformam em proposital todas as coisas que você estiver e é
por causa de questão de produção assim vocês vão poder exercitar a criatividade de vocês estão bem não tem nada de errado pelo contrário e você criar uma história que você sabe que dá para filmar na casa da sua tia ou até dentro do seu próprio quarto se você tem acesso a locação ideal para contar sua história ótimo recurso não é só dinheiro colocação também é recurso então use in e voltam de pré-história de guerra então se a sua história se passa dentro de um esconderijo Você pode ter ali dois atores ou se pa um só
dependendo da história que você vai contar isso já reduz muito a quantidade por exemplo de uniformes que você precisar arrumar se você tiver um carinho de militar Pode ser que você conseguir emprestado um uniforme pois assim 10 já Começa a complicar Os Cavaleiros e nem por isso eu filme vai aparecer Pobre sabe pode rolar um diálogo que eles comem tem de outros colegas pode rolar uma ligação para o rádio e aí se passa pode até pedir para o mesmo à toa vou dar um pouquinho a voz dele fazer uma voz mais grossa ou uma voz
mais fina mudar uma internação só para dar uma diferenciada e você nem precisa de um terceiro à toa sabe para fazer essa comunicação por rádio vai por mim se você e a galera da equipe tiverem na aventura do primeiro filme vocês não vão querer lidar com figurantes é complicado lidar com figurante precisa de todo organização no 7 se você tiver uma equipe pequeno que é bem provável pode ser bem complicado sabe então evita isso equipe o curso Então você precisa administrar bem esse recurso para ninguém ficar sobrecarregado sabe tu tá doido mas o que que
eu faço com as explosões e os helicópteros realmente na esposa misericórdias eles dão bastante a cara da Guerra Pode ser que faça alguma falta mas não subestime no som você sempre podem usar o som de uma explosão o som de um helicóptero isso funciona muito bem se o trator foi esperta ele pode fazer uma tremidinha assim na câmera não é um movimento de câmera para dar uma ajeitada Pode pedir para alguém jogar um pouco de terra por cima dos atores para parecer que está caindo o teto E aí cara como um som de explosão afora
Mara Você tem uma explosão que funciona e que tá completamente dentro do contexto que você criou ali daquele esconderijo sacou uma vez a produzir uma série que se passava aqui na floresta da Tijuca no Rio de Janeiro era história de três amigos que tinham mapa e eles vinham atrás de um tesouro escondido E aí tinha um momento é sério que chovia isso é importante porque é de aves planos dos personagens só que assim a gente não tinha muita grana então toda logística de comprar um carro pia para ele tava para fazer chover não ia rolar
é de esperar chover podia Só que sim também é meio complicado né tenho medo e pequena no meio da chuva no meio da floresta com equipamento podia dar dor de cabeça no futuro que a gente a gente tinha um cronograma também para seguir então ficar esperando o chuveiro não ia rolar que a gente fez a gente colocou um som de trovão e colocou os personagens para correr para dentro da barraca E aí cara foi suave a gente tomou um episódio inteiro dentro da barraca de um sonho que se você fica uma pelo menos diárias né
você gasta menos recursos também no mínimo tem menos gramas de almoço menos grande deslocamento e tudo mais a gente que mora no conforto da sala da minha casa sabe como tudo ali à mão suave a gente tem que prestar atenção na luz né para fingir que lado de fora estava escuro mas assim som de chuva e ninguém diz que não tá chovendo naquela cena se nem ela é áudio visual então não subestime o poder do áudio E aí e agora é animal Falcão toca Falcão você sempre fala comigo tá mas agora eu vou ter diferente
né não é só para histórias extremas que esse pensamento é importante você vai de barrar Na hora que você estiver fazendo o seu reter você faz barraco com situações que você já vai perceber um isso aqui talvez seja complexo de fazer é importante você ter a sua esperteza sabe para você talvez substituir aquilo ali por uma coisa mais simples que funciona tão bem quanto e às vezes funciona até melhor Às vezes a gente fica numa ideia meio megalomania que eu queria fazer uma coisa absurda e uma coisa mais simples funciona até melhor para contar nossa
história sabe volto a repetir qualquer história cabe em qualquer orçamento e se você tiver fazer um filme de guerrilha mano você vai ter que ser criativo para fazer a sua história acabei naquele orçamento de uma forma que fique redondinho e isso cara você vai levar para vida eu tenho certeza ou você acha que o Spielberg não teria colocado o tubarão a rodo naquele filme se ele tivesse dinheiro tubarão retórico naquela época era cara então ele tem que e com cuidado né E aí ele criou toda uma estética do suspense todo uma linguagem dos suspenses baseado
no que a gente não vê cara é muito incrível isso isso é que é ser artista de verdade você pegar as suas limitações você saber que o seu mundo ele tá reduzido a essas possibilidades aqui e você vai criar dentro dessas possibilidade Imagina você vai criar algo maneiro dentro dessas possibilidades aliado logo ficou uma dúvida se sim joga aqui nos comentários que a gente responde nos comentários mesmo ou no próximo vídeo ou no vídeo e Extra tá aqui pra gente saber o que que está a canção e pra finalizar essa aula eu vou contar para
vocês uma experiência que eu tive com o filme que o Victor dirigiu e eu fui primeiro assistente de direção se você não sabe o que que é o primeiro de tudo bem amanhã ou vida vai falar sobre departamentos e você vai descobrir Então já salva aqui a Playlist de 35 aulas que é para você saber quando o próximo vídeo te dando ao então ativo Sininho também do canal e filho faz como você quiser para você não perder a próxima aula bom filme em questão é one break Box size e pelo potinho que está aparecendo aqui
é o meu lado agora se você tiver visto o filme A Vila você tá percebendo que tem algumas semelhanças certo a proposta desse filme do ambiente boçais desde o princípio era ser um exercício de imitação do filme A Vila que a gente tinha um orçamento de universitário né a gente fez aqui dentro da faculdade então a gente tem um monte de alimentação e ao nosso desafio era justamente reproduzir a atmosfera do Ávila dentro de um filme Universitário ou seja não daria para construir uma vila não daria para ter todo um povoado não daria para chamar
o rock em Fênix infelizmente a fazer um monstro podia ser um pouco complexo porque podia ficar todo tipo sabe que isso é uma coisa que a gente tem que ter muito cuidado na hora de produzir com um pouco orçamento porque certos objetos certas coisas podem ficar toscas e acabar tirando a magia da coisa que eu não tô sabe então quê que a gente fez a gente criou a seguinte história Bom muitos anos depois então nada demais usar outros atores né muitos anos depois o neto do casal principal resolve que ele vai enfrentar o monstro porque
ele já não aguenta mais aquela vida monótona todos os dias a mesma coisa esse o problema é um monstro que fica ali na fronteira então ele vai enfrentar um monte a vó dele já fez isso antes então ele tá decidido porque esse conflito o Victor criou esse conflito porque o cenário desse conflito seria a fronteira entre os descampados da vila e a floresta não haveria necessidade de construir uma vida inteira por exemplo seria muito mais simples a gente formou numa reserva Florestal lá em Seropédica que tinha exatamente essa configuração é um descampado de um lado
e começar o Eucalipto do outro lado então também era uma floresta que parece mais com uma floresta gringa do que uma floresta tropical e aí o que a gente fez foi toda ação se passa ali e a gente colocou a bandeira na pra ela sabe nas árvores que fazem a fronteira só para dar um clima do filme aí a vó do Vitor costurou as capas amarelas costura a capa vermelha também para o monstro a gente fumava sempre o monstro de longe passando Assim entre as árvores a gente usou muito som do monstro e aí a
gente botou uma trilha original ali né compôs uma trilha original baseada no filme e os falar que assim a atmosfera do filme ficou muito boa muito parecida com filme A Vila e assim preciso nem dizer que a gente não veste todos nem perto do orçamento do filme original né nem proporcionalmente nem nada então se você ficou curioso eu vou deixar para vocês o link do filme no card e o roteiro na descrição Pode parecer esquisito para você e roteirista pensar nisso agora porque muitas vezes a gente não sabe qual é o orçamento que a gente
vai ter para produzir um filme né então pode parecer um pouco precipitado mas assim e como curta-metragem considera que vai ser pouca grana porque geralmente é pouca grana é muito raro a gente ter uma grana maneira para fazer um curta-metragem quem se você pensar nisso agora eu te garanto que você não vai se arrepender real eu sei porque você é de conhece essa história Você é que sabe porque você colocou isso e não aquilo qual foi o motivo real o que que aquilo constrói sabe que é esse o seu roteiro tiver que ser cortado na
hora da produção especificamente pelo motivo da falta de orçamento caro assim É muito provável que ele fique catenga sabia como se estivesse lá derrubado uma parede de casa e substituído por plástico bolha ou qualquer coisa que não serve sabe só é importante que você vou teria está olha para aquilo ali para conseguir antecipar certos problemas de produção e editar né um estresse e aqui tá uma problema futuro certas coisas são realmente muito caras e não vão caber então não tem porque elas estarem roteiro sabe então vocês galera da oficina já fiquem atentos a isso quando
vocês forem escolher as histórias que vocês vão com um curta-metragem de conclusão Antes desse curso tá lembrem-se que vocês têm pouco tempo e tempo também é recurso é o recurso inclusive várias disso então vez mais valioso de todos eles então lembrem-se de aproveitar bem o tempo que vocês têm que bom é isso se você quiser treinar faz um exercício não-verbal saem sabe pega e um filme que você curte e tenta fazer uma história menor que caiba no orçamento menor sabe ser um ótimo exercício para você conseguir enxergar o que ali é demais para o seu
tamanho sabe e bom Apesar de eu ter falado de tribunais né Monstros e filmes de guerra e tudo mais você já conselho que a sua primeira história seja uma história mais perto da sua realidade sabe você vai ter vários desafios ao longo da sua produção e montagem estrutural essa história joga esse desafio suficiente você não precisa se desafiar ainda mais tentando fazer algo que você não conhece falar de um universo que você não domina Então faz algo que seja mais próximo da sua vida e mesmo assim que você vai ter que aplicar esse conhecimento Olá
seja por uma chuva seja para simplificar uma locação seja para reduzir o número de atores e coisas desse tipo sabe caso você não saiba esse vídeo aqui faz parte da 1ª turma da oficina aqui no box de cinema as aulas teóricas estão disponibilizadas gratuitamente para todo mundo no YouTube mas as aulas práticas são restritas a um grupo de 60 alunos vários curtas-metragens vão ser produzidos na oficina e você vai poder assistir a todos eles aqui nesse canal se você se interessou e quer saber quando a próxima turma estiver aberta desde seu contato no formulário que
tá aqui na descrição desse vídeo a oficina aqui no box de cinema é realizada com fomento do Governo Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de cultura e economia criativa através da Lei Aldir Blanc e até a próxima aula
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com